O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

(di)Maria de Jesus!

. 26 comentários
Quando há umas semanas, ainda em Janeiro, o GB falou em 70 a 100M€ de retorno em vendas no próximo defeso, sabia bem do que falava. Apontei, na altura para a venda de David Luiz e DiMaria (70M) à qual se poderia juntar Cardozo (mais 30M) ou mesmo Ramires (20 a 25M€).

Mais uma vez, vou ainda insistir num ponto que a muitos desagrada. Três dos cinco pilares do SLBenfica de 2009/10 foram trabalhados por Quique Flores (mais concretamente por Pako Ayestaran) durante toda a época ed 2008/09, obviamente com impacto na época passada, pelo que implicou esse trabalho físico.

David Luiz, DiMaria e Cardozo foram alvo, na passada temporada, de um trabalho apenas ao alcance dos melhores do Mundo na função de preparador físico (Pako Ayastaran). Reforço de massa muscular, aumento de peso com substuição de massa gorda por massa muscular, etc.

Na altura Quique Flores chamou-lhe "trabalho invisível" e a imprensa e até os sócios apressaram-se a queimar o treinador do Benfica, que ficou bastantes pontos do campeão corrupto do ano passado, mas que pela primeira vez em vários anos chegou a estar na liderança, antes de o Sistema se encarregar de lhe dar umas estocadas decisivas na estabilidade da equipa... e todos sabemos o impacto que isso tem num Benfica que tem uma estrutura organizativa muito sujeita a desestabilizações (cada vez menos, é certo).

Os três indicados, juntamente com os ex-Real Madrid Javi e Saviola, são os três pilares que sustentam o plantel de JJ, a espaços apoiados por um fabuloso (porém frágil) Aimar.

Se juntarmos a esse fantástico trabalho de Pako Ayestaran, o fabuloso trabalho táctico e mental de Jorge Jesus, encontramos os motivos do sobre-rendimento de DiMaria, Cardozo e David Luiz face à época passada.

Agora é fácil falar, mas efectivamente 40M€ e 30M€ é mesmo pouco para DiMaria e David Luiz!!!! Se os 60M de Cardozo parecem ser tectos superiores sobre valorizados e que nos permitirão ter sempre uma palavra a dizer na negociação, já DiMaria e David Luiz parecem ser presas fáceis para colossos internacionais endinheirados por investidores (casos de Inglaterra) ou por serem casos raros de popularidade e dimensão planetária (Real Madrid e Barça).

É certo que ter uma palavra a dizer nunca quereria dizer que estariamos na condição de impedir a saída dos jogadores. Ao fim ao cabo, estamos a falar de jogadores que estão cotados no Benfica Stars Fund, que detém a capacidade para decidir sobre a venda dos jogadores acima de um determinado valor, salvo se o Benfica tiver capacidade financeira para retornar o investimento do Fundo, o que na conjuntura actual parece arrojado.

Posto isto, e num desejo impossível (talvez até infundado), gostaria que fosse possível ver renovado o contrato de DiMaria e David Luiz, incrementando as respectivas cláusulas para 50M€, mas salvaguardando junto dos jogadores e de Bertolucci a disponibilidade para, nos valores das cláusulas actuais permitir a saída (merecida) dos jogadores.

Onde quero chegar? SIMPLES:

O Benfica vai perder 2/3 da sua espinha dorsal pra 2010/11 e é absolutamente fundamental que comecemos a pensar na forma como vamos repor esses activos e uma das melhores formas de o fazer será tendo capacidade negocial junto dos clubes que pretendem levar estes atletas, será essa capacidade que nos possibilitará negócios semelhantes aos de Saviola e Javi Garcia, em condições preferenciais.

Lembro-me já de um bom substituto para o Cardozo - Klas Jan Huntelaar, que desde que abandonou a Holanda não voltou a ser o matador que sabemos que é. Ou temos, ainda em Itália, um bom substituto para o Ramires - Ricardo Quaresma.

DiMaria penso ter o substituto dentro do plantel do SLBenfica - Fábio Coentrão. Mas tal implica um investimento sustentado num defesa esquerdo de elevada qualidade.

Também David Luiz poderá ter o respectivo substituto no plantel - Fabio Faria ou Roderick Miranda - pelo que me possa também parecer adequada a venda do Sidnei.

A ver vamos, o desafio é grande e nenhuma decisão que venha a ser tomada será, seguramente, a melhor ou a pior, pois as variáveis da equação serão imensas. Mas uma coisa é certa, é fundamental que já esteja tudo preparado ou que pelo menos esteja projectado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Quaresma?? Xiça...é só mais um exemplo do q valem os ex-jogadores do clube coprrupto qd deixam de ter a protecção dos árbitros...

    ResponderEliminar
  2. Para o David Luiz, terão o Fábio Faria. Sou sócio do Rio Ave e garanto-vos que vão ter ali um diamante.

    ResponderEliminar
  3. Vermelhusco1/3/10 12:20

    Concordo que alguns dos jogadores do Benfica vao ser vendidos. Infelizmente dos 40 milhoes pelo Di Maria apenas 30/32 vao cair nos cofres do Benfica.

    O David Luiz, ainda tenho a vaga esperanca de que o consigamos manter mais uma epoca, mas tendo em conta a contratacao de centrais nao acredito muito nisso.

    Quanto aos outros nomes espero que nao saia ninguem.

    Acho que tambem esta garantida a venda no final da epoca do Makukula e do Yebda que nos vao render algum dinheiro e com a entrada na Liga dos Campeoes nao vamos estar tao necessitados de vender jogadores pois vamos receber a volta de 20 milhoes de euros se formos sozinhos (vejam o que o Porto ganhou este ano).

    Quanto a substitutos para o Di Maria estamos bem servidos: o Coentrao. Para suplente pensava em ir buscar o Bruno Gama se calhar. Ou entao ir buscar o Antunes a Roma para lateral esquerdo.

    Para o David Luiz, acho que a sua saida nao iria ser tao dificil de suprir pois temos Miguel Vitor, Sidnei, Fabio Faria, Roderick...

    Se o Ramires sair a que ir buscar um bom medio direito embora o Carlos Martins e o Amorim possam suprir a saida dele.

    Quanto ao Cardozo teremos que ver se o Jara e bom (nao acredito muito neste argentino).

    ResponderEliminar
  4. aos pilares falta ai o Luisão, para mim o defesa mais importante do Benfica, se calhar não tanto pela sua qualidade técnica mas mais pela capacidade de liderança, é claramente um capitão e os colegas parecem confiar nele e vê-lo como a grande referência deste Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Não creio que o Benfica, indo à Champions, venda assim tantos jogadores, embora a saída de 2 ou 3 não só seja inevitável, como necessária, mas a verdade e finalmente, creio que o Benfica está a trabalhar bem e prevendo já algumas saídas, soube colmatar essas vendas por antecipação, integrando desde já os novos jogadores, algo que nunca havia visto anteriormente.
    Mas mais importante e em relação à época em curso e na minha modesta opinião, tal como disse no meu blogue, esta jornada que ficou marcada pela 12ª goleada da época em jogos oficiais do Benfica, facto que fala por si e responde a todos aqueles que infundadamente tentam por todos os meios arranjar argumentos por forma a retirar mérito a um Benfica de grande qualidade e pelo afastamento do Porto nas contas do título e talvez da Champions, com uma copiosa derrota, ante um Sporting transfigurado.
    embora a Matemática diga o contrário, estou em crer que a luta pelo título ficou quase que exclusivamente reduzida a dois clubes, Benfica e Braga, o que faz antever dentro de poucas semanas um escaldante e emocionante confronto na Luz, jogo esse que pode defenir em muito as contas do campeonato.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/3/10 13:28

    Vermelhusco, bem lembrado!!! É um facto que o DiMaria é apenas 70% do SLBenfica! Ou seja, dos 40M apenas 28 ficam na Luz.

    Quanto ao comentário do Jotas... POR AMOR DE DEUS!!!! Achas mesmo que o plantel está preparado para a saída de Cardozo? Não será seguramente Kardec que o fará esquecer. Kardec é jogador para um clube com menos aspirações tipo Sporting.

    Achas mesmo que será o Jara o substituto do Cardozo? O Jara vem na peugada do Saviola. O que coloca a questão sobre o Eder Luis, Weldon, Mantorras, Nuno Gomes, etc........

    Dizer que o substituto de Ramires é Carlos Martins ou Amorim é brincar ao futebol. Já todos vimos o elevado rendimento desses dois jogadores na posição 10 e 8 respectivamente. Queima-los na ala é uma parvoice. Aliás, acho até que Amorim é, sim, um substituto de Ramires, mas porque o lugar deste é também a 8 e não na ala.

    Quanto aos substitutos de David Luiz... andamos um bocadinho ambiciosos por achar que um jogador que até perdeu o comboio para o Miguel Victor será alguma vez substituto à altura do David (Sidnei).

    Roderick é pedir muito a alguem ainda tao jovem (mesmo com Luisão ao lado).

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/3/10 15:26

    mas ricardo quaresma? perdemos a nossa dignidade? nem quero discutir o seu potencial, porque um jogador que há tempos festejou efusivamente um título cantando "filhos da puta, slb" não merece ser mencionado num blogue benfiquista.

    ResponderEliminar
  8. O GLORIOSO1/3/10 17:01

    Concordo com quase tudo Geração. Muito bom Post.
    É inevitálvel vender 2 ou 3 jogadores e penso que todos sabem disso aliás o nosso Rui já começou a tratar dos substitutos como o Jara que poderá colmatar a saida do Tacuara (vai para mim ser o mais dificil de substituir se sair).
    Quanto aos outros concordo que o Di Maria tem substituto natural no Coentrão como o David Luiz temos o Miguel Vitor, o Sidnei (não acho que se deve vender pelo contrario) e o Rodrick até o Fabio Faria. Mas amigo o Ramirez pelo Ciganito? Por amor de DEUS ou de Jesus. Não o acho nada mas mesmo nada de especial e não o queria por nada. O Ruben Amorim é o substituto natural do Ramirez sem necessidade de ir ao mercado.
    Creio que fundamental é contratar um defesa esquerdo de grande qualidade, um GR experiente e de grande referencia (muito melhor que o Quim porque parecido não vale a pena) e um atacante movel que possa alternar com o Saviola (Eder Luiz não me parece esse jogador) e o plantel fica no ponto.

    ResponderEliminar
  9. TRAMONTANO1/3/10 17:23

    Huntelaar, foi um jogador que me encheu as medidas, ainda ele jogava na selecçao sub-20.

    Faz-me confusao como nao se afirmou no Real nem agora no Milao.

    Acredito nao Fabio Faria, Roderick e Urreta, isto falando somente nos que podem entrar no plantel.

    ResponderEliminar
  10. Só para acrescentar que ainda há o Urreta que pode substituir o Di Magia. Deviamos era vender o Balboa, Luís Filipe, J. Ribeiro, Patric, Shafter, Mantorras, Makukula, etc, etc...

    Saudades do Léo.

    ResponderEliminar
  11. O Quaresma é impossivel, visto o ódio que tem ao benfica (eu era vizinho dele quando ainda morava em Camarate).

    Sem duvida, o Bruno Gama bem trabalhado seria uma autentica máquina!

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está um belo poste com substrato pertinente e umas respostas também à altura do orador.

    Geração,
    Se confeccionares mais pratos destes, tens clientela assegurada!!!

    ResponderEliminar
  13. joaquim pereira1/3/10 19:26

    entao e o urreta esqueceram?

    ResponderEliminar
  14. Vermelhusco1/3/10 19:46

    Concordo que o Ramires nao e bem um medio ala, tal como o Amorim. Mas acho que a equipa do Benfica esta estruturada exactamente desta maneira por alguma razao. Basta um extremo puro (normalmente Di Maria ou Coentrao) e o lado direito e diferente para dar equilibrio defensivo a equipa embora tanto o Ramires e o Amorim se saibam integrar razoavelmente bem em manobras ofensivas.

    O Sidnei desiludiu-me pelo pouco profissionalismo mas como sempre gostei mais do Miguel Vitor gosto que seja ele o terceiro central apesar de nao ter tanto potencial trabalha muito mais que os outros e tem a cabeca no sitio.
    Nunca achei o Sidnei bom o suficiente. para mim e um jogador muito displicente.

    Quanto a um substituto para o cardozo primeiro e preciso perceber quem sera vendido... Nao acredito que vendam Di Maria, David Luiz e Cardozo quando a entrada para a Liga dos Campeoes esta garantida.

    Agora quanto aos outros pontas de lanca no plantel: o Nuno Gomes esta em pre-reforma e esta no plantel para integrar os novatos e na calha para integrar a estrutura dirigente, o Weldon custou pouquissimo e acho que sera dispensado no final de epoca(para o que custou rendeu bem :P - mais que o Balboa), o Mantorras esta no plantel na situacao que todos sabemos. Pontas de lanca que efectivamente substituam Cardozo e Saviola so temos o Eder Luis e o Kardec. E concordo que este ultimo nao e subbstituto para o Cardozo.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo1/3/10 20:32

    GB

    o ramires nao e substituivel pelo quaresma, porque o ramires faz um trabalho de equilibrio na ajuda ao javi garcia. é preciso um medio que faça algo semelhante. que compense a menor ajuda que o outro ala da, seja ele o di maria, o coentrao, o nani... :D

    ou seja, no lugar do ramires e um ala mais interior e menos extremo e melhor tacticamente... do outro lado, o rompedor tipo di maria.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo1/3/10 22:23

    Boa noite.
    Eu acho que o Benfica devia vender o Di Maria para o Man Utd e ir buscar o Nani.
    Caso venda o Ramirez, ia buscar o Simao Sabrosa porque acredito se o Benfica for à LC ele quer sair do At.Madrid, visto que se calhar nem às competições europeias vão.
    O Quaresma seria uma incógnita, visto que os jogadores que saem dos Corruptos não dão em nada noutros clubes e nóes tivemos alguns casos recentes: Drulovic, Zahovic, Derlei.
    Se calhar é como o GB diz e bem no Norte a água bem misturada com muita coisa escondida, em vez de ser H2O.
    Para o Cardozo acho que o Kardec vai ser um excelente substituto. Ele no mundial sub-19 foi o melhor marcador. É um excelente jogador de área como era o Jardel. Com caracteristicas um bocado diferentes do Cardozo.
    Para o ano se o Benfica for campeão e espero que sim, entra directamente na LC e muitos jogadores vão querer vir para o Benfica.
    Para mim a equipa para o ano seria: Quim, Maxi(um jogador de raça, é muita pena minha que os adeptos do Benfica não vejam isso), Luisão, David Luiz, C.Peixoto, Javi, Nani, Aimar, Simão, Kardec e Saviola. Precisamos de um defesa esq. mais ofensivo.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo1/3/10 23:40

    discordo..
    DLUIZ- SIDNEI
    DIMARIA- SIMAO
    RAMIRES- MANUEL FERNANDES
    EVALDO DO BRAGA
    MIGUEL :p
    e agora o negócio do ano..comentem pff..imaginem o o Dimaria no MAnchester por X milhoes + Anderson e o manchester pagaria o salário do Anderon... Genial..q acham?

    Vasco, saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  18. TRAMONTANO1/3/10 23:45

    Sera que o Nani, caso viesse, nao amoaria, visto que me parece instavel psicologicamente e sentir-se deminuido de vir do Manchester para o BENFICA.

    Continuo a lembrar o Urreta, que penso poder ter ainda uma evoluçao muito grande ele que ja e um optimo jogador.

    Simao, sempre porta aberta.

    Eder Luis e Kardec ainda nao tenho opiniao defenida.

    Acho essencial um grande Guarda-redes e um defesa esquerdo.

    Quanto ao Maxi, eu elegio o melhor do epoca passada, portanto....

    Sidney, e pena o seu sofrivel profissionalismo.

    ResponderEliminar
  19. Oh GB e dizer que o Quaresma é um possível substituto para o Ramires também não é brincar ao futebol? Ramires nem é um ala!

    Cardozo não vai sair no final desta época, isso te garanto!

    Com a ida à Champions apenas será preciso vender Di Maria e D.Luiz, para os quais já temos substitutos!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/3/10 01:10

    amigo CsA já não há desses. Crente assim como tu, acho que só o General.

    ResponderEliminar
  21. Vermelhusco2/3/10 02:27

    Tinha-me eskecido do Urreta. Alguem sabe como tem andado a portar-se no Penarol?

    ResponderEliminar
  22. Vermelhusco2/3/10 02:30

    Fui ao site do Penarol e o Urreta marcou 2 golos no ultimo jogo do penraol ao River Plate. Os gajos tao com uma media de 3 golos por jogo, tem tido um apoio fantastico da massa adepta e venceram os 6 primeiros jogos do campeonato.

    parece que andam a imitar alguem... hehehe

    ResponderEliminar
  23. GB, interessa acautelar o futuro, mas mais importante é focalizar no presente. Não podemos por a carroça à frente dos bois. E ainda não ganhamos nada. Temos jogado espectacularmente, mas números a sério, o Braga está a 1 ponto de nós. Daí que importante importante é não deixar a equipa adormecer. Não podemos perder pontos até esse jogo e temos, mas temos mesmo de fazer desse jogo uma posição de força. Temos de ganhar e ganhar bem. Temos de golear o Braga. Nem que seja por 1-0 :)

    Temos de ter toda a massa adepta unida neste ponto. Acho que neste momento isso é o mais importante. O pior que podería acontecer agora era a montanha parir um rato e o Benfica não ser campeão.

    Quero a ONDA VERMELHA de volta, mas a sério, não são 45M, são 65M. Não me digam que em 6 milhões não há 65M para encher a Luz nos 5 jogos que faltam? E um apelo aos Benfiquistas da Madeira.

    ResponderEliminar
  24. Tripeiro Vermelho2/3/10 12:22

    Sei bem que temos de encaixar alguns milhões,mas para mim a sair só um, o Cardoso ou o Di Maria, o Davis Luiz nem pensar, o jogador mais impressionante do nosso Benfica, é um lider, intenso, raçudo, seguro, joga e bem em qualquer posição e além do mais já disse que se o Benfica quiser fica toda a vida no clube.

    Há coisas que o dinheiro não substitui, jogadores com a mística do Benfica!

    Ainda por cima temos a liga dos campeões à vista!

    ResponderEliminar
  25. De facto se o Quique tivesse tido pelo menos a competência de colocar esta equipa em segunda lugar na Liga do ano passado, estariamos a falar de jogadores que jogando a Champions estariam ainda mais valorizados...mas enfim!

    O mal amado Cardozo vai ser esta temporada o melhor marcador da Liga e um dos melhores da Europa e parece claro que há uma tentativa de valorizar o jogador o máximo possível para o transferir....mas convém lembrar que não temos nenhum jogador com potencial a curto prazo(próxima época) para assumir o papel de referência.

    Quanto ao Di Maria, parece inevitável que vá sair mesmo e digam o que disserem, o substituto ideal seria o regresso do Simão. É de lembrar que ainda temos 25% do passe do Reyes e que pode entrar no negócio...

    O Ramires e o David Luiz parecem sem dúvida ser dois jogadores que a meu ver não sairão este ano. O caso do David Luiz é paradigmático. Alguém que criou uma ligação fantástica com os adeptos e que acredito que saia apenas se alguém bater a clausula de rescisão.

    Em suma, acredito que o SLB poderá no final da temporada encaixar entre 25 a 60 Milhões de Euros caso tenha mesmo que vender alguém, mas é importante não esquecer que nenhum destes tem substituto á altura no plantel :(

    ResponderEliminar
  26. Anónimo5/3/10 22:21

    Na minha Opinião
    David Luiz-> Fábio Faria
    e metia juízo na cabeça do Sidnei ( é um central mais de posicionamento, mas muito bom também, nao se esqueçam da primeira época dele, este ano tem é o SENHOR Luisão e o David Luiz, sim, essa máquina.
    Ramires-> Bruno Gama e retorno de Urreta, revejam o golo deste menino ao Braga a época passada e o jogo dele contra o Porto, Bruno Gama bem trabalhado é um Simão para consumo interno e mais um Portugues.
    Di Maria- Coentrão cega e sobra, e tentava o retorno do Serdar Ozkan que está em final de contrato com o Beziktas
    Até agora a despesa é mínima ou quase nula, Fabio Faria e Bruno Gama, por 3.5M.
    No ataque e na esquerda apostava em jogadores de créditos firmados ou promessas mundiais:
    Defesa Esquerdo; Ansaldi, André Santos, Drenthe.
    Avançado para o lugar de Cardozo; era já o Beckford que está em final de contrato com o Leeds e já foi falado para o Benfica, muito bom.

    ->
    Fábio Faria
    Dranthe
    Bruno Gama
    Ozkan
    Urreta
    Beckford
    Jara
    Nélson Oliveira

    <-
    David Luiz
    Ramires
    Di Maria
    Cardozo
    Weldon
    Nuno Gomes
    Luis Filipe
    Jorge Ribeiro

    Onze:
    Júlio César
    Maxi Pereira
    Luisão(cap)
    Fábio Faria/Sidnei
    Drenthe
    Javi Garcia
    Serdar Ozkan/Ruben Amorim
    Aimar
    Coentrão
    Saviola
    Beckford

    Completa desde o ínicio da pré-época, fácil por jogadores como Beckford e Ozkan estarem em final de contrato e Drenthe e Bruno Gama não serem de dificil contratação, esta equipa faria tanto ou melhor que a actual ;)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking