O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Flopetegui e Jesus: declarações importantíssimas

. 16 comentários
Não sei se terá sido percebido por todos mas Flopetegui e Jesus deram ontem conta de um momento de viragem no futebol português.

As declarações de ambos são claríssimas sobre o momento actual do futebol português:

Ontem Lopetegui dissera: "Se temos três pontos a menos está mais difícil. Esta era uma das saídas mais complicadas que tínhamos e tinha alertado a equipa. Sabíamos que íamos ter um adversário muito mais difícil que o Benfica teve, como tivemos"
in Record

Umas horas antes, Jorge Jesus fora contundente sobre as declarações de Lucho a dar conta de necessidade de os portistas tentarem desestabilizar o SLBenfica: "Ele sabe o que diz. Eu ainda sei muito mais, ou seja, por que é que ele diz isso, mas não quero partilhar. Hoje, o Benfica tem uma estrutura desportiva muito forte. Ao longo destes seis anos fomos crescendo e percebendo como se pode ser imune a vários aspetos exteriores negativos, saber lidar com eles, confrontá-los e ser mais fortes do que eles. Nestes últimos anos o Benfica está muito mais forte. E é isso que ele diz. Somos imunes a tudo o que nos possa querer dividir"
in O Jogo
Reparem como mudaram os papeis no futebol português: 

Por um lado, um clube que se queixa que os adversários do rival entram em campo já derrotados e receosos do seu poder. Por outro lado, um clube que sente dominar todas as variáveis internas e externas, sendo capaz de antecipar os movimentos externos com vista a criar desestabilização.

Até há uns anos atrás o "fado chorão" do Lopetegui era muito ouvido na Luz... Por outro lado, sempre reconheceram aos do Dragão uma "super-estrutura" capaz de dominar todos as variáveis e, com isso, criar uma vantagem competitiva que os fazia vencer titulos atrás de títulos.

A constatação de que as coisas mudaram não é minha! É de quem está nas respectivas estruturas... porém os factos estão à vista e dificilmente alguém é capaz de os desmentir.

O "futebol português virou", acabou o ciclo azul e parece iniciar-se o ciclo vermelho. Goste-se ou não dele, Jorge Jesus teve um papel importantíssimo nesta viragem e talvez por isso Luis Filipe Vieira "aguenta" muito do que Jesus faz de errado. Luis Filipe Vieira, obviamente, teve o mérito de saber querer chegar a este ponto, saber ter a paciência de procurar diversos caminhos para lá chegar e saber aproveitar e agarrar-se quando foi possível, resistindo ao que caracteríza os adeptos como nós que é a vontade de ver resultados imediatos, de pensar com o coração e não com a cabeça como o Presidente fez para aqui chegar.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. deve estar aqui a chegar um tal de vpinto adorador de corruptos para largar mais umas porcarias m defesa da tal estrutura corrupta
    infelizmente estes comentários já estão infectados por essa canalha suja que defende o roubo, a pilhagem e as agressões como se fosse tudo justo desde que se faça em nome do fcporco
    deviam limpar essa récua daqui!
    Luis

    ResponderEliminar
  2. ISTO NÃO É MEU, MAS É O QUE EU PENSO (JOSÉ RAUL LERENO)
    Paços de Ferreira, ou a oportunidade para uma retrospectiva
    Escrevo estas linhas horas antes do jogo em Paços de Ferreira, após o qual teremos, no mínimo, 6 pontos de vantagem sobre os nossos adversários azuis do norte. Se, contudo, tudo correr como nós, BENFIQUISTAS, desejamos, teremos, sobre eles 9 (nove) pontos de vantagem, e sobre os terceiros classificados – uns bichos gosmentos verdes, que fazem mais barulho do que comichão!!! – uns belos 10 (dez) pontos de avanço.

    E, confesso, posso me dar ao luxo de escrever estas linhas agora única e simplesmente porque me norteia um princípio que me norteia há anos: A coerência!

    A razão pela qual chamo esta qualidade e este defeito chamada coerência à baila deve-se ao facto de eu dizer o que tenho a dizer quer ganhemos quer percamos, quer empatemos os nossos jogos. Estamos em primeiro e assumo um certo discurso, porque é o que me parece mais correcto e justo, e é o mesmo que assumiria caso estivéssemos mal classificados e a lutar para fugir à linha de água. Contudo, como não jogamos de verde e branco, isso não acontece!

    Para quem criticou e critica a Direcção, a equipa técnica e até – pasme-se!!! – alguns jogadores, esta senha no campeonato é a melhor (e única!) chapada de luva branca!

    Para quem é Benfiquista, a vida futebolística vive-se de vitórias, não de empates. Essas vitórias em jogos ensinaram-nos a basear o nosso hábito futebolístico em vitórias em competições, e não em finais vencidas ou meras apresentações meritórias. Por isso, também, nós nos distinguimos dos demais!

    Para quem é Benfiquista dos 7 costados, falarem mal do nosso Clube é falarem mal de um membro da nossa Família, e é sempre razão mais que suficiente para se dizer umas verdades acerca dos Clubes alheios! Até porque, no fundo, no fundo…. Aquilo que os outros têm é dor de corno!

    Contudo, aquilo que a mim me fere é ver/ler/ouvir (supostos) Benfiquistas a falar mal do Clube, da Direcção, equipa técnica e/ou jogadores!

    Eu, tal como tantos da minha idade e/ou geração, cresci com o hábito de vitória em jogos e competições. Havia jogos que só nos perguntávamos por quanto iriamos ganhar. Mas seguiu-se uma fase negra, de menos dinheiro, menor fulgor, que começou no final do reinado de João Santos (o qual, para quem não sabe, quase colocou o Clube nas mãos e na propriedade de Jorge de Brito em virtude dos empréstimos para aquisição de jogadores e pagamento de ordenados e fornecedores), seguiu-se com Jorge de Brito, e seguiu com os dois “artistas” seguintes, Damásio e Vale e Azevedo. Tivemos jogadores “desviados” por falta de dinheiro e dívidas (Pacheco e Paulo Sousa), outros aliciados (João Pinto, Rui Costa, Abel Xavier, entre outros), muitos foram, posteriormente, oferecidos, e os que foram adquiridos não tinham, na generalidade, a qualidade suficiente para vestir o manto sagrado.

    Vivemos, igualmente, uma fase em que tudo era um problema, em que mal havia contas da água pagas, os jogadores eram apresentados com o manto vestido e posteriormente despachados sem contrato assinado, e sob enxovalhos públicos – para os jogadores (cortesia do, então, presidente), e, neste campo, tomemos como exemplo o caso Rushfeldt, e para o Clube. Chegámos ao ponto de ver Clubes a chamarem-nos de vigaristas (e com razão), fomos ameaçados pelas instâncias internacionais com a exclusão de provas, e vimos toda a credibilidade e bom nome amealhado durante décadas ser desbaratado por um louco, ora presidiário.(Continua)

    É neste cenário que nos chega Vilarinho, que se faz acompanhar de LFV, à altura o seu braço-direito, Homem-forte e futuro Presidente do Benfica.

    (continua)

    ResponderEliminar
  3. É esta dupla, com toda uma equipa por trás, que refaz este Clube e que, nas palavras deles mesmos, “acorda o gigante”!

    Hoje somos, se não o maior, um dos maiores Clubes do Mundo em termos de associados, e dos maiores em termos de receitas próprias, valor, nome, credibilidade, e tudo o que de bom um Clube, para ser dos maiores e melhores do Mundo, tem que ter e que não se consegue tocar!

    Temos instalações ao nível dos melhores do Mundo, e somos um exemplo para os Clubes de topo, sejam eles de que continente forem!

    Por isso, ainda mais me custa ver todas as críticas que, nesta rede social, li e vi ao longo dos meses! Há, inclusivamente, quem chegue a perguntar-me se o que eu quero é unanimidade, à laia da unanimidade Salazarista. E não. Não é isso. É apenas JUSTIÇA que quero. Justiça por todo um passado que esta Direcção e esta equipa Técnica têm ajudado a aumentar.

    Há quem adore esquecer o que já foi dito e explicado acerca da exposição ao BES, acerca de contas consolidadas, acerca do aumento do património e suas consequências no futuro do Benfica (a relação expansão do CFC Seixal – Jogadores jovens parece incompreensível para muitos), acerca da aposta claramente feita para conseguir comprovar aos outros e a alguns (ditos) Benfiquistas que a hegemonia azul acabou…! Tudo isto, ao longo dos últimos anos, levou a que, este, tivesse de nos trazer um desinvestimento na equipa, com a cedência de activos e a aquisição de outros. Nessa altura, “caiu o Carmo e a Trindade”, aqui d’El Rey que o LFV e o JJ querem é sacar dinheiro, são uns burros que vendem mal e ao desbarato e não sabem comprar, etc., etc., etc.

    Pois bem, continuamos a ganhar, a vender bem vendidos mais jogadores e…franca e pessoalmente, acredito que estamos a jogar bom futebol.

    E, por agora, termino com duas questões para os críticos-crónicos do nosso Clube e que se dizem Benfiquistas:

    a) Onde estão as propostas de alteração à equipa técnica, jogadores ou política desportiva que, no melhor espírito desportista, pedi aos críticos para apresentarem afim de podermos ver e conhecer melhor a sua visão para o Clube?

    b) Só por curiosidade, em termos de capitais próprios e activos próprios, qual o maior problema de se irem buscar jogadores a custo zero ou a valor reduzido, como, por exemplo, o Jardel ou o Talisca?

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS A TODOS
    ,
    Publicada por Alexandre Aires
    JOSÉ RAUL LERENO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra factos não há argumentos... só mesmo jumentos.

      Evidências

      Eliminar
  4. vieira teve/tem grande mérito em tudo o que é plano não desportivo, digamos. betão, etc.

    desportivamente nem é uma nódoa: é inexistente. teve o "mérito" (ou sorte, se quisermos, porque de futebol percebe zero), exclusivamente, na escolha do treinador mas JJ trilhou o caminho todo sozinho. e isso agradecer-lhe-ei sempre. a JJ, obviamente. nisto os benfiquistas não podem esquecer-se de quem lhes deu a mão. e aqui não confundir com joaquim oliveira...

    transformar, sozinho, um Benfica desportivamente, não é para todos. aí JJ pode e deve ter toda a cagança do Mundo!

    ResponderEliminar
  5. é algo que eu já tenho escrito por aqui. muitas vezes há bloggers benfiquistas que exigem uma constante peixeirada mediatica relativamente aos arbitros. e em tempos nos fizemos isso.

    e o que aconteceu? aconteceu que percebemos que nunca lucramos com isso... pelo contrario. e percebemos tambem que quando falavamos (tipo joao gabriel ou mesmo o vieira, em tempos) muito de arbitros, a equipa sentia-se mais insegura e vulneravel, pensando que mesmo que jogasse bem podiam acontecer coisas estranhas.

    chegamos a conclusao que falando menos dos arbitros a equipa parece mais imune a eles.

    ResponderEliminar
  6. entretanto, um detalhe que os media como sempre esconderam: o arbitro do braga-porto, cosme machado, "esqueceu-se" de mencionar que foi preciso a policia para afastar dele o antero henrique.

    mas nao se esquecer de meter no relatorio o que o antero lhe disse: "vou fazer tudo para seres despromovido". COMO???

    o vice-presidente do porto assume que tem poder para despromover arbitros? e os media nao falam do assunto?

    isto não é coacção sobre o arbitro? O BOAVISTA DESCEU DE DIVISAO POR ESTE MOTIVO!

    ResponderEliminar
  7. Bruno Paiva26/1/15 17:20

    A constatação de que as coisas mudaram não é minha! É de quem está nos respectivos blogues... porém os factos estão à vista e dificilmente alguém é capaz de os desmentir.


    O "blogue geração benfica virou", acabou o ciclo contra LFV e JJ e parece iniciar-se o ciclo a favor da continuação de LFV e JJ.

    termino com :

    "com a cabeça como o Presidente fez para aqui chegar"

    Pois é o mérito finalmente a quem o merece. Não digo que o nosso Presidente seja perfeito, mas lá que tem feito muito mais coisas acertadas que erradas tem e há que lhe dar os parabéns. É para continuar assim, limando algumas arestas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde Maio de 2008 que as boas coisas sempre foram ELOGIADAS o que não se confunde com o direito de opinião discordante em questões em que não me reveja na estratégia e nas acções

      Eliminar
  8. Pena é que muitos benfiquistas usem um bom momento do clube para atacar outros benfiquistas. Qq um tem o direito de expor pontos de vista contrários ao da actual Direcção e de questionar o t´cnico! Isto é um blogue de benfiquistas, serve para isso mesmo: para discutir o clube! Qd o Benfica não estava tão bem, muitos manifestaram-se no mesmo sentido, mas não atacaram que defendia o rumo seguido. Há que ter mais respeito, quer quem concorda, quer quem discordo, porque os dois lados apresentam pontos muito válidos!!
    Quanto ao post, 100% de acordo, já o tinha escrito antes. Jesus percebeu que tem de fechar o flanco! Demorou, mas percebeu. Para hoje espero que o plantel tenha sido blindado de euforias! Isso já custou caro...

    http://forumluz.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Caro Benfica By GB,

    Desde à 4/5 anos - sim nesse período em que o Porto conseguiu ganhar campeonatos e o Benfica imerecidamente perdeu e claro no ano passado - que afirmo que a quebra da hegemonio do FCP era inevitável. A única coisa que tinhamos que ter era paciência e esperar por essa viragem, que no meu entender está a chegar com 2/3 anos de atraso.
    Esta minha afirmação não está relacionada com o campeonato de 2009/10 ganho por/com JJ ou com as mais recentes conquistas, ela resulta isso sim da análise que faço à melhoria consistente e evidente do nosso glorioso clube desde que à cerca de 8 anos [coincidindo com a entrada de Rui Costa] foi definida uma clara política desportiva e um modelo de negócio apropriado.
    O Benfica, após a fase de modernização das infraestruturas que culminou com a construção de estádio e pavilhões precisava de ter uma linha estratégica clara para ganhar a batalha da competitividade e essa foi dificil de definir, mas finalmente está definida e em implementação.
    Somos agora um clube credivél, respeitado e desportivamente temido.
    Somos de facto mais fortes a todos os níveis graças à consolidação de uma estrutura profissional e como consequência surgem de resultados desportivos na generalidade das modalidades.
    Atletismo, Basquetebol, Voleibol, Futsal, Hóquei, Futebol são modalidades em que já temos equipas para ser campeões.
    Andebol é uma modalidade em que apesar do investimento os resultados teimam em não a aparecer.
    Já agora temos ainda o projecto Olimpico.
    Falta-nos muito, mas mesmo muito para sairmos da pressão constante.
    Falta-nos fazer uma amortização do serviço de divida e falta-nos ganhar uma prova europeia.
    Mas o caminho está a ser feito.
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  10. mau é virem para aqui os comissionários da comunicação do fcporco encher isto de gosma

    ResponderEliminar
  11. O fcp tem inúmeras formas de se reinventar. Lembro que o slogan para a compra do lugar anual no estádio deles é "Isto não é um lugar. É um posto de combate". Não podemos acreditar que o bicho está morto. É preciso arrancar-lhe a cabeça!

    ResponderEliminar
  12. Ó moço: o ciclo azul e branco só acaba quando voces conquistarem 7 troféus como nós conseguimos com muito mérito e sacrificio.
    O resto é treta. Vocês ainda têm muito que caminhar para conquistar 7 troféus internacionais em que estão incluidas todas as provas mais importantes da FIFA a nivel de clubes. Dou a quem doer temos esses trofeus, por isso mesmo tanto ódio ao grande futebol clube do porto, o resto é treta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha... mais um " mete-nojo " enviado pelo bufarinheiro a espalhar a boa nova !
      Tenta saber se a farmácia próxima do teu barraco está aberta, pois provávelmente a partir das 10 da noite vais ficar a 1+1+1+1+1+1+1+1+1= 9 pontitos, e isso vai dar-te um pancadão na cabeçorra de tal maneia que nem vais conseguir dormir de jeito ! ! !

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
  13. " Não podemos acreditar que o bicho está morto."

    Tens toda a razão, o bicho não está morto... está é mal enterrado; e vamos ser todos nós juntamos como os nossos " rapazes" que lhes vamos fazer o " funeral " ! ! !

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking