Foi com esta imagem que o Vitória de Setúbal, no seu site, anunciou que os benfiquistas são diferentes dos restantes cidadãos nacionais.
Não podem escolher em liberdade o vestuário que querem e o seu dinheiro, que compra os mesmos bilhetes que os outros, não lhes compra as mesmas liberdades.
Daí que recupero o que escrevi por ocasião do jogo com o Feirense, em que esses mesmos direitos garantidos pela Constituição Portuguesa estavam em causa. Recordo que o Feirense voltou atrás e nenhum adepto do SL Benfica foi impedido de entrar com cachecóis ou camisolas do clube.
Lembro o que diz a nossa Constituição:
A Constituição Portuguesa está suspensa em Setúbal? Diz o Artigo 13º:
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
O Artigo 21º continua:
Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.
Também o Artigo 37º acrescenta, no âmbito da liberdade de expressão:
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
---------------------------------------------
Daí que iremos fazer o mesmo quanto ao Vitória.
Apelamos a que, caso qualquer benfiquista se veja impedido de entrar por utilizar um cachecol, um boné/chapéu ou uma camisola do Sport Lisboa e Benfica (não se inclui bandeiras ou outros adereços que não sejam considerados peças de vestuário), chamem de imediato as autoridades presentes para vos permitirem a entrada.
Não há qualquer outra lei ou regulamento que se sobreponha à Constituição Portuguesa, que PROÍBE este tipo de medidas.
Caso não tenham a cooperação de algum agente da autoridade presente, tomem nota do seu nome para depois fornecerem esses dados ao Sport Lisboa e Benfica.
Remetemos o seguinte texto, para os endereços abaixo indicados e apelamos a que inundem as caixas de email do VFC:
"Exmos. Senhores,
Foi com enorme surpresa que lemos em vários órgãos de comunicação social que o Vitória Futebol Clube pretende limitar as liberdades garantidas pela Constituição Portuguesa no jogo frente ao Sport Lisboa e Benfica por impedir a entrada de quem use qualquer símbolo ou adereço relacionado com o Tetra Campeão nacional.
Aconselhamos a leitura dos artigos 13º, 21º e 37º da Constituição Portuguesa. Avisamos desde já que qualquer tentativa de limitar direitos, liberdades e garantias fornecidas pela lei fundamental deste país será alvo de queixa junto das autoridades competentes.
É proibida pela Constituição Portuguesa qualquer tipo de discriminação.
Com os melhores cumprimentos,
Blogue Novo Geração Benfica"
Endereços:
marketing@vfc.pt
emidio.simoes@vfc.pt
sad@vfc.pt
marco.santos@vfc.pt
Então o Benfica afinal é o quê? sexo? raça? língua? país? religião? partido politico? situação económica? condição social? orientação sexual?
ResponderEliminarMeu caro:
EliminarOs benfiquistas têm a mesma dignidade social que os outros. (13º Ponto 1)
Convicções ideológicas (13º Ponto 2)
Direito de resistir (21º)
Direito de exprimir o seu pensamento pela imagem ou por qualquer outro meio sem impedimentos ou discriminações (37º Ponto 1)
O exercício deste direitos não pode ser censurado de qualquer forma (37º Ponto 2)
Esclarecido?
Uma vez que a liberdade de associação tb está descrita na Constituição, podemos perfeitamente encaixar na convicção ideológica. Como tal posso também manifestar-me, seja pelo meu vestuário ou de maneira activa, não posso ser impedido ou censurado.
EliminarUma vez que é um espectáculo desportivo organizado por entidade privada e com condição de acesso a cidadãos pagantes, desconheço se o organizador poderá condicionar a actuação do cidadão.
Isso mesmo... voltar a mesma pressão que se fez com o Feirense!
ResponderEliminarIsto é só para assustar. Chegando o dia do jogo eles não têm como impedir o pessoal de entrar com o vestuário que quiser. PONTO FINAL.
EliminarCumps
Já fiz a minha parte.
ResponderEliminarMuito bem.Apenas uma sugestão: enviar tb á liga e FPF como responsáveis máximos pelo regular funcionamento dos jogos. É inacreditável que ainda não tenham tomado posição.
ResponderEliminarJosé Filipe
Quando é o Benfica que dá de comer a estas "bestas" pouco inteligentes.......(que me perdoem as bestas)....
ResponderEliminarJá enviei!
ResponderEliminaré que no Setúbal também há adeptos destes... http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-02-04-Benfica-lamenta-e-repudia-acoes-de-adeptos-que-roubaram-camisola-a-crianca
ResponderEliminarRenie.
EliminarSe o facto aconteceu lamento, mas isto surgiu no Facebook da suposta mãe... E passa a pseudonotícia da comunicação social que se baseia em verdades do facebook. Houve queixa na polícia?
Estes adeptos é que são muita bonas
Eliminarhttp://expresso.sapo.pt/desporto/2017-04-02-Jogador-do-Canelas-parte-nariz-ao-arbitro-aos-2-minutos-de-jogo
http://www.record.pt/futebol/arbitragem/detalhe/super-dragoes-invadem-centro-de-treinos-dos-arbitros.html
https://observador.pt/2017/01/05/arbitro-que-vai-apitar-fc-porto-ameacado-de-morte-pelos-super-dragoes/
http://relvado.aeiou.pt/porto/lider-super-dragoes-acusado-crimes-violencia-no-desporto
Já para não falar da criança de 9 anos morta à sitckada por um jogador de hoqui do porto, só porque perdeu o jogo.
Vergonha no focinho é o que te falta.
Invocar a Constituição para reivindicar tudo e mais alguma coisa, é o mesmo que os pobres invocarem o pantagruel.
ResponderEliminarO pantagruel também está cheio de receitas deliciosas, mas, difícil mesmo é ter dinheiro para comprar os ingredientes e confeccionar aquelas iguarias.
O mesmo se passa com a Constituição. Está cheia de propósitos lindíssimos (o inferno também conta com milhões de boas intenções) mas o mais difícil mesmo é haver pessoas com qualidades morais, cívicas e de cidadania que vivam tudo aquilo à letra.
Por isso mesmo, com ou sem cachecol, com ou sem bandeiras, com ou sem camisolas ou outros adereços, importa é acompanhar o clube e a equipa, independentemente do que outros possam ou não condicionar.
A tristeza que eu sinto, é que o futebol deixou de ser uma festa, para passar a ser motivo de confrontos e de uma violência, seja ela de que cariz for, inusitada.
Há quem hoje em dia corte relações com amigos de longa data (se calhar nunca o foram de verdade) por causa da...bola.
Mas que civilização estamos nós todos (eu incluído) a construir ???!!!
Não meu caro, os seus exemplos não são comparáveis. Porquê? Porque a necessidade da existência da Constituição não vem da expressão de intenções, vem da necessidade de garantir que na ausência de «pessoas com qualidades morais, cívicas e de cidadania» os outros ficam protegidos.
EliminarDesde 31 de Agosto de 1997 que apenas desejo ao Vitória de Setúbal a sua extinção.
ResponderEliminarFoi nesse dia que este clubezeco se aliou ao Porto para disputar o Setúbal x Benfica, referente à 2ªjornada da época 1997/98 no estádio das Antas.
Bem lembrado.
EliminarNão entendo estas palermices, porque além das razões bem invocadas pelo Shadow´s, coloca-se a pergunta: Se o espaço em questão é reservado a sócios do setúbal, qual é a necessidade deste aviso???
ResponderEliminarEste aviso surge porque grande parte dos socios pagantes deste miserável clube são Benfiquistas. Logo com direito a entrar no local destinado aos sócios.
EliminarDepois disto, era nunca mais verem um centimo dos Benfiquistas.
Bolas! Nunca mais acabam...!
Margem Sul
Deve ser pela razão simples que, por toda a parte do País, os cidadãos de determinada cidade podem ser sócios (e adeptos) do clube da terra deles, mas serem do Benfica de coração. Nestes casos, não poucos, aparentemente divididos, virá ao de cima o fervor pelo seu clube de coração. Por outro lado, sabe-se que nestas ocasiões, há sempre pessoal que têm amigos nessas cidades e conseguem arranjar uns bilhetinhos para aceder ao jogo. Posto isto, é de facto uma bizarria esta política de proibição, que só acontece com o Benfica. É de lamentar
EliminarPor baixeza reles e miserável ausência de valores...já que por um lado informam que é zona reservada...por outro lado, como não têm sócios suficientes para encher a bancada...permitem a sua venda livre para aumentar as receitas...só e apenas...depois de efetuarem a receita escudam-se na reles informação que a bancada sendo restrita oara sócios, não podem levar adereços do SLB!!!
EliminarSimplesmente miserável esta atitude que é repugnante mas elucidativa dos valores que "norteiam" uma classe de dirigentes, que não são mais do que escroques e usurários!!!
Nota: não me escandaliza reservarem uma zona só para sócios...o que é repugnante é proibirem adereços...permitindo aos adeptos do SLB a aquisição de bilhetes para essa bancada!!
E PLURIBUS UNUM,
EliminarTens toda a razão! Mas com estas atitudes só se fazem mais pequeninos!!!
enviado!
ResponderEliminarAcrescentei liga e federação
Desde 31 de Agosto de 1997 que o meu maior desejo é que o Vitória de Setúbal se extinga.
ResponderEliminarFoi nesse dia que este clubezeco se aliou ao Porto, para disputar o Setúbal x Benfica referente à 2ªjornada do campeonato de 1997/98 no estádio das Antas.
Não me lembro datas, mas eu vi o Vitórre, najantas, dominar a equipa da casa e de repente o treinador tira os dois melhores em campo ("por acaso" emprestados pelo frutabol corrupção e putedo) e voilá, uma vitória fácil para os quinhentinhos. A partir daí anseio pelo dia em que os charroques vão parar à segunda divisão distrital.
EliminarV.SETÚBAL 4-1 BENFICA, TAÇA DE PORTUGAL. Não Houve adiamento do jogo
EliminarEste jogo realizou-se no dia 31/05/1961, exatamente no dia seguinte ao Benfica conquistar a 1ª Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2 em Berna, Suiça.
Maio, 31 1961
Apesar do presidente do Benfica Vieira de Brito ter feito diversos pedidos à FPF e ao Setúbal para adiarem a 2ªmão dos oitavos da Taça de Portugal, que duraram um mês desde que se soube que o Benfica era o 1ºclube português a ir a uma final da Champions, ambos recusaram o pedido do Benfica.
O SLB, por uma questão de honra, não faltou ao jogo mas foi obrigado a jogar com os suplentes que tinham ficado em Portugal uma vez que à hora do jogo da Taça, Aguas, Coluna e companhia ainda não tinham chegado a Portugal, depois de conquistarem pela 1ª vez a Taça da Champions.
Quando a equipa do SLB chegou a Portuigal já o jogo da Taça tinha acabado com a vitória do Setubal por 4-1 às reservas do Benfica, passando a eliminatória por 5-4. A seguir, o Setúbal, que estava numa divisão inferior foi eliminado pleo Sporting por 4-2, apesar de ter ganho a 1ª mão por 1-0.
Nas meias finais, o Porto eliminou o Sporting por 5-3 e depois de tudo que fizeram ao Benfica quem acabou por ganhar a Taça foi o Leixões. O Karma é tramado!
Para a história fica a falta de carácter e a batota dos adversários do Benfica, com incidência no Setúbal e o cúmplice Sporting, que até gozaram e festejaram quando os jogadores do Setúbal disseram que “O Setúbal ganhou ao campeão Europeu”.
Aqui vê-se bem quem era beneficiado no tempo da outra Senhora e onde estava a inveja e a dor de corno existente nos lagartos que conspiraram tudo isto.
Normalmente quando falam do clube do regime esquecem essa história...
EliminarPara não fazer grandes comentários ou dissertações...
ResponderEliminarAcho muito bem se forem zonas exclusivas para sócios...é de um cinismo e falta de carácter, de uma baixeza atroz...se venderem lugares nessa bancada ao público!!!
Agora pareceu-me um titulo há CM. O Setubal não quer vestuario no local onde estão os socios do Setubal. É diferente de não queremos adereços do benfica no estádio.
ResponderEliminarA unica coisa que aqui fere é mesmo o FairPlay e o espirito do futebol que é o facto dos adeptos poderem confraternizar entre clubes. Mas ninguém os pode sensorar a casa é deles e lá mandam eles. O que faz com que na nossa área das bancadas a energia seja ainda melhor.
O estado do setubal e do estado portugues ou propriedade privada? E que caso seja propriedade privada, eles metem la quem quiserem e da forma que quiserem. O mesmo se passa num shopping - Reservado o direito de admissao
ResponderEliminarLol grande jurista...
EliminarAs leis não são assim tão lineares. A liberdade individual pode ser restringida por motivos de segurança.
ResponderEliminarMas foi decretada a lei marcial ou algo do género? Compete à policia garantir a segurança de quem exerce os seus direitos legais...
EliminarPor isso mesmo. A polícia pode pedir para separar os adeptos para garantir a segurança dos mesmos. Já faz isso com as claques.
EliminarSr Nuno Martins, proponho que use também a outra parte do cérebro de vez em quando.
EliminarEntão acha que os adeptos do Porto, vestidos de azul e branco devem poder ficar no estádio da luz, em áreas reservadas exclusivamente aos nossos adeptos também??
Pense lá bem.
Águia D'ouro
Águia já te disse que não possas de um jp.
EliminarClaro que podem... Por mim toda a gente tem a liberdade de ser de que clube quiser e se conseguir arranjar bilhetes qual é o problema? Ou nunca viu fotos na luz de rivais com amigos benfiquistas?
Demagogia barata, avençado.
EliminarNão seja ingénuo.
Águia D'ouro
Os clubes fazem o que quiserem é certo, não podem violar leis, é certo, mas esta por acasao até tem uma boa forma de ser contornada. T-shirts vermelhas sem o mailindo símbolo do mundo, na Decathlon custam 5€. É levar.
ResponderEliminarBela ideia para um Sponsor do Benfica pegar!
EliminarOferecer T-Shirts vermelhas com a marca propria á entrada dos estadios destes miseráveis...
Como era de borla até os adeptos do Setubal pediam ...
Margem Sul
Boa ideia
EliminarSó quero o meu Benfica P3N7A. E no proximo ano nada de jogadores emprestados a estes clubes so no estrangeiro. É de uma pequenes tremenda esta atitude. Passam a época cm estadios vazios e depois comportam-se desta maneira e mais nao vi esta atitude quado receberam os outros. Enfim é contra td e contra tds mesmo os do dosso clube k aproveitam esta altura para criticar a nossa estrutura qd não teem planos alternativos viaveis e sao amiguinhos de quem nos quer ver descer de divisao só pk acha k melhora a possibilidade de ganhar alguma coisa. E PLURIBUS UNUM
ResponderEliminarApesar de viver na Tailândia há quase 7 anos, e nos últimos 4 só me deslocar a Portugal para assistir aos 2/3 últimos jogos do meu/nosso Benfica, fiz questão de enviar um email para os endereços indicados porque acho que já chega de desrespeito. Simplesmente por isso.
ResponderEliminarRUMO AO P3N7A
Jai
Acabei de fazer a minha parte...
ResponderEliminarShadows ta tudo bem, isso ao presidente nao interessa.. pra proxima epoca ele empresta pra la mais jogadores
ResponderEliminarNão é a primeira vez que uma associação privada organiza um evento e impõe um dress code. Acontece todos os dias.
ResponderEliminarQual a inconstitucionalidade disso? Agora todos os eventos com dress code são ilegais?
Miguel costa
Algo semelhante se passou no Bessa a epoca passada e quando chamada a intervir a PSP alegou razões de segurança para não permitir a entrada de adereços relacionados com o clube. Por isso não sei se existe algo em que a PSP pode basear a sua actuação e restringir essas liberdades consagradas na Constituição da República.
ResponderEliminarHá muito que espero que, nestes clubes que são tão ciosos a cometer este crime (ir contra o que está estipulado na lei fundamental do país é, logicamente, crime), haja a coragem de impedir os benfiquistas de lhes esgotar os bilhetes no dia em que jogam contra o Benfica. Mas nenhum faz isso. Estou a ver que tenho de esperar sentado. Porque será que o não fazem?
ResponderEliminarEm Setúbal, há muita gente que faz questão em não esconder a azia e até o ódio que nutrem pelo Glorioso/versus uma certa simpatia pelo zbode, mesmo sabendo que lhes enchemos os cofres quando o Benfica se desloca ao Bonfim, como vai suceder agora. Não será altura para a direção do nosso clube perguntar a quem manda no Vitória se querem continuar a contar com empréstimos de jogadores nossos?
Sábado, para ganharmos os 3 pontos, vai ser necessário muita concentração (olhem lá, Varela e Jardel e Rúben e Grimaldo e Fedja e Pizzi!...) e começarmos a mandar no jogo logo a partir do apito inicial, deixar tudo em campo, muito cuidado com os apitadeiros. E que os benfiquistas esgotem a lotação do estádio e não regateiem o apoio aos nossos jogadores.
Do outro lado estarão adeptos que adoram desfeitear o Benfica, uma equipa motivadíssima que necessita de pontuar, um treinador lagarto que já bebeu na fonte dos truques e das manhas do porcalhão.
Vamos lá todos ao Bonfim!
A PUTA DA VERGONHA NÃO TEM LIMITES
ResponderEliminarJá se esqueceram têm os salvou de descer de divisão quando lhes emprestámos dinheiro para pagar salários
Em breve pagarão bem caro por toda esta merda que andam a fazer ao Benfica
Para o ano podem ir pedir jogadores emprestados aos Porcos
DANILO PEREIRA
ResponderEliminarFicamos a saber que este merdas se lesionou gravemente e falhará o resto da época bem como o mundial
Se fosse no Benfica já estava tudo aos gritos a falar da incompetência do departamento médico e do treinador em o ter posto lesionado no último jogo
E agora???? Que dirá o NOJO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL????
Será azar, será falta da Amarelinha, ou será que o boneco Conceição fez merda???
CONTINUARÃO A PAGAR BEM CARO O QUE MOS TÊM FEITO SEUS FDP
A culpa é claramente do Benfica!!
EliminarSe não é do Benfica é de quem? Se o Benfica fizesse como "lhe competia" e perdesse pontos em vez de jogar à bola e ir conquistando vitória atrás de vitória, já não havia a necessidade de por cagufa ter de forçar os touros a ir a jogo. ;)
EliminarFico mais preocupado com a mala que o Setúbal vai receber e quem será o azarado do aves que vai fazer passe de morte ao chiquininho e ao marreca.
ResponderEliminarAcho de facto que viola a constituição, mas manda a prudência que tal suceda, para evitar males maiores(violência e etc) .
ResponderEliminarNão nos podemos esquecer que isto se passou não só este ano, como em anos anteriores também com adversários diretos do Glorioso.
Muitas vezes (se não na maioria) são as próprias forças policiais a aconcelharem as direcções dos clubes a fazê-lo. Embora não sendo constitucional chamasse prevenção da violência.
Bem percebo a necessidade de criar pressão no adversário (só neste país mesmo) , mas acho patético.
O que seria se daqui a uma semana fosse permitido aos adeptos do Porto isto mesmo que agora não concordamos?
É isto.
Águia D'ouro
Irra que além de idiota consegues ser incoerênte na idiotice.
EliminarNo 2o parágrafo afirmas que isto acontece com outros clubes (gostava de 1 exemplo, mas dizes)... No último questionas se fosse permitido o que agora não concordamos... Ora se fosse permitido aos do Porto aquilo que não é aos do Benfica (levar acessórios do clube) só demonstrava como temos razão em reclamar!
Acho que ainda consegues ser pior que o Pedro Guerra. Xiça
EliminarSó para te lembrar que ainda na última jornada, os lagartos foram proibidos pelo Braga de levar acessórios do clube.
Não sei onde está a incoerência.
É que provavelmente o Porto vai ser proibido(como já foi em vários).
Mas como és burro não percebes que contra clubes ditos "pequenos" como o Setúbal ainda é mais fácil terem acesso a áreas restritas a sócios do clube,adeptos do SLB pois a maior parte das vezes essas pessoas têm esse clube pequeno como segundo clube e o SLB como primeiro.
Percebeste ou queres que te faça um desenho?
Águia D'ouro
Infelizmente é algo que se assiste em vários campos quando são visitados pelos grandes. Pena a passividade da LIGA.
ResponderEliminarMas se formos honestos quando é no nosso estádio o que fazemos quando nas zonas de sócios aparecem pessoas com indumentária de outros clubes?
nada? para além de ser dificil adeptos de outros clubes conseguir bilhetes sempre que têm entram, e nada lhes acontece?
Eliminarno ultimo derby que assisti na lauz, o da época transacta, vi bastantes sportinguistas espalhados nas bancadas.
com o porto foi diferente... andaram a provocar isso com a história da inbásão...
No estádio da luz não se passa nada. Chama se respeito... Os carneiros do bdc não sabem o significado.
EliminarQuem for para a bancada central e laterais que vá vestido de vermelho.
ResponderEliminarNada mais simples!