O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 8 de junho de 2017

"ENTRE O BENFICA E O PENTA … UM CAMINHO CONTRA A INVEJA!" - por Rui Gomes da Silva.

. 22 comentários

"ENTRE O BENFICA E O PENTA … UM CAMINHO CONTRA A INVEJA

EVITANDO OS ERROS PRÓPRIOS

Em todas as vitórias e derrotas há uma quota parte do que se faz para ganhar e uma parcela, também importante, dos erros que cometem os que, por isso mesmo, perdem!

Mas – também por essa razão – importa aprender com a História, mesmo aquela que não fizemos, para não repetirmos os erros dos que saem derrotados.

ESQUERDISMO, DOENÇA INFANTIL DO COMUNISMO

Em 1920 (12 de maio, mais precisamente, para não dar azo a confusões com o que tinha acontecido na Cova de Iria, 3 anos menos 1 dia antes, e com o tetra do Benfica, que viria a acontecer ... 97 anos e 1 dia, depois), Lenine publicaria uma das obras mais citadas e mais invocadas da "cartilha" comunista (essa sim, uma verdadeira cartilha, transformada, depois, numa "cassete" que uns adoravam e outros odiaram).

"Esquerdismo, doença infantil do comunismo" é uma obra de referência da ortodoxia leninista, nos primórdios da "Revolução de Outubro", contra as derivas radicais, que – como sempre acontece com o poder – acabam por considerar irrelevantes as razões da vitória, endeusando e louvando a estrutura a que pertencem!

Normalmente, como com todas as lideranças conscientes – e não queremos curar, aqui, da maior ou menor proximidade com a ideologia bolchevique que deu a volta ao mundo sob a bandeira do internacionalismo proletário e com a doutrinação marxista-leninista (ou, ainda, estalinista) – são os próprios líderes máximos a alertarem para os perigos de endeusamentos autofágicos ... como, no campo extremamente oposto, aconteceu com o episódio do bezerro de ouro, na narrativa cristã!

Pois, com as devidas distâncias, é esse o perigo que mais pode contribuir para que o penta (o P3N7A, na grafia a que nos temos de habituar, na próxima época) não venha para o Museu Cosme Damião!

Mas vamos por partes ...

UM “PORTO VELHO” COM LAIVOS REVOLUCIONÁRIOS

Tenho como certo que a melhor maneira de ganhar é respeitar – e muito – os adversários!

Mas isso não nos deve impedir de analisar (fria e objetivamente) a realidade que nos circunda ...
E a realidade do Porto é dramática!

Numa estrutura pesada, vão colar uma liderança de balneário … imprevisível!
Que será suportável a ganhar, mas que será impossível apoiar … a perder!

Eu sei que este é quem mais se adapta a um período em que vão fazer barulho por tudo e por nada.
O barulho, as acusações, os ataques que vieram para ficar e substituir os bons jogadores.
Num período em que as vendas por necessidade – a pronto – vão ter como contrapartida as compras a prestações ... 

Ou em que as falhas determinadas pelo "fair play" financeiro europeu vão ser contrariadas com a imaginação criativa dos fundos a que a Europa do futebol vai fechar os olhos ...

Ao desespero interno vão tentar contrapor "estórias" anti Benfica porque sabem que essas são o único cimento possível de um poder em desagregação ...

E, um dia, quando o discurso "ultramontano" de um jovem revolucionário for um escolho no caminho, porque passado o tempo de ter servido a estratégia de uns "senhores da guerra" envelhecidos e agarrados a jogadas "de bastidores" de tempos que já não voltam, também ele seguirá o caminho do cadafalso dos treinadores em que se transformou o Dragão, à imagem do que aconteceu aos líderes jacobinos guilhotinados pela revolução francesa que, um dia, julgaram liderar ...

Até lá, vamos assistindo, a rir, às "inventonas do Francisco"!!!

UM “SPORTING NOVO” COM OS MESMOS RESULTADOS

No polo oposto ao de uma estrutura caduca e irrecuperável, como a do Porto, está a do Sporting.

Não por não ser irrecuperável, nas por ainda não ter passado o prazo para uma auto implosão!
Contra o Sporting … joga quase tudo!

O ter de refazer uma equipa que foi muito mal construída o ano passado, as saídas dos jogadores de referência, a imaturidade e a inexperiência (crónica e inultrapassável) do seu líder, a imagem de desconsideração pelos adeptos ... deixada em sucessivos escritos e áudios, a conflitualidade gratuita, a amplitude de variação emocional em relação às vitórias e as derrotas ...

A par disso, a gestão de um ego do treinador (com um vencimento superior ao que vai auferir, na próxima época, Massimiliano Allegri, na Juventus) que só tem par ... no ego do Presidente.

Ah ... e, já agora, a tendência para a desgraça do Presidente, e – mais do que o resto – do treinador (a velha maldição do minuto 92, do 88 ou seja ele qual for ... mas maldição pura, pois então)!

Como que a dar razão a Napoleão Bonaparte quando afirmava ... não querer bons generais, mas generais com sorte a comandar os seus exércitos ...

Como o percebo!

Por isso acredito em eleições antecipadas no Sporting lá para o verão de 2018!

Só uma "coisa" – muito portuguesa, tipo fado versão invertida – os pode salvar: a ideia, que por aí anda a circular, que já chega de o Benfica ganhar.

E que, não podendo ser o Porto, não seria mau "entregar o título" ao Sporting!

Com esse argumento, o Benfica não igualava o penta dos anos 90 do Porto (nos tempos não escrutinados de um "apito dourado" em construção), não deixava para trás o tetra do Sporting (tão antigo que é contemporâneo do título do Belenenses) e não cavava mais diferença para os rivais (que, assim, o seriam cada vez menos).

Porque – repito, para nunca se esquecerem – a "uns" e " outros" não importa vencer!

A "uns" e " outros" só importa que o Benfica perca!

São assim, eles!!!

Até lá, vamos lendo, a rir, os "panfletos do Nuno"!!!

SÓ A SOBERBA NOS PODE AFASTAR DO PENTA

Então, dir-me-ão, o que poderá impedir o nosso penta?

O acharmos, todos, que o penta está, já, … “no papo”!
Não está! Até estar mesmo, … ninguém o vai facilitar.

Então, exijamos, a nós mesmo, humildade e bom senso.

Contra a vontade de banalizarmos os nossos títulos e de brincarmos com as derrotas dos outros.

Li, um dia, num dos livros de referência de Jorge Valdano, publicado nos anos 90, por sugestão do Luis Freitas Lobo (com quem, então, passava horas perdidas a falar de futebol, com o encanto e a sabedoria que ele depois viria a deixar em letra de forma, no “Planeta do Futebol”, entre outros livros), que, nas grandes equipas e nos grandes clubes, os festejos de um título acabam no momento em que se entra no balneário, depois de o termos conquistado.

É isso que queremos.

Que a par da humildade e do bom senso, tenhamos a capacidade para percebermos que só unidos poderemos voltar a ganhar. Em equipa que se ganha não se mexe.

Ou, mexendo, que se mexa o mínimo possível!

Não podemos demonstrar qualquer superioridade arrogante, qualquer altivez desnecessária, qualquer presunção exagerada!

Um Benfica à Benfica, fiel aos seus princípios!!! Como Cosme Damião nos ensinou!

Se não cometermos erros (como nas revoluções) o penta é nosso ... já em 2018 (passe a arrogância)!!!"

- Artigo publicado no jornal "A Bola".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. A escrita do RGS é insuportável com tanta vírgula e reticência. Prefiro ouvi-lo a lê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falar também se perde demasiado e tem demasiadas muletas verbais.Salva-se pela postura belicosa de luva de veludo, e espalha-se ao comprido neste texto quando mistura teoria política que desconhece completamente, com metáforas futebolísticas, com percentagem de acerto semelhante à percentagem de golos marcados pelo Castaignos pelo SCP. Ó RGS, não tentes ir além da chinela.

      Eliminar
    2. Não te esqueças que graficamente no jornal tem outro aspecto. Aqui é só o texto.

      Eliminar
    3. alerta vermelho8/6/17 21:25

      Aconselho-te a ler José Saramago! Esse, é um escritor que não pontua!

      Eliminar
    4. Na mouche, Alerta Vermelho!

      Eliminar
    5. Concordo com o Toino. Completamente disparatada a referência ao livro do Lenin. Escreve mal e fala pior o RGS...

      Eliminar
  2. Em equipa que ganha não se mexe. Alinho com ele percebendo os antecedentes da inutilidade de outras debandadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/6/17 16:10

      Eu também. mas ja vi que não vai ser fácil!

      Eliminar
    2. Veremos o que vai acontecer.

      Eliminar
  3. Que a nossa arrogancia, não seja tal , em que pensemos que se pode desbaratar uma equipa toda e que no campeonato a seguir se pode voltar a meter outros achar qe estes são sempre melhores ou iguais aos que sairam.....sejamos competentes e lucidos.
    Bom artigo o do RGS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho8/6/17 21:26

      Já há muito tempo, que chamo a atenção para isso!

      Eliminar
  4. Ainda vou ver esse verme(Francisco)a pagar bem caro(nos tribunais)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/6/17 16:42

    Nada mais fácil, ou aguentamos ou f*****-nos, mudamos a equipa e ganhamos, mudamos a estrutura e continuamos a ganhar, mudamos de treinador continuamos a ganhar e denominador comum, OS ADEPTOS!!!
    Queremos muito o PENTA, eles (rivais) nem sabem o quanto esta geração quer fazer deste BENFICA o melhor de sempre, não é só um título é a força do BENFICA, em homenagem aos fundadores, aos que trabalharam para o Benfica ser o que é hoje, eu quero o PENTA E O NOSSO CLUBE VAI SER PENTACAMPEÂO!!! Os adeptos são o motor deste clube, a perder 3 -0 contra um dos rivais, os adeptos mostraram pq estavam lá, esta geração de adeptos compreende e sabe que não pode parar e nós não vamos parar nem dar atenção a quem está moribundo e anda vestido de fidalgo!
    Quanto as vendas no FCporto, vamos ver se as noticias n se espalham e as hienas não atacam o FcPorto,vamos ver....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/6/17 18:01

      muito bom texto parabéns!
      infelizmente só os adeptos não sao suficientes, mas sim, são importantes sem dúvida. se juntarmos a esta força a maior estabilidade possível(!) no plantel, acredito sim no penta. Mas é preciso que o Benfica não se deslumbre e pense que sai x entra y e tudo fica igual. porque não nos esqueçamos que o ano passado apenas saiu Nico e Bulo!!! atenção!
      -SUBSTITUTO P/ FEJSA
      -JULIO CÉSAR ASSUME COM QUALIDADE? espero q sim.
      -SUBSTITUTO P/SEMEDO à ALTURA. NÃO HA SOLUÇÕES INTERNAS
      -8 BOX TO BOX MESMO QUE PIZZI NAO SAIA.
      -JONAS NÃO PODE SAIR. SEFEROVIC PELO QUE VI DELE NÃO É SUBSTITUTO À ALTURA PARA NENHUM DOS 3 DA FRENTE.

      Cumprimentos a todos os benfiquistas e frenquentadores deste que é o melhor blog desportivo em Portugal.

      Paulo Pires

      Eliminar
    2. Anónimo8/6/17 18:16

      Na mouche! Já chegou os anos 90 e 00's, em que os corruptos ganhavam campeonato atrás de campeonato, com erros arbitrais graves, com defesas do Baia dentro da baliza e fora da área, entre outros mimos.

      Queremos o Benfica grande, maior e melhor que o dos anos 60.

      Bora lá.

      Um sócio do SLB

      Eliminar
  6. A ver se é desta que menciona o Shadows no Facebook dele. É o seu maior fã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brincalhão...quero é que o SLB ganhe e sem batotas. O Shadows é só mais um benfiquista de gema... ;)

      Eliminar
  7. Gosto do Rui Gomes da Silva tanto na iscrita como no audiovisual,com ele nao fazem farinha passe a expressao sim ele pega no boi pelos cornos sem rodeios nem medos e valente,por vezes provoca o do Sporting sem necessidade mas e o seu istilo os outros tambem o chateiam por vezes interronpendo-o constantemente levando-o a isso parabens RGS pelo seus textos em a Bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. Ele não falta ao respeito mesmo quando faz algum comentário mais provocatório, ao contrário de outros que só provocam com faltas de educação e respeito.

      Eliminar
  8. No outro dia li um cometário noutro blog que a pessoa dizia assim:
    Não sou vieirista mas admiro o travalho que está a ser feito, mas
    penso que se podia fazer tudo muito mais rapido.
    Eu pessoalmente tambem queria que o BENFICA conseguisse 700 Milhões
    de receitas por ano e os jogadores fossem os melhóres do mundo, só
    que isso não é possivel de um dia para o outro num pais como Portuguál.
    Rui Gomes da Silva respeito como Benfiquista mas não como pessoa,
    como o Pedro Guerra iguál, são pessoas que estão na linha de bruno
    de carvalho.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking