O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de maio de 2015

17 argumentos Anti-Jesus que nunca passaram o teste do tempo

. 46 comentários
ERA Jorge Jesus:
3 campeonatos
1 Taça de Portugal
4 Taças da Liga (5 se ganharmos este ano)
1 Super Taça
2 Finais Europeias

20 anos antes de Jorge Jesus
Campeonato
Taças de Portugal
1 Super Taça
1 Taça da Liga
1 Final Europeia


1) Vou dar de barato, até porque concordo com esse argumento, de que Jorge Jesus é um fanfarrão de primeira.
Preferia que fosse diferente em algumas das suas intervenções, já aqui o disse várias vezes.

2) Dou também de barato que Jorge Jesus ganha muito dinheiro no Benfica.
Fez por justificá-los. São 4 milhões de euros ao ano? Parece que sim. Que ainda assim não parecem tanto quando se traduz em 142000 euros líquidos ao mês.

3) Vou até dar de barato o argumento anti-Jesus que alguns invocam, de que Jesus como homem possa até não valer nada.
Não concordo nem discordo porque não tenho base para um fazer um julgamento desses mas, admito ainda assim que me preocupa bem mais se as lideranças resultam ou não resultam, e no Benfica parece resultar.

4) Dou de barato também que JJ não acerta sempre, e que nos últimos dois anos até errou demasiado, e que para contratar um Cortês mais valia lá ter um Luís Martins, sempre era mais barato.
Mas também é verdade que o problema não se resolve substituindo um “coxo” por outro “coxo”. O facto de Cortês ter sido um erro não significa que a dispensa de Luís Martins não tenha sido acertada.

5) Dou de barato também que faltou deixar a nossa marca na Liga dos Campeões.
Sim, houve duas finais de Liga Europa, uma delas contra o Sevilha que foi um roubo de igreja. E houve um QUASE grandíssimo momento na Champions frente ao Chelsea, ao sermos roubados num penalty claro no estádio da Luz e a encostarmos o Chelsea às cordas em Londres mesmo reduzidos a 10 jogadores, num jogo em que fomos bravos e brilhantes e vulgarizámos a equipa que viria a ganhar a prova.

Mas para um Benfica que se queria afirmar como um dos grandes da Europa, faltou de facto um grande momento na prova rainha.

6) Jesus não é na verdade o filho de Deus e sem ele o Benfica não acaba.
Totalmente de acordo.


Vamos pois agora àquilo que não dou de barato de maneira nenhuma.

1.
Não há no Benfica uma Era Jorge Jesus, o que há é uma Era Benfica na vida de Jorge Jesus.
Aceitaria esse argumento se o meu clube fosse o FCP, clube que ganhou tudo durante 30 anos, fosse qual fosse o treinador. Mas não foi isso o que se passou no Benfica. Jorge Jesus não chegou a um Benfica vencedor, muito longe disso. Chegou a um clube que nos vinte anos anteriores à sua chegada teve um (!!) campeonato conquistado, e que nos seis seguintes conseguiu três! E atenção que pelo Benfica, nesses vinte anos, passaram três treinadores campeões europeus!

2.
Jorge Jesus só ganhou por causa do investimento que nenhum outro treinador teve.
Argumento falacioso. Os milhões já tinham sido investidos com Quique Flores um ano antes. E que resultados houve desse investimento? Um terceiro lugar na Liga e ZERO jogadores valorizados e desejados pelas grandes potências!

Foi Jorge Jesus que tirou Aimar da esquerda e pôs no meio, que tirou David Luís de lateral e o pôs a central, que apostou em Coentrão do Rio Ave, que apostou em Di Maria e rasgou o pré-acordo com Reyes, que tirou Cardozo do banco e fez dele o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, e que arrancou 100 milhões por quatro desses cinco!

Com Quique também houve milhões, também houve jogadores, o que não houve foi arte.

No mais, os milhões investidos época após época com JJ vieram de onde? Vieram da Emirates? Ou vieram da venda em catadupa de todos os craques que o plantel foi vendo nascer?

3.
O que ganhou Jesus antes de chegar ao Benfica?!
Uma inter-toto. E o que ganhou Mourinho antes de chegar ao Porto?! Mas a sério, isso é argumento?!

4.
Quantos jogadores vendeu Jesus por milhões antes de chegar ao Benfica?!
E quanto jogadores vendeu o Mourinho por milhões no Leiria, ou até, quiçá, no próprio Benfica?! Mourinho foi capaz de transformar Sabry em ouro?!

5.
Jesus é arruaceiro, e o que lhe é permitido aqui jamais seria lá fora
Mourinho provou ao enfiar os dedos nos olhos do Vilanova, que por  muito que Jesus tenha feito é possível descer bem mais baixo. E não, não foi em Portugal, foi lá fora. E o mundo não acabou por causa disso.

6.
“O arrogante do Jesus que não aceita ordens de ninguém.”
E o Mourinho aceita ordens de quem teve nove anos para provar que não percebe puto de bola? Aceita ordens de quem não reconhece competência?

Há algum treinador de topo e consagrado que não exija autonomia?

Quando os resultados não aparecem quem vai para a rua? O treinador ou o presidente?

Qual foi o russo que também julgava que percebia da coisa e que podia mandar, e que pelo treinador não aceitar ser mandado viu o mesmo bater com a porta, e que anos mais tarde teve de dar o braço a torcer e ir buscá-lo de volta, para que o Chelsea pudesse voltar a ganhar? Alguém adivinha?

7.
É culpa do Jesus o facto de Nélson Oliveira não ser ainda um jogador de futebol
Evidentemente que não é. Nem de Jesus, nem dos espanhóis, nem dos franceses nem dos ingleses, nem do selecionador nacional.  

E também não é culpa seguramente dos clubes para onde vai serem pequenos e atacarem pouco (8º lugar da premiership é pequeno?), até porque como toda a gente vê, para o Gomis e para o Bony, golos e boas exibições nunca faltaram no Swansea, e ser titular contra o Brasil ao lado do Cristiano Ronaldo também não é propriamente uma oportunidade menor.

Até o Rodrigo com 19 anos no Bolton (esse sim um clube pequeno), teve o Bolton desesperado para ficar com ele no final da época...

Mas no mais, o óbvio: A responsabilidade dos treinadores é fazer das equipas que treinam o melhor que podem ser coletivamente, apostando nos 17/18 ovos que dão mais garantias. Reclamar da aposta no jogador A ou B é um desejo que pode ser manifestado ao treinador mas nunca uma responsabilidade que lhe possa ser exigida. E isso serve para todos.

8.
O Jesus detesta a formação
Não sei se detesta ou se não lhe vê a qualidade que outros lhe vêm.

Mas admitindo que deteste, admitindo que esse não é o seu caminho, admitindo que não queira jogadores a quem se der um berro se mijem sozinhos, é um direito que lhe assiste...

O que os benfiquistas exigem a JJ é que ganhe, e ele tem ganho mais do que os outros. Se a Direção exige que o Benfica ganhe MAS COM jogadores da formação, tem bom remédio: contrate um outro treinador com essas credenciais. O que não se pode é culpar JJ por ser fiel àquilo em que acredita, e ser capaz de ganhar dessa maneira.

9.
O Jesus desaproveita a formação
Darei de barato esse argumento no dia em que vir Jorge Jesus a dispensar maçãs podres que lá fora virem diamantes. Até hoje não vi.

E não, não acredito que Bernardo e Cancelo tenham sido dispensados de Jesus. Saíram como saíram outros assim que cheirou a dinheiro. Se de Bernardo ainda admito que não encaixe no sistema, o Cancelo é a cara de Jesus! Não sabe defender? O Coentrão e o Melgarejo também não sabiam e aprenderam rápido. Do que Jesus gosta é que saibam atacar, e isso o Cancelo já sabe.

10.
O Jesus não gosta de portugueses
Sim, porque o Amorim, o Almeida, o Eliseu e o Carlos Martins são gregos. Mas isso era o que se propagandeava aquando das campanhas pró-Moreira e pró Nuno Gomes, que não jogavam na Luz, não por o Benfica ter melhores jogadores, mas sim porque Jesus não gostava de portugueses. Jogadores que saíram do Benfica e continuaram sem calçar, mesmo em clubes mais fracos, mesmo com outros treinadores!

11.
Jesus não coloca a jogar jogadores que brilhem mais do que ele.
Foi essa a razão encontrada para justificar o eclipse de Aimar na sua última época. O Jesus andava lixado porque o Aimar brilhava que tresandava!

O Aimar, o tal que saiu da Luz, o tal que JJ elegeu como o melhor jogador que alguma vez treinou, o tal que lamentou não ter tido Jorge Jesus na sua vida mais cedo, o tal que desde que saiu de Lisboa nem no Quatar foi capaz de calçar!

12. Jesus não ganha nenhum jogo decisivo
Se jogos decisivos forem de facto apenas aqueles que se perdem é verdade, sem dúvida nenhuma.

Quantos jogos perdeu Jorge Jesus com o SCP em seis anos? Há quantos jogos não perde com o FCP por exemplo?

13. O que Jorge Jesus fez no Benfica qualquer outro faria
Qualquer outro MENOS o Quique Flores claro está. Bastou haver um a tentar para desmontar a teoria na primeira tentativa.

14. Jesus só ganha com planteis de luxo e bem melhores que todos os outros
Este ano provou que não. Este ano provou que com um plantel inferior à concorrência, o treinador foi capaz de fazer a diferença.

15.
Ao pé do Jardel, o Miguel Vítor é um Baresi
É verdade. A aversão de Jorge Jesus à formação teve o seu apogeu neste caso emblemático.

Jardel, o patinho feio do Benfica, um cepo que só tinha altura, uma aberração de contratação a tapar a explosão do Baresi da formação, saco de pancada todas as semanas, o exemplo crasso do que nunca devia ser feito e da tamanha incompetência do treinador.

Alguém se lembrou do Garay este ano?

16.
Jesus NUNCA elogia os seus jogadores
Os jogadores e os adeptos estão de parabéns. A estrutura está de parabéns. Os grandes vencedores deste bi-campeonato são estes jogadores.” JORGE JESUS
                                                    
Mas tantos mais exemplos haveria para dar para desmontar esta GRANDE mentira.

17.
Os jogadores só querem ver Jorge Jesus pelas costas                                                          
“O que sei é que Jorge Jesus é um dos melhores no que faz, e os melhores têm de estar do nosso lado.” LUISÃO

Foram três anos fantásticos onde joguei ao mais alto nível, e o treinador tirou tudo de mim. Graças a Jorge Jesus cresci como jogador em todos os sentidos. É um magnífico treinador e estou-lhe muito agradecido.” JAVI GARCIA”

“Jorge Jesus foi o treinador mais especial da minha carreira.” DAVID LUÍZ.

“Benfica não encontra melhor que Jorge Jesus.” AIMAR

“Jesus disse-me que ia ser trinco e um grande jogador.” MATIC

“É um treinador que gosta muito de tática e que aproveita as melhores virtudes dos jogadores. Tinha coisas muito boas que adotei. Tenho boas recordações dele, tivemos muita química.” SAVIOLA

Apanhei um treinador, o Jorge Jesus, que fez de mim um homem e que me deu aquilo que me faltava. FÁBIO COENTRÃO

E o resto é conversa.


Resumindo e baralhando ouvi na semana passada uma anedota que diz assim:
“Um preto vai a um jardim zoológico, olha para dentro de uma jaula e depara-se com uma criança lá dentro quase a ser devorada por um leão. O preto salta lá para dentro, dá três murraças no leão e salva a criança.

Capa do Correio da Manhã no dia seguinte: Preto rouba a refeição a leão inocente.”


Moral da história: Cada um que agarre os seus pedaços da história e construa a sua própria verdade. É um direito que lhes assiste. Eu continuarei sempre a defender a minha verdade, sustentada o melhor que sei, preferencialmente sem argumentos falaciosos que nunca passaram o teste do tempo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

46 comentários

  1. 1 – Não me é relevante este tipo de discussão. O SLB já era enorme antes de JJ e será enorme depois dele sair. O inverso é que já não se se aplica ou aplicará.

    2- É factual. Ainda esta época em que dizem que houve redução de investimento afinal até foi a que mais dinheiro JJ teve ao dispor: 38 milhões de euros em aquisições. Muito cuidado com isso das posições de Aimar e David Luiz. Pq basta ver o que aconteceu na segunda época de JJ para esse argumento arrumar com JJ. Quique teve alguns milhões e não fosse a roubalheira no Dragão e o titulo seria uma realidade. Não me parece o melhor argumento.
    3- Não faz sentido. Se não treina equipas de topo ganhar títulos é muito mais complicado.
    4- Igualmente. Mas as comparações com Mourinho ainda afazem menos sentido.
    5- Estamos a falar de JJ ou de Mourinho? Defender JJ pelo que outro tb fez? Em questões de comportamento/educação???
    6- Outra vez Mourinho? Quando JJ tiver o CV de Mourinho se calhar pode dar-se ao luxo de não aceitar ordens do seu superior hierárquico.
    7- Nada a ver.
    8- Não sei se detesta mas sei que não a aproveita. Os motivos são discutíveis.
    9- Penso que é óbvio. A questão não é dispensar jogadores que depois noutros resultam em craques (até os há). A questão é dispensar jogadores da formação para ir gastar dinheiro em toscos que rapidamente tb são dispensandos. Percebo que os fãs de JJ tenham dificuldade nesta discussão mas ela existe.
    10- Não vejo a coisa por aí. Ele gosta é das comissões que os estrangeiros permitem.
    11- Não é bem isso. JJ não gosta é de um jogador não escolhido por ele que brilhe.
    12- Jogos com o scp foram decisivos? LOL. Isso é fugir completamente à discussão. Jogos decisivos são aqueles em que vencer nos dá o titulo como os que não conseguimos vencer ao fcp quer no dragão, quer na Luz. Não menciono as finais europeias mas falo da meia final da Liga Europa perdida em Braga. Etc etc etc.
    13- Não digo qqr um mas defendo que não seria complicado fazer igual com tanta qualidade que JJ teve ao dispor e vários fariam bem melhor.
    14- Evidente. Mas o grave nem é isso. O grave é JJ só ganhar quando o fcp está nas ruas da amargura. No mano a mano perdeu sempre!
    15- Não concordo. Gosto de Jardel. Mas pq um César ou semelhante e não o Miguel Vítor? Ver ponto 9.
    16- Pouco mas não me parece relevante.
    17- Não me parece relevante nem normal jogadores dizerem mal, publicamente, do seu treinador. Mas em privado…ui. 

    Resumindo: vais ter mais 4 anos de JJ pelo que podes estar tranquilo. Eu cá continuarei a fazer figas para q o fcp continue o seu declinio e que o scp não acerte nas contratações. Que para o ano faças outro post deste género. Será bom sinal. E que eu tenha motivos para estar mais de acordo ctg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Obrigado pelo esforço em responderes ponto por ponto.

      COmo compreendes poderia voltar a rebater a tua visão em casa ponto, mas vou respeitar a tua forma de olhar para as situações :))

      P.S.
      A compraração para Mourinho talvez pareça descabida, mas é para demonstrar como UM MESMO facto, serve para se criticar tanto alguém e elogiar tanto outro que faz EXACTAMENTE igual.

      Eliminar
    2. Mourinho tem "moral" para ser arrogante. JJ não. Só isso.

      Eliminar
    3. A anedota do ultimo paragrafo aplica-se aqui perfeitamente.
      Antonio F

      Eliminar
    4. O que é ter "moral" para ser arrogante? Sendo a arrogância um vício ninguém tem moral para possuir tal coisa.
      Já confundir arrogância com confiança própria ou confiança nas suas capacidades para além de ser arrogância é também ignorância. Uma combinação viciosa.

      Eliminar
    5. Pedro,

      De facto o mais cego é mesmo aquele que não quer ver!
      Quando nem os factos conseguem mostrar a luz, não há muito a fazer.
      A realidade existe, nós é que podemos ter um angulo muito próprio para a ver:
      - no teu caso rebates o facto de esta época 14-15 ter sido operado um grande desinvestimento na equipa com gastos de 38 M€ no plantel. Agora junta só estes dados vendas feitas depois de 1 de Julho de 2014 de Markovic (12,5), Oblack (16), Cardoso (4), Enzo (25), Jara (1,5), Bernardo Silva (15,75) o que totaliza 74,75 M€ e verás o que é realmente a verdade.
      Agora se quiseres ignorar alguns factos tudo bem...
      Pedro R.

      Eliminar
    6. Qual a relevância do valor das vendas para a discussão?

      Eliminar
  2. ERA Jorge Jesus:
    3 campeonatos
    1 Taça de Portugal
    4 Taças da Liga (5 se ganharmos este ano)
    1 Super Taça
    2 Finais Europeias

    20 anos antes de Jorge Jesus
    1 Campeonato
    2 Taças de Portugal
    1 Super Taça

    Pergunto eu: quem está a mais no Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém está a mais. LFV não tem de perceber de futebol. Tem de delegar em quem saiba, e finalmente acertou.

      Mas esse será o tema do meu próximo post.

      Eliminar
    2. Só há aqui um erro nos 20 anos antes de JJ o benfica ganhou 3 campeonatos.
      Pedro R.

      Eliminar
  3. By the way, excelente texto.

    ResponderEliminar
  4. BENFIQUISTA DE GAIA22/5/15 13:02

    esqueceste-te de dizer que o OBLAK era defesa centra e ele fez dele o melhor guarda-redes do mundo ....lol....

    ResponderEliminar
  5. concordo quase totalmente... só acho que a falácia "Jesus como homem possa até não valer nada" também é facilmente desmontada.

    é que Jesus podia facilmente ter ido para o Porto ganhar mais... e podia se lixar para os antigos jogadores... mas mantém com eles uma boa relação como se viu no último Portugal-Sérvia... ou até como o Jesus tem defendido treinadores amigos como o Vilas Boas... ou defendido adeptos... não digo que seja um santo mas estas atitudes são mais do que suficientes para se achar que é a maior mentira que se diz sobre ele... os actos são por demais evidentes para serem negados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, vou ouvindo algumas histórias aqui e ali. Não tenho razões para pôr em causa o que me dizem. Mas também não faço julgamentos sem ouvir o contraditório. É uma questão que deixo em aberto, apenas isso.

      Eliminar
  6. Só não te acompanho no número 3), porque para mim é absolutamente essencial que as pessoas se respeitem umas às outras e não há vitórias que legitimem a falta de respeito, (mas não sei se é verdade - se fosse!! comigo a presidente!! ele não seria meu treinador - e eventualmente o Benfica sairia a perder... é por isso por não ser multimilionário por já não ser sócio e por mil outras razões que não sou presidente do Benfica :P e ainda bem para todos :P )...

    Os ordenados em geral dos actores principais e secundários no desporto de elite são um absurdo total... não é só o de Jesus, mas essa é uma posição pessoal e acredito que 99,9% dos adeptos e associados não me acompanhem minimamente, tenho essa lucidez!

    Existe vida e existe Benfica após Jesus disso podemos todos estar descansados...

    Bom post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que JJ teve momentos infelizes.

      Vamos aos casos mais mediáticos e enquadrá-los:

      Episódio do Polícia em guimaraes:
      JJ estava numa situação muitissimo fragilizada junto dos adeptos. Viu ali uma oportunidade de marcar pontos colocando se do lado deles. Uma semana antes, num jogo do sporting em alvalade, um miudo invade o relvado no final do jogo, a policia corre atras dele, e o mauricio abraça-o, protege-o e da lhe a camisola. Bruno Carvalho pos essa imagem no facebook com video e tudo como marketing.

      Com o Benfica, situação igualzinha, aconteceu aquilo.



      Caso SHéu.
      JJ esteve mal. MAS, e este é um grande MAS, JJ sentiu se desautorizado em publico e tentaram domestica-lo, agarrando-o, tipo com medo que ele fizesse uma cena.

      E de facto, ha receios legitimos que JJ pudesse fazer uma cena, mas JJ não gostou, e eu compreendo.

      Quando MOurinho se exalta, os adjuntos saltam do banco e exaltam-se com ele. Não vao agarrar o Mourinho e impedi-lo de se manifestar da forma que entende.

      JJ esteve mal, mas o que originou o facto tambem poderia ter sido evitado. JJ estava apenas num bate boca e nao me pareceu que passasse daquilo

      Eliminar
    2. Redmoon não depreendas que estava a acusar o JJ de alguma coisa... só faço análises daquilo que conheço e contacto DIRECTAMENTE,.. existem pessoas explosivas que são grandes seres humanos... eu só coloquei um... SE (A ser verdade...)... mas mesmo esse se!, é profundamente relativizado por mim conhecendo a natureza humana global... :) abraço...

      Eliminar
  7. Nem mais Redmoon! Há um ou outro pormenor que talvez não concorde a 100% mas no geral estou de acordo contigo. Estou farto de dizer isto: o Benfica sem JJ não acaba mas enquanto ele estiver disponível [entenda-se, ninguém o venha buscar] TEM que continuar no Benfica! Antes de JJ o Benfica "jogava à Benfica" agora o Benfica "joga e GANHA à Benfica". Há toda uma diferença... JJ é casmurro? Sim! JJ acha que é melhor do que aquilo que de facto é? Talvez! Neste momento, existe alguém melhor para treinar o Benfica? NINGUÉM! Mas é ninguém mesmo!
    Foste buscar citações de jogadores que saíram 'a bem' do Glorioso tipo Javi, David Luiz, F.Coentrão etc. mas se formos ver o que disse Quim [esse mesmo que fez aquele número de raiva em pleno estádio da Luz, que teve uma saída difícil do Benfica e que tem um feitio, digamos, mesquinho] ao jornal Expresso vemos que "Eu acho o Jesus fantástico na forma como comanda a defesa, mas digo-lhe já, a maneira como ele trabalha é difícil de seguir. Não é mesmo para toda a gente. Ele exige muito..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que falaste no Quim. E para ser justo, o modo como Quim soube por assim dizer da sua dispensa não foi bonito e poderia ter sido evitado. Quim não merecia.

      Eliminar
  8. Caro Redmoon,

    Concordo com o post, mas permita-me só corrigir o principio do post, relativo às conquistas nos 20 anos precedentes à era Jorge Jesus, ou seja, da época 1989/1990 à época 2008/2009 :

    3 Campeonatos (1990/1991; 1993/1994; 2004/2005)
    3 Taças de Portugal (1992/1993; 1995/1996; 2003/2004)
    1 Super Taça (2004/2005)
    1 Taça da Liga (2008/2009)
    1 Final Europeia (1989/1990)

    E se reduzirmos aos 10 anos precedentes à era Jorge Jesus, ou seja, da época 1999/2000 à época 2008/2009, ficamos com:

    1 Campeonato (2004/2005)
    1 Taça de Portugal (2003/2004)
    1 Super Taça (2004/2005)
    1 Taça da Liga (2008/2009)

    Tirando isso, estou competamente de acordo com o post, e agradeço.

    Cumprimentos Benfiquistas

    Joseph

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correctissimo Joseph, e um erro grave da minha parte. Quando fiz os calculos dos vinte anos, fiz dos ultimos vinte anos até hoje e não dos 20 anos antes de JJ

      Eliminar
    2. Eagle One22/5/15 15:54

      Supertaça em 1989-90 com o Belenenses.

      Não quero "rui chouriços vitória" e quejandos no Benfica! È renovar com o mestre JJ. Em Contumil estão desesperados para que ele saia do Bicampeão.

      Eliminar
  9. Redmoon, cola este texto aí na parede da redação do blog para todos lerem de manhã quando chegam ao trabalho :-)

    ResponderEliminar
  10. Redmoon, acho que ficas-te ao lado de um ponto essencial.

    Este Jesus como líder e este modelo de futebol de Jesus não são iguais ao que eram em 2010-2011 ou 2011-2012.

    Houve de facto anos negros na sua relação com jogadores e houve anos onde a equipa jogava completamente partida ao meio.

    O ponto essencial é que como líder e como treinador o JJ soube evoluir e que muitas destas críticas já foram verdade mas já não são. São tantos exemplos. Quem não se lembra do Jesus (e do Vieira) dizerem em 2010 que a prioridade agora era a champions? Cresceram os dois muitíssimo nestes últimos 6 anos.

    Mas ainda hoje há coisas para evoluir, como por exemplo a necessidade de haver uma ideia de jogo adquirida mais cedo, como melhorar o sistema de jogo para que possamos ter mais controle do jogo com bola, etc etc.

    No geral, é o homem certo no lugar certo e só pode é renovar e esperemos que continue a evoluir como lider e como treinador.

    Alguns adeptos ainda estão presos nos desastres 2010-2013 e ainda estão na esperança que se o JJ sair esses desastres desaparecem. Mas esses são cegos à evolução de JJ e não haverá qualquer argumento que os convença. Nada a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste num ponto inegável: a evolução que se nota.

      COm artistas houve futebol artistico; sem tantos artistas houve fato macaco.

      Mas a critica nem por isso diminui:

      Antes era acusado de jogar sempre para a frente e nao descansar a equipa; agora é acusado de ser demasiado pregmático em certos jogos.

      Eliminar
  11. Posso não estar completamente de acordo com um ou outro ponto, mas no geral está aqui retratado o JJ com tudo o que tem de bom e de menos bom. Se querem ver só qualidades consultem a coluna da Maya, se querem ver só defeitos a coluna do rui santos (com letra pequena). Fico à espera de ler um texto idêntico relativo ao LFV.

    VR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre LFV volta ao blogue às 16:30... Mas se calhar para discordares desta vez :)

      Eliminar
  12. Grande post RedMoon!!!
    Parabéns pelo argumentos apresentados. Não consigo perceber como é que um benfiquista, que apenas queira que o clube ganhe, possa querer que JJ saia.
    Contra factos não há argumentos!
    António F

    ResponderEliminar
  13. "Foi Jorge Jesus que tirou Aimar da esquerda e pôs no meio, que tirou David Luís de lateral e o pôs a central"
    Errado. Aimar jogava a 2º avançado com Quique; Jesus chegou e fê-lo recuar para 10. Excelente. Curiosamente, pouco mais de 1 ano mais tarde, volta utilizá-lo a 2º avançado.
    Quanto ao David Luiz, errado novamente. Todos os treinadores o tinham utilizado a central, EXCEPTO o Quite. Portanto, não foi JJ que o puxou para central, mas sim o Quique que o puxou para lateral. JJ limitou-se a fazê-lo jogar na sua posição natural, como também já o tinha feito o Fernando Santos.

    "que tirou Cardozo do banco e fez dele o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica"
    Errado mais uma vez, e pela mesma razão. Cardozo só não foi titular com Quique.

    "Uma inter-toto. E o que ganhou Mourinho antes de chegar ao Porto?! Mas a sério, isso é argumento?!"
    Não é um argumento; é, ao invés, um contra-argumento para quando, ao se falar de possíveis substitutos de JJ, se aponta a falta de palmarés como condição impeditiva de esses hipotéticos treinadores treinarem o Benfica. É aí que surge o argumento "o que ganhou JJ antes de chegar ao Benfica".

    "E não, não acredito que Bernardo e Cancelo tenham sido dispensados de Jesus. Saíram como saíram outros assim que cheirou a dinheiro."
    Assim é fácil argumentar. Os que saíram e são maus, dão razão ao Jesus em não querer apostar na formação; os que saíram e são bons, não foi porque foram desaproveitados, foi porque foram vendidos à sua revelia.

    "Alguém se lembrou do Garay este ano?"
    Eu. Principalmente contra o Zenit. E olha que não era por do outro lado estar o Garay.



    De resto, concordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse é o argumento precisamente, a comparação com Quique que também teve milhões... Isto é para quem gosta de invocar os milhões como a razão do sucesso... Daí as comparações.

      Um com milhoes e jogadores faz a merda que fez... outro com milhoes e os mesmos jogadores coloca tudo no sitio.

      Eh pá, se me mostrarem que o JJ nao queria o Bernardo e o Cancelo eu retifico. DO Bernardo ainda aceito, pequenino, fragil, numero 10, o sistema de jogo e coiso e tal...

      Do Cancelo nao acredito simplesmente, pelas razoes que coloquei no post. Cancelo é a cara de Jorge Jesus.

      E tambem nao digo que nao haja outros treinadores capazes... mas se calhar tens de tentar 10 ate acertares num.

      Um portugues que eu gostava, vale o que vale, é o manuel machado... Mas claro, que o meu julgamento pode estar completamente errado.

      Eliminar
  14. Apenas um reparo neste post que estragou tudo o que tinha para ser perfeito ...
    Essa expressão que utilizou na anedota não cabe na cabeça de ninguém, não o estou a acusar de racismo , é apenas um reparo ...
    Note que a maior bandeira do nosso Glorioso SPORT LISBOA e BENFICA é Eusébio (também ficava ou fica contente quando as outras pessoas o tratam com essa expressão) e que só por si tem uma estátua escura no Estádio do SPORT LISBOA e BENFICA.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok Telmo, fica a tua opiniao que eu fico com a minha... Eu sei a palavra que usei e o enfase com que a usei, e nao vais ser tu a fazeres-me ter sentimentos diferentes à palavra daqueles que tive quando a usei...

      Eu digo preto como digo branco, e para mim é aí que acaba o argumento.

      Eliminar
    2. Não costumo comentar muito o que escrevem aqui no BLOG, mas acompanho diariamente a leitura estando primeiro a leitura deste BLOG e depois o jornal Abola, Record, Jogo ...
      Fico muito contente de saber que aqui sem nos conhecermos usa-se o BENFIQUISMO puro e duro do ''tu'' e passo a citar ''Ok Telmo, FICA COM A TUA opinião'' ''não vais ser TU a '' ...

      Fica-lhe extremamente bem como escriba do BLOG, é um pouco tipo o Dr. Passos Coelho (meterem-me a governar agora aturem-me quer gostem ou não)

      Muito do que o BENFICA tem para dar é RESPEITO ... Se não dermos o exemplo não podemos exigir nada de ninguém ...

      A minha opinião foi dada e ficamos por aqui ;)

      Eliminar
    3. Ó Telmo lês este blog e depois a bola o record e o jogo e ainda ficas melindrado por te tratarem por tu? Ainda se dissesses que lias o Financial Times... Há com cada um... enfim...

      Eliminar
    4. Só uma atrasado mental que ainda vive no século XIX é que fica melindrado por ser tratado por tu. Em Espanha e nos países nórdicos toda a gente se trata por tu há dezenas de anos e nunca ouvi ninguém queixar-se!
      Este país que é ainda o único país europeu que ainda tem um partido comunista é mesmo um país atrasado, 50 anos atrasado.. Para quem vive no estrangeiro é deprimente assistir a isto!

      Eliminar
  15. os meus parabéns o melhor texto que li aqui e concordo a 100%
    e mais, Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira só irão ser realmente lembrados e respeitados por todos os Benfiquistas, quando saírem do Benfica!
    e depois vou ouvir e ler muitas vezes por toda a blogosfera, que saudades que eu tenho do Jesus no Benfica!!

    ResponderEliminar
  16. Paulo Geraldo22/5/15 16:08

    Ai que sono... Falam mais do JJ do que do título... É normal...

    ResponderEliminar
  17. Estou de acordo ponto por ponto.
    Já aqui escrevi os sobre meus desentendimentos com LFV e JJ.

    De LFV não gostei da venda do Bernardo. LFV sabia que o puto era amado pelos adeptos e vendeu o as escuras anunciando a venda no meio da noite. Feio. Mas a venda foi excelente e valoriza o nosso trabalho aos olhos do mundo de forma tremenda. Vender um puto que fez meia dúzia de jogos na A por 15 ?! Uiiii !!! Quem faz igual ?

    De JJ, não gosto muito das experiências (já aprendeu), mas ainda me arrepio de pensar no jogo do Porto em que mete o David à esquerda para travar Hulk. Brrrrr. Não gosto que não seja benfiquista, mas respeito.
    E sobretudo o que chateia mais é a puta da teimosice do homem !!!
    Cardozo ficou demasiado tempo depois da data limite, o que ainda estragou mais as relações já complicadas do jogador com os adeptos. O Kardec também teve oportunidades sem limite.
    Quando JJ tem uma visão e que o jogador não rende, ele insiste até a morte na mesma.
    Se tiver de sair que vá para o ManU ou o Arsenal. Seria brutal !!!

    E PLURIBUS UNUM

    P.S. se trocares preto por homem ou mulher, não modifica em nada a historia. Visto que a cor do homem não joga qualquer papel na anedota, torna automaticamente a historia de tipo ... tu sabes. A anedota não é tua, mas és tu que a escreves.

    Peace

    ResponderEliminar
  18. Redmoon,

    Mais um post.
    Mais um bom post.
    Mais um post com o qual concordo maioritariamente.

    Parabéns pela clareza e coerência da análise.

    Pedro R.

    ResponderEliminar
  19. REDMOON, deves escrever mais vezes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Boa anedota; melhor texto. Parabéns.

    ResponderEliminar
  21. quem diz que jesus beneficiou de grandes investimentos se calhar devia ir ao dicionario.

    investimento era o benfica fazer 40 milhoes em vendas, gastar esses 40 milhoes e depois gastar por cima disto outros 20. isto e investimento.

    o benfica fazer 90 milhoes em vendas e depois reinvestir 30, ou gastar 30, nao e investimento de facto. e aplicar uma parte - pequena - da receita proporcionada por... JORGE JESUS.

    investir nao e trocar garays, enzos e markovics por maneis que o treinador se encarrega de transformar em grandes jogadores.

    quanto a champions: epa, nao me façam rir. querem ir a final da champions com planteis de maneis???? mas voces nao acordam para a realidade?

    ResponderEliminar
  22. Porque não comparas por exemplo com a decada de 80 ou inicio dos anos 90? foste comparar o Benfica de JJ, onde o Benfica fez um investimento brutal, que fez disparar o passivo, com o pior periodo da historia do Benfica, tambem te posso dizer que o Pinto da Costa nos primeiros 12 anos não levou vantagem nenhuma com o Benfica, excepto naquela vitoria dos campeões, o Eriksson em menos anos fez mais, porque não dizes que o Porto no periodo do LFV ganhou mais titulos internacionais que o Benfica nacionais?
    Realmente como alguem diz o vosso/nosso mal foi andarmos anos e anos a nada ganhar e agora que ganhamos 2 titulos seguidos, mais parece que fomos campeões europeus, JJ não esteve mal no fim do balanço destes 6 anos, mas não devemos esquecer que teve condições que mais nenhum treinador teve nestes 20 anos, desde planteis a orçamentos, e mesmo assim não ganhou tanto como o Porto eles ganharam mais, mas aparentamos estar no bom caminho para ganharmos de forma mais regular e a não termos tantos anos de hiato sem ganhar nada, mas isto no futebol não existem projectos, é ano a ano, logo vamos ver o que nos reserva o proximo ano.
    Quando se fazem analises devemos fazê-lo com dados equivalentes e não com dados dispares, além de que o futebol dos ultimos 15 anos estar como a sociedade, cada vez a desigualdade é maior entre ricos e pobres, por isso o interesse nas competições não ser o ja foi e tenho muitas duvidas que mantendo a situação actual alguma vez mais volte a ser o que já foi, a maioria dos desportos hoje em dia não têm interesse nem emoção nenhuma, e eu goste de varios desportos e modalidades, mas já nem à minha querida F1 assisto

    ResponderEliminar
  23. acho interessante no que respeita a titulos compares com os vinte anos anteriores mas depois no que se refere ao investimento apenas compares com o ano anterior realmente existe toda uma coerencvia aqui.
    que quique falhou retundamente isso não existe duvida que este treinador ganhou 3 em 6 e é muito bom sem duvida mas a verdade é que em tres anos com investmentos brutais e com planteis brutais falhou redondamnete como o quique e não foi 1 vez foram 3.
    uma coisa te digo quem não é muito fan deste treinador ainda lhe reconhece muitas virtudes, porque as tem, ao contrario de muitos defensores do treinador que acham que o homem não tem momentos maus, deve ser um iluminado, se tens duvidas basta ires a uns post's abaixo.

    ResponderEliminar
  24. Nos 20 anos anteriores ganhou 3 campeonatos... podes falar nos 15 anteriores que só ganhou 1.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking