Sei que está tudo aos saltos com as vitórias, mas o mundo do futebol em particular é muito pródigo em usar estes momentos para varrer coisas para debaixo do tapete. O Vieira era muito bom nisso... mas o pessoal parece querer manter sempre o fantasma dele por perto para quando dá jeito - em especial nas derrotas.
Agora a coisa está felizmente a correr bem e oxalá termine no 39 e na 27ª Taça de Portugal, mas basta um mau resultado para os do costume voltarem a encontrar bons motivos para serem todos os malandros.
Por isso mesmo, eu prefiro fazer como sempre fiz: é nas vitórias que falo dos "elefantes na sala".
Há umas semanas, que já começam a não ser tão poucas como isso, foram aprovados os novos Estatutos do SLBenfica. Desde então, nem uma palavra da MAG sobre os próximos passos, quando estão legalmente em vigor, se as suspeitas levantadas que impediriam a sua formalização eram fundamentadas... nada!
Bem sei que os sócios mostraram que se estão nas tintas para os Estatutos e mesmo num dia inteiro para votação e com um estádio com mais de 40.000 sócios logo ao lado... apenas menos de 9000 quiseram ir votar. Foi triste de ver... fala-se muito, levanta-se muito a voz, mas na hora H...
Dito isto, já antecipando a votação favorável, mas principalmente depois da aprovação ser um facto, eu dizia que as prioridades agora eram chegar ao verão com o Regulamento Geral e em especial com o Regulamento Eleitoral aprovados.
Se os estatutos são um processo de detalhe e com 100 coisas que podem gerar implicação / embirração ou mesmo "chico-espertice", acho que o pessoal ainda não viu bem o que poderia ser o caso do Regulamento.
Eu digo "poderia" porque não estou a ver a Direcção, nesta inércia, a querer um processo participativo e com propostas de estrutura de regulamento. Quer parecer-me que vão agora deixar passar o campeonato, depois do Mundial de Clubes, depois as férias... e lá para meados de Setembro aparecem com um regulamento atamancado para ser aprovado numa AG a reboque, oxalá de um mercado de verão com boas contratações e já trazendo no bolso, pelo menos o 39. Acho que o plano deve ser mais ou menos este.
É certo que com o 39, especialmente, poucos são os que vão querer saber do Regulamento. É pena... já o disse em 2010 quando não quiseram saber dos Estatutos "embebedados" pelo "rolo compressor" do Jorge Jesus, na altura, muito bem "cavalgado" pelo Vieira para os seus objectivos.
A minha proposta é simples:
- Constituir um grupo de trabalho até 10 / 12 pessoas, convidar alguns sócios dos mais participativos nos últimos estatutos, juntamente com represenantes da Direcção e alguns convidados benfiquistas que a Direcção queira convidar - como fez para a comissão dos Estatutos - e apresentar uma proposta à discussão mais tardar logo após o final do Campeoanto (se bem que todos sabemos que isto em NADA afecta as questões desportivas).
- Dar abertura para apresentação de propostas integrais alternativas (não faz sentido fazer votações por artigo neste caso) e a Comissão trabalhar no sentido de ficarem apenas duas / três opções desde que tenham alterações essenciais.
- Votar tudo até final de Junho, meados de Julho e ter uma versão final aprovada numa AG logo no inicio de Setembro, com mais de um mes para as eleições.
Não podemos deixar que os bons resultados nos afastem do rumo de resolver todos os temas que estão por solucionar e, com as regras estabelecidas, ter uma Direcção a fazer o que foi (e será) eleita para fazer:
- Liderar os destinos do Clube com a estabilidade governativa que se deseja.
Não pensem que isto é pessismo ou embriração. Os bons resultados já afastaram um proto-candidato (Marco Galinha) e fazem com que o Sebastianismo tarde em ter coragem para aparecer - já perdeu o timing e será vergonhoso aparecer daqui em diante quanto não quis assumir-se antes. Não tenham ilusões que esse mesmo "resultadismo" pode levar a que cheguemos a eleições a "passar por cima" destes assuntos que, depois mais tarde, voltarão para assombrar quem estiver a liderar porque darão jeito a alguém em tempos dificeis.
Zero: Saudade - S03E45 - Pedro Barny...
Há 18 segundos
Vamos ganhar o campeonato à Paulo Bento.
ResponderEliminarComo?
COM TRANQUILIDADE.
Podes ter muita razão! Mas ATROPELAR um post sobre uma vitória retumbante faz parecer que estás descontente com ela e queres fazer esquecê-la! Caramba, nos últimos anos, vitórias destas sobre aquela agremiação tem sido tão poucas que a nossa memória não alcança que bem podias deixar-nos saborear esta noite gloriosa!
ResponderEliminarO que estás a mostrar com este post numa fase de alegria e harmonia é que não passas de um desmancha prazeres.
Há alturas para tudo. Para tristezas, para análises, para reflexões... Mas esta altura, só pode ser de euforia! Deixa-nos vivê-la com alegria e prazer!
Complementando o meu comentário, a alegria e prazer são duplos! JÁ ESTAMOS NA FRENTE!
EliminarAgora, é cabeça no lugar e continuar o trabalho que nos trouxe aqui e que tão difícil foi!
A corda já começou a quebrar! Não foi por nós! Temos que agarrar com unhas e dentes esta oportunidade de ouro para irmos rumo ao 39!
Ganhamos nas antas e parece que fomos campeões europeus... é aqui que se vê a tacanhez com que este clube vai sendo gerido e, com adeptos destes, tudo fica mais fácil...
EliminarBruno lage ja deixou de ser um incompetente e o ruizinho dos tuneis o melhor presidente da história, um verdadeiro gestor...
Tacanho deves ser tu. Estou contente pela vitória sim, e depois, há algum mal nisso? Até parece que estamos habituados a ganhar a esses grunhos todos os dias...
EliminarAliás, toda a conversa não me assenta pois sempre primei pela crítica feroz ao dono do palheiro e seu delfim. Portanto, vai meter-te com outra pessoa, ok?!
Lindoooo! O Penalty Lisbon tropeçou e somos os primeiros!
ResponderEliminarO Benfica em vendas gerou nos últimos 10 anos 1.2 mil milhões de euros em vendas estranho seria se não existissem vitórias. O Benfica tem ano após ano gasto mais do que gera. Péssimas compras. Rui Costa é um mau gestor quer desportiva quer financeiramente.
ResponderEliminarAs vendas (despacho dos melhores jogadores) tem muito a ver com o desempenho. Se o dinheiro fosse determinante, o PSG era campeão europeu todos os anos.
Eliminaraqui tens razão até porque nem era preciso inventar muito bastava repetir a mesma comissão dos estatutos para elaborar proposta, propostas, de regulamentos geral e eleitoral.
ResponderEliminartens razão já é tarde para o dom sebastião do rgs mas também não faz diferença nenhuma ter cinco ou seis por cento não aquece nem arrefece.
Pois é, de estatutos e formas juridicas legais, sou leigo e não opino.
ResponderEliminarAgora que depois de reis dos frangos e galinhas quererem poleiro, os ovos aumentaram muito de preço.
Isso já percebi!
Continuas o mesmo PARVALHÃO de sempre.
ResponderEliminarNão vejo grande interesse em antecipar a discussão dos cadernos eleitorais até porque para mim os assuntos mais importantes são os debates entre candidatos e a decisão das listas sobre o tipo de voto a utilizar, se electrónico ou físico.
ResponderEliminarAcho que estas coisas não se podem antecipar e depois da época em curso são muito atempadas.
Mas pode-me escapar algum dado objectivo, as teorias de conspiração não.
Essas conheço-as de ginjeira, até para poder refletir e retirar conclusões.
E pluribus unum rumo ao 39!
Até o Tirsense é melhor que os corruptos!
ResponderEliminar4 minutos de jogo e ainda 0-0!
Ora aí está a informação de que a implementação dos novo estatutos não está esquecida, através de comunicado.
ResponderEliminarEu preferia saber no mínimo o que está a ser feito com a decisão final do Supremo Tribunal de Justiça sobre o caso dos emals ao nível das indemnizações, desportivo e do enquadramento na CMVM, mas vou aguardar serenamente por novidades.
O segredo é em muitas coisas a alma do negócio.
Agora decidiu-se por-se ao lado do Servir o Benfica, depois de ser contra tudo o que eles defenderam, decidiu surfar a onda, hilariante!
ResponderEliminarMais um penalti por marcar contra os lagartos!
ResponderEliminarAlô banana!
Será que os lagartos ‘compraram’ este campeonato?
ResponderEliminarJá não há pingo de vergonha?
Off topic:
ResponderEliminarTalvez depois de toda a polémica que se quis instalar com as eleições para a Liga, por parte de quem certamente até porque é assessorado para o efeito, conhece muitíssimo bem os regulamentos e sabe que nem que Rui Costa ou outro dirigente do Benfica, tivesse algum negócio hoje em dia com o candidato, existiriam confitos de interesse.
Ora o resultado foi 80% a 20% da "transparência".
Que se calhar até quem fez passar a notícia ao CM...se calhar...
Talvez agora entendam a influência que a SAD consegue ter nas instituições agindo com discrição e serenidade, em vez de divulgar informação que no fundo é estratégica e parte do segredo de negócio.
As indignações públicas cabem aos benfiquistas com assento nos media e a todos nós nas nossas respectivas conversas e redes sociais.
Senão seriam aos 5 comunicados por dia e seriam sempre insuficientes pois ainda amplificavam mais uma polémica que vende muito.
Mesmo muito.
Agora venha o Arouca e carrega Benfica!
Concordo que a discrição deve imperar de dentro para fora do clube. É facto que um peido do Benfica é motivo de análises, de conversas, de polémicas e mais sei lá o quê durante mais de uma semana. Por isso, é sensato falar-se menos e trabalhar-se mais porque uma palavra equivale a um fardo de palha para os burros alimentarem os seus programas de, segundo os jornaleiros, alta e fidedigna informação.
EliminarAinda ontem ouvi um lagarto indignar-se com a rábula criada e escalpelizada à exaustão pelo canal do lixo relativamente a um pseudo episódio entre o Bruma e o Lage. Dizia ele, que isto é um não assunto, que é só ridículo andar-se a falar disto uma semana inteira. Dizia ele que os balneários não andam todos aos beijinhos. Ridículos repetiu ele muitas vezes. E eu concordo plenamente!
Discrição exige-se!
E viva o Benfica!
Sei que muitos não partilham da minha opinião mas não gosto do kokçu nem do akturkoglu. O Benfica perde imensas jogadas de ataque pelas incapacidades técnicas dos dois. Kokçu decide bem e tem bom remate mas tudo o resto é mau. Domina mal a bola, falha metade dos passes, não consegue driblar ninguém e tem dificuldade em manter a posse de bola quando pressionado.
ResponderEliminarAkturkoglu é displicente e decide quase sempre mal já para não falar nos passes errados.
Não estou a gostar desta primeira parte com o Arouca. Já se instalou um clima de displicência da equipa, um deixa andar que mais tarde ou mais cedo marcaremos.
ResponderEliminarFalta velocidade, falta intensidade faltam remates falta gente na área e muitos estão a demorar a descer quando perdemos a bola.
Assim não dá!
Laje a dormir e os jogadores do Benfica a mostrar que não tem fibra de campeões.
ResponderEliminarPara que serve ter um bom banco se quando estamos a jogar muito mal não sabem do banco?
ResponderEliminarContinuo a pensar que di Maria, akturkoglu e kockçu ao mesmo tempo não dá( o jogo do dragão é a excepção que confirma a regra)
Os árbitros querem dar o campeonato ao sporting
ResponderEliminarDiz o árbitro que o Otamendi rasteirou o adversário com a cabeça: devia ser irradiado: toda a gente viu que o avançado mergulhou com os dois pés contra o Otamendi para provocar o penalty.
ResponderEliminarÉ um árbitro desonesto.
O segundo golo do Arouca é devido á estupidez do laje e a deficiente atitude competitiva dos jogadores do benfica
ResponderEliminar