O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 9 de dezembro de 2023

SL Benfica 1-1 SC Farense: ineficácia a mais

. 71 comentários
fotografia: slbenfica.pt

Se há jogos em que o problema foi ser “menos” no de ontem, frente ao Farense, o problema foi, claramente, ser “mais” em tudo! Mais posse de bola, mais remates e remates enquadrados, mais atitude e, infelizmente, o que acabou por estragar tudo o que de bem se foi fazendo, mais oportunidades falhadas. O Benfica esteve melhor, mas não soube aproveitar o que criou e o festival de más finalizações acabou com um empate (1-1). A falta que faz um ponta de lança “matador”… Não sei quais são os planos para o mercado de inverno, mas espero que passem por corrigir a falha nas laterais e na frente. 

O momento da noite 

Ao minuto 64 teve lugar um dos episódios mais tristes e vergonhosos que vi no Estádio da Luz: assobios e lançamento de objetos na direção de Roger Schmidt no momento em que tira João Neves para lançar Gonçalo Guedes. Posso entender a contestação e as críticas que se fazem às escolhas do treinador, faz parte do futebol, mas jamais poderei aceitar que tentem agredir um dos nossos por não concordarem com ele. E não, isto não é exigência, como muitos apregoam, isto é cair no ridículo. 

Em conferência de imprensa Schmidt abordou e bem este tema ao dizer que o lugar de quem praticou tais atos era em casa. Só lamento que as suas palavras não tenham sido ditas por Rui Costa. Assim como lamento o facto de o presidente do Sport Lisboa e Benfica ainda não ter vindo a público defender o seu treinador. Gostava que o mesmo tivesse aparecido na CI para condenar os tais atos negativos de alguns adeptos e sair em defesa de Schmidt para acalmar os ânimos. Mas Rui Costa voltou a optar pela via do silêncio e a imagem que acaba por passar é a de que não está ao lado do treinador. E, de certa forma, a de que aquela atitude até nem foi algo assim tão grave. Não se pode dar espaço para que os adeptos achem que podem fazer o que querem. 

Ainda há uma longa época pela frente e se há coisa que não pode acontecer agora é haver falta de união e de confiança. Creio que neste ponto Rui Costa será peça fundamental para fazer com que isto não se perca.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

71 comentários

  1. Totalmente de acordo, com esta benfiquista a sério, ao contrário daqueles energúmenos, que espero tenham aprendido, "algo" com as palavras "sábias" do treinador do Benfica. Carrega Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roger Schmidt não tem condições para continuar no Benfica depois de insultar os sócios mandá-los para casa.

      A indignação dos Benfiquistas é contra a inaptidão, a falta de leitura de jogo e sobretudo a pouca transparência na utilização de jogadores que manifestamente não funcionam na equipa.

      Nesta situação só há um responsável: é Rui Costa pelas más escolhas que fez em jogadores .
      Comprou dois defesas direitos não jogam e nada valem .
      Comprou um ponta de lança, Cabral, e nada presta, e vem Rui Costa falar na adaptação do jogador. Pergunto : quando se compra por muitos milhões um jogador e não presta é por causa da adaptação? Os bons jogadores adaptam-se na semana seguinte á chegada ao clube.

      Os Benfiquistas têm que começar a perceber quem é quem, e quanto ganham, na aquisição e venda de jogadores.

      A incompetência reina no clube em escolher bem com menos dinheiro possível.
      O FCP com menos dinheiro e tesos como estão, compram barato jogadores pouco conhecidos, e neste momento estão á nossa frente e com uma trajetória nos campeões europeus que nós Benfiquistas. não estamos.

      Rui Costa foi excelente jogador. Como Presidente é uma nódoa. Está por provar que um excelente jogador se transforme num Presidente capaz.

      Eliminar
    2. ó anonimo nem todos tem palas como tu. os jogadores não prestam. supostamente iamos ter um presidente que percebia de futebol...........tá-se a ver os jogadores comprados. ja agora continuem a mimar os rafas e marias, que eles vomitam-te em cima

      Eliminar
  2. Roger Schmidt tem o direito e o dever de dizer o que disse em inglês ou noutra língua qualquer. Quem não gosta que não coma e que fique em casa. O Benfica não precisa de adeptos burros e arruaceiros. Ainda acredito na vitória do campeonato e sempre apoiei quando era preciso ficar pelo menos em segundo ou terceiro. Até lá aplicarei sempre. Nunca fiz o contrário. Os que vão ao estádio fazer vergonhas que fiquem em casa até irem fazer vénias e tecer loas no Marquês. Eu também gostava de andar sempre no barco da vitória! Feliz Natal a todos. A todos mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente apesar de todas as minhas críticas sobretudo à Direcção, depois a Roger Schmidt, e pontualmente a alguns jogadores, também continuo sinceramente a acreditar que podemos, perdão, vamos ser campeões.

      Obviamente a jogarmos o que andamos a jogar, seremos os primeiros... a contar do fim, mas acredito que seja apenas uma fase menos boa, talvez demasiado prolongada, e que vai passar, estamos cada vez mais perto disso.

      Eliminar
    2. O Schmidt tem o dever e a obrigação de treinar o Benfica que é para isso que é pago, e não o direito de mandar calar os benfiquistas na sua casa. Se calhar nem na casa dele manda e vem para aqui mandar os benfiquistas ficarem em casa. No Estádio da Luz mandam os benfiquistas que estão na sua casa. Se estamos contentes apoiamos, se estão descontentes manifestamos-nos. É um privilégio que nos assiste. O Benfica é dos sócios e dos adeptos que pagam para que o clube exista..
      E gostaria de ter visto o Rui Costa dizer isto em vez de vir apoiar incondicionalmente o alemão apelando à gratidão pelo que fez no passado. Passado é passado e estamos-lhe muito gratos por isso, pelo menos eu estou, mas estamos descontentes pelo presente e pelo futuro para o qual ele, Roger encaminha o Benfica. Hoje podíamos perfeitamente estar em primeiro lugar destacados e quedamo-nos pelo terceiro em sérios riscos de baixarmos para quarto na próxima jornada.
      Se você se intitula grande benfiquista e está contente com o treinador, eu que não sou menos grande benfiquista não podia estar mais descontente com ele.
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Tinha lá alguma graça estarmos em primeiros destacados com os dragartos a caminho da banca-rota?
      A indústria não quer isso e quem manda no SLB, da direcção ao treinador, sabem isso muito bem!
      Os sócios e adeptos que se aguentem à bronca, fiquem em casa, não reclamem, que é hora dos outros irem à gamela.
      O SLB tem cabedal (sofredores pagantes) que chega para passar por baixo da mesa dois ou três campeonatos que não fecha portas.

      Eliminar
  3. 1. Não foi o jogo pior que fizeram esta temporada, por isso a critica tem de ser temperada com alguma compreensão. Correram e atacaram muito (nem sempre bem), mas falharam muito. A ineficácia desta equipa no último terço não é apenas na finalização. A má qualidade no passe, sobretudo no tempo do passe, estraga imensas oportunidades. Di Maria tem 2-3 lances flagrantes em que estraga jogadas de golo por querer dar mais um toque na bola. E já nem falo de Rafa, que é o rei do desperdício.

    2. Tengstedt virou titular por marcar um golo ao Sporting? Não sei o que o scouting viu neste jogador e não sei o que o leva o treinador a pô-lo a titular. Mal por mal, prefiro Musa. A responsabilidade de não ter um avançado eficaz é sobretudo da direção. Sabendo que a qualidade na frente não abunda, acho que Schmidt devia jogar ocasionalmente com 2 avançados, como hoje após o golo do Farense.

    3. Alguma comunicação social parece que não percebeu (ou fez por não perceber) que assobiabela que Schmidt levou foi por tirar Neves. Sim, estava a jogar mal, mas é dos poucos que se entrega e recupera bolas. O meio-campo com Kokçu e João Mário não funcionou de todo. Teve sorte de marcar o golo numa jogada simples pela direita e num corte in extremis de Otamendi que impede um lance de golo.
    Apesar da vaia e do arremesso de objectos a Schmidt não ter sido a forma mais apropriada de demonstrar desagrado, na minha opinião Schmidt não tem razão em responder como fez na conferência de imprensa.

    4. Schmidt voltou a mexer de forma questionável. Tentou timidamente dar largura trocando JM por Guedes, mas manteve a estrutura e sobretudo a falta de presença na área. Conseguiu não melhorar o ataque e retirar capacidade de luta/recuperação ao meio-campo. Repito, teve sorte que depois do golo sofrido o Farense recuou para defender o empate. Não foi o Benfica que empurrou, porque os médios foram nulos. Quando quis ter presença na área a bola deixou de chegar de forma eficaz. Parece-me que as substituições devem obedecer a uma ideia estratégica. Eu não a percebi.

    5. Rafa e Di Maria não estão a render, mesmo que façam ocasionalmente golos e assistências. Compreendo que o treinador tenha dificuldade em tirar jogadores que têm capacidade de resolver um jogo num lance, mas jogarem os dois praticamente todos os minutos? Sobretudo quando vão sair no fim da temporada? Compreendo ainda menos os comentadores e adeptos que avaliam estes jogadores apenas pelas boas intervenções, ignorando a quantidade de jogadas que estragam.

    6. O futebol praticado pelo Benfica é muito complicativo. Abusa dos passes e tabelas, e os jogadores são muito lentos a decidir e soltar a bola. Beneficiavam com um jogo mais objectivo. Antigamente faziam-se uns treinos em que só se podia dar 2 toques na bola, ou que se tinha de chegar a baliza em poucos passes. Di Maria e Rafa tem de inventar menos e jogar com os colegas. O treinador está lá para isso.

    7. A ineficácia nos livres e cantos é inaceitável para uma equipa que se quer de topo. Não se vê nenhum trabalho. A bola parada, como o Farense demonstrou, é muitas vezes um factor determinante. De quem, senão da equipa técnica é a responsabilidade?

    8. Schmidt e os jogadores não podem armar-se em coitadinhos. Nem podem achar que está tudo bem, ou que têm crédito por terem ganho no ano passado. No desporto profissional o ano passado já pertence aos museus. A avaliação do trabalho faz-se do presente, e a equipa tem de se focar no que faz mal em cada momento, porque raramente há jogos perfeitos. Sem isso não se evolui.
    Os adeptos são os primeiros a confortar a equipa quando sentem que o trabalho foi bem feito, mesmo que a bola seja redonda e às vezes não entre. Não estamos nessa situação. Schmidts, Rafas, Cabrais, etc. têm de de aguentar, ser homenzinhos e trabalhar para fazer melhor.

    9. Não se ganha nada com limpezas de balneário ou despedimentos a meio da época. A limpeza (da tralha do Vieira) devia ter sido feita nas eleições. Agora é ir ajustando, sem precipitações. Quando voltarem a ter oportunidade de votar, escolham outro qualquer, sem medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só faltou uma coisa nesse comentário, assiná-lo. De resto, subscrevo uns 99% no mínimo.

      Eliminar
    2. Mas como esperar mudança se as casas do SLB são vieiristas?quantos votos têm?

      Eliminar
    3. Comentário com bons argumentos e visão. Apenas referir que ontem, o Di Maria foi talvez o melhor em campo. Sim, às vezes dá toques a mais e quer resolver sozinho, mas mesmo assim não o podemos criticar pelo jogo de ontem.

      Eliminar
    4. Parece coisa escrita pelo Pedro Guerra ou Nuno Farinha... eles andam por aqui, ao serviço da cmtv, cnn, ou de de quem lhes paga para ajudarem na lavagem ao cérebro de benfiquistas incapazes de pensar pel própria cabeça...

      Eliminar
    5. Caro Anónimo das 15:44, não concordo que Di Maria tenha sido o melhor em campo, e mesmo que fosse o melhor entre a mediocridade de ontem, isso não seria grande coisa. Nem sequer acho que tenha jogado bem, embora tenha ouvido a mesma opinião a outros.

      A minha justificação é que, por cada acção boa que Di Maria fez em campo, fez duas más. Perdeu-se, e à bola, em dribles estéreis, trivelas e passes às cegas. Fez quase sempre o mesmo movimento de cortar para dentro, o que se torna muito fácil para os defesas e dá para o guarda-redes fazer umas belas estiradas para a fotografia. Quando o assunto foi defender ou pressionar deixou para os outros.
      E sim, participou no lance do golo fazendo um passe trivial (para ele), meteu pelo menos duas bolas de golo para o Rafa, e andou muito com a bola. A seu favor tem sempre o não se esconder do jogo.
      Transpondo para o meu desporto, isso é como avaliar um jogador de basquetebol pelos pontos, sem ligar ao tempo que passa com a bola, ou um base pelas assistências sem ligar aos turnovers. Alguns jogadores estão muito em jogo, fazem muitos pontos e podem até ser os melhores tecnicamente, mas tem um impacto negativo no jogo. Entra precisamente no meu ponto da eficácia e na natureza dos desportos colectivos.

      Como disse no comentário original, em várias situações estragou lances, sobretudo na 1ª parte. Deixo dois exemplos que me deixaram de cabelos em pé:
      1. Um contra-ataque à saída da área do Benfica, com Tengstadt e Rafa á sua frente, 60 metros de espaço livre e apenas um adversário. Tentou fintar o defensor e perdeu a bola. Qualquer jogador de fim-de-semana chutava para a frente por cima do adversário para os colegas correrem para a baliza.
      2. Um lance de golo anulado a Tengstedt por fora-de-jogo, porque Di Maria decidiu correr mais 10 metros com a bola em vez de meter de imediato no colega aberto e directamente visível à sua frente. Um passe aparentemente evidente para um nabo, mas não para o único jogador do Benfica que pode realmente reclamar o estatuto de craque.

      Para mim os "melhores" do Benfica foram curiosamente os "laterais" improvisados Aurnes e Morato. Morato defendeu geralmente bem e subiu muitas vezes à área Não "jogou muito", mas foi melhor do que se poderia esperar. Aurnes tentou sempre dar opção de passe na direita, e quando Di Maria respeitou o seu movimento deu golo! Na minha opinião o pior foi Tengstedt, seguido de perto de Kokçu. Rafa foi na linha de Di Maria, muita parra e pouca uva.

      Eliminar
    6. Caro Anónimo das 16:15. Posso garantir-lhe que não estou ao serviço de ninguém. Limito-me a dar a minha opinião. Nunca fui adepto do Vale e Azevedo, nem do Vieira. Nem sou do Rui Costa presidente.
      Pense como quiser e vote em quem quiser. Não acho que o Benfica esteja no rumo certo porque ganha uns campeonatos de vez em quando, nem acredito em apoio incondicional a direções, jogadores ou treinadores.

      Eliminar
    7. Comentário Perfeito.

      Eliminar
    8. Já tu é que és o verdadeiro Benfiquista! Os outros à tua beira são uns pobres coitados oportunistas!

      Eliminar
    9. Não concordo. O comentário está pejado de “resultadite”.
      Bastava ter entrado mais uma das inúmeras bolas de golo feito, bastava o Guarda Redes do Farense ter feito uma exibição “quase perfeita”, em vez de “perfeita” (segundo a avaliação goalpoint e sofascore).. e estaríamos todos a aplaudir o grande jogo - e naturalmente a pedir mais eficácia, porque um 2-1 seria igualmente curto para a tremenda produção ofensiva que tivemos.

      Di Maria não acerta todos os lances, de facto. Mas Bernardo Silva também não.
      Sufocámos o Farense durante toda a segunda parte, com recuperaçoes altas permanentes. Sofremos numa bola parada. Fazemos 36 remates. Batemos todos os recordes de criação de lances de golo. E, verdade, todos os recordes de desperdício de lances de golo.

      Nada, mesmo nada justifica os adeptos da casa assobiarem a sua equipa. Muito menos naquele volume e intensidade. Não há desculpa para os adeptos mal comportados. Vergonha.

      Schmidt tem todo o direito de pedir que fiquem em casa. Não tem o direito de o exigir. E não o fez.

      Já agora, reveja o jogo e veja como, minutos antes da substituição, Neves está a coxear , chegando a colocar-se de cócoras numa pausa.
      Não duvido que o valente miúdo aguentaria os 90 minutos, mesmo limitado. Mas não estava em pleno. E João Mário entrou MUITO BEM para o miolo, trazendo pausa e bom senso à construção. Tanto que as ocasiões de golo até aumentaram depois da troca.

      Vivemos de resultados. Aceita-se naturalmente o descontentamento… com o resultado.
      Não aceito o assobio. A crise que os jornaleiros e paineleiros querem, a toda a força, para poderem ter algo com que encher chouriços durante largas horas de emissão, foi criada PELOS ADEPTOS QUE ASSOBIARAM.

      Há muitos anos, jogámos contra o Zenit na Luz. Perdemos. O jogo correu todo contra nós. Mas a Luz aplaudiu a equipa durante os últimos 30 minutos, sem parar.
      Nesse dia perdemos um jogo, mas os adeptos conquistaram a equipa.
      Ontem empatámos. E provocaram um divórcio. Vergonha na cara.

      Eliminar
    10. Caro Anónimo de 10/12. Talvez o comentário esteja influenciado pelo resultado, mas foi feito após ver o futebol no campo, não na televisão ou na internet, nem depois de ter visto repetições. Note que isto não diminui a sua análise, mas pode influenciar a minha.

      Não acho que a equipa tenha funcionado mal. É o ponto 1 do comentário. Mas também não acho que tenha jogado bem. Acho que funcionou mais ou menos bem a nível colectivo (o Farense veio jogar sem medo e sem autocarro). Acho que foi mau a nível individual, sobretudo do meio-campo para a frente. E acho que o treinador não fez nada para o melhorar.

      Se reparar, a maior parte do comentário fala de problemas que não se limitam a este jogo. Acho que Rafa e Di Maria estão fora de forma. Di Maria em particular deve descansar mais vezes. Tengstedt não pode jogar sozinho na frente.
      De resto Rafa e Di Maria estão, na minha opinião, excessivamente individualistas e a adornar demasiado os lances. Foco-me sobretudo na 1ª parte, e não nos famosos 36 remates que são em parte conseguidos depois do 0-1. Foram muitas más decisões e bolas perdidas. Acho que faz falta quem controle os tiques de craque dos jogadores, refreie o vedetismo e dê banco a quem precisa.
      Outros pontos do comentário focavam-se na falta de objectividade do ataque e nas bolas paradas, que não têm a ver directamente com o Benfica-Farense, mas são da responsabilidade de quem treina.

      Quanto ao jogo, não concordo minimamente que João Mário tenha resultado no meio-campo. Talvez a percepção no campo seja diferente da televisão. As ocasiões aumentaram depois do 0-1, porque o Farense recuou e procurou o contra-ataque (até aí o Farense jogou o jogo pelo jogo, mais aberto), e depois do 1-1 porque o Farense se retraíu mais (e cansou-se, ex. teve de trocar o ala pequenito e rápido do cabelo encaracolado, que deu muito trabalho). O meio-campo, na minha opinião deixou de recuperar bolas, e quem andava a "distribuir" era o Otamendi em passes compridos... E convenhamos, a "pausa" de JM seria desadequada a 30 minutos do fim de um jogo que se estava a perder e se tinha de ganhar.

      Não percebo nada de tácticas, mas acho que ao fim de várias décadas a ver futebol ao vivo consigo perceber pelo menos o que não está bem em traços gerais. E também tenho direito a dar uma de treinador de bancada. Aí vai: eu não teria tirado Neves, mas se tinha de sair acho que faria mais sentido tirar também JM, meter Gouveia na direita e Guedes na esquerda para dinamizar os corredores, e libertar Aursnes para o meio-campo. Teria ainda tirado outro qualquer da frente (não sei bem qual), para meter Musa ao lado de outro avançado (Rafa ou Tengstedt) e ter mais gente na área.

      A explosão da Luz na 6ª feira resulta do acumular de situações, e não do momento específico desse jogo em que o Benfica estava a perder com um bom bocado de azar. Resulta da aparente teimosia e incapacidade do treinador, e da sua relutância em substituir certos jogadores. Não perceber isso e atribuir a vaia apenas ao descontentamento com o resultado é confundir a estrada da Beira com a beira da estrada.
      Não concordo com os lenços brancos, e muito menos com o arremesso de objectos, mas acho que quem não quer ser assobiado quando falha nas suas responsabilidades (mesmo que parcial ou circunstancialmente com atenuantes) não está a fazer nada no Benfica. Vá para clubes menores, ou para os tais países de grande cultura desportiva onde não se assobia. Aqui é assim, e quem não aguenta o calor que saia da cozinha.
      Não vejo programas de comentário na televisão. Apanhei as declarações de Schmidt no noticiário e acho que perdeu outra boa oportunidade para estar calado. Não acho que deva ser despedido (desperdício de dinheiro, contraproducente, etc.), mas não havia pressa nenhuma da direção para ter aumentado e dar-lhe 4 anos de contrato só porque ganhou um campeonato no Benfica. Parafraseando um conhecido jornalista, noutro tempo neste clube até o primo do Rato Mickey ganhava campeonatos. E é assim que devia ser.

      Eliminar
    11. Muito bem! Claro e consiso!

      Eliminar
    12. Viva, caro anónimo das 10:55.

      Ponto prévio: um gosto discutir sem exageros, com respeito por opiniões contrárias.
      Também sou apenas treinador de bancada e nada mais. Terei tido, quanto muito, a vantagem de ver o jogo no estádio.

      Nada contra a sua opinião que JM também deveria ter saído. Nada contra a opinião que podíamos ter mudado para 2 avançados.
      Tudo opções plausíveis, que talvez tivessem resultado… melhor. Embora me custe dizer o que “melhor” seria. Naturalmente, ter entrado alguém que metesse a bola lá dentro (e não apenas uma vez) teria sido excelente. Mas “essa é fácil”. O que vi, depois da substituição, foi a nossa equipa a nunca desistir e a tentar o golo, de várias formas, somando mais e mais e mais oportunidades falhadas. Num cenário hostil. Em casa.

      Concordo consigo que Di Maria procura em demasia o passe de rotura e o último passe. Devia, mais vezes, jogar com o coletivo. Devia também, a meu ver, jogar apenas 60 minutos, ou jogar só os 30 finais.
      Concordo que Rafa devia deixar de dar toques bonitos e chutar a bola como deve ser.
      Gosto muito mais de jogadores tipo Aursnes, arroz com feijão, do que de artistas.

      São gostos, são opiniões.

      Quanto às bolas paradas, já não é opinião, é facto. Tem toda a razão em criticar a nossa tremenda ineficácia nesse aspeto.

      Posto isto, não concordaremos com a sua análise ao “coro das velhas”.
      A opinião, a crítica, é válida.
      O assobio, o apupo, naquela circunstância, naquele volume - e não vale fingir que não houve lenços brancos e arremesso de objetos - não tolero. Não é calor na cozinha, é malta a mandar caca para cima do fogão.

      Saudações Benfiquistas,
      Um Benfiquista.

      Eliminar
  4. Filipa, tudo o que deveria ser dito está na sua publicação. Servisse ela de exemplo para muitos do que escrevem aqui.
    Saudações Benfiquistas, Rui

    ResponderEliminar
  5. está no Benfica desde 2008 em funções diretivas. Não há grande surpresa no que Rui Costa oferece ou não. Como Presidente deixou a novela do JJ/Flamengo arrastar e arrastar.

    nestes 15 anos nunca se viu, ouviu ou sentiu. Deixou apenas que usassem o seu crédito e fama como jogador para executarem as agendas pessoais.

    84% votaram nisto. não podem estar surpreendidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O delfim está em envolvido nas Vieirices.

      Eliminar
    2. Concordo em absoluto, essa cena do JJ/Flamengo é mais um momento execrável de gestão. Rui não é o meu presidente, PONTO.

      Eliminar
    3. Se não é o seu presidente, então você não respeita os estatutos do Benfica.
      Se não concorda, está enganado. Vá ler os direitos e DEVERES dos sócios.

      A solução é simples. Deixe de ser sócio.

      Eliminar
    4. Não concordas com a política do partido no governo do teu país, vira espanhol ou outro qualquer!
      Boa!
      Eles andem aí!

      Eliminar
    5. O Lawrence confunde uma República com uma associação desportiva, um clube.

      Erra.

      As leis que regem o seu respeito para com a República não se equiparam às de um clube.
      A constituição de uma República garante direitos aos cidadãos, nomeadamente o de livre opinião. Mas é falso dizer que pode dizer o que quer. Não pode. Não só há coisas que não pode defender (por serem contra os ideais da República) mas também não pode faltar ao respeito a outros.

      Mesmo com essa ressalva, não se compara a um Clube. Num Clube não está quem nasce no Clube, nem está quem quer.
      Está quem o Clube quer.
      Se o Clube quiser, pode expulsar um sócio. Para ser membro de um Clube, tem de cumprir obrigações e tem deveres para com o Clube - expressos nos estatutos do Clube.
      Achar que o Benfica tudo deve aos sócios e que os sócios nada devem ao Benfica é um erro.
      Leia os estatutos.

      Eliminar
  6. Filipa, jornalista, se mandares o teu patrão comer nos entrefolhos, por não concordares com o baixo salário que te paga, o problema não é o salário, mas a forma como protestas? Fiquei confuso, esclarece sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém o mandou comer nos entrefolhos. Você não é patrão da equipa do Benfica. Nem empregado da equipa do Benfica.
      Quem faltou ao respeito não foi o treinador. Nem a equipa. Foram os sócios que assobiaram quem veste o manto sagrado e representa o nosso clube.

      Portanto:
      A) a sua analogia é uma bela caca.
      B) pior que assobiar e apupar a equipa - e você terá sido um dos que o fez - é ainda achar que fez bem.

      Faça um favor a si mesmo e ao Benfica: Mude de clube.

      Eliminar
    2. A analogia do J. Figueiredo é de facto fraca. Tirando isso a resposta do Anónimo parece-me que saiu ainda pior.

      Vestir a camisola do Benfica não isenta ninguém de critica, antes pelo contrário. Apupar e vaiar a equipa durante o jogo é contraproducente, porque enerva mais os jogadores, mas não é necessariamente falta de respeito. Insultar e atirar coisas é falta de civismo e de respeito, mas que diabo... um jogo de futebol não é uma missa! Já a declaração de Roger Schmidt e a resposta do Anónimo incomodam-me um bocadinho.

      A de Schmidt incomoda-me, em primeiro lugar, porque é desresponsabilizante, e revela pouco brio profissional e espírito competitivo. Revela sim orgulho, arrogância e teimosia. Nunca estive na posição de Schmidt, e acho que ele não precisa de justificar as suas opções nas conferências de imprensa, mas a declaração "redonda" que (me) bastaria era a defesa do esforço da equipa (que houve), um assumir do mau momento e demontração da vontade de melhorar, e a aceitação do descontentamento dos adeptos como natural e desejável num clube grande. Bastava isso, não era preciso mais.
      Mas não foi só a falta de auto-exigência (auto-preservação) de Schmidt que me incomodou. Incomodou-me o entendimento do treinador (e do caro Anónimo) do que é um clube de futebol e do que é o papel dos adeptos.

      Os sócios e adeptos são a força e a continuidade do clube. As direções dos clubes são escolhidas de entre, e respondem perante, os sócios. Essa conversa do ame-o ou deixe-o é muito pouco democrática, e dada a história e cultura do nosso clube até vagamente anti-Benfiquista.

      Quanto aos adeptos não serem patrões da equipa, permito-me discordar em certa medida. Concordo individualmente, não concordo colectivamente.
      Os adeptos é que fazem a riqueza do clube, que permite encher os cofres para pagar aos profissionais. Sem adeptos seriam apenas uns rapazes com jeito para a bola, que se juntavam ao fim-de-semana e treinavam depois de sairem dos seus empregos. Achar que não se responde perante o "tribunal da Luz" é achar que o futebol profissional existe num vácuo.

      Antigamente os jogadores viviam entre nós, nos mesmos bairros, treinavam nos campos da Luz, quando saíam cruzavam-se com os adeptos e se fosse preciso ouviam umas bocas. Passavam anos no clube, não tinham empresários... Hoje em dia os treinadores e jogadores vivem em torres de marfim e trabalham isolados nos centros de treinos, muitos são estrangeiros e não têm qualquer ligação afectiva ao clube.

      As direções têm seguido o mesmo caminho: vivem aparentemente numa bolha. Ultimamente acham-se donos do clube ou acima dos restantes adeptos. Têm canais de televisão e jornais onde quando querem vêm assegurar às massas que eles sabem o que estão a fazer, e que a sua função é bater palminhas.

      Assim, a única forma dos adeptos manifestarem o seu desagrado é a demonstração pública. É o reverso da medalha das festas no Marquês quando ganham. Não existe uma sem a outra.
      Não foi a equipa que foi vaiada (e mesmo que fosse não teria mal nenhum). Foi a substituição, ou melhor as opções continuadas do treinador, num momento em que o jogo estava parado e o alvo da crítica óbvio. Fora as eleições e assembleias gerais, que ocorrem a espaços, é a única das bases se manifestarem. É um bocadinho populista, mas é assim o futebol e o Benfica foi sempre um clube popular.

      A maior parte destes profissionais está 2-3 anos por cá, e isso não é suficiente para se armarem em sustentáculos do clube ou exemplos de Benfiquismo. Pessoalmente não aceito lições de Benfiquismo de um treinador estrangeiro que passará por cá uns anos no máximo, nem aceito que mande os adeptos e sócios para casa. O clube é deles. O clube são eles.

      Eliminar
    3. A política do partido único, tipo China ou Coreia do Norte!
      Quem não concorda, desaparece!
      Tantos recados destes em tão pouco tempo, representa que há ordem para isso!
      Então o SLB não era suposto ser um Clube exemplo de democracia?

      Eliminar
    4. @Lawrence basta ver a tropa armada que anda na ronda pela internet a atacar quem ouse criticar a direção e no fim da escrita tem o convite para a pessoa mudar de clube. Muitos tinham certos Nicks e agora passaram para Anónimos. Não é coincidência essa escrita a quem ouse criticar a direção para mudar de clube. Óbviamente que é ordens superiores que tem de ser cumpridas. O objetivo é claro ter uma massa adepta que apenas diga yes a tudo. Os poucos que ainda lutam contra isso são ostracizados e são alvos a abater. De certeza que já tiveste esse convite de mudar de clube

      Eliminar
    5. Ninguém está contra o direito à crítica! Ninguém está contra a possibilidade de discordar das opções do treinador!

      Mas desafio-vos a ler os estatutos do Benfica e os direitos E DEVERES dos sócios.

      E pergunto-vos: se não só permitimos, como apoiamos o que se passou, entenda-se: vaia monumental, assobios e apupos durante longos minutos, gestos agressivos, lenços brancos, arremesso de objetos - e, mais tarde, uma alegada tentativa de assalto à garagem do Estádio… então onde está o limite? Se tudo isso é “aceitável”, onde figura o inaceitável? Vale arremessar objetos, desde que não acertem? Vale invadir a garagem, desde que não seja para aleijar? Quem assobiar e apupar, deve depois ser impedido de celebrar quando é golo?

      Levanto o tema “pelo absurdo”, extremando o que aconteceu… porque EU não tolero o que fizeram, porque eu não considero que a reação fosse aceitável. O aceitável fica muito aquém do sucedido.

      Tudo o que fizemos foi dar lenha aos necrofagos que querem uma crise no Benfica. Os que vivem disso. Os que estão a soldo dos nossos adversários (em particular, aqueles que nos adjetivam de “inimigos”).

      Eliminar
    6. Este artista que tão elogios teve nos primeiros comentários lixiva que se farta, escorregou no bem falar e escrever, net works ao Serviço da Vieirada..... Isto de ser capacho não é bom para ninguém..

      Eliminar
    7. Nunca respondi a um anónimo, mas vou fazer uma exceção " anónimo das 21:20.

      Interessante e curioso que nunca vi aqui nenhum anónimo a achar inaceitável a agressão de lfv a um sócio do Benfica numa Assembleia Geral.

      Interessante também que nunca vi Rui Costa a condenar essa agressão. Estava na Assembleia Geral e o Rui Costa nem um abanar de cabeça esboçou. Nem uma palavra disse a esse respeito. O que demonstra bem o seu carácter.

      O que assisto é a um Presidente da Mesa da Assembleia Geral a adiar e adiar ler a ata dessa Assembleia. Porque será??

      Interessante.. Não é?

      Tal como é interessante que nessa altura li muitos " Anónimos " a defender a agressão de lfv.

      Nessa altura não pediste a ninguém para ler os Estatutos do clube!

      Os sócios têm direito a assobiar quem quiserem. Se eu concordo com isso.Não.

      Quanto ao uso de violência sou totalmente contra. A violência é a arma dos covardes. Agora essa violência tem muita culpa de Rui Costa por ter estado escondido e deixado o treinador a levar com todas as culpas.

      Eliminar
    8. Ao Mika, respondo, sem problema algum: engana-se.

      Aqui escrevi, e noutros blogs, a lamentar, criticar e exigir intervenção da Mesa da AG sobre a atuação de Vieira!

      Era só o que faltava, chamar-me de Vieirista!

      Vieira, nesse episódio, teria de ser alvo de sanção disciplinar! Não há qualquer dúvida sobre isso! O Presidente da Mesa da AG tinha esse poder. Acobardou-se! Foi lamentável!!


      Posto isto, não entendo porque esse episódio haveria de abafar este!!! “Whatabaoutismo”?! Não obrigado!!

      A forma como muitos neste blog confundem a defesa do Clube com a defesa de quem o representa revela a VOSSA incapacidade de entender o Clube.
      O Clube não é SEU. Nem meu.
      É NOSSO.

      Eliminar
  7. Bom-dia Filipa Claro, se é que é possível tê-lo. O meu, muito ao invés não podia ser pior.
    Os adeptos estão desgostosos e frustrados com o Benfica, treinador, presidente e jogadores, e convenhamos, com toda a razão. Daí procederem como todos os adeptos procedem quando a frustração ultrapassa os limites do razoável. Revoltam-se e contestam as más decisões do treinador e a displicência de jogadores principescamente remunerados que andam ali a fazer um frete.
    Se a culpa não é do alemão, então que faça o que disse e ponha o seu lugar à disposição. Mostra ter carácter e isenta-se de responsabilidades. Mas que saia sem exigências indemnizadoras, porque senão, só mostra a índole Mourisca de mais um mercenário do futebol.
    Por acréscimo deixo uma petição dirigida a Rui Costa para que despache com carácter de urgência Esse Cabral para que vá fazer para onde quer e a quem quiser os piretes com que ontem brindou os benfiquistas. Vá insultar a sogra ou a família dele e respeite os adeptos do clube que lhe paga os salários.
    E o Rafa também que vá pelo mesmo caminho. Não insulta os benfiquistas com piretes, mas insulta-os através do seu futebol que não passa de um gozar com o Benfica e os benfiquistas.
    Senhor Roger: estamos à espera que o senhor honre a sua palavra e abra a porta de saída. Como não sabe nem se interessa saber português, peça a alguém que lho traduza.
    Ou melhor, basta abrir a porta. Isso em alemão ou português todos sabem fazer. Roda a maçaneta e tá feito
    E agora, recuperar, ou criar coragem para o que nos espera na terça-feira, que, afigura-se-me, não fugirá muito, ou mesmo nada ao brilhantismo estonteante do Benfica da actualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que só comentaves no "Es a nossa fe´" ou na "Tasca do Cherba". Esá mortinho por ver o Benfica perder...

      Eliminar
    2. Corvo, deixar o Cabral ir embora agora em Janeiro foi o que ficou combinado quando o foram buscar à Fiorentina, um clube muito próximo de quem manda no Benfica, recorde-se. Ele que fique a "partir pedra" nas equipas secundárias do Benfica (recebe o mesmo ao fim do mês), e só saia ou no fim do contrato, ou quando pagarem a cláusula ou puserem isso nas contas clube,. Quem o trouxe para o Benfica tem experiência nesta última opção (martelar nas contas), ou não estivesse há tanto tempo à frente do Benfica, e é por essas e por outras que têm o rabo preso e nunca falam em defesa do Benfica.

      Eliminar
    3. O corvo: ave comum, normalmente omnívora mas também necrófaga.
      Representa a escuridão, a morte, a solidão, o azar e o mau presságio.

      Confere.

      Eliminar
    4. O corvo: ave comum, normalmente omnívora mas também necrófaga.
      Representa a escuridão, a morte, a solidão, o azar e o mau presságio.

      Confere.

      Eliminar
    5. CORVO pq razao defendem tanto os jogadores? para TE URINAREM EM CIMA E TU RIRES-TE?

      Eliminar
    6. Espero que o Corvo, depois do que disse de Cabral, agora que acabou o jogo contra o Salzburgo, não tenha celebrado a vitória e se recuse a ver qualquer jogo da Liga Europa.

      Ao menos mostre ter alguma espinha.

      Eliminar
  8. O rui costa como dirigente é o homem invisível.

    Nem ontem com o clube a ruir por todos os lados saiu da toca.

    Surpresa nisto? Absolutamente nenhuma!

    rui costa serve-se da fama de ter sido um bom jogador para ter um belo tachinho no SLB. O importante é ter o tacho o Benfica que se lixe. Agora que chegou a presidente pior ainda. Agora é que ele não deslarga o tacho de maneira nenhuma.

    Sinceramente já não sei se ele é apenas muito incompetente ou se é faz sabotagem de propósito.

    A incompetência é tanta e os erros são sempre os mesmos ano após ano que estou mais virado para dizer que ele sabota de propósito o Benfica. Que interessa a rui costa o Benfica ter uma temporada miserável.Mais uma.Ele sabe que para manter o tacho basta fazer uma boa temporada e três miseráveis que o tacho está assegurado.

    Infelizmente o rui costa será presidente do Benfica vitalício até querer. A não ser que aconteça uma visita do Ministério Público ao estilo de vieira. Se não fosse isso ainda hoje vieira era presidente

    Os sócios gostam de fazer mal ao Benfica.São masoquistas.Se não fossem nunca na vida teriam votado no herdeiro do luzinhas.Gostam de ver o Benfica na merda

    O Herr Schmidt é mais um treinador totalmente queimado para servir de guarda chuva ☂️ para o rui costa não ter culpa nenhuma. Tal como os treinadores anteriores foram eles todos queimados em praça pública para ilibar vieira dos maus resultados.O método de Rui costa é o mesmo.

    Os sócios esses vão fazer como sempre tem feito, vão bater palmas à incompetência?? Sabotagem?? e fingir que rui costa é um bom presidente e a única coisa que está mal é o treinador.

    O Roger Schmidt também foi o culpado quando perdemos o Penta. Quando fizemos 0 pontos na Champions, etc etc . Afinal o Herr Schmidt não estava nessas alturas.Estava era o Rui costa

    Enfim é o Benfica que a maioria dos sócios merece e quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eis um comentário que, ao fim de apenas um dia, envelheceu mal.

      Epa, mude-se para o fcPorto. Eles é que a sabem toda.

      Eliminar
  9. Concordo com tudo Filipa. A saída do João ontem foi bem pensada, infelizmente temos avançados de MERDA. Na minha cabeça surge uma ideia consistente, o principal responsável por isto tudo não é alemão (tendo no entanto óbvias responsabilidades), mas português. O Costa mantém a politica de merda do seu mestre, em vez de cortar a direito nas despesas , mantém um despesismo estúpido que nos obriga a vender, não é que sejamos obrigados a vender, é que gastamos o dinheiro que não temos ano após ano, cagões e incompetentes. Saber gerir é potenciar recursos e não gastar o que não tens, isso qualquer um de nós faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alegria,
      Desculpe, mas está errado.
      Quem me dera não sermos obrigados a vender. Mas somos.
      As contas do Benfica são públicas. Estão equilibradas, temos Capitais Próprios positivos, temos um saldo do triénio positivo.

      Mas só o temos graças às vendas que fazemos.
      Infelizmente, este é o nosso destino e a nossa natureza. O mercado onde estamos, o português, não nos permite ter mais receita operacional. Muito (e bem) já nós fazemos para a estimular.
      A despesa está fundamentalmente nos nossos jogadores e equipas técnicas, entre equipas A e formação.
      Reduzir despesa é reduzir salários - o que seria afastar os melhores.

      Todos gostávamos de conseguir reduzir despesa. Mas diga como.

      É falso, desculpe, que o dilema seja português. Tem clubes, pela Europa fora, com muito maior despesa - e despesismo! - que o Benfica.
      Muitos deles a atravessar crises financeiras tremendas. Outros a braços com os reguladores, em risco de severas multas e penalizações desportivas. Outros, “vendidos” a oligarcas, sheiks, magnatas do petróleo e empresas americanas de entretenimento, que se estão borrifando para os adeptos (e desconhecem até o conceito de “sócio”).

      Mas sugira, concretamente, como reduzir despesas, por favor. Todas as boas ideias são bem vindas, desde que racionais e consistentes.

      Eliminar
    2. Caro Anónimo de 10/12.

      Quanto a mim, o erro da sua análise vê-se na frase: "Reduzir despesa é reduzir salários".
      Esqueceu-se de várias opções: gastar melhor o dinheiro, manter os jogadores da formação pelo menos 2-3 anos, não renovar contratos com treinadores por 4 anos e o dobro do dinheiro, não contratar sardinha ao preço da lagosta, não fazer contratações por amizade ou sentimentalismo, não pagar comissões por transferências a tipos que não intermediaram nada, não pagar comissões em compras e vendas, não fazer negócios ruinosos com a NOS, etc.

      Quem me dera que o dinheiro que entra no Benfica andasse a correr dentro do campo, em vez de andar a correr contas bancárias.

      Eliminar
    3. Caro anónimo das 12:29, parece-me muito bem contratar sempre bem. E barato. Se tiver a fórmula mágica, por favor envie por e-mail para o Lourenço Coelho. Já agora, o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester City, o Liverpool e o Bayern Munique, entre outros (leia-se: entre TODOS os clubes do mundo) gostariam imenso de a conhecer também.

      Parece-me muito bem manter os jogadores da formação durante “pelo menos 2-3 anos”. Como aconteceu com Ramos. Como aconteceu com Rúben Dias. Como não aconteceu com muitos outros, porque nos ofereceram valores que, para a nossa realidade, não pode ser recusado! E porque ofereceram, aos jogadores, salários que nem podemos sonhar igualar.
      O ano passado tentámos manter Enzo Fernandez. Viu-se o sucedido.

      Mas acho bem que o clube tudo faça para os manter. António Silva, Neves, Ramos (como, antes, Rúben Dias, Félix, Renato Sanches), têm sido alvo de sucessivos aumentos de salário, numa tentativa proativa de retenção. Queremos mais?

      Não pagar comissões é, lamento, lírico. Pagar menos comissões, naturalmente concordo. Mas vá ver o que são as nossas comissões, em valores relativos (face ao volume das nossas vendas). Concluirá que não são altas.
      Já teve até alguns exemplos, este ano, do que sucede quando se fazem braços de ferro com empresários: Cher Ndour, Diego.

      Quanto ao negócio com a NOS, lamento, mas não foi ruinoso. Se comparar o comparável, verá que o valor do Benfica é superior ao dos nossos rivais (equipare prazos e o âmbito dos contratos celebrados). Se poderia ter sido melhor? Acredito que sim, mas temo que não (basta avaliar o ecossistema português, em que as 3 operadoras de cabo são co-proprietárias do canal que detém os direitos de todos os clubes… exceto o nosso). Não há um mercado concorrencial em Portugal. O valor não é estabelecido pelos clubes.
      Mas mesmo que pudesse ser melhor, o que não foi seguramente foi ser “ruinoso”. Longe disso.

      Receita mágica, não há. Só para o Sporting, que faz magia com VMOCs.

      Eliminar
  10. Grande Benfiquista Filipa,

    ontem na LUZ apenas nos faltou sermos beneficiados...

    pela ARBITRAGEM!

    o BENFICA jogou MAL?

    JOGOU sim senhora...

    o BENFICA tem PROBLEMAS na equipa?

    TEM sim senhora...

    mas...

    o PORTO e o SPORTING...

    também JOGARAM MAL contra o FARENSE...

    também tem PROBLEMAS nas suas equipas...

    mas ganharam ao Farense...

    porquê?

    porque foram PROTEGIDOS/BENEFICIADOS...

    pelas ARBITRAGENS contra os algarvios!

    agora eu não sou e nunca fui INGRATO...

    lembram-se do pré-Schmidt?

    foram 4 anos de jejum de títulos...

    DANKE ROGER! DANKE SCHMIDT!

    o RAFA falhou 4 ou 5 golos cantados...

    e a culpa é do MASTER ROGER?

    o alemão da BAVIERA o WEIGL que passeou na LUZ de SALTOS ALTOS...

    durante dois anos e meio sem ganhar nada...

    nunca foi assobiado na LUZ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-te curar Colunas...
      Tens a mania que percebes de futebol e só dizes disparates...
      Master Schmidt???!!!
      Master em quê???
      Só se for na ignorância sobre futebol!!!!

      Eliminar
  11. A seguir a uma época recheada de títulos,esta vai ser negra.Titulo de andebol feminino foi hoje perdido.No futsal levamos 5 do Braga.E por aí fora….

    ResponderEliminar
  12. No hóquei continuamos em grande…

    ResponderEliminar
  13. Filipa:
    Neste país onde a escolaridade e a justiça andam pelas ruas da amargura, como podemos exigir cidadãos bem formados?
    Para mais quando a politica é formar contribuintes consumidores apenas?
    Sobra o desporto para extravazar frustrações.
    Ao criticarmos as acções da turba temos de ter sempre o contexto e apontar também à origem, aos que tem o poder de que assim seja.
    O que se passa no SLB não é mais que um episódio deste drama que grassa nas sociedades contemporâneas.
    Tenho alguma dificuldade em separar o amor ao Clube do que a sociedade hoje enferma mas vou tentando.
    E sei que eu e meia dúzia de D. Quixotes que por aqui (ainda) andam já não vão a lado nenhum.
    Agradeço ao tempo em que nasci ter sido testemunha de tempos em que o Terceiro Anel e os Dirigentes eram gente cada um à sua maneira grandes Benfiquistas.
    Agora só vejo mercenários em que a sua vida se resume ao tamanho dos cifrões apenas.
    Viva o Sport Lisboa e Benfica de Cosme Damião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lawrence, tudo muito bonito e muito Eça de Queirós.
      Quer isso dizer que acha bem que os adeptos confrontem, assobiem e apupem a equipa, o treinador e os jogadores?

      Eliminar
    2. Onde é que eu disse que acho bem atirarem coisas ao treinador?
      Digo que o que se passa é o resultado daquilo que os que mandam, da politica até ao futebol, andam a criar!
      Escolas, é o que é, justiça, estamos falados!
      Mas big brothers e outras novelas do género são mato!
      O antigo terceiro anel também não dava grandes folgas e quem dirigia e jogava tinha que perceber a mensagem.
      Agora, até já o treinador manda os adeptos para casa e aqui no blogue os cartilheiros mandam o pessoal mudar de clube.

      Eliminar
  14. como disse ontem não se pode falhar o que se falhou ontem mas também jogar mais de uma hora com um cepo em campo, que consegue ser pior que o pringle, não é de estranhar e a malta fala do arthur mas o tengsted custou uma enormidade.

    já sobre os ajustes em janeiro duvido muito que se contrate alguém para defesa esquerdo por um lado e por outro duvido muito que neste mercado se consiga arranjar o ponta de lança que necessitamos até podemos contratar alguém mas será sempre mais do mesmo daquilo que já temos.

    a critica e a vaia ao treinador é aceitável e se ele não gosta esta na profissão errada e no local errado, agora depois a forma como foi feita essa sem duvida é injustificável como são os petardos e as tochas dos outros.
    mas depois a resposta do treinador ,ao contrario do que diz e dos jogadores, também ela não foi a melhor porque só piorou a situação e acabou por perder parte da razão que tinha.

    e ontem o problema não foi ter tirado o joão neves que nem estava a jogar bem, alias como já disse é um crime ele ser colocado a jogar a trinco onde não joga metade do que pode jogar, foi ter mantido o joão mario em campo que estava a jogar bem pior.

    ResponderEliminar
  15. O Rui Costa está com o treinador, portanto não adianta bater no ceguinho. Agora que os 3 grandes estão quase empatados, veremos quem é o primeiro a descolar!

    ResponderEliminar
  16. Carvalhal avisou: «o adepto inglês aplaude a equipa que joga bem, perca ou ganhe, seja a equipa dele ou a adversária. Em Portugal a história é outra...»

    Atirar garrafas a um treinador por não se gostar de uma substituição?!...

    Gente dessa não pode ir a um estádio nem ser permitida como sócia de um clube... mas talvez possam ser sócios num REFORMATÓRIO ou numa PRISÃO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão quanto ao arremesso de objectos. Não tem discussão.

      Quanto ao Carvalhal, será que o adepto inglês aplaude porque foi habituado a que o jogador inglês dê tudo, não se queixe nem amue, não faça anti-jogo e não sacuda a água do capote? Perca, ganhe, da equipa dele ou dos outros?

      Eliminar
  17. Mas mas mas, o q é q se esperava depois de se ter eleito um Presidente q manteve para aí uns 90% da direção passada??? Parece a politica e os politicos cá do burgo, vira o disco e toca o mesmo para se perpetuarem no poder. Ora ps ora psd vai para 50 anitos e depois o povo=trouxas, à espera q alguma coisa mude...

    ResponderEliminar
  18. Quando é que, por aqui, se começa a defender o Benfica?

    Sócio do SLB rumo ao 39

    ResponderEliminar
  19. Se me permitem o comentário e opinião, se calhar já entra no "dar espaço para que achem que podem fazer o que querem." Este texto da Filipa em blogues quase oficiais enfraquecem o clube. O verdadeiro problema é a vergonha de época que estamos a fazer, estivemos em primeiro por pura sorte. Um clube ganhador quer saber é dos problemas principais não em tentar e parecer bonzinho.
    A prioridade é mudar o treinador enquanto ainda há objetivos desportivos (vamos começar a perder todos a partir de agora) uns percebem isto, outros querem ser muito corretos e respeitadores, quero lá saber! queremos é ação e mudança para melhor, ferir sentimentos? coitadinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diga isso que os educadinhos benfiquistas moralistas que pululam por aqui, não gostam e ficam muito ofendidos. Há que apoiar Treinador, presidente e jogadores que tanto se esforçam para a felicidade da vermelha nação. Que culpa têm eles se a bola não quer entrar? Nenhuma, obviamente.
      Sejamos educados e aceitemos que perder ou ganhar tudo é desporto, que um dia virá em que a bola se canse da sua teimosia e acabe por entrar e nesse dia a felicidade a todos sorrirá.
      Enquanto esse dia não chega, deixo um conselho gratuito aos benfiquistas, que a segui-lo muito aprenderão do que é um jogo de futebol, com especial enfoque pelo praticado pela equipa do indelével Schmidt
      Os benfiquistas têm de compreender que Rui Costa, Schmidt, Rafa, J Mário, Cabral e mais recentemente Luisão, tudo junto é uma obra-de-arte.
      Sem essa noção cultural, dificilmente os níveis culturais e civilizacionais do povo encarnado, prosperam
      Posto isto, sejam educadinhos e civilizados apoiem e batam palminhas.
      Viva o Benfica.
      Abaixo os estúpidos e mal agradecidos contestatários.

      Eliminar
    2. Olhe Corvo, só espero que compreendam o sarcasmo no seu comentário, de resto é isso mesmo. Nós nunca fomos o típico adepto inglês do bate palmas e cala, nós éramos o Inferno da luz. E que ganhava jogos e épocas. Agora está tudo aburguesado, estádio em silêncio, comer e calar. Mas é isso, coitadinhos, a bola irá entrar, esperemos... Era o Benfica um clube vencedor.. agora um clube que vai vencendo.

      Eliminar
  20. Jogar contra 11 é complicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um morcão asnónimo numa de engraçadinho. Não obstante, acertou. Que o diga o sacrificado Casa Pia

      Eliminar
  21. ah, ah, ah! Vem aí a Champions!!

    ResponderEliminar
  22. Vieirismo: Achar que a Sad prevalece sobre o clube. Os sócios e donos do clube são meros clientes da SAD.
    Aceitar que os estatutos actuais do clube são democráticos. Aceitar que o presidente e o treinador estão acima dos sócios.

    Rui Costa disse que nunca viu nada assim. Já eu nunca vi um treinador mandar os sócios ficarem em sócio.

    Eu ainda me lembro de um jogo que eu vi ao vivo, contra o Milan, na Luz, época 1995, QUARTOS-DE-FINAL

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking