O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 19 de março de 2024

Não destruam os "artistas" com o sindroma CR7!

. 4 comentários

Muito se tem discutido o tema DiMaria nas ultimas semanas... e agora mais recentemente com o "aditivo" Kokçu.

Parece-me que, no geral, aplica-se o ditado popular que "em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Todos têm opinião e cada um olha para o caso desde a sua perspectiva, muito habitualmente sem se colocar nos pés dos outros e noutra perspectiva - até do próprio jogador.

A mim parece-me claro que os jogadores do SLBenfica querem ganhar os jogos! Porém também me parece claro que não acreditam na "formula" do treinador... o que faz a equipa "sobrecarregar" nas soluções individuais para problemas coletivos que o treinador e a sua tática não resolvem.

O que se passa com Roger Schmidt é o mesmo que se passou com Rui Vitória... na falta de treinador, os jogadores tentam resolver sozinhos. É isso que vemos no Rafa, e a uma outra escala, porque se trata de um grande jogador de nivel planetário, no Angel DiMaria. Ambos são jogadores de tremendos recursos e que, perante o desnorte global da equipa, que não tem recursos do lado do treinador... recorre em excesso à solução individual.

Portanto, o copo meio cheio é que temos um grupo de jogadores que quer vencer, que não atira a toalha ao chão. O copo meio vazio é que esses jogadores estão a actuar em total descrença do modelo do treinador e a tentar colmatar as decisões menos boas do treinador, com soluções e recursos individuais.

O mesmo aconteceu com a seleção durante anos... onde perante a falta de sentido do trabalho de Fernando Santos, todos levantavam a cabeça à procura que Cristiano Ronaldo resolvesse. Este, como qualquer grande jogador e que gosta de ser a solução, agarrava a missão e tentava... resolver. Pelo caminho, falhava muitas vezes e, quanto mais velho, mais isso se foi tornando evidente.

Isso mesmo está a passar-se com DiMaria... O jogador não está (eu próprio achei que sim) a sentir-se superior ao clube... pelo contrário, está a tentar dar o que tem e o que não tem para que esta passagem pelo Clube termine coroada de glória. E os colegas estão a tentar que seja ele a solução para todos os males.

Kokçu, talvez pela idade e temperamento, talvez pela sua cultura e percurso... achou que é melhor ser auto-critico no grupo e entre todos levarem o treinador a mudar o que está errado e faz com que neste momento se tenham desvalorizado os investimentos em Schelderup, Tengsted, Cabral, Marcos Leonardo, Rollheiser Jurasek e Kokçu - onde estão mais de 100M€.

Insisto, há um problema gravissimo e histórico de falta de liderança e, porventura, de recursos humanos mais preocupados com ser profissionais numa estrutura do que serem estrelas por fazer parte dessa estrutura do futebol.

Ainda nada está perdido, mas se nada mudar, não só iremos terminar sem honra nem glória... como ainda teremos desvalorizado vários milhões do Clube, o que a prazo poderá ter consequências gravissimas.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Por alguma razão o Capitão realçou que tinham que sair dessa merd@ onde estão metidos, ninguém percebeu!

    ResponderEliminar
  2. é simples desde o inicio da época que nunca funcionamos como equipa nunca fomos um coletivo.

    independentemente de termos, ou não, jogadores de enorme qualidades tens de ser um coletivo que enquadre os jogadores de enorme qualidade isso nunca aconteceu porque o treinador em vez que procurar o coletivo procura meter em campo aqueles que para ele são os onze melhores jogadores em campo e depois anda a distribuir os mesmo pelas varias posições nem que para isso a maioria deles jogue fora das posições onde rendem mais, alguns até completamente fora da suas posições.

    sem coletivo só te resta resolver individualmente.
    e quanto mais cansados e esgotados as individualidades tiverem, por falta de gestão, pior vão jogar e mais erros vão cometer, e a culpa é do treinador não é dos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o regresso do Neres ainda lhe veio baralhar mais as contas. Senão a alemoa faz birra no tuíta.

      Eliminar
  3. ONDE ANDA O PRESIDENTE? e o luisao nao poe os garotos na linha? o Braz até mete dó........ mas voces sao fantasticos a defender quem nao merece

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking