O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 8 de novembro de 2025

Rui Costa não ganhou as eleições: Os adversários conseguiram perder!

Sem comentários

Começo, como mandam as regras, por dar os parabéns ao vencedor de umas eleições histórias. Um vencedor com o maior numero de votantes de sempre é sempre um vencedor legítimo, mas não posso considerar que tenha sido quem ganhou as eleições.

Como disse no post anterior (Ganhe quem ganhar, o SLBenfica terá como maior adversário, os benfiquistas!), "eu sou da opinião que João Noronha Lopes tinha esta eleição no bolso... até começar a fazer campanha". Tenho vários amigos que fizeram parte activa da campanha de João Noronha Lopes (entre os que ajudaram a estrutura o programa e os voluntários) e nunca deixámos que a minha opinião 
Depois da final da Taça almocei e jantei bastantes vezes com esses amigos e o meu feedback era sempre o mesmo:

- Esta eleição será "cantada" se houver menos soberba em 2020 e se for uma campanha sobrana e não populista. Disse-lhes várias vezes que "menos é mais", que não valia a pena querer passar uma imagem que se iriam resolver todos os problemas do mundo e que os outros são todos burros.

Infelizmente, foi esse o caminho escolhido outra vez pelas campanhas. Eu discordo e isso basicamente ofereceu ao Rui Costa uma eleição que estava perdida em toda a linha.

A campanha foi demasiado longa, quatro meses é surreal num contexto de vários canais televisivos com programas sobre futebol diariamente, quatro jornais desportivos e, o problema de todas as campanhas, as redes sociais. Dificilmente haverá um benfiquista que não chegue ao fim deste processo fartíssimo das eleições, o que em si era um indício que a mudança de liderança ia ficando cada vez mais complicada.

Com todo o respeito pelas equipas de voluntários, o ambiente irrespirável das redes sociais tornou-se um dos maiores problemas para os candidatos e um dos maiores motivos de reação e mobilização em favor de Rui Costa. 

Antes dos debates era ver estas pessoas, que eram ouvidas pelos candidatos e por quem organizava as campanhas, queriam era acusações, humilhações, ataques, etc.... e isso é precisamente o caminho que leva os benfiquistas moderados a... reagir em sentido contrário.

Foram demasiadas entrevistas dos candidatos onde nunca se apresentou nada concreto. Nunca nenhum, nem Rui Costa nem João Noronha Lopes, souberam concretizar absolutamente nada. Desejavam "tópicos" como se fossem soluções e ficava iludidos com as "palmas" das redes sociais e dos voluntários, esquecendo-se do mundo real. 

Rui Costa limitou-se a falar pouco e assistir de cadeirinha à incontinência verbal dos candidatos alternativos que acharam que era a falar quase todos os dias, a ter soluções para tudo - qual discurso das miss Universo - e a fomentar uma clivagem total com a liderança actual é que ia ser o caminho.

Este sábado, mais do que para votar em Rui Costa - duvido que algum saiba sequer os pilares fundamentias para os próximos 4 anos (eu não sei) - muitos benfiquistas foram votar por não se rever na campanha de clivagem, insultos, desvalorização e ataques ao actual presidente. Não antecipar isto é não conhecer a cultura portuguesa, mais do que a cultura dos benfiquistas.

Por isso mesmo insisto, não me caberá nunca julgar o candidato João Noronha Lopes. Mas a campanha por ele liderada foi um equívoco total. Quis apoiar-se no descontentamento em vez que criar contentamento. Foi pena! 

Espero, sinceramente, que Rui Costa convide nos próximos dias e semanas os diversos candidatos para ouvir os seus contributos para o futuro do Sport Lisboa e Benfica. Muitos trouxeram temas interessantes, e que poderá fazer todo sentido aprofundar. Fazer isso era dar um sinal e um exemplo de união e benfiquismo. Os candidatos aceitarem seria a prova que não era pelo Poder, era pelo Benfica.

Que haja paz no futuro, que o Rui Costa saiba melhorar - e tem muito para melhorar - e que os benfiquistas saiba interpretar o que correu mal. Nunca serão milhares (a maioria) a estar errados e uma minoria a estar certa. Não é assim em lado nenhum e não será assim no SLBenfica. Pensar assim é continuar a acentuar o conservadorismo de ontem, hoje e amanhã.

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA

0

Enviar um comentário

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking