O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 29 de janeiro de 2023

A Política Desportiva de Rui Costa fala muito do passado do SLBenfica

. 15 comentários

Sejamos claros: A política e prioridades de um clube em Portugal - um país onde a corrupção no futebol atinge niveis de impunidade e contaminação da política e justiça como em poucos paises - é basicamente definida pelo Presidente que cada clube tem.

O SLBenfica viveu três grandes momentos nos ultimos 40 anos, enquanto o FCPorto se dedicou a uma liderança orientada ao controlo, dominío e exploração de um sistema corrupto que ligava o futebol à política e à justiça:

- Até à saida de Jorge de Brito - o ultimo grande presidente - lideranças de paixão, de dedicação ao Clube e até de sacrificio próprio em prol do clube (especialmente este ultimo). 

- Com Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho como testa de ferro de Vieira e logo Vieira, vivemos uma época de "negócios". Uma trupe de empresários - alguns falidos, outros apenas oportunistas - viram no futebol e no SLBenfica a oportunidade de enriquecer e de se conectar com o mundo da política e da finança. O Benfica era o de menos.

- Com Rui Costa, parece que voltamos ao passado onde prima a paixão pelo Clube e o foco no modelo desportivo, porém com alguém onde as competências empresariais - infelizmente essenciais em pleno Sec XXI - são uma clara debilidade.

Uma coisa é certa, a apetência desportiva e menor apetência empresarial de Rui Costa são a antitese dos ultimos 20 anos de Vieira, o que demonstra claramente algo que se pode interpretar como "copo meio vazio": Rui Costa esteve 13 anos ligado a uma Direcção onde ele não tinha voto na matéria e ali permaneceu pela ambição (legítima) de esse silêncio e culpa por omissão lhe render um dia a Presidência.
Ou podemos ver como "copo meio cheio" de que esteve lá dentro mas, visivelmente como se pode comprovar, não fazia parte do processo de decisão do que lesou (nem do que beneficiou) o SLBenfica.

As melhorias, a nivel desportivo, são transversais a todo o clube e modalidades. A presença do Presidente também, assim como se vai notando um clube mais plural, mais atento, mais aberto, mais... Benfica.

Faltam muitas coisas ainda... eu não sou dos que espera pela auditoria porque sei que jamais daria em alguma coisa. O Vieira o que fez não foram crimes dentro do Benfica... procurar dentro não vai resolver nada. Ele limitou-se a gerir no sentido errado... mas ser incompetente para quem o elegeu não é crime, é burrice de quem o manteve.

Também não tenho urgência com os estatutos, porque até final do mandato, mesmo que alterados agora, não terão efeito. O importante é que estejam alterados até às próximas eleições.

O que mais me custa é mesmo a falta de postura agressiva de quem acha que vai mudar o futebol sendo diferente. Um romântico ou um crente... veremos. Até lá, pelo menos vamos vendo os adeptos abrir os olhos para o esquema que está montado a Norte contra o SLBenfica, com a complacência da Justiça.

Termino com um elogio tremendo ao futebol. Lourenço Coelho há muitos anos que era a minha escolha para liderar o futebol, os arquivos do NGB não me deixam mentir nem vir agora (como muitos) colar-me ao bom trabalho dele. Foi muito por isso que na altura decidi votar em RGS, porque além de grande benfiquista, entendia um Benfica liderado por gente competente. Os resultados estão à vista.

Neste mercado de inverno o SLBenfica resolveu 90% (veremos se não resolverá 100% nos três dias que faltam) dos casos excedentários, todos por cedências definitivas - ou seja não não foi "empurrar com a barriga", reforçou-se a equipa de forma cirurgica e ainda se segurou de forma intransigente um jogador chave. Basicamente, mantendo a palavra em TUDO o que Rui Costa disse que iria ser o mercado de inverno do SLBenfica.

O futuro merece ser visto com âmbição. Vamos a isso Benfica!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários


  1. ""Rui Costa esteve 13 anos ligado a uma Direcção onde ele não tinha voto na matéria e ali permaneceu pela ambição (legítima) de esse silêncio e culpa por omissão lhe render um dia a Presidência.
    Ou podemos ver como "copo meio cheio" de que esteve lá dentro mas, visivelmente como se pode comprovar, não fazia parte do processo de decisão do que lesou (nem do que beneficiou) o SLBenfica.""

    Há aí um erro pá, o Rui Costa é arguido, ou seja, ele sabia, ele participava, ele estava no processo de decisão, ele tomava decisões, ele assinava documentos, ele almoçava, ele viajava, ele ganhava salário.

    Não vale a pena esconder a realidade, ela é como o azeite, vem sempre ao cimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se já tens idade para usar o pc dos teus pais já devias ter idade para saber o que quer dizer "arguido", e não implica nada disso que queres concluir. Primeiro tem de ficar provado, para apenas depois deixar de ser difamação.

      Eliminar
    2. Anónimo 30/1/23 11:31

      Não fui eu que disse que o Rui Costa seria cúmplice, conivente ou totó

      Eliminar
    3. "o Rui Costa é arguido, ou seja, ele sabia, ele participava..."
      És tu sim. Está ali escrito por ti sem aspas, portanto é em discurso direto teu.

      Eliminar
  2. A NOITE E DIA

    O anterior até me custa referenciar o cargo que teve no BENFICA, tal a incapacidade, a falta de Benfiquismo, os interesses financeiros, a falta de respeito pelos sócios e associados, pelo próprio Rui Costa,pelos interesses que permitiu que se instalassem no futebol português, enfim mesmo assim ainda ganhámos umas coisinhas, mas tal deve-se à grandeza do BENFICA, que resiste a tudo e a todos, mesmo àqueles que internamente nos lesam, nos espoliaram, colocaram na lama, nos envolveram com gente menos digna, que permitiram todos os atropelos as valores, princípios e ética de um BENFIQUISTA.
    Rui Costa com tempo , que nos diz mais do que as palavras, com ações tem se distanciado, é diferente,
    não concordava, foi vitima de maledicência pelo arguido, que o manteve lá só porque lhe dava jeito, para
    manter a fachada de um Benfiquismo que não existia nele.
    Este post coloca a nú o que foi o BENFICA, os poderes que se instalaram no futebol português, dos quais
    por interesses obscuros de um pato bravo fomos cúmplices, de um virar de página que está em curso, do desespero dos corruptos, que não querem essa mudança, que usam as estratégias das quais nos acusam, que transformaram o futebol numa aldrabice, num antro de corrupção, manipulação, em que vale tudo. O Desporto, o futebol é um exemplo , muitas vezes o espelho de uma sociedade, será uma caminhada longa, mas é possível ser um bom exemplo em vez de ser uma escola sem valores, sem respeito por ninguém, de interesses obscuros, de mensagens de ódio. Vamos a isso, e viva o GLORIOSO, e não esquecer que a FPF, a LIGA, os direitos televisivos, marcarmos a nossa posição, por um melhor futebol. Noite e dia é a diferença, e uma luz mesmo que pareça longínqua, surgiu para o GLORIOSO e para o futebol.
    Jose
    Jose

    ResponderEliminar
  3. Rui Costa ama o Benfica e o Futebol. Vai acertar muitas vezes. Isso é suficiente, não votei nele, mas provavelmente votarei nas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  4. Com tanta bagunçada que este blog publica isto aqui está a perder o interesse. Dediquem-se à pesca que ganham mais.

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada29/1/23 19:09

    Um bom post embora eu não partilhe na totalidade do sentimento de esperança que ele emana.
    Preciso de mais tempo para que tenha a certeza da boa vontade e benfiquismo de quem pactuou mais de uma década com tantas situações que molestaram indelevelmente o meu clube. Não esqueço facilmente o silêncio cúmplice e oportunista de quem que se diz benfiquista e nada fez. Antes, comeu, calou e colaborou na destruição do bom nome do meu clube. Isso não é benfiquismo!
    Rui Costa, não passa de um vieirista encapotado que mais tarde ou mais cedo mostrará ao que vem. Oxalá me engane!

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com "O que mais me custa é mesmo a falta de postura agressiva..."

    Espero que essa postura apareça em breve e não apenas quando vir o seu lugar ameaçado.

    ResponderEliminar
  7. mas olha que o fernando martins foi um sacrifício próprio que ainda hoje o corrupto mor honra o compromisso de ficar sempre nos hotéis do fernando martins.

    o mais extraordinário é que agora consigas fazer essa analise sobre o vieira, que esta correta e com a qual concordo, sempre foi essa a minha visão, pena que não a tenhas tido enquanto ele lá esteve no poder, pior é que não só nunca a tiveste como andaste anos e anos a dar lustro ao mais melhor bom presidente de todos os tempos.
    e agora vens fazer um post como se não fosse esse o teu passado.

    e depois ainda continuas a lavar mais branco o teu adorado pulha, uma coisa é se com aquilo que estão nas contas se consegue provar que o dono do palheiro roubo e ai concordo contigo só com o que esta internamente pode ser difícil, mas só se sabe fazendo, mas ao contrario do que tentar lavar mais uma vez se for verdade aquilo que ele é acusado é roubo não é má gestão.
    curioso é porque é que desvalorizas sempre a auditoria .

    lourenço coelho é o diretor da área mais manter a maquina do futebol oleada e a funcionar no dia a dia e a ele se deve o bom ambiente que se tem visto no plantel resguardando o grupo de trabalho, coisa que se viu que o bras não tinha o mínimo jeito.
    mas o loureço coelho pelo que se veja não é ele que decide nem entradas nem saídas de jogadores alias o que se tem visto este anos é que tanto um como o outro passa pela alçada do bras que tem nesse aspeto feito um enorme trabalho mas mais uma vez convém distorcer facto para se ter razão e distorcer os mesmo para não se ter de admitir que não se tinha razão, em suma mais um numero de contorcionismo do mais alto nível.

    convém é dizer que não existia maneira de resolver as coisas sem ser de maneira definitivas já que a nossa cota de empréstimos estava esgotada, tanto estava que se teve de libertar um jogador para se poder fazer um empréstimo, e já agora o helton leite não era um excedentário poderia ser um jogador que não tinha qualidade para o lugar que ocupava mas não era excedentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa não acreditem em tudo o que lêem, onde é que era preciso libertar uma vaga nos empréstimos para emprestar o João Victor? Não sejam como os jornais que devem andar é entretidos com o chatgpt, a ver se ainda fazem menos, e vão ler as regras. Nem o Henrique Araújo, nem Dantas ou mesmo Ferro contam para os 8 empréstimos visto que são formados no Benfica.

      Eliminar
  8. o que foi lá foi, o que interessa agora é o presente e o futuro.
    sem medos, com muita coragem e com muita sabedoria o maior clube português tem de mostrar e demonstrar, em tudo, quem é o maior de Portugal não permitindo enxovalhos nem perseguições por parte de quem manda na fpf, na liga, na arbitragem, no ministerio publico, na pj e na comunicação social e exigir igualdade, imparcialidade e respeito ao Benfica a todos estes. A todos esses quem não cumprem essa imparcialidade, essa igualdade e esse respeito o Benfica tem de os desmascarar, agir e punir severamente todos esses detractores da verdade e da justiça.

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
  9. diz a Abola que chelsea dá 120 milhoes pelo Enzo.
    120 milhões + pagamento juros do factoring e negocio fechado.
    120 milhoes é muito dinheiro para recusar, venda-se já sem olhar para tràs

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
  10. O pessoal gosta mesmo de ser burro. Rui Costa agradece e Pinto da Costa também. Já ao postador tenho uma pequena questão:
    Afinal se o Benfica ganhar é mérito da direção ou como tu escreveste é o sistema que ofereceu este campeonato ao Benfica para manter Rui Costa Vieira no poleiro e controlar as negociações dos direitos televisivos a seu belo prazer? Benfica by Gb sff responde

    ResponderEliminar
  11. Vai aqui uma lavagem de Rui Costa que só mesmo o pessoal sem memória e com pouco cérebro caí. Infelizmente a maioria dos portugueses tem memória curta. Pelo meio os Portistas já nos apanharam em número de títulos e são o clube português com melhor palmares. Com a continuação da dinastia vieira agora passada para o afilhado Rui Costa que não sabia de nada , nada via , nada achava estranho , era tudo normal.
    Será que o Rui Costa nos anos e anos que dava palmadinhas nas costas de Vieira como bom afilhado que era tinha emigrado para Marte?

    Com a continuação da dinastia vieira mas agora com o nome Rui Costa brevemente seremos ultrapassados em número de campeonatos. Será o gozo final dos Portistas e nem Pinto da Costa nos seus melhores sonhos pensava ser possível.

    Enquanto isso existe escribas de blogs que queriam Vieira para Chairman vitalício do Benfica não era Benfica By Gb?Que espanto agora lavar os anos de Rui Costa ao lado do Chairman Vieira.

    Infelizmente a maioria gosta de ser tratada como acéfalo e o Benfica cada vez está mais longe de voltar a ser o melhor clube português. O maior ainda é o melhor infelizmente ja não somos à uns bons anos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking