O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O jornalismo dos favorzinhos!

. 2 comentários
Ainda antes de avançar sobre o tema, falo do sorteio da Taça da Liga. Os mais audazes que investiguem porque motivo ao Benfica as "favas" tocam com mais frequência na Liga! Dica: Bolas Quentes - Bolas Frias!

Entretanto, o tema da comunicação é algo que há muito defendo que deve ser alvo de profunda reestruturação no SLBenfica.
Não falo de pessoas! Não me sinto habilitado para apontar competência ou incompetência seja a quem for. Falo de estratégia. Olhemos para a triste encomenda da capa do jornal A Bola de hoje:


Tem escrita a palavra "encomenda" ao longo de toda a capa! Depois de termos permitido ontem que a capa do jornal O Jogo acontecesse - ao facilitar nos nossos comportamentos perante as objectivas e jornalistas - hoje vimos, COMO HABITUAL, correr atrás do prejuízo e pedir um favorzinho à Bola para nos "salvar a pele".

Vamos primeiro ao facto positivo de tudo isto:

- Demonstra inteligência e percepção de que os acontecimentos que deram origem à capa de ontem foram NEGATIVOS e não deveriam ter acontecido. Ou melhor, não deveriam ser públicos.

Com isso, tentou o SLBenfica hoje emendar a mão recorrendo a uma "caixa" d'A Bola para tentar resolver a questão. Positivamente... é o mínimo que poderiam fazer, mas...

... Negativamente, tenho a apontar mais uma vez a falta de capacidade de antecipação dos factos. Como eu disse ontem - e esta encomenda da capa d'A Bola demonstra que eu estava correcto - o Benfica falhou ao permitir que aquela situação de JJ tivesse ocorrido nas barbas dos jornalistas e fotógrafos. Mais uma vez, somos obrigados a correr atrás do prejuizo e vir tentar "emendar a mão" com uma situação que creativamente é muito bem pensada, é um facto. Peca, contudo, por tardia.

Além disso, obriga-nos, a baixar a cabeça perante um orgão da imprensa e quem gravita neste meio sabe o que isso custa ou pode custar no futuro... favor com favor se paga.

Basicamente:

- A situação de segunda-feira NUNCA deveria ter acontecido
- Na eventualidade (e falta de controlo ou organização) de ter acontecido, deveria ter sido "passada esta mensagem" a toda a comunicação social... NA HORA!
- Estas situações demonstram a nossa incapacidade para antecipar os factos e jogar o jogo sujo do Sistema, antecipando as suas acções e reacções... agindo em conformidade. A forma como o fizemos hoje... soa a encomenda e assim a mensagem de ontem se torna bem mais impactante e forte do que a de hoje!
- Sejam os factos de ontem (capa do Record/Sporting e Jogo/Porto), seja a capa de hoje (Bola/Benfica) são bem demonstrativos da cultura de serviçalismo e avençalismo patente no jornalismo desportivo que, mais do que informar... está ao serviço de interesses bem identificados.

A "capacidade de antecipação" é, neste momento, um factor-chave a melhorar na nossa política desportiva, organizativa e de comunicação. Fica a recomendação, até porque JJ não resolve tudo e nas alturas-chave da época são estes detalhes que fazem e vão fazer a diferença.

Peço desculpa aos mais sensíveis e crentes se para mim resolver os erros não chega... é preciso evitá-los e provocar, sim, os erros dos outros! Reitero, contudo, o meu reconhecimento à tentativa de "emendar a mão", tal como ontem já elogiara no tópico A imaturidade de deixar passar a vida ao lado a excelente atitude do Benfica e triste e condenável atitude do jogador.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Quand vi o nosso grupo pensei logo nas bolinhas no forno e no congelador....não acredito em bruxedo....enfim...é o nosso futebol.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking