São muitos anos aqui na blosfera (desde Maio de 2008), antes disso nos foruns dedicados ao SLBenfica e agora também no Twitter (X). São já 16 anos disto, como diria o outro.
Desde sempre, talvez por "defeito profissional", que tento explicar a minha perspectiva de como as coisas no futebol não são - DE TODO - o romantismo que os adeptos pensam. Há imensos factores que condicionam a gestão de um Clube e, desde o final da década 90 tudo ficou ainda mais mais complexo quando o futebol se foi gradualmente transformando num "negócio" de milhões.
Quando os milhões chegam a um negócio... mudam as regras e gradualmente reduz-se o espaço para o romantismo, a paixão e a emoção.
O mundo empresarial, ao contrário do que pensam os especialistas do Twitter que nunca geriram nada na vida, em grande parte dos dias um gestor decide como pode e não como quer. Depois, os adeptos que até gerem ou geriram alguma coisa, pensam que gerir uma das "máquinas" mais mediàticas do país é a mesma coisa que gerir um qualquer negócio que não interessa a ninguém e onde não se escurtina cada milimetro...
Os adeptos dividem-se agora entre:
- Os que acham que a Direcção vende por "desporto" e porque querem é vender e fazer negócios.
- Os que acham que a Direcção vende porque o Clube tem custos altíssimos para pagar "tachos" e precisam receitas para compensar.
- Os que acham que no futebol actual, uma liga periférica deixa os jogadores e clubes reféns dos interesses do "Top10" de Clubes que podem comprar na linha dos 100M ou mais... e também da maquina infernal de empresários e até empresas (patrocinadores, parceiros, etc) que vivem da dinâmica de negócios no mundo do futebol.
Eu enquadro-me nestes últimos, porém não considero que as três sejam mutuamente excludentes, ou seja, que lá porque nos movemos numa realidade onde - por grandes que sejamos - somos mais pequenos que todos os que mandam na "máquina global"... isso não quer dizer que não haja um acumular de erros.
Comecemos pelo fim:
- o SLBenfica vai vender os dois porque são dois jogadores muito jovens, com tremenda margem de progressão e rendimento desportivo. Isso é precisamente o que procuram os que podem pagar... e qualquer empresário recomenda que não se fechem portas a estes clubes, sob pena de eles privilegiarem outros mercados / vendedores...
Depois, esses próprios empresários "comem" a cabeça desses miúdos para avançarem rápido, enquanto estão num patamar de máxima valorização e, com isso, máxima comissão. Uma lesão, uma sucessão de épocas más, etc. pode deitar tudo a perder.
Numa dimensão estratégia de médio/longo prazo, o SLBenfica não pode "fechar" os compradores e os jogadores - mesmo contrariados - cedem SEMPRE aos empresários, em especial os que têm no telemóvel os contactos dos Presidentes dos melhores Clubes do Mundo.
- Porém, isto não quer dizer que o Clube não tem actualmente uma estrutura de custos altíssima, mas acima de tudo uma estrutura de custos direccionada para onde não se justifica.
Com DSO, foi havendo "barra livre" para contratar os melhores profissionais, pagando acima da média do mercado. Isso fazia subir os custos, mas na formação, por exemplo (e refiro-me às áreas menos visíveis) sempre tivemos os melhores profissionais... porque eram bem pagos.
Luis Mendes resolveu gerir o Benfica como uma empresa de contabilidade... e os profissionais vão saindo, o clube não tem rumo e os custos mantêm-se altíssimos porque o dinheiro é mal gasto com assimetrias brutais e "gorduras" acumuladas nos gabinetes e em parceiros / fornecedores que entraram na Luz porque eram os melhores ou eram "amigos" e isso vinha com uma factura altíssima.
Muitos empresários e outros recebiam/recebem altíssimos valores para que a "máquina" funcione...e chegámos aqui.
Uma "tempestade perfeita": Um mercado a que nenhum, repito NENHUM clube em Portugal, nenhum jogador, ou nenhum dirigente sem quaisquer condições para resistir ao ecossistema externo. Volto a repetir: NENHUM!... isto junta-se a uma Direcção com muito pouca competência de gestão, uma total ausência de visão e estratégia. Parecem um jogador, uns amigos, os amigos do amigo que foi para terra e os amigos que ele deixou... tudo a gerir uma mega empresa como se fosse o café lá da rua.
Agora deixem-se é de merdas... todos os clubes estrangeiros querem é os jogadores do SLBenfica por garantia de qualidade: Têm habitualmente histórico de títulos numa idade muito jovem, um percursos de formação reconhecido e uma cultura de exigência e dimensão.
Obviamente que qualquer clube de dimensão prefere isso que comprar a um clube mais pequeno, com percursos de vitórias muito irregular e jogadores que já levam mais 3, 4 ou 5 anos que os do Benfica. São menos 3, 4 ou 5 anos de capacidade de valorização desportiva para rentabilizar um investimento avultadíssimo. O FCPorto basta olhar para o histórico de há 20 anos para cá... desde que saiu o Mourinho nunca mais foi garantia de qualidade para investimentos...
Qualquer dos adversários do SLBenfica daria tudo para poder estar sempre a vender jogadores como o SLBenfica... eles querem... mas não têm nem a matéria prima nem os interessados.
O SLBenfica tem isso tudo ao dispor... porém uma estrutura impreparada para lidar com o ecossistema geral que, por definição, já torna as decisões quais impossíveis de controlar.
Antevisão...
Há 50 minutos
Eu respondo: vai vender o Silva e o Neves porque caso contrário esses jogadores vão acabar por perder a qualidade que têm e tornam-se como os outros. É vital vender antes que se estraguem e passem a jogar como as outras madonas que só querem bola no pé e não trabalham
ResponderEliminara chamada conversa para boi dormir.
ResponderEliminarcuriosamente vemos outros clube, e não estou sequer a falar de clube nacionais, de mercados periféricos tais como o nosso, vendedores como nós, que igualmente jogadores com enorme potencial que depois miraculosamente conseguem segurar os mesmos jogadores em medias mais tempo do que nós e miraculosamente não fecham os mercados por não venderem logo, mas isso não convém analisar.
gosto tanto de contorcionista dão sempre mais vontade de rir que os palhaços no circo, dso era o mal de todos os problemas agora, porque convém, já era o maior.
e vai vender o joão neves porque tem interessados, vamos ver é se pelo valor do seu potencial, mais uma coisa não abordada e isso sim é que era interessante por exemplo vendemos o gonçalo ramos muito abaixo daquilo que era o seu potencial.
o antonio silva talvez venda mas será por valores muito residuais porque duvido que alguém o queira neste momento.
Epá, ó João Carlos. Você realmente tomou o Silva de ponta!
EliminarEntão se está sempre cotado entre os jovens centrais mais promissores en várias publicações internacionais, venceu a Youth League, é internacional, tem experiência de competições europeias e de clube campeão. Valor residual?
O Silva está pior este ano, mas é porque a equipa defende pior como um todo e expõe muito os defesas. Já deve ter reparado que estes mesmos defesas (Ota, Morato) foram "craques intransponíveis" no ano passado, e que com o JJ e o Veríssimo andavam aos papéis.
Os clubes vêm para além do conjuntural. Veja lá se o Rúben Dias não andava por cá a dar cacetadas e a fazer asneiras de vez em quando. Foi para o Man City e só não joga quando está lesionado.
TONI SILVA, Campeão Europeu e Mundial de clubes( sub-19/20), considerdo há dias 1 dos 3 melhores centrais sub/21...
EliminarO Rúben foi vendido com a lição aprendida pelos erros dados. Dão erros em prejuízo do Clube e depois são vendidos, para nem baixar o passivo, nem para sucesso desportivo.É navegar à vista.
Eliminaré apenas uma opinião minha cá estaremos para ver por que valores ele vai ser vendido no verão, se o for.
Eliminar@anonimo
ainda bem que fala no ruben dias pese embora os vários erros que o ruben dias cometeu enquanto cá esteve a verdade é que ele raramente cometeu o mesmo tipo de erros o que sempre vimos foi ele a corrigir os seus erros que raramente repetia.
ao contrario do antonio silva que até se calhar comete menos erros em quantidade mas repete sempre os mesmo erros nunca aprende com eles.
@rui santos
para começo de conversa o antonio silva não é campeão mundial não jogou o jogo.
o joão tome esse sim jogou os dois jogos, por ser campeão europeu e do mundo quer dizer que então só por isso vale uns valentes milhões.
João Carlos, pode explicar quais são os erros recorrentes do Silva de que fala? É que tirando falhas no posicionamento não estou mesmo a ver.
EliminarJ. Carlos, querias dizer Tomás Araujo, o Tomé é LD. O J.Neves esteve lá de canadianas a receber a medalha.
Eliminar@rui santos
Eliminarnão queria mesmo dizer o tome porque esteve nos dois jogos.
o tomas araujo à semelhança do antonio silva só jogou a final europeia não jogou a mundial.
o joão neves não jogou a final europeia por estar lesionado, mas jogou a final mundial.
mas o joão neves vale pelo que joga e pela sua qualidade e não por ter jogado, ou não, as finais.
O problema não é vender. O problema é o refugo sobrevalorizado que são obrigados a comprar com o que lucram da venda
ResponderEliminaruma pergunta: porque não vendem os mancos todos? faturavam o mesmo!!!!!!!!!!!!!! já agora deixem de mandar noticias falsas para a comunicaçao social e fabrizios desta vida a dizer que o real madrid quer tudo o que vem do SLB. os mancos só valem muito dinheiro na cabeça de fanaticos e de benfiquistas com palas largas...
ResponderEliminarUma pergunta "porque" em vez de "por que" ?
EliminarÉ a única coisa que consigo dizer sobre o assunto, pois, como cidadão assalariado, quase incapaz de gerir o meu magro salário (um nadinha acima do mínimo), não me atrevo a querer botar figura tentando dissertar sobre milhões.
Ainda garantes que o braga vai ganhar o campeonato?
ResponderEliminarAqui duas questões: a do clube e a dos jogadores.
ResponderEliminarA dos jogadores já se sabe. Uns têm a cabeça cheia de sonhos, outros têm receio que a oportunidade não volte a surgir e querem resolver a sua vida.
Cada caso é um caso, mas não me parece que todos os miúdos de 20 anos estejam desesperados para sair assim que aparece uma oferta. Há os Diegos Moreiras e os Rúben Dias. Não se deve manter um jogador contrariado, mas não se deve partir do princípio que vão todos amuar.
A direção é que deve guiar os miúdos e saber até onde pode ir. Por isso é que há presidentes à frente do clube/SAD e não meros directores financeiros. E psicólogos, treinadores das camadas jovens, etc., para orientar os jovens.
A do clube, com todo o respeito, é uma treta. Então o Benfica precisa urgentemente de dinheiro? Não temos contas saudáveis que nos permitam segurar os jogadores mais um ou dois anos, mesmo que caiam alguns negócios ou se façam por menos dinheiro? Se não vender tanto também não precisa de comprar tanto. E o sucesso desportivo correlaciona com o sucesso financeiro.
A conversa do post é precisamente a banha da cobra do Rui Costa, que enche a boca com a primazia da vertente desportiva sobre o negócio, mas depois diz que não se pode resistir a propostas de X milhões, nem ao apelo dos campeonatos principais, nem contrariar os empresários.
Silva e Neves têm 20 anos. Silva até baixou de forma desde o ano passado. São muito novos, têm cabeça, gostam de jogar no Benfica. Sabem que aqui jogam muitos minutos, competições europeias, ganham experiência e vão à seleção. Daqui a 2 anos continuarão a ser jovens com potencial. Ninguém me convence que estarão a fazer pressão para sair.
O objectivo do clube deve ser que os jovens do Seixal (não falo dos Enzos) fiquem no clube 3 épocas e serem campeões. Isso e ter plantéis com 50% de jogadores da casa (jovens ou regressados) ou portugueses (role players, que atingiram o seu patamar e sem grandes aspirações). Os plantéis não se fazem só de titulares e a continuidade é importante no campo e no balneário.
Acho que os jogadores vão sair, mas isso é porque o Vieirismo ainda não saiu do Benfica, não porque eles estejam mortos para sair.
O caro anónimo não consegue, ou não quer ver o filme todo.
EliminarA manutenção destes jogadores no clube não tem nada a ver com o que é pago pelo seu transfer fee.
Tem tudo que ver com salário.
O Benfica vive, hoje, com uma estrutura de custos muito alta. Que não resulta de “tachos” (só mesmo quem não conhece o interior acha que há malta a coçá-los), mas sim de uma estrutura de formação grande e competente… e de salários altos pagos aos jogadores. Mais altos que em qualquer outro clube nacional. Puxados até ao e para além do limite do aceitável, com reflexos públicos nos custos operacionais.
O Benfica pode reter Silva ou Neves? Ou Grimaldo? Ou Rafa?
Pode. À custa de ainda maiores custos operacionais. Que obrigariam a ainda maiores receitas extraordinárias.
Não é difícil.
Vender os melhores jogadores da formação todos os anos, não pode, nunca se pode tornar numa inevitabilidade ou fatalidade do clube, porque ela não resulta apenas da mera circunstância de os jogadores em questão terem qualidade e mercado lá fora para jogarem e evoluírem em ligas mais competitivas, invariavelmente e infelizmente, esta opção, por regra, tem servido de guarda-chuva para acomodar e disfarçar os balancetes de gestões incompetentes e danosas.
ResponderEliminarVender supostamente bem e comprar comprovadamente mal, como tem acontecido nos últimos tempos, não é a política mais acertada e equilibrada, antes pelo contrário, denotam a leviandade e a displicência com que certos presidentes esbanjam e não acautelam os dinheiros do clube.
António Silva e João Neves, obviamente, valorizam o que se faz na formação, mas não podem, sistematicamente, servir de moeda de troca e de penhora a erros repetidos de maus planeamentos de épocas e a deficientes construções de plantéis.
As cláusulas de rescisão com que muitas vezes são etiquetados os nossos jogadores jovens no mercado, raramente são cumpridas e perdem-se numa multiplicidade enevoada de condições e objectivos a alcançar, que só prejudicam, objectivamente, o clube e beneficiam, claramente, o empresário ou representantes que tratam do negócio.
A somar a tudo isto, um mau desempenho no campeonato que impeça a entrada directa na Liga dos Campeões (liga dos milhões), um falhanço na Taça de Portugal ou uma eliminação na Liga Europa, estão reunidas todas condições necessárias para uma tempestade perfeita, e que nenhum empréstimo obrigacionista, saído da cartola habitual de direcções incompetentes e amadoras, possa desanuviar ou reparar.
Não é por isso, como alguns têm retorquido e argumentado por aí, que o único mal nesta parcela esteja exclusivamente no treinador que não põe a equipa a jogar, quando a jusante, ninguém reparou na fraca matéria-prima que lhe puseram à disposição, apesar de todo o folclore e pompa, publicitada pela fanfarronice do marketing do clube, dizer o contrário, e se é certo que sem bons ovos não se fazem boas omeletes, também só com boas intenções o inferno da Luz não se satisfaz.
Acorda, Benfica!
Namouche
Com jeitinho e porque são precisos 70 milhões para amanhã, alguém oferece 100 pelos dois e negócio fechado.
ResponderEliminarPara a próxima época sobem os argentinos e no fim da época repete-se o negócio.
Campeonatos? taças? "who cares"?
o comentario mais realista: vende-se bem, mas depois compram-se mancos para pagar comissões indiretas…......... Mas falar disto…......... Não se pode…..... SLB e FCP estão iguais nisto…........enfim.
ResponderEliminarA capacidade que este pessoal tem em "apagar" o passado para criticar o presente.
ResponderEliminar20 anos, ou melhor quase 20 anos a criticar o DSO.....o Sportinguista, o infiltrado, o gajo que dominava a estrutura e que roubava o Benfica, o lagarto disfarçado, isto apenas alguns dos nomes pelos quais DSO foi "amavelmente" tratado pela comunidade Benfiquista, hoje, aqui, reconhecesse o mérito do trabalho que o homem fez e critica-se o atual que é Benfiquista de gema...
Vai lá vai, não há de faltar muito para que tb se comece a querer erguer uma estatua a LFV por todo o trabalho que se fez.
Agora mais a sério, o António ficará mais 1 época pelo menos, pois Otamendi não ficará muito mais tempo, logo a passagem de testemunho ficará para António..
João Neves pelo assédio e pelos valores falados pelos corredores da luz, duvido que seja possivel segurar por mais uma época, os valores seguem altos e com tendencia a subir, logo não é fácil manter um jogador "sossegado" quando lhe metem pelo menos 12milhões debaixo da cadeira para fazer altura.
Para a próxima época a revolução do plantel será certa, não sairam muitos atletas, talvez 2 ou 3 não muito mais, especialmente se RS ficar para a proxima época.
Certo é que Benfica tem neste momento Scheldrupp, Prestianni, Rollheiser, Neres, Gouveia, Kokcu e talvez Rafa...todos para as 3 posições mais criativas do 11.
Tengsted e Marcos Leonardo serão as opções principais para o 11 à vez com Henrique a vir do Famalicão para começar a ganhar impeto que foi perdendo com a lesão e a falta de minutos esta época.
Cabral infelizmente não conseguirá manter lugar no plantel por mais uma época, cheira-me a empréstimo com opção de compra.
Di Maria com saida certa, de certo se juntará a João Mário que com o avançar da idade e com a falta de ofertas será fácil o Benfica aceitar uma proposta razoavel pelo mesmo, tendo em conta que para a próxima época mesmo com possivel saida de Neves, encontra-se já Leandro Barreiro a caminho que é um 6 de rotação mais fisico que Florentino, Aursnes que para a proxima época será de certo um dos capitães as quais podem se acrescentar 2 nomes da formação, nesta posição temos ainda a acescentar Kokcu e Rollheiser ambos com capacidade de fazer de 8 de criação mesmo que com algum impato depois noutras situações....
As laterais serão a grande incógnita, se na direita estamos curtos apenas com Bah, na esquerda estamos completamente "nús", com Jurasek iniciará a época com outra amplitude que não teve na época passada mas com a diferença de que fará desde inicio a pré temporada....Bernat vai com os patins que trouxe de Paris, e duvido que o "novo Grimaldo" segurará lugar visto que apenas está de emprestimo, acredito que aqui se fça uma limpeza, mantendo apenas o Jurasek pela possibilidade do que poderá vir a oferecer no que diz respeito a resposta fisica do Checo..
Nos centrais Otamendi irá sair, está quase certo....fica Silva, Araujo e Morato com 1 possivel aquisição para esta posição e mais 1 dos centrais da B a subir....
A Baliza será de estabilidade, apesar de ofertas, Trubin assumiu querer mais uma época, aliás as pequenas oscilações que tem durante os jogos isso denotam....precisa de alguma estabilidade ainda para poder subir para uma equipa que lhe dê outros voos..
Em suma pegando no atual plantel, pegando no que se passou na pré temporada, na altura em que se conseguiu fechar finalmente o plantel e no que se foi passando durante a temporada, se RS ficar terá que ter punho e "tubaros" porque metade do que se foi passando durante a época já ia sendo avisado na pré temporada e com a chegada tarde dos reforços principais bem como a saida de Ramos já quase no fim do mercado criou uma serie de problemas no clube que RS não soube gerir...nem ele nem Rui Costa....por isso admitamos ou não....esta época teremos que a ver com olhos no lugar do coração.....mas para a próxima época...Rui Costa joga a sua reputação.
Caro Pedro,
EliminarPelo que li o Sr tem conhecimento do que se passa no interior do nosso glorioso clube.
Só lhe faço a seguinte questão:
- em vez de emprestar o arthur Cabral não seria melhor trocar-lo pelo Vitinha do Marselha? O Marselha não quer Vitinha, o Benfica não quer Arthur, ficaríamos ambos satisfeitos com a troca, que na minha modesta opinião, eu prefiro Vitinha a Cabral.
Vitinha seria um Darwin.2.
O que acha desta troca?
Benfiquista a sério
Quem frequenta as imediações do estádio e do centro de estágio sabe perfeitamente o que se passa, não se precisa andar por dentro nem lá dentro.
EliminarPara trocares um jogador por outro era preciso que a outra equipa esteja disponivel para trocar, o Marselha neste momento tem Aubamayang e mais 2 bons jogadores para a posição de avançado, logo o Vitinha foi emprestado para render e render já.
Com isto quero dizer que não acredito que o Marselha tenha interesse na troca, porque primeiro o Marselha pagou perto de 30M por Vitinha, segundo já tem a frente de ataque "desenhada"....a existir um negocio o Benfica teria que abrir sempre a bolsa e pagar pelo Vitinha nem que fosse somente "um acerto".
No entanto eu como apreciador de futebol, não vejo qualidades no Vitinha que o possam meter a um nivel do Darwin, porque são totalmente diferentes, o Darwin e fortissimo na pressão, fisicamente é um monstro e a melhor qualidade do Uruguaio é a explosão e as Diagonais nas costas dos centrais.
Vitinha é um pouquinho como o Gonçalo Ramos, mas com maior capacidade fisica na area mas mais pobre na definição e isso não se ensina ou o jogador tem ou não tem, logo não vejo como possamos ganhar algo com a troca de Vitinha pelo Cabral....porque como jogador o Cabral é mais jogador anos luz que Vitinha, mas o problema é que a estratégia de Schimdt obriga que ou o Avançado ou 2º avançado, pelo menos 1 deles tem de ser um jogador com cerebro e rotação.....problema do benfica ao Rafa faltalhe o cerebro e ao Cabral a aceleração, dai fazer mais sentido o aproveitamento das qualidades de Marcos Leonardo, que tal como Jonas, é um jogador muito inteligente que lê bastante bem o movimento dos colegas e do adversário.
Por isso, não....Vitinha...não obrigado.....precisamos mais de um lateral esquerdo
O problema do Marcos Leonardo é que não me parece ter (tal como Jonas não teria) as capacidades de pressão alta e o raio de acção que o treinador espera.
EliminarParece-me um jogador que precisa jogar mais perto/dentro da área. Parece ter pouca velocidade de ponta. É bom em movimentos e desmarcações curtos. Ou a equipa joga muito mais subida ou teria de ter alguém por perto com quem combinar. Também tem muita tendência para cair.
Nos jogos do campeonato contra defesas muito baixas e fechadas pode ser bastante útil. Em jogos de maior grau de dificuldade, em que a equipa tenha menos bola, jogue menos à frente ou tenha mais confrontos físicos acho que vai ter dificuldades. E na Europa não vão marcar-lhe faltas quando se manda para o chão. Veremos como se adapta.
Anónimo das 21:06
EliminarAqui fica minha opinião, não sei se será a certa, é apenas a minha:
- O Marcos Leonardo é um 9 puro, faz-me lembrar o Romário.m
- o gd Jonas, o melhor deste século do Benfica, era mais uma espécie de Bebeto.
-Marcos Leonardo e Jonas seria uma espécie da dupla campeã do mundo de 1994 Romário e Bebeto
- nossa melhor dupla atacante deste século, foi mitrogolo e Jonas pistolas, 2 épocas e + de 50 golos/epoca.
Por falar em Jonas, em 5 épocas no Benfica, 4 campeonatos e não fomos hexa pq Jonas esteve muito tempo lesionado nas suas 2 últimas épocas, nomeadamente na sua 4 época em que perdemos roubados na Luz com o golo do herrera com assistência do tão saudoso grimaldo.
Jonas e mitroglu deixaram saudades, agora o grimaldo, a mim, não me deixou saudades.
Benfiquista a sério
A capacidade de pressionar mais alto aprende-se e com 20 anos o Marcos vai muito a tempo, até porque tem inteligencia e visão de jogo, porque se formos so pela pressão alta e capacidade de explodir com bola o Tengsted tem vantagem em relação a todos os outros, mas o Marcos tem muita qualidade na leitura e sabe jogar quer de frente quer de costas para a baliza.
EliminarO que ele precisa é que o medio ofensivo e os extremos se envolvam mais no jogo, com o Tiago Gouveia e o Kokcu no meio das essa capacidade e das outra amplitude ao ataque, se jogares com Di Maria Rafa e Neres ficas dependente sempre das fintas que cada um deles consegue dar.....o ataque fica sem objetividade.
Neres no jogo com o Estoril a jogar sobre a direita foi objetivo, se o colocas na esquerda já o obrigas a recorrer a finta se recorre a finta deixa de ser objetivo e passa a retardar mais o passe se a isso juntas o Rafa que é fraco na decisao, e o Di Maria que já não é o Di Maria que a gente se lembra....ficas com um jogo engonhado e dependente do coeelho que sair da cartola.
Nao concordo numa coisa....a vantagem do Marcos é mesmo contra defesas em linha alta, porque tem um relativo bom arranque e controlo de bola em velocidade, com equipas mais fechadas e linha baixa já obriga a outro tipo de jogo, em que o avançado tem que saber fazer o arrastamento da defesa....e mesmo nisso ele não me parece fraco....
Quanto ao cair muito, é normal chegou do brazil a 3 meses....são coisas que trazem como vicios, mas la esta são coisas que se aprende.
Agora avançados como os que falas.....esta época iria ser sempre critica....mas para a proxima época....cheira-me a explosao de muitos jogadores
Anónimo das 23:40, concordo com tudo o que disse sobre as vantagens do ML, excepto talvez uma coisa em que tenha sido eu que fui pouco claro.
EliminarEu também acho que o ML tem bom arranque, mas para já falta-lhe velocidade de ponta. Daí que o veja mais a fazer movimentos curtos entre os defesas. Mas também se deve dar mais ao jogo sem bola, para combinar com os colegas, e não ficar só à espera do último passe.
Não tenho tanta certeza que ML seja o melhor jogador para explorar o avanço das defesas. Actualmente não o vejo a percorrer 30 ou 40 metros sem que o defesa lhe ganhe a frente ou encoste nele.
Quanto à capacidade de pressão de ML tenho dúvidas. Acho que a disponibilidade para correr e pressionar é algo inato no jogador. ML ainda se está a adaptar e pode ser trabalhado, mas acho nunca vai ser o seu forte. E a falta de velocidade sem bola não ajuda.
Acho que os únicos avançados (não conto Prestianni, Gouveia ou Rollheiser como avançados) com pólvora para explodir são Marcos Leonardo e Henrique Araújo (se voltar em condições). Faziam de Romário e Bebeto como alguém disse.
O Cabral é o jogador que é, não passa daí. O melhor seria mesmo vender, porque deve ser caro, mas precisariam de ir buscar outro jogador com a morfologia do Musa.
Tengstedt não tem qualidade suficiente com bola e não sabe rematar. Até pode servir como extremo/avançado suplente, mas não se deve contar com ele para marcar golos. Emparelhado com um goleador poderia dar movimentos interessantes, mas não o vejo como titular numa equipa campeã.
Caro anónimo para avançado "de área" o Marcos Leonardo tem até bastante velocidade, já para não falar na capacidade que tem em interpretar os movimentos....isto é o que interessa num avançado, Mitroglou era um jogador super lento tal como o Cardozo, mas aquilo que davam à equipa fazia esquecer a falta de velocidade, o Marcos tem arranque e até tem capacidade de manter a velocidade e não esquecer que ainda está longe da melhor forma mas ainda assim a capacidade de reagir ao erro do adversário e de capitalizar oportunidades é de topo.
EliminarTengsted não é um ponta de lança de marcar muitos golos, mas é um jogador de movimento e capacidade pressionante, mas lá está segue na mesma toada de Marcos Leonardo, precisa de colegas que se associem a ele, alguem que se movimente nos espaços por ele deixado, e não jogadores de finta, lá está e mais um avançado que carece de elementos objetivos na frente de ataque.
O unico que foge a esta regra é o Cabral, impõe se pelo fisico e pela capacidade tecnica, mas perde em tudo o resto, no movimento, na velocidade, na explosividade e na agilidade...no entanto ao jogares com jogadores de recorte técnico e pouco objetividade precisas de um elemento que quebre o sistema, neste caso o cabral, e porque digo isto...porque de todos os avançados o Cabral é o mais lesto no remate e aquele que como se diz na "giria" remata com o pé mais a mão, não se tem traduzido nem em golos nem em vitorias...é verdade...mas se analisar-mos a frio a época iremos ver que o que teve de diferente da anterior foi que a equipa só tomou forma já tarde e ainda assim fruto de lesões e inadaptações voltou a ter que ser reconstruida, assim de repente esta equipa não tem sido consistente muito fruto de erros de construção do plantel e de mecanismos não assimilados.
Falta laterais esquerdos...Jurasek chegou tarde e lesionou-se cedo, Bernat idem...Cabral chegou já estava o campeonato em andamento, o lateral direito nunca chegou a vir, Di Maria já não é o jogador que o benfica precisa e o Florentino teve um incio de época assustador com cortes e passes para os pés dos adversários entre outras situações mais que levaram até que Schmidt o retirasse da equipa, já para não falar das já habituais quebras fisicas de João Mario e Rafa que acontecem 2 vezes por epoca, lá está de inconsistencia em inconsistencia o Benfica vai competindo como uma manta de retalhos a espera que chegue o verão para ser restaurada.
O Avançado que o Benfica precisava era o avançado do PSV, mas é caro....agora com o perfil de Musa....porquê....um avançado alto que bate muito mas trapalhao???
Vamos a ser honestos, Musa é um avançado possante sim, combativo e bom nas alturas, em tudo o resto é normalissimo, servia para a nossa santa terrinha e pouco mais...
Um avançado que gostava de ver melhor, o ponta de lança atual do Benfica.....pela mesmas razões que adorava ver o Lima no Benfica...possante, inteligente, tecnicamente muito forte, e capacidade de jogar em espaços curtos...
MAs para mim mais importante, é retirar para "ontem" João Mário e Di Maria do 11.....que neste momento já não são uma solução , e muitas vezes acabam por ser o problema.
Pedro,
EliminarNão era um com o perfil de Musa. Credo!
Era com a MORFOLOGIA de Musa, ou seja grande e capaz de "entreter" os centrais. E só no caso de se desfazerem do Cabral, que é o único com mais de 70 kg e altura para andar na montanha-russa.
Foi no aspecto económico que falei da saída de Cabral, porque não tem margem de progressão, deve ganhar bem e para suplente matacão podem querer mais barato.
E como você disse, para avançado de área o ML é rápido. Eu questionei a sua velocidade de ponta para andar a ser solicitado na profundidade a 40 metros da baliza. Sobretudo se andar lá na frente sozinho.
EliminarAcho que estamos mais ou menos a dizer a mesma coisa. Agora vou ver o que faz o novo Romário contra os jogadores de râguebi.
Hoje não esteve bem o Marcos Leonardo.....Campo pesado, adversário duro e sem companheiros para ajudar a progressão....Mas neste momento o Marcos ainda não é o avançado que para o ano será, está sem pernas nem pulmões.
EliminarEm sentido contrário Tengsted subiu muito na minha consideração a inteligencia com bola num avançado é muito importante e sem espaço ainda mais importante é, hoje viu se o porquê do Schmidt lutar pelo puto, grande 2ªparte.
"onde não se escurtina cada milimetro": com tal sapiência (também no português) o Prémio Camões vai chegar mais ano menos ano...
ResponderEliminarVai vender porque precisa de dinheiro.
ResponderEliminarMas isto eles nao admitem
EliminarO benfica vende pq nao tem money minha gente nem ele nem o porto nem o sporting esta malta acredita mesmo no pai natal
Espera, agora o DSO (o tal que depositava no SLB as facturas do casamento da filha) já é brilhante e já faz falta? Não me esqueço da preferência por aqui de LFV em detrimento do JNL (tudo por conta de umas contas de uma roulote supostamente mal explicadas) mas desta - e agora do nada -, não esperava.
ResponderEliminarÉ cada uma aqui...
REVOLUÇÃO NO SLB
ResponderEliminarO Benfica é um reflexo , um espelho dos governos de portugal, quem vai pra lá já não vai muito por Benfiquismos, mas mais por tachos e tachinhos, depois tentam passar entre os pingos da chuva , que ninguém dê por eles. É necessário alguém com coragem de gestão, que altere um estrutura demasiado pesada e com custos fixos elevados, onde alguns, enquanto jogadores, vinham mais tarde de férias, colocavam-se em bicos dos pés, agora andam pianinho a receberem uma mensalidade, que provávelmente não receberiam em qualquer outro lado. É necessário competência, mérito e coragem, emagrecer uma estrutura aburguesada, que procura a todo os custo manter o seu status QUO, o Benfica não é isso, assim, vamos ter sempre mais do mesmo, vender os melhores jogadores para manterem esses tubarões, chupões, mamões que sugam o GLORIOSO; PIRANHAS, que sugam o sangue dos Benfiquistas.
O Benfica dos tres grandes e o que segura os seus jovens menos tempo o Joao Neves devera sair no final da epoca a que fazer um encaixe financeiro parafazer face as despesas se tivessemos perdoes da banca como outros talvez nao fosse necessario vender tao rapido qualquer das maneiras os jogadores sabem por exemplo o que foi ganhar Goncalo Ramos, Renato Sanches, Joao Felix e ficam coma cabeça a roda money talks my friends.
ResponderEliminarO que mais me enraivece sao os Jorges Mendes desta vida que com pouco trabalho enriquecem a custa dos clubes mas rapido que o bufas solta um tropedo enfim negocios a parte viva o Benfica temos jovens muito promissores e preciso que os mentalizem para que fiquem mais tempo no clube mas como relata o texto e missao impossivel.
A frase todos os clubes estrangeiros querem e jogadores do benfica pq sao sinonimos de qualidade
ResponderEliminarLol
Obriagdo por este monento rapaz
Resposta: Gestifute.
ResponderEliminarOu pensas que foi um acaso um dos «muchacho» de Jorge Mendes ser instalado no Benfica ainda antes de Vi€ira sair?!...
Ricardinho do rio ave
ResponderEliminarSão muitos anos de blog, são muitos anos de twitter... logo, sou um grande especialista em vendas de jogadores.
ResponderEliminarLindo ahahaahah
EliminarE além da tirada sarcástica o Pangloss das 23:38 tem alguma opinião? Ou temos o "melhor dos Benficas possíveis"?
EliminarO Benfica tem custos que revelam graves problemas mentais nos seus dirigentes. Ninguém gere ano após ano uma empresa baseado em receitas extraordinárias, isso é ESTÚPIDO E IRRESPONSÁVEL. Vota Vi...Costa. Mais grave que os resultados desportivos paupérrimos dos últimos 6 anos é o despesismo irresponsável de quem não gere simplesmente GASTA sem rei nem roque. Como os sócios não estão para se chatear e pensar autonomamente isto continua em roda livre.
ResponderEliminarOra aqui foi tudo dito
EliminarAlias que moral tem para falar mal do vieira quando elegeram o n2 dele lol que moral esta gente vai para aqui a pensar que o vieira nao e o rui costa lol
Acefelia deve ter limites
Uma divida liquida que subiu para quase 200 milhões. Serviços aumentaram dos já maravilhosos 68 para 82 milhões de euros, nós podemos suspeitar que existe muita falta de senso nos gastos do universo Benfica. Os nossos dirigentes gastam ano após ano aquilo que não "produzimos" e o pessoal preocupa-se com o Roger... também eu.... mas o problema grave está a jusante. Dá-me ideia que não é nas AG que se discute este tipo de questões (3minutos a cada) , aliás do meu ponto de vista parecem ser inevitáveis estes gastos sumptuosos. O Benfica está no bom caminho da homeostasia financeira e expansão desportiva.
ResponderEliminarESTES GASTOS DESCONTROLADOS O.B.R.I.G.A.M todos os anos a vender os melhores jogadores, o Problema Está na Gestão Financeira Descontrolada. Será isto verdade????
O Benfica gasta como o Real Madrid e ganha como o Braga, FAZ TODO O SENTIDO!
Tem pai kécego - vulgo sócios slb.
As nossas direções são sujeitas a ZERO de exigência e responsabilidades estruturais e conjunturais, ali pode fazer-se tudo que está sempre tudo bem feito. O pessoal faz, dá umas explicaçõezinhas tipo joker e segue para bingo.
Bom post.
ResponderEliminarE repito, como já o faço há anos....com esta mentalidade, demonstrada de uma forma geral no Clube, não vamos lá.