O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Heróis do nosso contentamento

. 17 comentários
Artur – 12
Falhou mais a época passada que esta. Mas perdeu a titularidade para Oblak e, no Benfica, dificilmente voltará a conquistar a confiança dos adeptos.

Paulo Lopes – 4
Para fazer número e cumprir com os regulamentos.

Oblak – 15
Os adeptos suspiravam por ele e ele não desapontou. Deu segurança, sofreu pouquíssimos golos, nunca perdeu um jogo sempre que jogou. Acabou a época parecendo um guarda-redes maduro. Qualidade já sabíamos que tinha.

Maxi Pereira – 15
Época bem acima da época passada em termos exibicionais. Um jogador à Benfica, que no campeonato português assenta como uma luva.

André Almeida – 12
Cumpre sempre que chamado. Mas tem, atendendo à sua idade, uma escolha dificílima para fazer: Ser no Benfica um eterno suplente, ou tentar chegar mais alto, tendo primeiro de dar dois ou três passos atrás.

Sílvio – 13
Agradável surpresa, para mim pelo menos. Um jogador que tentaria contratar a título definitivo.

Siqueira – 15
Começou assim assim. Mas acabou em grande e tem alma, e bons laterais no mundo são cada vez mais uma espécie rara.

Bruno Cortez – 2
Todos perceberam que era um barrete assim que tocou na bola. Todos, menos quem o contratou.

Garay – 19
Superbo ao longo da época. Já sabíamos que defendia bem. A veia goleadora foi um bónus.

Luisão – 20
Época soberba, a melhor que lhe vi fazer. Um verdadeiro líder, dentro e fora do campo. Ele e Garay seguraram a equipa muitas vezes nas horas de maior aperto. Nunca a palavra "Capitão" lhe assentou tão bem.

Steven Vitória – 4
Jogou muito pouco. E aparecendo na equipa de para-quedas ou não, um jogador na sua condição não pode mostrar tão pouco nas poucas oportunidades que tem.

Jardel – 13
Jogou pouco. Mas foi decisivo sempre que jogou. Sempre que joga faz por merecer novas oportunidades.

Matic – 13
Teria nota maior se tivesse jogado a época toda. Matic é Matic, e fez falta no final da época. Teríamos sido mais fortes com ele.

Fejsa – 13
Sempre que jogou equilibrou a equipa. Mas jogou pouco enquanto houve Matic, e esteve lesionado muito tempo na fase decisiva da temporada

Enzo – 18
Talvez o jogador mais importante da temporada. A peça da cristaleira que não podia partir. Uma alma do tamanho do mundo. Nada teria sido conseguido sem ele.

Rúben Amorim – 14
Um excelente terceiro homem do meio campo. Dificilmente será titular, mas na sua idade talvez seja utopia sonhar com muito mais.

André Gomes - 13
Apareceu apenas no final da temporada, mas acabou por ser peça importante nos jogos mais decisivos da época. Mostrou maturidade para quem tem apenas 20 anos. Acho que o futuro vai ser risonho.

Djuricic – 6
Tem pés e talento. Mas como sabemos, para Jorge Jesus isso não chega.

Sulejmani – 11 Figura secundária nas alas da equipa. Cumpriu sem nunca brilhar. Se surgisse uma boa proposta, vendia.

Markovic – 15
Muito novo também. Mas ao contrario de Djuricic parece ter chegado com vontade de aprender. Aprendeu a defender bem mais rápido que Gaitan. No ataque foi decisivo em alguns jogos, e no futuro só pode ser jogador de top.

Sálvio – 12 Aquele que se adivinhava o jogador mais importante da época passou 6 meses no estaleiro. Talento não lhe falta, e a próxima época tem de ser dele.

Gaitan – 16
Grande época do argentino. Muito mais disponível para todos os momentos do jogo. Mas falhou na Final da Liga Europa, o que talvez lhe tenha custado uma grande transferência.

Ola John – 5
Deve ter percebido no Hamburgo, que a não titularidade no Benfica não era teimosia de Jorge Jesus. Mais alma precisa-se.

Ivan Cavaleiro – 10
Tem vontade, mas é um jogador anárquico tacticamente com muito para aprender. No Benfica está tapado por jogadores muitíssimo melhores.

Lima – 14
Médio mais apenas. Esperava mais, para ser sincero. Mais golos nos momentos decisivos.  Mas talvez seja dificil arranjar melhor por pouco dinheiro.

Rodrigo – 15
O melhor dos da frente, não tanto pela veia goleadora mas pela dinâmica que trouxe à equipa.

Cardozo – 12
Falar de Cardozo esta época é lembrar a grande exibição contra o Sporting. Mas é difícil lembrar muito mais, pelo menos pelos melhores motivos.

Jorge Jesus - 18
Excelente, como QUASE sempre. Não creio que Jorge Jesus tenha sido muito mais competente esta época que a época passada (o ano passado conquistou mais 3 pontos que esta), mas um treinador vive de resultados, vive da sorte e do azar, da bola que entra ou não na baliza.

Não começou bem, a falta de confiança foi evidente no início da época... Haver menos Porto que o habitual e a morte de Eusébio deu uma ajudinha. Duas épocas seguidas em todas as decisões até à última, não deixa margem para fazer muito melhor.

Luís Filipe Vieira – 14
A favor dele a aposta em Jorge Jesus e o investimento no plantel.

Contra: O dossier Cardozo foi caricato e influenciou negativamente o início da presente época.

A contratação de três defesas centrais (para nenhum sair) bem como a de Cortês são difíceis de explicar.

Contratação de Pizzi: Não entendi.

A venda de Matic em Janeiro (e para mim é por ter sido em janeiro que há problema) não pode acontecer num grande clube e pode ter comprometido a conquista da taça europeia.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Que golo é que o Matic marcou ao Porto?
    Este ano marcou ao Braga na luz, isso sim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto. COnfusão minha.

      Eliminar
    2. Marcou ao Porto sim aquele golo que foi o 2º melhor do ano.

      Eliminar
  2. Águia Preocupada19/5/14 23:11

    Estou mais ou menos de acordo com exposto com alguns reparos:

    1 - Maxi Pereira teve alma até Almeida! Ainda ontem, quando já todos pediam misericórdia, nunca virou a cara, nunca deu um lance como perdido! Merece estar logo a seguir ao nível de Luisão e Garay. É realmente um jogador à Benfica, fazendo lembrar Artur e Álvaro Magalhães!

    2 - Cardozo não foi tão pouco importante assim! Não podemos esquecer o início de época em que nos ajudou, com os seus golos decisivos, a matar os fantasmas e a acreditarmos, depois de uma época tão difícil como a que acabara e tinhamos bem presente! Dava-lhe um 15 sem favor!

    Quanto aos outros, há uns a quem daria mais 1 ou 2 pontos como é o caso de Fejsa que merece algo mais que estar ao nível do Matic que só jogou até 31.12.13 e com a cabeça já bem longe do Benfica!

    Mas foram todos grandes e acredito que os que ficarem darão tudo na próxima época pelo clube que viram e aprenderam que é GRANDE, MUITO GRANDE!

    ResponderEliminar
  3. JJ

    Para mim a falta de confiança no inicio não foi do Jesus. Aliás só um treinador com confiança é que consiguia mudar o chip dos jogadores. Como o Benfica ganhou ao Porto a morte do Eusébio ajudou... se tivesse perdido seria devido à pressão extra de ter de ganhar para lhe dedicar a vitória? O Benfica chegou a Janeiro só tendo perdido o acesso da champions por uma unha negra. E essa vitória é só dos que acreditaram sempre. Até do Eusébio.

    LFV

    O dossier Cardozo só foi caricato porque há pessoal que gosta de novelas. De resto foi resolvido impecavelmente. Tanto assim é que o Cardozo não foi vendido em saldos e foi importantíssimo para as conquistas desta época... até ter tido uma lesão parva e nunca ter realmente recuperado. E nunca se sentiu problemas entre ele e o treinador. Se isto não é resolver bem...

    Se não tivesse contratado 3 e tivesse saído um ou dois nos últimos dias do prazo é que era mau. Como os que foram contratados até parecem ser bons, penso que neste caso o Benfica jogou pelo seguro. Até acabaram por rodar em bons clubes para voltarem mais adaptados à exigência. O Cortês se tivesse sido uma opção tinha permitido que o Benfica com a Lesão do Fejsa e do Silvio continuasse a poder rodar o plantel nas laterais e no meio campo. Só que foi uma contratação falhada. Felizmente desta vez não se colocou todos os ovos na mesma cesta ;)

    O Pizzi foi contratado para despachar um activo tóxico... prefiro o Pizzi ao Roberto nem que seja só para rentabilizar com empréstimos. Há as soluções ideais e as reais. Bons gestores são todos os que não gerem.

    A venda de um jogador do 11 titular não deve acontecer em Janeiro. Mas como o Benfica é um clube vendedor isso acontecerá com alguma frequência até porque em Janeiro os jogadores são mais caros. Felizmente que o Benfica já sabia que o Matic mais tarde ou mais cedo ia sair e por isso já tinha o plano B montado. Se isto não é pensar bem... é que por mais que seja ideal não vender em Janeiro, isso só é real para alguns...

    PS: Olha que o caso Oblak foi gerido com pinças e se tivesse corrido mal podia ter provocado mais danos que tudo o resto que mencionas... mas felizmente que este caso acabou por ser bem resolvido. É que realmente foi uma grande falha o JJ em determinada altura não ter a noção de que ele contava como formado localmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dossier Cardozo foi gerido impecavelmente? Hehehe,

      E eu que ia jurar ter visto a época a começar mal, os adeptos descontentes e descrentes, o São Paulo e o Sporting a bater o Benfica na pré-época, e os adeptos a gritar pelo Cardozo, naquela que era, em função da novela da sua saída, uma espécie de Cardozo VS JOrge Jesus.

      Eu que ia jurar ter visto o Jesus durante a pré epoca a preparar o Benfica para jogar sem Cardozo, para depois ter de alterar tudo, inclusive ficar sem plano para Djuricic.

      Mas se tu achas que nao houve novela, quem sou eu para contrariar!

      Eliminar
    2. João Carvalho19/5/14 23:54

      Concordo inteiramente com o 714690, também acho que o LFV esteve impecável. Melhor era difícil.
      Excepto para aqueles que são muito "exigentes" e pensam que nunca falham.


      Eliminar
    3. O Cardozo foi usado como arma de arremesso contra o Jesus. Até pelos que não gostam do Cardozo. Até pelos que preferem a dupla Lima e Rodrigo e que começou a época. A época começou mal mas a culpa foi da novela Cardozo? E de facto houve uma novela, mas que foi criada por outros e alimentada pelos adeptos descontentes e descrentes. E não o contrário.Porque se tivesse sido uma novela de dentro para fora os resultados seriam outros. Mas sempre tiveste um treinador e um plantel que apoiou o Cardozo mesmo depois dele ter cometido um disparate. Ao contrário do que outros defenderam o Jesus não forçou a saída do Cardozo. Mas alguns adeptos até queriam que o Jesus fosse castigado em vez do prevaricador. E isso é que teria minado a equipa porque tinha retirado a autoridade de quem tem de mandar. Mas como muitos até queriam que o Benfica perdesse para que o Jesus saísse...

      Por isto é que digo que o processo foi bem conduzido. Melhor só se o Cardozo tivesse pedido desculpas antes de ir de férias. Mas de quem é esta responsabilidade? Do Benfica ou do Cardozo e do seu empresário? É que fazer braço de ferro como alguns defenderam podia ter provocado uma ruptura total que provavelmente teria repercussões em todo o plantel. Ou não te lembras do que muitos defenderam na novela Enzo Perez? Ou não te lembras que muitos queriam que ele nunca voltasse ao clube? Não te lembras que queriam fazer dele um exemplo?

      O Jesus tentou preparar a equipa para jogar de forma diferente. Um plano B para alguns jogos. Algo que já tinha sido tentado amiúde mas que depende e muito dos jogadores que se tem disponíveis. E passava pelo Djuricic. Como em alguns jogos passou pelo Ruben. Se o Djuricic se tivesse afirmado provavelmente teria sido mais usado. O Jesus acreditava muito nessa hipótese. E eu também. Mas esta é mais um prova de que o Jesus adapta o sistema aos melhores jogadores e não o oposto. Um dos erros do Quique foi precisamente querer implementar o seu sistema ideal em vez de usar o que tinha no plantel. E em vez de tentar usar um Cardozo em forma teimosamente deixou-o quase sempre no banco.

      Eliminar
    4. O Cardoso resolveu fazer birra e tentar sair a preço de saldo, mais ou menos como a situação do Bruma no Sporting. Os clubes não cederam e ganharam o conflito. Um líder mais fraco tinha despachado o Cardoso por uns 5 milhões para acabar a contestação.

      Eliminar
  4. Um idiota que pode ter comprometido um título europeu tem nota 14?

    Sim senhor... São estas coisas que actualmente explicam ao que chegou o grau de exigência da maioria dos benfiquistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Campeão Jota Jota com Pê de Parabéns ;) O grau é sempre elevado, mas´o idiota tem a história na mão e percorreu um longo caminho. Escalou e entreteu sem nunca perder, muitas vezes não ganhou foi tanto ;)
      O Benfica tem que ganhar muito mais !! Com o passivo pornográfico isto era coisa para um penta campeonato, Com os lixos tóxicos andamos a brincar aos cromos da bola daqueles fundos e co-propriedades ;)

      nota:... o sócio do braguinha leva tantos como o real ;)

      B T T

      Eliminar
    2. o unico idiota que não deu tudo dentro do campo teve 13!

      Eliminar
  5. O Jesus ganha tudo internamente e perde uma competição por manifesto azar e manobras do arbítrio e mesmo assim não leva nota máxima.

    Vá-se lá entender.

    ResponderEliminar
  6. Bem cada um é livre de ter a sua opinião; por isso nao estou de acordo com algumas das notas dadas. Como é possível que alguém que contra tudo e contra todos, acreditou e apostou na continuidade de JJ e nos jogadores que alcançaram tudo o que havia para alcançar em Portugal e que ainda chegaram a mais uma final europeia numa prova que nunca perderam no tempo regulamentar e so perderam contra doze, leve so 14 pontos em vez de 18 ou mesmo 20!!!

    Mário

    ResponderEliminar
  7. A malta gosta de esquecer que vendeu em janeiro porque não vendeu em agosto. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e fejsa praticamente nem jogava! nem tinha aparecido o ruben amorim, nem o cepo andre gomes!

      Eliminar
  8. Cardozo como se costuma dizer segurou as pontas naquele inicio de epoca, sem ele a marcar como marcou talvez não fosse possivel depois atingir os objectivos, Cardozo foi decisivo, depois do jogo com o Sporting e ada lesão na região lombar, não mais voltou a ser o mesmo e mesmo não o sabendo, duvido que tenha estado em perfeitas condições fisicas até ao final da epoca, pois nunca mais foi o Cardozo que conhecemos, a vontade em ajudar estava lá, mas uma coisa é querer outra é poder, e Cardozo manifestamente não podia e fez falta.
    Suleijmani, não esquecer que esteve lesionado no Ajax mais de 6 meses e depois por não querer renovar esteve mais de 1 ano parado, qualidade tem ele, jogue ele no Benfica aquilo que jogou no Ajax e tem condições para ser o melhor jogador do Benfica, foi uma pena aquela entrada em Turim, pois estava a ser o jogador do Benfica que melhor entrou no jogo, estava a levar a equipa para a frente, coisa que o Gaitan no jogo mais importante da temporada foi incapaz de fazer, numa fase em que o Sevilha foi superior ao Benfica.
    Oblak foi simplesmente decisivo, vão ver á quantos anos o Benfica não sofria menos de 20 golos no campeonato, os centrais estiveram irrepreensiveis, mas Garay é de outro nivel, Siqueira impecavel a atacar e a defender, mas precisa de mais controlo nas faltas, Silvio esteve sempre bem quando jogou e foi um dos reis do azar a par de Salvio. Marko é classe pura, Gaitan fez uma epoca mais constante mas falhou redondamente no jogo mais importante e de maior visibilidade e a meu ver não tem arcaboiço para jogar num clube de grande exigencia. Maxi é aquela maquina, grande jogo na final da liga europa. Enzo é o motor da equipa, outro jogador à Benfica, Lima e Rodrigo fizeram uma excelente dupla, mas falharam. onde não podiam falhar, não se pode falhar tanto golo numa final, e essa foi a primeira razão pela qual deixamos de ganhar a liga europa. Matic foi pena ter saido
    O Benfica deve tentar manter o maximo possivel a espinha dorsal desta equipa se quer ter um futuro mais risonho a curto prazo, primeiro vendam ou emprestem os excessos e só depois disso vendam um ou outro por causa do grava problema do passivo.
    O Benfica actualmente tem um dilema por causa do passivo astronimico que tem, se vende enfraquece a equipa, logo deixa de ganhar titulos e isso implica menos receitas e um agravamento do passivo e sem titulos, por outro lado mantendo a maioria dos jogadores e quiça reforçando-se aqui e ali, não baixa o passivo mas poderá ganhar titulos e dessa forma fazer mais receitas e tentar baixar o passivo, não é uma decisão facil e será preciso muita cabeça para gerir a situação, por isso foi uma pena não se ter ganho uma das ligas da europa, principalmente esta com o Sevilha, que foi a mais fraca equipa e a mais acessivel que apanhamos em todas as 10 finais, não sei se voltaremos tão depressa a uma final europeia, e não nos devemos esquecer que estivemos na liga europa porque fomos eliminados dos campeões, para mim não me satisfaz apenas ganhar campeonatos e taças, o que daria imensa satisfação seria ganhar competições europeias e acho que um dos principais objectivos do Benfica para a proxima "decada" será tentar terminar com esta especie de maldição das finais perdidas, porque a desilusão foi enorme, ficou um sabor muito amargo, mesmo com os 3 titulos, pois a liga europa vale bem mais que os 3 titulos juntos.
    Mas no geral estiveram praticamente todos bem e fizeram uma excelente epoca, para mim só seria de sonho ou só será de sonho quando ganharmos competições europeias, Se o Atletico de Madrid, conseguiu 2 ligas europa e agora uma final dos campeões, se o Sevilha em 9 anos conseguiu 3 ligas europa, porque razão não podemos nós tambem ganhar, e matar este estigma das finais, não creio que o Benfica tenha equipa inferior a qualquer das equipas do Atletico e do Sevilha que ganharam as ligas europa.
    Para os proximos anos é preciso consistencia para não voltar a acontecer o que sucedeu nas ultimas vezes que o Benfica foi campeão

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking