O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Fazer o que é preciso: Reduzir folha salarial e apostar no futuro!

. 13 comentários

O SLBenfica tem uma pressão significativa nos custos. É obvio e os numeros demonstram-no, por isso o SLBenfica tem acima de tudo que fazer duas coisas urgentes:

1. Ser muito mais criterioso no mercado de contratações (menos investimentos elevados com potencial de erro e menos salários elevados sem impacto desportivo).

2. Limpar a folha salarial e recuperar a totalidade ou parte dos investimentos e responsabilidades financeiras assumidas no passado.

Nos ultimos mercados já se limparam varias situações, algumas com claros prejuizos e outras com equilibrios aceitáveis: Gabriel, Waldschmidt, Cebolinha, Seferovic, Ferreyra, Pedrinho, Taraabt, Weigl, Todibo, Verthongen, Gilberto, Odysseas, Helton, Lazaro, Gil Dias, Verissimo, Radonjic, Yaremchuck, Samaris, Joao Victor, John Brooks, Ristic, Chiquinho, Draxler, Bernat, Rodrigo Pinho, Jurasek e hoje ficou resolvido Tengstedt. Por resolver apenas a situação de Arthur Cabral.

Há por aqui muito jogador que nunca deveria ter sequer sido opção e se via desde o início que não ia resultar, como haverá outros que todos antecipávamos que ia correr bem, mas infelizmente não resultou (tipo Waldschmidt) e haverá ainda outros que não correram bem por influências alheias ao jogador e ao Benfica (como a lesão do Verissimo).

Em todos estes 29 jogadores se gastaram vários milhões de euros em aquisições e muitos outros milhões em salários. Na totalidade destes conseguimos deixar pagar os salários, mas o saldo é negativo entre investimentos e receita. Por alguns arrisco dizer que ainda estaremos a pagar e já não jogam no Benfica.

Este é que é o grave problema da necessidade de vender jogadores e de chegar ao Neves e dizer "por estes valores, vai ter que ser".

Para este ano, excluindo já Tengstedt, Cabral e ainda as descidas do Rego e Gustavo, temos 24 jogadores, dos quais 8 jogadores são formados no SLBenfica (excluindo Morato).


Diria que olhando ao futuro, este tipo de abordagem deixa o SLBenfica menos exposto a necessidades futuras, mas com o nivel de divida liquida actual, duvido que alguma vez seja possível eliminar totalmente a necessidade de venda, mas podemos reduzir a necessidade de fazer uma venda pressionada.

Para este mercado, penso que poderão ainda acontecer duas movimentações de saída:

- Neres, para o qual já expliquei porque concordo com a saida acima dos 25M, dado que Não se pode querer "Sol na Eira e Chuva no Nabal"

- Morato, com a permanencia do Antonio (que era o plano A de venda por ter ascendido há mais tempo) e com o Tomás a ser actualmente o melhor central do SLBenfica, o Morato não quer mais uma época a não ser aposta. Não tem estabilidade de jogo para ser o terceiro central, o que faz a presença do Otamendi uma necessidade para equilibrar a juventude e ser opção em varios jogos.

Se no caso do primeiro, não creio que faça sentido ir ao mercado (temos DiMaria, Rolleiser, Prestianni, Schelderup, João Mario...) no caso do segundo, penso que o SLBenfica se conseguir vender terá que ir buscar um central jovem, com qualidade imediata, mas que aceite ser quarto central até Janeiro, quando penso que poderemos criar as condições para o Otamendi voltar à Argentina, por ser banco mais do que ele desejará.

Com estes dois jogadores, o SLBenfica poderá conseguir não só limpar um custo elevado na folha salarial (Neres) como encaixar entre 40 senão perto dos 50M, o que com a receita do Neves e a redução da folha salarial com o Cabral, também, a situação melhora...

Por fim, penso que a entrada de um defesa direito para alternar com Bah e eventualmente um guarda-redes mais experiente e que "pressione" o Trubin, permitindo dar minutos ao Samu num empréstimo, será relevante. Mas se não for para ser titular, mais vale ficar com ele no SLBenfica a aprender com o Trubin.

Mas não pode melhorar para: 1) voltar a contratar-se jogadores de qualidade duvidosa e 2) voltarem a fazer-se investimentos elevadíssimos.

Com isso penso que poderiamos ter o plantel fechado, eventualmente um avançado alternativa ao Pavlidis poderia ser um caminho, mas teria que ser jovem e com potencial e não repetir erros passados nem investimentos demasiado elevados porque o Roger joga sempre so com um, o Marcos pode fazer o lugar do Pavlidis e assim ter dois para um lugar.

Olhando ao futuro, este plantel dá-nos inclusive garantias de várias potencias receitas futuras que nos permitirá continuar a contratar jovens de qualidade, equilibrado com jogadores experientes de creditos firmados e risco baixo (exemplos de Aursnes, Bah, Pavlidis...) e de vez em quando um "joker" de elevadissima qualidade onde podemos investir mais (exemplo de Kokçu).

No "forno" para futuras potenciais receitas, por ordem que eu veria principais candidatos de acordo com critérios e expectativas que tenho de utilização esta epoca e chegada ao ponto de maturação:

- Orkun Kokçu
- Florentino Luis
- Antonio Silva
- Marcos Leonardo
- Anatoly Trubin
- Benjamin Rollheiser
- Gianluca Prestianni
- Vangelis Pavlidis
- Andreas Schelderup
- Tomas Araujo

Ou seja, antecipo que quase todos tenham um papel relevante na equipa este ano, sendo que Kokçu sendo o mais caro e com mercado imediato, perfil "complexo" permite retornar o elevado investimento. Depois os dois da formação que completaram já ou completarão os três anos na primeira equipa, o Marcos porque terá mercado e permite recuperar o investimento com lucro, mas não o vejo a explodir... e a partir daí criamos uma base para manter os jovens (e fixar um avançado) por mais um ano.

No final desta época, haverá tambem relevante redução na folha salarial com as saídas de Otamendi (a meio ou no final), DiMaria (que deve terminar a carreira) e João Mario (que já se avaliou a possivel saída este ano).

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Anónimo8/8/24 21:03

    Concordo com o Neres. Em relação ao Morato eu vendia e subia o bajrami a 4.º central (mantínhamos a quota dos formados em casa) e caso o Ota saísse apostava em contratar um bom central com alguma experiência.
    Em relação ao lateral eu apostava no Tiago (aqui era um risco que assumia desde que o aursnes ficava atrás do Tiago na escolha para lateral, senão contratava alguém formado em PT)e tentava contratar um guarda redes experiente para dar luta ao trubin.
    De resto fechava o plantel com um avançado da formação (Rego e Melro).
    Para o ano saindo o di Maria e o João Mário será necessário contratar alguém para dar experiência ao plantel

    ResponderEliminar
  2. As mesmas pessoas vão continuar a cometer os mesmos erros.
    Não têm capacidade ou competência para fazer diferente.

    ResponderEliminar
  3. 10 jogadores para vender.São estes os troféus actuais de um Clube bicampeão europeu

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/8/24 08:44

    Venseder, e quando são vendidos, passa a ser gestão danosa. Vender os que dão garantia para ir buscar uma incógnita; vender um suplente para ir buscar outro suplente; vender um jovem para ir buscar um com experiência; vender porque não quer ser suplente, mas exige-se um banco com qualidade porque a época é longa. Vende- se porque precisa equilibrar as contas, mas da-se prioridade a componente financeira em prejuizo à desportiva. O SLB não precisa de um gestor mas de um milagreiro.

    ResponderEliminar
  5. Até que enfim que se observa a evidência: «O Rei vai nú»...

    ResponderEliminar
  6. Esta é a mentalidade do Benfica: vendas e mais vendas, sem conseguir fechar ciclos com os jogadores. O Pepe acabou de ser o melhor jogador do Europeu e o Porto não renovou o contrato a um dos símbolos do clube e o Sporting com o Coates. Na tua opinião, o Otamendi vai sair em janeiro por estar insatisfeito com o número de jogos que vai ter e o Di María vai terminar a carreira no final da época. O Benfica não consegue dizer não a ninguém e isso vai criar um mau ambiente no balneário

    ResponderEliminar
  7. ANÓNIM09/8/24 11:08

    È tão evidente q chega a DOER... Ñ entendo e porque é q os IR-responsáveis do Benfica ainda esperam para ORGANIZAR toda a estrutura do Futebol, quando até o MAIOR cego consegue ver o q ESTÁ MAL...
    Ahhhhhh e Ota e JMário, já para ñ falar em DiMaria, são para sair o + rápido possivel, para como destaca reduzir custos e baixar salários... Assim penso q ñ chegue a ser necessário terem q vender a mãe, a Ñ ser q a COMIXÃO seja aliciante e necessária ao mendes...

    E PLURIBUS UNUM - ENTRE MUITOS, UM...

    ResponderEliminar
  8. O Benfica continua a não saber fechar ciclos aposto que se o Pepe, fosse jogador do Benfica era bem possível que ainda fizesse mais uma época.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/8/24 12:22

    O Neres foi ‘adquirido’ em saldo por 15M. Para se contratar alguém do seu nível vão ser precisos bem mais de 30M.
    Para o ano o Benfica precisará de alguém como ele pois di Maria já não estará.
    Por isso a única decisão inteligente é emprestá-lo um ano. Nunca vendê-lo por 30M ou menos.
    Mas da direc cá ção do Benfica e de boa parte dos adeptos não espero nada inteligente.
    Por isso o Benfica de ano para ano desce de qualidade em vez de progredir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei q vou "ter à perna" os Benfiquistas q gostam de criticar tudo o q mexe, mas se venderem o Neres por 30/35 Milhões, podiam ir buscar o Angel Correa, q o Benfica sempre quis, e nem vou falar do Paulo Dybala, mas para isso teriam q dar uns PATINS a Ota, JMário e Cabral para baixar a folha salarial... podem dizer q estou maluquinho igual ao RCosta, mas assim conseguiriam fazer-me sonhar...

      E PLURIBUS UNUM - ENTRE MUITOS, UM...

      Eliminar
  10. O Bernfica pôs-se a jeito dos abutr€$ que rondam o futebol desde a presidência de Damásio.

    Quem não se lembra do triste espectáculo dos «autocarros de jogadores» comprados pelo Benfica em cada época?!... Numa das épocas da era Damásio o Benfica chegou a ser capa de jornais por ter ultrapassado a marca surreal da centena de jogadores inscritos com contratos profissionais de futebolistas do Benfica...

    Desde essa época os pr€dador€$ e abutr€$ do futebol-negócio não mais abandonaram as proximidades do Benfica, que pela sua natural grandeza associada a tão calamitosa e danosa gestão do futebol prometia banquetes imensos a esta corja de para$ita$ que se nomeiam de «€mpr€$ário$» sem sequer investir no seu futebol-negócio... Os clubes que fiquem com os danos, que eles ficam só com os ganhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ANÓNIM09/8/24 17:31

      Ora todos sabem q o escreve é a pura verdade e está à vista de todos aqueles q a querem REALMENTE VER... Mas a mim o q + me admira é como é q a maioria dos sócios continua, de 4 em 4 anos, a ir NO CANTO DA SEREIA... ELE HÁ COM CADA UM...

      O Benfica e os seus futuros responsáveis, de uma vez por todas terão q adoptar um modelo de gestão desportiva e empresarial moderna, q tenha como prioridade os resultados desportivos com TRANSPARÊNCIA e sem CAMUFLAGENS, à imagem do q de BOM se pratica lá fora nas principais ligas, sem isso SEMPRE estaremos entregues A UM QUALQUER ZÉ DOS FRANGOS, Q DE REY NADA TEM, E... SEMPRE SERÁ + DO MESMO...

      E PLURIBUS UNUM - ENTRE MUITOS, UM...

      Eliminar
  11. quando o tomas que é rápido e bom com a bola nos pés mas depois é mau em tudo o resto será o melhor central alguma coisa vai muito mal e se o otamendi é para sair em janeiro então o que é preciso é um central para já não para o futuro porque o tomas e o senhor silva juntos faziam um bom central separados são sofríveis.

    pensar no futuro mas que ideia mais idiotas com esta política de que servem os formados no clube fazem um ano e são vendidos só ficam os q

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking