O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Aprendam: Esta Benfica só no Estádio!

. 26 comentários

Por motivos profissionais não tinha tido ainda a felicidade de ver o SLBenfica de Bruno Lage no Estádio da Luz... e só tenho uma coisa a dizer: Vão ver ao estádio e cheguem cedo.

Para quem gosta de futebol foi um privilégio ver como tudo é estruturado e trabalhado desde a entrada para o aquecimento até à saída do campo no fim dos 90'. Verdadeiramente impressionante!!!

Não vou aqui fazer apologias sobre a vitória fabulosa por 10-0. Como vos comento várias vezes, para os momentos bons todos têm excelentes argumentos... fico à espera dos tópicos e comentários dos companheiros benfiquistas que acertam no Totobola à segunda-feira.



Também me vou conter no elogio ao treinador que desde 2010 que "tenho no radar" como um treinador absolutamente fantástico. Ainda este domingo o Cancelo dizia que estavamos perante um verdadeiro líder. Mas havia duvidas? 

O que gostava mesmo era que todos os benfiquistas tivessem oportunidade de ver como o SLBenfica de Bruno Lage prepara tudo o que se passa no jogo. Comentava comigo um amigo no aquecimento sobre o papel de cada adjunto e a especificidade de cada exercício... e não tardarem mais que dez minutos de jogo decorrido para muito rapidamente ele me comentar "Reparaste nisto? Era o que eles estavam a fazer no aquecimento. Já viste que não falham um lance destes!?"... e foi-se repetindo o comentário sobre outros momentos de jogo... 

Pois é meus amigos... se acham que estes resultados é só a "revolta das primadonas" que não gostavam do Rui Vitória, desenganem-se. O Bruno Lage, como qualquer outro excelente treinador, não transforma merda em ouro nem tira de onde não há.

... o que Bruno Lage faz, sim, é impor um processo competitivo muito assertivo que é consequência de um trabalho de treino (por isso ele fala tanto no treino) fantástico.

Aconselho todos os benfiquistas a irem ao Estádio... e a chegarem cedo! Seja qual for o resultado, porque não vai ser sempre bom nem brilhante, vai valer o bilhete!

Uma palavra final para dois jogadores que têm muito trabalho pela frente para "entrar" na vertigem de velocidade em que se tornou o futebol do SLBenfica: Krovi e Jonas. Dois craques com muito trabalho para fazer na tomada de decisão rápida e movimentação constante que o futebol de Lage impõe.

Houve um momento em que foi notório que estavamos a "jogar com 9" no que diz respeito à dinamica de jogo. Eu quero acreditar que ou serão utilizados (menos) em momentos e jogos que peçam outro tipo de jogo (campos me menos boas condições ou contra autocarros), mas seja como for parece obvio porque o Krovi - por exemplo - não tem jogado. Uma intervenção no joelho é sempre complicada para regressar e, dizem, nunca mais se volta igual - olhe-se o Salvio.

Seja como for é um luxo poder dizer que Gedson, Krovi e Jonas terão dificuldade em assumir um lugar na equipa, isto porque falamos de três craques que seriam titulares em qualquer equipa da I Liga em Portugal... mas que fica agora complicado entrarem neste atual Benfica sem que alterem a forma como jogam para poder fazer parte da dinâmica.

Uma palavra final para o orgulho de termos terminado o jogo com SETE (!!!!) portugueses em campo, quatro dos quais da formação, três deles marcaram golos e o outro em meia hora demonstrou ser um "monstro" em campo.

Um prazer ver o Florentino em campo... sou, como sabem, um fan incondicional do miúdo e há muito que vos digo que o sucessor do Fejsa já cá estava em casa e este vai ser muito difícil segurar muito tempo na Luz, tal a escassez de jogadores naquela posição com aquelas características. Que classe!

Por fim, uma nota final para o que esta dinâmicas de jogo podem fazer por um jogador como o Jota! Estou ansioso... este modelo de jogo e forma de jogar são "mel" para um jogador como o Jota... não vejo a hora de chegar a vez dele.

Para os mais apaixonados pela formação, fica o sonho de ver o Flo no lugar do Samaris, o Gedson dar a volta e recuperar o lugar ao Gabriel e o Jota ser a opção no lugar do Seferovic.. a juntar ao Ruben, Ferro e Felix! (isto não quer dizer que os atuais deveriam / devem sair, mas somente que os miudos podem perfeitamente entrar porque estão à porta e jogam muito...)

CARREGA BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Tudo lindo, o melhor treinador do Mundo e o Barcelona dos tempos modernos.

    Não esquecer é do impostor do bigode. Esperamos que a poeira não assente e este cavalheiro não volte a passar entre os pingos da chuva. A história não pode nem vai ser apagada. No Benfica voltará a respirar-se melhor quando esta gente for banida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és o maior impostor que por aqui pulula...vá, vai lá comprar o livro do teu chefe e não voltes!

      Ed Bap

      Eliminar
    2. Não consigo perceber como não bloqueiam este ser.

      Eliminar
    3. E salta JP e salta JP olé, olé!!!

      Eliminar
    4. Desculpem lá, era muito cedo quando escrevi a mensagem, não estava a pensar bem.

      Mas fiquei tão fascinado com a vitória do Glorioso que até me baralhei todo.

      Grande equipa temos ali e o Bruno Lage está a calar-me bem.

      O meu psiquiatra bem me diz para não falar com ninguém nem escrever nada antes das 11:30,que é quando tomo a medicação. As minhas desculpas aos benfiquistas.

      Eliminar
  2. Bom dia caros BENFIQUISTAS!
    Com o devido respeito, vamos fazer um petição para que este Grande MISTER BRUNO LAGE fique com um contrato vitalicio no Benfica, este Senhor sim vive o Benfica. A petição que fizemos para o Grande CHALANIX também funcionou por isso vamos lá malta.
    A minha já enviei fica aqui o e-mail: linhabenfica@slbenfica.pt

    Bom dia Exmos. Senhores e Senhoras do Sport Lisboa e Benfica

    Com o devido respeito que tenho por todos os treinadores e pessoas que passaram pelo Benfica, recentemente o mister Rui Vitória que também nos deu muitas alegrias.
    Mas por favor deem ao MISTER BRUNO LAGE um contrato VITALICIO, este é o NOSSO Treinador, impressionante a motivação que este Homem conseguiu devolver a estes jogadores que estavam de rasto antes dele chegar.
    Ontem no Último golo do 10-0 de Joanas, este Senhor olhou para bancada e viu o que é ser Benfiquista e ele sabe que até se arrepiou.
    Palavras de Bruno Lage:
    Bruno Lage: "Senti naquele momento que o Benfica são as pessoas. Hoje era o dia da família, das pessoas, das casas preencherem o estádio. De fazer uma bonita homenagem ao Fernando Chalana."

    Por tudo isso este Senhor merece um contrato VITALICIO.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Exmos. Senhores e Senhoras do Sport Lisboa e Benfica

    Com o devido respeito que tenho por todos os treinadores e pessoas que passaram pelo Benfica, recentemente o mister Rui Vitória que também nos deu muitas alegrias.
    Mas por favor deem ao MISTER BRUNO LAGE um contrato VITALICIO, este é o NOSSO Treinador, impressionante a motivação que este Homem conseguiu devolver a estes jogadores que estavam de rasto antes dele chegar.
    Ontem no golo do 9-0 de Joanas, este Senhor olhou para bancada e viu o que é ser Benfiquista e ele sabe que até se arrepiou.
    Palavras de Bruno Lage:
    Bruno Lage: "Senti naquele momento que o Benfica são as pessoas. Hoje era o dia da família, das pessoas, das casas preencherem o estádio. De fazer uma bonita homenagem ao Fernando Chalana."

    Por tudo isso este Senhor merce um contrato VITALICIO.

    Saudações Benfiquistas de São Paulo

    ResponderEliminar
  4. O SEIXAL cada vez MAIS PRESENTE na equipa

    Ontem foi a vez de FERRO se estrear com golo

    FLORENTINO já entrou

    A ESTRATÉGIA está a dar frutos

    LFV aqui TEM TODA A RAZÃO

    ResponderEliminar
  5. O QUE É NACIONAL, É BOM!

    Depois de se limpar a casa das más contratações feitas no defeso, porventura só para encherem os bolsos a alguém com comissões generosas, eis que a necessidade aguçou o engenho, e em vez de se apostar no desconhecido mercado sul-americano, não se teve outro remédio senão olhar para dentro de casa e recorrer à matéria-prima da formação, tanta vezes pronunciada com tanta pompa e circunstância, mas nunca devidamente aproveitada. Não há dúvidas que o que é nacional é bom, e feito nas escolas do Benfica, melhor é ainda, assim haja um treinador despido de preconceitos e com coragem, e parece que finalmente ele aí está, para dar lugar aos novos valores, e não fazer como Rui Vitória fazia, que apostava sempre em algumas vacas sagradas, que não dando uma para a caixa, eram sempre titulares a arrastarem-se pelo campo.
    Bruno Lage, é ele também um treinador formado no Benfica, conhece a formação de alto a baixo, e como ninguém poderá tirar o melhor partido deste filão valioso que tem ao seu dispor e que muitas alegrias, tal como a de ontem e também a de Alvalade, se podem repetir num futuro mais risonho, que todos os benfiquistas querem e desejam.
    Do Benfica amorfo e inconsequente de Rui Vitória, passámos a um Benfica com sangue na guelra, que trouxe de volta à Luz o futebol de rua, palpitante e electrizante, sob a batuta destes jovens, eles sim, com amor à camisola que envergam desde a sua meninice.
    Já se tinha reparado que os treinos de Bruno Lage eram intensos e bem puxados, ao contrário do anterior treinador, que juntamente com a sua equipa técnica, andavam ali de braços cruzados, num laxismo enervante, em que nem sequer os lances de bola parada mereciam atenção e estudo.
    Ontem foi a festa do povo benfiquista, com a presença das casas do Benfica, também elas importantíssimas embaixadoras da revitalização da mística encarnada, quer no país quer no estrangeiro, sobretudo junto dos nossos emigrantes, que à distância sofrem como ninguém pelo Glorioso. E como estamos no mês de mais um aniversário do Benfica, foi reconfortante ver todas as crianças ali presentes, a verdadeira força motriz de que o futuro do Benfica está bem entregue e salvaguardado.
    E ontem, em homenagem a esse grande génio da bola, Fernando Chalana, o número 10 de tantas tardes e noites de glória e vibração, no dia 10 de Fevereiro, o Benfica goleia inapelavelmente o Nacional por 10-0. Coincidências, alinhamento dos astros, como referiu o treinador? Tudo isso não valeria se o Benfica não fosse grande e não tivesse grandes referências, e pode-se dizer, que ontem todos os jogadores foram imbuídos pela genialidade de Chalana, também ele em tempos, um menino que deslumbrou aos 17 anos.
    Com este goal-average, pulverizado e cimentado com a goleada de ontem, só temos que ficar em vantagem nos confrontos directos com os nossos rivais, já o fizemos com os viscondes falidos, falta fazê-lo com os morcões e com os arcebispos, na segunda volta, ainda que em relação ao Braga levamos uma vantagem enorme por conta dos 6-2 em casa.
    Agora só pedimos a LFV que não perturbe nem desestabilize mais o Benfica, como o tem feito ultimamente, e nós, benfiquistas, dispensamos bem mais trapalhadas e disparates vindos da sua parte. Recato e bom senso nunca fizeram mal a ninguém!
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
  6. Calma. É cedo. Se for campeão, com a equipa que encontrou, os pontos de atraso, a incompetência na comunicação, o roubo dos corruptos, as luzes do Vieira, merece tudo.
    Já deram conta que se não tem havido roubo descarado, os corruptos estavam atrás de nós e ainda tínhamos o bom chefe de família no banco?
    Já agora, uma ajuda: que tal ir buscar o Brahimi?
    Quanto vale um campeonato para o Vieira?

    Pp

    ResponderEliminar
  7. Tenho de entrar mais cedo então, para poder observar o aquecimento. Este mau hábito de entrar em cima da hora.....

    Só peço que não tenhamos lesões....temos ali um onze com um ritmo avassalador. Agora é manter os pés bem assentes no chão e não entrarmos em euforias. Os 10-0 valeram apenas três pontos.

    Mas os 10-0 foram uma homenagem linda a Chalana. Por isso, obrigado a todos os jogadores e equipa técnica.

    ResponderEliminar
  8. contundente11/2/19 09:17

    Olhando a coisa do "camarote" parece que não esteve o Nacional no Benfica. Em compensação esteve o VAR no sporting.
    VAR amigo, o lagarto conta contigo.

    ResponderEliminar
  9. Rui Benfiquista11/2/19 09:18

    Excelente o Lage, muito mérito naquilo que a equipa está a fazer, muita humildade, e ja com alguma sabedoria e sabe estar, outro treinador saltava e empolgava-se com os golos e a goleada, ele manteve-se impávido e sereno, seguro de si e com respeito ao adversário.
    Ate posso levar 5 na Turquia, mas que a equipa joga a bola como já nao via desde o JJ,PARABÉNS LAGE.

    ResponderEliminar
  10. contundente11/2/19 09:26

    Devemos reconhecer, porém, que sem o Sálvio lá por perto a coisa torna-se indubitavelmente mais fácil.
    E o ódio de estimação da lagartada, Félix, para não variar lá marcou mais um.

    ResponderEliminar
  11. Novo programa TV aos sabados ou domingos chama-se: "Show de bola"; apresentado pelo mister Lage. Concurso simples; A equipa do mister Lage entra em campo contra qualquer adversário com o intuito de o vencer; o objetivo do adversario, é tentar não perder por muitos! Um misto de juventude e de experiencia, força e irreverencia, motivação e alegria, é o que se vê no team do mister Lage; do outro lado, vê-se adversários que se assumem anti-Benfica, que começam a baixar a crista, que até já falam que a azia está aumentar! Estes querem ganhar a qualquer preço e com ajuda de alguns arbitros, comentadores, paineleiros, bimbos ou macacos,tudo fazem para tentar destabilizar o team Benfica; mas uma equipa a jogar como ontem o fez, nem o VAR conseguirá derrotá-la!
    Show de bola, numa televisão ou num estadio perto de si!

    ResponderEliminar
  12. ricardo a.11/2/19 11:23

    Excelente post! Hoje é evidente que o rendimento de um jogador está dependente do sistema de jogo, do conceito de cada treinador, tão óbvio como o rendimento Pizzi vs. Gedson, dois grandes jogadores cuja preponderância na equipa viu-se invertida nos últimos tempos. Outro exemplo? O FCPorto de SC, um modelo de sucesso totalmente incompatível com este Benfica, mas com bons resultados no campeonato e na champions.

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente por motivo de estar em viagem não pude ver o jogo. No entanto fui olhando para as televisões que ia encontrando e vendo o possível. Vi um pouco do aquecimento da defesa e dá para comprovar o que o GB refere no texto. BL é um treinador moderno. Com ele nada é deixado ao acaso. Como ele refere to o trabalho é da equipa técnica pois ele tem treinadores específicos para situações específicas. Creio que cada vez mais o futebol caminha para aí. Não será ainda como no futebol americano em que o headcoach é o gestor de uma equipa de dezenas de elementos e que conta com treinador principal, de defesa, ataque, equipas especiais, quarterback, wings, etc... Mas eu acredito que venhamos no nosso futebol a ter um treinador principal, outro da defesa, um de ataque, bolas paradas e GR, com funções específicas bem definas.
    BL é um treinador muito moderno, esperemos que a sua estratégia de treino dê resultados e se isso acontecer poderemos ter treinado para muitos anos pois o títulos irão surgir naturalmente.

    ResponderEliminar
  14. Na formação há um lateral direito que é interessantíssimo: Jair Tavares.

    O Benfica neste momento tem condições de em 3 anos ter um plantel maioritariamente (15 a 20 jogadores) composto por jogadores em que a sua formação foi feita, (ou terminada) no Seixal.

    Daniel Azevedo, Kokubo (?), Tomás, Dias, Ferro, Kalaica, Loureiro(?), Florentino, Vukotic, Gedson, Tiago Dantas, David Tavares, Jota, Willock, Félix, Heri, Úmaro, Ronaldo Camará, Djocú, Edi Semedo, José Gomes, Tiago Araújo.
    E faltam 4 ou 5 jogadores. Talvez nas equipas de formação nos falte avançados centro, veremos como o Saponjic e o Pedro Henrique evoluem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Jair é extremo que eu saiba. Só se foi adaptado.

      Temos um miúdo juvenil com qualidade, mas não me recordo o nome. E depois há o Ferreira. São os melhorzitos.

      Eliminar
    2. Era o Tomás Tavares, enganei-me

      Eliminar
  15. Vitalicio é dificil mas se algum animal decidir não o manter/ renovar deixo de ir ao estádio e pondero deixar de pagar!!

    ResponderEliminar
  16. GB, andou aí uns meses doente, mas agora está intratável. Começo a pensar que é o VIEIRA.

    ResponderEliminar
  17. Esquece gedson e um jogador razoável nunca mais que isso...está sem jogar e bem ainda bem que o lage quase não dá minutos a gedson cervi e por ai fora porque são jogadores banais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gedson banal ?!?! Estou a ver que teu o conhecimento de futebol não é grande ou pelo menos grande coisa. Estivesses com atenção às conferências de imprensa do Mister.

      Eliminar
  18. O GB, mas então não tínhamos já um grande treinador, o Mister do Bombo! Pelo menos era o que dizias por aqui, e penso que ainda defendeste não há muito tempo!!
    Afinal agora já se nota que há dedo de treinador e não é culpa das primadonas como antes referias!! O outro também diz que ainda vamos ter saudades dele!! Claro que vamos ter saudades, mas é de o ver ao longe!! O Costinha ontem deve ter tido muitas!
    Sem discordar do que hoje escreveste na sua essência, e reconhecendo muito qualidade aos nossos jovens, mas vamos com um pouco mais de calma, não te comeces já a entusiasmar desmesuradamente não tenhas que vir ainda dar o dito por não dito.

    ResponderEliminar
  19. não resiste ao exagero achar que o jota é solução para o lugar ocupado pelo seferovic só pode ser por piada, ou então ainda é pior.

    é que nem tem nada tem a ver com a compleição física mas sim com as características do jota e a falta delas para aquela posição.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking