Este é um tema que me remexe muito os fígados, porque a maioria dos que agora andam a dar uma de defensores do bastião dos estatutos, não estavam ou não quiseram estar em 2010 quando andámos aqui a alertar para o GOLPE de Luis Filipe Vieira nos Estatutos actualmente em vigor.
Felizmente, 13 anos volvidos, perceberam a importância do tema... esperemos agora que não tenham alguma indisponibilidade para estar presentes na AG em que a proposta (inaceitável) da Direcção será votada.
Por falar em AG... e antes de entrar no problema do Estatutos, os mesmos serão obrigatoria e necessariamente votados numa AG, onde a Direcção escolha o caminho que escolher... terá que lidar com uma não aprovação, se esta malta aparecer e não repetir o mesmos erros de anteriores AG.
Há uma coisa que me distancia drasticamente de quem opta por um caminho de serem "criticos por definição". Na ultima AG, mais uma vez, voltou a acontecer o mesmo, com intervenções onde malta nova fazia piadolas e gozava com os mais velhos em vez de ignorar... e onde se pedia a palavra para "despejar" listas infindávels de criticas ou perguntas que encerravam em si mesmo criticas ou acusações.
Ora, todas as criticas são legítimas... mas despejar um chorrilho de 10 ou 20 perguntas / criticas por intervenção... esperamos o quê? Que o Presidente aponte uma a uma e responda? Ou as perguntas são retóricas e apenas para valer um "high five" dos amigos sentados na plateia?
Enquanto as intervenções desta malta não forem "ao osso", com uma ou duas questões de fundo a serem levantadas, detalhadas e exigir respostas e acções concretas dos sócios... as AG não vai servir para absolutamente NADA mudar.
Voltando aos Estatutos, penso que todos estamos de acordo que a AG de aprovação, a decorrer normalmente, chumbará a proposta da Direcção.
Da nossa parte, não deveremos ir para lá pedir a palavra para escalpelizar 50 artigos da proposta da Direcção, mas sim centrar todas as intervenções no modelo de decisão que não agrega as propostas dos sócios, não teve em conta sequer o trabalho da comissão e, como tal, não serve aos sócios.
Também devemos centrar a nossa intervenção em assegurar que a não aprovação não irá representar um adiamento até novos ventos favoráveis... ou para o próximo mandato. A revisão dos estatutos foi um compromisso do actual Presidente, que o mesmo tem que honrar mesmo que terminem sendo diferentes daquilo que ele gostaria ou mesmo que o momento desportivo não seja favorável.
Portanto, os "nervosismos" da "turma do twitter... aqueles 10 ou 20 que representam pouco, mas falam alto, devem ser centrados nos temas certos e não em agendas de destaque pessoal e grupal. O foco deve estar:
- Assegurar o CHUMBO da votação
- Garantir que o processo é alterado e que se discutem propostas alternativas e se podem votar artigos na especialidade.
Fará disto um processo longo no tempo, que terá que acelerar dado que tem que terminar antes do final do mandato? Pois, talvez sim... culpa de quem perdeu tempo e achou que poderia fazer passar isto (e no meio o novo modelo de remuneração) "a cavalo" de umas vitórias, tal como o fazia Luis Filipe Vieira.
Tudo o que for ir para a AG com feiras de vaidades, só vai fazer o jogo da Direcção e dos sócios que, sem paciência para tal, tendem a votar ao lado da Direcção.
Agora o pessoal escolhe... Disparar as cegas num sala escura ou pensar com clarividencia no SLBenfica e não tanto nas agendas e ódios pessoais.
5 minutos: Diário...
Há 16 minutos
Recuso-me em alinhar num voto CONTRA os novos estatutos, sem saber o que estou a votar contra e quais as alternativas que, no seu entender, estariam corretas!
ResponderEliminarDiscordo frontalmente da sua ideia que só uns novos estatutos criados por TODOS os sócios serviriam. É lírica e patética. Não quero sequer ponderar alterações nos estatutos propostas por muitos dos nossos consócios. Infelizmente, não me revejo em nada de muitos deles - que incluem lançadores de tochas, invasores de campo, assobiadores de jogadores nossos, assassinos compulsivos de treinadores e descontentes natos.
A partir do momento que abra essa porta, não estaríamos apenas a discutir as suas propostas ou a de grupos organizados minimamente aceitáveis… estaríamos a discutir AS DE TODOS. Somos 200 a 300 mil. Por favor.
Não quer dizer que o meu voto esteja garantido. Um voto contra, por razões concretas e fortes, é válido.
No entanto, sublinho: um voto contra IRÁ MANTER OS ESTATUTOS ATUAIS EM VIGOR. Que são maus!
Destaco ainda que não há nenhuma limitação, nos estatutos atuais - e espero que nos futuros - que restrinja um intervalo para os estatutos poderem ser revistos.
Ou seja, se os novos estatutos forem aprovados e forem melhores que os atuais… mesmo que não sejam perfeitos, serão um passo no caminho certo. Que apenas terá de continuar a ser trilhado.
Em suma, parece-me que a sua posição se resume a… Oposição, e nada mais.
Se fores um profissional pago para escrever isto ( lamento que seja essa a tua profissão) mas percebe-se o que escreves.Mandaram-te defender a direção desse por onde desse e tu fazes o que mandam e tentas manipular a opinião para que os menos inteligentes caiam e fiquem a pensar como tu.
EliminarSe és um simples adepto ( O que eu duvido muito para não dizer que não acredito) e não um profissional de uma empresa de comunicação não leves a mal mas és muito limitado na inteligência. Fica aqui um pouco explicado a razão para LFV ter sido Presidente do SLB.Os sócios do Benfica são infelizmente muito fáceis de manipular pela propaganda.
O Truta acha que eu sou pago para escrever isto?!
EliminarTá giro. Como é que posso provar o seu contrário? Mandando o meu recibo de IRS?!
As parvoíces que a malta mete na cabeça… é mesmo o tempo das teorias da conspiração.
Acusa-me de falta de inteligência e de ser pago para escrever… não diz é uma única razão porque está em desacordo comigo.
Olhe, eu não o acuso de estar a soldo de nenhuma lista da oposição, muito menos de ser pago por um clube rival, para fomentar discórdia…
Acho apenas que você é mal educado e mal formado.
Passe bem e fique aí com a sua inteligência toda. Não perderei tempo consigo.
Truta tiraste bem a pinta a esse anónimo. Deve pensar que todos os Benfiquistas são tapadinhos. Os estatutos em vigor são péssimos e os que a esta direção propôs péssimos são. Isto é defender os interesses do Benfica e só do Benfica e não de pessoas. Em primeiro lugar está sempre o Benfica.Quem não percebe isso que mude de clube.
EliminarNão vale a pena estar a discutir isto quando na tal auditoria foram capazes de dizer que estava tudo bem.
ResponderEliminarTodos nós sabemos que o dinheiro do Benfica foi desviado para muita coisa inclusivé para o casamento da filha dum dirigente, dinheiro para claques que não existem oficialmente, dinheiro para almoços de cartilheiros, vouchers para delegados e árbitros, pagamentos de contratos de bruxaria com intermediação de generais da Guiné, obviamente também há negócios de jogadores como os jogadores líbios, etc.
Meu caro,
EliminarUma auditoria forense não é uma investigação criminal.
O seu objetivo é verificar se os processos existentes são adequados, para garantir a correta fiscalização e responsabilização dos atos de gestão do clube.
Como exemplo: o pagamento de um ato de bruxaria não é necessariamente algo que deva ser o encontrado numa auditoria forense. Se foi devidamente autorizado e o negócio cumpriu trâmites legais…
Embora devamos estar de acordo que é um ato estúpido, nada tem de “errado”.
Em paralelo, o dinheiro dos vouchers nada tem de errado e muito menos ilegal. Corroborado pela justiça portuguesa e pela própria UEFA.
Não se confunda má gestão com conduta inapropriado. Muito menos com ilegalidade. Coisas diferentes.
Todos os expedientes abertos ao Benfica por norma e ao final de muitos anos cai por terra, o Benfica está acima da lei e das regras, a maioria política e judicial são Benfiquistas, normal que a auditoria não desse nada...
EliminarOs expedientes caem por terra por falta de provas e que se saiba não foi preciso tornar porvas em algo ilegal, como fizeram no caso do pito douradinho. Todas as acusações nasceram ou de denúncias anónimas ou de processos encomendados aos "justiceiros" da cidade do porto, os mesmos que se recusaram a investigar o universo do clube das kengas.
EliminarPara a próxima em vez de roubarem informação e a aldrabarem, tentem ser mais sérios. Até actores da sic usaram para se fazer passar por jogadores e os 2 únicos jogadores que arranjaram estavam ligados ao porto e sporting respectivamente, ambos acabaram a fugir do país para não prestar declarações.
A ideia de acusar o Benfica de tudo e mais alguma coisa é mesmo essa, passar a ideia de corrupção e ajudas judiciais. Entratanto vão sacando dividendos da arbitragem, como têm feito nos últimos 8 anos.
A aliança do altis já não engana ninguém, nem quando se fingem chateados, porque a seguir trocam uns quantos júniores por 10M e ambos aldrabam os R&C.
Pelas palavras do Anónimo das 20:57, devemos deduzir que a auditoria forense apenas serviu para sair dinheiro do Benfica.
EliminarEste anónimo das 7:54 cheira a lagarto à distância...
EliminarMas há dúvidas que tudo estará organizado para duma ou doutra forma os estatutos pulhas passarem?
ResponderEliminarA "oposição" está-se nas tintas para o bem do Clube mas sim para coisas mais pessoais e/ou mesquinhas.
Se calhar quem poderia fazer algo pelo Clube ou foi "queimado" ou desistiu de remar contra a maré e foi à sua vida.
Na politica está a acontecer o mesmo.
Quem "manda" nisto tudo sabe muito bem o que a casa gasta.
gosto tanto quando vem falar dos outros, os outros não fizeram não estavam, mas depois nem sequer um link para os tais alertas para o golpe do vieira, pois desapareceram por magia, deve ter sido um ataque informático.
ResponderEliminaro que temos alias é na mesma data da aprovação dos estatutos um post, do mesmo autor deste, a chamar brilhante ao vieira.
a seleçao serve para valorizar jogadores como se viu com gonçalo ramos. pq razao nao há 1 artigo sobre a chamada do galeno? anda-se a investir na formação para isto? naturalizar para agradar ao fcp? enfim este blog vale o que vale...
ResponderEliminarSantanhoco é coisa de Moçambique, bem me lembro de quando por lá passei ouvir essa palavra a cada passo!
EliminarExatamente. Ponta do ouro conheces?
EliminarPara melhor se perceber a forma de como os adeptos vivem a vida do Clube no seu todo é comparar, 24 horas depois deste post ter sido publicado, a quantidade de comentários comparados com posts sobre alguns maus resultados da equipa principal.
ResponderEliminarÉ que a maneira como os estatutos vão ser apresentados para votação aos sócios (decerto após uma vitória ou num dia e hora inapropriados) equivalem a muito mais que uma derrota, que pode ser corrigida no jogo seguinte.
Os estatutos não!
No meu entender as correções dos signatários dos estatutos são do interesse de todos os associados e devem s er levadas em conta.
ResponderEliminarPerdoem-me o comentário off topic mas meu deus, Bernardo Silva, Rúben Dias, João Cancelo, António Silva e João Neves, nas palavras e atitudes... Tanto Benfica.
ResponderEliminarPor mim estás perdoado. Agora vai na graça de Nosso Senhor e que Deus te abençoe.
EliminarLi o texto e os comentários, mas fiquei sem saber a razão da discórdia! O que querem mudar, afinal, que tanto furor provoca?
ResponderEliminarA Bola on-line, clicar nas notícias do Benfica e escrever em busca "A carta que Rui Costa ignora".
EliminarDeverá lá chegar e perceber.