O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A culpa foi do cheque

. 29 comentários
Daquilo que eu vejo, a reação de alguns benfiquistas a cada derrota é pouco mais do que frustração, ira, vontade de partir tudo o que apareça à frente, oxalá não valha chegar a casa e dar dois pares de estalos na mulher.

Capacidade de análise? Comentários construtivos sem por de lado o nosso espírito crítico? Não. Isso é pedir muito a certa gente, e basta ler o que se comenta neste e noutros blogues para concluir isso.

Ah e tal ó Redmoon, sabes lá tu o que é o Benfica, e os anos 60 e 70, e éramos os maiores e sempre seremos, e onde está a exigência e coiso e tal...

Balelas, é o que digo...

Se queremos falar dos erros da pré-época, das deficiências que se vêm no plantel, dos culpados dessas deficiências, etc, etc, há muito post para trás, todos esses temas debatidos em devido tempo...

Mas depois temos de seguir em frente, no mesmo barco, sem ignorar as deficiências anteriormente apontadas e que urge corrigir, tentando fazer o melhor possível com as armas que temos, adaptando-nos o melhor possível à realidade que temos e que não podemos mudar.

Mas depois acontece uma derrota num jogo de Taça de Portugal, num jogo em que um Benfica de segunda dá um banho de bola do primeiro ao último minuto a um Braga forte e que se apresentou na máxima força, e os comentários de muitos Benfiquistas são o que se vê...

Nada, um redondo zero, frustração apenas...

E quando não há nada para dizer vem-se com as armas que se tem à mão, os 4 milhões do treinador, a lição que leva de um treinador de segunda, nada mais do que o aproveitar de uma derrota INJUSTA e em que nada se pode apontar à exibição, ao caráter, ao coletivo, à dinâmica ou à alma da equipa, e onde também não se vislumbrou nenhum brilhantismo tático no treinador adversário (podia ter saído da Luz de saco cheio), para destilar ódios antigos em relação a pessoas de quem não se gosta, e de quem nunca se há-de gostar por mais vitórias que se consigam.

O argumento para muitos, aquilo que têm para dizer, nunca há-de ser mais do que lembrar os 4 milhões...

E por isso, o que há para reter desta gente nas vitórias e nas derrotas, nos chavões dos dois títulos em cinco anos, e as taças da Liga que não contam, e a Taça de Portugal que foi contra o Rio Ave, e as finais da Liga Europa perdidas e as arbitragens vergonhosas de que já não se lembram, e também muitos erros e culpa própria, e culpados seguramente (nem sempre os mesmos em cada derrota), mas também muito mérito (e génio mesmo em muita vitória que aconteceu), parece que quem tudo ganhou e tudo perdeu foram sempre os 4 milhões do treinador. É tudo. É aí que a capacidade de análise começa e também onde acaba.
                                                                                    
O Braga chega à nossa baliza uma vez para além dos golos que fez, que foram, como todos sabemos, resultado de falhas individuais e não do coletivo, e o que há para falar é... dos 4 milhões de Jorge Jesus... E eu não consigo perceber onde é que os 4 milhões tiveram influencia no jogo de ontem, ou onde é que o treinador poderia ter feito a coisa correr melhor para o nosso lado, quando tudo o que falhou, pelo menos no jogo que eu vi, foi falta de pontaria na hora de rematar à baliza...

Na Alemanha a esta hora, quando o Borussia de Dortmund não é capaz de ganhar um jogo e anda numa luta desesperada pela manutenção (!!), os adeptos também devem andar nos blogues a questionar os 5 ou 6 milhões do treinador...

Felizmente naquela casa parece haver o discernimento para perceber que no dia em que libertarem o treinador dos 6 milhões que de momento não consegue ganhar um jogo, não há-de faltar clube de topo europeu disposto a dar-lhe uma oportunidade e a pagar-lhe 7 ou 8.

Quero com isto dizer que o facto de Klopp poder justificar 6 milhões (mesmo perdendo) implica que Jorge Jesus tem de justificar os seus 4? Não. Quer dizer apenas que, como poderá constatar quem for capaz de olhar para o futebol com olhos de ver, nas vitórias e nas derrotas, o argumento que justifica o resultado não pode ser o ordenado do treinador, que não é o ordenado que marca golos, e que o melhor ordenado não implica obrigatoriamente mais vitórias, quando a qualidade do plantel não permite ou quando o azar também bate à porta.

Klopp teve tomates há duas semanas para dizer aos seus próprios adeptos, que se quiserem ser de um clube que ganhe sempre, que se mudem para o Bayern de Munique. Uma frase certeira e que se aplica a muita gente, se calhar também àqueles que se acham os tais Benfiquistas de Gema, os Benfiquistas que assistiram às vitórias todas, e que nas horas das derrotas nunca são eles que perdem e agem como se o clube lhes seja uma entidade completamente alheia.

A esses, aos “Benfiquistas de gema”, aos Exigentes (com letra maiúscula), aos Benfiquistas que assistiram à glória toda, eu vou dizer que se calhar os Benfiquistas de gema não são eles, são aqueles que como eu aprenderam a ser benfiquistas e nunca deixaram de ser benfiquistas apesar de terem crescido num tempo em que a palavra Benfica significava apenas derrotas, e quando o mais fácil era ser do clube que ganhava sempre, que foi o que aconteceu com muitos deles.

Esta devia ser a hora de se ser construtivo, de apontar os erros de forma refletida, de apontar o que se vê de errado e onde se deve melhorar... Mas em vez disso o que se vê é o destilar de ódios pessoais, e essa vontade cega de aproveitar cada derrota para justificar esse ódio, essa estranha atração de certos adeptos pelo suicídio, de acharem que a cada derrota, a solução é deitar tudo abaixo e começar de novo.

Se o André Almeida se chamasse Melgarejo ou Emerson, o culpado da derrota de ontem tinha sido outro...

Se o Cristante se chamasse Rodrick, o culpado da derrota de ontem também teria sido outro...

Mas não, nem André nem Cristantes são ódios de estimação de ninguém (e também não são meus), pelo que, quando falham (sim, porque ontem factualmente falharam em lances que infelizmente deram golo), a razão da derrota tem de ser outro ódio de estimação qualquer…


Vir comentar o Benfica, fazendo dos meus ódios de estimação o fio condutor das minhas análises? É pouco. Muito pouco. Mas isto se calhar sou eu, que gosta de ver para além do óbvio.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Aléluia.... Até que enfim algum des cinr imenso por estas bandas!!!

    João Alves

    ResponderEliminar
  2. Belo post!
    EU.... repito, EU que sou um simples sócio e antigo atleta do nosso glorioso clube PERDI ONTEM na Luz e fui eliminado da Taça de Portugal.
    Eu e muitos milhões, jogadores, treinadores etc etc. à excepção, daqueles bloguistas militantes do bota abaixo do costume que têm tanto de Benfica como os Velhos do Restelo... Típico da idiossincrasia lusitana... enfim...
    Só um aspecto que não estou de acordo do seu Belo Post, repito. Não acho nada que o 2º golo tenha sido um erro individual, acho que foi colectivo.
    Mas isso não BELISCA EM NADA o fundo da questão referida no post.
    Ontem, à saída estádio, triste pela derrota, como é óbvio, mas não revoltado (confesso que já me revoltei com algumas derrotas fruto de terem jogado mal, sem empenho etc)., apenas triste, porque fizémos um grande jogo é só perdemos porque não fomos felizes... Independentemente dos erros cometidos nos golos. Vinha eu a descer para a rampa e ouvi o seguinte comentário de um outro consórcio tão anónimo quanto eu:
    - Porra ( dizia ele) todos dizem que o jogador A ou B é que devia jogar... a culpa é toda do Jesus... Mas num outro jogo qualquer ele põe esses mesmos jogadores A e B, ai e tal e coisa... ele devia era pôr a jogar os jogadores C e D (que por acaso até jogaram ontem)...!!!
    Não há nada pior que termos consórcios como esses do bota abaixo uma perfeita 5ª coluna traidora dentro dos nossos muros... Repare bem como se calam quando ganhamos...
    Enfim, tudo isto é triste tudo isto é fado, como dizia o outro.
    Obrigado pelo seu post, neste dia em que me sinto triste, mas no Domingo lá estarei no lugar do costume.
    RA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao sei que idade tens, mas cada vez me convenço mais que esses, os que cresceram na idade do benfica pelas ruas da amargura é que sao os tais benfiquistas de gema, epiteto que outros, porque viveram no tempo das glorias todas, acham que é deles.

      No tempo deles era facil ser do Benfica. Eram os maiores e ganhavam tudo. E é muito mais facil ser-se de quem ganha.

      Para os do meu tempo é que foi mais dificil, mas nem por isso foram tempos vividos com menos fervor e paixao, apesar de tudo o que de mal sempre nos acontecia. Eu nao sou do benfica pelas vitorias. Mas quando ganho, claro, tem tudo bem mais sabor.

      No tempo em que cresci, o mais facil era ser do Porto. Para ser do que ganhava sempre, para poder chegar à escola e gozar com os meus colegas em vez de ser o meu clube o motivo de gozo. Mas nao foi essa a minha escolha.

      E por isso apetece-me dizer a muitos benfiquistas aquilo que Klopp teve tomates para dizer aos adeptos do seu proprio clube: Se querem ganhar sempre mudem-se para o Bayern.

      Eu sou e serei sempre do Benfica, do benfica dos bons e dos maus momentos.

      Eliminar
    2. Tenho 58 anos.
      Fui atleta do clube de 1975 a 1978, quando se assistia à debandada da maioria dos atletas ditos "amadores" porque naquela altura não havia "pão para malucos" como se costuma dizer... Mas eu e muitos outros ficámos... Mas atenção, o Benfica NÃO ME DEVE NADA, eu é que tenho de estar sempre grato por ter tido a honra de vestir o "MANTO SAGRADO".
      Sou do tempo do Benfica "ganha tudo" do tempo a seguir a esse etc etc.
      Sou do Benfica e "prontus" e chateia-me que falem mal dele ou das pessoas que lá trabalham. Independentemente de todo o direito à crítica, era o que mais faltava... A história do nosso clube baseia-se nisso mesmo... em princípios democráticos, ao contrário de outros que... e mais não digo.
      Obrigado Redmoon por fazeres parte deste nosso universo vermelho e único
      RA

      Eliminar
  3. AMO-TE SPORT LISBOA E BENFICA

    ResponderEliminar
  4. Eu não comparo para desculpar o quer que seja:

    Eu comparo porque relativizar as coisas serve para perceber o absurdo de certas afirmações. E falar no Dortmund permite perceber que se calhar, partindo de duas situações parecidissimas (ate na perda de jogadores que klopp sofreu e no ordenado auferido que é semelhante), temos duas visoes diferentes sobre o nosso treinador e sobre o deles.

    Jorge Jesus, como qualquer outro elemento no Benfica, tem virtudes e defeitos, coisas de que se dizer bem e coisas de que se dizer mal... Há intervençoes dele que eu simplesmente abomino, não tenho problema nenhum em reconhecer isso.

    A diferença é que para alguns a critica so aparece e só funciona para um dos lados.

    E essa história dos 4 milhões, que a imprensa usou como um joguete contra Jesus e os Benfiquistas que não gostam dele embarcaram na cantiga...

    SObre alguns ordenados pornograficos fala-se no ordenado limpo, para o JJ fala se no bruto...

    4 milhoes brutos depois de impostos sao menos de 2 milhoes. 2 milhoes em 12 meses sao cerca de 160000 ao mes!

    Achas que se alguem tivesse dito que o homem recebe 160000 ao mes tinha levantado o tipo de celeuma que os 4 milhoes levantou?


    E sabes que mais te digo? TOmara eu que os problemas do Benfica se resumissem a Jorge Jesus. Tirava-se o homem e metia-se outro, e eram vitorias garantidas ja amanha. Infelizmente, nao é assim que funciona.

    ResponderEliminar
  5. Nuno Almeida19/12/14 18:55

    Existe uma coisa que penso que nunca aconteceu que é um clube fazer a dobradinha em 2 anos seguidos. Isto em várias décadas de futebol em Portugal. Esse feito nem o Benfica dos anos 60 e 70 ou o Porto dos 90 e 2000 conseguiram. Infelizmente não foi desta que o Benfica o conseguiu fazer. Mas é preciso perceber que ninguém vence sempre. Nem o tal Bayern. Ontem aconteceu daqueles jogos que de tempos a tempos acontecem. Tivemos azar ser na taça. Podíamos ter feito o 2-0 em 2 ou 3 situações flagrantes e mesmo depois da reviravolta tivemos mais 3 ou 4 oportunidades claras.

    Agora é preciso é não encarar a derrota como se não tivesse acontecido. Existem ilações para serem tiradas. Principalmente em relação ao plantel e ao que não deve acontecer em Janeiro. Se mantiver-mos os que temos e com os lesionados prontos a jogar não tenho dúvidas que seremos campeões e que dado o sorteio na taça da liga podemos também vencer esse troféu. Se deixamos sair algum dos lesionados neste momento, ainda para mais com a lesão de Sálvio podemos por-nos a jeito.

    Domingo à mais um jogo importante. E um jogo muito perigoso. Sem Sálvio, Enzo e provavelmente com Gaitan cansado podemos ter dificuldades em furar um autocarro que se prevê que venha à luz. E atrás sem Luisão, André Almeida e talvez Samaris (e também sem Enzo) a consistência fica afectada. Ontem perdemos o jogo não pelos que faltavam para a frente mas pelos que faltaram atrás. Sofrer um golo pode ser fatal nos jogos em que se tem azar na finalização. E o próximo jogo vai ser um desses jogos.

    ResponderEliminar
  6. JJ, pagando impostos ou não, a totalidade desses 4 Milhões não saem do bolso do clube na mesma?

    Carlos Almeida

    ResponderEliminar
  7. O Carlos de Almeida nuncadeve ter pago impostos na vida!!!
    Só pode ser!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OMG, não sei se te estavas a referir a mim, até porque não percebi o teor das tuas palavras. Mais acima, fiz uma pergunta simples... 4 Milhões saem do bolso do clube ou não? Podem vir com a treta do 'coitadinho, ele não ganha muito, ele paga impostos', mas nem toda a gente come gelados com testa. Cumprimentos.

      Carlos Almeida

      Eliminar
  8. Zé do Telhado19/12/14 20:57

    Sou da mesma opinião. Aliás até parece que o Benfica mesmo nos anos 60 e 70 não perdia eliminatórias da Taça, por exemplo em 64/65, a meio da década de ouro, com uma das equipas mais temidas (se não a mais temida) da Europa levámos 4-1 do Braga na primeira mão e fomos eliminados porque só ganhámos 3-1 na segunda. Isto depois de na época anterior termos ganho dois jogos por 9-0 e 7-1 contra eles.

    É frustrante? É. Por mim gostava de ganhar todos os jogos, mas nem todos os jogos são iguais, e o futebol não é uma constante, e por não ser uma constante é que gosto de futebol.

    O post do Shadow até é compreensível, dada a frustração, mas tentar encontrar respostas aonde elas não têm de existir não faz sentido. Perdemos um jogo de forma esquisita, com dois erros defensivos ridículos, o guarda redes deles estava numa noite inspirada. Acontece. O Eusébio também falhou um golo isolado nos últimos minuto de uma final da taça dos campeões e ninguém andou a pôr em causa o profissionalismo do melhor jogador de sempre do Glorioso, mas muitos escritores aqui do blog gostam de o fazer em relação a muitos profissionais do Benfica, a começar pelo treinador, de que nem sou grande fã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim já aconteceu o que dizes mas em toda a nossa historia fomos eliminados oito vezes em casa para a taça, três delas com este treinador em seis participações e isto quer dizer muito sobre a forma como eles prepara estes jogos.
      isto não foi um caso isolado, isto é a norma o fracasso, e pior em casa.
      eu gosto destas avaliações quando ganha o mérito é dele e só dele quando perde a culpa é de todos menos dele e porque já nos aconteceu portanto não tem problema.

      Eliminar
  9. "balelas", como dizes, é andar aqui a medir quem é mais ou menos Benfiquista!

    Isso são tristes balelas, que este blog usa de forma constante, quando existem opiniões contrárias ás de quem aqui "posta".

    Ou se é Benfiquista ou não. Não existe essa do "eu sou mais que tu"

    Aprendam a respeitar as opiniões alheias, mesmo que vos pareçam absurdas.

    E no campo tão importante como é o do treinador, existem várias opiniões, que não são propriamente a tua.

    Eu continuo a dizer que 2 campeonatos em 5, é pouco! E este ano torna-se obrigatório a conquista do mesmo. Porque o meu "grau de Benfiquismo" não me permite ficar satisfeito com a conquista de 1 taça da liga, que será o que sobra, se não vencermos o 34!
    Isto, se a ganharmos...

    Se tu, e outros Benfiquistas, ficam satisfeitos com "jogar bem" e nada ganhar, ou "deveríamos ter ganho, face ao que produzimos", eu não fico.

    Respeita para seres respeitado.

    Jose Inacio



    ResponderEliminar
  10. Ok.
    E porque é que não sais do Blog, e fazes um teu a 100% ?
    Encostadinho, com as espaldas calientes !!
    Né ?

    ResponderEliminar
  11. Jorge Vieira19/12/14 23:00

    O JJ vai sair, é uma questão de tempo. No dia em que isso acontecer tenho a certeza que muito boa gente vai chorar e desejar que o mestre da táctica tivessem continuado no Benfica

    ResponderEliminar
  12. Mas depois acontece uma derrota num jogo de Taça de Portugal, num jogo em que um Benfica de segunda dá um banho de bola do primeiro ao último minuto a um Braga forte e que se apresentou na máxima força, e os comentários de muitos Benfiquistas são o que se vê...

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O Benfica até deu um banho de Arbitragem que foi uma vergonha tal como se viu.

    Andas mesmo apanhado da mona, nem com alvíssaras tão escandalosas ganhaste.

    Porca miséria..

    ResponderEliminar
  13. BENFIQUISTA DE GAIA20/12/14 10:15

    O redmom es muito tenrinho..entao es do tempo de se falar so de derrotas......a culpa do 2 golo e do colevtivo.....meu DEUS...que aberraçao....se nao sabes eu vou te explicar.........segundo sei o artur e o julio ganham 100 e150 mil euros....(Qual deles o pior)...0 OBLAK ganha-va 25mil ....NOTA FINAL...temos 2 guarda-redes.que estao a comer do bolo que e o BENFICA ...e sabe-se la mais o que???????

    ResponderEliminar
  14. A verdade doí.20/12/14 10:49

    Caro Redmoon,

    Escrevo-lhe novamente e elogio-o novamente: grandíssimo Post.

    Temo todavia, que os seus colegas de Blog, o traiam também novamente, demonstrando com a sua acção... a sua natureza de Judas, que não podem ouvir, nem a verdade, nem um colega a ser elogiado.

    Fico-me assim, por um modesto muito obrigado caro Redmoon. Tudo o mais que isto será apagado, pois a dor de cotovelo pelo que fez é demasiada.

    Se não chegar a ler estas linhas, será uma pena... é a certeza de que não tem colegas, nem amigos, apenas traidores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras.

      Mas aqui no blogue nao ha traicoes, ha discussoes e pontos de vista diferentes que tb sao bons para acalorar a coisa :))

      Eliminar
  15. O BENFICA ESTEVE "BEM" NESTE JOGO E O TREINADOR TAMBÉM! Aconteceu futebol!
    Quanto à pré-época e ao plantel... se tivermos que vender que se vendam já, Jesus consegue pelo que percebo tirar uns coelhos da cartola e se o Fejsa voltar a 100% mais o Amorim e o Silvio... e JJ consegue fazer de Ola John um jogador de elite (consegue!!!!!!!!!!!)... este onze, é um onze forte... Júlio... Almeida, Luisão, Lisandro, Silvio (Eliseu), John, Fejsa (Amorim, Cristante), Pizzi (Amorim, Teixeira), Sulejman... Jonas (Nelson Oliveira), Lima (Derley) ... dá para ganhar o campeonato!... seria muito interessante que o Benfica adquirisse dois flanqueadores baratos... o Dolly Menga (equipa B) parece-me do que vi que pode ser um desses flanqueadores, o Cavaleiro também poderia regressar... estou a pensar na questão PREMENTE de baixar o PASSIVO DE FORMA DETERMINADA, A PENSAR NO HOJE!

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho setenta anos. Já fui sócio, saí no tempo do VA. Não me sentia mais benfiquista quando era sócio do que agora! Somos todos benfiquistas e o direito à opinião e à crítica, dentro do Benfica, sempre existiu e deve existir. É com a crítica e a opinião que podemos ser melhores e, ser melhores, não significa ganhar sempre, que isso não existe. De uma forma geral venho a este blogue espreitar e não é costume dar opinião, mas custa-me ver benfiquistas contra benfiquistas, pode-se divergir sem haver guerras. O nosso benfiquismo trás consigo o exercício de liberdade e eu, nunca trocaria nenhuma vitória pela existência de um PC ou semelhante dentro do Benfica. Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Forte abraço Vitor de um outro Vitor de 46 anos... é tudo isso amigo, e tudo isso!!! Eu saí após a última reeleição de LFV, não que o outro fosse melhor... para pior que fique assim...

      Vitor Pereira

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Assino por debaixo, RedMoon!

    ResponderEliminar
  19. Essa postura de benfiquista nos bons e nos maus momentos fica-te tão bem...
    Só é pena que não traga nada ao clube!
    Digo-te já que estou re-fodido com a derrota da passada 5ª feira, que não a aceito, independentemente de termos jogado bem - bem, mais ou menos... - e do adversário ter feito 3 remates e marcado 2 golos por falhas, impensáveis e inadmissíveis, de jogadores nossos! A azia não passou, e não vai passar nunca! Pode ser atenuada, mas não vai desaparecer!
    Cada um sente à sua maneira as incidências que vão ocorrendo no plano desportivo. Ser-se adepto é uma condição que não pode ser avaliada pela racionalidade. É por isso que existe quem nunca queira perder, e existe quem queira sempre ganhar. Eu sou dos que querem sempre ganhar, mesmo quando a missão parece impossível.
    A verdade é que o Benfica, mesmo tendo perdido alguns jogadores e tendo alguns indisponíveis, TINHA A OBRIGAÇÃO de vencer o jogo, que, aliás, se tornou bem mais fácil do que eu esperava!
    A verdade é que o Benfica, mesmo que os adversários fossem de valor - e não tinham mais valor que o Benfica... - não podia estar já fora da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal!
    A verdade é que o Benfica, independentemente de estar isolado na liderança do campeonato, não tem jogado a ponte de um corno!
    E, finalmente, a verdade é que quem tem de por a equipa a jogar e a conseguir resultados é o treinador!
    O resto é treta!
    Ah, e já agora: eu quero que o Benfica ganhe SEMPRE! E vou exigir isso continuamente.
    Se tu te contentas com um Benfica que ganha lá de vez em quando, talvez fosse melhor mudares-te para o outro lado da Segunda Circular...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós queremos sempre ganhar, todos nós queremos que o clube ganhe sempre. Mas a partir do momento que referes que ser adepto é uma condição que não pode ser avaliada pela racionalidade, cometes o erro básico de esquecer que o futebol é apenas um desporto e nada mais do que isso. Patamares de irracionalidade ficam contigo, o desporto tem de ser algo saudável. E digo mais, são pessoas com a tua mentalidade que estragam o clube. Que há primeira derrota querem destruir tudo. Se perdem no estádio do rival não conseguem levantar a cabeça. Não conseguem avaliar as coisas com cabeça fria. Vivem na ilusão que os nossos jogadores são os melhores do mundo e arredores. Que derrotas, seja com quem for, não acontecem nunca com o Benfica. Dizes que o autor nada traz ao clube. E tu, que trazes? Irracionais são os animais, e esses ficam lá fora.

      Eliminar
    2. Para mim, todas as opiniões vindas de anónimos não têm valor, digam o que disserem, digam bem, diga mal, digam o que quiserem, quem se esconde atrás do anonimato só pode vir do outro lado da 2ª Circular ou da Maia!

      Eliminar
    3. "O difícil nós fazemos agora; o impossível leva um pouco mais de tempo"
      (Ben-Gurion, judeu polaco, primeiro chefe do governo de Israel)

      Nós precisamos de muitos Ben-Gurion, para fazerem do Benfica aquilo que ele já foi, outrora. Neste momento confundimo-nos, cada vez mais, com os "amigos" do alvalixo, que se "fartam" de ganhar de qualquer coisita de 10 em 10 anos e de ir à Champions de 5 em 5... embora tenham muitas vitórias morais...
      Da-sssssssse!!!!

      Anónimo,
      quer dizer, Anónimo da Silva

      Eliminar
  20. No Benfica não existe, benfiquistas de primeira, nem de segunda e nem existem pseudo notaveis, existem benfiquistas e ponto, ou somos do Benfica ou não somos, ninguem deve ser de um clube só porque esse clube é ganhador, eu podia ter sido de varios clubes e sou do Benfica porque sim, não tem explicação, e serei sempre do Benfica durante a minha vida, ganhando, perdendo, sendo goleado, nem que algum dia desça de divisão.
    Nem sempre estive de acordo com quem gere o clube, como é o caso actual, mas deixar de ser do clube só porque não ganha nunca, e apesar de não ser assiduo de há 3 anos pra cá, mesmo assim ainda fui estoirar bastante dinheiro, só para os ver nas finais europeias, e quando tiver que "criticar" ou dizer que não gosto de algo direi, pois cada um tem a sua opinião, deve é respeitar para ser respeitado, sou socio há 38 anos e continuarei a ser até andar neste mundo, assim possa pagar.
    Mas isto de alguns serem mais ou menos benfiquistas que outros começou a acontecer no tempo do Damasio, e desde ai tem vindo a piorar, sendo que se acentuou demasiado com o Vale e Azevedo e ainda mais com o actual presidente

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking