O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 20 de dezembro de 2014

Eu sei onde estiveste o Verão passado

. 17 comentários
Eis o que ACHO que aconteceu no Verão passado:

O plano foi sempre vender Enzo Perez, o que num ponto de vista estratégico era a meu ver a ação correta. Enzo tinha 27 anos, estava no pico da sua forma, no seu valor comercial mais alto, tinha desejo de sair, e para um clube que sobrevive à conta de comprar por X e vender por X+Y, a saída era o cenário óbvio.

Claro que também aqui vou ignorar a célebre frase de LFV, de que não mais o Benfica teria de vender jogadores. Logicamente vai sempre vender jogadores.

Em primeiro lugar porque é o que a realidade demonstra, em segundo porque mesmo que as contas do Benfica fossem aquilo que o Presidente apregoa, os jogadores de topo quererão sempre sair, quererão sempre ganhar mais, e aos clubes pequenos (como é o Benfica financeiramente em relação a um Chelsea por exemplo) têm as mesmas chances de manter um jogador contrariado como tem o Gil Vicente de manter um jogador seu que seja assediado pelo Benfica ou pelo Porto, ou seja, ZERO!

O que não estava no plano, mais uma vez sendo eu a especular, foram as saídas de Markovic e Oblak. Mas como esses saíram pelas cláusulas, e como um deles antes de sair já tinha encetado a sua segunda fuga da Luz e o regresso estava fora de questão, e como também já tinha saído o Rodrigo, o André Gomes, e já se tinha oferecido o presente de Natal Garay aos russos, a saída de Enzo teria dado origem a uma convulsão na Luz.

Juntando este cenário à especulação sobre os problemas financeiros do Benfica, aos problemas do  BES, à especulação de que estávamos nas lonas e com a necessidade de vender tudo, à pressão da comunicação social e dos próprios sócios, Enzo ficou. Contrariado claro está, como se nota em campo, e também agora, já com 28 anos, a margem negocial de LFV é muito curta, e ou vende agora ou já não vende.

E julgo eu também, que se Oblak e Markovic tivessem ficado, estariam a jogar neste momento, mais valorizados seguramente, miúdos ainda novos,  e nestes casos evidentemente, a margem negocial das direções é sempre muito maior. E Enzo Peres, julgo eu, teria sido devidamente substituído no Verão, e seriamos nesta altura uma equipa com muito menos problemas do que aqueles que enfrentamos neste mês de Janeiro.

Por isso, o que julgo é que LFV, nestes casos, nada pôde fazer de diferente:

Não pôde evitar as saídas de Oblak e Markovic; Mas também não pôde vender Enzo Perez e causar uma convulsão no clube que dirige. Ficou, como se diz na gíria, de mãos atadas.

Markovic, julgo eu, já se terá arrependido da sua saída da Luz. Tem jogado tão pouco em Liverpool que não lhe falta tempo para fazer juras de amor ao Benfica na sua conta do Facebook.

E Oblak também, como aqui já escrevi e muita gente se ofendeu na altura, saiu do Benfica à caça dos euros mas, lixou-se.

Lixou-se porque já julgava ser guarda-redes de topo, aliás, não só ele como muitos adeptos do Benfica. Aliás, lembro-me bem, que enquanto alguns usavam o exemplo Oblak para provar a teoria do desacerto da não aposta de Jesus nos jovens, e de que Jesus só tinha apostado no esloveno por causa da lesão de Artur, e que Oblak era a prova provada de que havia jogadores de classe mundial na Luz que não eram aposta do treinador apenas e só por casmurrice, a realidade Madrid tem posto toda essa teoria em questão uma vez mais.

Porque eu lembro-me bem de ter aqui escrito, e da celeuma que isso levantou, que eu, sem colocar em causa o valor de Oblak, porque na verdade fui dos primeiros a reclamar para ele uma oportunidade, e foi sem dúvidas um guarda-redes de sucesso no pouco tempo que jogou no Benfica, questionei o facto de ele ser o guarda redes de topo que muitos já viam.

Porque eu, no seu curto tempo de Benfica, vi-o sofrer muito poucos golos, vi-o dar 2 ou 3 frangos (desculpáveis porque é jovem e está aprender e blá, blá, blá), vi-o fazer um punhado de defesas de altíssimo nível, e vi-o fazer MUITOS jogos em que o moço não tocou na bola. E isto não é invenção minha, facilmente comprovável num post que escrevi em Fevereiro “Oblak pede para sair para poder evoluir”, uma rábula que escrevi porque o homem estava na baliza há uma carrada de jogos, Artur estava quase recuperado da lesão,  e eu ainda não o tinha visto tocar na bola ou fazer uma defesa.

Bem, a verdade, é que até hoje Oblak está em Madrid sem jogar, jogou um jogo onde fez má figura e está tapado pelo colossal Moya, e nem nos jogos de taça merece oportunidades. Isto sem esquecer a afirmação de LFV de que Oblak foi oferecido ao Benfica para o regresso. O Atlético desmentiu a notícia obviamente, mas eu não vejo a razão pela qual LFV inventaria uma coisa dessas, correndo o risco óbvio de azedar as relações do Benfica com o Atlético, baseado numa mentira.

Por isso, até hoje, as minhas duvidas em relação ao valor de Oblak justificam-se.

Já sobre Markovic, e em contraste com o que achei em relação a Oblak, a sua não utilização, contraria aquilo que eu julgava que ia acontecer. Lembro-me de ter escrito sobre Markovic que este miúdo iria bater o record de transferências em Portugal. Não bateu, mas na verdade nunca poderia bater, visto a sua cláusula de rescisão ser de apenas 25 milhões.

Ainda assim, esperava mais de Markovic em Liverpool, onde não tem sido aposta regular de Brendan Rogers, num Liverpool fraquíssimo, e que não conta com o seu melhor jogador Sturridge há vários meses. Eles até são jogadores de certa forma parecidos e não o ver jogar preocupa-me.

E quando o vejo jogar naqueles poucos minutos que lhe dão, bem, anda ali, à procura de rodriguinhos, sem saber bem o que lhe é pedido coletivamente. Ao menos na Luz, eu via-o evoluir, e via que já começava a defender, que já não era um jogador apenas de tração à frente, que já conhecia o seu papel em campo naqueles 87 minutos em que não tinha a bola.

Quer Oblak quer Markovic são ainda muitos novos obviamente, e qualquer um deles pode ainda explodir a um nível altíssimo ou... desaparecer.

Seja como for,  ambos causaram um grave problema ao Benfica – o problema Enzo Perez - um problema escusado, porque bem teriam feito se tivessem ambos ficado na Luz, estariam seguramente a jogar, e todos nós andaríamos mais felizes.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Só me lembro do Oblak ter sido mal batido ou dado um frango num jogo, foi com o Gil Vicente, no mais trouxe aquilo que mais nenhum GR trouxe ao Benfica desde Enke, por sinal outro que jogou na baliza muito novo, tranquilidade, estabilidade e segurança, beneficiou da estabilidade da equipa e a equipa beneficou dele, mas o certo é que antes dele jogar a equipa era a mesma e sofria golos em catadupa.
    A meu ver procedeu e portou-se mal, saindo a mal do clube, mas JJ tambem não se portou bem com ele, no inicio da epoca é que não estava ainda preparado e não tinha qualidade e experiencia suficiente, depois a rabula do desaparecimento e acabou por ficar, mas sem oportunidades até que Artur se lesionou, é só jogou por esse motivo, nunca foi aposta de JJ, JJ nunca mais o tirou porque não é parvo e viu a estabilidade e segurança que deu à equipa, algo que ela até ai não tinha tido, caso contrario aquecia o banco até ao final da epoca, mesmo com Artur a dar frangos uns atrás dos outros.
    Vi o jogo dele contra ao Olympiakos e não lembro de ter sido por culpa dele que o Atletico perdeu, e ainda agora jogu para a taça e até foi elogiado pelo Simeone, mas enfim, mas quando se muda nada é garantido, as coisas serão diferentes e por isso é que tanto para o Oblak que achas que não é assim tão bom, eu acho ele bom, como para o Marko que o achas bom e eu tambem, as coisas não correm de feição, bem aconcelhados teriam ficado mais 2 ou 3 anos no Benfica ganhando experiencia e maturidade, mas hoje o que manda é o dinheiro e os empresarios, e eles devem pensar pouco pela cabeça deles e depois têm azar, a vida não nos corre sempre bem.
    Quanto ao Enzo, já está vendido desde o verão, devem-lhe ter prometido algo do genero como fizeram com o Matic e o Garay, e tens razão só não saiu logo porque saiu meia equipa, porque eram para sair os que sairam mais o Enzo e o Gaitan, mas à pessoas que não percebem porque o Benfica vende tanto se não tem necessidade, pois tem uma boa situação financeira, devem ser coisas do além, só pode, misterio....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse que acho que Oblak não é assim tão bom. O que eu disse é que o vi sair da Luz sem ter essa certeza. Sem dúvida nenhuma que Oblak trouxe estabilidade ao Benfica, e que só o facto de ele sentir que era uma escolha dos sócios também, que os sócios estavam com ele e o apoiavam mesmo se falhasse, ajuda qualquer um.

      É verdade que com Artur a equipa sofria muito mais golos. E eu tambem estou de acordo, Artur emocionalmente estava destruido e era uma fraqueza da equipa.

      Mas já nao é verdade quando dizes que antes do Oblak a equipa era a mesma.

      Oblak apanhou a fase pós Matic, já com Fejsa em campo, onde foi opinião unanime dos "entendidos" que a equipa começou a defender muitissimo melhor.

      Eliminar
    2. é claramente um mistério, é porque temos uma boa situação financeira que os jogadores saem...

      Eliminar
    3. Jorge Vieira20/12/14 19:01

      "Oblak apanhou a fase pós Matic, já com Fejsa em campo, onde foi opinião unanime dos "entendidos" que a equipa começou a defender muitissimo melhor."

      Isto ando eu a dizer desde o Verão! Como escreveste - e bem - havia jogos em que o Oblak não tocava na bola, é tão simples quanto isso. O Matic sempre subiu muito em campo, apoiou o ataque e deixava aberturas grandes no meio campo. O Fejsa, sendo um jogador mais posicional, conseguiu estancar os contra-ataques (perdendo o ataque com isso) e isso sentiu-se nos poucos golos sofridos.
      Atenção que o Oblak na época passada teve melhores números que o Neuer! Não é para todos mas também não é (só) mérito dele, qualquer pessoa via que a defesa estava seguríssima!

      para o moleculasdeodio, se não percebes como funciona o mercado apesar de estar bem explícito no artigo, pá... ao menos não comentes, só te fica mal.

      Eliminar
  2. Mais uma Vieirada de proporções épicas que se prepara para acontecer...Nunca um clube que quer ser campeão vende o seu pêndulo do meio-campo no mercado de Inverno, e ainda por cima vendido abaixo da cláusula. Reparem no Porto, há quantas épocas está lá o Jackson, que tem sido cobiçadíssimo pelos tubarões do futebol europeu ? 3, e mesmo com a lista de interessados ele mantém-se de pedra e cal nos azuis. Enquanto aqui no Benfica temos um presiMente que, desculpem-me o termo, comporta-se como uma puta: à primeira oportunidade vende dados jogadores (não me estou a referir especificamente ao Enzo), e ainda por cima abaixo da cláusula, para ter o belo nas suas mãos e fazer o frete aos empresários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fomos campeões o ano passado, e ganhamos o poker... Este ano se não ganharmos nada, está tudo tranquilo. Não é grave!
      O povo Benfiquista não se vai aborrecer e até vai aceitar e entender.

      Por isso... Vendam-se já os 2 ou 3 anéis que sobram, e ficam os dedos... para alguns meterem na peida!

      É esta a gestão desportiva que temos! Em breve, copiada por todos os grandes clubes da Europa... Ou não...

      Vender os melhores em Janeiro!!!! a gestão do dedo no cú!!!!

      Jose Inacio

      Eliminar
    2. O que aconteceu na época passada contraria completamente este comentário... Matic?
      Kazim

      Eliminar
    3. Exato, Kazim, mas esta gente gosta de dizer mal por dizer.

      Eliminar
    4. Jorge Vieira20/12/14 19:04

      RG, sabes que o Jackson não é jogador do meio campo, certo?
      O Porto não vende o Jackson, claro que não. Mas já olhaste para o buraco financeiro em que se estão a meter? O Benfica podia ter uma super equipa, ganhar tudo sem vender ninguém, é claro que sim! O problema é que daqui a 5 anos estávamos na posição do Sporting, a lutar pela sobrevivência, ou na posição do Porto, em pânico por causa do fair play financeiro e com uma equipa de emprestados a fazer uma verdadeira fuga para a frente

      Pensem com a cabeça, olhem para os R&C e acordem para a realidade do futebol português!

      Eliminar
  3. ... digamos que LFV é uma Vitima das circunstâncias... existem por outro lado seres humanos no planeta terra que assumem por completo as situações que ocorrem nas suas vidas... e isso é muito lindo!

    ResponderEliminar
  4. BENFIQUISTA DE GAIA20/12/14 14:32

    meu deus ...tenho duvidas sobre o OBLAK.......olha nao devias era ter duvidas quanto a artur...ou ao julio ...QUE FRANGUEIROS.....mas muito bem pagos....diga-se....mas pronto cada burro tem a sua mania

    ResponderEliminar
  5. "a margem negocial de LFV é muito curta, e ou vende agora ou já não vende."

    Ou seja, é melhor irmo-nos preparando para mais um que sai abaixo da cláusula. Aliás, a margem negocial de vieira é sempre muito baixa: quem não sabe negociar, tem sempre margem baixa.

    PS: considerando que Oblak e Markovic não estão a jogar nos respectivos clubes, vamos lá ver a arte de vieira em janeiro...

    ResponderEliminar
  6. Benfiquista do Coração20/12/14 19:14

    Concordo com a análise de Redmoon.

    ResponderEliminar
  7. As tuas dúvidas em relação ao Oblak mais tarde ou mais cedo terão resposta assassina . Será dos melhores do mundo. Marca este texto num notepad qualquer. Está a ter dificuldades na adaptação a Espanha. Normalíssimo para um redes. O mesmo aconteceu com De Gea no Man Utd. É uma posição que requer tempo.

    Ah, o Enzo já tinha 28 no Verão. Caso não o venda agora, duvido muito que alguém o compre com vinte e nove anos no próximo ano.
    O problema aqui é que o Enzo vale por meia equipa. Nem se pode esperar muito do Amorim- bom médio- já que este faz uns joguitos seguidos e está outra vez no estaleiro.
    Não sei, muito sinceramente, se vamos aguentar os 6 pontos caso o Enzo saia. A única hipotese sería mudar de figurino tático para um 4-3-3. Amorim e Pizzi, por exemplo.

    ResponderEliminar
  8. João Vilela21/12/14 00:32

    Até que ponto compensa ao Valência dar 25 (ou 30) milhões por um jogador que faz 29 anos em Fevereiro? Percebo que o Enzo queira celebrar o "contrato da sua vida" mas na perspetiva de um clube comprador, enfim, ele terá no máximo 3 ou 4 anos a um nível alto e depois vai a custo zero terminar carreira na Argentina (ou então para as arábias tipo Aimar, Lucho, etc).

    Mais valia deixá-lo cá :)

    ResponderEliminar
  9. essa historia do jogador estar contrariado é igual à do garay o ano passado, e foi só o seu melhor ano, à do valdo, ou mesmo do enzo o ano passado quando ele também começou mal, qualquer coisa esta contrariado gostava de saber onde vocês compram esse contrariometro.

    ResponderEliminar
  10. "e também agora, já com 28 anos"

    não querias dizer 29 anos... é que ele faz 29 em fevereiro...

    ainda estou para ver quem vai criticar uma venda de um gajo de 29 anos pelos valores que se falam

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking