O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Benfica e o Piloto Automatico da FPF

. 16 comentários

Depois de passar os ultimos dias a rir ate nao poder mais com a rabula Queiroz e com as figuras tristes do Gilberto Madail tornou-se para mim evidente que o tempo deste na lideranca da FPF chegou ao fim. E como o Marcelo Rebelo de Sousa disse muito bem, nao e so a Seleccao Nacional que esta em piloto automatico, mas tambem a Federacao e o Pais.

Acredito firmemente que este filme demonstrou a fraqueza do Merdail em liderar a FPF e em unificar e controlar os egos que existem na estrutura da FPF.
O Merdail nao consegue fazer com que as Associacoes caiam na linha e passem a revisao dos Estatutos da FPF, nao consegue controlar a faccao interna que quer o Queiroz e surge perante os olhos do publico como um lider fraco e incapaz de fazer as mudancas inevitaveis na estrutura da FPF.
Obviamente esta falta de controlo ja gerou situacoes bastante graves e danosas para o futebol nacional como a perda do Estatuto de Utilidade Publica por parte da FPF e o afastamento do povo da nossa Seleccao como o ultimo jogo em Guimaraes demonstrou.

Ora esta situacao toda acaba por originar uma oportunidade que considero unica para o Benfica contrariar a hegemonia dos Corruptos na estrutura directiva do futebol portugues.
E por demais evidente que as mudancas aos estatutos da FPF sao inevitaveis e vao acontecer mais tarde ou mais cedo apesar de tal nao ser do agrado dos Corruptos. Basicamente a arbitragem e a Disciplina deixam de estar na "sombra" da sua esfera de influencia no Porto e passam a ser controladas em Lisboa pela FPF alem de ser um duro golpe na forca das Associacoes Distritais de Futebol (os "middle-men" do nosso futebol e o ganha pao de muita gente inutil alem de ser onde ocorrem grande parte das promiscuidades e ilegalidades no futebol).

E onde entra o Benfica nisto tudo? O Glorioso tem que comecar a movimentar-se e assegurar que a lideranca da FPF seja entregue a alguem de confianca. Alguem que nao abaixe as calcas aos Corruptos e que crie condicoes para que as habituais movimentacoes de secretaria dos corruptos e pressoes na arbitragem nao influenciem o que se passa nos relvados!

Na minha opiniao, a mudanca da estrutura directiva da FPF pode ser o catalisador para as mudancas necessarias no futebol portugues e espero que o Benfica esteja a tratar de conseguir colocar alguem de confianca nao so na lideranca da FPF como na lideranca do Conselho de Arbitragem e no Conselho de Justica. Esta na hora de correr com os corruptos que se sentam nestes lugares ou entao assegurar que ha pessoas nesses conselhos que levantem a voz e que impecam as manobras de bastidores dos corruptos!!

Acho que a nossa Direccao compreende isto. Tenho um pressentimento que o LFV apoiou o Fernando Gomes para a Liga, pois esta vai perder muita da sua relevancia no futuro proximo no controlo dos factores que asseguraram a hegemonia do Porto ( a arbitragem e a Disciplina). Vai passar a ser um mero orgao de gestao economico e o verdadeiro poder estara na FPF.

E quem e que acho que deve ocupar o lugar de Presidente da FPF? Muito simplesmente o senhor que apresento na foto: o Fernando Seara. Grande benfiquista e alguem que acho que nao cria muitos anticorpos aos Submissos e mesmo aos Corruptos. Acho que o Benfica tem que fazer todos os possiveis para o colocar na Presidencia da FPF e tentar colocar alguem de confianca na Arbitragem. Alguem que assegure arbitragens imparciais no nosso futebol e isencao na Justica!

Outro factor que pode pesar a favor de uma eventual candidatura do FS e extra-futebol. Existe um interesse muito grande do PS em ocupar a Camara de Sintra e isso para mim justifica as atitudes do Laurentino no caso Queiroz: sao movimentacoes para enfraquecer a Direccao da FPF para forcar a sua queda e acelerar a mudanca do FS da Camara de Sintra para a FPF.
E a politica a meter-se no futebol, mas neste caso pode sair a favor do Benfica.

E no seguimento do meu outro post, espero que o LFV se foque em fazer o trabalho de bastidores necessario para concretizar esta mudanca e assegurar que o poder dos Corruptos na FPF desapareca. Este e a verdadeira funcao de um Presidente: a movimentacao nos bastidores. Se isto nao for assegurado sera mais uma oportunidade perdida pela nossa Direccao de dar um golpe fatal aos Corruptos.

E como no Blogue Geracao Benfica a troca de ideias e incentivada esta aberto o debate!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. barrosao7/9/10 04:28

    a minha opiniao sobre a fpf e a selecçao foi muito bem captada pelo blog bnrb aqui fica o link:

    http://bnrb.blogspot.com/2010/09/pois-andam.html

    ResponderEliminar
  2. Muito bom post! além de tocar num ponto onde o benfica tem mesmo de estar atento, depois das eleições da liga e de quem foi escolhido como presidente é imperativo que não fiquemos a ver os navios passar e activamente procuremos soluções para esta federação a deriva, no estado em que as coisas estão e mesmo sendo portugal, aquela direcção não pode durar muito tempo. também concordo com a tua escolha para candidato a presidente da FPF, é consensual entre os benfiquistas, é alguém com estatuto na sociedade civil e prezado mesmo entre os não benfiquistas e quem não segue o futebol com tanto afinco. seria um candidato para corruptos temerem.

    ResponderEliminar
  3. Vermelhusco o teu post é bastante pertinente e concordo na quase totalidade com o que dizes. A situação na FPF é de um verdadeiro apodrecimento e toda a estrutura tem que ser limpa.

    Faz-me lembrar aquelas casas devolutas para onde só entram meliantes e drogados. É preciso ir bem fundo, com uma verdadeira limpeza na FPF, por isso considero que o Benfica deveria sem sombra de dúvidas criar uma vaga de fundo para lançar um candidato sério e que garantisse estabilidade e o regresso da SERIEDADE E HONESTIDADE aquela que é a entidade máxima do nosso futebol.

    Parece-me no entanto que o Seara não é nem pouco mais ou menos essa pessoa. A sua passagem pelos programas de futebol na TV é claramente a demonstração disso mesmo, pois sempre que há um “levantar de voz”, ele recosta-se na cadeira, cala-se, enfim...para esse tipo de presidência já basta o que temos!

    Como referi, concordo em absoluto com a ideia, mas não concordo minimamente que esse seja o desejado “protagonista”...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/9/10 10:19

    Muito bom post.
    Só não concordo com a figura para a presidência. Teria q ser outra pessoa de confiança da estrutura benfiquista.

    SLB4ever B/F

    ResponderEliminar
  6. Carlos Pereira7/9/10 11:12

    Se os corruptos deixam de ter poder sobre a arbitragem e a disciplina que passa a depender de alguém da nossa confiança na federação, nós passamos a ser o quê? Corruptos?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/9/10 11:24

    Boas..deixem ver se eu percebi a barbaridade que acabei de ler..vocês querem acabar com o compadrio e ligações promiscuas entre e FPF e os clubes..e querem que vá para lá alguém "da confiança" do Benfica e com ligações profundas ao clube. A ilação que eu posso tirar daqui é a seguinte..vocês não querem acabar com a corrupção no futebol português..vocês querem é que é que a esfera do poder passe para o lado do Benfica..o que são coisas muito diferentes!

    Cumprimentos José Soares

    ResponderEliminar
  8. @"Anónimo" José Soares
    Acha que colocar alguém "da confiança" tem obrigatoriamente que dizer que queremos ser beneficiados?
    Eu quero é alguém de confiança que possa dar garantias de colocar as coisas no lugar e trazer de vez alguma transparência ao Futebol português.
    Eu não quero ajudas, não quero "benesses", eu quero é gente séria e com capacidades em lugares de chefia.

    Porque de incompetentes e corruptos estou eu farto!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/9/10 12:22

    Vocês acham mesmo que um homem que participou e participa naquelas peixeiradas ás quais chamamos programas de futebol..dia seguinte, prolongamento..etc, programas os quais nada de benefico trazem ao futebol, pois só inflamam a opinião pública, um homem que nunca deu nada ao futebol..tem perfil para dirigir uma federação!? Eu penso que o próximo presidente da FPF deve ser um homem do futebol, que se relacione com os treinadores e jogadores em detrimento de se relacionar com as altas esferas politicas, um homem que conheça o futebol por dentro e por fora! Posto isto era com agrado que eu via como um bom candidato um destes três nomes..Vítor Baia, Rui Costa ou Luís Figo!

    Cumprimentos José Soares

    ResponderEliminar
  10. Caro Carlos Pereira e Jose Soares salientei uma pequena porcao do meu post que vos deve ter passado despercebidos.

    Devemos assegurar alguem na FPF que resista as pressoes dos corruptos. Alguem que tenha a confianca da Direccao em resistir a esses ataques e manobras.

    Alguem que assegure IMPARCIALIDADE na arbitragem e Justica. Isso e muito diferente de querer corrupcao.

    Dai ter tambem indicado o nome de uma pessoa a que julgo que ninguem pode apontar manobras menos claros e comportamentos pouco claros: o Fernando Seara que e um modelo de correcao.

    Mas posso dar-vos outro exemplo, embora este seja impossivel: o Herminio Loureiro e o Ricardo Costa para o CJ. Nao tem ligacoes ao Benfica mas asseguram autonomia em relacao aos corruptos. Mas acham que isso e possivel?

    ResponderEliminar
  11. Jose Soares, um Presidente da FPF tem que ser alguem com formacao, inteligencia e influencia nao so a nivel do futebol mas tambem a nivel politico.

    Luis Figo, Vitor Baia e Rui Costa sao jovens promissores mas nao tem nem a formacao nem a experiencia necessaria nem os contactos para ocupar uma posicao como essa.
    Diz-me que provas deram de terem capacidade de gestao e de saber negociar com diferentes intervenientes?

    O unico com experiencia de dirigente e o Rui Costa, e esse quero e ve-lo como Presidente do Benfica daqui a uns anitos.
    O Luis Figo e embaixador do Inter e o Vitor Baia era embaixador do Porto. Basicamente tem a mesma funcao que o Eusebio tem no Benfica.

    Agora diz-me, achas que o Eusebio tem competencia para dirigir a FPF??
    Dirigir a FPF tem mais a ver com politica do que dar uns pontapes na bola.

    Alias tem muito mais a ver com politica: tem Assembleias Gerais, membros votantes que tomam decisoes por maioria e negociacoes que precisam de ser feitas entre varios intervenientes no meio desportivo.

    ResponderEliminar
  12. O Fernando Seara, tem condições mais que bastantes para fazer um bom lugar na Federação, até porque já passou por muitos orgãos que estão debaixo da alçada daquela Federação.

    Sim, para muitos Benfiquistas não é teso quanto baste, pois nos programas de TV em que participou, baixava-se muitas vezes...mas convém relembrar que nesses programas era ele contra os outros 3 (2 paineleiros e o papagaio amestrado).
    É um Jurista e não é bêbado como o que temos agora, só aí vai uma diferença abissal!!!

    Fino trato e educação esmerada, pois é fruto de uma tradicional família Beirã, onde a honra, se aprende no berço.
    Já tive o grato prazer e ver tudo isso, pois em Angola servi às ordens de um Oficial Superior que era tio deste "Careca Benfiquista" além de, Beirão que também sou, conhecer as ramificações dos seus familiares.

    Estou convicto que teríamos na FPF, uma pessoa que, mesmo sendo Benfiquista, exercería esse lugar, com empenho e distância clubística.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo7/9/10 16:59

    Não duvido, nem um segundo, que o ponto fraco do SLB reside na falta de capacidade de influência institucional que nos últimos anos foi patente. Esse é um ponto fraco, aparentemente, de LFV, contrabalançado com manifestas qualidades de gestão em presarial do Grupo empresarial SLB. Esta oportunidade parece única, e, por isso, todos os benfiquistas de bem deveriam, das mais diversas formas, influenciar a queda da FPF dando lugar à eleição de um novo Presidente, cujo papel seria, no mais curto espaço de tempo, adequar o estatuto da FPF á nova lei de base do desporto, trazendo para a FPF a Comissão de Disciplina e a Comissão de Arbitragem da Liga,e ao mesmo tempo reduzindo o poder das Associações, que tanto mal têm causado ao futebol português. Fernando Seara é, porventura, o candidato mais preparado para a função, mas ninguém tenha ilusões que o "sistema" vai estrebuchar e fazer tudo para impedir a sua indigitação. É verdade, por outro lado, que o SLB anda arredado destas funções há demasiado tempo e, por isso, parece inteirammente lógico que seja Seara o próximo Presidente.
    Correr com Madaíl e Queirós é um imperativo nacional.
    Saudações benfiquistas
    OBSERVADOR ATENTO

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/9/10 18:31

    "Alguem que assegure arbitragens imparciais no nosso futebol e isencao na Justica!"

    OREMOS !

    ResponderEliminar
  15. Devem tar a gozar! Esse pamonha que há anos é gozado e enxovalhado, deixando gozar e enxovalhar o Benfica em directo na TV quando a única coisa que faz é encolher os ombros e largar sorrisos simpáticos?
    Dass... acho que sim, é de mais pamonhas que precisamos.
    Esse senhor nunca defendeu o Benfica. Defende sim é a sua popularidade, usando o Benfica, que o ajudou a tornar-se presidente da câmara de Sintra à base do mediatismo conseguido.

    ResponderEliminar
  16. E era com esse pamonha que durante desde os anos 90 deixa o Benfica ser enxovalhado em tudo o que é programa de televisão, sem nunca esboçar uma defesa válida (o que nem é difícil, basta escancarar os factos). Esse senhor que desde que aparece na televisão a fazer as vezes de benfiquista o único que ganhou foi ele, uma vez que o mediatismo ganho apenas o beneficiou para chegar e manter-se na camara de sintra? Note-se que até usou o slogan do Benfica para a sua campanha 'E ninguém pára Sintra!'.

    Sinceramente, acham que é com pamonhas que lá vamos? Então junte-se o cineasta para vice.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking