O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 26 de maio de 2015

Renovação com Jorge Jesus? Sim! Mas...

. 22 comentários


A renovação de Jorge Jesus é o grande tema do momento.

Quero saudar todos os que partilharam a sua opinião no post de hoje sobre a renovação ou não de Jorge Jesus. Sem dúvida que contribuíram para se entender o que pensam sobre o tema, com a excepção daqueles muito poucos que acham que o dinheiro do Benfica é como o do Monopólio.

Na minha perspectiva, e se calhar isto vai surpreender quem acompanha o NGB com regularidade, eu defendo a renovação do contrato a Jorge Jesus. Sim. Mas com condições:

- Renovação por 3 anos

- Redução do salário bruto para 3M/ano

- Escalonamento de prémios:

1,3M pela vitória no campeonato se atingir quartos de final da Champions ou Final da Liga Europa

1,8M pela vitória no campeonato complementada pela vitória na Liga Europa com prémio de 1M

1,8M pela vitória no campeonato complementada pela vitória na Champions com prémio de 1,8M

0,5M pela vitória no campeonato, sem mais nenhum troféu

0,7M pela vitória no campeonato com pelo menos: Taça de Portugal(0,35M), Taça da Liga(0,25M) ou Supertaça(0,15M).

- Inclusão obrigatória no plantel principal de 4 jogadores portugueses da equipa B a tempo inteiro, sem rotação pela Equipa B

Na minha opinião, esta base de trabalho obrigaria a outro tipo de gestão da parte do treinador do Benfica, obrigando-o a colmatar as suas principais falhas nestes 6 anos de Benfica.

A baixa no ordenado seria devidamente premiada por resultados, que é assim que deve ser.

Não posso concordar com quem defende a manutenção do ordenado de Jorge Jesus nos mais de 4M/Ano. Isso quer dizer que logo à partida metade do que a Emirates vai pagar ao SLB seria para pagar ao treinador.

O treinador é um elo importante, mas olhemos para o que o mercado paga aos treinadores. Não podemos pagar ao nível de clubes que facturam várias vezes mais que nós.

Além disso, o SL Benfica, apesar do aumento das receitas dos últimos anos, não foge às dificuldades de tesouraria. As vendas em massa desde o final da temporada passada deveriam ser um sinal claro para os adeptos, mas ainda há quem fale de milhões como se estivesse a falar de meia dúzia de euros.

A crise mundial deveria ter ensinado alguma coisa sobre o problema do endividamento excessivo. Sobre R&C e contabilidades no mínimo habilidosas. Como não me parece que esse venha a ser o caminho do Glorioso, saúdo que LFV desta vez possa aproveitar a oportunidade para redimensionar os custos da estrutura do futebol, equipa técnica e jogadores incluídos.

Nem vou por outros temas que deveriam ser alvo de uma reestruturação como o elo entre o treinador e o presidente. Claramente falta alguém, com poder, para gerir 24h/dia o futebol do Benfica. Mas isso fica para outro dia.

Não fará qualquer sentido que o investimento em jogadores, a matéria prima que ganha campeonatos, seja reduzido mas que exista alguém que passe ao lado desse redimensionamento de custos.

Nem sequer compete ao SL Benfica ter que compensar com um contrato milionário a falta de oportunidades de que Jorge Jesus parece sofrer. Pelo menos nos clubes onde ele ambiciona estar. O Sr.Jorge Mendes que o compense. A surgir essa oportunidade do outro mundo, seria agora no Real Madrid. Parece que incrivelmente a escolha vai para o Benítez que beneficia de uma muito boa imprensa mas que já não mostra nada há muito tempo.

Se não for para Jorge Jesus se ajustar aos objectivos do Sport Lisboa e Benfica, que são o mais importante, então acho que o clube deve começar um novo ciclo, com um novo treinador, mais jovem e com ambição.

Dos nomes que têm vindo a lume, rejeito por razões diferentes Paulo BentoJosé PeseiroPaulo Sousa ouVítor Pereira.

Fiquei surpreendido com o trabalho de Nuno Espírito Santo em Espanha, mas não esqueço o seu papel de palhaço no FCP.
Leonardo Jardim confirmou que é um excelente treinador em França.

Marco Silva, apesar do esforço de certos sectores do Sporting, do Benfica e de alguns jornalistas em diminuir as suas qualidades e trabalho, demonstrou no Sporting a sua bagagem. Quantos treinadores conseguiriam trabalhar um ano inteiro com o presidente contra si? E o Sporting não teve centrais de jeito a época quase toda…

Rui Vitória parece-me uma espécie de Peseiro. Bom técnica e tacticamente, mas fraco no balneário e na gestão das situações de maior pressão. Tenho muitas dúvidas.

As minhas escolhas passariam, por razões diferentes, por Marco SilvaLeonardo JardimFrank de Boer ouRonald Koeman(agora que tem na equipa técnica o seu irmão Erwin).  

Mas à falta de disponibilidade destes, o que será o mais provável, penso que a escolha de LFV passará por Rui Vitória.

No entanto, torno a dizer: se Jorge Jesus estiver disposto a ajustar-se às condições e prioridades do clube, que fique. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Eu sou dos que acha que o ordenado deve ser mantido.

    Prefiro pagar 4 milhões a um treinador que já sabemos que constrói uma equipa todos os anos, do que a 2 ou 3 jogadores que, por por terem um treinador mais fraco não rendem nem metade do que podem (ainda hoje ouvi o Gaspar Ramos a sugerir o Paulo Bento. É melhor rir para não chorar).


    Ou seja, prefiro ter Jesus e não ter Nico e Salvio, do que ter Bento e ver os jogadores perdidos em campo. Simples.

    ResponderEliminar
  2. A Supertaça Candido Oliveira a meu ver devido a péssima data que é sempre realizada, não devia ser um objectivo com direito a premiação monetária pois as equipas ainda não assimilaram processos nem se encontram em condições físicas aceitáveis, têm um factor sorte bastante elevado na competição em causa, sendo que é disputada em apenas um jogo(Vencedor da taça Vs Vencedor do Campeonato o mérito da classificação desta competição é mts das vezes de atletas/técnicos que entretanto já saíram ). Embora tenha que ser um objectivo desportivo a nível de palmares para os atletas e técnicos.

    Quanto ao salário + premiação quiseste baixar apenas 1 milhão o que implicara mais receita para o estado sobre o Valor Base é que o imposto sobre prémios por objectivos e salário base tem uma diferença grande, verás que fui bastante mais simpático para o JJ numa tabela de IRS. ;)
    Daí para mim fazer mais sentido aquilo que apresentei no post no qual começou está argumentação/discussão.


    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  3. Paulo Geraldo26/5/15 16:40

    Muito gosta a corja amestrada de ouvir o Gaspar, o Figueiredo, o Jaime Antunes, o Diamantino e outros que tais... Com o dinheiro que o JJ dá a ganhar ao Benfica, nem se devia falar em redução de salário.

    ResponderEliminar
  4. 1994 vai repetir-se enfim... se isto não der novamente uma volta muito grande, a fim de se evitar mais um acto de suicídio...

    Mas como isto já está traçado há muito aqui vai o que já escrevi num outro lugar:

    1- Porto - Marco Silva;

    2- Benfica - Rui Vitória;

    3- Sporting - Jorge Jesus.


    Há demasiadas tentações e vários indivíduos envolvidos no processo querem provar de quem foi o verdadeiro êxito. Naturalmente que a corda vai esticar-se. Interesses em jogo. Muita gente a gravitar à volta de miúdos do SEixal para terem a sua possibilidade de negócio. Com Jorge Jesus à partida os melhores terão possibilidades e não haverá favores. Lamento. Por isso vai bater com a porta e não vai aceitar o abaixamento das condições salariais.

    Caro?????????????

    Não. Os cangalheiros é que são caros. Para o bem ou para o mal alguém assumirá esta decisão de deitar borda fora Jesus. Parece-me que a bomba relógio está em contagem decrescente... Ainda será possível pará-la? Sim, mas muito dificilmente, por várias circunstâncias: egos que querem provar de quem foi o verdadeiro êxito...
    Jesus sairá para não sair outro elemento simbólico da SAD? Não sei, para já responder a esta pergunta/questão de cariz filosófico e organizativo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só há aqui uma coisa que eu não percebo neste rumor(?) de Jorge Jesus no Sporting. Se é publico e o mesmo admitiu que não saiu para o Milan ou para o Atlético de Madrid noutros tempos porque não iria para um clube melhor do que o Benfica, porque haveria de ir para o Sporting? Mesmo que apareça um patrocinador para o treinador (4M€ brutos), onde iria haver orçamento para fazer uma equipa com que Jesus pudesse fazer algo? Seria pela motivação do campeonato que já ganhou 3 vezes? Com a UEFA à perna devido ao fair-play financeiro. Sinceramente não percebo, mas acho que na próxima semana o Jesus assina a renovação e acaba esta novela para começar outra.

      Eliminar
    2. Veremos então se esse rumor ou parte se confirma. Nesse rumor estavam contidos esses nomes. Se Rui Vitória acabar no Benfica, Jorge Jesus não sairá de Portugal devido a questões familiares e porque vai aparecer esse tal patrocinador. Os principais jogadores do SCP não vão sair e sempre poderão vir jogadores emprestados ou comprados para suprir determinadas falhas, tal como o Jesus gosta. Parece-me que Lotopegui estará condenado no Porto. Caberá a Jorge Mendes despachá-lo de forma diplomática, apresentando-lhe uma proposta tentadora. Marco é o senhor que se segue.

      Mas cá estaremos. Uma coisa é certa de Rui Chouriço Vitória num primeiro momento já se está a passar o treinador escolhido será o meu treinador, ou só se Jorge Jesus não quiser continuar...

      Deixem-se de eufemismos e admitamos de uma vez por todas que JJ está de partida. Devemos abandonar esta coisinha de portuguesinho do mais ou menos, do coitadinho. Sejamos claros e evidentes: Jorge Jesus está de saída. A partir daqui cabe indagar as razões que o vão levar a bater com a porta.

      Eliminar
    3. VENTO LUSITANO o proximo treinador do Benfica se JJ sair será Marco Silva.

      Lopetegui vai mesmo fiicar no porto.

      Proximo treinador do sporting será Rui Vitoria ou Pedro Martins.


      Abraço

      Daniel

      Eliminar
    4. João Vilela26/5/15 18:36

      Sinceramente não me parece que a tua "visão" se confirme. JJ nunca iria para o Sporting, na eventualidade de sair do Benfica é para o estrangeiro. E Marco Silva, embora saia do Sporting com toda a certeza, não vai parar ao Porto. Ainda ontem foram buscar mais um espanhol amigo do Lopetegui (Bueno), porque raio iam fazer isso se o treinador fosse outro? Por fim, se realmente JJ sair do Benfica, então Rui Vitória é alguém que eu veria a poder treinar o Benfica, sem dúvida.

      Eliminar
    5. Daniel, vamos ver. Tudo se resolverá até dia 6 de junho mais coisa menos coisa. 6 de junho.

      Eliminar
    6. Este vento lusitano deve ser um lagarto ressabiado que por aqui gravita para espalhar a confusão.
      Ou muito me engano ou Jorge Jesus já chegou a acordo com o presidente para renovar há muito tempo e ambos estão já a preparar o tri ao mesmo tempo que se riem destes cómicos de meia tigela que inventam histórias e fingem ter sempre informações priviligiadas.
      É cada barbaridade que se lê que um gajo até pensa que só pode ser a gozar. Mas enfim...

      Por mim, 4M€ é um valor justo para o que o Mestre Jesus vale e é para renovar obviamente.

      Eliminar
  5. Obvio q nao posso concordar com o q escreveu aqui caro Shadows, como sempre começa bem os seus topicos mas acaba sempre por conclusoes brilhantes.......ou nao.

    "Não posso concordar com quem defende a manutenção do ordenado de Jorge Jesus nos mais de 4M/Ano. Isso quer dizer que logo à partida metade do que a Emirates vai pagar ao SLB seria para pagar ao treinador."

    Nao percebo a analogia, o q tem a ver uma coisa com a outra ?

    O Benfica tem q pagar o q contratualmente assina, se vem do patrocinio, das vendas ou doutra fonte qualquer é indiferente, procurar associar a montantes recebidos daqui ou acolá é simplesmente pra criar polémica.

    "O treinador é um elo importante, mas olhemos para o que o mercado paga aos treinadores. Não podemos pagar ao nível de clubes que facturam várias vezes mais que nós."

    Qd se trata de pagar nao pode ser ao nivel de quem factura 10x, mas qt a objectivos ja queres ir longe na Champions, ganhar a liga interna e mais uns extras........nivela la o pagamento pelos objectivos desportivos q ambicionas e ai sim seras coerente. Se queres os 4ºs da Champions por sistema, entao paga o salario de um treinador habituado a estar nos 4ºs.........e nao esquecer q antes de exigir tb precisas dar um plantel equivalente........

    Os objectivos serao sempre dependentes das condiçoes criadas, e isso inclui as condiçoes financeiras do treinador, plantel e afins........

    Tens grandes ambiçoes desportivas, o q é salutar, mas dp queres impor jogadores e equipa tecnica de menor qualidade, a ganhar pouco e ainda tens a lata de criticar qd nao reunes as condiçoes necessarias as ditas ambiçoes.......tu queres é um ferrari pelo preço de um fiat.........nao ha papel e tem q se reduzir ? ok, entao toca a refrear as ambiçoes e assumir de vez q temos o q pagamos e se algo vier a mais entao estao todos de parabens e nao se deve criticar quem fez mais do q se deveria esperar.

    Cumps.

    Zé Moina.

    ResponderEliminar
  6. "Não fará qualquer sentido que o investimento em jogadores, a matéria prima que ganha campeonatos, seja reduzido mas que exista alguém que passe ao lado desse redimensionamento de custos."

    O plantel do Quique Flores era melhor do que o que temos este ano. Ficámos em terceiro. O plantel do Porto este ano está recheado de grandes jogadores. Não ganharam nada. Dizer que os jogadores são a matéria prima que ganha campeonatos parece-me discutível.

    Também quero jovens portugueses na equipa. Mas primeiro quero ganhar. O Sporting tem grandes escolas. Nos últimos anos formaram dois bolas de ouro e vários jogadores de primeiro plano. Nos últimos 33 anos ganharam 2 campeonatos. Curiosamente, foi quando apostaram nos jovens Schmeichel, André Cruz, Beto Acosta, César Prates, Paulo Bento, João Pinto, Jardel...

    Ronald Koeman? A sério? Não chegou uma vez? É para voltarmos aos terceiros lugares?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché. A malta é assim em tudo: Futebol, política, etc. A memória é muito curta. Eu também já falei mal do Jesus e no início da época passada (derrota na Madeira e vitória em casa muito sofrida com o Gil Vicente com 2 golos nos descontos) e tive de engolir tudo o que disse. Mas friamente acho que quando Jorge Jesus sair vamos voltar ao antigo cemitério de treinadores e se calhar vão passar esses nomes todos por cá (Paulo Bento, Rui Vitória, Peseiro, etc) e vão cair um atrás do outro.

      Eliminar
  7. Para quê reduzir o salário do JJ só porque sim? Para quê impor limites ao treinador? Sem falar nas alternativas... o Koeman foi um lixo no SLB e a equipa não tinha atitude nenhuma (enquanto que com o Trap tinha muita) e o resto deixam muitas dúvidas.

    Temos um treinador que já deu provas que é muito competente naquilo que faz, com uma percentagem de vitórias altíssima... e aqui quer-se brincar aos desafios do PES ou do CM, que se aceitam para fazer o jogo mais difícil... não se percebe... O JJ tem as regras de todos os clubes e é com essas que ele tem de treinar.

    Se quiserem mudar de treinador e jogar com putos e fazer disso prioridade, que guardem um dinheirinho para as consultas matrimoniais porque não iremos lá sem isso.

    ResponderEliminar
  8. Boas Tardes,

    Embora a Instituição seja Maior do que qualquer pessoa e não haja insubstituíveis, acho que se deve fazer um esforço para se manter Jorge Jesus. Por esforço leia-se manter condições. O homem já provou que é mais importante do que qualquer jogador. Faz mais sentido fazer um esforço pelo treinador do que por qualquer jogador. Se na época que vem esse esforço assimila +/- metade do valor do patrocínio, na época que passou assimilou quase a totalidade. Portanto se o ponto de vista é esse até vai ser benéfico.

    Tendo em conta a venda já realizada e a(s) que se deve(m) materializar penso que em termos de receitas de vendas, de patrocínio, de tv, etc, não devemos ficar aquém das receitas de anos anteriores, até devemos aumentar receitas. Não significa que vamos a correr aumentar os custos. Claro que não. Mas com que moral reduzimos o vencimento a um treinador que nos têm dado títulos?

    Eu fiz um comentário no posto das 4 questões que não apareceu, talvez por aselhice minha a postar, mas acho que nenhum dos treinadores falados, cada um pelo seu motivo, não serve ao Benfica. Aquele que ainda vejo com maior capacidade é o Vítor Pereira, mas quando estava na cadeira azul foi muito baixo a falar da nossa grande Instituição.

    Resumindo, pelo que Jesus fez, tem de caber sempre no orçamento, nem que seja porque ninguém conseguirá fazer perto do que ele faz. Rui Vitória (ainda) não é treinador para o Benfica. Jorge Jesus como jogador passou por perto de 20 clubes, como treinador já vai quase com metade disso. São muitos anos de experiência e conhecimento. E mesmo assim cometeu erros nas primeiras épocas de Benfica.

    Abraço,

    João Escarameia.

    ResponderEliminar
  9. Epá...o Koeman chegou aos quartos-de-final da Champions com uma sorte desgraçada! O Beto marcou contra o MU! Repito, o Beto!!
    O Marco Silva tem muito boa figura, postura e paciência. Mas o Sporting não jogou melhor e, independentemente da dupla de centrais, ele não soube ensinar aos seus jogadores a controlar a profundidade, sendo apanhado inúmeras vezes em situação de 1 para o guarda-redes. Acho que ainda é mais hype que outra coisa.
    Leonardo Jardim pelos vistos só gosta de equipas médias a quererem ser grandes.
    Frank de Boer não conheço suficientemente o trabalho.

    E caros foram Quique ou o Koeman, que não ganharam nada, nem puseram a equipa a jogar.

    ResponderEliminar
  10. Qual é o custo de não manter umm treinador que já demonstrou a sua competência? É ou não superior a 1 milhão de euros? Para quê baixar o salário de alguém que tem tido um desempenho mais do que satisfatório, embora ainda tenha margem para melhorar.

    Jesus não deve ver o seu salário diminuído. Ao longo deste tempo as receitas do Benfica, sem contar com vendas de jogadores, têm subido. O patrocínio com a Emirates, a BTV em vez dos míseros 7 milhões do Oliveirinha. Para que serve isso se não for para manter quem é competente?!! Não percebo esta veia anti-Jesus...

    Contrato de 4 anos, valores adicionais por objectivos, com um peso de relevo na passagem aos oitavos da Champions, acordo sobre maior aproveitamento da formação, mas acima de tudo, o objectivo tem de ser ter uma equipa que mantenha o nível dos últimos 3 anos!!!

    ResponderEliminar
  11. Já se tem debatido longamente aqui as questões relativas ao JJ. Eu sou daqueles que há muito, muito tempo, vê nele a solução ideal para o SLB.

    Mas há algo que acrescento ao raciocínio do post. De facto observam-se diferentes questões relativas aos diferentes treinadores mencionados. O que acrescento é isto: um futebol como o do Leonardo Jardim consegue ganhar campeonatos nacionais no Benfica? Um jogo posicional? eU CREIO QUE Não. porque os excessos faltosos contra o benfica são permitidos, os penaltys a favor esquecidos, etc.

    uma das maiores virtudes do JJ para ganharmos a nivel interno é este jogo de cair em cima do adversário. com JJ, autocarros nao resolvem nadinha! e o jardim tem sucesso no monaco com jogo defensivo e posicional, dando bola ao adversario...

    ResponderEliminar
  12. Só não percebo é como é que o Benfica tem baixar custos e é ver o Porto sempre ai investir cada vez mais...

    Comparar o Rui Derrota ao Peseiro deu para rir, mas de resto concordo com quase tudo. Ia buscar o Vitor Pereira, 3 anos de Porto, 3 anos em que o JJ não ganhou nada. Coincidências...

    Rui Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ordenado tinha o Vítor Pereira no porto? E ganhou quase tudo incluindo uma Taça Uefa em que fomos eliminados pelo Braga. JJ não se sentiria envergonhado com as conquistas de VP, comparando os seus ordenados? Quando jogamos com fcp, sporting ou Braga, JJ não utilizou sempre táticas muito defensivas?
      Gostava que o JJ ficasse, mas se sair pouco me preocupa, que venha o MS, o RV ou quem a Sad escolher.

      Eliminar
  13. Digo, com uma probabilidade muito alta de acertar, que provavelmente o treinador mais caro de sempre da histórica do SL Benfica foi Bélla Guttmann. Basta ler os relatos da altura.

    E que bem gasto foi esse dinheiro.

    A qualidade tem um preço. Alto.

    ResponderEliminar
  14. Concordo com o texto, ... e aceitaria os 3 milhões se JJ aceitasse a premissa de incluir a formação no projecto...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking