O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 31 de maio de 2016

RTP: serviço público pago por todos, só para alguns.

. 37 comentários


Ontem ao ver o programa da SICN, “O Dia Seguinte”, fiquei surpreso quando o jornalista Paulo Garcia informa que não tinham imagens do jogo da selecção nacional para passar pois o canal que transmitiu o jogo não tinha autorizado.

O que terá levado o responsável da RTP pelos ‘Direitos e Produção Desportiva’, Miguel Barroso, a tomar esta decisão?

A missão da RTP é condicionada pelo seu modelo de financiamento. É paga pelos impostos de todos nós. O que não quer dizer que seja “tudo nosso”. Mas daí a condicionar que sequer os lances principais pudessem ser utilizados no programa com mais audiência da televisão por cabo em Portugal vai uma distância grande.

Que prejuízo teria a RTP com a utilização das imagens? Fazia concorrência a algum programa de desporto da RTP?

É que, por exemplo, não vemos da RTP nenhum problema em ceder direitos quando se trata da Sporttv.

A RTP não encontrou obstáculos a ceder por valores não revelados(onde anda a ERC?) os direitos do EURO2016 à Sporttv.

Ou seja, quem se chegou à frente quando foi preciso comprar à UEFA fomos todos nós através da RTP. Mas agora quem garante que a RTP teve margem de lucro na revenda dos jogos à SPorttv? Pagou também o canal privado da NOS e de Joaquim Oliveira os valores a pronto ou paga a perder de vista? Onde está o rigor neste negócio? Não sabemos.

Também gostaria de ver este rigor aplicar-se à contratação de comentadores desportivos na RTP. Ainda está por descobrir qual o mérito que o marido de uma empregada de Jorge Mendes tem para comentar tudo o que é futebol. Ou porque outro comentador habitual da RTP é presença habitual nos camarotes da Gestifute. Onde está o rigor da imparcialidade nos comentadores contratados?

Miguel Barroso e a administração da RTP têm uma missão de serviço público. Ceder até 90 segundos das imagens teria sido cumprir essa missão. É para isso que a RTP recebe os nossos impostos.

Falharam. Em nome de que interesses não sei, mas em nome do interesse público garantidamente não foi.

Se o departamento de desporto da RTP, controlado pelos jornalistas desportivos da RTP Porto, Miguel Barroso ou a administração da RTP têm alguma animosidade pessoal com alguém ou com alguma concorrência, é uma situação que terão de ultrapassar.

O serviço público não se coaduna com vinganças ou agendas pessoais. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. Pareces o By_GB, com ingenuidade tão pueril.
    Faz uns meses após uma análise vergonhosa do sr. Carlos Daniel, enviei um comentário por mp no Facebook a esse senhor, perguntando se era necessário alguma formação para ser jornalista, pois ele pelos vistos teria faltado à cadeira que ensinava objectividade.

    Em causa uma análise a um jogo com o Glorioso em que o sr em questão foi extremamente parcial, faccioso até. Coisa que não pode fazer tendo em conta que também eu pago o canal (RTP1). Por mais que ele idolatre a sua opinião de súbito experto de futebol.

    Não respondeu.


    Experimentem pedir acesso a um qualquer arquivo (que são de todos nós) da RTP.
    A mim pediram-me 75 euros por meia hora de consulta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/16 07:53

      e' pra rir certo?
      voces a falarem mal do carlinhos de paredes? mais lampiao e vermelho q o sangue?
      so rir....

      Eliminar
  2. Talvez a RTP não tenha cedido as imagens porque, ao contrário do acordado, a TVI vai transmitir os dois seguintes!

    ResponderEliminar
  3. benfiquista de gaia31/5/16 18:07

    E VERDADE SIM SENHOR..a rtp desde os tempos do sr. proença de carvalho que deu a mao a sportv ..portanto nao e de admirar que continue a ajudar..e a rtp sempre a dar prejuizos..mas no SLB a coisa nao e muito diferente...1.vende-se mal..2...faz-se teatro como quem diz NIM...3.a BTV vai continuar a trabalhar mas os lucros vao ser canalizados para o suspeito do costume .. NOTA..SLB =RTP...quem mama e sempre o mesmo..alias esse mesmo tem amigos na rtp e e amiguissimo de vieira ..coicidencias???' BTV na minha casa comandada por pessoas que odeiam o SLB ....jamais ..e apelo para todos fazerem o mesmo....nem em paises do 3 mundo estes negocios aconteciam..mas a maquina de propaganda no SLB e tao grande que o passivo vai aumentar ..a despesa e cada vez maior...tenho dito.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. burra de gaia, o que tem o cú a ver com as calças?

      Eliminar
    2. outro a comer gelados de agia com a testa..acorda

      Eliminar
  4. Catedrático da Pecheleira31/5/16 18:15

    Shadows ainda não comentaste a questão da transmissão dos jogos pela BTV, ou só falas muito quando o Vieira comete argoladas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter uma BTV sem liga inglesa e eventualmente mais cara, é uma mais valia para LFV? Para nós benfiquistas?

      Eliminar
    2. Do que me respondeu o Shadows "Vai merecer sim. Mas sem pressas e quando se conhecerem os contornos dessa decisão. "
      Já cá saíram noticias sobre o Sporting, mas quando a noticia arisca cair do lado do LFV, então é travar ao máximo até se encontrar uma critica credível.
      Veremos

      Eliminar
    3. Interessante. Tendo em conta que essa decisão já foi comentada quando nem sequer existia. Aí não era preciso conhecerem se os contornos? Será que vai sair ao mesmo tempo que o post sobre o bicampeonato (sim, passado um ano ainda não saiu, saiu antes o do tri).

      Eliminar
    4. Masterpiece31/5/16 22:17

      Oh moléculas, achas que o Miguel Almeida quando almoçou com o Shadows não lhe disse quanto é que nos ia custar a BTV na próxima época ! - de certeza absoluta que ele sabe, só que está a fazer caixinha...

      Eliminar
    5. A manutenção dos jogos do Benfica na BTV é uma jogada da NOS para forçar a Altice/Meo a partilhar os seus conteúdos exclusivos. Não queiram ver vitórias onde elas não existem.

      Eliminar
    6. Enquanto os jogos do Benfica não passarem para a Sporttv, os adeptos deste clube para verem todos os jogos têm que pagar 2 canais.
      Os adeptos dos clubes rivais vêem todos os jogos do seu clube pagando só 1 canal.
      Grande negócio para os adeptos do SLB!

      Eliminar
    7. Está a demorar para encontrarem a vigarice do vieira no facto dos jogos continuarem na BTV. Vá lá, gente, imaginação. Deixo umas pistas auxiliares: atl.madrid. mendes e lim. Champanhe nas derrotas do SLB. Vender ao desbarato. Amigalhaço do oliveiredo. Bigode e orelhas. Passivo. Antiguidade de associado.

      Eliminar
    8. Qualquer benfiquista prefere ter os jogos em casa na BTV, ramalhete.

      Eliminar
    9. Peter ar. E os jogos fora não vê?
      Então para ver todos os jogos do seu clube, o adepto benfiquista terá que pagar 2 canais.
      Os adeptos dos clubes rivais, vêem todos os jogos pagando só um canal.
      É assim tão difícil de perceber que ficámos prejudicados com o negócio?

      Eliminar
    10. Oh peter, estás sempre a defender o LFV pahh... Ele não precisa de advogado...Mas espera ai...Estás em Madrid não é?!
      Não me digas que estás a trabalhar em la peineta?!
      Olha que assim desconfiamos......

      Eliminar
    11. Prefiro ver os jogos fora em streaming ou no café e ter os jogos em casa na BTV. Eu não me sinto prejudicado, sinto-me feliz, contente, satisfeito. E acho que 9 em cada 10 benfiquistas pensam como eu. Foram decadas a ser gozados pelo canal oliveiral. Espero que não seja muito dificil perceber.

      Eliminar
    12. Eu só defendo o Sport Lisboa e Benfica, Tiago. Já tinhas feito a piadinha de eu estar em Madrid, vê lá não a gastes. Sim, estou a construir la peineta com tijolos com o simbolo do SLB, pagos com o dinheiro do pizzi e do jimenez. Sempre vestido com a minha t-shirt LFV I LOVE YOU, que desenhou o Hugo Gil. Ele fez uma para o Pedro Guerra, mas estava pequena, por isso agora serve de tenda de campanha num campo de refugiados.

      Eliminar
    13. Já estou mais descansado...Se é por causas nobres nada a dizer.

      Eliminar
  5. Masterpiece31/5/16 18:53

    A RTP tem um Conselho de Administração, um Conselho Geral Independente,um Conselho de Opinião, 2 Provedores, um do ouvinte e o Jaime Fernandes do tele-espectador. Só tens que procurar a pessoa certa e reclamar, porque o Miguel Barroso e restantes colaboradores do departamento desportivo são meros assalariados que limitam-se a cumprir as ordens emanadas do Conselho de Administração. Quanto à chic...quem não tem dinheiro, não tem vicios,e as ultimas alterações na administração da Impresa e os cortes nos salários pornograficos de alguns "papagaios" são a prova evidente de alguma coisa vai mal no reino do Tio Balsemão...

    ResponderEliminar
  6. Os resumos dos jogos , os tais 90 segundos, deveriam ser disponibilizados para todos os operadores em todas as circunstancias - troca natural de conteúdos.
    Voltando ao assunto TV, neste caso BTV, sugiro que a Nos e a Meo, troquem os jogos do Benfica, ou seja disponibilizem os diferidos integrais uma à outra uma hora a pós o fim dos jogos.. Uma solução de compromisso que poderá salvaguardar o negócio de ambas. Relembro que a BTV está sem Liga Inglesa.

    ResponderEliminar
  7. Os 90 segundos são disponibilizados para notícias....não para comentadeiros....
    Pedro skop

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na lei, no âmbito do "direito à informação". Como é óbvio, a SIC deu o resumo do jogo nos seus espaços informativos. Aquilo a que tem direito. Quer mais, paga...
      E explicar isso a quem de TV percebe bola? O que interessa é bater na RTP...

      Eliminar
  8. Águia Preocupada31/5/16 20:45

    Há aí qualquer coisa que me escapa. A CMtv deu o resumo do jogo logo após o final deste!
    Mas não é obrigatório ceder 3 minutos de imagens aos outros canais?"
    Não pretendendo defender a RTP, sempre digo que a SIC não me merece muita confiança! Aquilo é tudo rafeiragem!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/6/16 00:52

    É o que dá falar do que não se sabe e muito menos ter o cuidado de se informar antes de escrever. Por lei é obrigatório que sejam disponibilizados gratuitamente somente 90 segundos de imagens que só podem passar nos programas de informação, por exemplo o Jornal da Noite ou da Tarde. Tudo o resto e como é norma entre todos os canais esses segundos ou mais são vendidos ou então trocados por outros quando há interesse dos envolvidos.

    Já agora também informo que há uma quantidade de acontecimentos considerados de interesse público e que são obrigação da RTP de os transmitir (pagos pelo contribuinte), como por exemplo as cerimónias do 10 de Junho, 25 de Abril ou até como foi o caso das cerimónias fúnebres da Amália Rodrigues as quais a RTP tem que ceder o sinal dessas transmissões a titulo gratuito aos canais privados, ou seja, o contribuinte acaba por financiar igualmente os privados... o que infelizmente tem acontecido por norma nos contratos ruinosos com as empresas de Joaquim Oliveira.

    Alguém que trabalha na área.

    ResponderEliminar
  10. Então Shadows apocalíptico vais fazer o post sobre você a BTV ou falta-te a tinta na caneta 😉

    ResponderEliminar
  11. Acabei de ler, num ano em que as receitas da champions é brutal, temos no terceiro trimestre, prejuízo de quase 10 milhões e 30 jogadores para despachar, talvez percebam os contestatários, talvez os contestatários sejam pessoas que amam o clube com paixão e razão imensas.

    Nesta perspectiva não comprava ninguém, chama-se a isto bom senso...

    Ederson, Júlio, ("guarda-redes qualquer" do campeonato nacional ou estrangeiro por 500 mil euros)
    Almeida, Benitez, Luisão, Lindelof, César, Lystcov, Grimaldo, Marçal (o Eliseu deve ter um ordenado alto), Nelson Semedo, Salvio, Guedes, Carcela, Fejsa, Samaris, Pizzi, Pawel, Guzzo, Cervi, Horta, Mitro, Jonas, Jimenez, Nelson Oliveira, Jovic e João Carvalho.


    Venda-se Jardel, Talisca, Lisandro, Eliseu e Carrillo!

    Que marabilha rapazes, que doçura de gestão camandro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/16 12:33

      As contas que realmente contam tendo em conta o que foi orçamentado para este ano são as anuais e essas pelo andar da carruagem vão dar um saldo positivo de alguns milhões.

      Joca

      Eliminar
  12. Anónimo1/6/16 09:37

    Caro Shadows estás equivocado sobre este assunto da cedência de imagens e talvez devesses ter mais cuidado antes de escrever disparates. Lá por ser serviço público, não significa que a RTP tenha de ceder imagens gratuitamente a outros canais, pois os canais privados também não o fazem, isto é um negócio como tudo na vida. Todos os operadores podem divulgar um máximo de cerca de 1 minuto por dia de um canal concorrente, depois têm de pagar, caso queiram passar mais imagens. Se pagaram para ter os direitos é normal que não possam passar imagens sem autorização ou então isto seria uma bandalheira entre todos os operadores e tínhamos, por exemplo, a CMTV a passar na integra tudo o que fosse imagens da BTV. É bom que antes de expores este tipo de raciocínio penses um pouco ou te informes melhor.

    PS: Não trabalho na RTP, nem tenho qualquer interesse em defender o serviço público, mas como trabalho na área da comunicação, sei bem como funcionam os operadores televisivos. Só para terem uma ideia, quando a CMTV surgiu andavam sempre a passar imagens de outros canais e omitiam o símbolo do canal concorrente para ver se aquilo passava e não pagarem mais pelos direitos de emissão.

    ResponderEliminar
  13. Evai aqui mais uma!
    Um presidente à Benfica, honesto e hábil nos negócios!

    2009, 2012, 2015!

    http://www.rtp.pt/noticias/benfica/domingos-soares-oliveira-nao-precisamos-de-vender-jogadores_a305704

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/domingos-soares-oliveira-nao-e-preciso-vender-jogadores-em-janeiro-783936.html

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/domingos-soares-de-oliveira-nao-precisamos-de-vender-para-investir-961311.html

    Talvez possam perceber...


    Ou não, lá está!

    ResponderEliminar
  14. Off: o ceportem de Lisboa esqueceu-se das contas trimestrais? Ou teve pudor em revelar tamanha saúde financeira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/16 12:52

      sejam quais forem essas contas eu não vou acreditar nelas, ponto

      Eliminar
    2. Já está. Lucro de um milhão. Ah valentes!!!

      Eliminar
  15. O que continua a não se perceber é como é que o Benfica, gerido por tanta competência, um clube cheio de saúde financeira, vendas astronómicas, acordos milionários e facturação nunca vista, consegue continuar a apresentar prejuízos repetidamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas ignorante e espera pela análise dos especialistas. Aka Benfica eagle

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking