O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 25 de setembro de 2021

Lição da AG e os 5 Principios base para olhar para as candidaturas

. 45 comentários

Feliz ou infelizmente a maioria dos "guerrilheiros" ontem ficou em casa. Os que andaram a apelar que "salvaram o benfiquismo" no dia 17, ontem acharam que não era importante discutir o R&C e outros temas importantes para o SLBenfica.

Notem que quando falo dos "guerrilheiros" não me refiro a quem não está de acordo com esta direcção, mas sim aos que não o sabem fazer sem recorrer aos gritos, arruaças, insultos e ataques, basicamente os comportamentos que estão habituados nas redes sociais e que um comentador já deu nota ser a realidade actual - apenas se esqueceu, convenientemente, de dizer que é valido para todos e não apenas para os que atacam o seu (fugitivo) candidato.

Aos que diziam que a AGE era demasiado proxima das eleições, que não dava tempo, etc... gostava de lhes lembrar que desde o anuncio da data das eleições (porque que as mesmas iam acontecer já todos sabiamos) passaram 23 dias salvo erro! Até ver, ninguém tem assinaturas recolhidas, candidaturas entregues, programas divulgados e, mais importante, listas apresentadas.

Desde a AGE passaram 7 dias... e nada! 

Num clube que esteve a votos há 11 meses, não consigo entender o quão dificil é apresentar um projecto aos sócios. Já ocorreram duas AG e em nenhuma foi possível ter um espaço de intervenções dos sócios a chamar a atenção para aspectos dos programas eleitoriais ou para a falta de determinados pontos em certas candidaturas.

A fazer fé nas notícias da imprensa, Rui Costa está a fazer algo que lhe era exigido: Renovar totalmente a equipa de Direcção e Gestão, tendo deixado entender que não vai virar a cara a fazer cedências e compromissos para criar uma lista aglutinadora. Braz Frade já acedeu "unir esforços" com Rui Costa e Francisco Benitez pode seguir as suas pisadas (ou não, veremos).

Mas uma coisa é certa e ficou evidente da noite de ontem:

- Rui Costa demonstrou uma tremenda falta de conhecimento da gestão do Clube e uma colossal falta de à vontade para discutir os temas relacionados com o R&C - tanto que optou por não o fazer.

Ora, isto abre-nos dois elementos que merecem que todos os benfiquistas reflitam de forma profunda e que, insisto, fazem com que nunca tenha sido tão facil ganhar umas eleições a uma Direcção em funções:

- Por um lado, Rui Costa deixa uma esperança aos benfiquistas. A sua impreparação vem confirmar um pouco do que já sabiamos: que Luis Filipe Vieira fazia o que queria em prol de si mesmo e do seu "gang". Esta incapacidade de comentar os assuntos do clube demonstra que Rui Costa foi - porque Vieira quis e porque ele próprio o terá querido e aceite - uma figura decorativa da Direcção nos ultimos 10 anos.

- Por outro lado, Rui Costa assume um grau de impreparação muito preocupante para quem quer assumir a liderança de uma das maiores e mais reputadas empresas portuguesas, o que reforça a importância de no dia 9 não irmos votar num Presidente, mas sim na sua equipa de Direcção e Gestão, na sua capacidade de liderança e nos compromissos que forem apresentados ao sócios.

Rui Costa terá, como poucos, a preparação para ser o responsável máximo e unico pelo futebol do Sport Lisboa e Benfica. É verdade que o futebol é a mola real do clube, dos seus resultados financeiros e da capacidade de geração de receitas... porém as eleições não são para Director Geral do Futebol. São para Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

As noticias recentes falam de Jaime Antunes para CEO da SAD e vice Presidente #2 do Clube. Ora, sem tirar méritos ao profissional e menos ainda ao benfiquista, quer perecer-me uma escolha "curta" e muito arriscada se for o caso... desde logo a julgar pelo seu passado ligado a questões de fugas ao fisco assumidas pelo próprio. Algo que num clube com tantos problemas actualmente, não precisamos de alguém "atacavel" pela sua conduta.

Atentando à referida impreparação de Rui Costa para tudo o que for extra-futebol - que bem sei que à maioria preocupa pouco mas eu dou-lhe muita importância - neste momento o elemento mais critico e urgente é que o candidato apresente rapidamente alguns dados que possam ajudar a entender o seu rumo, sob pena de - mesmo que eleito - o futuro não seja de aglutinação mas de permanente duvida:

1. Equipa de Direcção do Clube: Responsabilidades, Pelouros e que inove face a eleições passadas colocando cada vice presidente a contar o seu próprio projecto e compromissos para o pelouro que assumirá

2. Equipa de Gestão que nomeará para a SAD: Uma vez mais com Responsabilidades, Pelouros e que colocando cada Administrador a contar o seu próprio projecto e compromissos para o pelouro que assumirá

3. Modelo de Governo para o Futebol: Quem será o responsável máximo pelo futebol, quais as responsabilidade e qual a relação com todo o conceito de futebol (Profissional, Formação e Feminino).

4. Projecto para o futebol para os próximos 4 anos. Pretende mudar alguma coisa? Pretende seguir o rumo actual, voltar a apostar de forma mais agressiva na formação? etc...

5. Projecto de Gestão e Liderança: O documento que recompilará todos os seus compromissos com para com o clube e onde não haverá lugar para bater no peito e se dizer muito benfiquista. Isso somos todos. O que se pretende são compromissos:

   - Haverá mudança de Estatutos? Quando? Com quem objectivo? O que mais discorda do modelo actual?
   - Haverá auditoria externa? Quando? Quem a fará? Com que objectivo? Quando apresentará resultados?
   - Haverá auditoria aos cadernos de sócios para analizar fraudes com numeros de sócios e de votos?
   - Posição clara sobre os direitos televisivos? Qual a posição do SLBenfica face ao valor das receitas dos Benfica e dos rivais tendo em conta que, ao contrário de outros paises, é o SLBenfica que arrasta audiencias.
   - Posicção sobre entrada de investor externo ou não. Se sim, sob que condições.
   - etc.

São 5 pontos que me parecem o mínimo dos minimos para se apresentar aos sócios com um claro modelo de ruptura com o passado e com a gestão habitual feita no SLBenfica e nos clubes portugueses em geral.

Claro que o que escrevo aponto-o a Rui Costa, no contexto da AG de ontem, porém se eu alterar "Rui Costa" por "Francisco Benites" a situação não é diferente, bem pelo contrário.

Onde andam os lideres benfiquistas deste país, financeiramente independentes e capazes de dar um rumo de gestão e desportivo ao seu clube do coração?  Terá mesmo sido o ultimo o nosso saudoso Jorge de Brito?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. "As noticias recentes falam de Jaime Antunes para CEO da SAD e vice Presidente #2 do Clube. Ora, sem tirar méritos ao profissional e menos ainda ao benfiquista, quer perecer-me uma escolha "curta" e muito arriscada se for o caso".

    Se isto se vier a confirmar é mais uma falta de respeito e mais um escarro no clube. jaime antunes é um escroque tão mau como pedro guerra ou vieira. Tanto criticou vieira que também acabou por se vender.

    Faz parte de uma corja nojenta que tem de ser expulsa não só de dentro do Benfica como de sócios do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jotapê ...realmente não sei quem VC se é Benfiquista , não parece , porque qualquer coisa q se fale nunca lhe agrada parece os comunistas q desde o 25 abril , sempre os vi do contra , depois nunca passam da cepa torta VC é igual ...e já agora não ofenda as pessoas escondendo se atrás dum teclado

      Eliminar
    2. O teu clube ontem só marcou no prolongamento.

      Tu também devias ser expulso deste blog. Só dizes asneiras.

      Eliminar
  2. jotapê:
    vai morrer longe para não cheirares mal.

    ResponderEliminar
  3. José Ferreira25/9/21 14:54

    Você By GB, não gosta mesmo nada de Rui Costa, chiça. Mas que raio, um homem com quase 50 anos será assim um tão impreparado como você afirma? Mas qual a faixa etária que preconiza para ser-se Homem? A dos 20, 30, ou a dos 70 ou 80? Vai ser sempre assim a malhar é, até ao próximo dia 9? Então e depois se o impreparado vier a ser eleito, qual vai ser o tema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o Benfiquista que vai gostar de uma pessoa que viola os estatutos do Benfica e mente ao conselho fiscal e a todos os Benfiquistas sobre isso?

      Qual é o Benfiquista que vai gostar de uma pessoa que em cojunto com o vieira assinou contratos lesivos para o Benfica?

      Qual é o Benfiquista que vai gostar de uma pessoa que esteve estes anos todos com o vieira, como aprendiz dele, e sempre defendeu a anti-democracia, os insultos, as agressões e as negociatas feitas por ele, pelo vieira e pelos outros que estavam com eles?

      Eliminar
  4. É pá o que a malta vê é o Rui Costa mesmo que leve na lista o macaco e o catão!
    Tão-se c@g@ndo para o miolo duma empresa como o Benfica!
    Ganha os jogos? Fixe! Amanhã podem ir para a tasca ou para o trabalho de oeito feito!
    Querem lá saber como ou para onde vão os milhões que a actividade movimenta!
    E aí lá estão os abutres que sabem muito bem dar-lhes uso!
    Vivó Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo.

      E vários jogadores, lista que aumentou entre 2014 e 2017, deram mais que Rui Costa em termos desportivos. Não entendo o endeusamento que fazem do atleta Rui Costa, no Benfica.

      Eliminar
  5. "Rui Costa assume um grau de impreparação muito preocupante"

    Pinto da Costa e Varandas a esfregar as mãozinhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos fazer uma petição para seres o seu mentor.
      Eu voto em ti.

      Eliminar
  6. Caro BY GB!!!Assim sendo(que prosa fantástica este Seu texto)tem pois de ter a CORAGEM de aconselhar RUI COSTA com NOMES DE BENFIQUISTAS PARA OS LUGARES QUE NÃO APROVA!!!mas como tambem RUI COSTA NÃO TEM O PERFIL QUE O CARO BY GB ENTENDE PARA O DIFICIL CARGO DE PRESIDENTE!:TENHA POIS UMA CORAGEM DE GIGANTE E ASSUMA-SE COMO CANDIDATO,E ENFRENTE RUI COSTA E AFINS EM FUTUROS DEBATES!!!...E SE LHE FOR DE FEIÇÃO ATÉ ACEITAMOS QUE FAÇA OS DEBATES NA SUA ESTAÇÃO TELEVISIVA DE REFERENCIA(COFINA/ALERTA CM)!Caro,cá o esperamos convencidos que não vai defraudar os milhões de Benfiquistas e vai fazer Cidadania Benfiquista...mas olhos nos olhos com Rui Costa!aceite um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Estou particularmente de acordo contigo na parte final. Não há mais ninguém???????? Porque não aparece mais alguém???

    sim, Jorge de Brito é uma história por contar e o seu Benfiquismo.

    De resto..... jaines antunes são os últimos varandas fernandes e ter um gajo desta estirpe com cadastro fiscal, NÃO, não é boa noticia.
    Os silvios cervans, monizes e dso e moreiras não querem continuar porque esperam vir a voltar mais tarde com o dono do palheiro??????

    programaticamente claro que estes 5 pontos são o minimo dos minimos.

    Também concordo contigo de que as eleições estão em aberto - ontem na AG e sem ninguém apelar a votar contra - os votos contra foram mais de 35% e as abstenções mais de 6%.
    Porque o NGB nas últimas duas AGs não apelou a votar contra vieira e o vieirsmo???? São os primeiros a teclar mas assim são como aqueles que falam muito e não fazem nada!

    Digo eu, apareça um ou o Humberto Coelho e RC não tem hipótese, já que não é preciso mais nada para perceber que não tem mãos, nem destreza, nem conhecimento para este Ferrari bem Vermelho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Guilhões25/9/21 19:12

      Oh meu, o Humberto Coelho é como o caldo verde e o Melhoral...não faz bem nem faz mal, antes pelo contrário.

      É vice-presidente da FPF e está lá muito bem :)

      Eliminar
    2. Humberto Coelho, aquele que anda na FPF, conhece a podridão do Nandinho faturas e do Cachecol do Porto Craveiro e compactua?
      LOL

      Eliminar
  8. Posição CLARA sobre "relacionamentos" e com fcp e lags, liga, fpf, cd

    ResponderEliminar
  9. Espero que Rui Costa (e sobretudo o próprio Soares de Oliveira) tenha compreendido ontem que os mais altos dirigentes da «era do vieirismo» têm que dar lugar a uma verdadeira renovação.

    Rui Costa sim, tendo antes muito que explicar e aclarar; Soares de Oliveira, definitivamente não.

    ResponderEliminar
  10. "capazes de dar um rumo de gestão e desportivo ao seu clube do coração? Terá mesmo sido o ultimo o nosso saudoso Jorge de Brito?" A sério? Escreveste mesmo isto? A memória é assim tão seletiva?

    Benfiquista? Sim. Rumo desportivo? Eh pá, também. Rumo de gestão? Jorge de Brito? Não brinques, é demasiado sério.

    ResponderEliminar
  11. Com todo o respeito por todos os benfiquistas e em especial pelos sócios
    Eu tb sócio Benfiquista
    sou quem define os meus princípios
    Não é uma pessoa um grupo de pessoas ou um qualquer blog…
    Eu de livre vontade pela minha cabeça decidirei em quem votar
    Como sempre fiz
    Porque felizmente sou adulto inteligente e não preciso que me digam o que fazer há mais de 40 anos
    E como vivo tb num país democrático e que me permite certas liberdades como a de escolher em quem voto ou até mesmo dizer publicamente em quem voto
    VOU VOTAR RUI COSTA

    fiquem bem e viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim como votaste no gatuno.

      Eliminar
    2. Se você fosse inteligente e honesto, não votava no banana!

      Miguel Martins

      Eliminar
  12. E o Pedro Guerra e Carlos Janela qual será os cargos nesta nova ou renovada sad?? São bons profissionais, fazem um excelente trabalho no clube, tipo os escudos anti aéreos de Israel, qualquer sad não pode prescindir de dois activos destes e o Dr Paulo Casemiro deve voltar ao clube mal resolva aquela injustiça na justiça, com ele ganhamos como nunca. Abre os olhos Rui Costa.

    ResponderEliminar

  13. Malta, quero apenas fazer um apelo

    Amanhã, não votem nos xuxas

    ResponderEliminar
  14. Houve um passarinho que me contou que o Benfica hoje foi a Guimarães e ganhou por 3 - 1. Deve ser um passarinho ultrapassado porque ainda liga aos resultados da equipa principal do Benfica...

    A sério Benfica by GB, para um verdadeiro benfiquista há coisas tão ou mais importantes que essas politiquices.

    Vocês conseguem ser melhor que isto, que decepção tendo em conta a audiência que têm junto dos benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste blogue gosta se tanto de futebol como eu gosto de críquete. Quem viu este blogue e quem o vê....

      Eliminar
  15. Eh pá ! Jogamos hoje em Guimarães e disso não se fala?
    Isto parece um antro burocrático/administrativo em vez de um blogue sobre um clube de futebol.

    ResponderEliminar
  16. Voltando à "vaca fria", basta só uns três ou quatro bloggers unirem-se e criarem um novo blog e acreditem, vocês são abafados. Na História Moderna da Humanidade o que não faltam é exemplos de líderes que se deixam ultrapassar e depois nunca mais retomam a liderança. Por favor Benfica by GB e Shadows encarem isto como um conselho.

    ResponderEliminar
  17. Bela vitória. A equipa está bem.

    ResponderEliminar
  18. So queria dizer que o Benfica jogou hoje e ganhou em Guimaraes. Bem sei que devem ter estado a ver o jogo que nem deu para um post...também que ganhar ao guimaraes é obrigação blabka. Mas o que sei é que ao 1o deslize vao existir posts escritos ao intervalo. Voces sao iguais aos que criticam..estao bem uns para os outros.

    ResponderEliminar
  19. Você é idiota ao escrever um post com este conteúdo, então aquele disparate de dizer que Jorge de Brito era um bom gestor,ele era efectivamente um grande Benfiquista, mas chegar a cabine do Benfica e dar um prémio extra de 500 contos depois de termos perdido o jogo com o Sporting diz tudo

    ResponderEliminar
  20. VINICIUS

    QUANTOS JOGOS E GOLOS MARCOU PELO PSV?

    ESTÁ COMPLICADO ENGOLIR

    INCHEM

    ResponderEliminar
  21. Aproveito o teu post para destacar uma coisa.

    Noronha presente em duas AG, uma extraordinária e um ordinária. O homem que servia os interesses sabe se la de onde, acusado pelo Rui Gomes da Silva, presente.

    Ja o Rui Gomes da Silva, nem uma.

    Até Bruno Costa Carvalho esteve.

    O Rui Gomes da Silva morreu para o Benfica. É bom que as pessoas percebam bem perante quem estavamos. No momento mais importante do clube, serviu os interesses do Vieira. E hoje, está ausente. Tirem as devidas ilações perante toda a fantochada que era a sua oposição.

    anti-antis

    ResponderEliminar
  22. Que Rui Costa não será o suprassumo da barbatana na área da gestão é algo claro há muito tempo. Se calhar ficarias surpreso com o número de líderes de muitas das mais bem sucedidas empresas portuguesas que têm uma relação difícil com muitas áreas da gestão. O que é importante é que ele seja capaz de impor a liderança e disso faz parte a capacidade para reunir á sua volta gente competente. Para a gestão até tinha a vida facilitada, tem lá ao lado alguém com o melhor track record em Portugal.
    Se Rui Costa conseguir preservar DSO tem meio caminho andado para conseguir a liderança do Benfica, se não o mantiver tem meio caminho andado para a perder.

    ResponderEliminar
  23. Dizem que o Benfica jogou hoje... E vejam só, até ganhou! Pelo que parece é a 7° vitória consecutiva no campeonato!

    ResponderEliminar
  24. Quanto o Benfica ganha um jogo a "redação" do blog mete folga. Depois dizem que são os noronhistas e benitezistas que ficam com azia... Grandes Benfiquistas que vocês são...

    Quanto ao Rui Costa, totalmente de acordo com a vossa posição:: sempre foi um bibelot e vai continuar a ser. O pobre coitado é totalmente inapto em termos de gestão e administração. Vai continuar a ser comido de cebolada tal e qual como foi com o Vieira nos últimos 13 anos.

    ResponderEliminar
  25. outra vez arroz a dor de cotovelo é enorme, devem mesmo ter o homem entalado em algum sitio incomodo.

    listas únicas e de união sempre foram a imagem de marca de outros lados, e por isso até sempre foram pouco democráticas.
    acabam por ser um albergue espanhol não bastou a incorporação de opositores que lfv fez realmente foi mesmo bom.

    que as alternativas se unam para não dispersar votos e para conseguirem o mais difícil que é lutar contra os situacionistas é uma coisa quem esta na direcção fazer isso é o pior que pode existir.

    curioso é que o sob uniu esforços com outra candidatura foi logo rotulado de só querer o poder e tachista, o braz frade que pelos vistos quer fazer o mesmo, mas com quem esta no poder, já é uma coisa boa realmente que coerência.

    pergunta por andam os lideres que não aparecem, pois onde eles estão não sei agora o que sei é que os poucos que aparecem são logo brindados por campanhas sujas de determinadas pessoas e recebem logo o rotulo de incompetentes e interesseiros.

    ResponderEliminar
  26. "A sua impreparação vem confirmar um pouco do que já sabíamos: que Luís Filipe Vieira fazia o que queria em prol de si mesmo e do seu "gang". Esta incapacidade de comentar os assuntos do clube demonstra que Rui Costa foi - porque Vieira quis e porque ele próprio o terá querido e aceite - uma figura decorativa da Direcção nos últimos 10 anos."
    Tens a certeza?
    Rui Costa nunca viu, ouviu ou suspeitou de nada?
    E é nesta figura decorativa que vais acabar por votar (porque o teu discurso lentamente se encaminha para isso)?

    ResponderEliminar
  27. Aos Jotapê desta vida
    Tem sempre o clube ali ao lado para vibraram e desandar para la.
    Ao autor deste pist chamar guerrilheiros aos outros quando vocês fazem a mesma coisa,já não era tempo de dar cara a concorrer, ou são como Noronhas desta vida falam falam mas esta quieto ao bicho.

    ResponderEliminar
  28. O Rui Gomes da Silva apareceu? Ou ver ser como este post que ninguém vai ver?

    ResponderEliminar
  29. E sobre os jogos do Benfica? Nada? Aposto que se perdermos na quarta-feira com o Barcelona saem logo 3 ou 4 posts de rajada a invetivar jogadores e treinador...

    ResponderEliminar
  30. Então mas o Benfica não jogou ontem!?

    ResponderEliminar
  31. Grave seria ter como presidente um financeiro que delegasse o futebol. Um presidente que percebe do core e delega as finanças é o que desejo.

    ResponderEliminar
  32. O Rui Gomes da Silva não se vai candidatar? Era uma opção...

    ResponderEliminar
  33. Em que lugar do mundo é que se metem os outros elementos de uma qq direção a falar do que vao fazer nos seu pelouros? Voces vivem em que mundo? Incrivel escreverem estas infantilidades.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking