O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O negócio Enzo Pérez e o que ele revela.

. 38 comentários



O negócio da venda de Enzo Perez ao Valencia é um bom negócio, a nível financeiro. Não há dúvida quanto a isso, desde que o valor seja pago a pronto.

Já se sabia que a palavra de Luis Filipe Vieira sobre as clausulas de rescisão é apenas conversa para enganar adepto. 
Mas repito: é um bom negócio a nível financeiro.

O problema é que a nível desportivo o negócio da venda de Enzo Perez é ruinoso. 
Nenhum clube do mundo, pelo menos os de topo, vende um dos seus 2 jogadores mais influentes a meio da temporada sem ter já uma alternativa de igual qualidade para apresentar. 
Enzo e Gaitan têm sido fundamentais, embora Enzo não tenho apresentado a mesma alegria de antes.
O que não é de estranhar pois a sua saída foi primeiro negociada para o Verão e depois abortada contra a vontade do que já estava acordado com Valencia e com o próprio Enzo.

A 28/08/2014 abordei o tema no curto post "Que custo para Enzo?". É no mínimo curioso hoje olhar para o negócio, para o que aconteceu desde então e ler o que alguns comentaram na altura até neste post. 

No Sport Lisboa e Benfica desta temporada, passamos do "não vamos precisar de vender" para "já vendemos quase todos os que podem valer bom dinheiro".

Só falta o Gaitan e eventualmente o Salvio. De resto, estão cá apenas os com idades iguais ou superiores a 30 anos. A foto não engana: Maxi, Luisão e Lima.
O Fejsa continua a ser como se estivesse vendido porque já está fora do baralho há muito tempo e assim parece ir continuar.

O desmantelamento da equipa campeã é uma realidade. Procurou ser desmentida na pré-temporada, mas 6 meses depois dos títulos, é uma evidência que ninguém pode negar.

Como quase ninguém(ou ninguém mesmo) saiu pelas claúsulas, o que leva um clube a rasgar assim o seu futuro? Quando se conseguiu uma equipa que, reforçada e bem orientada, poderia fazer coisas fantásticas aqui e por essa europa fora, o que leva a que a equipa campeã seja guilhotinada desta forma?

As explicações não existem. 

Ou dito de outra forma, as explicações estão nas finanças muito complicadas do Sport Lisboa e Benfica.
Alguém anda a mentir aos benfiquistas sobre a situação real das finanças do clube. 

Relatórios de contas imaginativos e com várias rubricas inconclusivas ou com números não descriminados por jogador podem enganar durante algum tempo, mas a verdade é que o Sport Lisboa e Benfica continua a ter por resolver o seu passivo de curto prazo, enquanto Sporting, FC Porto e até o grupo empresarial de Luis Filipe Vieira já resolveram os seus problemas com renegociações de médio e longo prazo.

Pensar que o crescimento da BTV vai solucionar os problemas financeiros do SL Benfica é tão real como quando nos anos 90 se achou que as SAD's iriam resolver os problemas financeiros dos clubes.

Porque o Sport Lisboa e Benfica está a ser delapidado desportivamente? 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Podes riscar o Maxi porque também não vai renovar...

    vendemos os titulares, os nossos jovens vão rodar pra se fazerem bons jogadores. Entretanto, as resmas de desconhecidos não param de chegar. Rapidamente esquecidos pelo treinador.

    EMI

    ResponderEliminar
  2. "Alguém anda a mentir aos benfiquistas sobre a situação real das finanças do clube."

    Eu suspeito quem seja, mas vou-vos deixar adivinhar. Depois, no funeral, contam-me a que conclusão chegaram.

    PS: elucidem-me lá: os bons benfiquistas agora aceitam aldrabões à frente dos destinos do clube?

    ResponderEliminar
  3. No ano civil de 2015 vendemos Matic, Oblak, Garay, deixamos ir o Siqueira, Enzo, Markovic, Cardozo e Rodrigo, ou seja 8 jogadores titulares, ainda que Cardozo após a lesão tenha perdido rendimento e deixado de ser titular, mas até à lesão foi decisivo quer no campeonato quer na taça.
    A nivel desportivo, tirando a epoca passada, não se tem notado um impacto tão grande como seria suposto, pois com JJ nunca ganhamos mais que 2 titulos (a excepção a confirmar a regra foi o ano passado) na mesma epoca (e mesmo dois apenas no seu primeiro ano), portanto este ano estamos em linha com aquilo que tem sido estes ultimos 7 anos e já explico porque digo 7 anos, e em parte não se nota porque o nivel do nosso campeonato é tão baixo que dá para tudo, 90% das equipas do nosso campeonato não têm nivel e qualidade nenhuma, e o futebol dos dias de hoje está completamente desvirtuado, por varios factores, sem interesse, devia ser um case study, com condições muito melhores que antigamente o futebol dos dias de hoje não chega nem aos calcanhares do futebol dos anos 70 e 80, em aspecto algum,seja qualidade dos jogadores, assistencias, interesse, emoção, etc falo do que vi e vivi
    A nivel financeiro mesmo após tanta venda o valor do passivo quase que nem mexe, para onde foi o dinheiro? alguem que explique, e isto mesmo ultrapassando os valores de receita em varias areas, deve ser um misterio, isto mesmo não precisando de vender, como nos andam a vender há anos.
    Falei nos 7 anos porque com Vieira o Benfica sempre gastou fortunas, para o nosso meio, e obteve resultados muito curtos tirando um fogacho ou outro, taça do Camacho e campeonato do Trap, mas de há 7 anos para cá o investimento intensificou-se com o Benfica a atingir e a bater sucessivamente ano após ano o seu orçamento para o departamento de futebol. O primeiro ano foi com Quique, deu uma taça da liga e depois foi-se intensificando com JJ, mas continuamos à excepção do ano passado a viver de fogachos.
    Acho que nestes ultimos 7 anos perdemos varias oportunidades de ter ganho um titulo europeu, nâo a Taça dos Campeões, mesmo roubados, nem contra um banal Sevilha conseguimos quebrar o enguiço, mostrando JJ que a nivel europeu é um treinador normal, bom cá dentro, mas tambem beneficiando de recursos financeiros que mais nenhum treinador teve no Benfica, pelo menos dos que vi e de recursos humanos nos ultimos 20 anos.
    O estadio, que me perdoem, mas não gosto deste estadio da luz, efeitos de quem teve o privilegio de ter estado mais de duas decadas a frequentar o maravilhoso e monumental estadio da luz, o verdadeiro, o museu, centro estagio, BenficaTV (indigna dos valores do Benfica, com certo tipo de pessoas que lá gravitam e mesmo com o modus operandi da mesma, a qual confirmei com jornalistas da Benfica TV, que se limitaram a dizer que apenas cumprem ordens, em minha casa apenas quando era oferecida, pagar para assistir aquele triste espectaculo nem em sonhos)) etc, etc, são coisas boas que muitos gostam, mas que só ganham importancia e dimensão quando o Benfica voltar a atingir o nivel desportivo que já teve outrora, é que outros clubes têm o mesmo, não somos caso unico, se somos primeiro ou não, nem sempre é relevante ser o primeiro nestas coisas, ser primeiro apenas o é em campeonatos ou outras competiçoes.
    Quanto ao Enzo não foi o Enzo que foi mal vendido, mal vendidos foram o Oblak e o Markovic e o Rodrigo, porque ainda eram novos e o Benfica devia tirar mais partido desportivo deles, para mim a vender deviamos utilizar a regra do First In First Out, mas isto é apenas a minha opinião, porque senão andamos a viver de fogachos, há 20 anos que é assim.
    Apenas 3 vezes nos 4ºs de final dos campeões, 2 finais da liga europa, 3 campeonatos, 2 taças, o resto das taças é para fazerem de cinzeiro no museu, servem apenas para fazer numero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez ? .... foda-se, que és pior que as varejeiras !

      Eliminar
    2. Eu nem li o comentário todo... alguém que diz que no ano civil de 2015 vendemos 8 jogadores, quando faltam 2 dias para chegarmos ao ano civil de 2015... o problema do Benfica é este tipo de Benfiquistas.

      Eliminar
    3. Ai sim! Adiciona aí os fora de jogo e alguns golos anulados aos outros clubes nos jogos do Benfica, provávelmente o JJ e o Bieira aliado de Pinto da Costa nao estariam no Benfica a esta altura!! Depois juntas todos esses erros de arbitragem e verás que a classificaçao do Benfica é graças aos arbitros!! Depois o Sadows é que é um mete nojo...

      Eliminar
    4. Redwing,

      Por esse raciocinio teriamos EVENTUALMENTE menos uns pontos esta epoca, assim como os outros, e teriamos mais uns titulos no palmares, e tu estarias mais calado e o sombrero tambem, visto q JJ e LFV seriam bem mais titulados........e concordo com a tua ultima frase, mete mesmo !

      Nelson.

      Eliminar
    5. eu só diria que não é nos últimos sete anos mas oito que no ano anterior ao quique investistes muito com cardozo, di maria, maxi, só aqui estão 25M.

      Eliminar
    6. Claro que o 2015 foi um erro, por já estar mais a pensar em 2015 do que em 2014, mas o conteudo do comentario qualquer pessoa percebe que se refere ou referia ao ano de 2014, sobre o conteudo não te interessa dizer nada porque te falta argumentos para argumentar sobre os mesmos.

      Eliminar
    7. Anónimo2/1/15 20:17

      Ai Zé .... agora aleijaste o moço!

      LelloMinsk

      Eliminar
  4. BENFIQUISTA DE GAIA30/12/14 18:20

    pois e.......NAO A DINHEIRO.......OS 83% QUE PONHAM LA A MASSA .....O JORGE MENDES ESTA EM TUDO O QUE MEXE NO BENFICA....O FUTURO???????VAI SER COMO A MINHA CIDADE QUE NEM UMA LUZ DE NATAL TEVE ....TUDO ESCURO ...TRISTES...E...RESIGNADOS.....E TESOS.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai bater à porta do Luis Filipe Menezes do Marco António e pede-lhes uma percentagem do negócio com a Mota-Engil, e com os negócios da Gaianima; assim ainda arranjas algum para atirar uns foguetes quando o Peidoso daCosta bater a bota ... :)

      Porteiro do Inferno

      Eliminar
  5. «Este é o último ano em que precisamos de vender jogadores» - LFV, Agosto de 2013; «Enzo só sai pela cláusula» - LFV, Agosto de 2014.

    O passivo é o principal obstáculo a se manterem equipas estáveis e vencedoras... descobri hoje que desde 2000, que no deve e haver de compras e vendas o Benfica teve lucros,!... este ano 2014, entraram segundo o record 154 milhões de euros... lembro-me que o caixa futebol terá sido financiado numa percentagem elevadíssima com o patrocínio da CGD, que na construção do estádio o Benfica terá recebido apoios superiores a 50% do valor final, essa foi uma das premissas que levaram os sócios a aprovarem a construção do estádio...como chegámos a este endividamento que estrangula a SAD impedindo de oferecer ordenados competitivos com estes valencias???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Agosto só saia pela cláusula e não saiu. Onde está a mentira?
      Agora saiu pela mesma pela cláusula, 25M, limpos de extras, mais 5M de objetivos. Na minha terra serão mais do que 30M. Onde está a mentira?

      Eliminar
    2. Quais 5M de objectivos?

      Eliminar
  6. Águia Preocupada30/12/14 18:35

    "Já se sabia que a palavra de Luis Filipe Vieira sobre as clausulas de rescisão é apenas conversa para enganar adepto."
    Não digas isso muito alto... Porque, como apregoa o benfiquinhista Fernando Santos, Pedro Guerra, Fernando Guerra, Pedro Santos ou o que mais lhe convier: "o presidente Vieira não mente!"... Logo, foi mais um que saiu pela cláusula... Ah! Ah! Ah!
    Se o Benfica não precisa de vender, então andam a divertir-se às compras e vendas, não é verdade?!
    Quando o salvador se for embora, vamos ter ter grandes e graves surpresas! Mas enfim, está como muitos querem e gostam!

    P.S. Que alteração fizeram ao Blog que eu não consigo ler os comentários na totalidade, pois a margem direita "come" as últimas palavras? Sou azelha, mas isto só acontece aqui neste blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Penarol é o clube que se segue....vamos comprar um jogador que nao veio para o Braga....alguem sabe porquê??? Bem andam os senhores distraídos com o Rei sol....

      Eliminar
    2. É isso mesmo Redwing, vamos ao Penarol, ninguem o quer, tb ninguem queria o David Luiz, o DiMaria, o Javi andava aos caidos, o Rodrigo tb, o Matic nao o queriam mas afinal pagaram de novo 5x mais pro querer de novo........é mesmo assim, so compramos sobras q vendemos depois como craques, é o destino do Rei Sol com toque de Midas.........afinal tu é q andas distraido.

      Eliminar
  7. O Enzo, com 29 anos, sai por 25 milhões!!!??? Ruinoso era se não o vendessem. Quando o Matic saiu em Janeiro também diziam que ia ser o descalabro... e foi o que foi.
    Se o Benfica não fosse dos sócios mas sim propriedade de um qualquer magnata se calhar a esta hora ainda tínhamos o Oblak, Matic, Ramires, Javi, Fábio Coentrão, Witsel, Rodrigo, Markovic, Di Maria, Garay e agora Enzo, e se calhar até me esqueci de alguém. É pá, tantos craques, mas convém lembrar que antes de virem para o nosso clube quase ninguém os conhecia. Por isso acho que se deve dar mérito a quem o tem, reconhecer a realidade económica do nosso país e por arrasto do nosso clube e pararmos quem esta política do "bota abaixo" e de fazermos birra por tudo e por nada.
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente e sinceramente não percebo porque que o clube tem de pertencer aos sócios, preferia 1000 vezes ter aqui um gajo rico a trazer jogadores de classe mundial, e só mantermos os jogadores também já era bom, mas mesmo se fosse assim o enzo com quase 29 anos iria sair...

      Eliminar
  8. Mais uma Vieirada de proporções dantescas ! Não me recordo de os outros grandes em Portugal terem vendido o pêndulo do meio campo, tirando o Benfica do Grande Líder...os ratos de esgoto pagos para defender o Grande Líder já devem ter esgotado o stock de champanhe encomendado pelo seu patrão Vieira !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguem vende o pendulo do meio campo...........o moutinho continua a jogar q se farta nos tripas.......é suplente do Deco........

      Eliminar
  9. Ai sombra continuas sempre o mesmo aziado , mas ainda vais que engolir mais uns enormes sapos porque o grande presidente Luis Filipe Vieira nos pr'oximos será presidente do grande clube Sport Lisboa e Benfica.
    PS.compra algumas rennies que isso passa-te.

    ResponderEliminar
  10. O Benfica desmantelado é líder do campeonato com 6 pontos de avanço sobre o "melhor plantel", 3 dos quais conquistados no território dos lopatêgus.

    Tudo o resto do post é apenas uma visão obscurecida pelo sombreamento mais ou menos ressabiado de quem não está comprovadamente disposto a abrir a pestana.

    O postante vive na sombra crepuscular longe da realidade do clube da Luz e apenas

    Mostra andar na arreata de quem adivinhou já o futuro atirando o Benfica para o lugar a que o condenaram, ou seja não conquistar o Bi.

    Claro que o post e o autor não surpreendem os benfiquistas atentos, mas terá (tem) também "apoiantes" interessados em ver o Benfica sem Enzo descambar. Jorge Jesus, creio eu, arranjará "manel" para manter o Benfica na liderança. Apostam ou teimam?

    Carlos dos jornais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os arbitros gostam...mas tem calma que o ano que vem trará surpresas, agora com a aliança descarada achas que o teu amigo Pintinho vai ficar atrás do Benfica depois de tanro investimento?? É aqui q entra o bieira, o cavalo de tria do sistema! Já agora quando fores campeao este ano passa por aqui, a taça já foi, a europa já era falta o resto! Mas o Shadows nao percebe nada disto...

      Eliminar
    2. " Mas o Shadows nao percebe nada disto... "

      Pera lá... agora temos aqui mais lambe-lambe.... dasse ao que isto chegou !
      Oh Shadowsssssss , faz-me um filho ! - és o máior porrrrrrrra !

      Eliminar
  11. Acho que o Benfica hoje vai só jogar com 5 jogadores! Não! São 3 pois o Luisão e o Fejsa não jogam...

    ResponderEliminar
  12. Shadows,

    A razão da saida dos jogadores é só uma:
    - dinheiro.
    Trata-se o dinheiro que os jogadores muito valorizados pela anterior época ambicionam ganhar e do dinheiro que o Benfica necessita para funcionar e cumprir os compromissos.
    É importante salientar que estas vendas renderam 78,5 M€ e que além destes ainda saiu Matic, Cardoso, André Gomes ( 39,5 M€) o que dá para garantir resultados financeiros positivos em duas épocas. É a vida!
    Enquanto o Benfica não amortizar o financiamento bancário terá invitavelmente que ser assim e queira Deus que o Benfica tenha sempre grandes jogadores para vender.
    Mas embora desportivamente haja perdas significativas o certo é que além de Salvio e Gaitan já estão a ser fabricados outros jogadores para serem vendidos daqui a uns tempos Talisca, André Almeida, César.
    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh afinal é preciso amortizar a dívida??? Olhe que não olhe que não... não é isso que a direcção diz, não é preciso vender jogadores desde o verão de 2014, está mal informado... whiskas... e palas... e coisas...

      Eliminar
  13. Isto vira o disco e toca o mesmo.
    Deve ser todos os dias que se vendem jogadores com 29 anos por 25 milhoes!

    A desculpa da cláusula já não pega ò shadows. Toda a gente sabe que o teto da clausula só serve para na hora de vender negociar por alto o valor do jogador. E ele não pode dizer uma coisa "lá para fora" para o mercado dos jogadores e outra para os adeptos não é? Tem que dizer sempre que só vende pela cláusula para oferecerem valores maiores. Deve ser das técnicas negociais mais antigas de todos os tempos. Mas a anti-vieirice não permite alcançar mais.

    Deixa-te disso e vive o Benfica!!

    ResponderEliminar
  14. Será que o SLB não estará a entrar no jogo do empresário Jorge Mendes, pois este prometeu ao corrupto mor cá do reino que iria obrigar o SLB a vender as suas joias da coroa? E pelos vistos consegui-o pois nesta altura só faltam vender o Gaitan e o Salvio e ninguem sabe se até ao dia 28 de Fevereiro tal não acontecerá pois na Russia o mercado só fecha em tal data.Porque será que DSO afirmou que o SLB tinhas as contas controladas e que não seria necessário vender nenhum jogador? Com um presimente que não tem a coragem de dizer o que efectivamente se passa no SLB nem se digna ao menos de aparecer na tv do SLBenfica e não na "B"ieira"Tv e esclarecer estas e muitas outras situações obscuras em que ele é o principal responsável? Será que vai renovar o contrato com um treinador que já deu o que tinha a dar ao SLB e que a nivel europeu é um falhado em todos os aspectos pois 4M€ e muita coisa para um treinador banal da nossa praça? Com a venda do Enzo abaixo do valor da clausula de rescisão o presimente provou mais uma vez que é um verdadeiro verbo de encher nas mãos de Jorge Mendes, a coligação com o corrupto mor cá do reino ainda vai dar muito que falar.

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de ver o caro sombra a frente de um negocio qualquer vir a publico afirmar q tem artigo a venda por 30€ mas se chegarem la com 25€ ja o levam............so se fosse doido ou tivesse intensao de fechar o tasco........

    Realmente o nosso presidente é muito verdinho nestes assuntos, ja a mumia dos fruteiros em tempos afirmou q o quaresma bidao de ouro so saia por 30M e se fosse menos 1€ metia do bolso dele pra nao prejudicar a agremiaçao.........obvio q sendo um sabio e ele sim com grande negociador, o tal bidao saiu por 18M.........

    Negocios sao negocios e nao se faz desconto antes das cartas na mesa, foi bem negociado e bem vendido, tudo o resto é ficçao de ressabiado.

    Tb acho q vamos perder a nivel desportivo durante uns tempos, isso até o JJ pegar noutro Manuel e sair outro Enzo.........a conversa tem sido a mesma sucessivamente, vendemos craques e compramos flops.........q acabam por sair como craques.........ha cada misterio, mas bom mesmo é o fim de linha.........se fosse o fim de linha de certos escribas ca do burgo q apenas arrotam postas pra criar audiencia, isso sim seria um bom fim de linha.

    Nelson.

    ResponderEliminar
  16. Este blog não podia de vez enquanto fazer uma analise isenta?
    Que tal não ser tão transparente no mostrar o constante ódio ao Presidente e ao Treinador?
    Já chateia tanto negativismo, e mesmo depois de constantemente confrontados com a realidade continuam na senda do ataque continuado a tudo que se faz no Clube.
    Parece que vivem num mundo onde tudo é bom, onde não há compromissos, onde tudo é cor de rosa...cresçam, façam algo de útil pelo Clube e apareçam.
    PS_NINGUÉM gostou da saída do Enzo, ou do Matic, ou do Coentrão, ou do....mas experimentem estar numa empresa a ganhar 1000 euros, e a concorrência oferecer 3000 e depois digam que o vosso amor á empresa não vos deixou sair...
    Irra, que viver na ilusão deve ser mesmo bom!!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/15 17:48

      Assino por baixo... já não a pachorra pra esta conversa. O Enzo já não estava no Benfica desde o final da época passada! So faz falta quem esta.... CARREGA BENFICA

      Eliminar
  17. deves ter algum problema na cabeça,o enzo ja nao rendeu nem metade da epoca passada por nao ter saido no verao como aconteceu com matic, keres manter os jogadores sem terem vontade de ca ficar pr KÉ???..pr depois nao renderem e terem de vender ao desbarato,so ca estao os ke kerem estar, nao podem dizer ke se esta a vender por falta dinheiro muitas das vendas tem a ver com a vontade do jogadores,ninguem joga de contra vontade....KEREM MILAGRES!!

    ResponderEliminar
  18. Já chegaste ao ponto que ninguém precisa de ler o que escreves para saber o que lá vem escrito. Vira o disco e toca o mesmo. Sem o mínimo interesse, uma agenda bem definida e clara. Qualquer pessoa com o mínimo de honestidade intelectual e amor ao clube entende determinados actos de gestão como esta venda do Enzo, e a necessidade ou não de vender jogadores, que é um imperativo de qualquer clube português. Cabe-nos apenas e só tentar descobrir outros Enzos, como tem vindo a ser feito todos os anos. Não tenho a mínima dúvida que deves ter feito 40 ou 50 posts a dizer que o Enzo Perez era um flop no primeiro ano, como o fazes com uma lista infindável de jogadores, com o único objectivo de atacar não os próprios, mas quem os trouxe e quem os coloca em campo. Continua, seu "benfiquista de gema".

    ResponderEliminar
  19. Chico Late30/12/14 23:31

    VENDE-SE .... À VENDA ....OU EM SALDOS ?!?!?!

    ResponderEliminar
  20. Não entendo tanto alarido.
    Desde agosto já se sabia, ou se previa que se saíssemos das provas europeias o Enzo seria vendido.
    Como tal, houve mais que tempo para que o mestre preparasse alguém para o substituir.
    Confesso que ainda não percebi quem será, e o jogo de hoje não me ajudou em nada.
    Mas mestre é mestre.

    P.S.: não resisto a contar-vos o meu feeling. Suspeito, até pelo facto do Bruno Varela ter sido o GR suplente, que o mestre ande a adaptar o Artur pra jogar no lugar que era do Enzo.

    Rui Pinheiro

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking