O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 3 de setembro de 2011

Portugal sem espaço para a "prata da casa" (Fonte: PÚBLICO)

. 12 comentários
Os escalões de formação dos clubes portugueses contribuem pouco para os plantéis das respectivas equipas principais. Segundo uma análise feita pelo PÚBLICO, apenas 8,25% dos futebolistas das 16 equipas da I Liga foram formados no clube que actualmente representam.

Esta conclusão está em linha com o mais recente estudo europeu, feito pelo Observatório de Futebolistas Profissionais, apresentado em Janeiro passado, segundo o qual Portugal era o país da Europa em que os jogadores formados no clube tinham menos peso - 6,4% em 2010-11, ligeiramente menos do que o valor apurado pelo PÚBLICO para a época 2011-12.

Contando ainda com Yannick Djaló (cuja mudança para o Nice ainda não foi oficializada), o Sporting é que mais recorre a futebolistas formados no próprio clube (seis), seguido de Benfica e Marítimo, ambos com quatro. No pólo oposto, estão FC Porto, Nacional e Vitória de Setúbal, que nos plantéis principais não incluem qualquer jogador proveniente dos seus escalões de formação.

Considera-se que um jogador é formado no próprio clube quando, entre os 15 e os 21 anos, esteve pelo menos três temporadas inscrito por esse clube. Este conceito, aliás, já faz parte dos regulamentos da UEFA, que nas provas europeias obriga os clubes a inscreverem oito jogadores formados no país (em qualquer equipa desse país), sendo que pelo menos quatro dos quais têm de ser formados no clube.

CAPDEVILLA E NÃO SÓ DE FORA

Nas competições europeias, dos 25 futebolistas inscritos como seniores só 17 estão livres destas imposições: as restantes vagas são para jogadores formados no clube (entre quatro e oito) e no país (entre um e quatro). Se não preencherem as oito vagas de futebolistas formados locamente, os clubes ficam limitados no número de inscrições.

É o que acontecerá com o FC Porto, que só poderá inscrever 21 jogadores seniores na Liga dos Campeões, porque não tem qualquer elemento formado no clube. Assim, inscreverá quatro jogadores formados no país (Rolando, Moutinho, Varela e Djalma) e sobram 20 jogadores para apenas 17 vagas. Entre Walter, Iturbe, Cristian Rodríguez, Mangala e Alex Sandro, quatro deles ficarão de fora.

No Benfica, que também tem algum excedentes neste capítulo, Jorge Jesus já adiantou que Capdevila ficará novamente de fora, porque o clube da Luz tem 18 "estrangeiros" para as 17 vagas possíveis.
No Sporting, Domingos Paciência já afirmou publicamente que na sua carreira nunca foi tão fácil elaborar uma lista para a UEFA, mas mesmo assim os "leões" têm 19 jogadores para as 17 vagas de não formados localmente, embora as lesões de Luís Aguiar e a juventude de Arias facilitem a selecção do treinador.

E se na UEFA os clubes portugueses têm de fazer contas na hora de inscrever jogadores, o mesmo não se passa em Portugal. Os regulamentos da Liga incluem a obrigação de inscrever pelo menos oito jogadores formados localmente, mas neste caso a exigência limita-se a futebolistas que sejam formados no país (e não no clube).

Além disso, estes oito jogadores formados localmente não são obrigatórios numa lista de 25 futebolistas como na UEFA, mas sim no universo de 50 atletas que os clubes podem inscrever em cada época
: 27 seniores, três ex-juniores e até 20 sub-23 ou juniores do clube-satélite. Como revelou ao PÚBLICO fonte da Liga, nunca houve um caso de incumprimento desta regra.

Fernando Gomes, presidente da Liga, declinou comentar, mas o PÚBLICO sabe que a posição deste organismo é que as regras só podem ser alteradas pelos clubes, além de considerar que o campeonato nacional não é comparável às provas europeias.

Os regulamentos da Liga incluem ainda uma outra regra: na Taça da Liga, as equipas têm de utilizar dois futebolistas formados no país, durante, pelo menos, 45 minutos em cada jogo. Quem não cumprir é penalizado com multa de 2500 a 10 mil euros, acrescida de derrota se o incumprimento ocorrer nos últimos três jogos da competição.

O OUTRO LADO DA MOEDA


É importante, por outro lado, referir que os conceitos de jogador formado no clube e no país não têm qualquer relação com a nacionalidade, já que a legislação europeia proíbe qualquer discriminação. Um exemplo: o angolano Djalma é formado em Portugal.

Estes conceitos foram a maneira encontrada pela UEFA para tentar proteger os jovens jogadores, na sequência da lei Bosman, que na década de 1990 liberalizou a circulação de futebolistas europeus no espaço comunitário.

Depois deste acórdão, o número de estrangeiros nos campeonatos europeus aumentou exponencialmente, o mesmo tendo acontecido em Portugal, onde o Governo acaba de criar um grupo de trabalho para estudar formas de proteger os jogadores nacionais.

O outro lado da moeda é que há hoje mais futebolistas portugueses em campeonatos estrangeiros. Um levantamento do PÚBLICO com base no site zerozero.pt mostra que há 156 portugueses nas ligas europeias (Andorra foi excluída da contagem, por ter um campeonato de terceira linha)
FONTE: PÚBLICO


Penso que este artigo ajuda a explicar (e explicar é diferente de aceitar - isso fica ao critério de cada um) os malabarismos exigidos a Jorge Jesus para cumprir as regras exigidas, nomeadamente a inclusão de Peixoto e cinco guarda redes na folha de inscrição para a Liga dos Campeões.

Da mesma forma, o Benfica tinha 18 estrangeiros para 17 vagas. Quem ficaria de fora para entrar Capdevilla? Alguns diriam Matic, outros Bruno César? Ou Rodrigo que para mim tem tudo para ser uma revelação? Pessoalmente, eu no lugar de Jorge Jesus teria optado provavelmente por... Capdevilla... Tinha grandes esperanças neste jogador (aqui o escrevi), e bem sei que um jogo é só um jogo mas... a estreia do espanhol no jogo com o Feirense foi para mim uma desilusão completa: Lento, gordo, sem garra... Opinião pessoal evidentemente...

Já de Emerson, já vi o mau (Nacional) e já vi o excelente (Twente). Bem trabalhado poderá ter um futuro brilhante à sua frente.
.

P.S. Evidentemente também, e tendo dito o que disse, sou também da opinião que um jogador com o currículo de Capdevilla não merecia este tipo de tratamento. Se não conta para o treinador, então que se liberte e se deixe prosseguir a carreira noutro lado. Isto é matar um jogador!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Anónimo3/9/11 11:10

    eu jamais deixaria um jogador com a experiência internacional de Capdevila fora da Champions, mas isso sou eu...

    ResponderEliminar
  2. Passaralho3/9/11 11:34

    Achar Capdevila 'gordo, lento e sem garra' e dizer que 'poderá ter um futuro brilhante à sua frente' de Emerson, é de quem sabe ver futebol e percebe muito da coisa.

    Estou esclarecido.

    Mas é só a minha opinião, claro!

    Já Carole, que também não foi escolhido pelo pedante que nos treina (curioso, não?), não tem futuro nenhum, nem é JÁ melhor jogador que Emerson. Claro que não.

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  3. Rodrigo, Matic ou Enzo Perez. Tinha que sair um desses 3 que nenhum deles é sequer 2ª opção.
    Agora dispensar um jogador que pode ser titular, só pode ser estupidez, burrice, arrogância e teimosia.
    Ou então anda a embirrar com alguém da SAD...
    Além disso tudo, acabou de assassinar a carreira do Capdevilla que já pode dizer adeus ao europeu.
    E também passou uma mensagem ao Emerson do tipo "não te preocupes que comigo só jogas tu".

    E explicações para a inscrição do Peixoto? Não serve para jogar em Portugal mas serve para jogar na Champions?

    ResponderEliminar
  4. BARROSAO3/9/11 12:41

    rodrigo n pode brilhar esta epoca... devia ter sido emprestado e mantido o urreta ariscamonos a vendelo por 10M de volta ao real... e mais uma super me hiper gigantesca apocaliptica valorizaçao de jj como foi coentrrao e david luis...

    ResponderEliminar
  5. Só um reparo, temos 19 estrangeiros para 17 vagas.

    Ficaram de fora Capdevila e Mora.

    ResponderEliminar
  6. Eu optaria por prescindir do Jardel. Teríamos Miguel Victor a 3º central e Javi o 4º - ou a pré-temporada serviu para quê?

    ResponderEliminar
  7. JJ tem defeitos, sem dúvida que sim, agora verem nas suas decisões algo mais do que o simples escolher dos melhores, dentro dos condicionalismos existentes, é absurdo!

    Salta à vista, e pode chocar alguns, que para JJ Capdevila é o elemento mais descartável dos estrangeiros! Claro que estes (os que ficam chocados) apenas raciocinam tendo em conta o nome em questão e não o valor intrínseco do jogador. Para mim, do que vi, Capdevilla está bem atrás de Emerson, apesar de ser melhor tecnicamente, mas isso não chega. Fosse eu o treinador e nunca decidiria pelos nomes - se tenho vinte e tal jogadores a trabalhar, tenho de escolher os melhores, até por uma questão de justiça e não de nomes ou nacionalidades!

    Sou daqueles que desconfiei desta contratação! Custo zero de um campeão do mundo e da Europa e que jogava no campeonato espanhol?!?!?!? Será um bom jogador, sem dúvida, mas o importante é a sua condição actual.

    Não sou, nunca fui, nem nunca serei, um fã incondicional de JJ, mas reconheço-lhe grandes capacidades técnicas e muita convicção nas suas decisões. Não tenho dúvidas que excluiu Capdevila apenas por questões técnicas e nada mais. Se assim foi fico-lhe grato porque isto de jogaram os nomes ou as nacionalidades só com treinadores fracos que cedem às pressões da bancada...

    Para muitos, Capdevila deveria ter lugar assegurado no onze titular porque o seu pedigree assim o exige e a sua presença no próximo europeu também, esquecendo-se que o que conta é o Benfica, há dois ou três laterais e deve jogar o melhor no entendimento do treinador - é para isso que ele é pago!

    Curioso como alguns viram Capdevilla fazer um péssimo jogo e não se passou nada, e dos minutos que viram de Bruno César logo se apressaram a catalogá-lo de mau jogador. Eu do que vi (e JJ se calhar também), não fiquei com dúvidas que de momento Bruno César tem muito mais a oferecer do que Capdevila. A bola está do seu lado e só lhe compete a ele demonstrar a JJ a injustiça que cometeu. Cá por mim ficaria feliz se isso acontecesse, e JJ também, visto que seria mais uma opção!

    Quanto a César Peixoto e não acreditando que o jogador se recusou a jogar a defesa esquerdo porque isso garantiria a rescisão do contrato, resolvendo o problema ao Benfica, acho que entre vê-lo a treinar à parte e esta solução, prefiro esta, embora não deixe de ser algo um pouco, para não dizer mais, incompreensível!!!

    Lá para o natal saberemos o resultado destas opçções, sendo certo que se elas tiverem sido as mais correctas os críticos de agora manter-se-ão bem caladinhos! Se as coisas correram mal, a sinfonia far-se-á ouvir pelos confins do reino... da parvoíce!!!

    ResponderEliminar
  8. Zigo, ouvi a mesma argumentação qd Aimar foi contratado...velho, condição fisica, se fosse bom não saía de espanha, etc etc etc

    ResponderEliminar
  9. Mora e Jardel ficariam de fora!! Javi joga melhor a central que o Jardel e o Miguel Vitor é jogador, não tenham medo de o por a jogar.

    Para o lugar do Javi quando jogadsse a central, e como jogamos com 2 médios lado a lado, Matic é boa opção e ainda teríamos Amorim caso fosse necessário.

    Agora deixar Cap de fora é mesmo o cumulo dos cumulos...

    ResponderEliminar
  10. Pedro, também desconfiei da contratação (até porque andava "perdido" pelo Saragoça) de Aimar mas nunca referi tal. Não tenho dúvidas que se Aimar na altura estivesse a render o mesmo que actualmente, dificilmente o Benfica teria de dinheiro que chegasse para o contratar! Isso não invalida que na primeira época Aimar não fosse o jogador que é hoje. Se não o era a culpa principal era dos treinadores e da sua condição física. É um caso que abona em favor de JJ: não é uma contratação "sua" nem se prevê a realização de mais valias com a sua transferência..., e JJ tem (não só ele) grande mérito no rendimento actual de Aimar. Só por isso ficarei eternamente grato a JJ!

    São evidências como estas que me fazem acreditar que a única coisa que impede Cap de estar na lista da champions é apenas de teor técnico. Sendo assim, das duas uma, ou foi uma contratação falhada ou o jogador não está a corresponder ao esperado e nesse caso é ele quem tem de arrepiar caminho... Seria bom, é o que desejo, que Cap provasse a JJ que ele está errado pois quem sairia a ganhar era o Benfica...

    Para o peditório é que eu não dou nada!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo4/9/11 02:10

    ATENÇÃO/ALERTA AOS BENFIQUISTAS (GRANDE BOMBAAAAAA):
    JORGE JESUS (O Casmurro/inventor/filho de puta) está a tentar delapidar/destruir o activo/capital do Benfica (SLB) senão vejamos:
    CASOS RECENTES/FRESCOS:
    Capdevila: Em detrimento de Capdevila, convoca César Peixoto (nem fez a pré-época), mas porque este não quis jogar a defesa esquerdo, convoca o jovem Luis Martins (não duvidando do seu valor) que era suplente/alternativa na Selecção Sub-20 de Mário Rui que o Benfica rejeitou/dispensou para este jogar na Itália (Gubbio 1910 – Clube satélite do Parma) –– Não estranham os Benfiquistas que Capdevila, embora abaixo de forma? sendo titularissimo do Villarreal e Selecção Espanhola, ser relegado para segundo plano ou posto de parte da lista do Benfica entregue à Champions/League, dando Jesus como desculpa que prefere adaptar um central (Jardel – aval de JJ) nessa posição (Veja-se o que aconteceu, quando quis adaptar David Luiz, nesse sector) – POR NÃO SER JOGADOR DE SEU AVAL – OU A VERDADE NUA E CRUA: NÃO FOI UM JOGADOR QUE LHE BENEFECIASSE MONETARIAMENTE, E COMO TAL PRETENDE QUEIMÁ-LO. Tem jogado Emerson que ainda não convenceu (Veja-se o jogo c/Nacional da Madeira – quando haviam jogadas rápidas pelo seu lado, não via a cor do padeiro)
    Urreta: A Comunicação Social (Especialista/Futebol), bem como a maioria dos adeptos do Benfica elogiou a excelente pré-época que este excelente jogador fez – Dizia-se que seria uma alternativa mais viável a Enzo Perez (tem aval de JJ) ou até mesmo o substituto de Salvio – Alguém até dizia que pela sua voluntariedade poderia ser adaptado a defesa direito – OUTRO QUE POR NÃO SER DO AVAL/DIVIDENDOS FINANCEIROS para JJ, FOI QUEIMADO (Cedido ao Guimarães).
    Eduardo (Guarda-Redes): Aquando da transferência deste do Braga para o Génova, porquê que o Benfica, não o adquiriu? 1) Por ser mais barato que Roberto 2) Por ter dado provas no Braga e na Selecção que era bom guarda-redes – Se calhar mais um que não era do interesse (monetário) de JJ, embora sendo do interesse do Benfica, como vem a provar a inclusão deste no plantel (empréstimo do Génova) – Note-se que é a intenção de queimar este bom Guarda-Redes (mais experiente/c/provas dadas, que os outros suplentes – Mika e Bruno Varela) no sentido que por exemplo não contou com ele a Suplente no jogo c/ Nacional da Madeira (convocou o miúdo Bruno Varela – Atenção, não desvalorizando o valor deste) – Esta atitude deixa-nos entender que uma vez que se aproximava o Fim do Mercado/Contratações, Eduardo devia procurar outro Clube, porque o Ladrão do Benfica (Jorge Jesus) não iria contar c/ele, até mesmo como suplente do excelente Guarda-Redes Artur Moraes.
    NOTA: Há outros jogadores que foram contratados (Valor para fazer parte do plantel do Benfica) esta época que por não serem do aval de JJ foram dispensados: Antes do inicio da época: 1)Airton, 2)Alan Kardec, 3)Fernandez, 4)Filipe Menezes, 5)Sidnei 6) Mário Rui etc.
    Esta época(2011/2012): 1)Roderick (pior que Jardel?) 2)Carol (Para equipa de 2ªDivisão Francesa, para não levantar muito a voz) 3)FábioFaria (Diz a critica que fez boa pré-época adaptado como defesa esquerdo) 4)Daniel Wass 5) )Léo Kanu 6) Malgarejo (Nem fez a pré-época) 7)André Almeida e 8)Nuno Coelho 9)Shaffer (Nem fez a pré-época) – É CASO PARA DIZER QUE SOMOS UM CLUBE BASTANTE RICO E BENEMÉRITO OU ALGUÉM ANDA A ROUBAR AO BENFICA – SERÁ JORGE JESUS? OU SERÁ MAIS UMA MENTIRA?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/9/11 02:11

    Roberto (Guarda-Redes) – Este por ser do seu aval/benefícios monetários fez integralmente a época passada a par de Júlio César (outro da qual recebeu benefícios monetários) prejudicando claramente a época 2010/2011 ao Benfica, quando tinha Moreira que vinha fazendo excelentes exibições e além do mais dispensava Quim que havia feito uma excelente época 2009/2010 (Ano em que fomos Campeões) - NOTE-SE QUE ESTE CASO (Negócio Roberto e Júlio César) FOI PROFUSAMENTE SALIENTADO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E POR PESSOAS LIGADAS AO BENFICA.
    Estes são os casos que estão mais frescos na nossa mente – Há outros (Vamos puxar pela cabeça um pedacinho) - São os casos de:
    Ed Carlos – Defesa Central (Grémio), Romeu Ribeiro – Médio (Maritimo), Yebda – Médio/defensivo –Joga bem noutros clubes, mas não serve ao Benfica? (Granada), Binya – Médio Defensivo – Ainda é do Benfica (Gaziantepspor), Eder Luis – Extremo Direito – fazia alternativa ao Saviola (Vasco da Gama), Freddy Adu – Avançado (Est. Unidos), Danilo – Médio Defensivo (Parma), Saná – Médio Defensivo (Valladolid) –Admite-se que alguns como jovens vão para outras equipas, para criar mais maturidade, afim de serem uma mais valia no futuro (Para ficar uma vida inteira emprestado, não seria melhor tentar vendê-los ou trocá-los por outras supostas mais valias?)
    ESTE LADRÃO MEXEU CLARAMENTE NO BOLSO BENFIQUISTA E DEVE SER IMEDIATAMENTE DESPEDIDO POR JUSTA CAUSA DO BENFICA.
    NOTA: Este Ano temos mais soluções que outras épocas, e como tal estão reunidas as condições para sermos VENCEDORES/GANHADORES/CAMPEÕES, bastando para isso que o Inventor “Jorge Jesus”não faça mais estragos do que aqueles que tem feito.
    PRÓ “BENFICA SEMPRE – PLURIBUS UNUM”

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking