O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

SL Benfica - SC Braga: uma vitória saborosa!

. 38 comentários
Foi um jogo com emoção e incerteza no resultado, ou seja, o que se quer para quem paga um bilhete.

O SL Benfica, que é o que nos interessa, esteve melhor numas alturas que outras, mas há algo que ninguém consegue negar: a equipa voltou a acreditar em si mesma.

Quando assim é, a probabilidade de sermos felizes aumenta substancialmente.

Daí que mesmo com o arranque negativo e o golo do SCB, não baixaram os braços e por isso quando se luta a sorte do jogo às vezes sorri para nós.

O resultado é justo, o SCB foi combativo mas não foram melhores que nós, nem de perto.

A taça de Portugal é um objectivo chave para nós. É uma competição que temos descurado e não ganhamos desde 2017.

Uma palavra para o azeiteiro que treina o SCB: podes voltar com a azia que mereces. Liga ao teu amigo Conceição se quiseres. 

A palavra final é para o Artur Cabral: acredita mais em si e os resultados estão a aparecer.

Bora lá ganhar a Taça!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Bom resultado numa exibição pobre.
    Bastou ao Braga jogar com um meio campo reforçado e uma boa atitude competitiva dos seus jogadores para estragar o jogo ofensivo do Benfica .
    No meio campo Neves e kokçu contra 4 fica curto. Se a isso acrescentarmos uma atitude muito passiva da maior parte dos jogadores do Benfica que perderam a quase totalidade dos duelos.
    Põe outro lado o lado esquerdo do Benfica está coxo. Não só o morato não dá nada ofensivamente como o João Mário i o kokçu não têm pé esquerdo pelo que não dão profundidade.
    No lado direito o aursnes chega do ponto de vista ofensivo mas defende mal. O Benfica precisa de 2 laterais(especialmente o esquerdo) como pão para a boca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o Cabral ( ou o Musa) o Neves, o Silva e o Otamendi têm a atitude competitiva correta. O di Maria, o rafa e o João Mário têm péssima reacção á perda da bola e praticamente perdem todos os duelos. O Kokçu e o aursnes são muito macios nos duelos e juntamente com o morato têm muitos erros posicionais( o Silva tb)

      Eliminar
    2. Portanto, uma desgraça... Irra!

      Eliminar
    3. Só não concordo com a exibição pobre.
      A 1ª parte foi muito boa. Mesmo com a estratégia "suicida" de ter Kokçu/Neves e JM/Rafa/Di Maria, e todas as dificuldades que isso coloca na recuperação de bolas, o Benfica ganhou muitas bolas em zonas avançadas (sobretudo Neves e Rafa). O Braga marcou um golo às três tabelas e pouco mais.
      Na 2ª parte o Benfica perdeu o controlo até que marcou, completamente contra a corrente do jogo. O Braga entrou com meio-campo mais reforçado e o Djaló metido em cima do Morato causou perigo. Schmidt, mais uma vez, demorou a perceber que tinha de tirar JM e meter Tino para equilibrar no meio e ajudar os laterais (muitas vezes na esquerda). Depois do golo e substituição a equipa estabilizou.

      Eliminar
    4. João Mário este ano está muito abaixo do que fez o ano passado. Idem para Florentino

      Eliminar
  2. Caro Shadows,
    Como não consegui submeter um comentário ao teu post anterior (dava sempre erro), tento fazê-lo agora:
    Tenho muito respeito pelas tuas opiniões Shadows, mas a tua embirração com o Rafa, o único jogador verdadeiramente entusiasmante do Benfica em termos de ataque, capaz de arrancar em direcção da baliza contrária, ir para cima dos adversários e progredir em posse, é de uma injustiça e mesmo disparate a toda a prova. Querias o quê? Que ele fosse o Mbappé? Dou-te uma novidade: o Mbappé também falha e vale 200 milhões. Não é para o Benfica.
    Isto faz lembrar a história do João Pinto... quando o Benfica tinha uma equipa medíocre, Vale e Azevedo queria vendê-lo ao Corunha e ele recusou. Em retaliação, João Vale e Azevedo conseguiu convencer um enorme bando de acéfalos que João Pinto era um problema para o Benfica e acabou por empurrá-lo porta fora, rescindindo a custo zero e entregou-o gratuitamente ao Sporting. E os acéfalos aplaudiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comparar JVP a Rafa, é a mesma coisa que comparar um ferreiro rocher, a um corta unhas…
      Menos , caro consócio , menos…

      Mesmo sem cabeça, tenha alguma noção do ridículo!

      Fellini

      Eliminar
    2. Apesar de achar o JVP melhor jogador que o Rafa, é exatamente isso que eu penso.
      Pelas opiniões que vejo, parece que o Rafa tem que fazer as arrancadas que faz, mas devia defender como o João Neves e finalizar como o Halland... está tudo doido..
      O Rafa é só um dos melhores jogadores do Benfica....
      Vai ser como sempre, sai o Rafa e fica o Chiquinho e João Mário, que deve ganhar mais que o Rafa.
      É por tiros nos pés destes que não dominamos o futebol em Portugal como o Bayern domina na Alemanha .

      Eliminar
    3. JVP foi craque. Não teve uma carreira como Figo ou Rui Costa porque não quis, porque era melhor jogador que os dois. Foi sempre internacional, desde garoto até à história da Coreia. Levou a equipa às costas durante anos, a jogar ao lado de marretas do pior que passaram pelo clube.

      Rafa? É bonzinho...

      Eliminar
    4. RN - um gajo que podia dar dinheiro ao SLB com a sua venda e não o faz como se chama? sê burro mas sozinho ok?

      Eliminar
    5. 1 comentário para quem escreve neste blog: quando será o dia que escrevem que o SLB hoje em dia não tem fio de jogo? Mais 3 golos em contra-ataque. Não conseguem mais que isto…........... Contra equipas que só defendem é o enjoo de sempre…. Enfim...

      Eliminar
    6. Caro Felini,
      Já que revelou manifestas dificuldades de compreensão da escrita, passo a explicar em detalhe:
      Eu não comparei os jogadores, mas sim os processos. O Shadows tenta passar a ideia de que o Rafa só tem jogado melhor este ano, porque está em final de contrato. Isto é simplesmente falso. No ano passado Rafa foi super determinante, com uma primeira volta soberba. Foi ele quem marcou golos decisivos contra a Juventus, contra o Porto e contra o Braga. Deu o berro no último terço da época? É verdade! E os outros não?
      Também tenho lido que Rafa não tem legitimidade para querer estar ao nível dos mais bem pagos do plantel... a sério? Então quem é que merece mais? Só se for o João Neves, que corre por todos os outros juntos...
      No fundo, tenta-se criar uma ideia de que o jogador cria mau ambiente, é mau profissional, é mercenário, etc. e que por isso o melhor é correr com ele. Foi exatamente isto o que Vale e Azevedo fez em relação a JVP para justificar a sua vingança pessoal.
      Nunca defendi que o Benfica aceitasse qualquer valor para renovar com Rafa. Também acho que há limites, mas se for para repetir a história do sucessor de Grimaldo, então se calhar mais vale fazer m investimento (a nível de prémio) num valor seguro...
      Para o Santaoco: Quando a tua entidade patronal te quiser enviar para onde não queres, comes e não bufas, é isso? Que obrigação tinha JVP de aceitar ir para um clube que não desejava? Se ele tinha outras opções, como se comprovou, e optou por defender os seus interesses e os da sua família (recorde-se que a sua experiência no Atlético de Madrid não tinha sido boa) onde é que está a burrice? Tinha alguma obrigação de ir atrás do que queria Vale e Azevedo (e, atendendo ao histórico deste senhor, sabe-se lá para onde teria ido o dinheiro...)? Burros são aqueles que acham que um jogador deve aceitar acriticamente ser tratado como mercadoria.

      Eliminar
    7. Ao anónimo das 09:49,
      Eu penso exatamente o mesmo sobre JVP. Também acho que era o melhor da sua geração. Todavia, a impressão que ficou foi que nunca quis sair do Benfica por causa da má experiência, ainda muito jovem, no Atlético de Madrid (e já estava casado e com filhos à época, recorde-se) e porque tinha realmente amor pelo Benfica (e um bom salário, já agora). E é por tudo isso que sempre me indignou que tantos benfiquistas tenham comido toda a m**** que Vale e Azevedo lhes deu a comer em relação a JVP para justificar atirá-lo para fora do Benfica. Para os que não tenham memória recordo: JVP tinha contrato com o Benfica, não saiu em final de contrato.
      Por outro lado, não há que ficar surpreendido, tantos foram os benfiquistas que endeusaram durante quase 20 anos um gajo que mentia com os dentes todos.

      Eliminar

    8. RN,

      Só achei desadequada a comparação do caso de Rafa com o de JVP. Nem o jogador era parecido, nem a situação era igual.
      JVP era o símbolo do Benfica e o melhor jogador em Portugal, tinha contrato e não queria ir para lado nenhum. Foi dispensado por um vigarista maldoso.
      Rafa é apenas um bom jogador, e ninguém quer correr com ele. Está em fim de contrato e acho que a opinião unânime é que se deve tentar renovar apenas pelo preço certo.

      Compreendo a frustração com Rafa, que partilho. É um jogador cansativo para quem vê, porque decide muito mal e estraga imenso jogo. Além disso a sua personalidade leva-o a parecer muitas vezes desinteressado.
      O Rafa não está a jogar diferente dos outros anos. É de altos e baixos. Nem é JVP, nem justifica que se rebente com as contas por ele. Embora tenha ganho muito mais troféus que JVP, não é um grande da história do clube. Mas também não se pode negar o papel que tem actualmente na equipa.

      O caso de Grimaldo merecia um sacrifício pelo ano em que estamos, com o acesso à Liga dos Campeões a ser decisivo (para o Porto), mas o jogador queria sair de Portugal para dar o salto e chegar à seleção. Este ano o caso é diferente, e no caso de Rafa temos de confiar na direção (olha o que me fazem dizer!) para encontrar o equilíbrio.

      Eliminar
    9. Caro Anónimo,
      Antes do mais, sublinho o meu apreço pela capacidade de discutir e partilhar pontos de vista sem fazer deste espaço um divã de um consultório de psicoterapeuta, em que se deita tudo cá para fora e se aproveita para insultar os demais de forma gratuita.
      Dito isto, volto a insistir que, apesar de alguns comentários em sentido contrário, não há nada no meu texto que compare os jogadores Rafa e JVP e a sua qualidade. Absolutamente nada! Nem foi essa a minha intenção. A comparação está na questão da criação de uma perceção na opinião pública, em particular nos benfiquistas, sobre o que valem (ou valiam) os jogadores no respetivo contexto.
      Se há pessoas que não gostam do Rafa eu respeito. Não estou de acordo com as apreciações, mas respeito. Acho, no entanto, que o que o Shadows escreveu no post anterior ultrapassa os limites, porque coloca em causa uma série de aspetos, inclusivamente de carácter do jogador, sem fundamento. Além de que se trata de uma tremenda hipocrisia, porque quando a FPF quis fazer dele o bode expiatório para a derrota da Seleção nacional contra a Sérvia que nos obrigou a um play-off de apuramento para o Mundial, isto num jogo em que Rafa nem sequer esteve presente, os benfiquistas ficaram - e bem! - muito indignados, mas depois andam a levantar processos de carácter igualmente desprezíveis para justificar a não realização de qualquer esforço para renovar com o jogador.
      Claro que JVP era melhor jogador (apesar de também falhar golos...). Para mim foi o melhor da sua geração. Se jogasse nos dias de hoje, jamais o Benfica conseguiria segurá-lo por tanto tempo e nem ele resistiria à tentação da mudança (na verdade, nem sei como não saiu muito antes de Portugal, tendo em conta que jogou no auge da mafia dos Calheiros, Martins dos Santos, Fortunato de Azevedo, etc., etc., em que da ponta dos seus pés à ponta dos seus cabelos, tudo era bola para os adversários e para os árbitros).

      Eliminar
  3. Claro, com os padres a empurrar e os desdentados ao frio a berrar fica mais fácil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este enganou-se no blogue.

      Eliminar
    2. Deve referir-se ao jogo dos porcos com os amigos do Estoril

      Eliminar
  4. Não foi um jogo tecnicamente de "encher o olho" mas valeu pelo esforço, pela entrega.
    As lacunas estão patentes e se não forem resolvidas, mais jogo menos jogo virão mais ao de cima com os consequentes amargos de boca.
    Indo um pouco atrás, o dossier Rafa promete!
    Deduzo que é um rapaz diferente do corrente na forma de pensar e agir e tanto nos pode dar uma alegria como a seguir uma raiva.
    Quem de perto priva e convive com ele e aqui refiro-me aos tecnicos das diferentes áreas ligadas à performance, tem a missão e obrigação de compreender a forma de viver e estar de cada atleta e disso dar conhecimento a quem de direito para que qualquer decisão tomada seja no interesse primeiro do Clube e, se possível, do atleta.
    Próximo!

    ResponderEliminar
  5. mais uma vez a equipa tenta sair a jogar da mesma forma, e toda a gente já viu isso, e depois não tem capacidade para o fazer e perde bolas em zonas que não pode e isso acabou por dar origem ao primeiro deles.
    nunca podemos sofrer o segundo golo da mesma maneira que o primeiro e a culpa não é só do treinador os jogadores também tem de ter a inteligência, e alguns a experiencia, para perceber os erros e não os voltar a cometer.

    se em determinados jogos só dois médios centro é muito curto esses dois medios serem o kokçu e o neves é perder por completo o controle do meio campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, cometeram-se, melhor dizendo repetiram-se erros de jogos anteriores, e que nos poderiam ter saído caros. Ainda vamos bem a tempo de ir buscar um médio defensivo e laterais para o plantel. Já sei, temos o Tino e o Neves, o Aursnes tem estado bem, o Morato a melhorar, e o Bah quase a regressar, mas também temos Tengsted, Musa, Cabral, Rafa, Di María, Neres, Guedes, e Gouveia, mas fomos na mesma buscar o Marcos Leonardo, e estamos a ir buscar outros, portanto a justificação de já estarmos servidos não pega.

      Eliminar
    2. Correto. O kokçu é mais um 10 que um 8.
      Não tem capacidade física para box to box

      Eliminar
    3. Nos comentários há muita coisa. Vamos por partes.

      As saídas em posse pela zona central prestam-se a erros. É um risco com que se tem de conviver. Não tenho capacidade para analisar se os erros são individuais ou colectivos. Tem de se ver caso a caso.

      Os golos do Braga resultaram de erros no posicionamento defensivo nos cantos, não na saída a partir de trás. Tudo muito dentro da área sem ninguém atento à entrada da área. Foram todos defender o cesto e deixaram os atiradores no perímetro à vontade para aproveitar o ressalto.

      Na minha opinião não precisamos de um médio defensivo no imediato. Temos Florentino. Precisamos de um lateral que liberte Aursnes para o meio ou para substituir JM na linha de 3. Sem Aurnes preso à lateral temos 3 médios com capacidade defensiva, um especialista e dois multi-funções. Acho que chega para meia temporada.

      O duplo pivot no meio-campo parte de uma ideia de pressão elevada, com os médios recuados a tapar as costas dos 3+1 da frente quando a equipa não tem a bola, e estar atento à subida do lateral e aos contra-ataques na zona central quando a equipa tem bola. Tem de se ter pulmão e correr. E se a equipa quer jogar avançada os 3+1 da frente têm de ser muito bons na pressão, porque se o adversário passa as suas linhas à vontade (em posse ou em passe) os 2 médios atrás não vão conseguir cobrir todo o espaço.

      Os pivots são, na minha opinião, essencialmente defensivos, para cobrir espaços e cortar linhas de passe, com a vertente ofensiva a ficar para os da frente. Quando a equipa se instala no meio-campo adversário, a função (minha opinião) é "reciclar" posses de bola, no sentido de recuperarem rapidamente sobras da linha avançada e darem opção de passe para circular por trás com a equipa no meio-campo adversário.
      Daí que ter um jogador de carácter mais ofensivo, de passe, sem grandes características defensivas não seja o mais adequado. Em posse Kokçu dá muita capacidade de construção, mas arrisca muito. A defender Kokçu não dá cobertura e não tem um grande raio de acção como Neves, Aurnes ou Tino.
      Algumas equipas jogam com um dos 2 médios mais criativo, à imagem de Enzo ou Gundogan, mas nunca dispensam o Rodri ou o Busquets da parelha. Na minha opinião, sobretudo contra adversários melhores, o defensivo era sempre Florentino.

      Os 3 da frente não são o que devem sem os jogadores de um 4-2-3-1 com duplo pivot e pressão alta. Rafa não tem precisão de passe (perdas de bola). Di Maria e João Mário não correm (pressão ineficaz). No ano passado Ramos e Aursnes davam muito mais capacidade de pressão ao quarteto avançado, e Florentino estancava as bolas que passavam dessa linha.

      Acresce que este ano em certas situações defensivas o meio-campo a cinco do 4-2-3-1 do Benfica é um meio-campo a 2, porque Rafa fica muito próximo da frente, Di Maria não colabora de todo, e JM é bastante macio a defender. Facilmente são dominados por adversários em superioridade númerica, ou obrigam os defesas a sair da linha de 4 e criam espaços.
      Finalmente, na minha opinião os 2 do pivot não devem jogar a par, porque é fácil explorar os espaços entre linhas. Tem de haver alguém mais livre e outro a ficar mais central na posição 6. Neves sai muito da posição e Kokçu não ocupa a zona central quando ele sai.

      Peço desculpa pela longa diatribe sobre o 4-2-3-1 do Benfica deste treinador de bancada.

      Eliminar
    4. @MARK TRENCHER
      mas também acho que falta um lateral direito e um trinco que pelo menos seja alternativa ao florentino, já na esquerda a falta é evidente agora é preciso arranjar solução para os que lá estão primeiro.

      @anonimo
      eu discordo não são erros com que se tem de conviver, até porque existem outras maneira de sair a jogar, mas mesmo se fossem se estas a cometer sempre os mesmos erros algo esta muito mal pior quando os adversários já perceberam e identificam um filão.
      os erros são coletivos e tem a ver com a maneira como os jogadores se posicionam, de costas para o jogo, e isso depois isso potencia erros individuais.

      mas o ano passado já tinhas o aursnes no meio e já faltava alguém, mesmo acrescentando o aursnes ao meio falta sempre um medio porque como o aursnes não tem o dom da ubiquidade ele não pode ao mesmo tempo jogar no meio e jogar no lugar do joão mario.
      tres médios defensivos dava se nenhum deles se lesionar, o bah também chegava para meia época só que depois não chegou.

      o que dizes dois medios defensivos e do sistema completamente de acordo.
      e foi o que eu quis dizer com o meu ultimo paragrafo.

      Eliminar
  6. Vitória justa frente a um adversário com o qual ainda temos saldo negativo em jogos para a Taça de Portugal, mesmo depois da vitória de ontem. Gostaria de ver a mesma atitude do Braga contra os seus amos no próximo fim-de-semana, mas nunca acreditei no Pai Natal.

    ResponderEliminar
  7. And now... something completely different: Que dizer sobre a notícia do CM sobre uma suposta confirmação de aliciamento a jogadores do Rio Ave pelo empresário César Boaventura, para que perdessem de propósito, contra o Benfica?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um gesto altruísta , embora criminoso. De louvar a atitude dos jogadores que nunca aceitaram 1 cêntimo, não há testemunhas , nem provas de nada, mas acreditamos piamente nos brasileiros do Rio Ave....

      Eliminar
    2. Se nem com provas (como no caso dos nossos Adversários) houve condenação, muito menos neste caso em que há diz que disse, contradições e muitos interesses. Mais um caso e casinho criado pela Santa aliança do altis.

      Eliminar
    3. Dois dos denunciantes foram depois contratados pelo sporting de Bruno de Carvalho. Será muito especulativo pensar que foi uma compensação por serviços prestados?

      Eliminar
    4. É tudo mentira, aqui não há nada disso, é nos outros clubes, o César Falido Boaventura é um cidadão integro, nada apontar, até vai à missa aos domingos tipo o toupeira Gonçalves... Malandros esses do rio ave. E do Marítimo.

      Eliminar
  8. Apesar de tudo, e ao contrário do que dizem alguns idiotas que já quiseram trocar Roger Schmidt pelo evangélico Abel Ferreira, o treinador alemão, com um plantel cheio de flops e sem defesa direito e esquerdo, só por incompetência desta direcção e do seu scounting, apesar de tudo, nesta época, com Schmidt, já vencemos duas vezes os corruptos do Porto, já vencemos duas vezes os azeiteiros de Braga e já vencemos uma vez os betinhos de Alvalade, já para não falar da goleada aplicada ao Guimarães.
    Apesar de tudo e de todas as circunstâncias anómalas com que o cooptado Rui Costa não soube, mais uma vez, planear atempadamente um plantel digno desse nome, o treinador alemão vai fazendo milagres com aquilo que tem e que lhe deram.
    Jogadores sonolentos como João Mário e Florentino ou inócuos como Di Maria, já para não falar do intermitente Rafa, que continua a ter um complexo psicológico com a baliza, atendendo às muitas oportunidades de golo que facilmente desperdiça, são, na minha modesta opinião, jogadores que não devem fazer parte do próximo plantel, se realmente o Benfica quiser trilhar o caminho da consistência e da qualidade.
    Jogadores como Aursnes, António Silva ou João Neves, onde incluo também o guarda-redes Trubin, são exemplos pelos quais o Benfica deve apostar e manter se realmente quer voltar ser competitivo e confiável, como o seu prestígio e legado, dentro e fora de portas, exigem.
    Não é com esta obsessão doentia pelo mercado sul-americano, ainda por cima inflaccionado pelo próprio Benfica, que paga balúrdios por jogadores de qualidade muito duvidosa, que vamos lá.
    A estratégia actual delineada por esta direcção não difere muito da utilizada pelo vigarista Vieira: Rui Pedro Traz que o Rui cooptado Costa paga, em negócios tão nebulosos como as noites londrinas.
    Em resumo: temos um plantel desequilibrado e com muitas carências, em que o lado esquerdo da defesa não foi colmatado e o do lado direito muito menos, e já agora, deixem lá estar o Pedro Malheiro no Bessa, que está lá muito bem e tomem juízo, porque saber contratar no mercado da bola não é como ir a Espanha comprar caramelos, exige sabedoria e competência, que é aquilo que tem faltado a este Benfica, porque só desta forma encontraremos o caminho das vitórias e do sucesso.

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao Malheiro penso que não virá em Janeiro porque se lesionou, embora possa ser motivo para negociar por valor mais baixo.

      Não vejo nada no Malheiro para ser jogador do Benfica. No máximo se fosse baratinho podia servir de moeda de troca, mas isso são negócios sem grande interesse. Há iguais ao Malheiro de borla no Seixal.

      Eliminar
  9. Bom jogo.

    Na 1ª parte o Benfica foi claramente superior. O Braga marcou um golo que caiu do céu, num lance em que o Benfica está todo metido na área sem ninguém pronto a pressionar a sobra para a frente da área. O Benfica reagiu bem e teve sempre a iniciativa, embora poucas oportunidades. Perdeu poucas bolas, para o que é habitual, e conseguiu recuperar muitas no meio-campo do Braga. João Neves em todo o lado. Di Maria em lado nenhum.
    Na 2ª parte golo a papel químico logo a entrar, sem ninguém a "defender o perímetro" no canto. Pareceu-me que o Braga mexeu no meio e passou a pressionar a saída do Benfica com mais um jogador. Meteu Djaló para explorar o lado do amarelado Morato. Equipa em quebra e o treinador a ver. Golo de Aurnes contra a corrente do jogo, seguido da entrada de Florentino deram calma e solidez à equipa.

    Schmidt mantém a postura aventureira num jogo de maior dificuldade. Uma dupla de médios como Kokçu e Neves, a ter de simultaneamente "tapar" o trio JM/Rafa/Di Maria e ter de apoiar as saídas de Aurnes, vai sempre deixar muitos buracos e perder para um meio-campo adversário mais povoado. Acrescenta-se a triste tendência para às vezes Kokçu e Neves se posicionarem a par, o que é mel para quem saiba explorar o espaço entre linhas.
    Na segunda parte substituiu correctamente João Mário, mas com uns 10 minutos de atraso. Deixou ficar, erradamente a meu ver, Di Maria que parecia um pino. Assumiu o risco de deixar Morato com amarelo a defender em 2 contra 1 desde a entrada de Djaló (eu não o teria feito).

    Destaques individuais:
    - Jogão de Cabral. Golo à ponta de lança e toque genial no 3º. Muito bom a segurar de costas, bom a pressionar e a jogar com os colegas. Se continuar assim deixará de ser o "picanha".
    - Neves encheu o campo. Apareceu em todo o lado. Na sua correria incansável disfarça muito as lacunas defensivas dos colegas (e algumas falhas próprias de posicionamento). Tem hoje um raio de acção difícil de encontrar num jogador. Acrescentou muitas coisas a nível ofensivo desde o ano passado (ou perdeu a timidez). Já não o vejo apenas como um mini-Moutinho. Cometeu 2 ou 3 erros, mas acontece a quem anda sempre em jogo.
    - Rafa. Bom jogo. Não foi tão ineficaz na pressão, mas valeu-se sobretudo da velocidade para recuperar bolas, porque pareceu muitas vezes desatento. Como de costume falhou e acertou, mas esteve bem.
    - Di Maria. O pior em campo. Passa a bola e vê o jogo como ninguém, mas não se pode jogar futebol sem correr, sobretudo contra equipas melhorzinhas.

    Resumindo, vitória merecida, com boas exibições e também algumas das falhas habituais.

    ResponderEliminar
  10. Se tirar o JM e meter o Tino, assim, pode avançar o Kocsu a 10 e encostar o Rafa a esquerda, acho que o jogo seria mais fluido e a equipa mais equilibrada, enquanto não chega o LE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ser rápido o rafa não é um extremo, não é um flanqueado.
      Tem de jogar livre na frente

      Eliminar
  11. O comentador do Porto na cmtv Vitor Pinto afirma peremptoriamente que rafa é lagarto desde pequeno. Quando ele veio para o Benfica a voz corrente era que ele era do Benfica. Alguém sabe dizer a verdade?

    ResponderEliminar
  12. Dou luz verde á contratação do Francisco Moura.
    Morato a lateral emperra o jogo atacante do Benfica.
    Deixem a águia voar

    ResponderEliminar
  13. Porque razão o banco de Portugal não tira a idoneidade aos administradores dos bancos que fizeram o negócio dos vmocs com o sporting infringindo as regras de prudência e boa governação ao provocarem um prejuízo facilmente evitável ao próprio banco para beneficiar a outra parte.?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking