O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Não, O Benfica não precisa de uma Revolução: Precisa de Transformação!

. 67 comentários


No mundo empresarial, e com uma significativa transformação a nível social, geopolítico e tecnológico, os empresários já reconhecem na sua maioria que ou transformam o modelo de negócio ou grande parte das empresas irão desaparecer (substituídas por outras emergentes - algumas que ainda nem existem ao dia de hoje).

Goste-se ou não das "personagens", esta transformação foi precisamente o que Domingos Soares Oliveira trouxe ao SLBenfica desde finais de 2004 até à sua saída este ano. Pelo caminho, trouxe práticas de gestão que não existiam no mundo do futebol e eram muito comuns ao mundo empresarial tradicional e, mais ainda, ao mundo empresarial tecnológico onde esteve.

O SLBenfica desde então transformou infra-estruturas, venceu títulos, criou uma das melhores academias do mundo, profissionalizou várias áreas do clube, etc... até que vários anos, muita sobranceria e aburgeusamento ao Sistema, fizeram que o SLBenfica passassem a ter outras prioridades antes do desenvolvimento do Clube, a conquista de títulos e a satisfação dos seus associados.

Ora, hoje li um grande benfiquista dizer que o SLBenfica precisa de uma revolução. Não acho. Aliás o que ele refere depois ao longo do seu texto não é também uma Revolução.

O SLBenfica parou no tempo! A Direcção aburguesou-se! O processos judiciais alteraram as prioridades e a defesa passou a ser mais importante que o ataque aos temas relevantes e estruturantes. 

O SLBenfica foi alvo do mais vil ataque de espionagem empresarial que teria resultado em irrepreensíveis consequências para quem o levou a cabo, nomeadamente os rivais do Benfica, isto se tivesse ocorrido em qualquer outro país onde a justiça não vivesse de mãos dadas com os barões do futebol.

Se passaram à defesa e vivem com medo de novos ataques, talvez seja porque devem ou temem algo. Se é esse o caso, não têm condições para estar no SLBenfica e não se deveriam ter proposto a votos. Se não devem nem temem, então adotam uma postura errada e desde o Tetra que acharam que agora ia ser sempre assim... o Clube parou.

Não é menos verdade que os benfiquistas são muito rápidos a colocar "rotulos" às pessoas, a insultar e achincalhar quem queira mostrar-se com ambição para fazer diferente. Encontram sempre um elo de ligação a algo que justifica que não deve ser de confiança. Na prática, só são de confiança quando interessa a certos grupos de interesses.

Resultado? Essa gente acaba por não se mexer e fabricam-se candidatos a partir de bases de apoio e narrativas de mudança. O projecto não é do candidato, o candidato é que dá a cara pelo projecto. ERRADO! Foi por isso que Noronha falhou e falhará sempre porque, como Rui Costa, não mostrou liderança e domínio dos temas.

O SLBenfica precisa romper com o passado. Rui Costa, pelo seu Amor ao Benfica, por mim merece sempre uma oportunidade - até porque foi eleito para tal. Mas a oportunidade foi dada, não temos que lhe fazer nenhum favor... e tem até Outubro de 2025 para mostrar que merece mais. Até ver não tem feito por merecer.

Rui Costa tem condições para fazer JÁ, ou deixar que venha alguém e faça:

- Alterar o modelo de Governo da SAD. Proceder a uma profunda renovação e remodelação dos quadros e do modelo de governo. Já aqui escrevi várias vezes e até propus um organigrama de base para discussão, não vou repetir.

- Aproximar o Clube dos benfiquistas. Se há pessoas que entendem que deve haver esse afastamento, esses devem ser os primeiros a sair. Ouvir mais, entender que é preciso liderar com e para as pessoas. Comunicar mais e melhor, Melhores conteúdos e presença proactiva do Clube, atletas e profissionais no contacto com os benfiquistas. Controlar as narrativas em vez de optar pelo silêncio.

- Tomada de posição clara no que pretendem para a reorganização dos quadros competitivos e propor a criação de um grupo de trabalho que o desenvolva, a partir do qual deve emergir um candidato à FPF (já vai muito tarde, mas não desafiar Proença é entregar o futebol português por mais 10 anos a um sistema renovado e controlado pelos de sempre, mas com novas caras).

- Toma de posição fundamental sobre os Direitos Televisivos, com uma audiência ao Governo a pedir o atraso da medida em prol da renovação dos quadros competitivos prévios, como também está escrito noutros posts aqui e já foi ate corroborado pelo João Gabriel recentemente e comprovado pelo Director Geral da DAZN.

- Resolver revisão dos Estatutos até final de 2024, chamando os sócios à discussão em vez de impor alterações que resultarão apenas em cisões e discussões absurdas. É preciso entender quais sãs os artigos de maior relevância e ter abertura para que sejam conforme os sócios entendam que é o melhor para o clube. Impor não vai resolver nada.

Estas cinco medidas, poderiam ter ser imediatamente levadas a cabo e comunicadas. Várias são de execução a dois / três meses e todas poderiam estar prontas (na sua generalidade) antes do inicio da época para evitar contágio com a preparação e execução da nova época onde não podemos falhar.

Ou Rui Costa cede, reconhece que não tem a base de conhecimento e de apoio empresarial na equipa que necessita... ou as eleições de 2025 vão fazer isso por ele, sob o risco de "cair" na opção menos má na altura... o que irá mais uma vez voltar a arrastar o Benfica.

Eu só vejo dois caminhos e ambos antecipo que não vão acontecer, o que me leva a pensar que este divórcio se vai alargar no tempo:

- Ou Rui Costa toma uma atitude de Transformação urgente. Eventualmente necessita ser assessorado profissionalmente por uma entidade externa, como fazem as grandes empresas que contratam entidades como a Mckinsey para os ajudar.

- Ou os benfiquistas se unem nos meses que se seguem e criam condições para todos - sem julgamentos prévios - possam atrever-se a pensar o SLBenfica em conjunto com os benfiquistas e preparar o que queremos que seja o Clube em 2035 e 2040.

Como eu acho que Rui Costa não irá fazer isso e como eu acho que os benfiquistas não sabem e não querem deixar cair os preconceitos... antecipo que nem haverá Transformação, nem Revolução, nem Evolução... Apenas Contestação nos próximos anos, mesmo ganhando como todos desejamos. Mesmo tendo sucesso, duvido que tenhamos Paz, porque o Mundo mudou e o Benfica ficou parado sem se adaptar.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

67 comentários

  1. Este post já tem algum substrato, mas enferma do mal da contradição e da falta de noção que tanto te caracterizam. Não é que as medidas não façam sentido, fazem! É que uma transformação só é possível se quem está no poder a quiser fazer!

    Ora, tendo em conta que quem está no poder está lá há 20 anos e nunca propôs ou apoiou nenhuma transformação e é, como tu o defines, impreparado, preguiçoso e burro, como é que essa transformação pode acontecer? Vai demitir-se? ahahahahahah, evidentemente que não! Por isso é que se fala de uma revolução...precisas de um desenho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu nao sei se preciso de um desenho, mas tu seguramente precisas de educação. Sendo assim. ficas a falar sozinho...

      Eliminar
    2. O que tenho mais é educação. Tu não tens é argumentos...

      Eliminar
  2. Anónimo6/5/24 14:52

    "olha para o passado e vês o futuro". Adoro esta expressão. o Banana Costa como director desportivo para o futebol no tempo do Pastilhas teve boa performance ? Como director do Benfica disse que "assinava sem ler" (!!! um predicado de bom gestor), que "dormia no Seixal" (para acompanhar de perto os treinos/jogadores) e onde estão os resultados? Pior foi "promovido" a Presidente, qual gestão danosa (pelos sócios)! Remato com a seguinte análise messiânica: "Cumplice, conivente ou tótó" RAP Dixit.

    ResponderEliminar
  3. Antônio Salvador6/5/24 15:21

    E o Braga já foi campeão?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/5/24 15:34

    Lucidez: "Sobre o comunicado do Benfica, diz-se que não é arguido. Pois não, é a vítima. Essa é que é a questão. Os estatutos do Benfica dizem que em caso de impedimento do presidente, ele escolhe o vice-presidente que lhe sucede. Dá-me a sensação que quem redigiu os estatutos, por uma razão que a esta distância podemos considerar ingénua, mas não previu o seguinte: que o presidente do Benfica pudesse não ser benfiquista; em segundo lugar, que fosse preso. Não é uma coisa que nós quando estamos a escrever os estatutos do nosso clube fundado em 1904 por rapazes honrados da Casa Pia (…); em terceiro lugar, ser preso por lesar o clube! Ora, quem está sob esta acusação terá esta legitimidade que os estatutos lhe dão para dizer que: ‘o meu sucessor vai ser…’ Há uma última coisa. Eu vou aderir à hipótese de benevolente porque há as hipóteses de cúmplice, conivente e a menos grave: a de totó. Quem está numa direção e ao lado está um tipo a fazer aquilo e não percebe nada, é totó. Pode um totó dirigir o Benfica? A minha opinião é que talvez seja melhor não [dirigir]. Mesmo partindo do princípio que esta é a hipótese mais benevolente, não sei se recomendo essa pessoa para ser [presidente]. Neste momento é Rui Costa e toda a direcão que esteve ao lado de Luís Filipe Vieira nestes anos", descreveu o humorista em declarações no programa 'Governo Sombra', da SIC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve oportunidade para votar numa direção diferente. Não quis, nem quiseram os Benfiquistas.
      Foi esta a direção eleita. É esta que governa o Benfica. Segundo os estatutos, compete-lhe (se sócio é), respeitá-la.
      Terá oportunidade para decidir um novo rumo, nas futuras eleições. Você e todos.

      Até lá, leiam os estatutos e respeitem os vossos direitos E deveres como sócios. Caso não gostem deles… o caminho é fácil: deixem de ser sócios.

      O que não faz nenhuma falta são assobiadores e Benfiquistas… anti Benfiquistas.

      O Benfica ESTÁ forte. Dizer o seu contrário é parvoíce. Não ganhámos o campeonato este ano. Fizeram-se erros. Só isso.
      O NOSSO clube não está vivo graças a um perdão de dívida de 100 Milhões de euros, nunca explicado e profundamente irracional. Se não entendem o que significa um perdão de dívida dessa dimensão, num clube que apresentava um Capital Próprio (Que não incluía esta dívida) igual a zero… eduquem-se. Se ainda são clientes do BCP ou do Novo Banco, estão a fazer um mau serviço ao Benfica (diria até… à economia portuguesa).
      O NOSSO clube não tem um Passivo ruinoso, não está nem nunca esteve sob a alçada do fair play financeiro da UEFA. O nosso clube não está refém de uma claque que funciona como uma guarda Pretoriana da direção.

      O Porto está falido. O Sporting foi salvo da falência por 2 bancos, BCP e Novo Banco. E a (gigantesca) mama que lhe deram, este ano, acabou.
      Não, não há nenhum campeonato de Relatórios & Contas - mas é aí que se ausculta a verdadeira saúde de um clube, no médio/longo prazo.
      SE o Benfica se alavancasse da mesma forma irracional e suicida que os nossos rivais, ganharia tudo! Mas essa fatura teria de ser paga, mais ano, menos ano.
      Isto não iliba a direção dos erros feitos na condução desportiva da época. Mas todo este discurso de ser precisa uma revolução ou uma renovação, é empolado, é irreal e é demagogo!
      Portugal tem 10M de habitantes, um PIB per capita baixo para padrões europeus, uma economia fraca, pequena, sem massa crítica. Neste contexto - o nosso contexto - O Benfica É um caso de sucesso desportivo (e económico)!

      Eliminar
  5. Anónimo6/5/24 16:10

    Se apenas em Dezembro, tivéssemos sido competentes e decididos - Abel Ferreira e 4 jogadores REFORCOS- acredito que estaríamos na luta até a última jornada, pelo menos…
    Não se despediu um treinador arrogante porque é muito caro! Mas mantê-lo , ficará ainda mais caro! Os salários vão-se pagar na mesma , os resultados jamais serão satisfatórios , e a meio da próxima época , será despedido …. Tarde demais , com a obrigatória indemnização (que o energúmeno alemão tanto ambiciona).
    Prolongar este “projecto” em sofrimento , a espera que “pode ser que resulte” não augura nada de bom !

    No final desta época, outro treinador terá de ser encontrado!
    Reforçar a estrutura directiva e de gestão de grupo , reforçar com jogadores já ambientados a liga Portuguesa (este Cadiz!!? Quão superior é a um Tengstedt, por exemplo??)

    É essencial atingir a champions !
    Esta decisão tem de ser tomada ainda este mês!

    Fellini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/5/24 19:17

      Abel Ferreira para ontem.......agressivo e assertivo e combativo. Defende com unhas e sentes os seus jogadores e o clube!
      Assim, já não é preciso direção de comunicação: RUA!
      E rua RC/direção.

      Eliminar
    2. Fellini
      Cádiz com bola nos pés faz o Tengsted parecer o Maradona......
      O Cádiz só tem jogo de cabeça e capacidade fisica, é um Darwin Nunez....mas inferior ....em tudo

      Permitam ao treinador trabalhar a equipa e deem aquilo que ele pede....assim talvez se consiga responder as necessidades do Benfica....
      Kerkez ou Jurasek....escolha de Schmidt - Claramente Kerkez.....escolha de Lourenço Coelho e SAD - Kerkez (8milhoes passe + 5milhões prémio + 3milhões ano) <>, Jurasek (tudo incluido 17milhões) + Bernat (1,5milhão ano)<>

      Tudo se resume a isto, valores comerciais....por alguma razao o Médio defensivo que o Schmidt pediu no final da época passada nunca veio.

      Eliminar
    3. Anónimo9/5/24 12:06

      Abel Ferreira é treinador de jogadores suburbanos. Não dá na Europa.
      Além disso a qualidade de futebol que apresenta é fraca. Quem é que gosta de ver jogar o palmeiras?

      Eliminar
    4. Uma chamada de atenção:
      A contratação de um jogador da nossa liga (e fora dela) não pode passar apenas pelo que ele fez contra nós onde quase todos se superam mas o que foi fazendo ao longo da(s) época(s).
      Para isso lá está aquilo que o scouting deveria fazer que era seguir um determinado número de jogadores passíveis de contratar e até, atacar a contratação quando até estão mais fracos (por uma questão de números) mas que durante a(s) época(s) mostraram qualidade, consistência e
      personalidade.
      O que acontece no Clube é que por cada jogador aparentemente bom (na terra dele) lá vem uma palete de penduricalhos que os agentes não tem como colocar.
      O scouting aqui só serve para dar tachos a gente que entra com um peso e sai gordo que nem um nabo, seja no corpo ou na conta bancária.
      E um gajo que até já foi caro como tem acontecido ultimamente, ainda onera mais o Clube com esses esquemas de compensação que acontecem nas sombras.
      É o que está a acontecer por quem acha que o dinheiro nem é dele nem nunca vai acabar.
      Olhe-se para os corruptos e veja-se onde pode levar.

      Eliminar
  6. Águia Preocupada6/5/24 16:21

    Estás muito enganado! O Benfica precisa sim de uma REVOLUÇÃO e não de cravos. Precisa de uma Revolução de garra, de alma, de amor, de profissionalismo, de ambição.
    Em apenas três dias viu-se toda a confusão e desnorte de que o clube enferma e que mostra a extrema gravidade em que o Benfica se encontra. Se não vejamos:

    1 - No Futsal, reina a anarquia, a bagunça a trapalhada... Nem sabem quantos penaltis foram marcados... Isso admite-se numa estrutura que se diz profissional?

    2 - Em Famalicão foi o que foi. Não sei as incidências do jogo, mas será tão difícil ganhar a um clube abaixo de mediano? Preferiram poupar os lagartos a mais uns dias de sofrimento e ansiedade? Parece!!!

    3 - Hoje, na Liga revelação com o Santa Clara, a jogar com mais um e deixam-se eliminar tal foi a falta de empenho e brio!

    Portanto, só mesmo uma revolução forte, empenhada e de corte a direito reabilitará o clube e manterá o nome outrora glorioso!
    Mas com sócios cobardes e invejosos não se passará disto! Se ninguém que aparece serve, só os medíocres e vaidosos aceitam meter-se numa responsabilidade tão grande!
    Adeus meu Benfica!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pega no futsal, ignora o volei, o basket, n modalidades e todo o domínio Benfiquista no desporto feminino. Como se o futsal fosse uma modalidade relevante.

      A Liga Revelação? Conhece minimamente o projeto de formação do Benfica?! Sabe como é que os nossos atletas competem nos escalões jovens!? Já viu a idade dos nossos jogadores versus as dos outros clubes?! Não sabe que o projeto de formação NÃO ambiciona títulos, mas sim a preparação dos jovens, colocando-os a competir em escalões etários superiores?!
      Informe-se, homem.

      Perdemos o campeonato, sim.
      Quer uma revolução? Crie uma lista alternativa e vá a eleições. Talvez vote em si.
      Já se a sua ideia é fazer um golpe de estado e tomar o poder pela força, vai ter de passar por cima de mim e de muitos outros!
      O Benfica É um clube democrático!
      “O Benfica É NOSSO”! Não é seu!

      Eliminar
  7. está descoberto o novo argumentista do remake 'morangos com açucar'

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/5/24 17:05

    Pera ai a ver se entendo, o treinador ganha no primeiro ano perde no segundo, é uma merda não vale nada, venha outro. O presidente eleito ganha o campeonato no primeiro ano perde no segundo, é uma merda não vale nada, venha outro. Visão para um futuro risonho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez assim entendas melhor, nos últimos 3 anos, o maior Clube de Portugal tem 3 troféus, os mesmos que um Braga, e face a adversários ou intervencionados ou em convulsão interna a la Alcacete. O tipo que agora é presidente, tomou conta do futebol em 10 anos em que viu a diferença de títulos para os competidores, reduzir-se. Talvez assim consigas ver um bocado melhor, além das estatísticas da primária.

      Eliminar
    2. Anónimo7/5/24 12:34

      O presidente não anda lá desde o ano passado. Se fosse isso...

      Eliminar
    3. Anónimo7/5/24 20:08

      Bom, então conta lá os títulos desde que o Rui Costa lá está, dou-te uma ajuda, está como dirigente desde 2008, depois os títulos como jogador do clube. Pelos vistos fez mais pelo clube que o conjunto de alimárias que por aqui anda.

      Eliminar
    4. Anónimo8/5/24 11:39

      Por ordem de ideias, volta LFV! Que estás perdoado!

      Eliminar
  9. Anónimo6/5/24 17:39

    Por vezes, parece que não há memória.

    1 - Há mais de dez anos que a tripeirada não consegue um bicampeonato, coisa que se tornara corriqueira a partir dos anos 90. Talvez tal não signifique nada para alguns, mas eu vi jogos no tempo do Manuel Damásio com a Luz vazia - literalmente...
    2 - Dos últimos quatro treinadores contratados, três foram campeões nacionais - Jesus; Vitória; Schmidt. Só não foi o Jesus na segunda incursão. Vou deixar de fora a chamada "prata da casa" - Lage; Veríssimo -, mais reluzente um deles, claro está.
    3 - É preciso recuar quase quarenta anos para encontrarmos um acerto semelhante no que respeita a uma série de treinadores vencedores. Para mim, isto tem um significado, mas para muitos talvez seja irrelevante.
    4 - Não sou defensor de nenhum presidente. Apenas gosto do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada6/5/24 17:57

      Tudo o que dizes é verdade! Mas falta aí um grane pormaior: Os milhões gastos nestes últimos 20 anos justificam os parcos títulos que conseguimos?
      Pois é, os corruptos isto e aquilo... Mas os milhões que gastámos para quase nada?!

      Eliminar
    2. Esse comentário teria alguma lógica se o Benfica tivesse sido fundado nos anos 90...ou se o investimento feito nestes 10 anos que referes não tivesse sido o somatório do FCP e SCP juntos. Por este andar em breve vamos ficar contentes por ir à liga Europa...yeahhhh!

      Eliminar
    3. Anónimo6/5/24 18:31

      Quanto se deve investir (em mihões de euros) para se ganhar cada título? Para se ganhar um campeonato, quanto se deve investir? E para se ganhar uma Taça de Portugal? E já agora, para a taça da carica, quanto se deve investir?
      Desculpem as minhas perguntas, mas estas são de quemnão entende nada de investimentos no futebol, alguém que tem dificuldade em gerir até um simples salário mínimo nacional...

      Eliminar
    4. Anónimo6/5/24 19:37

      Apenas dei a minha visão, com memória (e nem vou falar de relíquias, como a antigo lar dos jogadores comparado com o que existe hoje...). Nada mais. Quanto ao dinheiro mal gasto, a questão é antiga. O problema é que também não se ganhava nenhum. Outro ponto relevante: não podes colocar no mesmo espaço temporal o que se gastava no início do século XXI. Basta colocar lado a lado os anos do Bruno Aguiar com os do Garay...

      Eliminar
    5. como é que o autor do post quer uma transformação quando a maioria dos sócios, e logo os que estes elegem são o reflexo dela, tem a mentalidade deste anónimo.

      devemos todos festejar que os corruptos não ganham dois campeonatos seguidos.

      Eliminar
    6. Anónimo7/5/24 01:57

      Alberto, por acaso eu sou daqueles que preferia ganhar uma ou outra Liga Europa em vez de encher as vitrines do Cosme Damião de oitavos ou quartos sofridos na LC. O Benfica fundou-se para ganhar títulos, como o Ajax, por exemplo, mas temos um pequeno problema, um país exíguo. É que Portugal é mesmo de LE... Quanto ao meu post, apenas enumerei factos e nunca pretendi transmitir um sentido, digamos, transcendental. Isso fica para outros. E ainda enumero outro. Entre 1961 e 1968, o Benfica foi a cinco finais da LC, mas nunca conseguiu um tetracampeonato. Nos últimos anos, conseguiu. O futebol é mesmo assim, em boa parte indecifrável.

      Eliminar
    7. Percebo o que queres dizer, mas não concordo inteiramente. Prefiro ganhar a LE a atingir os quartos da Champions, isso é certo, mas não acho que estejamos subordinados a um destino de não poder ir mais longe, apesar das diferenças de orçamento. O ano passado mostrou isso, quem sabe se o Enzo não tivesse saído o que teríamos podido fazer. E foi o resultado de um projeto feito no verão anterior. O que conseguiria o Benfica fazer com um projeto consolidado a vários anos, a reter os melhores jogadores em vez de os vender sistematicamente? A ir frequentemente aos quartos e a ganhar estaleca? É assim que se constroem grandes equipas e é isso que não se permite no Benfica atual, porque as comissões estão à frente! E esse tipo de discurso derrotista que tu tens, não só não é identidade Benfica, se tivesse sido esse nos anos 60 nunca teríamos ganho nada, como é exatamente o discurso que sustenta este Benfica das comissões.

      Eliminar
    8. Anónimo7/5/24 10:55

      João Carlos, o meu post apenas enumerou factos e não um contentamento centrado no facto do Porto não ganhar dois campeonatos seguidos... No entanto, o Benfica ter estancado um hábito de trinta anos parece não ter significado para alguns. Mas tem, não duvides.
      O meu post não revela nenhuma mentalidade (sou apenas um tipo com quarenta anos de sócio, que viu, como disse, o antigo Estádio da Luz às moscas no tempo do Damásio), pois não me dediquei a elucubrar sobre o que deve ser feito, mudar presidente, varrer o plantel, trucidar o treinador, dinamitar isto ou aquilo, etc. Quem se dedica a isso é que expõe mentalidades (ou défice das ditas)... Limitei-me a chamar à atenção para pontos óbvios, que poucos parecem atentar: há muitos, mas muitos anos, que não se acertava tanto na escolha de treinadores. Há muitos, mas muitos anos que não tínhamos o prazer de ver o Porto sem bicampeonatos. É que uma coisa é clara: de certa forma, foi a partir do momento em que deixaram de conquistar títulos isolados, precisamente nos anos 90, que lhes foi permitido fazer tudo e mais alguma coisa no futebol português, com reflexos que chegaram até hoje, basta ver a condescendência para com o Luís Goncalves, representante de uma cultura à FCP, legitimada por muito jornalismo ao longo de décadas ... Ah, e não me falem em orçamentos, pois dantes não gastávamos muito, mas também não vendíamos nada.

      Eliminar
    9. Anónimo7/5/24 18:01

      Ganhámos muito nos anos 60 a nível internacional, porque a indústria do futebol era outra! Se o Benfica montasse uma equipa semelhante no presente, em janeiro ia parte e no defeso do verão outra. O Benfica construiu uma grande equipa, porque os mercados eram muito menos activos do que hoje!
      Referir o meu pretenso derrotismo ("E esse tipo de discurso derrotista que tu tens, não só não é identidade Benfica, se tivesse sido esse nos anos 60 nunca teríamos ganho nada...") evocando o tempo do Eusébio não faz qualquer sentido, precisamente porque as premissas são absolutamente distintas! Ninguém estava muito preocupado com os "tubarões" europeus, porque, repito, a economia do futebol não tinha comparação com os dias de hoje (basta pensar no investimento de magnatas russos, árabes ou norte-americanos...). Aliás, é até sabido que se falou na ida do Eusébio para Itália, mas foi a federação deste país que fechou as portas aos estrangeiros, salvo erro entre 1966 e 1980!!! Basta saber isso para perceber que falamos de dois mundos completamente diversos...
      Quanto ao resto, dizes tudo "...quem sabe se o Enzo não tivesse saído o que teríamos podido fazer.". Mas saiu. E quis sair! A esmagadora maioria dos jogadores prefere andar no meio da tabela de outros campeonatos do que no topo de Portugal, esta é a triste realidade. Vai ver os orçamentos de muitos clubes ingleses, por exemplo. Pagam muito melhor do que o Benfica ou outros portugueses de topo! E o dinheiro é o principal vector a mover esta gente, nada mais! Tens múltiplos exemplos da impossibilidade de reter os jogadores que fazem verdadeiramente a diferença, montes!!!
      Quanto ao resto, volto ao início do que escrevi anteriormente: preferia ganhar uma ou outra Liga Europa de permeio, não descurando a LC, como é óbvio. E chegar rapidamente aos quarenta títulos. Antes este derrotismo, do que fantasiar com algo na LC que não se entreve como ser possível...
      Quanto às comissões, vai perguntar ao Ajax se sofre do mesmo problema, pois há muito que está arredado do patamar que merece. Mas desconfio que não te falarão das ditas, mas antes de um futebol americanizado, puramente industrial, sem qualquer espécie de imprevisibilidade, no qual os países menos populosos e com menos recursos pouco interessam. Na história da LC, países periféricos como Portugal, Jugoslávia, Holanda, Roménia e Escócia tiveram sucesso no passado, mas com o modelo vigente tal é hoje absolutamente impossível. Na verdade, o problema é de natureza democrática e só a UEFA o poderá resolver.

      Eliminar
    10. https://www.record.pt/opiniao/detalhe/jonas-ou-tengstedt-como-o-mercantilismo-financeiro-do-benfica-destruiu-valor-desportivo-e-pode-comprometer-o-futuro?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais

      Eliminar
    11. O Alberto traz para o debate um artigo que compara a estratégia do Benfica com a do Real Madrid.
      Comparando um clube com um orçamento de 188 Milhões… contra um orçamento de 820 Milhões.

      Sim senhor. Que belo artigo. O Real Madrid tem dinheiro quase infinito e a capacidade de ir buscar quem quiser - e mais importante, de manter quem quer, no seu plantel. Não só pelo que gasta em aquisições (quanto quer), como o que gasta em salários (o que quer).

      No Benfica há um teto salarial que não chega ao salário médio dos clubes ingleses de meio da tabela. E, mesmo assim, vivemos numa situação de défice operacional constante - porque as receitas operacionais que temos estão contidas pelo frágil e pobre mercado português e pelo campeonato merdoso que disputamos.

      É patético comparar o Benfica com o Real.
      É patético achar que o futebol de hoje é comparável com o do passado.
      É desonesto afirmar que o Benfica compra Tengsteds e já não busca um Aimar ou um Jonas… no ano em que fomos buscar Di Maria.

      Estou com o autor do post. Há muito a melhorar, mas é ridículo achar que nada foi feito ou que estamos numa crise. Atravessei o Vietname de Damásio, Vale e Azevedo e dos não sei quantos anos de Vieira, sem títulos, sem alegrias. Que se deveram ao desnorte financeiro de Jorge Brito e de João Santos.

      É uma merda ter de vender jogadores todos os anos? É. Tem fórmula mágica para pagar salários ao nível de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália ou França (Para não falar dos países do Médio Oriente e outros que tal)?
      Se tem, adorava conhecê-la.

      Eliminar
  10. Anónimo6/5/24 18:04

    Excelente Post!! Se não escorraçarem com aquela cambada de comodistas, oportunistas e pior incompetentes altamente bem pagos, como os exemplos de; Luisão, Simão Sabrosa, Pedro Pinto os amigos do presidente a treinarem as equipas revelação e Sub23, tão cedo o GLORIOSO não vai sair desta agonia. Os tempos do Azevedo e Damásio voltaram!!!!

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que tens tantas certezas. Miséria....

    ResponderEliminar
  12. Já o escrevi imensas vezes nós os BENFIQUISTAS é-nos indiferente quem esteja presidente, treinador ou jogadores, desde que oi edifício esteja sólido e tenhamos condições internas para ganhar, sigaaaaa...

    1º Despedir i Treinador
    2º Reformular o Departamento de Futebol, despedir muito e manter só os habilitados
    3º Contratar um treinador de qualidade - Marco Silva, De Zerbi, Gasperinni...
    4º Contratar: guarda-redes, lateral esquerdo e direito, médio centro (Youssouf), extremo e avançado. Se o Di Maria ficar, dispensa-se o extremo. Se gastarmos 60 milhões nestas aquisições brilhante.
    5º Vender: Paulo Bernardo, Meité, Neves (pelo dinheiro que envolve o negócio), Artur e Tengstedt. Deixar sair o Rafa. Se fizermos 140 milhões nestas vendas, ótimo.

    De qualquer forma precisamos unir esforços para ajudar um nome forte para uma candidatura vencedora.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/5/24 19:38

    Pobre Benfica estás entregue à bicharada, não só de agora! Nem um simples e pragmático Ruben Amorim e um discreto Hugo Viana fariam reverter a situação! Somente uma reengenharia completa das Estruturas e dos Hábitos adquiridos poderia minimizar esta atração para o abismo. Infelizmente no Mundo actual a Competência real quase deixou de ter lugar na Sociedade e nas Organizações, que passaram a ser dominadas pela irracionalidade virtual dos Doutores, na grande maioria, formados nas Redes Sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha aí o que disse um ex-jogador de futsal do Benfica:
      "Guarda-redes do Palma revela palavras de Rômulo (russo que jogou no SLB em 21/22 e 22/23) sobre o Benfica «Disse-nos que tinham ADN perdedor»"
      Isto é o que vai na cabeça da grande maioria dos atletas que em muitas modalidades vestem o manto sagrado.
      Cumprir calendário e esperar pelo fim do mês.
      E porque vamos percebendo que as equipas técnicas não devem andar longe do mesmo pensamento, deveria ser alguém "de cima" que colocasse a pressão necessária para que aquele "danoninho" que falta viesse ao de cima.
      Diziam que andava por lá um tipo supostamente para mentalizar atletas e que se dizia ganhava salário pornogáfico.
      Deve ser mais um ao nível da secção de scouting.
      Andamos a levar porrada dos dragartos na maioria das modalidades porque eles encontram a fórmula que lhes permite a transcendência

      Eliminar
  14. tens razão a malta gosta é de rotular, alias tu és talvez o primeiro especialista deve ser por isso que falas com tanta propriedade, como se os defeitos fossem provocados pelos rótulos que lhe metem.

    só te falha uma coisa os dirigentes são o espelho dos sócios e os sócios como se tem visto, basta fazer uma analise aos últimos quarenta nos, são avessos à mudança por isso elegem que lhes proporciona que ele não aconteça.
    e estas muito enganado por muita preparação e incapacidade que o rui costa tenha e que não mude, e não vai mudar, vai continuar a ser eleito.

    ResponderEliminar
  15. E dificil todas as direções pegarem de imediato de estaca após os problemas que Benfica passou e tendo em conta o que se passou que levou a saida de Vieira.
    É sempre necessário algum tempo e organização, Rui Costa está a ficar sem tempo, é verdade, mas tb é verdade a equipa directiva que arrancou já sofreu multiplas alterações e isso é algo que temos de ter em conta.
    Quanto ao futebol propriamente dito, após a saida de JJ, Rui Costa arriscou e arriscou bem, trouxe um tecnico jovem já com créditos e boa reputação, num primeiro ano com calma e organização foi fácil construir uma equipa campeã, a equipa adaptou-se bem ao estilo de jogo do treinador e tudo se encaixou perfeitamente.
    2ª época de Schmidt, treinador que costuma ter sempre as melhores performances após épocas de estreia , onde se constata fatualmente que as suas 2ªs épocas são sempre fortissimas, no Benfica foi exatamente o contrário mas é fácil perceber porquê;
    A calma na construção da equipa na 1ª época, contrastou com o reboliço normal tão tipico do Benfica após ser campeão, meia equipa para sair outra meia para entrar, esta agitação de informação criada pela imprensa cria pressão em Rui Costa e seus pares que se revelaram demasiado ingénuos para o perceber.
    A organização que imperou e o silencio por detrás de cada contratação durante a 1ª época foi tambem um contraste na 2ª época....Jurasek Kerkez etc, quando laterais foram apontados num mês, o mesmo para os avançados e médios, sempre na "boca" da imprensa e sabemos o quanto a imprensa delira com o Benfica, a lentidão na rsolução das contratações e vendas criou desiquilíbrios na estrutura, Jurasek não teve tempo para ganhar hábitos de equipa, Arthur Cabral chegou com o comboio em andamento e a falta de profundidade no que diz as laterais da equipa criou dificuldades na organização, a isto juntamos um arranque de época com um Florentino em péssima forma e a natural falta de homogeneidade na equipa.
    Aqui vou frisar a má forma de Florentino, sim frisar, pois se vermos as stats de Florentino em inicio de época facilmente constatamos que por cada 10 cortes efetuados saiam em norma 5 passes errados ou para os pés do adversário, é fácil apontar o dedo ao Schmidt agora que o Florentino até tem estado competente, mas ate Dezembro as stats confirmou a mesma tese que Lage um dia afirmou e o levou a procurar um novo médio defensivo (na altura veio o Weigl), Florentino estagnou e demora demasiado tempo a estabilizar a sua forma fisica.
    A falta de laterais "estaveis" em ambos os lados levou a que o processo defensivo tenha sido posto em causa, a isto levamos a falta de pulmão do meio campo para a frente que levou à perda da pressão alta que Schmidt tanto gosta, quando num bolo se junta estas coisas, até o treinador deixa de ser o principal responsavel direto...
    Se pensarmos Schmidt tentou ao longo da 1ª volta rentabilizar um plano B, um C e até um D....nenhum deles se revelou efetivo, pois a falta de jogadores tipo "Schmidt" é notória, as escolhas iam caindo nos menos maus....Tengsted que se revela um optimo jogador a ler espaços e a jogar em apoios, bem como se revela extremamente inteligente no ultimo passe, mas peca na finalização ainda; Morato que de excelente central passou a mau lateral, mas que com a sua competencia no momento defensivo ia oferecendo alguns equilibrios, até este equilibrio desaparecer; João Mário como falso extremo ia dando oportunidade a Neves e a Rafa para poderem respirar, até que começou a sufocar com a sua lentidão de processos; Kokçu a 8 porque a sua qualidade em posse e no passe era algo que possibilitava a equipa construir desde de trás, até esta qualidade em posse começar a se revelar problemática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/5/24 15:08

      tanta verborreia para se resumir a isto: incompetência nas contratações.

      Eliminar
    2. Clara falta de entendimento de portugues se pensa que tudo se resumiu a incompetencia nas contratações.
      Todos os jogadores contratados são jogadores bons, o problema....não encaixam naquilo que é a estratégia de jogo do Benfica......a falha não é do treinador ai.....a falha é no gabinete por tras do treinador que não soube entender aquilo que o treinador pedia.

      Eliminar
    3. Anónimo7/5/24 18:17

      Também gosto da ideia da direção precisar de tempo. Então esta não é a direção da continuidade? O Rui Costa está lá há quanto tempo?

      Eu não sei quem decidiu as contrações (infelizmente), mas sei quem (des)orienta a equipa a mudar alguns jogadores constantemente sem estabilizar processos. E quem mantém outros teimosamente independentemente do seu rendimento ou do que pede o jogo. Schmidt é um treinador inflexível que orienta a equipa segundo um guião, um plano pré-definido. Um treinador não é isso.

      Acresce que não percebeu minimamente o que é treinar o Benfica. Faz lembrar o episódio do Scott Minto, se não me falha a memória, que chegado do Chelsea (então um clube de meio da tabela em Inglaterra) ficou admirado por se dizer que uma época em que o Benfica tinha acabado em 3º e chegado à final da taça tinha sido má. Essa ideia de que ganhar não é o mínimo tem de ser varrida da ideia de todos. Ganhar é o mínimo, mesmo que nem sempre se ganhe. Não exijo que o treinador ganhe sempre, mas não lhe pode sequer passar pela cabeça dizer que uma época em que não ganha foi outra coisa senão negativa.

      Porém a questão não se reduz a contratações falhadas ou ao treinador. É ler o post original que está lá muita coisa mais importante. Eu também gosto mais de falar da bola, mas a crítica à direção vai muito além disso.

      Eliminar
    4. Nenhuma direção é de continuidade quando o Presidente é novo (apesar de vir de uma direção passada) e restantes pares vão sendo alterados em relação à lista inicial.

      Quem orienta ou desorienta não sei, o que sei é que um treinador que vem com créditos de futebol Alemão e Holandês em equipas de medio alto nivel de exigencia e consegue sempre fazer bom trabalho e alias, consegue sempre que a equipa se valorize de época para época e apenas no Benfica não consegue fazer mais que uma boa época inicial quer dizer alguma coisa, e não, não vejo que este ano a culpa seja só do Herr Schmidt como toda a gente quer fazer crer.
      Esta época quando a mim ficou traçada com a vontade em trazer o Di Maria sem haver a preocupação em segurar o que estava bem, a venda de um jogador como o Gonçalo Ramos, quando iamos ter (tudo assim o levava a crer) Guedes e Di Maria, a vinda tardia e demasiado tarde de Jurasek que acabou por não agarrar o lugar, a vinda ainda mais tardia de Bernat sem assegurar as condições fisicas do jogador, a venda demasiado tarde de Gonçalo Ramos mantendo Musa, e a chegada ainda mais tarde de um jogador quase cópia de Musa só que com mais técnica e ainda mais lento com Cabral.....
      Desculpa mas conhecendo o método como Schmidt constroi equipa de uma epoca para a outra desde o seu inicio, estes jogadores nunca foram 1ªs nem 2ªs escolhas para ele, pois ele no PSV tinha um jogador chamado Vinicius que vestiu de vermelho e branco tambem como se deve lembrar e esse era constantemente preterido no 11 porque o treinador queria uma avançado mais versatil, ora no Benfica custa-me a crer que ele tenha decidido em ter 2 jogadores semlhantes em termos de fisico e estilo ao inves de um avançado versatil como é normal nele, e se analisar-mos até tendo em conta os jogadores com que Schmidt arranca a época para as posições de extremos era até de crer que o treinador procurava um avançado mais dinamizador de ataque do que propriamente uma estaca de area.
      Schmidt é inflexivel na forma como organiza as suas equipas, Jupp Heynckes tb, no Benfica Jupp não conseguiu nada, mas curiosamente noutros lados até com mais nivel de exigencia conseguiu brilharetes, curiosamente só no Benfica é que são maus...para pensar um pouco

      Eliminar

    5. Schmidt não disse que a época foi negativa nem positiva, o que ele disse foi tendo em conta o que se foi passando a época até não foi má e em situação normal os pontos que o Benfica fez davam para ser campeão, aqui ele afirma a verdade, mas ele sabe que o minimo que se pede é ganhar, só para ganhar tem de ter condições para isso, mas devemos lembrar que desde cedo esta época o treinador do Benfica era o homem com a cabeça no cepo....derrota no Bessa foi crucificado pela derrota e a seguir por ter dito que Ody tinha feito um pessimo trabalho que é verdade.....alias já na época passada tinha havido uns perus todo o tamanho no entanto o treinador manteve a aposta nele por não ter escolha, nova époc o treinador pede um guarda redes a direção obriga o a manter o existente e logo no 1º jogo faz o que faz....alias até JJ na sua 1a epoca da 2ª passagem preferiu tirar o Ody da baliza a mante-lo, porque o Ody não sabia aceitar a critica, isso foi publico na altura com JJ e com o Schmidt não se soube de nada mas de certeza que algo se passou semelhante pois, lá está, conhecendo o trajeto de Schmidt não é lhe normal estrouçar um atleta em publico....com esta pressão acessoria finalmente acabou por vir um novo Guarda Redes que apesar de alguns problemas ainda a serem limados revela-se melhor em muitos aspetos quando o compara-mos com o Ody.
      Schmidt tb quer ganhar mas sabe que para ganhar precisa mais que meia duzia de ovos.....e infelizmente os ovos melhores esta epoca tinha o Sporting, e tb teve a estrelinha que faltou ao Benfica, o Benfica quando tudo estava a correr mal acontecia algo que ainda piorava, ao Sporting quando tudo corria mal havia um canto e um golo marcado as 3 tabelas......tb ha epocas assim em que tudo entra ou tudo bate na trave...

      Tudo isto se reduz a forma como o Benfica interpreta a época seguinte, a forma como se constroi a equipa e se dá ao treinador aquilo que é pedido, ou pelo menos uma aproximação daquilo que é a ideia do que o treinador pretende, e no Benfica já aos anos que os treinadores praticamente não tem aquilo que pedem....Schmidt queria Sangaré e Kokcu, Kerkez (ou Hancko) e Santiago Gimenez (ou Lucas Beltran) repara agora nas opções que o Benfica lhe deu ao invés e compara o estilo de jogadores e posições...
      Isto é trabalho da direção e do diretor desportivo, no Benfica não basta crer tens de ter....e Schmidt com as opçoes que pediu tinha tido o seu plantel para atacar todas as competições, mas apenas deste lhe plantel para atacar o campeonato, o problema foi que quando embandeiras em arco com a chegada de Di Maria manter Guedes e assumes que com esses jogadores eras o maior da aldeia e do distrito... o que traiu Schmidt foi a tentação de tentar fazer deste plantel aquilo que não era....um plantel de nivel europeu....não é....não tinhas meio campo para isso não tinhas ataque para isso nem defesas laterais para isso....subsituições tarde...já dizia o outro as vezes para mexer e dar merda mais vale estar quieto e ver a merda na mesma.

      Eliminar

  16. O treinador foi de fato reu em muitas derrotas, pouco lesto a mexer na equipa, falta de imaginação, falta acima de tudo de sentido critico.
    Mas não devemos aportar apenas ao treinador todos os problemas desta época, os problemas vão mais alem.
    O problema tb foi nosso, dos socios e dos apoiantes e todos em redor....continuamos a absorver informação e continuamos a criar pressão quando devemos ser o catalizador das boas energias...a cada má substituição, desde inicio da época, era um coro de assobios...a cada frango de Ody, nova assobiadela...isto vai agravando...a panela vai fervendo, até que começa a sair por fora...o treinador começa os jogos já com o peso do erro anterior e assim sucessivamente, até se deixar de ver um treinador, e começa-se apenas a ver um erro.
    O Amorim que hoje toda a gente bate palmas, a época passada lutou pelo 3º lugar e na época anterior tb andou em semelhante luta, Conceição já não brilha como treinador se calhar já às umas 5 épocas, mas no entanto lá norte chamam-no filho do Dragão, Jardim desde que saiu do Mónaco na sua primeira passagem que não faz um trabalho visivel ou decente, mas no entanto toda a gente bate palmas ao sucesso passado.

    Apenas a Schmidt cabe a obrigação de não errar e ganhar sempre....
    E a nós, adeptos qual é a nossa obrigação?
    Apedrejar o autocarro na nossa equipa?
    Chamar nomes e provocar?atirar garrafas de água ao nosso treinador?
    Provocar paragens nos jogos da nossa equipa com as tochas a arder?

    Schmidt irá sair, não o vejo com postura para aguentar uma outra época, mas seria maravilhoso que nós sócios e adeptos parasse-mos um pouco para pensar porque é que continuamos a ser um dos clubes com mais multas por mau comportamento dos adeptos a nivel europeu, já para não falar nos jogos à porta fechada na europa.


    Melhores Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/5/24 18:25

      Eu gostava que o treinador fosse para o Bayern. Não indo acho que era melhor a direção levar com ele mais um ano, guardar o dinheirinho, tirar-lhe algum poder de escolher jogadores, e tentar entrar naquela cabecinha dura, quanto mais não seja para lhe dizer que os sócios é que são o clube, e são quem gera a receita que permite pagar salários, e portanto os funcionários do clube não mandam ninguém ficar em casa, sob pena de serem eles próprios mandados para casa.

      Gostava, mas acho que não será possível. O homem está esgotado. Tem todos contra ele. Nem sei se não terá já perdido a confiança do balneário. Se ficar acontece-lhe como ao Fernando Santos, que é ser mandado embora ao primeiro empate,

      Eliminar
    2. Tirar poder de escolher jogadores, algo que nunca teve, portanto vais tirar o quê mesmo?
      O Benfica são os sócios, os mesmo que o agrediram a ele e aos adjuntos, que cuspiram em cima dos jogadores e os mesmo que fazem o clube pagar multas atras de multas cá e a nivel europeu por causa das famosas tochas?
      Será que o Benfica são tb daqueles sócios que atacaram o autocarro do clube na altura ainda do JJ?

      As receitas que esses socios geram quase que não chega para pagar as multas que o Benfica leva por culpa tb dos sócios.
      F*d*sse Se o Benfica são estes sócios percebo o porque dele os mandar ficar em casa....até eu que sou socio fico com vergonha quando dizes essa porcaria depois do enquadramento que o levou a proferir aquelas declarações, dás razão aos sportinguistas quando afirmam que os Benfiquistas só sabem estar bem quando ganham quando perdem ficam burros.


      Ser benfiquista não é uma questão de afirmação desportiva, mas sim uma forma de estar na vida, foi isto que me foi passado pela familia, mas os befiquistas que vejo hoje....não são Benfiquistas, são animais vestidos de vermelho que apenas vão ao estádio para aquilo que se vê....fazer numero
      Vivi a decada de 90 e a de 2000 e o Benfica perde se ou ganha se, havia orgulho no clube e tristeza na parte desportiva.....hoje nada disso, deixou de se ver o clube e só se vê as vitórias...é deitar fora e começar de novo, hoje veem o clube como a sociedade...completamente descartavel

      Eliminar
    3. Anónimo9/5/24 12:42

      Não enfio nenhuma dessas carapuças, porque não concordo com esses comportamentos.

      Quanto às décadas, vi com olhos de adulto a de 80 toda e as outras que se seguiram. Ou seja, não sou dos que acham que o Benfica foi fundado por LFV. Sou sócio. Tive sempre lugar cativo desde que comecei a ganhar o meu dinheiro. Passei os 90 e 2000 a ver desilusões e marretas com a camisola do clube. Vi o Benfica grande, o Benfica no chão, e este Benfica de plástico que temos actualmente.

      Tiraria o poder de escolher jogadores devido a achar que Schmidt, se ficar, ser um treinador a prazo. Ou seja o problema é o risco de ser despedido, não o treinador em si ou o modelo de jogo. Nessa situação não lhe permitiria construir um plantel à sua imagem.
      Como disse, manter Schmidt é uma posição arriscadíssima para Rui Costa. Se a época arrancar mal (basta um empatezinho) para segurar Schmidt vai ser preciso ir contra a vontade generalizada dos adeptos, a crítica da imprensa e possivelmente até o balneário.

      Quanto às receitas e aos sócios não acho que seja tanto uma questão de opinião. O SL Benfica é uma associação. Quem constitui uma associação são os sócios, ou seja, sem sócios não há associação. A direção é mandatada pelos sócios, ou seja são sócios iguais aos outros em quem é delegada uma responsabilidade.

      O clube é (muito maioritariamente) dono de uma empresa de desporto profissional, que é a SAD. O treinador e os jogadores são funcionários (para além da condição de ídolos) da SAD.
      Dada a estrutura do capital e a especificidade da SAD enquanto "braço-empresarial para o futebol" do clube (porque os outros accionistas não são verdadeiramente investidores e a SAD não tem por fim o lucro), o presidente do clube representa na empresa SAD o papel de proprietário (quase como uma sociedade unipessoal). Ou seja, o patrão dos profissionais representa os sócios.

      As receitas no desporto profissional advém sempre do público. Sejam as mais diretas dos bilhetes ou merchandising, sejam as indiretas dos direitos televisivos. Sem público não há circo, e sem circo não há dinheiro para pagar aos artistas.

      A parte das receitas imputáveis ao público (todo, incluindo os arruaceiros) é pelo menos tudo o que não vem das transações de jogadores (e mesmo isso é altamente discutível).
      Sem o público são apenas uns rapazes que se juntam para jogar ao fim-de-semana. Ou seja, Schmidt ao mandar adeptos ficar em casa se não gostam do que estão a ver é cuspir no prato de onde come.

      A não ser que o Pedro aceite uma versão de Benfica sem público, sem adeptos, sem paixão. Em que isto é um negócio de compra e venda, ou um campo de treino para jogadores financiado pelos clubes para onde os jogadores hão-de ser vendidos. Isso é lá consigo... No dia em que o Benfica for uma espécie de Gestifute com centro de treinos e academia, deixa de me interessar.

      Eliminar
    4. Concluindo, a culpa de tudo o que padece o Clube é resultado de meia-dúzia de energúmenos (fcp super dragões, sapos, ataque a alcochete) que só nós temos.
      Os dragartos é só amor!
      Uns e outros estão a fazer a folha a essa gente enquanto no SLB, com câmaras no estádio que só devem servir para ver a "gajas boas" nada se faz e se pagam multas sobre multas e se faz de coitadinho no entretanto.
      Ou será uma maneira de, pagando multas, sustenter muito chulo dragarto que enxameia os departamentos do negócio?
      Todos estamos carecas de saber que os adeptos e os energúmeos já não são o que eram e se há gente inteligente nos clubes, o que há a fazer é funcionar de acordo e não armar em vítimas e utilizar isso para justificar fracassos, misérias, incompetências!
      Em segundo plano e ao que parece por culpa dos energúmenos que ao que parece fazem os plantéis, as linhas e as substituições as épocas vão pelo cano abaixo!
      Carrega Rui, carreguem chulos do pulha, carreguem comunicadores, carreguem luisões e sabrosas, carrega alemão!
      O futuro é todo nosso!
      Os dragartos tem os dias contados com tanta competência nossa!

      Eliminar
    5. Fica impossível entender o que seria a estratégia do Lawrence.
      Que tudo está mal, é óbvio. Na crítica, é imparavel. Nas soluções, bola.

      Eliminar
  17. comparem as prestações no final do contrato entre o Rafa e o Grimaldo............que garoto........ ainda por cima apoiado por luisoes.......... enfim EXIGÊNCIA sabem o que é isso?menos pálas ok?

    ResponderEliminar
  18. O Benfica enferma de falta de LIDERANÇA, de TACHISMO A MAIS E OUTROS INTERESSES à décadas, podem pôr qualquer treinador que lá quiserem q com esta direção só vai mudar o cheiro... Uma solução-Benfiquistas q sintam o clube, sem outros INTERESSES, experientes em várias áreas e com conhecimentos para desalojar a podridão q pulula tanto no nosso clube como no futebol Português, Ex.: Rui Gomes da Silva+Telmo Correia+Bagão Félix, secundados por alguns Benfiquistas q sejam "PAU PARA TODA A OBRA" e " ANTES QUEBRAR Q TORCER"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista7/5/24 17:49

      Rui Gomes da silva tinha sido o melhor presidente naquele momento de transição, mas a própria SIC da lagartada fez questão de lhe tirar palco pouco tempo antes das eleições com LFV, salvo erro. Tenho para mim que esse sim atacaria o sistema, porque terá sido teoricamente até esse o motivo para o qual saiu do benfica, dado que o LFV muito fez para se ir mantendo à tona no poder e interesses à sua volta.

      Rui costa já se acusava que seria extensão de LFV, e foi. Bastou uma época para confirmar que o interesse são vender putos e esta pré-época dificilmente não será igual. Não tem perfil nenhum de líder nem percebe/está amarrado por interesses que em nada ajudam o clube. Poucos aliás parecem-me ser os ex-jogadores que dão bons presidentes de grandes clubes. Diretores desportivos ou treinadores ainda vá....presidentes já é outro nível.
      Continuo a acreditar que o benfica apesar de uma ou outra posição menos bem preenchida, das equipas formadas temos sempre muito mais hipóteses que os patéticos rivais, fossem os atuais bastidores varridos e regenerados com direcções fortes que os metessem na linha.
      Como isto anda...daqui a uns anos teremos novo caso de apito dourado, desta a incluir também os sapos, o problema será se não existe algum arranjinho entre todos os grandes para ir dividindo titulos...mas se fosse, doa a quem doer, o nosso futebol está a transbordar de corrupção....

      Eliminar
  19. Verdadeiro Pluribus Unum7/5/24 17:22

    Leio coisas que me deixam parvo nestes comentários..
    Estamos a criticar termos gasto muito dinheiro? então e no ano em que abdicamos do penta campeonato, não foi porque desinvestimos?!

    Que se dane gastar 100M, por mim até 200M se for possível! QUERO É GANHAR SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gastar muito dinheiro e não ter retorno desportivo para que serve também?
      Os sapos gastaram menos e tiveram retorno porque souberam tapar as lacunas do plantel.
      Nós até gastámos milhões para pôr rapazes na equipa B.

      Eliminar
    2. VERDADEIRO PLURIBUS UNUM8/5/24 17:05

      os sapos nojentos tiveram sorte!
      Se calhar temos é que forçar essa sorte. Investir mais, fazer de tal forma que seja impossível nem com toda a sorte do mundo consigam ganhar.
      Lá está, se calhar não é comprar para a equipa B. É comprar 2-3 que acrescentem em cada posição e ver! Se não der um, que pode acontecer, há outros dois prontos para serem esteios no campeonato e vendidos por milhoes
      É PRECISO ASSUMIR O RISCO PARA PODERMOS SER OS HEGEMÓNICOS

      Essa conversinha de fazer muito com pouco é bom para os pobretanas - Nós somos o Benfica!

      Eliminar
    3. Dizem os entendidos que "a sorte dá muito trabalho"!
      Nós, por grandes que somos até damos a sorte de barato!
      Milhões para cima que tudo se resolve!
      Boa!

      Eliminar
    4. Anónimo9/5/24 19:45

      Pareces aquele puto do secundario que diz que nao entrou no curso que queria porque nao tinha o dinheiro do outro para ter explicacoes...

      Se o teu filho poder pagar as explicacoes e ter sucesso, vais dizer que nao pagas porque ha 1 miudo qualquer que 1 vez esporadicamente conseguiu sem explicacoes?
      Nao - das TODAS as condições ao miudo

      Eliminar
    5. E se se concluir que o puto é burro e teimoso?
      Podes contratar o melhor explicador que nem uma coisa nem outra.

      Eliminar
    6. Mas em que mundo vivem vocês?

      O Benfica não investiu mais que o Sporting. O Benfica gastou mais em jogadores, mas vendeu muito mais do que gastou.
      Em suma, o Benfica trocou um ponta de lança de 65+15M de euros (Ramos) por um outro de 20M (Cabral).
      Trocou um centro campista de 120M (Enzo) por um de 25M (Kokcu).
      O “investimento” do Benfica foi isto.

      O Sporting trocou Chermiti por Gyokeres. E Ugarte por Hjulmand. E Porro por Fresneda.
      O Sporting bateu, em 2023, o recorde nos gastos com aquisições. Recorde esse que tinha sido fixado… em 2022, ano em que terminou no 4o lugar.

      O que o Sporting teve, e nós não… foram 100M de perdão de dívida, dados pelo BCP e NB. Que “desapareceram”, no incompreensível negócio das VMOCs, dos encargos que os verde e brancos teriam de pagar. E que conduziram a uma capacidade de contratar e manter jogadores no plantel absolutamente ímpar em Portugal!
      (Se preferir, chama-se concorrência desleal).
      Num mundo normal, sem bancos a subsidiar clubes, o Sporting não poderia ter feito as aquisições que fez e teria sido forçado, como todos os outros clubes portugueses, a vender os seus melhores jogadores, para assim conseguir receita extraordinária para pagar os seus deveres!

      Isto não anula os nossos erros. Mas é a explicação para esta época. O Sporting bate o seu recorde de pontos e vitórias… às custas do BCP e do Novo Banco!

      Eliminar
  20. Anónimo7/5/24 18:25

    E o rumor Armindo Monteiro que foi posto a circular?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo8/5/24 06:53

    Ideia maluca.
    Porque nao compramos o Gyo?
    100M por 100M pagamos a clausula e damos 1 bom ordenado.
    Para o ano vai a champions leva-nos longe e ainda ganhamos o campeonato uns 2-3 anos ate o vendermos pelo mesmo preço.
    Nao ganhamos com ele financeiramente mas desportivamente somos hegemonicos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para comprar o Gyo, tinhas de trazer o Amorim também e depois "CORRER" com esta direção cheia de bananas

      Eliminar
    2. 100M?!? Mas é louco?

      Eliminar
  22. 10 dias sem 1 post...
    Somos mesmo 1 clube de adeptos que so vivem de vitorias

    ResponderEliminar
  23. Aproveitem para fazer regressar o Émerson e vendam o turbin o mais depressa possível por qualquer preço enquanto é tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quanto ganha o Emerson, meu caro?

      É bonito ouvir o que ele disse e o seu desejo de regressar ao Benfica… mas estará ele disposto a ganhar 1/4 do que recebe no City?

      O mesmo é válido para Bernardo Silva e para João Cancelo. Gosto muito de ouvir os seus ais de amor ao Benfica. Receberia-os seus braços abertos e com uma alegria enorme.
      Mas para voltar, teriam de abdicar do que ganham. Continuando a ganhar, claro, uma fortuna. Mas uma fortuna bem mais pequena que a gigantesca que ganham atualmente.

      Nada tenho contra eles. Mas, se pudesse, pediria-lhes: deixem-se de merdas. Se realmente amam o Benfica, como dizem que amam, se querem mesmo regressar… pois então regressem. E já.
      Não esperem que o Benfica seja uma pré reforma simpática da sua carreira. Voltem agora.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking