O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 16 de março de 2011

As (nossas) Diferenças

. 12 comentários
Caro SouBenfica (sim, podes encarar isto como uma carta aberta),

Podes chamar-me a mim ou ao que escrevo de palhaçadas, podes até dizer que são assuntos sérios relacionados com o SLBenfica que o são. Faz o que entenderes, o que me distingue de ti e da maioria das pessoas como tu é uma palavra: SOLUÇÕES!

Boas, más, discutíveis, sensatas, sonhadoras, chama-lhes o que tu quiseres, porque na verdade são tudo isso... Neste blog continuarei enquanto tiver tempo, vontade e paciência a escrever até que me doam os dedos sobre o que considero mais relevante para a vida e o futuro do meu clube de sempre e para sempre. Não passarão de simples opiniões, votadas (desejo) à importância que realmente têm e podem ter na vida de uma Instituição com mais de 100 anos como o SLBenfica, ou seja, nenhuma. Era o que mais faltava que um qualquer blog tivesse qualquer tipo de influencia numa instituição ou sequer nos seus sócios e adeptos...

Não escrevo, nem nunca escrevi, para ser lido ou ouvido. Escrevo porque gosto de pensar o SLBenfica e gosto de partilhar as minhas ideias e opiniões - que nunca passarão disso! Quem não gosta não lê, é sempre uma solução ao dispor de quem escolhe clicar no link dos favoritos ou dar-se ao trabalho de escrever http://geracaobenfica.blogspot.com/.

O que nos distingue, como te digo, é que posso até ser sonhador, mas tenho uma ideia clara (limitada obviamente ao meu conhecimento dos factos e à minha inteligência) do que poderiam ser abordagens efectivas num conjunto de matérias. Se me perguntares quem é que o SLBenfica deveria ir buscar para defesa esquerdo eu não te sei responder, mas se me pedires três ou quatro ideias para a Organização e Estruturação do Clube, se calhar digo umas quantas que é capaz de se tirar de lá qualquer coisa útil.

Uma coisa é certa: Eu vou sempre acreditar, até ao último dia, até ao momento de um novo voto, que o actual Presidente, a actual Administração da SAD, a actual Direcção do Clube um dia vão ter a coragem para enfrentar estes poderes corruptos - pelo bem do SLBenfica. Não sei se acredito porque sou palhaço, se acredito porque sou apenas benfiquista, mas acredito e olha que não é seguramente por acreditar no Benfiquismo de quem tem que tomar essas decisões.

As minhas preocupações, tenho-as deixado bem expressas em tópicos como Sinais de preocupação ou 2012 - O Fim do Mundo ou um Novo Começo? se são sonhos ou palhaçadas, o tempo o dirá e acho que posso gabar-me de não ter falhado muito nas análises que tenho feito a questões de de temática Organizacional ou Estrutural do Clube e da SAD, como aliás reconheceste quando afirmaste que há muito que disse que o FCPorto está à sombra a espera do que o SLBenfica vai fazer com os direitos televisivos.

Se Luis Filipe Vieira, FIZER pelo SLBenfica até final do mandato (meados de 2012) o que desde 2002 não teve ainda coragem para fazer conforme tenho vindo a enunciar e conforme tu apontaste de forma despropositada (na minha opinião) no teu tópico A Palhaçada do GB, então se o fizer Luis Filipe Vieira será possivelmente um dos mais importantes presidentes do SLBenfica, de sempre e quem sabe se para sempre.

Se Luis Filipe Vieira, NÃO FIZER pelo SLBenfica até final do mandato (meados de 2012) o que entendo que ser fundamental para acabar com os campeonatos de 5 em 5 anos, com as vergonhas de roubalheiras, etc., nesse caso não terá seguramente o meu voto no acto eleitoral de 2012 - que o peça aos amigos Joaquim Oliveira, Fernando Gomes, António Salvador, Domingos Soares Oliveira, etc - e arrisco dizer que depois de sair do SLBenfica, será recordado na exacta mesma medida que o foram os responsáveis por (ainda mais) lastimáveis presidências anteriores, como Damásio ou mesmo Vale Azevedo.

Não serão alterações dos estatutos feitas de forma a blindar candidaturas que o possam desafiar, não serão Estádios, Centros de Estágio, uniformização da imagem das Casas do Benfica, Kit Sócio, Museus, nomear quem teve capacidade para reerguer as Modalidades, ou dois ou três titulos de campeão, etc que o colocarão nalgum pedestal. Jamais... essas leva-as o tempo.

Luis Filipe Vieira pode fazer tudo isso, mas quando sair voltará possivelmente a não entrar na Luz como pouco tinha entrado antes de ser Presidente, voltará a não estar presente nos pavilhões, nem quando "cheira a título ou a fotografia" como acontece hoje em dia. Mesmo isso, tudo se perdoa com títulos de campeão e obra feita no futebol nacional, pelo SLBenfica.

O SLBenfica é o Povo, e o Povo tem memória, os jovens estão dispostos a lutar pelas suas convicções como a recente Manif da "Geração à Rasca" o demonstrou. Luis Filipe Vieira se quer continuar numa posição que, como diria Vale e Azevedo é quase mais prestigiante que a de Presidente da República, colhendo daí todos os dividendos pessoais e profissionais que o cargo contempla (e que eu nem critico), vai ter que aprender a seleccionar as amizades no mundo do Desporto ou pelo menos a saber separar essas amizades dos interesses do SLBenfica.

Luis Filipe Vieira tem a oportunidade de erguer uma obra, que não é o betão que ele tanto gosta e que o trouxe para o SLBenfica, mas sim a obra do futebol português. Os benfiquistas não perdoarão que não o faça e será Luis Filipe Vieira que vai decidir por que porta quer sair do Estádio da Luz... e quando!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Vamos apoiar o presidente e o clube, mas é bom que os benfiquistas vão expondo as suas ideias e que elas cheguem aos ouvidos da direcção.

    Apesar de Vieira, na minha opinião, ter sido e continuar a ser, de longe, o melhor presidente que tivemos de há bons mandatos a esta parte, ainda lhe falta muita coisa para ser o presidente que o Benfica merece.

    Existe de facto um claro défice na defesa do clube e na luta contra os tais poderes corruptos, défice esse que espero honestamente (já me vão faltando forças para acreditar), que tenha algo de involuntário misturado com simples amizades, porque começa a ser gritante a passividade perante situações que estão à frente, não só dos seus olhos, como os de todos os benfiquistas.

    BENFICA SEMPRE!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Berrante De Encarnado, o melhor presidente de ha mtos mandatos porquê?

    de que mandatos falas? Damásio e Vale e Azevedo? Ou juntas Jorge de Brito? E esqueces Vilarinho?

    ResponderEliminar
  3. GB, não podes fugir ás evidências, LFV ficará sempre ligado á história do Benfica com o presidente que salvou o clube. Fê-lo sozinho? Claro que não porque nenhum presidente ganha ou perde sozinho. Outro qualquer faria melhor que ele? Não faço a minima ideia, o que sei é que ele fez muuuiiiito!! Podia e pode fazer mais e melhor? Absolutamente de acordo!!!!

    Eu acho que em termos de gestão desportiva a coisa está estável e temos uma equipa competitiva. É óbvio que a gestão desportiva não é perfeita como em nenhum clube é mas pode-se melhorar alguns aspectos e acredito que aos pouquinhos vamos melhorando.

    A grande preocupação neste momento não é a gestão desportiva mas sim a gestão de dossiers importantes como a FPF e os direitos televisivos. Nisto concordo em absoluto ctg, LFV está no limiar de ser conhecido pelo grande presidente que mudou o Benfica e o futebol português ou conhecido pelo cobarde que para não desafiar os amigos entregou de bandeja os direitos televisivos do Benfica a um dos tentáculos do polvo, revitalizando assim o poder de Oliveirinha, o mesmo se aplica na questão da FPF.

    Assinar contrato com o Oliveirinha? Talvez sim, se pagarem no minimo 30 milhões/época e ficam só com os direitos de televisão, tudo o resto fica na mão do Benfica e com um pequeno pormenor... Em caso de negociarem os valores dos corruptos para valores próximos do Benfica, o Oliveirinha é obrigado a subir pelo menos 50% no valor do Benfica. Não aceita? Então que vá á vidinha dele e transmitam os jogos na Benfica TV que o pessoal paga 5€ por jogo na boa ou mais 10€/mês na factura da MEO, ou então entreguem a outros ou será que só existe Olivedesportos?

    E mais... Mudar radicalmente a forma como o Benfica é defendido dos verdadeiros ataques que nos são feitos diáriamente.

    GB, como te deves lembrar sempre fui contra a entrada de Veiga no Benfica mas já começo a pensar que precisamos dele ou de alguém como ele para colocar os corrutpos no sitio, alguém agressivo naquilo que faz, que dá onde lhes dói mais, alguém que lhes conheça os podres e que não tenha medo de os expor, alguém sem "telhados de vidro".

    Nestes assuntos estou completamente de acordo ctg!!!

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  4. GB sinceramente acho que o problema do nosso presidente é não ter as mãos limpas.

    Certamente alguns negócios obscuros foram feitos no passado, daí ele não só não ter coragem para se virar contra esses "amigos" como ainda os defende como aconteceu com o Salvador na última visita a Braga.

    Chocou-me o cuidado que ele teve de referir expressamente que o Salvador não tinha nada a ver com aquilo.
    Parece que tem medo de algo...

    ResponderEliminar
  5. amigo pjsimoes,por partes:

    1. para mim o Vieira não salvou o Benfica! Rejeito liminarmente essa teoria e basta olhar para os relatórios e contas dessa altura e de agora. A presidência de Vilarinho (testa de ferro de Vitor Santos e Vieira) marcou a saída de um aldrabão de algibeira como o Vale Azevedo para a entrada da "tropa do betão" que vi no Benfica a oportunidade de ganhar notoriedade pelas obras de cimento.

    Não contes comigo para esse mito de que o Benfica estava morto e ele salvou fosse o que fosse.

    Vieira, atenção, tem muitos méritos! Nomeadamente na forma como pragmaticamente percebeu que precisava do dinheiro de muitos sócios.

    Quanto à FPF e Direitos, se no primeiro caso vamos continuar à margem das decisões do futebol nacional, no segundo caso acho perfeitamente surreal a tua proposta.

    30M€ sem site e direitos multimédia e ainda com a saída da SAD e da Benfica Multimédia? LOL... e o Oliveira é a Santa Casa, não?

    Já te dei a opinião que duvido que alguém dê mais de 22/25M€ pelos direitos do SLBenfica. Oxalá esteja enganado, mas temos que perceber que é um mercado inquinado pelo Oliveira, com o Benfica a ajudar... como aliás ajuda o Sistema.

    Por fim, a questão Veiga, é bom ver-vos a mudar de opinião quando sempre fui dos únicos que sempre defendi a sua permanência no Benfica, não como Presidente (não me revejo nele para tal) mas como líder do futebol.

    Verás o que fará Luis Duque, alguém do tipo de "linhagem" do Veiga.

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada16/3/11 22:38

    "GB, não podes fugir ás evidências, LFV ficará sempre ligado á história do Benfica com o presidente que salvou o clube. Fê-lo sozinho? Claro que não porque nenhum presidente ganha ou perde sozinho."
    "Eu acho que em termos de gestão desportiva a coisa está estável e temos uma equipa competitiva."
    LFV salvou o clube de quê e de quem, caro pjsimões? Quando ele decidir ir embora ou tenhamos que ser nós a dar-lhe o chuto, veremos o buraco financeiro que vai deixar! Recebeu um clube com 38 milhões de passivo e já o elevou para 400 milhões! Continuamos presos ao sistema que nos tolhe e à banca que nos come! Portanto diga lá qual foi a salvação que eu não vislumbro!
    A situação desportiva está estável...Claro, as vitórias consecutivas assim o demonstram... uma pobreza... ganha-se um ano, jejuam-se cinco... se isto é estabilidade...

    ResponderEliminar
  7. "Já te dei a opinião que duvido que alguém dê mais de 22/25M€ pelos direitos do SLBenfica. Oxalá esteja enganado, mas temos que perceber que é um mercado inquinado pelo Oliveira, com o Benfica a ajudar... como aliás ajuda o Sistema."

    Já subiste 3 milhões e já vais nos 25 milhões. Vamos ver se chegas aos 30. :)

    Saudações.

    ResponderEliminar
  8. É isso mesmo... Afinal tamos mesmo mal, fomos de mau para pior. Gastámos milhões para ter esta equipa de pernetas que nem um passe de dois metros sabem fazer. Uma pobreza franciscana.

    Ganhar campeonatos de em 5 ano é pouco? Muuiiito pouco mas já melhorámos ou equeceram-se do jejum de 10 anos?

    Memória curta!!! Comparar este Benfica com o Benfica que Vilarinho e Vieira encontraram é hiprocrisia!!!

    ResponderEliminar
  9. FCdaFruta17/3/11 00:13

    Eu concordo com o pjsimoes. Acho que realmente o Veiga actualmente fazia toda a diferença...

    Quanto aos estatutos, na minha opinião a luta do benfica não será só que eles sejam mas também que para lá vá 1 pessoa isenta. Bem, se para lá fôr alguém como o Fernando Gomes, pouco altera o panorama da corrupção... A luta começa aí e depois em colocar pessoas isentas nos orgãos do poder.

    ResponderEliminar
  10. Tens o meu apoio, GB. Podem ser palhaçadas, mas tal como tu gosto de pensar o Benfica e são palhaçadas constructivas e por isso sempre bem-vindas.

    ResponderEliminar
  11. ANDA PARA AÍ UM FREGUÊS A DIZER QUE O DESTINO É VENCÊ-LOS...

    À BOA MANEIRA DO ALTO-DOURO PODIA-SE RESPONDER, TEM TANTA CERTEZA NO CAGAR, QUE NÃO ERRA O CHÃO.

    MAS NÃO SE RESPONDE, PORQUE PARECE QUE O FREGUÊS TEM RAZÃO.

    O QUE PROMETE, CUMPRE.

    IAM GANHAR À MODA DA CASA !!!!!
    ...E GANHARAM...ESSA É QUE É ESSA. !!!

    BOM, NO MEIO DISTO TUDO,
    A DÚVIDA QUE PAIRA NO AR, É A SEGUINTE:

    COMO SE PODE GARANTIR UMA COISA,
    QUANDO ESSA COISA,
    NÃO DEPENDE EXCLUSIVAMENTE SÓ, DA VONTADE DE QUEM A GARANTE ??

    ENTÃO, E SE O BENFICA CONTRATAR A SELEÇÃO DO BRASIL ???

    ENTÃO, E SE O SPORTING CONTRATAR A EQUIPA DO BARCELONA ???

    E SE OS APINTADORES COMEÇAREM A APINTAR SEM ERROS, SEM OS ERROS QUE VALERAM PONTOS, COMO NESTE CAMPEONATO ????

    COMO PODE SER GARANTIDO QUE O DESTINO É VENCÊ-LOS ????

    BASÓFIA ???
    BRUXARIA ???
    MAGIA ???

    SABE-SE LÁ !!!!

    ResponderEliminar
  12. Retiro uma conclusão de alguns comentários: Já começam a abrir os olhos em relação a José Veiga.......mais vale tarde do que nunca.......!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking