O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Formação...dos Outros!

. 8 comentários
O jornal A Bola publicou ontem a lista dos 26(!) emprestados do Benfica esta época, que está retratada no blog Red Pass. Da lista dos 26, existem apenas 4 jogadores abaixo dos 22 anos (Jorge Ribeiro, Yebda, Shaffer e Éder Luís). Balboa, Mantorras e Zoro não contam, porque não estão inscritos.

Ou seja, dos 26 emprestados, 22 têm 21 anos ou menos e o Benfica decidiu emprestá-los. Desses 22, 9 estão no Fátima e 1 no Belenenses, prefazendo 10 jogadores na Liga de Honra. Sobram 12. Desses 12, 1 está no Beira-Mar (Oblak, com 17 anos), 2 no Paços de Ferreira (David Simão e Nélson Oliveira) e 1 no Marítimo (Romeu Ribeiro). Destes e até agora, apenas David Simão tem jogado mais.

Os restantes estão espalhados pelo globo: Urreta (em Espanha), Adu (na Grécia), Miguel Vítor e Rodrigo (em Inglaterra), Patric e Filipe Bastos (no Brasil), Lassana Camará e André Soares (na Suíça).

A pergunta é a seguinte: os jogadores mais jovens do Benfica andam a formar-se para o Benfica ou para os outros? É que olhando para as listas (excluíndo o Fátima e mesmo assim com um número superior ao máximo exigível), os jogadores emprestados do Benfica não teriam lugar no próprio Benfica ou em outros clubes, que não no Brasil, na Suíça, em Inglaterra ou até mesmo em clubes portugueses, mas com reais possibilidades de jogar?

Oblak será o 3º guarda-redes do Beira-Mar. Nélson Oliveira foi o 8º avançado a contratar pelo Paços. Romeu Ribeiro será que opção no Marítimo?

Existem jogadores com potencial para estarem no plantel do Benfica e aprenderem como outros que vêm e vão. Nelson Oliveira poderia ser a nossa 8ª opção no ataque, Miguel Rosa ou David Simão poderiam ser o verdadeiro Filipe Menezes, que depois de um ano a adaptar-se, nem para o banco vai, Yartey poderia ser o substituto de Di Maria e não precisava de vir de Madrid para ir para Inglaterra, com escala em Lisboa. Miguel Vítor até poderia aprender mais um pouco da sua polivalência e ser um razoável substituto de Maxi Pereira na direita.

E quais as vantagens? São jovens, com vontade de vencer, de ganhar pelo clube que os acolheu quando a idade dos sonhos ainda era uma realidade. Ganham muito menos do que pseudo-vedetas de Brasileirões e afins e sabem, acima de tudo o que é o Benfica.

As pessoas podem vir com o argumento de que não sabem lidar com a pressão do Benfica, mas é o mais puro dos enganos. Se se vir bem, na fase inicial das diferentes categorias dos escalões de formação, os jogos do Benfica são mais vistos do que os outros. Logo aí, de pequenos, existe essa "pressão" de terem de jogar com a camisola do Glorioso, por isso, não me venham com as tretas da pressão e de não aguentar a camisola. É o Zé que há-de vir de Góiais ou do Nepal ou de onde for, que vai saber o que é o Benfica e a sua importância no panorama desportivo nacional?

Por isso, o quadro que nos foi apresentado em dia de jogo da selecção deveria ter sido mais interpretado pela blogosfera. Deveria ter havido discussão sobre o futuro (porque este é um dos futuros possíveis) do Benfica na vertente desportiva, mas acima de tudo para saber se o dinheiro gasto no Seixal terá o retorno que é esperado ter.

Texto também publicado no Cativo Vermelho


A não perder, o post sobre O que irá acontecer a Eduardo?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Mas as transferências dos Zucas rendem mais para alguns bolsos. Enquanto assim for, a nossa academia estará condenada ao fracasso. Que poderemos nós, sócios e simples adeptos, fazer para alterar o panorama? Votar em branco? Alertar os mais incautos? Enquanto um não forem muitos o esforço será zero...

    ResponderEliminar
  2. entao e o marcel e o edcarlos? :p

    ResponderEliminar
  3. Penso que querias dizer acima de 22 anos, no início do post...

    A formação do SLB é actualmente um projecto da Fundação Benfica e não uma parte relevante do modelo de suporte do Futebol Profissional do clube.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/9/10 19:00

    o Edcarlos ja não é do Benfica DarthVader ;)
    foi contratado pelo cruz azul

    ResponderEliminar
  5. Até de dou de barato que muitos pudessem lá estar desde que todos aceitemos que o Benfica jogue para o 3ºlugar.

    Não passa pela cabeça de ninguém que se são bons são-no em qualquer lado e em qualquer situação. Se tem contrato com o Benfica estão em formação para o Benfica independentemente de jogarem cá ou na China! Se se evidenciaram, com certeza que têm lugar à espera deles! Ou alguém acredita que o Benfica está a forma-los para os outros?!!!

    Se não formos demagógicos só temos de esperar que dos 22 com menos 21 anos, alguns, que serão sempre muitos poucos, possam, no futuro, valer o investimento. É que da maneira que se fala até parece que se fossem todos emprestados a clubes médios em Portugual e fossem sempre titulares chegariam todos ao Benfica.
    A ser assim não havia clube que não fizesse o mesmos e às tantas todos tinham grandes equipas sem gastar muito dinheiro. Os ordenados baixavam e muitos jogadores iam para o desemprego... Havia era um problema pois até os clubes médios, a dada altura, não precisariam de empréstimos!!!

    E quantos aos Zés que vêm do Nepal, ainda bem que assim é, pois de contrário não teríamos um deles no Benfica como é o caso de David Luiz...

    ResponderEliminar
  6. Se os jogadores saídos da formação do Benfica, ou que estejam emprestados, não se conseguem impor nos respectivos clubes como é que podem ambicionar representar o Benfica?

    Não é só o Benfica que decide o futuro dos jogadores. Também é responsabilidade dos respectivos empresários e dos próprios jogadores. O Ruben Amorim não saiu do clube e não regressou? O Coentrão não andou quase sem jogar?

    Quem tem realmente qualidade mais tarde ou mais cedo mostra o seu valor. Agora estar num clube só para treinar não serve. No Benfica não ficaram porque os responsáveis sabiam que ainda não é a altura. Espero que todos os responsáveis, e principalmente os jogadores tenham pensado bem nas suas opções e tenham decidido por um clube que estivesse realmente interessado nos seus contributos.

    PS: o Marcel e o EdCarlos já só contam para a estatística e pouco mais... não estão emprestados até ao final do contrato?

    ResponderEliminar
  7. tem razao anonimo...

    tiago, o marcel é emprestimoa te fim de contrato e kuantos mais nao o sao?

    e dos bolsos do benfica vao saindo o dinheirinho para lhes pagar os ordenados a tempo e horas...

    ResponderEliminar
  8. Xavier Reis9/9/10 20:43

    Para mim havia vários jogadores que teriam lugar no plantel... Fellipe Bastos poderia ser o substituto de Ramires, no lugar de Balboa por exemplo... Freddy Adu e Rodrigo (que deu boas indicações nos treinos) poderiam ser os jogadores a ocupar a posição de extremo exquerdo, e assim Gaitan seria o real subsituto de Aimar, evitava-se assim colocar Carlos Martins ou Felipe Menezes... Urreta então é um caso gritante, empresta-se e depois pede-se o empréstimo de Salvio... Miguel Vitor de certeza que faria melhor ou igual a Sidnei e Fábio Faria, mas daria muito jeito por ser formado no clube... Já para não falar de Nélson Oliveira que tem muito mais qualidade que Weldon

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking