O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Vitória de Setúbal tenta limitar liberdades constitucionais dos benfiquistas.

. 58 comentários


Foi com esta imagem que o Vitória de Setúbal, no seu site, anunciou que os benfiquistas são diferentes dos restantes cidadãos nacionais. 

Não podem escolher em liberdade o vestuário que querem e o seu dinheiro, que compra os mesmos bilhetes que os outros, não lhes compra as mesmas liberdades.

Daí que recupero o que escrevi por ocasião do jogo com o Feirense, em que esses mesmos direitos garantidos pela Constituição Portuguesa estavam em causa. Recordo que o Feirense voltou atrás e nenhum adepto do SL Benfica foi impedido de entrar com cachecóis ou camisolas do clube.

Lembro o que diz a nossa Constituição:

A Constituição Portuguesa está suspensa em Setúbal? Diz o Artigo 13º:

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

O Artigo 21º continua:

Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.

Também o Artigo 37º acrescenta, no âmbito da liberdade de expressão:

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

---------------------------------------------

Daí que iremos fazer o mesmo quanto ao Vitória.
 
Apelamos a que, caso qualquer benfiquista se veja impedido de entrar por utilizar um cachecol, um boné/chapéu ou uma camisola do Sport Lisboa e Benfica (não se inclui bandeiras ou outros adereços que não sejam considerados peças de vestuário), chamem de imediato as autoridades presentes para vos permitirem a entrada.

Não há qualquer outra lei ou regulamento que se sobreponha à Constituição Portuguesa, que PROÍBE este tipo de medidas.

Caso não tenham a cooperação de algum agente da autoridade presente, tomem nota do seu nome para depois fornecerem esses dados ao Sport Lisboa e Benfica.

Remetemos o seguinte texto, para os endereços abaixo indicados e apelamos a que inundem as caixas de email do VFC:

"Exmos. Senhores, 

Foi com enorme surpresa que lemos em vários órgãos de comunicação social que o Vitória Futebol Clube pretende limitar as liberdades garantidas pela Constituição Portuguesa no jogo frente ao Sport Lisboa e Benfica por impedir a entrada de quem use qualquer símbolo ou adereço relacionado com o Tetra Campeão nacional. 

Aconselhamos a leitura dos artigos 13º, 21º e 37º da Constituição Portuguesa. Avisamos desde já que qualquer tentativa de limitar direitos, liberdades e garantias fornecidas pela lei fundamental deste país será alvo de queixa junto das autoridades competentes. 

É proibida pela Constituição Portuguesa qualquer tipo de discriminação. 

Com os melhores cumprimentos, 

Blogue Novo Geração Benfica"

Endereços:
geral@vfc.pt
marketing@vfc.pt
emidio.simoes@vfc.pt
sad@vfc.pt
marco.santos@vfc.pt
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

58 comentários

  1. Ricardo Silva4/4/18 11:19

    Então o Benfica afinal é o quê? sexo? raça? língua? país? religião? partido politico? situação económica? condição social? orientação sexual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro:

      Os benfiquistas têm a mesma dignidade social que os outros. (13º Ponto 1)
      Convicções ideológicas (13º Ponto 2)
      Direito de resistir (21º)
      Direito de exprimir o seu pensamento pela imagem ou por qualquer outro meio sem impedimentos ou discriminações (37º Ponto 1)
      O exercício deste direitos não pode ser censurado de qualquer forma (37º Ponto 2)

      Esclarecido?

      Eliminar
    2. Uma vez que a liberdade de associação tb está descrita na Constituição, podemos perfeitamente encaixar na convicção ideológica. Como tal posso também manifestar-me, seja pelo meu vestuário ou de maneira activa, não posso ser impedido ou censurado.
      Uma vez que é um espectáculo desportivo organizado por entidade privada e com condição de acesso a cidadãos pagantes, desconheço se o organizador poderá condicionar a actuação do cidadão.

      Eliminar
  2. Isso mesmo... voltar a mesma pressão que se fez com o Feirense!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/18 15:19

      Isto é só para assustar. Chegando o dia do jogo eles não têm como impedir o pessoal de entrar com o vestuário que quiser. PONTO FINAL.

      Cumps

      Eliminar
  3. Anónimo4/4/18 11:38

    Muito bem.Apenas uma sugestão: enviar tb á liga e FPF como responsáveis máximos pelo regular funcionamento dos jogos. É inacreditável que ainda não tenham tomado posição.

    José Filipe

    ResponderEliminar
  4. José Coelho4/4/18 11:50

    Quando é o Benfica que dá de comer a estas "bestas" pouco inteligentes.......(que me perdoem as bestas)....

    ResponderEliminar
  5. é que no Setúbal também há adeptos destes... http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-02-04-Benfica-lamenta-e-repudia-acoes-de-adeptos-que-roubaram-camisola-a-crianca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/18 12:10

      Renie.

      Se o facto aconteceu lamento, mas isto surgiu no Facebook da suposta mãe... E passa a pseudonotícia da comunicação social que se baseia em verdades do facebook. Houve queixa na polícia?

      Eliminar
    2. Anónimo4/4/18 13:00

      Estes adeptos é que são muita bonas

      http://expresso.sapo.pt/desporto/2017-04-02-Jogador-do-Canelas-parte-nariz-ao-arbitro-aos-2-minutos-de-jogo

      http://www.record.pt/futebol/arbitragem/detalhe/super-dragoes-invadem-centro-de-treinos-dos-arbitros.html

      https://observador.pt/2017/01/05/arbitro-que-vai-apitar-fc-porto-ameacado-de-morte-pelos-super-dragoes/

      http://relvado.aeiou.pt/porto/lider-super-dragoes-acusado-crimes-violencia-no-desporto

      Já para não falar da criança de 9 anos morta à sitckada por um jogador de hoqui do porto, só porque perdeu o jogo.

      Vergonha no focinho é o que te falta.

      Eliminar
  6. Anónimo4/4/18 12:07

    Invocar a Constituição para reivindicar tudo e mais alguma coisa, é o mesmo que os pobres invocarem o pantagruel.
    O pantagruel também está cheio de receitas deliciosas, mas, difícil mesmo é ter dinheiro para comprar os ingredientes e confeccionar aquelas iguarias.

    O mesmo se passa com a Constituição. Está cheia de propósitos lindíssimos (o inferno também conta com milhões de boas intenções) mas o mais difícil mesmo é haver pessoas com qualidades morais, cívicas e de cidadania que vivam tudo aquilo à letra.

    Por isso mesmo, com ou sem cachecol, com ou sem bandeiras, com ou sem camisolas ou outros adereços, importa é acompanhar o clube e a equipa, independentemente do que outros possam ou não condicionar.

    A tristeza que eu sinto, é que o futebol deixou de ser uma festa, para passar a ser motivo de confrontos e de uma violência, seja ela de que cariz for, inusitada.

    Há quem hoje em dia corte relações com amigos de longa data (se calhar nunca o foram de verdade) por causa da...bola.

    Mas que civilização estamos nós todos (eu incluído) a construir ???!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não meu caro, os seus exemplos não são comparáveis. Porquê? Porque a necessidade da existência da Constituição não vem da expressão de intenções, vem da necessidade de garantir que na ausência de «pessoas com qualidades morais, cívicas e de cidadania» os outros ficam protegidos.

      Eliminar
  7. Desde 31 de Agosto de 1997 que apenas desejo ao Vitória de Setúbal a sua extinção.
    Foi nesse dia que este clubezeco se aliou ao Porto para disputar o Setúbal x Benfica, referente à 2ªjornada da época 1997/98 no estádio das Antas.

    ResponderEliminar
  8. Não entendo estas palermices, porque além das razões bem invocadas pelo Shadow´s, coloca-se a pergunta: Se o espaço em questão é reservado a sócios do setúbal, qual é a necessidade deste aviso???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/18 13:43

      Este aviso surge porque grande parte dos socios pagantes deste miserável clube são Benfiquistas. Logo com direito a entrar no local destinado aos sócios.
      Depois disto, era nunca mais verem um centimo dos Benfiquistas.
      Bolas! Nunca mais acabam...!
      Margem Sul

      Eliminar
    2. Águia Douro4/4/18 13:48

      Deve ser pela razão simples que, por toda a parte do País, os cidadãos de determinada cidade podem ser sócios (e adeptos) do clube da terra deles, mas serem do Benfica de coração. Nestes casos, não poucos, aparentemente divididos, virá ao de cima o fervor pelo seu clube de coração. Por outro lado, sabe-se que nestas ocasiões, há sempre pessoal que têm amigos nessas cidades e conseguem arranjar uns bilhetinhos para aceder ao jogo. Posto isto, é de facto uma bizarria esta política de proibição, que só acontece com o Benfica. É de lamentar

      Eliminar
    3. Por baixeza reles e miserável ausência de valores...já que por um lado informam que é zona reservada...por outro lado, como não têm sócios suficientes para encher a bancada...permitem a sua venda livre para aumentar as receitas...só e apenas...depois de efetuarem a receita escudam-se na reles informação que a bancada sendo restrita oara sócios, não podem levar adereços do SLB!!!
      Simplesmente miserável esta atitude que é repugnante mas elucidativa dos valores que "norteiam" uma classe de dirigentes, que não são mais do que escroques e usurários!!!
      Nota: não me escandaliza reservarem uma zona só para sócios...o que é repugnante é proibirem adereços...permitindo aos adeptos do SLB a aquisição de bilhetes para essa bancada!!

      Eliminar
    4. E PLURIBUS UNUM,
      Tens toda a razão! Mas com estas atitudes só se fazem mais pequeninos!!!

      Eliminar
  9. enviado!
    Acrescentei liga e federação

    ResponderEliminar
  10. Desde 31 de Agosto de 1997 que o meu maior desejo é que o Vitória de Setúbal se extinga.
    Foi nesse dia que este clubezeco se aliou ao Porto, para disputar o Setúbal x Benfica referente à 2ªjornada do campeonato de 1997/98 no estádio das Antas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembro datas, mas eu vi o Vitórre, najantas, dominar a equipa da casa e de repente o treinador tira os dois melhores em campo ("por acaso" emprestados pelo frutabol corrupção e putedo) e voilá, uma vitória fácil para os quinhentinhos. A partir daí anseio pelo dia em que os charroques vão parar à segunda divisão distrital.

      Eliminar
    2. Pulpus Corruptus4/4/18 15:47

      V.SETÚBAL 4-1 BENFICA, TAÇA DE PORTUGAL. Não Houve adiamento do jogo
      Este jogo realizou-se no dia 31/05/1961, exatamente no dia seguinte ao Benfica conquistar a 1ª Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2 em Berna, Suiça.

      Maio, 31 1961
      Apesar do presidente do Benfica Vieira de Brito ter feito diversos pedidos à FPF e ao Setúbal para adiarem a 2ªmão dos oitavos da Taça de Portugal, que duraram um mês desde que se soube que o Benfica era o 1ºclube português a ir a uma final da Champions, ambos recusaram o pedido do Benfica.

      O SLB, por uma questão de honra, não faltou ao jogo mas foi obrigado a jogar com os suplentes que tinham ficado em Portugal uma vez que à hora do jogo da Taça, Aguas, Coluna e companhia ainda não tinham chegado a Portugal, depois de conquistarem pela 1ª vez a Taça da Champions.

      Quando a equipa do SLB chegou a Portuigal já o jogo da Taça tinha acabado com a vitória do Setubal por 4-1 às reservas do Benfica, passando a eliminatória por 5-4. A seguir, o Setúbal, que estava numa divisão inferior foi eliminado pleo Sporting por 4-2, apesar de ter ganho a 1ª mão por 1-0.

      Nas meias finais, o Porto eliminou o Sporting por 5-3 e depois de tudo que fizeram ao Benfica quem acabou por ganhar a Taça foi o Leixões. O Karma é tramado!

      Para a história fica a falta de carácter e a batota dos adversários do Benfica, com incidência no Setúbal e o cúmplice Sporting, que até gozaram e festejaram quando os jogadores do Setúbal disseram que “O Setúbal ganhou ao campeão Europeu”.

      Aqui vê-se bem quem era beneficiado no tempo da outra Senhora e onde estava a inveja e a dor de corno existente nos lagartos que conspiraram tudo isto.


      Eliminar
    3. Normalmente quando falam do clube do regime esquecem essa história...

      Eliminar
  11. Para não fazer grandes comentários ou dissertações...
    Acho muito bem se forem zonas exclusivas para sócios...é de um cinismo e falta de carácter, de uma baixeza atroz...se venderem lugares nessa bancada ao público!!!

    ResponderEliminar
  12. Agora pareceu-me um titulo há CM. O Setubal não quer vestuario no local onde estão os socios do Setubal. É diferente de não queremos adereços do benfica no estádio.

    A unica coisa que aqui fere é mesmo o FairPlay e o espirito do futebol que é o facto dos adeptos poderem confraternizar entre clubes. Mas ninguém os pode sensorar a casa é deles e lá mandam eles. O que faz com que na nossa área das bancadas a energia seja ainda melhor.

    ResponderEliminar
  13. O estado do setubal e do estado portugues ou propriedade privada? E que caso seja propriedade privada, eles metem la quem quiserem e da forma que quiserem. O mesmo se passa num shopping - Reservado o direito de admissao

    ResponderEliminar
  14. As leis não são assim tão lineares. A liberdade individual pode ser restringida por motivos de segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas foi decretada a lei marcial ou algo do género? Compete à policia garantir a segurança de quem exerce os seus direitos legais...

      Eliminar
    2. Por isso mesmo. A polícia pode pedir para separar os adeptos para garantir a segurança dos mesmos. Já faz isso com as claques.

      Eliminar
    3. Anónimo4/4/18 17:32

      Sr Nuno Martins, proponho que use também a outra parte do cérebro de vez em quando.
      Então acha que os adeptos do Porto, vestidos de azul e branco devem poder ficar no estádio da luz, em áreas reservadas exclusivamente aos nossos adeptos também??
      Pense lá bem.

      Águia D'ouro

      Eliminar
    4. Águia já te disse que não possas de um jp.

      Claro que podem... Por mim toda a gente tem a liberdade de ser de que clube quiser e se conseguir arranjar bilhetes qual é o problema? Ou nunca viu fotos na luz de rivais com amigos benfiquistas?

      Eliminar
    5. Anónimo4/4/18 21:55

      Demagogia barata, avençado.
      Não seja ingénuo.

      Águia D'ouro

      Eliminar
  15. Os clubes fazem o que quiserem é certo, não podem violar leis, é certo, mas esta por acasao até tem uma boa forma de ser contornada. T-shirts vermelhas sem o mailindo símbolo do mundo, na Decathlon custam 5€. É levar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/18 13:47

      Bela ideia para um Sponsor do Benfica pegar!
      Oferecer T-Shirts vermelhas com a marca propria á entrada dos estadios destes miseráveis...
      Como era de borla até os adeptos do Setubal pediam ...
      Margem Sul

      Eliminar
    2. Anónimo4/4/18 15:11

      Boa ideia

      Eliminar
  16. Anónimo4/4/18 13:36

    Só quero o meu Benfica P3N7A. E no proximo ano nada de jogadores emprestados a estes clubes so no estrangeiro. É de uma pequenes tremenda esta atitude. Passam a época cm estadios vazios e depois comportam-se desta maneira e mais nao vi esta atitude quado receberam os outros. Enfim é contra td e contra tds mesmo os do dosso clube k aproveitam esta altura para criticar a nossa estrutura qd não teem planos alternativos viaveis e sao amiguinhos de quem nos quer ver descer de divisao só pk acha k melhora a possibilidade de ganhar alguma coisa. E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
  17. Apesar de viver na Tailândia há quase 7 anos, e nos últimos 4 só me deslocar a Portugal para assistir aos 2/3 últimos jogos do meu/nosso Benfica, fiz questão de enviar um email para os endereços indicados porque acho que já chega de desrespeito. Simplesmente por isso.

    RUMO AO P3N7A

    Jai

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4/4/18 13:57

    Acabei de fazer a minha parte...

    ResponderEliminar
  19. Shadows ta tudo bem, isso ao presidente nao interessa.. pra proxima epoca ele empresta pra la mais jogadores

    ResponderEliminar
  20. Anónimo4/4/18 14:34

    Não é a primeira vez que uma associação privada organiza um evento e impõe um dress code. Acontece todos os dias.
    Qual a inconstitucionalidade disso? Agora todos os eventos com dress code são ilegais?

    Miguel costa

    ResponderEliminar
  21. Algo semelhante se passou no Bessa a epoca passada e quando chamada a intervir a PSP alegou razões de segurança para não permitir a entrada de adereços relacionados com o clube. Por isso não sei se existe algo em que a PSP pode basear a sua actuação e restringir essas liberdades consagradas na Constituição da República.

    ResponderEliminar
  22. Há muito que espero que, nestes clubes que são tão ciosos a cometer este crime (ir contra o que está estipulado na lei fundamental do país é, logicamente, crime), haja a coragem de impedir os benfiquistas de lhes esgotar os bilhetes no dia em que jogam contra o Benfica. Mas nenhum faz isso. Estou a ver que tenho de esperar sentado. Porque será que o não fazem?
    Em Setúbal, há muita gente que faz questão em não esconder a azia e até o ódio que nutrem pelo Glorioso/versus uma certa simpatia pelo zbode, mesmo sabendo que lhes enchemos os cofres quando o Benfica se desloca ao Bonfim, como vai suceder agora. Não será altura para a direção do nosso clube perguntar a quem manda no Vitória se querem continuar a contar com empréstimos de jogadores nossos?
    Sábado, para ganharmos os 3 pontos, vai ser necessário muita concentração (olhem lá, Varela e Jardel e Rúben e Grimaldo e Fedja e Pizzi!...) e começarmos a mandar no jogo logo a partir do apito inicial, deixar tudo em campo, muito cuidado com os apitadeiros. E que os benfiquistas esgotem a lotação do estádio e não regateiem o apoio aos nossos jogadores.
    Do outro lado estarão adeptos que adoram desfeitear o Benfica, uma equipa motivadíssima que necessita de pontuar, um treinador lagarto que já bebeu na fonte dos truques e das manhas do porcalhão.
    Vamos lá todos ao Bonfim!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo4/4/18 14:55

    A PUTA DA VERGONHA NÃO TEM LIMITES

    Já se esqueceram têm os salvou de descer de divisão quando lhes emprestámos dinheiro para pagar salários

    Em breve pagarão bem caro por toda esta merda que andam a fazer ao Benfica

    Para o ano podem ir pedir jogadores emprestados aos Porcos

    ResponderEliminar
  24. Anónimo4/4/18 14:58

    DANILO PEREIRA

    Ficamos a saber que este merdas se lesionou gravemente e falhará o resto da época bem como o mundial

    Se fosse no Benfica já estava tudo aos gritos a falar da incompetência do departamento médico e do treinador em o ter posto lesionado no último jogo

    E agora???? Que dirá o NOJO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL????

    Será azar, será falta da Amarelinha, ou será que o boneco Conceição fez merda???

    CONTINUARÃO A PAGAR BEM CARO O QUE MOS TÊM FEITO SEUS FDP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/4/18 15:22

      A culpa é claramente do Benfica!!

      Eliminar
    2. Se não é do Benfica é de quem? Se o Benfica fizesse como "lhe competia" e perdesse pontos em vez de jogar à bola e ir conquistando vitória atrás de vitória, já não havia a necessidade de por cagufa ter de forçar os touros a ir a jogo. ;)

      Eliminar
  25. Anónimo4/4/18 15:09

    Fico mais preocupado com a mala que o Setúbal vai receber e quem será o azarado do aves que vai fazer passe de morte ao chiquininho e ao marreca.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo4/4/18 15:12

    Acho de facto que viola a constituição, mas manda a prudência que tal suceda, para evitar males maiores(violência e etc) .
    Não nos podemos esquecer que isto se passou não só este ano, como em anos anteriores também com adversários diretos do Glorioso.
    Muitas vezes (se não na maioria) são as próprias forças policiais a aconcelharem as direcções dos clubes a fazê-lo. Embora não sendo constitucional chamasse prevenção da violência.
    Bem percebo a necessidade de criar pressão no adversário (só neste país mesmo) , mas acho patético.
    O que seria se daqui a uma semana fosse permitido aos adeptos do Porto isto mesmo que agora não concordamos?
    É isto.

    Águia D'ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irra que além de idiota consegues ser incoerênte na idiotice.

      No 2o parágrafo afirmas que isto acontece com outros clubes (gostava de 1 exemplo, mas dizes)... No último questionas se fosse permitido o que agora não concordamos... Ora se fosse permitido aos do Porto aquilo que não é aos do Benfica (levar acessórios do clube) só demonstrava como temos razão em reclamar!

      Eliminar
    2. Anónimo5/4/18 00:15

      Acho que ainda consegues ser pior que o Pedro Guerra. Xiça
      Só para te lembrar que ainda na última jornada, os lagartos foram proibidos pelo Braga de levar acessórios do clube.
      Não sei onde está a incoerência.
      É que provavelmente o Porto vai ser proibido(como já foi em vários).
      Mas como és burro não percebes que contra clubes ditos "pequenos" como o Setúbal ainda é mais fácil terem acesso a áreas restritas a sócios do clube,adeptos do SLB pois a maior parte das vezes essas pessoas têm esse clube pequeno como segundo clube e o SLB como primeiro.
      Percebeste ou queres que te faça um desenho?

      Águia D'ouro

      Eliminar
  27. Infelizmente é algo que se assiste em vários campos quando são visitados pelos grandes. Pena a passividade da LIGA.
    Mas se formos honestos quando é no nosso estádio o que fazemos quando nas zonas de sócios aparecem pessoas com indumentária de outros clubes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nada? para além de ser dificil adeptos de outros clubes conseguir bilhetes sempre que têm entram, e nada lhes acontece?

      no ultimo derby que assisti na lauz, o da época transacta, vi bastantes sportinguistas espalhados nas bancadas.

      com o porto foi diferente... andaram a provocar isso com a história da inbásão...

      Eliminar
    2. No estádio da luz não se passa nada. Chama se respeito... Os carneiros do bdc não sabem o significado.

      Eliminar
  28. Rodrigues4/4/18 18:42

    Quem for para a bancada central e laterais que vá vestido de vermelho.
    Nada mais simples!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking