NovoGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade.
novogeracaobenfica@gmail.com


Mostrar mensagens com a etiqueta internacionalização. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta internacionalização. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Os caminhos insondáveis da gestão Vieira/Oliveira/Moniz

162 comentários


"O Benfica quer entrar na gestão de um clube inglês da Premier League, revelou o administrador da SAD, Domingos Soares de Oliveira, à revista Forbes." - Julho 2017

"O processo de expansão da SAD encarnada pode não se limitar apenas à participação num clube da Premier League, em Inglaterra. A revelação feita por Domingos Soares Oliveira, administrador da sociedade encarnada, e Nuno Gaioso, vice-presidente das águias, vai mais longe, admitindo que "pode fazer sentido para o Benfica ter a sua marca em mercados de elevado potencial de crescimento, sejam emergentes, como os Estados Unidos ou a China, sejam consolidados, como na Europa"". - Nuno Gaioso (Julho 2017)

“O nosso negócio principal ao nível das aquisições e vendas tem a ver com a transação de jogadores”. - Domingos Soares de Oliveira (Março 2018)

"Já sobre o investimento fora de portas no qual o Benfica poderia estar interessado — Domingos Soares de Oliveira chegou a admitir que o Benfica estava a olhar para a possibilidade de gestão de um clube inglês de meio da tabela –, o administrador da SAD do clube da Luz disse que a possibilidade “não caiu”, mas não adiantou detalhes. “Não lhe quero dar muito mais detalhes porque não posso, nesta altura. Mas nunca abandonámos esse projeto: há um caminho a percorrer e estamos a percorrer esse caminho”. - Domingos Soares de Oliveira (Março 2018)

------------------------------------------

Em quase todas as entrevistas de Domingos Soares de Oliveira há um elo comum: para ele o SL Benfica tem como "core-business" a transacção de jogadores. E claro que isto só é possível porque para Luis Filipe Vieira as prioridades também passam por aí.

Daí que o culminar dessa gestão tenha resultado numa época desastrosa em que não ganhamos nada no futebol, temos que disputar uma pré-eliminatória para entrar na Champions, e temos um plantel claramente depauperado pelas vendas do princípio de temporada que canibalizaram a competitividade desportiva do Sport Lisboa e Benfica. 

Dessas, claramente 2 foram quase "criminosas" no aspecto desportivo e financeiro: Mitroglou e Ederson. 

Ederson, provavelmente o melhor guarda redes do mundo, resultou num encaixe de 16 milhões de euros para o SL Benfica. Ou seja de 40 milhões, nem metade sobrou para nós. Somos muito generosos com os "amigos". 

Mitroglou, que valeu 52 golos em 2 temporadas, resultou num encaixe de 7,1 milhões de euros para os cofres do clube. Também aqui nem metade chegou aos cofres do SL Benfica.

Certamente que todos somos demasiado burros para entender o alcance de vender uma máquina de fazer golos, numa posição para a qual não tínhamos substituto, e ainda por cima com um encaixe miserável. Só 7 milhões pagou o SL Benfica pelo Jovic sem o conhecer de lado nenhum.(Um dia destes contamos a história toda da contratação deste rapaz). Ou Carrillo que teve o custo zero de...6,6 milhões de euros.

Foi conseguida outra coisa extraordinária: diminuímos ainda mais a qualidade do plantel mas as despesas com os vencimentos de jogadores aumentaram. Como se explica? Bem, só até Fevereiro já tinham sido contratados mais de 20 jogadores dos quais...1 teve utilidade para o plantel.

Mesmo assim, a administração da SAD não teve problemas em subir drasticamente o custos dos bilhetes para os jogos da Champions, em alguns casos atingindo 70% de aumento face ao ano anterior. E como se viu, além do desastre que foi em campo, foi também um desastre no número de espectadores nos jogos na Luz. 

Curiosamente, ao mesmo tempo que se desinveste "em força" no plantel principal (o verdadeiro motor do sucesso do clube), não há limites para gastos noutros campos.

Só na nova expansão do Seixal e no anunciado Centro de Alto Rendimento em Carnaxide são gastos, logo de arranque, entre 30 a 35 milhões de euros

Depois há que juntar o tal colégio e a rádio, cujos custos são ainda desconhecidos. Além de tudo isso, há que adicionar também todos os custos de instalação e funcionamento que essas estruturas vão originar. 

E chegamos aquilo que os dirigentes do SL Benfica andam a dar a entender desde o verão do ano passado: investimento em clubes estrangeiros.

É um objectivo claro para a gestão do SL Benfica comprar participações que lhes permita gerir alguns clubes estrangeiros.

Pelo que se percebe, o mercado inglês, chinês norte americano e, acrescento eu, o brasileiro, serão os grandes alvos.

Só que o que me vem à mente é: 

- Um clube que não passa um ano sem vender os seus melhores jogadores porque precisa de equilibrar as contas, segundo a administração

- Um clube que apesar das centenas de milhões de euros em vendas nos últimos 5 anos só conseguiu baixar o passivo em 17 milhões de euros

- Um clube que precisou de antecipar receitas do seu principal contrato(direitos televisivos) até 2021 para pagar empréstimos a meio da temporada, sem revelar a real eficácia financeira dessa medida

Como é que um clube nestas condições vai gastar em poucos meses na totalidade quase 50 milhões em betão e se prepara para gastar um valor desconhecido para adquirir posições de gestão em clubes estrangeiros?

Como se entende que o SL Benfica vá sobrecarregar os seus custos de funcionamento diário que todas essas estruturas acarreterão?

Como se entendem essas medidas quando nem os 20 milhões prometidos em contratações para Janeiro foram gastos, abdicando de reforçar as necessidades evidentes do plantel e dessa forma contribuindo decisivamente para a falta de soluções que culminaram no título do FCP?

Como se entende que a prioridade do SL Benfica não tenha sido o Penta, o entrar directo na Champions mais lucrativa de sempre e que com uma campanha em que se chegue aos oitavos de final poderá facilmente render 70 milhões de euros?

Como se entende que a prioridade do SL Benfica seja apostar numa plataforma internacional de transacção de jogadores em vez de concentrar os seus recursos em construir um plantel forte, que seja ganhador em Portugal e que ambicione em fazer jus à sua história de sucesso na maior competição europeia de clubes?

Qual foi o real objectivo da antecipação de receitas? 

Como se entende que a gestão do SL Benfica dê valor a tudo...menos ao essencial?

ranking