O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ai se fosse o Jesus... As coisas que se diriam!

. 24 comentários
O meu problema com os treinadores de futebol é que são bem poucos aqueles que conheço no futebol mundial que valorizo devidamente. Pode eventualmente ser um problema meu, de perceber muito pouco da coisa, mas a verdade é que não há muitos no futebol que se amanhã fossem anunciados como treinadores do Benfica me entusiasmassem realmente.

Na eventualidade de Jorge Jesus sair do Benfica, e num cenário em que qualquer nome fosse possível chegar e assinar já amanhã, eu levava o Alex Ferguson, levava o Simeone, levava o Mourinho, o Klopp e possivelmente também o Guardiola... Sem pestanejar.

Convenhamos, do Guardiola tenho hoje uma dúvida que acho legítima: foi ele que fez o Barcelona ou o Barcelona que o fez a ele?! Ah e tal, futebol bonito, tudo ao primeiro toque mas, mérito de quem? Do treinador ou dos artistas que tem?

Alex Ferguson  para mim foi absolutamente genial e o futebol para ele não tinha segredos. Simeone tem uma imagem de marca, Mourinho também, e de Klopp aprecio o futebol que tenta implantar nas suas equipas, a sua irreverência e o olho especial para detetar talento.

E depois há os outros, que são dos melhores do mundo, que treinam sempre as melhores equipas, mas nos quais nunca vi muito (defeito meu provavelmente) de transcendente.

E neste grupo incluo os Pellegrinis, os Capelos, os Ancelottis, os Mancinis. Ok, já ganharam muita coisa mas, convenhamos, a treinarem constantemente as melhores equipas do mundo, como poderiam não ganhar?

Esta última época do Real Madrid é um desastre completo! A participação do Manchester City na liga dos Campeões com Pellegrini e Mancini é de fazer chorar o mais tolerante dos adeptos do City. Absolutamente inarrável!! Ai se fosse o Jesus!

O Capelo é aquele Camacho mais sofisticado que as grandes equipas vão buscar quando paira no plantel a sombra da indisciplina mas, em futebol jogado, cruz credo, só mesmo para dormir!

O Wenger sabe por as suas equipas a jogar bom futebol, mas também já provou que não é treinador de grandes momentos nem de jogos verdadeiramente decisivos. O fator mental não é o seu forte!

E depois há Jorge Jesus (deste já sabem que eu gosto realmente). É o melhor treinador do mundo?! Não é seguramente mas essa é uma discussão que nem sequer vou ter! Os melhores não treinam em Portugal, ponto final!

Mas há algo de que tenho a certeza: se me derem o Jesus, ou o Pellegrini ou o Capelo, eu sei quem escolho. E mesmo o Ancelotti, tinha de pensar várias vezes (como já confessei, não pesco nada disto)!

É que do Jesus eu vi logo algo que me fez render às evidências: em primeiro lugar vi seis anos de Benfica sem casos de indisciplina. Eu sei que ninguém repara nisto mas é coisa rara. Todos sabem quem manda. E não é preciso o Capello!

E depois também vi logo que as pedras com Jorge Jesus não são mexidas à toa. São mexidas por quem sabe o que está a fazer! O Benfica não ganha porque chegou um treinador novo que durante 3 ou 4 meses soube unir as tropas e serrar os dentes! O Benfica ganha porque tem método, ambição e disciplina! A tempo inteiro!

Depois é o ah e tal, e cada vez estou mais convicto que Jesus está de saída (espero que não) e que Marco Silva é o senhor que se segue (ou porque razão quereria ele sair do Sporting? Para ir para o Estoril?!)

Mas eu, e confessando aqui mais uma vez que não percebo nada disto, continuo sem ver nada de especial em Marco Silva. Fez uma época fenomenal? Não fez! Quantos pontos perdeu em casa contra equipas pequenas? Muitos! Tem um discurso galvanizador? Nunca vi.

Mas pronto, há-de chegar ao Benfica um dia e terá todo o meu apoio e todo o benefício da dúvida, com toda a certeza!

E isto leva-me para aquele que era de facto o propósito deste post: relativizar a verdadeira qualidade desses génios unanimemente reconhecidos como os grandes cabecilhas do treino do Universo!

Carlo Ancelotti e este Real Madrid! É pouco! Muito pouco! Inadmissível!

A não ser que me contem a bela surpresa de que no Real Madrid, até um Ancelotti anda ao sabor das vontades do presidente e sem força nenhuma para impor as suas ideias mas, este Real Madrid é um falhanço total do treinador!

Este Gareth Bale que não tem jogado nada em Espanha é um excelente jogador! E foi queimado e encostado à direita no Real, para que na mesma equipa possam jogar três jogadores como Bale, James e Ronaldo.

Alguém que vai buscar um Bale por 90 milhões, não pode trazê-lo e dar-lhe um papel secundário na equipa. Um exemplo: Bale é um exímio marcador de livres! E-X-Í-M-I-O! Mas quem marca os livres do Real é Ronaldo que este ano tem apenas um (UM!) golo marcado dessa forma! Claro que o que importa em Madrid não são as vitórias coletivas mas jogar para a bola de ouro do Ronaldo. E ele precisa de marcar os golos todos! E se não marca fica amuado!

Depois de contratarem Bale por 90 milhões, viram o mundial e apaixonam-se por James. Toma lá mais 70 milhões pelo James. Para jogar onde?! Enfim, para jogar em qualquer lado, mesmo que por causa dele toda a gente do Real tenha de jogar fora da posição e se ande hoje a pedir a cabeça do flop... Gareth Bale (precisam à força de encontrar um culpado!), a quem nunca foi dado na verdade qualquer papel de relevo na equipa consentâneo com o seu estatuto e o quanto pagaram por ele!

Mas espera lá... James para jogar a 10?! Mas já não havia Modric?! E o Real precisava de um 10?! Então mas o Ozil não tinha saído um ano antes porque o Real não precisava de um 10?! James é melhor que Ozil?!

E depois de se gastar o dinheiro nas estrelas que vendem camisolas mas que pouco acrescentam à equipa, quando não há Benzema o substituto chama-se... Chicharrito, o eterno suplente do United! Vamos lá todos aprender com génios do treino que eles é que sabem!

Ah e tal foi o Ancelotti, tudo na boa que este ano ele sai de Madrid e amanhã aparece no City ou no United e há-de continuar a ganhar! A estes vale de facto boa reputação, vestirem fatos Armani, mascarem pastilha com mais estilo e terem muitíssimo boa imprensa...


Mas ai se fosse o Jesus! As coisas que se diriam!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. "O Benfica ganha porque tem método, ambição e disciplina! A tempo inteiro!"
    Há aqui um equivoco qualquer: o Benfica ganha? Ganha o quê? Nos últimos 15 anos o que é que se ganhou?
    Não me lixem. O Benfica ganhou dois campeonatos nos últimos 6 anos (a caminho do 3º, se tudo correr bem) porque tem um grande treinador. Nisto estou de acordo. O resto é conversa.
    Já não bastava terem assassinado o meio campo da equipa em janeiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atao mas se ele ta a falar de jesus q ta ca ha 6 anos, porque raio vens falar nos ultimos 15 anos? As vezes parece q so qerem implicar. O redmoon foi bem claro.

      MCosta

      Eliminar
  2. Ancelotti é banal, Simeone é banal - é um bom motivador, consegue que os jogadores corram e mordam e tal, mas FUTEBOL não é com ele - e Mourinho (o actual) é uma espécie de Simeone. Não trocava qualquer um deles pelo JJ... O único que consideraria era o Mourinho, porque acredito que possa voltar a ser o melhor.

    Klopp, Guardiola e Pellegrini são dos bons. Ainda tens alguns na Alemanha com qualidade (B. Monchengladbach, B. Leverkusen) e em Espanha (Celta de Vigo, Rayo). Em Inglaterra gostava do Pochettino e do Roberto Martinez, mas estão a desiludir um pouco..

    Para o nosso bolso, JJ é o melhor que há :)

    E isto é a minha opinião, mas também percebo pouco disto também :)

    PS: Julgo um treinador pela qualidade do futebol e não pelos resultados. Não é por ganharem o que quer que seja que Di Mateo, Mancini ou Benitez são bons treinadores... Nem Guardiola é mau treinador por não ganhar o que quer que seja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. facil de perceber em 1/20 das linhas do Redmoon ;)

      Eliminar
    2. Em treinadores tenho o mesmo gosto do João.

      Eliminar
  3. Num discurso sério para louvar o nosso mestre JJ não é preciso denegrir o atual campeão europeu. Esse tipo de conversa é coisa de café, num texto escrito é estranho! Há muitos treinadores bons, com ou sem armani... tu dizes e bem o klop é bom treinador...apesar de estar no meio da tabela da liga alemã.

    Eu gosto do nosso metre JJ, quando ele ganha e quando ele perde, apesar da azia que eu fico nas derrotas, haha, por mim ele fica por muito tempo!

    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  4. que puta de confusão que para aí vai...

    então agora os benfiquistas deviam preocupar-se com o que faz o Ancelotti como com o Jesus?

    Bom se nao te estas a referir aos benfiquistas, antes de vires para aqui fazer a apologia de alguem que TODOS reconhecem qualidades inquestionáveis, ias antes aos foruns e jornais de Madrid e verias que nunca o Jesus soube o que é ser rasgado como o Ancelotti o é em Espanha.

    ResponderEliminar
  5. Com Jesus não houve indisciplina? O Cardozo foi o quê????????? ?????????

    E pegando na tua análise sobre o Real Madrid… O Benfica precisava de um Djuricic? Não é um 10? O JJ joga com números 10 na equipa? Então para que foi buscá-lo? Ou terá sido o presidente que lhe impôs esse jogador???

    E para além desses treinadores todos que falas, junta mais um que vem vindo a dar provas de ser realmente um bom treinador! UNAI EMERY!
    2ª FINAL DA LIGA EUROPA CONSECUTIVA, JÁ GANHOU 1, E PROVAVELMENTE GANHA A 2ª! CONSECUTIVA! (diferenças entre jogar finais para se ganhar, ou jogar finais para… se jogar)

    Mas quando leio acima, que Simeone é um treinador banal!!!! ….. Já li tanta merd@ por aqui, esta é apenas mais uma!

    E o contra-factual? Existe? O JJ faria no Real Madrid, melhor que o Ancellotti fez este ano? Não sabes, nem ninguém sabe. Portanto são comparações sem nexo algum, apenas para tentar vincar um gosto pessoal por alguém, como é o teu caso.


    Espero e acredito, porém, que Domingo JJ ganhará o seu 3º título em 6 anos!

    José Inácio


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Geraldo15/5/15 02:30

      Contra o Sevilha não jogou para ganhar ou não o deixaram ganhar?

      Eliminar
    2. O Simeone é um Jaime Pacheco. É só perceber um bocadinho de futebol.

      Eliminar
    3. Calma, vamos lá ser sérios. O Benfica só não ganhou a LE no ano passado, porque roubaram 3(!!!) pénaltis... Até em espanha viram isso...
      JJ nunca fará melhor noutros países porque não vai chegar a um clube e dizer "aqui mando eu" sem os jogadores que ganham 10M/ano se queixarem.
      Unay Emery é um excelente treinador, provou-o em todo o lado com futebol de qualidade.

      Simeone é um treinador fabuloso ao nível psicológico, já no futebol jogado é bastante óbvio que é fraco.

      Rui Macedo

      Eliminar
    4. Quando li o post, pensei exatamente o mesmo! Excelente análise. Gostaria de acrescentar ainda q JJ, apesar de lhe reconhecer muito mérito em muitas situações, é provavelmente o treinador q mais adaptações faz, pelo menos em Portugal é, ou seja, o treinador q mais jogadores troca de posição para depois lhe darem o titulo de "fazedor de talentos". Comparando isto com o post, s calhar a diferença de que o post se queixa não será assim tao grande.

      Saudações Benfiquistas

      Yankee

      Eliminar
  6. Se estivéssemos num blog afecto a tripeirada já tinhamos sido banidos.
    Viva a pluralidade de opiniões.

    ResponderEliminar
  7. Bom texto Redmoon!
    Eu critiquei aqui muito o JJ na derrota com o Rio Ave e acho que é claro que se nao ganharmos o campeonato nao tem condições para continuar.

    Mas apesar de achar que é um grande treinador, trabalha bem as equipas e mete-as a jogar bom futebol, não tem fibra para momentos decisivos onde o Benfica está muitas vezes (graças a ele é certo) e tal como Anceloti não demonstra confiança aos jogadores apostando apenas num grupo pequeno jogadores, nao faz substituições e de acordo com o que vem sendo anunciado de cortes para a próxima época não sei se terá o perfil adequado para comandar uma equipa de jovens.

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada15/5/15 00:26

    Sinceramente, usar um blogue benfiquista para defender o Bale não me parece muito normal!
    Contudo e porque menciona o JJ e faz comparações tenho que meter a colher e fazer alguns esclarecimentos.
    Como já aqui disse, não anti JJ e acho mesmo que neste momento é o melhor para o Benfica. Daí a dizer que com ele não há casos de indisciplina... Já estão esquecidos dos casos gravíssimos com o Cardoso? E mesmo com o Aimar, ainda que com este a coisa ficou mais silenciada?!
    Pois é nesta questão que acho o JJ mais fraco. Como líder, não lhe reconheço muitos méritos.
    Ancelotti a mando do presidente? Ou será que quem manda "naquilo" são as "vacas sagradas" que existem no balneário? Há ali muito dinheiro, muitos craques e acima de tudo muitas vedetas. E é aí que reside o problema. Todos querem protagonismo e todos "trabalham" cada um para sim ou em grupinhos desestabilizadores. Ali, nem Mourinho conseguiu sobreviver... Depois, em Espanha existe uma cultura de jornalismo de tal modo agressiva e xenófoba que muitos poucos superam!

    ResponderEliminar
  9. Esqueceram-se mencionar o Benitez que ganhou dois titulos de campeão Espanhol(valencia) e uma liga dos campeões ao serviço do liverpool, em que esteve a perder 3-0 ao intervalo contra o poderoso milan de então.
    Para além dos mencionados, tem mais.

    ResponderEliminar
  10. De todos esses nomes só trocava Jesus por um deles o melhor de todos os tempos Guardiola...
    Pedro

    ResponderEliminar
  11. Mike Santos15/5/15 09:47

    Com Jesus o Real não jogava assim, muito menos com este esquema tático confuso e com jogadores fora do seu "habitat" natural!! Ancelotti é um treinador mediano com um plantel de galaticos. Houve casos de indisciplina. Recordo-me de Cardozo. Mas foi muito bem resolvido pela estrutura do Benfica e ate pelo proprio JJ. Eles desentenderam-se mas resolveram tudo como bons profissionais que são ao serviço de um dos maiores clubes do mundo! Não é desejável acontecer este tipo de coisas mas é normal quando se tem mentalidade ganhadora como ambos têm, o que nao é normal é não se resolver as coisas. E foram bem resolvidas por isso nao considero um caso gravissimo. Considero sim um caso pontual que até serve de exemplo de como se resolver tudo a bem entre jogador e treinador em prole de um fim comum.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. BENFIQUISTA DE GAIA15/5/15 10:55

    AINDA nao viste nada do MARCO SILVA???? com uma equip de testoes fez grande figura na champions aonde foi ROUBADO ..e mandado para a taça uefa e mesmo assim com o wolsburgo bateu-se ..e fez grandes jogos ..nao tem medo...espero-o ansiosamente no meu club..

    ResponderEliminar
  13. Acho este tema interessante e pertinente quanto a treinadores estrangeiros existem os tácticos como Pellegrini e Mancini e Rafael Benitez que para mim são autênticos flops, uma vez que para os planteis que sempre tiveram a disposição não fizeram nada de relevante.
    O Anceloti apesar da péssima época é um excelente estratega e ganhou a décima no ano a saída de Mourinho e temos ter a noção que o atlético já é um rival de relevo e não aquele dá 5 anos atrás.
    O Arsène Wenger é treinador que gosta de jogar para o espectáculo priveligia bom futebol, mas depois destapa mt na defesa portanto pode-se gostar de ver o Arsenal jogar mas os resultados ficaram sempre mt aquém.

    Ronald Koeman já demonstrou e ainda para mais com o Southampton que é um excelente treinador mais uma vez, não compreendeu foi a cultura do futebol português.

    Lá fora o Paulo Sousa já demonstrou que é um grande treinador e até com o Basileia no dragão fez um excelente jogo.

    Quanto a treinadores do nosso burgo existem bons treinadores como Rui Vitória (excelente na formação de atletas jovens e ajudando a sua progressão), Dautó Faquira na mesma linha mas mt mais objectivo e similar a JJ a nível defensivo, sempre gostei do Vítor Oliveira mt bom a nível de formação e um estratega mt bom.

    Não a que negar os treinadores portugueses são melhores, não é só estarem na moda é porque cá em Portugal os medíocres não tem espaço, a não ser nos clubes dos amigos e os bons são mesmo mt bons principalmente aqueles que tem que vencer sistemas sejá para serem campeões, classificação para competições Europeias ou simplesmente para subidas ou descidas de divisão.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  14. Porque é que não acredito na saida do JJ? Porqu esendo de origem humilde so sabe falar português e arranhar no espanhol. Enquanto nao dominar o ingles não há equipa estrangeira que lhe pegue. Será o alex ferguson do futebol português. Benfica por muitos e longos anos.

    Luis Mendes

    ResponderEliminar
  15. Pellegrinis, Ancelottis e companhia só treinaram grandes equipas e não ves nada neles... Então e Mourinho (e não fales do fcp, porque finais com monacos e celtics, bem... está tudo dito, ah já me esquecia, esse também era o tempo das mariscadas e sabe-se lá mais que tipo de fruta para sobremesa)
    Em 6 anos com JJ não viste casos de indisciplina no SLB?
    O problema do Real Madrid, é apenas um, é uma equipa de galáticos, contratos pelo seu peso em Milhoes!!! E depois ou jogam, ou tá a p#$a armada, o que lhes falta é um bom diretor desportivo e alguem que ponha todos aqueles jogadores no lugar, independentemente do seu preço...


    ResponderEliminar
  16. A gestão do Anceloti é uma merda e o futebol do Real a mesma trampa... Jesus dá-lhe 10 a zero... no entanto Jesus poderia ser o Senhor o Altíssimo Jesus Cristo para todos nós se fosse menos vedeta e mais humilde como foi Deus Nosso Senhor... e é pena que não vá beber da sua santa água, que jorra para a vida eterna... adiante que teologias maradas não páqui chamadas... Marco Silva foi todo quinado pelo Bruninho, conseguiu ganhar no dragão, quase seguir para os quartos da champions... de facto não vi ao SCP grande cena, mas diz-me que equipa tem o SCP??? William (num ano fraquinho), Nani, Slimani (de vez em quando) e o João Mário a crescer, uns fogachos de Carrillo, um Adrien esforçado,... - gajos com experiência e qualidade - NANI!!! de resto, bem de resto tudo bons rapazes... acho que ele é emocionalmente fortíssimo e suspeito que seja flexível de um ponto de vista táctico e não tem medo em apostar em jogadores de qualidade tenham eles a nacionalidade ou idade que tiverem... MAS Jesus se ficar continuará a ser o santo e o diabo que admiro por ter devolvido ao meu Benfica uma certa vertigem atacante...se bem que este ano estamos muito mais equilibrados... e foi isso que nos safou, isso e o flopetegui...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking