O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A renovação de Rui Vitória: Fosse assim tão fácil com os bons jogadores depois de tão bom desempenho

. 39 comentários
A renovação de Rui Vitória é uma vitória redonda de... Luís Filipe Vieira.

Estamos a falar de um treinador que foi campeão o ano passado, que venceu a Taça da Liga, que chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões...

Um treinador que este ano tem um avanço confortável no Campeonato, que está na Final Four da Taça da Liga, que está na meia final da Taça de Portugal e nos oitavos de final da Champions League...

E um treinador que, a juntar a tudo isto, tem lançados jovens que, como já percebemos, valerão os tão desejados milhões todos os anos, indispensáveis para alimentar a máquina.

Poderíamos dizer, eh lá, temos aqui um caso sério de treinador que a esta hora deve estar a ser cobiçado por alguns clubes europeus dispostos a pagar muito, ou se calhar até a fazer o FCP andar atrás dele, e lá vai o Presidente encarnado ter de subir a parada se o quiser manter como aconteceu com um outro que por cá andou.

Mas não... Tudo calmo, e aí está um treinador que, tendo ainda contrato por mais dois anos, por “mísero” milhão de euros (se comparado com outros), e depois de tão boa obra feira aceita prolongar o seu contrato até 2021. Fosse assim tão fácil com alguns jogadores depois de tão bom desempenho!

É este texto uma critica encapotada a Rui Vitória? De maneira nenhuma! Assumidamente já aqui escrevi que para mim, o grande mérito de Rui Vitória tem sido não complicar, e isso também tem o seu mérito. Os resultados falam por si.

Mas se um dia perguntarem a Rui Vitória quanto de si tem o Benfica nesta vitoriosa caminhada, acho que ele terá forçosamente de assumir que terá alguma coisa certamente, mas que terá MUITO mais dos jogadores e da Direção do que de si. A verdade é que o Benfica parece hoje estar dois passos à frente dos adversários nos aspetos fundamentais, e isso é que tem sido decisivo.

Chegámos pois a um ponto em que dá a ideia de que no Benfica qualquer treinador se arrisca a ser campeão, e que a Direção já não precisa, como aconteceu no passado, de um treinador que venha mudar muitas coisas ou ensinar a melhor maneira de se conseguir algo.

Com erros evidentemente, com decisões questionáveis como tantas vezes levantamos aqui, mas no geral essa é a ideia que prevalece:

Luís Filipe Vieira parece ter chegado ao destino, e tornado consensual o reconhecimento da sua obra e dos seus enormes méritos neste vitorioso percurso. 



P.S. Seria bom os adeptos terem consciência de que as gigantescas máquinas de comunicação dos clubes não são dirigidas apenas aos clubes rivais, mas também aos adeptos do próprio clube. Está bem que os adeptos gostam de papar tudo, mas no caso de Jiménez por exemplo, não custava nada ao Benfica ou à imprensa portuguesa ter dito a verdade e assumido que se Jimenez não foi para a China, não foi por ter decidido ficar na Europa e tentar a glória no Benfica como foi dito (alguém acredita que LFV ia negociar à China sem o aval do jogador?) Eu sei que fica bem dizer isso, mas é mentira!

Basta consultar uns sites estrangeiros ou até o tweeter do clube Tianjin Quanjian, para perceber que Jimenez não foi para a China porque a lei dos estrangeiros na China mudou, e ao mudar o clube teve de se virar para as suas prioridades. Não foi pois Jimenez a recusar a China mas a China a recusar o jogador.

“As a matter of fact, the club had even prepared the contracts for Falcão and Benfica striker Raul Jimenez. We had already reached agreement with them on wages and bonus. The pair were expected to sign the contracts, but the new rules forced us to give up on them.”

“We are currently discussing whether to hold onto [former Brazil international] Luis Fabiano. But Cannavaro told us he preferred Kalinic, who would perfectly fit into the team's style of play.”
-Shu Yuhui; source: Tianjin Sports Channel via Goal


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

39 comentários

  1. É OFICIAL!
    Que não és muito atento ao que vai para lá dos jornais eu já sabia, agora já consigo ver que não percebes um boi de futebol.

    Dizer que Rui Vitória se limitou a não complicar e que isto é mais mérito da qualidade dos jogadores e da visão da Direção é, como dizer... estupido!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pobre Guardiola e até o Sacchi que, percebendo pouco de futebol claro, consideraram o Benfica uma equipa taticamente perto da perfeição...

      Claro que o mérito disso é ter jogadores que já sabem tudo sozinhos e não complicar.

      Era giro eu ter paciência para recolher muito do que aqui escreveste de jogadores como o Guedes ou até o Semedo e ver como o foi, claro, o mérito dos jogadores que os fez chegar a entre os mais cobiçados do mundo.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo com o BBG. Que o Redmoon não percebe nada de futebol já todos sabemos. Mas ele é pior do que isso. Como não quero insultá-lo, não digo mais nada.

      Eliminar
    3. Benfica by GB também era giro alguém ter paciência e comparar os teus posts antigos em que criticavas ferozmente a gestão de LFV e os autênticos fellatios literarios que hoje em dia lhe dedicas. E depois ainda tens a distinta lata de chamar avençados aos outros.

      Eliminar
  2. Desde quando para um Benfiquista, a informação em lingua inglesa de um clube chinês tem mais credibilidade do que a veiculada pelo S.l.Benfica?
    Socio slb n 218219

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jornal Público publicou a verdade:

      "Tianjin Quanjian teve Jiménez e Falcao na mão

      Líder do clube chinês revelou que foi forçado a deixar cair as negociações com Jorge Mendes face às limitações impostas pela federação.
      LUSA 17 de Janeiro de 2017, 18:02 Partilhar notícia

      O benfiquista Raul Jiménez esteve para assinar pelo Tianjin Quanjian, admitiu esta terça-feira o presidente do clube chinês, revelando que os novos limites salariais e o número de estrangeiros impostos pela federação abortaram o negócio.


      "Encontrei-me com Jorge Mendes e estava preparado para contratar Falcao e Raul Jiménez. Os salários estavam definidos e os dois atletas estavam prontos para assinar. Entretanto, fomos avisados das restrições nos salários e do número de jogadores estrangeiros. Não tivemos opção, tivemos de mudar os planos", lamentou Shu Yuhui à Tianjin TV.

      Na segunda-feira, a federação chinesa anunciou que limitará a três o número de estrangeiros por equipa num jogo para a época que começa em Março, de forma a travar os gastos milionários com talentos estrangeiros."

      Eliminar
    2. https://www.publico.pt/2017/01/17/desporto/noticia/tianjin-quanjian-teve-jimenez-e-falcao-na-mao-1758638

      Eliminar
    3. RedMoon, acabou de se contradizer ao partilhar esses links. Pelos vistos a imprensa portuguesa disse a verdade, ao contrario do que afirma no seu texto, mais precisamente no seu "PS".

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Desde que se preste a mais uma qualquer estupida bojarda que atinja quem manda no momento , seja no balneário ou no clube , no governo , oposição ou presidencia ...sendo o SLB o maior , não pode fugir a esta tendência nem deixar de ser um reflexo deste " reviralhismo automático " em que se compraz este
      poviléu de invejosos e chico-espertos convencidos de que sabem sempre mais e veem mais longe do que a
      canalha de simplórios ( em que me incluo com muito gosto )...basta um relance pelos posts que por aqui
      se leem para perceber , sob a capa fina de "critica " , quem são alguns dos piores inimigos do clube ...
      duvido que este post seja publicado , não fossem alguns deles " residentes " , ou mesmo anfitriões .

      Semper Aquila

      Eliminar
    5. Chapeau...com classe e luva de pelica !

      Eliminar
    6. O facto do clube chinês ter chegado a a acordo com o intermediário Jorge Mendes, não significa que o acordo estivesse fechado com o clube ou com o jogador.
      Jimenez desmentiu o acordo ao afirmar que, ao ser informado do interesse, recusou a China e que os dirigentes do Benfica respeitaram a sua vontade.
      E eu acredito mais nele do que em notícias de jornais, interpretadas consoante o interesse de pessoas conhecidas por defenderem agendas conhecidas, e por serem ignorantes em matéria de negociação.

      Eliminar
  3. Um milhão por ano é o que ele ganhava:
    http://observador.pt/2015/06/11/benfica-anuncia-acordo-de-principio-com-rui-vitoria/

    Não acredito que não tenha sido aumentado. Agora que apareça um grande da europa e ofereça-lhe 3x mais e diz-lhe adeus. Benfiquismo é bonito e tal, mas dinheiro e ego falam sempre mais alto.

    Para quem lhe passou ao lado, no processo do Benfica contra o Jesus, foi revelado que Jesus ganhava 330 mil euros por mes, limpos, 4 milhoes por ano. No Sporting começou a ganhar 5 milhoes e já vai em 6 depois da renovação, provavelmente o proximo dele nem 2 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema de Rui Vitória no Benfica, independentemente de todos os méritos que lhe reconheço e que já referi em outros textos, é que pode passar por um processo similar a muitos treinadores que passaram pelo Porto num passado não muito longínquo:

      Chegam ao clube e ganham, mas visto de fora é difícil avaliar o real "peso" do treinador nessas vitórias, porque o mérito maior é atribuído à estrutura que existe e que já ganhava antes dele.

      É muito mais fácil a um treinador ser valorizado quando chega a um clube que não ganha e começa a ganhar, ou que chega e altera a estrutura, o modelo de jogo ou a maneira de pensar e fazer...

      Conseguisse Rui Vitória estes resultados se chegado ao Benfica há 7 anos atrás, e hoje tinha meia Europa atrás dele...

      Só que, parecemos regressados (e isso é positivo) aos tempos em que, como Mário Wilson dizia "Qualquer treinador que vá para o Benfica arrisca-se sempre a ser campeão."

      Como sabemos, durante mais de 25 anos, no Benfica já tinha deixado de ser assim.

      Eliminar
    2. RedMoon,

      Subscrevo, o Benfica decorridas 17 temporada desportivas neste seculo, tem um antes de Jesus, e um depois de Jesus.

      Pontuações do Benfica pela 18ª jornada:

      Entre as temporadas 2000/01 e 2008/09, o Benfica pela Jornada 18, esteve sempre muito abaixo dos 40 pontos!


      Nas ultimas 8 temporadas, com Jesus e RV, o Benfica sempre superou os 40 pontos pela 18ª Jornada!

      Foi a dinamica ganhadora que Jesus levou para o Benfica que permitiu tambem este quadro de estabilidade vencedora, quem o negar não é sério!

      Se o Rui Vitória tivesse sucedido ao Quique Flores, seria outro excelente Treinador nas Conferencias de Imprensa, seria o Quique de Vila Franca. Sem esquecer que Vitória plagiou o 4 4 2 de Jesus, porque o Vitória nunca jogou assim, aliás, o Futebol do VSC do Vitória era penoso, era "bater nela", sem qq qualidade de jogo, mas sei reconhecer que RV terá outras valencias, por exemplo gerir recursos humanos, uma area que Jesus nao domina!

      Quem deu uma "sapatada" no Benfica, e provocou esta reviravolta hegemonica foi Jesus, naturalmente suportado na Estrutura e Plantel. Mais acrescento, o Benfica em 2009, estava no abismo financeiro, e com atletas que Jesus potenciou então (Coentrao, D Luís, Di Maria, Javi ou Witsel), o Benfica começou a respirar!

      Repito, quem negar tais evidencias da importancia de JJ no ressurgimento do Benfica, não está a ser sério!

      Dr Borges Coutinho

      Eliminar
    3. Borges, o Javi chegou com o JJ mas podias acrescentar o Aimar, o Cardozo ou o Maxi que renderam muito mais a partir de 2010.
      Mais outros que não transitaram para 2010 como o Suazo, o Leo, o Katsouranis. Ficámos sempre em 3º lugar para baixo antes de JJ e em 2009 ficámos em ultimos lugar!!! da fase de grupos da Liga Europa.
      JJ pegou em jogadores desconhecidos à excepção do Garay e do Saviola que foram dispensados de grandes clubes. De resto ninguem conhecia o Witsel, o Matic ou o Enzo. Ele é que fez deles jogadores de nivel mundial.
      Agora é muita fácil dizer que JJ teve grandes equipas, mas esquecem-se que em 6 anos Jj teve sempre orçamento inferior ao porto. O mais certo era que fosse sempre 2º classificado.

      Eliminar
    4. REdmoon o Rui Vitoria não tem só ganho, são recordes atras de recordes a cairem. No primeiro ano bateu o recorde de vitorias do Benfica na champions, no segundo se calhar só não volta a bater por meia duzia de minutos nos jogos com o Besiktas... arriscava-se tambem em dois anos duplicar as vitorias fora de casa na champions do Jesus em 6 anos, n fosse o Benfica ter perdido uma vantagem de 3-0 na Turquia.

      Ou Borge Coutinho olha o mito Jorge Jesus a esfumar-se, lê a parte de com ele o passivo bancario aumentou 120 milhoes, depois diz-me como é que ele salvou o Benfica do abismo financeiro.

      Olhem agora como o Jorge reergueu o Benfica:
      http://imgur.com/a/BUj7c

      O Jorge é treinador de Futebol, Basquetebol, Andebol, Voleibol, Atletismo, Futsal, Hoquei em Patins e Atletismo, é isto que o Jorge quer que as pessoas acreditem. O benfica em 4 anos, ganhou 60 de 100 títulos em disputa. Tudo graças ao Jorge!

      Vamos olhar então os números do investimento do Benfica, tirados do transfermarkt que não é das coisas mais precisas mas dá para ter uma ideia:
      2004 – 5.45m ; 2005 – 5.65m ; 2006 – 11.7 m ; 2007 – 39.1m ; 2008 – 26m ; 2009 – 34.3m; 2010 – 36.8m; 2011 – 30.4m ; 2012 – 26m ; 2013 – 48.7m ; 2014 – 39m.

      A conclusão obvia que salta à vista é que o Jorge teve recursos que mais nenhum treinador teve. Quando ele chega ao Benfica, o Benfica já vem de duas épocas de investimento alto, coisa que nenhum outro treinador teve.

      Vamos por as coisas de uma forma simples que qualquer pessoa percebera... O Fernando Santos teve o Cardozo, um DiMaria com 18 anos, David Luís com 20 anos, e um Coentrão com 19 anos. O Quique para alem destes teve também o Aimar. O Jesus além de todos estes que se mantiveram e que entretanto evoluíram e cresceram, teve também o Ramirez, Saviola e Javi Garcia.

      Se querem acreditar que o David Luís, DiMaria, Coentrão, foi tudo o scouting do Jorge, força, esqueçam que eles já lá estavam, se querem acreditar que o DiMaria, David Luís, Coentrão não seriam ninguém no mundo do futebol, se não fosse o Jorge, força, esqueçam que o DiMaria, o Coentrão, David Luís eram internacionais sub-20, o Matic tinha já sido contratado pelo Chelsea, etc, etc... Era tudo cepos, se não fosse o Jorge estavam a trabalhar no McDonalds.

      Em 2013 após 6 anos de investimos altíssimos, o que o Jorge tinha para mostrar era um campeonato em 4 anos. Isto é reerguer? Ganhar um campeonato no primeiro ano e perder os três seguintes quando teve os planteis que teve? Quando o Jorge chegou ao Benfica a divida bancária era menos de 200 milhões, com ele chegou a 317 milhões, a folha salarial passou de 27 milhões para mais do dobro, é presico dizer mais?

      É muito fácil quantificar a qualidade dos planteis que foi dado ao Jorge no Benfica. O Benfica chegou a duas finais da liga Europa a rodar jogadores. O Jorge como é inteligente, acredita mesmo naquilo que diz e quando ele chega ao Sporting, faz o mesmo e começa a rodar jogadores na Liga Europa, o resultado foi tão vergonhoso, que teve que começar a jogar com os titulares. Está tudo dito, ficou demonstrado o mérito dele...


      Este ano apesar do investimento foi um autentico flop, agora o Sporting vai desinvestir e apostar na formação, cá estarei atento a ver o que ele faz sem os milhoes sempre a pingarem, quero ver o "potenciamento" da formação que ele vai fazer lol

      Eliminar
    5. Plagiou o 4-4-2 de JJ???? o Benfica joga de maneira COMPLETAMENTE diferente de JJ apesar do esquema posicional ser o mesmo.

      Se RV faria bom trabalho depois de Quique? Sei lá e isso nem interessa.

      Não tiro mérito a JJ mas também nao a RV.

      Eliminar
    6. Dr Borges Coutinho,

      Não creio que aqui se tenha desvalorizado o bom trabalho que Jesus prestou ao Benfica. Apenas se deixou claro, e com toda a razão, de que dispôs de meios que os seus antecessores não tiveram e, por isso, exigia-se que connquistasse mais alguns troféus do que aqueles que conquistou. Além disso, sendo um excelente profissional do ponto de vista técnico, deixa muito a desejar no que toca à personalidade de quem se quer que seja o rosto da equipa e, muitas vezes, o reflexo da postura de um Clube centenário que já muito tinha conquistado antes sequer de Jesus nascer.

      Jesus terá tantos méritos nas vitórias que conseguiu, como deméritos nas derrotas que lhe foram impostas.

      De acrescentar que a qualidade técnica dos plantéis do Vitória, com todo o respeito que tal clube merece, não se assemelha, nem de perto, nem de longe, á do plantel do Sport Lisboa e Benfica. Tal como Rui Vitória já afirmou várias vezes, o modelo de jogo deve adaptar-se às características dos jogadores à disposição, nao o contrário, como Jorge jesus defende. Por isso vemos a equipa a jogar de forma distinta com Fejsa/Samaris, Ederson/Julio César, Luisão/Jardel, Rafa/Cervi, Jonas/Gonçalo, Raul/Mitroglou, etc.. E para isso é necessário muito trabalho, não só sobre o indivíduo, mas principalmente sobre o coletivo.

      E, na minha opinião, o 4-4-2 de Rui Vitória pouco tem de semelhante com o 4-4-2 de Jorge Jesus nesta fase. É um modelo que evoluiu com a evolução do treinador e do próprio plantel, notório se revir um jogo de Novembro de 2015 e outro jogo de Novembro de 2016.

      Bem haja.

      Eliminar
    7. Fala-se muito no JJ na mundança da estrutura, mas há um nome que todos se esquecem e se calhar será tão ou mais fundamental... Rui Costa.

      Eliminar
  4. A questão do Jimenez está aí explicada.

    Quanto ao treinador, dizeres que "terá MUITO mais dos jogadores e da Direção do que de si" é absurdo. Se disseres que a Direcção dá todas as condições e oferece o contexto mais favorável possivel para um treinador triunfar no Benfica concordo, mas o que escreveste não tem nada a ver com a realidade. E aqui existem duas vertentes, a das capacidades de gestão de recursos humanos, em que Rui Vitória sabe fazê-lo muito bem, mas mesmo muito bem, sabendo que um balneário de quase 30 jogadores tem de ser gerido com pinças e que o objectivo é ter quase todos permanentemente motivados. Bem como a calma que transmite à equipa antes, durante e depois dos jogos. Por outro lado, as questões técnico/tácticas, em que Rui Vitória, e sua equipa técnica, me surpreenderam pela positiva. Não previa que a equipa do Benfica fosse capaz de mostrar tal capacidade de organização de jogo que demonstrou na época passada frente ao Bayern, acho que é o caso mais flagrante. Nunca tinha visto uma equipa do Benfica defender tão bem (talvez quando os centrais eram Ricardo e Mozer, mas o futebol era diferente, foi só um ano e saimos da Europa muito cedo), e ter tal organização em campo não é obra do acaso, nem é o Vieira e o Rui Costa que vão dar ao balneário dar uma palmadinha nas costas dos jogadores e as coisas acontecem por milagre.

    ResponderEliminar
  5. Essa ideia de dizer que o Jimenez não foi pra China pq não o quiseram são balelas! Bem que tentaram vendê-lo, como. aliás, outros. Jimenez foi mais um a dar nega às pretensões dos vendilhões que andam de "catálogo" na mão. Jonas, Mitroglou, Jardel e Samaris, pelo menos estes, já fizeram o mesmo. Se fosse verdade essa história da lei dos estrangeiros na China, esse mesmo clube que diz ter rejeitado o Jimenez não andava, de novo, a tentar levar o Jonas. Como pretende tb o Slimani e o Diego Costa.
    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/01/26/jonas-de-novo-ligado-a-china

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se fosse verdade essa história da lei dos estrangeiros na China..."

      Se fosse verdade não. É verdade! Basta pesquisar um pouco. Ainda há dias André Vilas BOas deu uma entrevista a manifestar-se contra a alteração da lei dos estrangeiros que também lhe alterou alguns planos de compras.

      http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=651343

      Eliminar
  6. benfiquista de gaia26/1/17 14:15

    E verdade que a china nao quis o jimenez ponto ..agora a imprensa nos dias de hoje estao a mando de quem lhe paga....e o SLB/vieira/mendes devem ser bons clientes.....

    ResponderEliminar
  7. Mais um post desprovido de sentido e de conhecimento futebolístico. Podias guardar para ti essa saudade imensa do Judas mercenario pesetero e respeitar um treinador que honra o nome e a tradição do nosso glorioso clube.

    ResponderEliminar
  8. Ederson, Lindelof, Semedo, Pizzi, Guedes, Renato...se não é cunho de RV não sei de quem será.

    ResponderEliminar
  9. Isso é a mesma coisa que vir dizer que o William Carvalho e o Adrien não jogam nada. Quase dois anos de casa e muito, mas muito pouca gente dá valor ao treinador, quando não se ganhava no início era o Rui Derrotas e as culpas caíam em cima dele, agora que bate recordes atrás de recordes a culpa é dos jogadores, da estrutura, dos árbitros, do vento, da sorte, do poste, mas nunca do treinador.
    O treinador está lá só para dar moral e darem todos as mãos aparentemente. Quando mete o Salvio, porque não tira o Salvio? Quando tira o Salvio, porque é que o Salvio não jogou? Tudo isto em cima de uma interminável onda de lesões, culpa do treinador, óbvio, quantos jogos é que o treinador anterior no último ano ganhou sem Gaitán? Ainda quero ouvir dizer que este plantel, no início de época era superior ao dos últimos 7 anos, ou mesmo superior aos rivais.
    Se miúdos como Guedes, Renato, Zivk, Semedo... tem vindo a render e muito para o espectável isso se deve ao treinador (e aqui claro que também incluo a estrutura, estamos a falar de uma equipa técnica que trabalha para o mesmo lado e não como outros treinadores que proibiam treinadores da B de assistir a treinos por exemplo)

    ResponderEliminar
  10. Não ficámos a saber é quanto o City terá de pagar ao Benfica se resolver mandar embora o Guardiola.

    ResponderEliminar
  11. Redmoon,

    Quase de acordo com tudo o que escreves, deixo apenas algumas notas:

    "(...) Poderíamos dizer, eh lá, temos aqui um caso sério de treinador que a esta hora deve estar a ser cobiçado por alguns clubes europeus dispostos a pagar muito (...)"

    Efectivamente, não há, na medida em que RV é um treinador sofrível. Facto.

    "o grande mérito de Rui Vitória tem sido não complicar, e isso também tem o seu mérito".

    Facto. O seu mérito é não complicar e seguir o grande trabalho que JJ deixou feito no Benfica. A grande diferença é que, com JJ, o Benfica jogava um grande futebol e ganhava. Com RV, ganha e joga um futebol horrível. Quando não existe um rasgo individual, o Benfica invariavelmente não ganha e culpa os árbitros.

    "mas que terá MUITO mais dos jogadores e da Direção do que de si". Obviamente.

    E, clara e inegavelmente, tem uma imensidão do cunho de JJ pelo que disse atrás.

    "Chegámos pois a um ponto em que dá a ideia de que no Benfica qualquer treinador se arrisca a ser campeão"

    É um facto, depois de um grande trabalho desenvolvido 6 anos antes de RV. Aliás, não só no futebol sénior. Também nas camadas jovens o trabalho foi feito. Prova é que Renato Sanches aparece precisamente ao mesmo tempo de RV, significando que o trabalho que estava feito foi feito por JJ. Não foi RV o mentor. Esse mito está desmontado.

    "Luís Filipe Vieira parece ter chegado ao destino, e tornado consensual o reconhecimento da sua obra e dos seus enormes méritos neste vitorioso percurso."

    vieira não é consensual, pelo menos para mim, na medida em que mente sistematicamente aos benfiquistas. E, para mim, isso é inaceitável enquanto postura do presidente de uma das maiores instituições do Mundo. Aliás, há 25 anos atrás este senhor já tinha sido escorraçado porque o universo benfiquista não permitia que ele fosse presidente.

    "não custava nada ao Benfica ou à imprensa portuguesa ter dito a verdade"

    Custava dizer a verdade dado que esta direcção está sustentada na mentira como, aliás, o tempo e as palavras vêm comprovando ao longo do seu mandato.

    Lamento, por último, mais uma delapidação do património desportivo do clube com a venda de um (como 90% dos benfiquistas diziam até há 3 semanas e deixaram de dizer ontem) grande craque de futebol por 30M quando tinha uma cláusula de rescisão de 60M. Gonçalo Guedes ia ser o novo Messi e hoje já só é um bom jogador muito bem vendido porque não saberíamos quanto valeria no fim do ano (pausa para bolsar). Tanto criticaram os lagartos e os tripeiros que acabaram iguaizinhos a eles. Parabéns, homens de carácter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Renato aparece pelo trabalho do JJ, lol, o treinador da B nem autorização tinha para assistir aos treinos dos séniores. Se dissesses que tinha sido graças ás raizes deixadas pelo Quique com o BLab. Exemplo o Scolari que se borrifou para a formação e que tinha uma equipa de luxo (que vinha de Queiroz) e foi preciso outra vez Queiroz com visão para agora o Rui Jorge ter matéria prima.
      E vemos como são tratados neste país bons treinadores, Queiroz, V Pereira, Marco Silva (despedido por proteger os jogadores do índio do BdC), Rui Vitória...
      Pela primeira vez vejo um presidente no SLB (não tenho memória muito além do Vale), com visão e que aprendeu com o erros, é público que o despedimento de Fernando Santos o fez mudar, que trouxe o SLB para o séc XXI e que garante estabilidade de trabalho á equipa técnica, que mantém respeito para ex jogadores e velhas glórias do SLB, e que vai deixar trabalho feito, e sim no desporto não se pode ganhar sempre.

      Depois leio aqui ainda saudosistas do personagem que diz que a equipa treinada por ele tem que ser a melhor pois tem o melhor treinador, que conseguia transformar caca em ouro, potenciar desconhecidos a jogadores de nível mundial, a queixar-se que tais jogadores não rendem e que a culpa das derrotas é o árbitro... wtf!!!

      Eliminar
    2. 1 - RV não é nem deixa de ser "sofrivel" : é um treinador que começa uma carreira ao mais alto nível de
      exigência numa idade relativamente precoce , e que saberá , como já o demonstrou , ir afinando e
      ajustando a sua ideia de jogo ao " pe-de-obra " de que dispuser,a cada momento .Cometerá inevita
      velmente os seus erros , como qq outro , e tem os seus pontos fracos e fortes ( o menor dos quais
      não será certamente o facto de ser um profundo conhecedor do trabalho feito nas camadas jovens do
      clube - aliás , se não me engano, foi com os nossos miudos que começou a ganhar títulos...)

      2- com JJ ganhamos : 50% dos títulos expectáveis ( Liga )
      1 de 6 Taças de Portugal expectáveis
      5 ou 6 Taças da Liga ( por notório desinvestimento dos potenciais rivais )
      0 Supertaças
      Parece-me algo dispendioso tendo em conta que teve os melhores planteis e condições de trabalho de
      que há memória no clube...devem ser os trofeus mais dispendiosos de sempre nas nossas vitrines !
      Se isto é o resultado do " grande futebol " do JJ ,passo...a mim o " futebol horrível " do RV (alem
      de que fica mais em conta!) e fiquem lá com o grande futebol do Cruijff da Reboleira .
      3 - Obviamente , uma porra !
      Alem disso não o ouvi justificar-se com árbitros...ah,pois,deve ser porque afinal não temos perdido
      assim tantas vezes , para grande decepção de alguns " habitués " que por aqui teorizam ( ? )
      Calma aí , malta parece que aquilo com o Moreirense deu bota, wow ! toca a malhar ! fartar vila
      nagem , que não se sabe se tão cedo temos outra abébia !
      4- E finalmente lá chegamos ao LFV - tcharamm !!! Estava a ficar preocupado , e já a ter sintomas de
      privação !
      25 anos atrás , se bem me lembro ,coloca-nos nas " anneés de braise " do que foi o quase colapso do
      MEU clube , nunca esquecerei ! Aquilo é que era , pessoal ...4 ou 5 treinadores por época , barcos
      e barcos de pés de arara a desembarcar , títulos 0 ,clube falido e motivo de chacota dentro e fora
      de portas ...
      5- delapidação do património do clube...ou venda de uma mais-valia produzida pelo próprio clube ? afinal
      em que ficamos ? um clube capaz de gerar mais-valias de dezenas ou centenas de milhões não me parece
      a mim , pobre e simplório bronco ,tão mal organizado...ah,pois,já sei, é lá para as negociatas da
      Redoute...
      6 - Tambem é difícil de aceitar que o .....do LFV não só não mostre o jogo todo ( como se sabe " a trans
      parencia e a alma do negócio ) como nem sequer se digne passar metade do seu tempo a desmentir
      "noticias " plantadas nos insuspeitos mentideros desportivos , tods os dias da semana e a multiplicar por 4 ou 5 ...fora com estes gajos todos, já !Impostores !

      Semper Aquila

      Eliminar
  12. É tão, mas tão fácil ser "bom" treinador no benfica...
    Façam um favor aqui à malta que vai frequentando este blogue, e esmiucem qual o clube preferido de todos os árbitros que apitam a nossa liga, esmiucem que é o responsável pelo conselho de justiça de FPF, esmiucem que é o responsável pela disciplina da FPF, e não se esqueçam de esmiuçar também quem é o responsável pela avaliação dos árbitros...
    Seria interessante e esclarecedor que vocês soubessem isso mesmo, e talvez depois, percebecem como é que o JJ passou de professor catedrático para um treinador banal, e como é que o RV passa de um treinador normalíssimo para um grande treinador...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exeptuando talvez o porto este ano, e estou a falar de cor pois não vejo os jogos deles, o benfica tem tido na grande maioria dos jogos, pelo menos nos últimos 8 anos, arbitragens muito "interessantes" para usar um eufemismo, e apenas (2 ou 3 anos atrás) houve um início de época onde podemos dizer que beneficiamos de erros de arbitragem que salvaram alguns pontos, porque de resto não dava para disfarçar a inclinação.
      Lembro-me de um SLB vs FCP (época JJ) onde até ao 2 - 0 o arbitro inclinou sempre o campo para o lado do FCP com desigualdades na tomada de decisão e só depois do SLB marcar o segundo golo que a coisa acalmou. E não estou a falar de penalties, ou foras de jogo que dão muito nas vistas, mas aquelas faltas antes de meio campo que cortam ataques em que os critérios divergem na cor da camisola, de amarelos, e por aí

      Eliminar
  13. "Chegámos pois a um ponto em que dá a ideia de que no Benfica qualquer treinador se arrisca a ser campeão, e que a Direção já não precisa, como aconteceu no passado, de um treinador que venha mudar muitas coisas ou ensinar a melhor maneira de se conseguir algo."

    É precisamente isto que não podemos pensar. Isto é sentar-se à sombra. Isto é o que pensavam os corruptos e vê onde andam, com um artista queimado laranja do solário a desenhar atletas com três pernas.

    ResponderEliminar
  14. Comentário divisionista que nem qualquer pasquim avençado se importaria de subscrever.
    A prática passa sempre por atribuir méritos ou culpas individuais como se mais 'ninguém existisse'. Estas 'conversas de corredores' poderão ser interessantes à mesa do café, mas perdem-se por completo se quisermos analisar um clube ou uma equipa de futebol.
    O mérito ou demérito deverá sempre ser atribuído a todos dentro da respectiva escala hierárquica, ao abrigo das funções e responsabilidades que competem a cada um.
    Neste momento os méritos terão que ser distribuídos por todos (não esquecendo os adeptos como é óbvio), e não enfatizar ou apoucar o presidente, o treinador ou seja lá quem for. As opiniões não podem varirar em função de gostarmos ou não deste ou daquele, mas sim dos objectivos e resultados conseguidos.
    Tudo o resto é música para embalar...
    António Guerra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais !
      " E pluribus unum " !

      SEMPER AQUILA

      Eliminar
  15. Red sou fã de Marco Silva e Vitor Pereira, mas RVitória cresceu imenso, observo isso, ele tem no meu entender o Mérito mais relevante deste processo, porque agrega, valoriza, tem coragem, e sabe de futebol isso é óbvio. Creio que ainda está a desenvolver o seu modelo, parece. Mas observa-se organização e capacidade de resolver problemas de toda a ordem e isso é uma mais valia impressionante no actual Benfica.

    ResponderEliminar
  16. Não é critica ao Rui Vitória. É apenas dizer que o mérito das vitórias está nos jogadores e na direcção. Enfim, não tomar por burras as pessoas que lêem este blog seria o primeiro passo a ser mais respeitado pelas mesmas.

    ResponderEliminar
  17. Fod*-**!!!! É karma....dizer que é a equipa do Benfica que melhor defende e acontecer esta miséria. É grave levar em cerca de 30 minutos 3 golos do moreirense e do boavista....miserável

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking