O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


terça-feira, 15 de julho de 2025

A 3 meses da decisão, eis que a Justiça toma uma posição!

. 8 comentários
Depois da Liga de Clubes ter resolvido "meter-se" nas eleições do SLBenfica - ao colocar "estrategicamente" o SLBenfica a visitar um FCPorto a precisar de salvação no fim-de-semana antes das eleições... agora foi a Justiça que resolveu mostrar que nada acontece por acaso ou apenas no interesse da justiça em Portugal e colocou o arranque do julgamento da Operação Lex para... Outubro.

Tenho uma leitura como benfiquista e outra como cidadão:

- Como benfiquista, congratulo-me por a justiça afastar da corrida um Luis Filipe Vieira (era o que faltava ele não "entender a mensagem"). Infelizmente este era um caso onde o próprio parecia que não ia mostrar um minimo de bom-senso e teria que ser um acontecimento externo a travar uma ideia absurda.

- Como cidadão, acho surreal a orquestração dos prazos e dos processos em função de interesses. Isto só vem mostrar que os magistrados dão seguimento aos processos judiciais "a gosto" e a pedido, o que numa óptica de estado de direito onde a justiça se quer independente é absolutamente terceiro mundista.

A justiça é rápida com quem dá jeito e lenta quanto interessa para "jogar" com os momentos e matar a presunção de inocência com julgamentos sumários em praça pública... Isto só não é assustador se não nos toca a nós, porque se nos colocamos numa situação de ter a vida em suspenso porque "lhes apetece"... é assustador como é possível num país desenvolvido.

Mas vamos ao que interessa... esta "noticia" o que trouxe foi a certeza que a campanha deixará de se praticar no esgoto, para se manter na lama.

Esta semana já assistimos a candidaturas a "trocar galhardetes" sobre o tom das criticas. Uns acusam os outros de passarem o tempo a criticar, os outros acusam "os uns" de serem eles quem o faz e serem intolerantes à critica.

Pois é, "bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz não faças o que ele faz"... cada vez os apoiantes dos candidatos se parecem mais com o que andaram anos a criticar que os apoiantes do Vieira faziam. O que é surrealista. Temos então candidaturas que apoiam as suas campanhas em maratonas (4 ou mais meses) em angariação de voluntários para servirem de caixas de ressonância nas redes sociais... 

Será que podemos chamar a isto "a cartilha do bem"? Brincadeiras à parte o que é certo é que esta palhaçada tem o efeito precisamente contrário ao pretendido por todos os benfiquistas: Fomentar a Mudança, mostrar que é possível liderar de forma diferente.

A Direcção em funções prepara-se para mais um acto eleitoral onde quase basta estarem calados... que o resto resolve-se sozinho. Agora que está na estrada do Tour de France... isto é como ter o Pogaçar e o Vinegaard em esticões permanentes, em ataques sucessivos que levam a desgaste... enquanto la na frente vai na fuga um ciclista do meio do pelotão que em vez de ser apanhado facilmente, vai ganhando mais vantagem e ainda vai acabar de amarelo.

Continuo a ler das candidaturas "temos tempo para mostrar...", "as pessoas que fazem parte da minha equipa", "temos que mudar isto...", "está errado aquilo...", "o Benfica tem que voltar a..."... mas factos concretos e comprometidos... continua a não existir.

Para mim há um factor que não entendo: Andamos a ouvir todos os candidatos (e bem) a falar sobre Transparência, mas depois passam o tempo a dizer que está tudo tratado mas não partilham os nomes das pessoas que estão ao seu lado nessa definição de estratégia.

Então onde está a transparência? Bem sei que nesses casos aparece o argumento da "estratégia"... mas qual estratégia? O que prejudica alguém dizer quem são as pessoas com um papel activo na candidatura, que lideram determinadas áreas, etc? O que prejudica um candidato assumir que há decisões complicadas (pouco populares) que vão querer tomar para estruturar a base...?

Mas alguém acredita em candidatos perfeitos? Alguém acredita que tudo o que o próximo presidente vai fazer, nós vamos todos aplaudir só porque é outro? NÃO! Por isso é melhor ser franco e objectivo desde o início.

Se as campanhas são feitas com tacticismos... querem que eu acredite que o futuro vai ser  feito com objectividade e transparência? Se na campanha se usam voluntários para "mandar mensagens", o que nos leva a acreditar que no futuro vai ser directo e estruturado?

Será que ninguém consegue entender que estão a fazer um favor ao incumbente?

Será que ninguém consegue entender que o votante habitual, na hora H, escolhe onde há menos agressividade?

Será que ninguém consegue entender que os sócios escolhem preferencialmente quem não lhes promete flores e lhes diz "isto não pode ser, aquilo vamos tentar ..."

Ainda há dias um dos apoiantes dizia... "temos que voltar aos tempos do jogador X. Esse é o Benfica que queremos". Mas qual tempo? Esse jogador esteve ligado ao Benfica 8 anos (um deles emprestado meia epoca) e o Benfica ganhou 3 titulos de campeão. É isto? Ou neste caso já não contam os titulos e já nos movemos para outras coisas que dêem mais jeito?

PAREM DE FAZER FAVORES AOS QUE LÁ ESTÃO!
Se quem lá está não fez o que devia fazer durante anos e teve gente menos competente ou que correspondeu menos bem... levem a conversa para aí: Sejam concretos e objectivos nos COMPROMISSOS que querem assumir e mostrem que ao vosso lado estão pessoas competentes e capazes de marcar a diferença - mas não por crença.... há que demonstrar porquê.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. outra vez arroz.

    e quais são os nomes do rui.

    ResponderEliminar
  2. O que no teu perfeito juízo te leva a pensar que o texto leva a concluir que o RC está a fazer bem? Viste algum candidato ser nomeado?

    ResponderEliminar
  3. Desde que ouvi um presidente de agremiação dizer que tinha magistrados da nação para defender a sua agremiação, ou quando uma claque é decapitada apenas por agressões numa assembleia e não por décadas de violência, tipo que fiquei com dúvidas face à neutralidade do ministério público

    ResponderEliminar
  4. Teorias da conspiração é o que não falta por aqui.
    As eleições são importantíssimas para o futuro do clube mas há outras preocupações também relacionadas que nos deviam exigir uma reflexão.
    Por exemplo a mais que possível candidatura do dono do palheiro e o noticiado futuro treinador. Isto é muito sério e perigoso e deveria preocupar os benfiquistas de forma a iniciarem um movimento impeditivo de forma a evitar o assalto ao clube por parte destes dois nefastos personagens.

    ResponderEliminar
  5. o que sustenta este clube é o futebol profissional masculino. já viram como é tratado/gerido? espero que nao aocnteça mas acho que o rui costa vai morrer com as suas ideias.... o Lage nao vai aguentar........

    ResponderEliminar
  6. esta do conceiçao vir com o vieira é gozo? ou foi posta na CS por alguma candidatura?

    ResponderEliminar
  7. Já se adivinha que a época 25/26 vai ser um falhanço pior que os do passado recente. O treinador não reúne consenso, o plantel está destroçado e os adeptos divididos em pró e anti Rui Costa. Isto á me parece a faixa de Gaza!!!

    ResponderEliminar
  8. Bem prega frei Tomás!
    Publica os comentários!
    Ou só os que interessam?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking