O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Salvador conseguiu: Vai beneficiar com a luta de poderes!

. 15 comentários

Há muito que eu digo isto... em Portugal, não são os jogadores, nem os treinadores, nem o trabalho que ganha campeonatos, que sobe ou desde de divisão: Isso é decidido nos gabinetes da FPF, onde o velho tem uma influencia (sempre indirecta) única e imbatível.

O Governo há muito anos mudou o vergonhoso RJFD (Regime Juridico das Federações Desportivas), que muito possivelmente a maioria dos jovens que acham que o SLBenfica nasceu em 2020 ou nasceu quando começamos a perder o Penta nem sabem o que é.

Basicamente o antigo RJFD ditava que as Associações de Futebol que tinham mais clubes... tinham mais poder na FPF, pelo que juntas a AFPorto, Braga, Coimbra e Aveiro basicamente dominavam a FPF, pela mao do Lourenço Pinto - que todos conhecem por ser dos orgãos sociais do FCPorto e um dos rostos do Apito Dourado, juntamente com o Fernando Gomes... ambos como "pontas de lança" de Pinto da Costa.

Com a mudança do RJFD a ser trabalhada por vários anos antes de ter sido levada a cabo - dado que teve muita resistencia do Sistema, o FCPorto posicionou o Fernando Gomes na Liga de forma absolutamente tactica para voltar à FPF onde o dito novo regime e as decisões (curiosas) da Liga posicionaram TODO o poder futuro. Quando arrancou o RJFD, já ele lá estava para o implementar a bel-prazer do FCPorto.

Na prática, o FCPorto nunca deixou de controlar os esquemas de decisão... os contra-golpes sempre foram planificados. Quando se quis constituir a Liga e mostrar uma falsa independência, fabricou-se um campeão, durante 3 anos, para limpar o FCPorto... que com isso ganhou legitimidade para arrancar para varios anos de vergonha e escandalo com as arbitrangens, que culminaram no Penta.

O unico "problema" que tiveram foi quando o Vieira quis um lugar à mesa das decisões e não o deixaram. O Veiga assegurou-lhe esse lugar com a entrada de um profissional de topo e com quem conseguiu sempre estar um passo à frente nos bastidores do futebol português: Lourenço Coelho e Paulo Gonçalves, respectivamente.

A formula para resolver isto foi facil: lutaram contra enquanto quiseram e depois "compraram" o Vieira com varios acordos externos ao futebol - que era a unica coisa que interessava: enriquecer com negocios (transferencias e outros). Depois afastaram o Veiga com as denuncias, encostou-se o Lourenço por não ter nada contra ele... e agora repetiu-se a formula com o Paulo Gonçalves. Caminho livre... só que o Vieira "inchou" demais e acabou excluido da máquina pela proximidade com o Salgado e o Morais Pires.

Fast forward: Com a idade avançada de Pinto da Costa, o intocável, e com a lei de centralização dos direitos televisivos, abre-se uma nova vaga pelo controlo do futebol português. Entre os que apostam numa mudança pela verdade (como o Baia que quer fazer o caminho com o Rui Costa e convencer o Figo a apostar no Sporting), mas que não têm apoio no Dragão... até aos que querem ser parte da continuidade como peões do legado do velho... até ao excomungado que prometeu voltar mais forte que todos e imparável: Antero Henriques.

O primeiro movimento foi feito com a aproximação aos ciclos do dinheiro, através dos seus cargos na UEFA. Daí a sua presença no PSG.

Depois de ter "fabricado" uma fraude com o Andre Vilas Boas - os esquemas de proteção local e europeia valeram-lhe titulos que jamais seria capaz ao ser um treinador mediocre.

Seguiu-se uma demonstração que "até de fora" pode influenciar ao "fabricar" um flop que tem potencial mas jamais (longe disso) para ser o que querem fazer dele e conseguiu demonstrar que fazia do Sporting campeão.

Com a negociação da centralização dos direitos televisivos é preciso "fabricar" a ideia que a Liga é competitiva. Foi isso que ajudou o Antero a conseguir fazer do SportingCP campeão - interessava. E é precisamente por saber que teria que haver um "novo Boavista" como em 2001 - que sirva de "boneco" para mostrar a competitividade, que Antonio Salvador sabe que ao dar-se bem com o Sistema (e afrontando o SLBenfica), ia chegar a vez dele... finalmente.

A entrada do capital do PSG no SCBraga é pura maquilhagem deste esquema... que com isso dá entrada o Antero, como ha muitos meses eu dizia que viria a acontecer... com o objectivo final de entrada... NO FCPORTO!

O objectivo é muito maior do que o SCBraga. A ideia é controlar o FCPorto e todo o futebol português, por ocasião dos direitos televisivos.

Dito isto, e voltando ao que interessa, só o SLBenfica pode parar isto...

A formula é facil: Ter um candidato fortíssimo para a Liga, que faça os clubes entender que o modelo futuro sem Pinto da Costa e dominado pelos investidores externos será incerto, que precisam de romper com o Sistema actual e normalizar o futuro. Começar pela Liga já em 2023 e repetir a mesma atitude em 2024 com a substituição de Fernando Gomes. Só assim se pode voltar a ter campões que sejam os que jogam melhor e trabalham mais.

Ah e sim... se estão com duvidas, este ano interessa ao Sistema que o SLBenfica ganhe o campeonato. Tal como em todos os outros momentos, enquanto estivermos entretidos a falar do quão bons somos e jogamos... niguem se preocupa com o que se está a traçar para os proximos anos do futebol português.

Eles sabem que qualquer titulo do SLBenfica embebeda os benfiquistas, como bem sabem as viuvas que agora gozam com terem sido chamados de "garotões", mas que quando era importante ter levantado a voz, andavam apenas preocupadas em festejar no Marquês.

PS- Continuem com pressa com os Estatutos, isso sim é que interessa... ignorem que serve de tanto mudar os estatutos agora, como no ultimo ano do mandato, dado que só são efectivos para o próximo mandato... impliquem tambem com a auditoria, que obviamente não encontrará nada, porque os crimes obvios cometidos pelo Vieira quanto muito são considerados "má gestão" e isso ninguem se lembrou enquanto festejavamos... alem de que ser incompetente não é crime. Continuem a olhar so para dentro de casa (e não digo que não se olhe... mas nao se pode olhar SÓ) enquanto esta gente destroi o futuro do SLBenfica desde onde o podem fazer.

Foquem-se nisso e esqueçam-se do que se está a preparar no futebol português para perpetuar os "DDTs" das próximas decadas

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Espera, o Rúben Amorim é um flop?!???
    Lê-se cada barbaridade tua...
    Vê lá é se depois, quando o Amorim treinar o Benfica, não viras um Pedro Guerra e dás o dito por não dito. Não me surpreenderia.

    ResponderEliminar
  2. Naturalmente que o que está aqui escrito é uma convicção, mas que acho estar muito próximo da verdade.

    Embora num patamar que não nos interessa, mas é um reflexo de quem manda nisto tudo, existe conflito de interesses ao nível da UEFA. Como resolver o conflito de interesses se PSG e Braga estiverem na mesma competição? Já sabemos o resultado, só não sabemos as parcelas.

    A minha incapacidade é saber como contribuir, colocando a discussão na agenda mediática, já que me parece que os órgãos sociais não estão com interesse nisso, ou pelo menos não é visível.

    Digo que RGS seria um bom "agente", já não tem ambições diretivas, mas deixava um bom legado benfiquista! Claro que também teria de haver um sponsor que ajudasse com as agências de comunicação, de outra forma é passado a ferro.

    ps - off topic - sobre o post anterior do FS+FG - estão um para o outro, como o JJ estava para o LFV, por isso temos de gramar o Santos até o Gomes sair, depois se verá, embora pouco me importe. Só espero que ninguém do Benfica se lesione!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou de opinião que RGS seria um grande presidente para levar o SLB
      ao lugar que lhe pertence no panorama desportivo nacional e internacional.
      Já não penso o mesmo para dirigir qualquer organismo dirigente do futebol devido à demasiada ligação ao Clube, coisa que dragartos, pedreiros e satélites não aceitariam.

      Eliminar
    2. O problema de RGS é que os benfiquistas preferem tipos como o LFV e RC. Podem não ser farinha do mesmo saco, mas RC para lá caminha. O delfim Rui e suas bailarinas são incapazes de afrontar o sistema, mas com uma vitória aqui e outra ali de tempos a tempos a malta fica toda contente porque agora tem um presidente que já vai aos pavilhões e por isso está legitimado. Esta é a mesma malta que legitimou LFV anos a fio.

      Tardam em perceber que para o Benfica ganhar todos os anos, e somar boas presenças na Europa e quem sabe uma Champions, temos que ser nós a subir o nível de exigência e temos que eliminar o sistema corrupto que domina o futebol português.

      Em vez de ter um presidente que faça isso a maioria está contente por que o presidente vai aos pavilhões e vibra e salta com as vitorias.

      Não se esqueçam que este presidente é o mesmo que assinou de cruz durante anos a fio e não viu nada do que se passava à volta, que mantém na estrutura o cumplice que paga casamentos da filha com dinheiro do clube, que ficou à porta enquanto os outros iam roubar e que dá abraços a PC e ainda recebe o Proençinha na tribuna.

      #AcordaBenfica

      Eliminar
  3. DIZ A IMPRENSA DE HOJE:

    “”ANTERO HENRIQUE A APOIAR”” O BRAGA

    ISSO É PREOCUPANTE.

    HÁ QUEM DIGA QUE ELE APOIOU O AMORIM A SER CAMPEÃO

    COMO FOI ESSA AJUDA???

    INVESTIGUE-SE

    ResponderEliminar
  4. Em off-topic, estou a ver o Brasil-Coreia e cada vez me convenço mais das premonições do "foge ao fisco"!
    Campeões mundiais....da bisca lambida!
    É ver o vaidoso do Neymar a jogar exactamente como o narciso!
    Parado, à espera que lhe ponham a bolinha a jeito de marcar mais 9 golos neste campeonato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada5/12/22 23:10

      Achas? Essa convicção de que a selecção luso-brasileira poderá ser campeã, não passa de uma maluquice, de uma tonteria, de um convencimento bacoco!
      O Brasil pode ser tudo isso que dizes, mas joga mil vezes mais que a selecção do "foge ao fisco". Depois temos a França, a Argentina, a Inglaterra e a Holanda (não tenho presente de que lado da grelha estão) que metem a selecção do Narciso a milhas?
      Anda meio mundo maluco com a panaceia de que vão ser campeões! A jogar assim, acho que é já amanhã que se despedem! E depois o santinho além de colocar os jogadores a jogarem uma trampa, ainda vai colocar o Narciso em campo o que equivale a jogarem com menos dois ou três... É que ele só emperra o jogo dos outros ao terem que jogar para sua excelência... Aquilo é uma cagada em 90 minutos! Tem sido os piores jogos que vi no Mundial. Ganharam assim em França, é verdade... Mas ganhar dessa maneira só acontece uma vez na vida!!!

      Eliminar
    2. Ó companheiro, lê lá melhor a coisa, com um bocadinho de sarcasmo incluído e se calhar o resultado será diferente!

      Eliminar
  5. estão uma semana sem dizer pio, o que por estas alturas até é bom porque no caso nem as moscas entram só sai mesmo porcaria e de repente no mesmo dia nem deixam os posts assentar que vem logo a seguir fazer um sobre o mesmo tema.

    e com isto tudo até parece que o autor do post não andou anos e anos a dar lustro aos ditos do mais melhor bom presidente de todos os tempos.
    mas também o que esperar de alguém que diz que o paulo gonçalves era alguém que estava um passo à frente dos bastidores do futebol, a serio se alguém é o sistema é o paulo gonçalves já só resta o paulo gonçalves ir para o braga para ser o novo boavista.

    e queres ver que foi o sistema que encostou o lourenço coelho, e ou a achar que tinha sido o pulha de quem tu tanto gostavas.
    mas lá esta a tua maior preocupação são os outros adeptos que não partilham da tua opinião e não quem governa o clube ou quem o governou anos e anos olha se eles tivessem andado a dar lustro ao pulha como tu andaste o que tu não dizias.

    ResponderEliminar
  6. Então por que mantem o Benfica o lagarto do DSO à frente da centralização dos direitos?
    Não chegou a vergonha que fez no contrato com a NOS, que recebe das subscrições da BTV grande parte do valor que depois paga à NOS pelos direitos televisivos?
    E ainda obriga os benfiquistas a pagar 2 canais para ver todos os jogos do seu clube.
    E ainda dizem que recebeu prémio pela celebração deste contrato!
    Só a investigação deste contrato dava para o culpar por gestão altamente danosa!

    ResponderEliminar
  7. Ja disse mais do que uma vez... o Benfica vai ganhar os proximos 3 campeonatos so para "mostrar" que mesmo contra tudo e contra todos o Benfica e mais forte e nem mesmo a centralizacao pode mudar isso... por isso, e como somos "maiores que os outros" vai abrir as pernas e ceder porque "ha que defender a industria" e "o Benfica nao joga sozinho".
    Faz tudo parte da narrativa e infelizmente para o Benfica, as declaracoes do Rui na ultima reuniao sobre este asunto apontam nesse sentido e o Benfica vai mesmo ceder.

    ResponderEliminar
  8. Essa afirmação do BGB de que interessa ao sistema a vitória do Benfica no campeonato é completa e inoportuna fantasia e só tira mérito a esse possível sucesso.

    ResponderEliminar
  9. Estou como tu, Shadows. Era-me (quase) indiferente o Otamendi e o Enzo serem campeões do Mundo, o que eu quero é que sejam campeões de Portugal. Quanto ao resto, como não tive oportunidade de acompanhar a 100%, não tenho opinião relativamente à questão de ter havido "mão de Maradona" a amparar a Argentina. Em todo o caso, de relevar o facto do campeão do mundo ter começado o Mundial com a primeira surpresa do mesmo, e depois desse jogo sinceramente pensei que iria ser mais uma daquelas campanhas muito coloridas e ruidosas da Argentina, que como sempre iria acabar em choradeira no final. Uma espécie de Brasil um pouco mais discreto, mas constantemente com resultados aquém do seu potencial, à semelhança do próprio Brasil.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking