O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 2 de outubro de 2018

O problema das vedetas que se acham acima dos clubes

. 37 comentários

"O Manchester United vive dias conturbados e algumas das maiores personalidades do futebol inglês já vieram a público manifestar-se sobre o que está a passar-se em Old Trafford. Alan Shearer, antigo jogador do Newcastle e um dos melhores avançados na história do futebol inglês, coloca-se do lado de José Mourinho.

"O Manchester United envergonha os seus adeptos e os jogadores são uma vergonha pelo que estão a fazer a Mourinho. Basta vermos as imagens dos treinos, com discussões e um ambiente negativo. A culpa não é só do treinador. Isto não acontecia quando eu jogava, o clube e o treinador tinham poder. Agora o poder está do lado dos jogadores", considerou Shearer, em declarações ao jornal 'The Sun'.

E um dos jogadores que mais criticou foi Paul Pogba. "A contratação mais cara da história do Manchester United. Agora pare e pense nos grandes jogadores que vestiram a camisola deste clube. Mesmo sendo campeão do Mundo, ele não serve nem para limpar as botas dos jogadores que fizeram história em Old Trafford." - Record.

-------------------------------

É algo que tenho criticado várias vezes e que espero que nunca se torne regra no SL Benfica: vedetas sem humildade a minarem os resultados do clube.

Jogadores com a ideia de que estão acima do clube e que não são team players nem cultivam o espírito de grupo. 

Vejam por exemplo Ibrahimovic. Não tem um feitio fácil mas em campo...é raro fazer um mau jogo. 

Ronaldo...gostem ou não da pinta dele, a treinar e em campo não é superado por ninguém em termos de profissionalismo e postura.

O maior problema é que há demasiados maus/banais jogadores a ganhar demasiado dinheiro o que os torna em péssimos elementos num balneário.

Vedetas sem humildade nenhuma. Pogba é um desses exemplos. Olhando para o historial de Mourinho, quer na relação com os jogadores nos clubes por onde passou, quer no currículo vencedor, é fácil perceber que qualquer problema de atitude neste caso está do lado de Pogba.

E quando um dos melhores de sempre, exemplo também na postura dentro e fora de campo, de nome Alan Shearer assume esta posição, algo tem que acontecer. Não esquecer que Alan Shearer é um histórico do Blackburn Rovers e do Newcastle United e nada o liga ao Man United.

Na verdade, o Man United sofre de um problema sério que tem a ver com a sua gestão. O futebol gerido por americanos tem outras prioridades que não...o futebol.

Ed Woodward, o gestor do futebol do Man United, está no centro do problema. Para quem não sabe, foi ele o principal conselheiro dos Glazers na operação financeira que tornou o clube inglês propriedade dos americanos. E depois foi convidado a entrar no clube...coincidências.

Com a saída de Alex Ferguson, que tinha nas mãos todo o poder do futebol, Woodward chamou a si o controlo do futebol, com os resultados que estão à vista.

Paul Pogba foi a contratação "estrela" de Woodward. Daí o francês sentir-se tão à vontade para se comportar como se comporta.

Quando a prioridade da gestão não é "core business", que no caso do futebol são os títulos, nunca corre bem. Quando não se mistura a paixão ao processo de decisão... Perguntem a Mourinho quantos dos jogadores contratados foram indicados por si...

Mourinho poderá estar um pouco ultrapassado quanto aos métodos? Talvez. No entanto, o seu currículo vencedor e experiência continuam a limpar o cu a todos os meninos que lhe vêm tentar explicar como se ganha no futebol.

Ganhou em Espanha, em Itália, em Inglaterra. Na temporada passada venceu 2 troféus em Inglaterra e a Liga Europa. 

Mesmo assim, não foge para o Oriente para uma prateleira dourada e porque ninguém o quer em mais lado nenhum, dando "exclusivos" quase todas as semanas a querer explicar como é o maior do mundo...
Craques com vontade de trabalhar e mostrar em campo que são mesmo bons? Venham todos. Vedetas que gostam é de fazer figura com clubes menores e que no restante tempo só arranjam é problemas? Bem longe do SL Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. Shadows,
    2 notas sobre o teu texto:

    1. "dando "exclusivos" quase todas as semanas a querer explicar como é o maior do mundo..."
    - o Mourunho não faz isso todas as semanas, mas pelo menos uma vez por ano faz questão de vir dizer ao mundo que ele é o mais fantástico que existiu, existe e existira (tipo LFV) :)

    2. "Craques com vontade de trabalhar e mostrar em campo que são mesmo bons? Venham todos. Vedetas que gostam é de fazer figura com clubes menores e que no restante tempo só arranjam é problemas?"
    - nem sempre neste blog se defende isso. Queres um exemplo? Rafa. É craque. É o jogador mais desequilibrador do Benfica. Veio para o Benfica mesmo tendo melhores propostas - e sabendo que o BdC o queria, de certeza que não era menos que lhe pagavam no outro lado da 2ª circular. Desde que chegou jogou pouquissimo tempo. É queimado pelo treinador e pelos adeptos. Querem que faça mais e melhor em 10min do que o Sálvio em 80min. Sempre foi jogador de equipa, cresceu, nunca mostrou insatisfação e, agora, finalmente está a mostrar-se (mesmo sabendo que assim que o supra sumo Sálvio estiver recuperado, vai outra vez parar ao banco).

    PS: eu já sei que o pessoal vai criticar o facto de eu defender o Rafa, mas eu também defendo o Seferovic - embora, esse, não seja craque... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seferovic nao é craque e o facto de nao haver uma estratégia para o ponta-de-lanca (a nao ser recuar para abrir espacos e servir os extremos) nao o ajuda nada

      Eliminar
    2. Caro Mesquita
      No texto do Shadows li que Mourinho não foge para o Oriente nem dá "exclusivos" quase todas as semanas [...] etc. Quer ler outra vez e ver como faz sentido?
      Saudações benfiquistas,
      Vermelho Vivo.

      Eliminar
  2. "Qualquer que seja o resultado amanhã, ainda faltam mais 4 jogos" - RV

    É este tipo de merdas que devemos discutir, esta exigencia de merda que temos que irradiar do Bendica quero lá saber do MU!! O Mourinho que se lixe, foi ficando preso ao seu ego e esqueceu se de evoluir!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mensagem de RV é péssima. Nao convence adeptos nem assume que tem que ser feito mais em campo para voltar ao rumo das vitórias.

      Eliminar
    2. Vitória está a tentar arranjar caminho por entre os pingos da chuva e a tentar minorar as consequências de uma eventual derrota em Atenas a que se pode seguir uma derrota com um adversário directo, a haver continuidade dos resultados dos anos anteriores.

      Eliminar
    3. Vitória está é a tentar baixar as expectativas dos adeptos. Assim é que está certo. E é assim que se faz. Até porque é verdade, depois faltam ainda 4 jogos.

      Eliminar
    4. Exactamente a mesma conversa de há 1 ano. Caso percamos ainda ficam a faltar 5 jogos; caso percamos este ainda ficam a faltar 4 jogos; caso percamos este ainda ficam a faltar 3 jogos; caso percamos este, ainda ficam a faltar 2 jogos; caso saiamos derrotados deste, ainda fica a faltar 1 jogo...e......GAME OVER.

      PLAY AGAIN

      Rui Vitória é tão tonto, tão tonto, tão tonto, que com estes mind games da treta, ao procurar tirar pressão dos jogadores, só os descontrairá em demasia, fazendo com que joguem demasiado relaxados, facto que tem redundando em derrotas sucessivas em jogos de capital importância.

      Rui Vitória não serve. Mantê-lo, é uma teimosia que nos irá sair bem caro.
      Mas também não tenho ilusões quanto ao próximo. Será outro tonto igual a ele, mas com nome diferente.

      Eliminar
    5. Rui Vitória em 2017:
      "ainda falta 5 jogos".
      "ainda falta 4 jogos".
      "ainda falta 3 jogos".
      "ainda falta 2 jogos".
      "ainda falta 1 jogo"
      "ainda temos mais 3 provas nacionais"
      "ainda temos mais 2 provas nacionais"
      "ainda temos o campeonato"

      Eliminar
  3. Concordo que não queremos vedetas no SL Benfica. Discordo em parte do texto no que se refere a Mourinho. Embora o seu histórico vencedor e imagens de profunda ligação a jogadores (1ª passagem no chelsea e no Inter), também é verdade que desde a sua passagem por Madrid têm sido comuns os casos de desentendimentos com jogadores (inclusive com Ronaldo), com massagistas, etc com a agravante do seu futebol deixar muito a desejar. E não é por falta de jogadores de qualidade ou de investimento. Neste caso particular, tem sido comum atribuir as culpas a Pogba e eu pergunto: Se não rende porque é que Mourinho o coloca em campo? Esta semana vimos uma discussão entre eles e foi titular no jogo seguinte. Pressões da direção? Não me parece que Mourinho admitisse essa ingerência. Porque então? Parece-me mais uma manobra de Mourinho para desviar as atenções de si próprio...pq ele nunca erra, se erra é pq os jogadores estão a miná-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As equipas de mourinho nunca jogaram bom futebol.
      Sempre foi melhor a anular o adversário do que em criar.
      Nunca mourinho transformou um bom jogador num jogador melhor.
      As equipas de mourinho são criadas de acordo com estereótipos como sejam na frente só jogadores grandes e potentes...
      Em tempos foi bom em manipular o aspecto psicológico quer com os jogadores quer com aimprensa. Agora até isso se esgotou. Ninguém pode com ele.

      Eliminar
  4. Vamos lá por partes.

    - Manchester United, é sem dúvida um emblema mítico do futebol inglês e Mundial. Por circunstâncias temporais, mudou de mãos e de modelo de gestão. Passou a ser um meio de gerar dinheiro, deixando para segundo ou terceiro plano o sucesso desportivo. Embora muitos entendam que um (sucesso desportivo) está ligado ao outro (sucesso financeiro), o certo é que, no futebol, há marcas (clubes) que valem tanto, tanto, mas tanto, que geram por si só imensa riqueza sem que seja necessário apostar e trabalhar arduamente a vertente desportiva.

    - José Mourinho, já deu o que tinha a dar. Ele próprio aqui há uns 3 anos assumiu que precisaria urgentemente de se reinventar como treinador. Além de ter um ego que não cabe nele próprio, muito propício a quezílias, querelas, bate bocas, sobre quem é o mais famoso e o mais prestigiado. Mourinho no entanto, acha que chegou a altura de "viver de rendimentos". O que fez no passado, tem que disfarçar o presente menos risonho que desde há uns tempos vive.

    - Pogba é um jogador extraordinário, que ninguém tenha dúvidas. Todos vimos o Mundial que fez. Foi o esteio da selecção francesa. Aparentemente porém, não cresceu enquanto homem e tem-se entretido e desgastado em despiques com o Mourinho, do tipo, "quem é mais importante, tu ou eu ?"

    Resumindo e concluindo, de há uns tempos a esta parte, a vertente comportamental é de importância fundamental. Não basta ser-se muito bom técnica e tacticamente. Há muito mais que estas duas vertentes no futebol.

    Por ordem de valores e em termos de organigrama, a responsabilidade de Mourinho é muito maior porque é o líder.
    E Mourinho, como qualquer outro treinador, tirará dos jogadores que tem à sua disposição o que conseguir tirar. Mourinho, de há uns tempos a esta parte, só tem tirado o pior, precisamente por causa do seu enorme ego.

    Hoje o balneário de um qualquer grande clube é uma passerelle de vaidades, onde convivem os piores defeitos do ser humano : invejas, ciúmes, despeitos, rivalidades doentias, birras, amuos...

    Cabe pois ao treinador, apagar-se e não estimular e acicatar ânimos, já de si naturalmente exacerbados.

    Com o devido respeito pela dimensão de um e outro, muito do sucesso de Fernando Santos e Zidane, passa precisamente por se apagarem e não entrarem em despique com as "estrelas da companhia".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante muito tempo o que o Manchester tinha de bom para apresentar co curriculum era ter ganho ao Benfica. Depois com Fergunson , durante a fase mais mediocre do futebol inglês e aproveitando a anulação do Liverpool post Heysel começou a ganhar títulos a eito.

      Eliminar
    2. Caro anónimo das 13:04, esteve muito bem em salvaguardar as distâncias entre Zidane e Fernando Santos, mas a mim parece-me que as distâncias são ainda maiores que aquelas que educadamente deu a entender.

      O sucesso de Fernando Santos deve-se à "vaca" e a ser "bem mandado", para mim até o Rui Vitória consegue ser melhor que Fernando Santos.

      Eliminar
  5. Apenas um aparte: O Porto não devia ter publicado as contas até ao final de setembro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto está a arder e mais não digo.

      Eliminar
    2. Até fins de Outubro. Mas se fossem positivas já tinham saído. Estão à espera de ganhar na Luz para depois apresentarem a miséria.

      Eliminar
    3. E o problema (nosso) é mesmo esse : virão à Luz para ganhar e ganharão mesmo.
      Vitória na antevisão do jogo lá virá com a conversa do costume : "mesmo que saiamos derrotados do confronto com o Porto, ainda fica a faltar muito campeonato".

      Convençam-se disso : Para o Benfica de Vitória, todos os jogos são de potencial risco de derrota.

      Eliminar
    4. O que é que para os benfiquistas e Benfica interessam as contas do Porto ?
      Sejam prejuízos ou lucros, o que é que o Benfica beneficiará com isso ?

      Eliminar
    5. Se houver prejuízos nas contas do Porto, isso significará mais 6 pontos para o Benfica no campeonato ?

      Eliminar
  6. Dantes uma vedeta custava praticamente o salário que o clube lhe pagava.
    Hoje chegam aos clubes com o carimbo na testa dos milhões que custaram.
    Ora, se há um clube que dá por um jogador 100 milhões por exemplo, é compreensível que o jogador chegue, olhando todos os outros por cima do ombro e com um estatuto de intocável.
    Faz parte da natureza humana.
    E em muitos casos, estou a lembrar-me por exemplo das últimas transferências de jogadores portugueses para o estrangeiro, o montante pelo qual foram transferidos, acaba sempre por influenciar negativamente as suas prestações e as suas adaptações a novas realidades.

    Não se pode olhar para a vedeta do futebol actual, como olhávamos para as vedetas dos anos 60, 70 e 80.
    Hoje o dinheiro fala muitas vezes mais alto.

    Quanto a Zé Mourinho, comparo-o muitas vezes (o seu percurso de há uns anos a esta parte) ao Artur Jorge. Um e outro, após tempos dourados, limitaram-se a viver de rendimentos e de feitos passados.

    Caso por exemplo o Manchester despeça Mourinho, são 25 milhões que o setubalense arrecada.
    E assim "ameaça" ir vivendo, até que ninguém o queira, pelo menos na Europa, debandando terras do Oriente, onde arredondará ainda mais a sua já considerável fortuna.

    Mourinho tem uma forma de estar que não liga com o perfil da maior parte dos jogadores do futebol actual, nomeadamente as estrelas.

    Recordo que Mourinho fez sucesso no Porto (com jogadores sem nome) e no Inter de Milão, com um plantel de velhos de categoria e que foram espremidos até ao tutano.

    No Real saiu a mal, no Chelsea foi despedido 2 vezes e agora no Manchester é o que se tem visto, embora tivesse ganho uma competição (Liga Europa) que ele sempre desvalorizou, considerando mesmo ser a II divisão do futebol europeu. O que até não deixa de ser verdade.

    ResponderEliminar
  7. Os grandes craques são por natureza homens complicados.
    É por isso que se pede aos treinadores muito mais que simples homens da técnica, da táctica e da metodologia de treino.

    Por que é que vocês pensam que Fernando Santos, em quase todas as suas intervenções enquanto seleccionador, gasta cerca de 75% do seu tempo a passar a mão pelo pelo do Ronaldo ?
    É que se assim não for, o madeirense pode amuar, fazer birra e não dar o rendimento de que é capaz.

    Fernando Santos não se cansa de dizer que Ronaldo é o melhor do mundo, que era incapaz de fugir aos impostos, que é o exemplo para todos os outros, além disso, abre excepções nas concentrações da selecção, dando ao madeirense total flexibilidade para gerir o seu tempo; abre as portas dos estágios à família (próxima e distante) para celebrarem aniversários...

    Podem dizer-me que o retorno tem sido fabuloso e é verdade.
    Mas não deixa de ser alguém com um estatuto esmagador e que só não é contestado porque o seu rendimento em campo, é na maioria das vezes, muito acima da média.

    ResponderEliminar
  8. Amigo da Onça2/10/18 11:25

    E o Benfica tem alguma coisa a ver com as diatribes do Mourinho com os seus jogadores?

    Abre o jogo, e deixa as "pedras no sapato" em casa, e aproveita para dizeres ao Tiago da Fonseca que dispensas advogados de defesa porque já és crescidinho e sabes defender-te sozinho...

    ResponderEliminar
  9. Lukaku foi o mourinho q o foi buscar pra mim pessimo avançando , fellaini mais parece um trolha q jogadoe de fitebol e quem o foi buscar? Luke shaw vale 60 ou 70 milhoes!? Nao me parece! Mata fraco fraquinho! A culpa nao e so do Pogba

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pogba também é mourinho. Ele gasta muitos milhões em jogadores medianos.

      Eliminar
  10. Quanto ao Mourinho, a questão é basicamente esta : Mourinho está queimado perante os jogadores de futebol (não só os do Manchester).
    Ninguém acredita no Mourinho.
    Houve passa palavra entre os jogadores (os que já foram treinados por ele e outros não treinados) e ninguém acredita actualmente no Mourinho.
    Mourinho caiu em descrédito. E não tem a ver só com o lado desportivo do treinador.
    Mourinho entendeu que também ele é tão ou mais vedeta que os jogadores.
    Só que Mourinho, no seu desmedido ego, esqueceu-se uma máxima imposta pelo futebol :

    1 - Qualquer treinador precisa de ter os jogadores na mão para se safar;
    2 - Os jogadores não precisam do treinador para nada; se não for o A, será o B, C ou D.

    Mourinho é inegavelmente um tipo esperto.
    Porém, nesta altura menos resplandecente da vida desportiva dele, talvez pudesse tirar partido caso tivesse sido jogador de médio/alto nível, para melhor perceber como são as relações de força e poder num balneário.

    ResponderEliminar
  11. Há dois Mourinhos :

    a) o do Porto, que com pouco dinheiro e com um orçamento da treta fez coisas enormes;
    b) o pós Porto, contratado por clubes riquíssimos e com orçamentos fabulosos, mais não tem conseguido que ser despedido com os bolsos cheios (excepção feita quando esteve no Inter Milão).

    Ele próprio já reconheceu aqui há uns tempos que precisava de se reinventar como treinador.
    Para ele, quer tenha sucesso desportivo, quer não tenha, está sempre safo.
    Só as indemnizações que arrecada quando tem sido despedido, dão para dormir em cima do dinheiro para o resto da vida dele.

    ResponderEliminar
  12. Hoje todos dão opinião. Os problemas entre Mourinho e Pogba ja vêm da época psssada. A minha opinião é a de que o Mourinho não deveria ficar mais de 2 épocas num clube pois a partir daí começa ba vor tudo por agua abaixo. Talvez tudo tenha a ver com pressão e a forma como cada um lida com ela. O Mourinho parece muito seguro de si mesmo mas acredito que esteja a viver um grande pesadelo. Acho que no fim o Mourinho vai ser despedido levar uma grande indemnização e a vida continua. Quanto ao Pogba, pelas reacções de alguns históricos do MU tambem deve mudar de ares em Janeiro. Já agora como nota final eu penso que, em regra, nestes conflitos entre treinador e jogador, a razão está do lado do treinador, mas infelizmente quem acaba por levar a melhor é o jogador
    LL

    ResponderEliminar
  13. A começar pelo Mourinho.

    Antonio

    ResponderEliminar
  14. O Benfica também tem uma vedeta que se acha acima do clube.
    Não, não é o Tabaarato, é o Vieira.
    Vamos ter que levar com ele muitos anos, concretamente 2.
    Os benfiquistas não merecem no clube o presidente que têm hoje.
    Estas frases do Vieira são taxativas. E verídicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria bom se LFV apenas necessita-se de nos servir por apenas mais 2 anos, pela falta de visão que observo nos "descontentes", o melhor presidente da história do SLB ainda terá de "prolongar o frete", 2 anos parece-me pouco.
      Defendo a Alternância Democrática como poucos...mas com tanta cotovelíte, com a democracia causa, acho mesmo triste mas terá de esperar.

      Eliminar
  15. Uma troca Mourinho(ultrapasado)e o Rui (ta sempre tudo bem)era já!!Eu pago o bilhete ao Mourinho,para vir para Lisboa!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Quem ganhou a Liga Europa o ano passado foi o Simeone.

    ResponderEliminar
  17. O problema do Man utd é muito mais profundo

    1. Um diretor desportivo incompetente e que quer estar acima das decisões do manager (José Mourinho)

    2. Um manager que já passou o seu tempo e que no meio da sua soberba e face ao insucesso dos resultados muito por culpa do seu futebol enfadonho e aquisições falhadas está perdido

    3. Aqui sim a vaidade de jogadores medianos que se julgam estrelas (pogba entre outros). Mas quem o trouxe a ele? Pois foi Mourinho com a aprovação do diretor desportivo.

    Só lá falta talisca

    Felizmente o Benfica não é isto

    ResponderEliminar
  18. O Benfica tem tudo: adeptos, estádio jogadores e apenas falta o treinador.
    Mourinho no Benfica seria um sonho dado que é um treinador transformador! Seria ele a gerir sozinho todo o futebol do Benfica e, nessa base, com resultados de excelência.
    Mou está a precisar de um desafio que lhe acelere o coração, que o faça sentir que é visto como underdog, que lhe dê vontade de lutar, de fazer história, de transformar homens em guerreiros e guerreiros em monstros, de conquistar aqueles que se pensam inconquistáveis.
    Mou, esta é a altura certa para o teu regresso!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking