O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Esporte Vieira e Benfica!?

. 25 comentários
Depois das decisões totalitaristas... os camiões de brasileiros: De uma assentada: Airton (o único que acho que pode trazer algo, mas que nada acrescenta ao Yebda, na minha perspectiva), Kardec (ecos do Brasil não o protegem), Eder Luis (o próprio afirma que não deixa saudades na "torcida") e Diego Ângelo (bom potencial, mas...) e fala-se ainda no Oscar (mas que se vier penso ser uma boa opção se aceitar jogar a 2a metade da época nos juniores). Se todos se confirmassem... seriam 15 os jogadores brasileiros do plantel (contando com Filipe Bastos e Patric). Portugueses (contando com o Roderick)... são 9.

Estaremos perante uma nova identidade para o Clube que aprendemos a Amar e Venerar?

Poderei eu concordar com o interesse em Diego (Naval) para colmatar a saída do Miguel Victor (formado no Clube)?

Não me venham com paneleirices de que estou a criticar seja quem for. O que está aqui em causa não é o Rui Costa e a sua "estrutura de balneário", nem o Vieira e a sua "presidência de salvação". Isso cada um tem as suas ideias e, com diz um grande benfiquista, unimo-nos no fim e apenas para festejar os golos e vitórias do nosso Clube.

O que está em causa são opções estratégicas que deixam encostar a um canto, perdidos nos empréstimos, jogadores formados na Luz que nunca chegarão a ter a oportunidade de aprender com Aimar, Javi Garcia, Saviola, Cardozo, Luisão, DiMaria, Ramires... para dar essa oportunidade a um contingente de brasileiros que não tem qualquer identidade com o Clube ou, sequer, com o futebol nacional.

Sabem como tivemos Rui Costa? Porque em tempos alguém lhe deu uma oportunidade. Foi titular logo? Não... andou uns tempinhos a alternar entre o banco e o substituto utilizado... até se tornar no génio do futebol que vimos e nos orgulhámos de formar.

Se arriscamos falhar com estes brasileiros porque não arriscamos falhar com os nossos jovens?

O que está em causa é, também, continuar a deixar jogadores como Varela, João Pereria, Ruben Micael, Sereno, João Aurélio, Miguel Lopes, Manuel Fernandes, etc. escaparem para outras paragens e que, não sendo fabulosos, seriam sempre opções mais do que suficientes para constituirem uma segunda linha de fogo aos nossos "magnificos" e nos permitiriam manter uma identidade do Clube... a mística.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Meu Caro,
    É apenas para lhe desejar um Excelente 2010.

    Abraço
    ..

    ResponderEliminar
  2. É bater em tudo o que mexe.
    Pergunto também eu: a quem interessa ter o Ramirez, o Javi, o Aimar, o Saviola, o Cardozo, o David Luiz, o Sidnei, o Di Maria ou o Filipe Menezes? A quem servem estas contratações? Ah, já sei: ao Benfica.
    O mercado português está "viciado" e se quisermos contratar alguém a Braga (olha o JJ e o peixoto), ao Nacional ou a qualquer outro clube mais amigo do porto já sabemos que somos chulados. Solução? Ir buscá-los onde podemos negociar à vontade. Levamos barretes? claro, como toda a gente. Mas de todos os portugueses que falas só estou a ver o João Pereira (mal dispensado) e o Varela com lugar no plantel (nem no 11 era).
    Se me perguntarem se prefiro ter brasilerios a portugueses eu digo que não. Eu e qualquer pessoa do Benfica. Se perguntarem a relação preço/qualidade de um brasileiro e de um português...
    Quanto aos putos da formação, muitos deles estão a rodar e a jogar. Eles que provem o valor que voltam e ficam no plantel. Não podemos é querer ter malta no plantel só porque é portuguesa e da formação (olha o Rui Nereu, ou o Toy, ou o Pepa, ou o Rui Baião, ou o ...).

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Mas então como contratámos o o Ramirez, o Javi, o Aimar, o Saviola, o Cardozo, o David Luiz, o Di Maria (exclui lá aí o Sidnei e o Menezes)... já podemos comer de contingentes brasileiros a granel?????

    eu nao estou a bater em ninguem se entenderes, mas sim a DISCORDAR EM ABSOLUTO da estratégia que está a ser seguida.

    ResponderEliminar
  4. Geracao, não estou a dizer que a politica de contratar brasileiros em catadupa é perfeita, ou sequer que seja boa. estou a dizer que é um mercado mais fácil e com uma melhor relação qualidade/preço que o nosso (o que mostra a bela treta de "futebol" que temos).
    O que eu acho, é que a aposta na formação como base de uma equipa de topo, é treta. O Benfica tem de formar jogadores, po-los a rodar e depois aproveita-los se for caso disso. Claro que já dispensou gente que devia ter sido melhor aproveitada, como também já lá teve gente no plantel principal que não tinha lugar, mas como eram da formação...
    A verdade muitas vezes é esta: os nossos jogadores não são suficientemente bons. Mas a nós, enche-nos mais o ego achar, porque sim, que os nossos é que são os melhores. Às vezes acontece, mas não é a norma.
    Resumindo: se estes 3 brasileiros são bons, que venham, se não são ou se há portugueses com igual valor e ao mesmo preço, que venham os tugas. Mas estamos a comparar coisas que não são comparáveis.

    Abraços e boas entradas

    PS - diz-me lá dois portugueses da idade do Sidnei e Menezes que custem igual ou menos que eles custaram e que sejam melhores? Eh pa, e não me venhas com putos da formação que nunca jogaram nos seniores...

    ResponderEliminar
  5. Gonçalo nao me lixes!!!!

    Putos portugueses? Micael é 5x mais caro que o Menezes? Tem também 5x mais qualidade e potencial, assim como capacidade de adaptação.

    Sidnei? Fabio Faria ou Sereno mais baratos e para a função de 3º central de qualidade e com capacidade para entrar na equipa. Melhor ainda? Miguel Victor.

    E que me dizes tu dos rios de dinheiro gastos em jogadores que nem tocam na bola? Keirrison (1,5M em salários/ano), Balboa (1,5M/ano + 4M e ainda com 50% de futura transferencia para o Real), Patric (2M), Shaffer (1,5M), Sepsi (1,8M)... só estes que nem tocam na bola já tinham dado para pagar a opção pelo Ruben Micael em vez do Menezes.

    Queres que continue?

    Tens uma lacuna GRAVISSIMA na esquerda e tens o Ruben Lima que é melhor - não sendo de topo - do que qualquer um que tens no plantel a fazer essa posição e ainda tens o Mario Rui - jogador belíssimo.

    Tens outra lacuna ENORME na direita do ataque e tens um João Aurélio no Nacional da Madeira...

    Esses jogadores, cada mês que passa são mais caros... e com toda a legítimidade.

    Como queres tu considerar o Yartey uma opção (Chelsea, Milan e Arsenal atrás dele) se nao lhe dás oportunidade de evoluir entre os que mais sabedoria têm?

    Mais? Miguel Rosa... para mim uma certeza e com capacidade para ser 2a ou 3a opção no Benfica (basicamente o mesmo que o Menezes é)...

    Mais ainda? Yebda... o que anda a fazer em Inglaterra? Porque não é 2a opção para o Javi... mas não é jogar nas sobras dele... é dar-lhe mesmo oportunidade para jogar também fazendo rotatividade com o Javi? Em Inglaterra desperta já a cobiça do Arsenal.

    Mais? Nelson Oliveira... o mesmo que disse do Yartey aplica-se ao Nelson.

    Depois tens ainda uma segunda linha de jogadores com muita qualidade, mas que talvez nunca venham a vestir a camisola... ainda que pudessem claramente estar a fazer parte do plantel um ou dois... Mario Rui, David Simão, Leandro Pimenta e André Carvalhas.

    Pelo caminho ficarão obviamente muitos e de qualidade como Joao Pereira, Ivanir Rodrigues, Romeu Ribeiro, etc.

    ResponderEliminar
  6. Cada vez pior...
    SÓ DIZ É DISPARATES!!!

    ResponderEliminar
  7. tens capacidade de argumentação ou vens aqui só para isso? se assim for os teus comentários deixarão de ser aprovados.

    ResponderEliminar
  8. ACEITO QUE SE DEVERIA TER MAIS
    JOGADORES PORTUGUESES

    MAS HÁ VÁRIOS ASPECTOS A TER EM CONTA

    O PREÇO
    SE SOUBEREM QUE O BENFICA ESTÁ INTERESSADO
    DISPARA LOGO

    MAS MAIS IMPORTANTE QUE O PREÇO
    É ESTARMOS A TORNAR MAIS FORTES
    OS NOSSOS ADVERSÁRIOS

    VEJA QUE O BOAVISTA FOI BOAVISTÃO QUANDO O BENFICA DEIXOU LÁ FORTUNAS EM J.PINTO
    ISAÍAS E OUTROS

    NOTE
    SE COMPRASSEMOS O MICAEL PELO PREÇO
    QUE O NACIONAL QUER O NACIONAL FICARIA MAIS FORTE
    COM A PIPA DE MASSA QUE RECEBERIA IA AO BRASIL!!! COMPRAR 4 OU 5 JOGADORES QUE IRIAM TORNAR MAIS FORTE O PLANTEL DELES
    E QUANDO LÁ FOSSEMOS AS DIFICULDADES ERAM MAIORES

    POR ISSO ESTRATÉGICAMENTE
    SE CALHAR É MELHOR COMPRAR FORA

    O BOAVISTÃO PIFOU
    QUANDO O GLORIOSO LHE CORTOU NAS COMPRAS
    ANUAIS. ENCHIA-OS DE $$$$$ TORNAVA-OS MAIS FORTES E AINDA JOGAVAM CONTRA NÓS COMO LEÕES

    COMO VÊ ESTA MATÉRIA PODE TER VÁRIAS LEITURAS

    ResponderEliminar
  9. Contratar tugas para nos fazerem passar vergonhas como foi o caso de manuel fernandes, maniche, hugo leal, tiago entre muitos outros.
    Álem da chulice que é negociar jogadores com 80% dos clubes tugas que estão subjugados ao poder porkista a conclusão que chego é que os jogadores estrangeiros respeitam muito mais o clube do que a maioria dos jogadores tugas a quem a cabeça só serve pq está pegada ao pescoço.

    ResponderEliminar
  10. não me lembro de ver atitudes de meninos mimados em jogadores brasileiros como se viu no Miguel, Tiago e Manuel Fernandes entre outros que forçaram a saída do Benfica depois de tudo o que o clube tinha feito por eles...

    os jogadores Portugueses também têm o preço muito inflacionado e bons jogadores nos outros não são a garantia de que resultam no Benfica, e depois ninguém os compra ou lhes paga o ordenado.

    o Rúben pode vir a ser um grande jogador de um grande ou pode ser um flop imenso porque 6M dá-se por um suplente de luxo do Real Madrid...

    os clubes Portugueses querem salvar as finanças a custa do Benfica e não é raro ver histórias de que pedem muito por ser um grande português e depois saí para o estrangeiro por muito menos!

    ResponderEliminar
  11. O Yartey está a fazer uma boa época no Beira Mar e está no sitio onde deve estar: num clube onde pode jogar 20 ou 30 jogos por época numa liga competitiva. Prefiro isso que a jogar meia duzia de jogos no SLB.
    O Nelson Oliveira tem idade de Junior ainda! Deixa-o crescer!
    Concordo que o Yebda poderia ser perfeitamente o trinco para disputar o lugar com o Javi em vez de estarmos a ir buscar outro jogador.
    Atenção: eu não critico que têm sido feito disparates (quem compra muito, arrisca-se a tudo, a comprar bons jogadores mas também a comprar mta porcaria, o porto é o melhor exemplo que temos disso em portugal: para vir um lucho e um lisandro olha as dezenas de jogadores mediocres que compraram; mas esses 2 jogadores foram a base do tetra).
    O Benfica está numa fase decisiva e já se viu qual a politica: investir forte para ganhar já! A questão é estA: neste momento o Benfica tem um 11 que não precisa de reforços. Tudo o que se comprar nesta altura é para o banco ou é a pensar no futuro. Questionas se o futuro faz-se investindo em jovens brasileiros ou em jovens portugueses. Eu acho que devemos apostar em bons jogadores ponto final. Se forem portugueses melhor.
    Acima de tudo, tenho confiança no trabalho do Rui Costa. Daqui a 2 ou 3 anos vamos ver se esta confiança foi bem depositada ou não.

    Abraço

    PS - Miguel Rosa melhor que o Menezes? Pronto, ok, com essa calaste-me. Não argumento mais.

    ResponderEliminar
  12. Concordo que o Miguel Vitor e o Nelson Oliveira são um desperdício se não os aproveitarmos. Digo mais, o Nélson Oliveira nunca terá igual número de oportunidades como teve o K14MdoBarcelona. Agora sobre o Micael não concordo, no mínimo irá custar 5M e o Meneses não custou metade desse valor.

    ResponderEliminar
  13. nao alinho com essa ideia. alem de que patric nao faz parte do plantel desde finais de agosto. e outra coisa, é que certamente vamos ter 2 ou 3 saidas.

    temos mais brasileiros que portugueses? e depois? tem é que ser bons.

    miguel vitor? sou pela sua continuidade, mas pelo motivo de desejar o minimo possivel de mexidas.

    ResponderEliminar
  14. Diego Tardelli:
    Artilheirio do Campeonato Brasileiro com 56 gols em 56 jogos pelo Galo, Chuteira de Ouro da Revista Placar, Craque, Artilheiro e Seleção do Troféu Guará, Prêmio Friedenreich e Troféu Ouro de melhor atacante do Prêmio Craque do Brasileirão, o goleador atleticano foi eleito Craque do Ano no Troféu Telê Santana, promovido pela TV Alterosa e também foi artilheiro do Campeonato Mineiro com 16 gols. Foi um ano e tanto para ele que conquistou grandes prêmios do Futebol. Além disso, é uma pessoa humilde e muito bem falada na roda de amigos. E com possibilidade de fechar com chave de ouro em 2010, sendo convocado pela seleção de dunga.

    ResponderEliminar
  15. Alves de Sousa29/12/09 22:03

    Ainda bem que discorda em absoluto das contratações, no inicio da epoca não concordava com a vinda do Jesus, não concordava por se ir pagar 7,5 por um jogador que era suplente do Real Madrid, por si o Ramires nunca vestiria a camisola do Benfica pela entrevista que deu, o unico que era mesmo bom era o Keirrison, esse é que era mesmo bom para o Benfica. Viu-se

    ResponderEliminar
  16. Nisso de não apostar-mos nos jovens têm razão,e não consiguo perceber o pk de irmos comprar tantos Brasileiros,mas existe algum regulamento que seja contra o plantel ser todo brasileiro, acho que não por isso não vejo nenhum problema?
    So o vejo ter razão na contratação do Ruben Micael e do João Aurelio(mas também sabemos que o Nacional iria complicar a vida para eles assinarem pelo Benfica.

    ResponderEliminar
  17. Caro GB,

    Tu realmente emprenhas pelos ouvidos e dás como certo todas as noticias que lês nos pasquins... Se amanha vier no record que tamos interessados no "clayton da silva", la vens tu escrever mais um post...

    Qual o problema de estarmos a contratar brasileiros? Desde que tenham qualidade para vingar num curto prazo ou numa perceptiva de futuro não vejo razoes para alarmismos. Tu e muitos adeptos têm a mania de criticarem qualidade de jogadores com base em opiniões de outros adeptos e de jornais, sem nunca realmente os terem visto a jogar! Acho perfeitamente normal recrutar no mercado brasileiro tendo em conta a qualidade/preço dos jogadores. Se existe uma oportunidade para um bom negócio, porque não aproveitar? Se um desses que mencionaste por a caso fossem para um outro colosso da europa, muitos de vós também iam mencionar que os tínhamos deixado escapado! Enfim adiante...

    Não sei o que tens contra os brasileiros, quando neste momento dos jogadores mais leaise que mais se identificam com a mística do Glorioso são Luisão e David Luiz que fazem parte do lote de capitães! E já não vou falar de outros brasileiros que por cá passaram, senao a lista seria longa...(Tive a pesquisar mas não consegui encontrar no blog post acerca da contratação de Ramires, por quase que ia apostar que também mandaste os teus bitaites! Assim como mandaste acerca do Saviola e Javi, e que muita gente têm calado!)

    O mercado português é simplesmente vergonhoso! Benfica demonstra interesse num jogador, temos de pagar a peso de ouro! 5M€ pelo R.Micael? Quando temos o Amorim e Menezes que custaram 5x menos? Miguel Lopes??? Essa grande revelação quem nem sequer aquece o banco dos corruptos quando para a posição dele joga o ridículo Fucile? Enfim adiante...

    ResponderEliminar
  18. Quanto à formação... também tens mandado muitas larachas acerca deste assunto... realmente é uma critica fácil "porque não apostamos nos jogadores da nossa cantera?!?!" Os adeptos têm de se convencer que um jogador de 17/18 anos dada a sua estrutura física e psicológica é muito complicado contarmos com eles, a não ser que sejam realmente foras de serie como mencionaste no post anterior como o Rui Costa, Ronaldo e Joao Pinto. De que vale ter num plantem muitos jogadores da cantera quando eles não têm estaleca? Basta vermos o que passa do outro lado da circular... Agora que investimentos na formação e começamos a ver os seus frutos vamos estragar tudo??? Os miúdos têm de completar todas as etapas de formação (a não ser claro que sejam foras de serie), e serem emprestados a clubes onde possam adquirir um ritmo competitivo e que evoluam mentalmente! Não podemos arriscar mais lançar rapazitos como H.Leal e Manuel Fernandes!

    M.Vitor concordo que vá emprestado (sem opçao de compra) é um grande jogador mas a verdade é que é o 4º central e têm de jogador para continuar a evoluir.
    É ridiculo dizer que Yebda podia ser alternativa a Javi, quando nem sequer joga na mesma posição! Se o Arsenal está interessado que o leve, todos os € que vierem será retorno financeiro!

    Para finalizar e também para reflectires um pouco... vê quantos ingleses jogam no Chelsea, Man Utd, Arsenal e Liverpool? Quantos jogadores da cantera do Real fazem parte da equipa? Quantos italianos constituem o plantel do Inter? Pois é... todos eles colossos europeus! O mercado de transferências mudou radicalmente nos últimos anos meu caro! Efeitos da globalização e nos só temos é de mudar mentalidade em relação a esta realidade!

    ResponderEliminar
  19. Alcibíades30/12/09 00:42

    Meus caros, estes contentores de brasileiros (não só os do Benfica) dão dinheiro a muita gente.

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente a verdadeira questão é: "quem ganha mais com quem".
    Quando treinadores conceituados ganham percentagens por colocar A e B a jogar, em detrimento de C ou D está tudo dito.
    E não é só em Portugal. Alguém se lembra de uma reportagem de investigação feita pela BBC que passou no Toda a Verdade na SIC há uns anos?
    Treinadores como o Abardyce e o Rednapp a receberem percentagens e a "roubarem" putos a outras equipas da europa.
    O futebol é um cancro!!
    Se Nélson Oliveira, Artey, Miguel Rosa tivessem o Bertoluci como empresário onde estariam agora? Nos juniores???
    Infelizmente tenho de concordar em parte com o Geração Benfica.

    ResponderEliminar
  21. Quero lá saber se contratamos brasileiros, argentinos... Quero é jogadores com mentalidade guerreira de Javi e Ramires, com a classe de Aimar e Saviola, com talento de DiMaria Menezes e com a atitude de Luisao e D.Luiz... té podiam vir chineses!!

    Meu caro... muito dificilmente encontrarenos jogadores desta craveira no nosso campeonatozeco da treta ou na nossa cantera!

    Se queremos competir com os maiores colossos da europa, e não tendo o orçamento que eles têm, temos de andar sempre à espreita do melhor negócio! Mas claro todos os clubes falham alguns negócios...

    Cumprimentos e saudações Gloriosas!

    ResponderEliminar
  22. Atenção a um assunto preocupante que é:

    Para a inscrição da próxima Liga dos Campeões quantos jogadores da nossa formação, têm que ser inscritos?

    E quem são eles???

    Tenham dó....não me deixem sem resposta.

    ResponderEliminar
  23. O Bertoluci por a caso é empresário do Luisão e D.Luiz... ganhou os seus trocos? Sim. E então? Não ganhamos mais nós em contar com estes jogadores?

    O mundo do futebol hoje em dia é mesmo assim, todos os empresários tem a sua respectiva comissão! E se tivermos de pagar mais comissão para garantir um jogador com qualidade que o seja! So what ?

    ResponderEliminar
  24. Concordo com todos os que defenderam que o Benfica, em vez de nacionalidades ou origem futebolística, deverá privilegiar a qualidade ou o potencial dos jogadores.

    Uma pequena nota em relação ao Rui Costa: Convém não esquecer que andou um ano a levar porrada no Fafe antes de aparecer em grande nível no mundial de sub-20... E é por isso que, quando se fazem loas aos jogadores da nossa formação, eu espero sempre para ver o que é que vão dar quando emprestados a outros clubes. Esta política voltou a ser seguida e, ao que parece, é no Yartey que residem as maiores esperanças e não nas proto mega estrelas como o André Carvalhas por exemplo...

    Já agora, em relação ao Éder Luiz... Obviamente, preferiria o Tardelli. Mas o Eder Luiz tem características técnicas e físicas que nos permitem ter esperanças de que se poderá vir a fazer um bom jogador.
    E mais, pena tenho eu que o camião de brasileiros não seja engrossado com o Hernanez, o Tardelli, o Kleber e o Miranda...

    ResponderEliminar
  25. Perfeitamente de acordo com este post de um outro blog benfiquista:

    http://ceuencarnado.blogspot.com/2009/12/gestao.html

    GB devias dar uma olhadela também...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking