O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 25 de março de 2024

Kokçu: A corda partiu mesmo e quem perde é o SLBenfica

. 45 comentários
Ponto prévio: O SLBenfica não é o Real Madrid, nem o Kokçu é o Casillas ou Beckham... e muito menos o Schmidt é o Mourinho ou Capello. No SLBenfica, e em Portugal, não podemos dar-nos ao luxo de resolver conflitos de milhões em função do feitio ou embirrações de jogadores ou treinadores.

Olhemos ao histórico deste caso... 
Ainda em Outubro eu avisei que já começavam os problemas do Roger com o Kokçu. "lesionado" diziam eles.. quando eu o tinha apanhado a chegar à Luz em cima do jogo e com umas trombas a arrojar pelo chão. Foram algumas semanas de birra entre os dois até que o jogador lá voltou às tarefas que o treinador quer que ele faça, mesmo que ele não tenha caracteristicas para tal.


Fast forward: Depois do ultimo jogo, o João Mario defendeu o SLBenfica, o grupo e abriu a porta ao jogador... porém o Roger fechou-lhe a porta na cara ao "rasgar" completamente o Kokçu em publico, como já tinha feito com o Ody, algo que acabou numa ruptura total e com a saida do jogador.


Como consequência da declaração do treinador, o jogador veio reforçar o compromisso com o Clube e o respeito face ao treinador, mas entendeu que não deveria pedir desculpa e que demonstrar claramente que se sente desrespeitado pelo treinador e desvalorizado nas suas capacidades. 

A carreira do jogador é, legitimamente, a sua preocupação numa fase critica da sua carreira. Não pretende estar com um treinador que não potencia as suas caracteristicas. 


Sendo claro, a sua expectativa é que isto se resolva NO SLBENFICA, mas o treinador foi claro ao mandá-lo duas semanas para a seleção em vez de matar o assunto de uma vez... e além disso veio "matar" o jogador publicamente ao contrário do que fez o capitão.

Ora... está claro que o empresário do jogador se pôs ao caminho e vários clubes da Europa se sentem mais que preparados para dar ao jogador o contexto de jogo que melhor se adapta às suas caracteristicas. Na Turquia o jogador é um visto como uma referência de futuro da seleção e do país. É perfeitamente normal que estejam a tentar potenciar soluções para o jogador.


O maior erro, neste caso, está em como se permitiu o arrastar ao longo de vários meses uma situação de conflito entre um activo que foi a transferência / investimento mais caro do SLBenfica e um treinador que está a ser altamente contestado pelos adeptos do SLBenfica.

Ou ambas as partes estabelecem, como fez o João Mario, um principio de colaboração e empatia... e acima de tudo ambos reconhecem erros e necessidade de melhorar na atitude e nas ações, ou o maior prejudicado de tudo isto não será o jogador (que acabará transferido para outro clube que lhe vai permitir explorar o futebol que o notabilizou na Holanda), não será para o treinador (que acabará despedido com uma indeminização milionária no final desta temporada), será sim para o Clube que além do impacto desportivo ainda demonstra aos demais futebolistas que não sabem lidar com este tipo de situações.

Há aqui responsabilidades GRAVISSIMAS de liderança, como já o referi antes no post A falta de liderança é o maior problema do SLBenfica e como tenho vindo a referir há anos...

Se nada for feito isto vai acabar mal... e não sei se será apenas para o Roger e para o Kokçu... pois em 2025 haverá eleições e há facturas que teimam em ser muito caras...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. Realmente este treinador já mostrou que como condutor de homens é um completo ZERO. Para complementar a direção do Benfica são de uma incapacidade total para gerir um clube com a dimensão do nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  2. ah.....

    Isto já não é o meu "Novo Geração Benfica" !

    Então e onde está aquele desejo / esquema / croqui ? que, numa penada, assim, de rompante, resolveria TODOS os problemas de Liderança no MEU clube ?

    É que toda a gente sabe que os problema de liderança não são dinâmicos mas antes estáticos, a gente faz assim um desenho e pronto, os problemas estão resolvidos.

    Daí que seja penoso assistir - depois de 15 /20 post's "a cagar bitaites" de liderança -, à ausência de uma "postada" sem o tal esquema .......; Qual o leitor assíduo do blog que agora compreende o problema da liderança sem o croqui ? Nenhum !

    Vergonha !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo! Também já não é o NGB que conheci há muitos anos.
      Os mesmos defeitos que apontam ao Roger vão apontar ao próximo, e depois ao seguinte etc. Todos os anos são as mesmas criticas seja qual for o treinador.

      Eliminar
  3. O verdadeiro problema foi o valor de compra do Kokçu.
    Verdadeiramente aberrante.

    ResponderEliminar
  4. O Benfica não tem falta de liderança.
    LFV manda e desmanda no Benfica através do seu lacaio.

    ResponderEliminar
  5. Vermelho cor de Sangue25/3/24 14:34

    Estou pelo jogador e contra o treinador, principalmente se nos recordarmos de factos recentes. Cabral veio, não correspondeu ao que dele era esperado, depois engrenou e desatou a marcar golos decisivos. Recompensa do treinador: tira-o da equipa. Leonardo a mesma coisa. Neres emparelhado no mesmo saco. Ody despachado sem que ainda hoje se saiba porquê. João Victor, Lucas Veríssimo Jurasec, Ristic e Florentino Também esteve quase. PQP o treinador.
    E o pior é que parece que a coisa é contagiosa. Veja-se o caso que ninguém sabe o que é, pois ninguém vem dar explicações, entre a Jéssica Silva e a Patão..
    Rui Costa, 2025 está mesmo aí. Contei consigo e votei em si, mas agora só quero ver distância entre si e o meu clube. Desapareça e deixe governar quem gosta do Benfica. Até lá não conte comigo para aumentar a assistência na Luz. Em bom português, senhor Rui Costa, vá-se foder.

    ResponderEliminar
  6. Olha se todos

    ResponderEliminar
  7. "Se nada for feito isto vai acabar mal... e não sei se será apenas para o Roger e para o Kokçu... pois em 2025 haverá eleições e há facturas que teimam em ser muito caras..." - Querem ressuscitar o Gosma da Selva ? :-)

    ResponderEliminar
  8. Vamos a um facto: O que acontecerá a uma equipa, ao "chamado" balneário, e principalmente ao seu treinador, se cinco, seis ou sete jogadores, escolherem onde jogar? Sem mais, deixo a resposta a cada benfiquista.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vermelho cor de Sangue25/3/24 16:33

      Dava para pensar se não houvesse um passado semelhante bem recente
      Um caso, aceita-se, dois pode ser coincidência, três é incapacidade do treinador, coadjuvado pela bela merda do presidente.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada25/3/24 18:28

      A questão não poder ser colocada assim... Se te contratarem para conduzir um ligeiro e te meterem nas mãos um camião, também achas bem?
      Imagina que um treinador coloca um guarda redes a jogar no meio campo... Achas razoável?
      Porque será que se contratam jogadores para vários lugares de acordo com as suas características? Lembra-te do caso Bernardo Silva / Jorge Jesus... que correu mal, muito mal!

      Eliminar
    3. Das duas, uma!
      Ou foi o presidente que decidiu comprar um jogador pelo valor mais caro de sempre sem falar com o treinador ou foi o treinador que o pediu.
      É que para podermos dar opiniões mais acertadas deveríamos saber este pormaior primeiro.
      O facto é que, quando em condições normais se compra um jogador que foi considerado o melhor jogador dum campeonato do mesmo nível do nosso ou acima e pelo valor que foi, só pode ser colocado a jogar na mesma posição.
      E mais, pelo valor que custou, até a equipa deveria ser organizada de forma a que o jogador possa tirar todo o rendimento que o notabilizou e não o contrário.
      O Clube tem um défice enorme de golos fora da área e o rapaz marcou alguns quando estava a jogar mais adiantado.
      Teria razão o treinador se o jogador, a jogar na sua posição predilecta não desse rendimento.
      E aí uma conversa entre treinador e jogador para experimentar posição diferente talvez não tivesse um mau desfecho, mas aqui tudo funcionou ao contrário.
      Mas num ou noutro caso, nunca poderia a situação ter chegado ao ponto de rutura.
      Para além da culpa que a direcção possa ter também, seja na parte tática seja na parte de gestão de plantel, este treinador não está à altura do Benfica!
      E a direcção para lá caminha também.

      Eliminar
  9. O problema mais grave , é ter um suposto líder de balneário, vir, em público, “destruir” o jogador!
    Para o fazer , que o faça DENTRO do balneário , na presença de todo o plantel… JAMAIS em público!
    Desvaloriza o activo , e perde o jogador para sempre!
    Enquanto isso, outros jogadores , por verem o seu líder a “gerir” externamente , também deixarão de confiar nele!

    Resultado: o “líder” vai ser despedido, ganha uma enorme indemnização, e o jogador vai ser vendido ao desbarato!

    Quem perde? O Benfica, e, principalmente o seu Presidente (por manifesta incapacidade de liderar!!!

    Fellini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "matou" o valor de mercado do Ody, não deixou sair o Morato que tinha mercado e agora está sentado, mandou comprar 2 avançados, caríssimos e agora joga sem avançado e sentados no banco perdem muito valor, mandou embora o Gilberto vendido por tuta e meia e agora não tem segundo defesa direito...
      Este homem, posto a andar, sairá menos oneroso do que a andar a coser o Clube em lume brando!

      Eliminar
    2. Muito bem Lawrence.
      Só não vê isso quem não é um verdadeiro benfiquista a sério.
      O caríssimo presidente só tem um remédio que é assumir já o erro de principiante que fez ao oferecer um contrato milionário e escandaloso a um treinador fraco, fraquinho, fraquíssimo treinador e prometer e cumprir que jamais fará tamanho prejuízo ao Benfica.

      E venha o Mourinho. Só este poderá fazer do Benfica um Grande senhor da Europa como foi nos anos 60.

      Benfiquista a sério

      Eliminar
  10. Tanto se fala e pouco se acerta......
    Que certeza temos nós de que não houve já uma conversa com o jogador antes dele partir para a seleção?
    Que certeza temos nós de que o Kokcu falou mesmo com o treinador, as palavras do mesmo a um jornal Holandês?
    Não querendo ser advogado do diabo, mas misturar Ody com o assunto Kokcu é algo surreal, especialmente quando Ody já tinha feito uma birra semelhante com JJ que o levou ao banco por Helton Leite, na altura JJ foi sincero e direto com Ody a respeito de um jogo em que este esteve francamente mal, Ody não gostou e começou a ameaçar sair....JJ sentou-o no banco....Ody so voltou a baliza porque o Vieira apertou com o JJ
    Com o Schimdt mesma situação depois de na época passada ter feito uma boa época, Ody não fica isento de alguns golos por culpa propria e não aceitou ser chamado a atenção e fez o mesmo que a JJ, mas Rui Costa foi rápido e cortou mal pela raiz sem que muito se soubesse de conteudos da discussao
    Com Kokcu nada sabemos, apenas o valor do passe e de que o jogador está desanimado fruto de uma entrevista a um canal Holandes, um jogador que chegou "hoje" ao plantel, que sente alguns ciumes (com razao) com o tratamento diferenciado que existe entre ele e Di Maria por parte e equipa tecnica e por parte dos associados e adeptos do clube.......

    Nada de novo novos episodios para o futuro e quase que aposto num fazer de pazes com abraços e beijinhos e fica tudo bem ....

    Criar conflitos nas alturas cruciais da época é uma cena tão mas tão benfiquista...tanto com termos uma aguia no simbolo..


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro, tentar apresentar argumentos bem pensados e estruturados, desapaixonados e racionais, a malta que atira garrafas à cabeça do treinador é como tentar parar o vento com as mãos. Isso por aqui é lesa-pátria...

      Eliminar
    2. Caro Pedro, Pedro Guerra....

      Eliminar
  11. Mas os jogadores na epoca passada adoravam o treinador, este lhes dava tanto carinho como nenhum outro treinador ate entao o Balneario respirava saude por todos os poros a equipa jogou bem ate uma determinada altura e agora!!! nem a equipa joga bem os jogadores deixaram de gostar do Mr excepto Joao Mario, eu concordo com algumas opinioes aqui dadas o problema do Benfica talvez digo talvez porque nao tenho a certeza de nada mas concordo com a falta de liderança, porque o Benfica e atropelado em todos os quadrantes da (MDCSDQT) merda da comunicaçao social desportiva que temos e ninguem o defende a nao ser nos adeptos nos blogues o que e muito pouco.

    ResponderEliminar
  12. Grande Benfica by GB,

    o Kokçu vai resolver isso a bem com o MASTER SCHMIDT...

    e o TURCO é REFORÇO ao contrário do CARREIRAS...

    um jogador com a postura corporal do CARREIRAS...

    não pode representar o Benfica!

    as segundas-partes em Toulouse...

    e no antro da corrupção...

    assim o confirmam!

    ele contamina a equipa...

    de forma negativa...

    com aquela forma...

    de andar/correr!

    ele não é RIJO...

    concreto/conciso...

    como era por exemplo...

    o RISTIC!

    Até o JURASEK o era...

    com eles ganhamos a Supertaça...

    ao Porto em Aveiro...

    e com o CARREIRAS...

    levámos 5 no dragão!

    porque isto joga-se com HOMENS!

    e não com MENINOS de BANDOLETE!

    ainda por cima copinhos de leite...

    dá sempre merda na LUZ!

    ele deambula/saltita...

    ele é desmotivante tal e qual o WEIGL...

    o scout que o indicou na Luz...

    também devia ser posto na rua!

    o meu amigo BOTO tem de regressar á LUZ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Boto tem que regressar à luz e chamar por ti já que recusaste o Shaktar o Benfica vais a pés juntos, assim o scouting fica ao completo com a indocrassia africana Vem resmas, baterias, Tirs de africanos...

      Eliminar
    2. O TEU DONO ESCORRaçou o boto e agora choras por ele? afinal estás por quem?

      Eliminar
    3. Se te queres fazer passar pelo Coluna ao menos faz as coisas bem. O Coluna não gosta do Boto, já deverias saber isso visto que passas a vida a ler o blog dele

      Eliminar
    4. Boto??? Não me façam rir.
      O que diz que o turbin é um grande gr???
      O problema do Benfica é ter uma estrutura cheia de botos.

      Eliminar
  13. isto realmente é extraordinário ficamos a perceber se um jogador não chegar de cadeira de rodas não esta lesionado, e que se estiver lesionado vem com um sorriso de orelha a orelha em vez de uma trombas.
    mas com adeptos assim quem precisa de adversários para inventarem coisas.
    o jogador que estava com uma lesão inventada que até falhou a ida a seleção e os turcos tão interessados no jogador nem protestaram ficarem sem um jogador que nem lesionado estava.

    já pouca diferença existe entre estes posts e os do alucinado, a culpa dos maus desempenhos este ano são claramente culpa do weigl, já falta pouco para aqui se dissertar somos paus de bandeira e sombras do sol.

    para uma analise seria e honesta deste caso teríamos de saber se o jogador foi um pedido do treinador ou se foi uma imposição da direção sem isso tudo será um supomos.

    mas só agora com o caso do kokçu é passa a mensagem que não sabemos lidar com casos como este, a serio e a maneira como lidamos com o enzo e com o odysseas não passa mensagem nenhuma, esta malta deve viver na mesma realidade paralela que o treinador.
    e já agora este não será nem o primeiro nem o ultimo jogador mal aproveitado por um treinador e por isso descontente, se for feita a vontade ao jogador que mensagem também passa queres dizer.

    ResponderEliminar
  14. só para não dizer mal, qual a função do luisao do garcia e do brás? levar os meninos para as festas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cobrar o soldo ao fim do mês com todas as benesses que acarreta..

      Eliminar
  15. "ALBARDA-SE O BURRO À VONTADE DO DONO...", ISTO Ñ é só o treinador q é o problema maior do Benfica, o problema principal é a falta de Liderança q grassa no Benfica à décadas. Urge um Presidente à Benfica, com eles no sitio, sem MEDOS nem condicionado por outros interesses, e q esteja disposto a fazer tudo o q é necessário para DEFENDER o Benfica e os seus INTERESSES e isto para voltarmos a ter um Benfica à BENFICA, a começar por "VARRER" todo o "LIXO=DIRIGENTES" q por lá andam de volta do TACHO... Será desta q os sócios conseguem atirar as "ALBARDAS" ao chão???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente ficou agarrado pelos quilhos no momento em que por inexperiência, por estupidez ou por algo que nos escapa e que tem a ver com jogos de bastidores, esticou o contrato do incompetente do treinador para mais que um ano.
      E um ano, pelo que se vê, já seria demasiado.
      Agora, o bávaro do alto do valor da indeminização, caga para todos e, talvez por se ver criticado por todos os lados está numa de fazer mal de propósito.
      Ou, está tudo sobre controle e, "para o ano é que é!"
      Enquanto os lagartos saem da merd@ com o dinheiro da directa à champions!
      E o Benfica, para lá chegar, tem de estragar a próxima época com um início antecipado e, por isso, quebras de forma ao longo da dita.
      Entretanto, os porcos, feitas as eleições, lá vão aparecer na máxima força outra vez.
      Vai ser bonito!
      Quando é que o SLB lá chegará outra vez!

      Eliminar
    2. Completamente de acordo, JPaulo!
      Já digo o mesmo há algum tempo, mas estes sócios continuam sem quererem abrir a pestana.
      Viveram capturados durante duas décadas pela cultura de casta instalada no clube, dando provimento e apoio a um presidente vigarista como Vieira, e ainda não satisfeitos, foram a correr a votar no frouxo do Rui Costa, que mais não é que uma extensão do vieirismo, para que nada mude e tudo continue na mesma, com os mesmos vícios e defeitos, a que não é alheia esta degradação competitiva que o Benfica está a passar, não só no futebol como também nas outras modalidades, porque esta instabilidade interna que corrói o Benfica não tem só explicações a jusante no treinador, que eu saiba só existe um Roger Schmidt, mas a responsabilidade tem que ser toda endereçada a montante, a esta direcção incompetente.
      Os maus exemplos que vêm de cima replicam-se por toda a estrutura, como metástases cancerígenas que vão fragilizando o clube, pois o desleixo, o laxismo e o aburguesamento destes inquilinos engravatados do poder, preferem manter o comodismo e o situacionismo em vez de criarem condições ideais para se alavancarem as mudanças e reformas profundas que urge fazer no clube, para se arrumar de vez com a teia de interesses instalados neste regime feudal que se alimenta e beneficia deles, arrastando o clube para uma estagnação crónica e endémica, que estará para lavar e durar, comprometendo fortemente o futuro do Glorioso.
      Acorda, Benfica!

      Namouche

      Eliminar
  16. já agora alguém me sabe dizer em que ponto esta a celebre auditoria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá a mornar, quente não presta, colaram o tema do segredo de justiça, para ficar amornada os super processos prescrevem a auditoria vai junto ou então mesmo que tenha maroscas já prescreveu...

      Eliminar
  17. Respostas
    1. Q se saiba, nem a cozinha está em remodelação, nem os fogões e os TACHOS deixaram de funcionar e de serem MANIPULADOS, portanto será é uma questão de timing até os resultados serem "PARIDOS"...

      Eliminar
  18. Aqui nas calmas a ver a passagem de modelos do Mendes, pergunto-me se o master rodger também dá uma mãozinha nesta equipa.
    Só bolas para o lado e para trás, fintas e fintinhas e remates para o mato.
    Entre a ópera bufa da assembleia e esta da bola, rio-me mais um bocadinho com esta.

    ResponderEliminar
  19. Atenção a este nome:

    Pedro Santos

    Hoje, 3 golos pelos sub-21

    Mais atenção aos nossos eusebios do Seixal, em vez dos milhões por incógnitas (prestiani, sheldrup, rollheiser, tengstedt) e dos milhões por banalidades (arthur Cabral, juracek, kokcu, etc, etc)

    Ainda há mais: Martim neto, Henrique Araújo, paulo Bernardo, nuno Félix, etc, etc

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é tuga e custou 0…......vieirismo não sai mesmo…..

      Eliminar
    2. Com essas vedetas da formação o Benfica fica ao nível do Gil Vicente,
      Abram os olhos e deixem de alimentar mitos!

      Eliminar
    3. Oh anónimo,

      Com as vedetas que temos actualmente vê-m o-nos gregos para ganhar ao Gil Vicente, levamos 5 dos dragões completamente rotos, empatamos com o grandioso casa pia em casa, perdemos com o real boavistao, empatamos com o bayern de Moreira de cónegos, empatamos com o Manchester de Guimarães, empatamos com o Liverpool de Faro.

      Oh meu, para ter estes resultados mais vale
      Apostar nos baratinhos que pior que isto não fazem.

      Benfiquista a sério

      Eliminar
  20. Só um reparo:

    Hoje, não foi a primeira vez que falei no Pedro Santos, já venho a falar dele desde os quartos de final da youngth league em que ganhamos, foi ele quem arrumou o sporting nesses quartos de Final.

    Oh Rui Costa andas gastar milhões e desperdiças os tostões que valem ou valerão milhões.

    acorda para vida, Rui! Senão irás ficar na história dos outros piores presidentes do Benfica

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  21. De todos os Grandes Benfiquistas a Sério vivos, eu tenho a obrigação e o dever de eleger o Maior e o Melhor Benfiquista a Sério Vivo, o Grandioso José Augusto.

    Grande José Augusto, és o maior e melhor Benfiquista vivo.

    Um grande abraço, um grande aplauso de pé, uma grandiosa vénia e tudo de melhor e maior que existe te presto aqui com o maior orgulho e honra de seres um de nós, benfiquistas a sério.

    Viva o grandioso José Augusto.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  22. A Malta devia encontrar uma alternativa séria ao Rui Costa, alguém sem qualquer ligação às anteriores Direções, tempo de um novo Cosme Damião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada27/3/24 14:23

      Achas? Andaram 20 anos a votar num charlatão... Não quiseram ver o que se estava a passar, cegos de loucura pelo dono do palheiro que só andou graças ao Ministério Público. Ora se este é o herdeiro do grande amor destes sócios, achas que vão aprender?
      Analisa o discurso de ontem do Toni pois é bem elucidativo da cegueira que grassa na massa adepta. Disse ele:
      "Rui, prometo não te enviar mais para o banco. Quero que vás a jogo e durante muitos anos para levares o Benfica à glória que já deteve".
      Foi mais ou menos isto... Portanto, este vai ser como o Narciso que prometeu estar no Europeu auto convocando-se e só sai da selecção corrido por alguém com coragem e olhos na cara. O gajo acha-se eterno e insubstituível!!!

      Eliminar
    2. O Toni também é cego. Clarividente é a malta atrás do teclado... um pouco de humildade não vos ficava mal...

      Eliminar
    3. O Narciso, enquanto houver quem compre camisolas do 7, vá aos estádios só para o ver e com isso ele continue a fazer anúncios de champô, ninguém o tira de lá.
      Mesmo com exemplos vários de que a equipa rende mais sem ele.
      Mendes & Gomes rules!

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking