O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Vitória em Moscovo: suficiente

. 72 comentários
Ganhar era muito importante e isso foi conseguido.

Vimos um SL Benfica mais oleado, mais dinâmico e o resultado acabou por demonstrar a superioridade em campo.

Mas o Spartak foi muito fraquinho. Pouca qualidade de jogo e jogadores muito limitados.

Portanto, o entusiasmo de uma vitória perante uma equipa mais fraca será limitado.

Temos a segunda mão para consolidar a passagem e pensar em melhorar porque a seguir virá o PSV, com outros argumentos.

Continuo a não entender porque JJ insiste nos três centrais, sacrificando o meio campo, o que perante equipas mais esclarecidas e com falta de agressividade no miolo será algo que nos prejudica.

E ver Pizzi a titular é sempre sinal da falta de opções de qualidade.

Finalmente, LFV está debaixo do escrutínio pelas razões que todos conhecemos. JJ desrespeitar quem lhe paga o vencimento para dedicar uma vitória a alguém com esse ónus...

Dedica é a vitória aos sócios e adeptos! Esses sim são essenciais!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

72 comentários

  1. Joao Almeida5/8/21 17:23

    Exactamente em linha com o que escrevi antes Shadows. O Spartak muito fraco, só vi a 2ª parte. O Spartak teve um futebol atabalhoado, sem ideias, caótico diria. Como realista e muito pouco dado a bazófias, soube a agri-doce. Direi tão bomo como a vitória foi ver o João Mário com um futebol esclarecido, seguro, espaço que ganhou em tão pouco tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/8/21 02:30

      Não viu a primeira parte… em que o Spartak tentou jogar.
      Nem sequer passa pela cabeça de ninguém que o Spartak tenha jogado “mal” porque o Benfica não os deixou jogar bem.
      Nem sequer se ouse imaginar que as alterações táticas ao intervalo tenham vincado ainda mais o bom jogo feito pelo Benfica.

      Não. Nunca. Só vencemos porque o adversário é fraco. Nunca por mérito. É preciso manter a narrativa.

      Eliminar
    2. Joao Almeida6/8/21 10:31

      Não via a 1a parte porque estava a trabalhar. Tive a oportunidade de ver a 2a , e assistir a alegria da vitória que tanto precisamos. Tenho olhos na cara, ganhámos porque merecemos mas ! não me iludo, o Spartak na 2a parte fraquissimo. Nos jogos de preparação tivemos adversários mais competentes. Eu sei que é futebol...mas sejamos frios sim?

      Eliminar
    3. Então se não viste, não fales.

      Eliminar
    4. Anónimo6/8/21 14:23

      O Bernardo quer sair do City...o SLB que o tente......emprestado por uma época!!
      RPB é favor pôr os pés ao caminho...

      Eliminar
    5. Anónimo6/8/21 15:22

      Sim, João, sejamos frios e tenhamos calma.

      Mas também não sejamos pessimistas. E não desvalorizemos o que fazemos.

      A equipa tem que puxar por nós e nós temos que puxar por eles.

      Esta vitória não foi “suficiente”. Foi muito importante - precisamente pelo que escreveu: porque precisamos.
      Ha que enaltecer e aplaudir.

      No fundo, o que contesto do post do Shadows é precisamente a soberba que o caracteriza: vencer é uma obrigação.

      Não é. É o nosso objetivo. É a nossa ambição. Mas não é uma obrigação.
      Caso contrário, vamos permanentemente estar deprimidos. O Benfica, como qualquer outro clube no mundo, vai sempre perder mais competições do que aquelas que vence.

      Eliminar
  2. Se bem compreendi ganhámos porque o Spartak é fraquinho e não por mérito próprio.
    Ora aqui está a grande alma benfiquista personificada no : Shadows
    E não tem mais nada a dizer sobre o jogo, além de censurar o treinador e o Pizi?
    Por exemplo, os três penaltis a quem o árbitro fez vista grossa não lhe merecem nenhumas considerações?
    A mim merecem-me e se como diz o Spartak é uma equipa fraquinha teve um árbitro fortíssimo.
    E o passado bem recente já nos ensinou que um árbitro tendencioso, sozinho vale mais do que 100 equipas menos fortes.

    Felizmente que o bom andamento do Benfica, se o tiver, não depende do grande apoio deste blogue que critica o treinador e os jogadores por uma vitória brilhante e sem espinhas.
    Vai Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a tua analise. Posso vir a ser excluido. Mas este blog deve adorar as derrotas do benfica, assim torna se mais facil o assalto ao poder. Por mim espero que o benfica ganhe sempre. Quem gosta gosta quem nao gosta meta de lado. Este post foi um passar a mão pelas costas ja que o outro post levou um chuveiro de criticas

      Eliminar
    2. Olá, Apenas um pormenor... Benfica escreve-se com maiúscula... sempre.

      Eliminar
  3. Coacordo com quase tudo. Vamos ver qual vai ser o papel que Meité vai ter no meio-campo. Weigl continua a ser muito difícil. João Mário foi uma surpresa agradável, traz qualidade. Quanto à dedicatória de JJ, não dou a importância que vocês dão. Acho que vocês estão a ser muito radicais e olha que eu tenho sido desde sempre um opositor de Vieira. JJ é uma escolha de Vieira e está consciente de tudo o que isso implica. Só não acho tão correto ele referir-se ao agora ex-presidente como presidente. Todavia, tratando-se de um bruto que não sabe falar, mas que não é tonto, não espero grandes cuidados com a semântica.
    Para terminar, quero dizer que sendo eu alguém que sempre manifestou profundo asco por Vieira e por toda a corja de chico-espertos, aldrabões e parasitas sociais da qual ele faz e sempre fez parte, no que concerne ao que o processo tem de relacionado com o Benfica, não vou por em questão a sua inocência antes de que se prove em tribunal o contrário. Já não digo o mesmo relativamente ao BES e Novo Banco, porque independentemente da existência de crimes, o calote é bem real e andamos nós todos a pagar por ele, enquanto que LFV e a sua família e amigos continuam a fazer vida de magnatas. Também não minimizo o facto de que Rosário Teixeira e Carlos Alexandre têm tido comportamentos profundamente questionáveis e atentatórios ao Estado de Direito em muitos dos processos mediáticos que têm tido em mãos.

    ResponderEliminar
  4. José Ferreira5/8/21 17:31

    Não sou treinador nem quero ser, mas estes três jogadores são dos melhores senão mesmo os melhores do plantel, por isso tem que jogar, ou a três centrais, ou de qualquer outra tática, quem souber que responda, mais, desde que o Benfica ganhe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. E permitem uma qualidade de construção desde trás muito boa, além de libertarem os laterais.
      Desde que o meio-campo tenha jogadores que saibam não perder a bola (Weigl, João Mário) e não as araras e malabaristas do costume, os 3 centrais vieram para ficar em muitos jogos.

      Eliminar
  5. Bom post, não concordo com tudo mas pelo menos uma referência ao Desporto propriamente dito, e mesmo a critica às declarações do Jesus, foi mais serena que a do Benfica by GB.
    Vocês (aqui no Blog) têm alguma exposição de facto, mas não são propriamente uma organização que tenha essa influência ao ponto de exigir a demissão de um treinador (ainda que mal formado e incompetente), logo a seguir a uma vitória importante que nos coloca em vantagem para a segunda parte de uma eliminatória importantíssima.
    Totalmente despropositado quanto a mim, e até nem gosto de nenhuma das duas figuras em questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/21 19:40

      Mark,

      É por isso que seria interessante saber se o disparatado post do BbyGB reflecte uma posição colectiva ou individual.
      Estou convicto da autonomia dos bloggers, mas não sei se reparaste que o BbyGB invocou (indevidamente) o NGB com vista à demissão do Jesus.
      O radicalismo pateta das suas posições só se pode atribuir a um pretenso desmame do vieirismo...
      Já nem falo da sofreguidão com que aparece a qualquer pretexto, que é, maioria das vezes, irrelevante.
      O Shadows (de quem não sou porta-voz!),
      pede a demissão do JJ por razões bem mais fundamentadas, que conhecemos, estejamos ou não de acordo com elas.
      Não achei apropriado o post do BbyGB, sobretudo usando o nome do blogue para afirmar uma opinião própria, no caso a roçar o ridículo.

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
    2. Concordo com tudo, obviamente.

      SB

      Eliminar

  6. Só vi o resumo, jogamos razoavelmente, controlamos o jogo e ganhamos bem.

    Contra o Moreirense deve ser mais difícil mas espero a vitória.

    Sem Seferovic quero Gonçalo Ramos a titular.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/8/21 17:35

    Gostei deste equipamento.

    ResponderEliminar
  8. A jogar com 10...aquele cancro, Pizzi, tem que ser corrido!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Dito comcordo plenamente!!! Nao presta nem como jogador e muito Menos Capitao!!!!!!!

      Eliminar
  9. Anónimo5/8/21 18:05

    Boa Shadows, agora preparar-te que os siderados pela vitória de uma equipa pior que o Tondela vão te cair encima, para eles Vieira será o eterno presidente...

    ResponderEliminar
  10. Foi uma vitória nada mais do que isso.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/8/21 18:29

    Diz o essencial.

    Alguém viu outro jogo?

    Pode ser que na próxima o Pastilhas dedique uma vitória aos sócios e aos adeptos, se não estiver preocupado em gabar-se de um jogo espectacular.
    Vamos dar-lhe o benefício da dúvida.
    Logo se verá.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/8/21 18:36

    Jesus teve que dedicar a vitória do Benfica a LFV porque é a única pessoa que o apoia.
    Eu por momentos pensei que a dedicasse ao tractorista Octávio Machado, mas achou por bem dedicá-la, por ironia das ironias, àquele que durante duas décadas andou a tramar e a lesar o Benfica.
    Felizmente que um já desapareceu do mapa, falta o treinador, que espero bem que o despachem no final da época.
    Rui Vitória fez muito bem em não lhe querer olhar para a cara e imagino que esteja satisfeito com o que está a acontecer com LFV, um autêntico traidor que fez a vida negra ao ribatejano.
    Cá se fazem, cá se pagam, como diz sabiamente o povo, e não é uma vitória em Moscovo que vai fazer a primavera, pois o céu continua carregado de nuvens e o futuro do Glorioso continua incerto, tendo os sócios uma oportunidade única, através das eleições, de mudar de paradigma e devolver ao Benfica a dignidade e o prestígio correspondentes à sua grandeza, que hoje infelizmente estão depauperados e feitos em cacos.
    Não rejubilem já com tão pouco, ainda falta muito para esfolar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada5/8/21 20:39

      "Felizmente que um já desapareceu do mapa"

      Não sei não... Agora que já pagou a caução, ainda aparece na Luz ou no Seixal a reclamar o lugar que pensou ser eternamente seu!

      Eliminar
    2. Anónimo5/8/21 23:55

      Tens razão, Anónimo 18:36,
      ainda falta muito para esfolar.

      Se o Benfica fizer razoáveis exibições, com vitórias, como se espera, logo vai entrar em acção a poderosa máquina de propaganda, com a velha e abjecta teoria de que quem tiver alguma opinião discordante é porque está a fazer o jogo dos inimigos do Benfica.
      Apelos à união serão um modo de fazer esquecer as vergonhas que atingiram o SLB em geral e o seu (ex-?) presidente em particular.
      Para que mudem as moscas...

      Eliminar
  13. Anónimo5/8/21 18:45

    Apenas 2 reparos

    Pizzi…a implicação continua
    É verdade que defende menos bem mas nos títulos de Jesus e vitória e até lage foi dos mais importantes e continua a ser
    Há melhores sim
    Qd meite estiver pronto ele sai e pronto ficam todos satisfeitos

    Spartak…desvalorizar o Spartan e tb a vitória do Benfica é injusto
    O Benfica foi muito superior contra uma equipa de qualidade e bem treinada
    Ayrton…este defesa esquerdo é melhor que Grimaldo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas dois reparos: ontem Pizzi foi muito mau: a passar a perder bolas a rematar... eu acho que ele sai para dar o lugar ao Weigl quando o Meité estiver pronto.
      Ayrton - não é grande o elogio, difícil é ser pior que o Grimaldo...
      De resto, gostei do jogo de ontem porque estava à espera de muito passe para o lado e para trás mas foi muito melhor que os últimos, tão melhor que até o JJ ficou espantado...

      Eliminar
    2. Anónimo6/8/21 02:26

      É verdade, o Pizzi é que implica com ele próprio.
      Ás vezes o pé esquerdo implica com o direito e vice-versa.
      E ambos implicam com a bola...

      Eliminar
  14. Anónimo5/8/21 19:48

    Notícia: Messi não renova com Barcelona.

    Ganda Rui Pedro Braz... "M" já joga contra o PSV ?

    PR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisamos de mais defesas esquerdos, já temos o intransponível Grimaldo, e a estrela em ascensão Gil Dias. Além disso, o Messi ainda vai ter que nascer umas poucas vezes até ter categoria para jogar no Benfica.

      Eliminar
  15. O Shadows e uma pessoa que nem conheco mas que cativou a minha simpatia com os seus muito conhecimentos que tem sobre os meandros do futebol,ele nos chama muito a atençao coisas menos honestas que se passam no futebol e mais tarde tudo se vem a confirmar esta do Vieira so sai do Benfica em eleicoes ou se for preso acertou em cheio.
    Por aqui se dizia nao sei quem que o Spartak era uma equipa fortissima tinha jogadores muito rapidos na frente,aplicou a chapa 5 em varios jogos o Rui Vitoria no Benfica havia quem lhe chamava RUI DERROTAS no Spartak passou a ser o Rui vitorioso e que o Benfica tivesse muito cuidado com este Spartak goleador,o Benfica ganhou pronto passou a ser uma equipa fraquinha ai estes benfiquistas teimam em ver o copo meio vazio,ainda falta um jogo a eliminatoria ainda nao esta ganha mas podia estar nao fossem tantas as oportunidades desperdiçadas o Benfica e que fez com que o Spartak jogasse pouco,se recordam do Paok quantas vezes aqui foi dito que o Paok e uma equipa muito mais fraca que este Spartak e nos eliminou certo!!! pronto nao desvalorizem o Spartak tambem ouvi raios e castelos aqui,e sempre aqui, que o Joao Mario nao vinha acrescentar nada uma aquisicao desnecessaria veem agora como estavam errados o Joao Mario joga muito e faz jogar a equipa parece um relogio Suiço tudo certinho.

    ResponderEliminar
  16. ADVOGADO_DIABO5/8/21 20:11

    BOA TARDE CONSOCIOS;
    confesso que ainda nao estou convencido mesmo ganhando por 2-0. Achei a nossa defesa algo lenta e desconcentrada .
    o Meio campo pouco agressivo muitos pés de lã .Vou continuar a esperar pela consistencia.
    Ate agora e com estes jogadores ao dispor penso que qualquer treinador faria o mesmo, nao seria necessario pagar um ordenado enorme a este ..digo eu.
    mas... vou dar o beneficio da duvida.
    um abraço a todos e desejo umas boas ferias a quem está de ferias.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/8/21 20:12

    O Spartak só é "fraquinho" porque o Benfica ganhou. Na altura do sorteio foi logo dito que era um dos mais dificeis de ultrapassar. Já parecem os comentadeiros da descomunicação social.
    Definam já se o PSV é fraquinho ou forte, que é pra depois, no caso do Benfica alcançar a fase de grupos da LC, não voltarem a esse registo.

    O JJ ao jogar com os três centrais demonstrou que não confia nos laterais que tem. Parece-me uma boa solução, dá mais consistência defensiva à equipa, fazendo descair o Vertonghen pra lateral e subindo o Grimaldo pra médio ala, que é onde pode ser mais útil.

    O RC, agora que já não está manietado pelos comissionistas e mercantilistas, podia tentar conseguir empréstimos de jogadores de muita qualidade (nomeadamente os laterais) que são excedentários nos clubes de topo europeu ou até de outros clubes das melhores ligas, que estarão tapados por outros, mas empenhados em estarem presentes no próximo mundial e querem jogar. Nem que fosse só por um ano. A mais-valia pra o SLB seria sempre o upgrade que daria à equipa e que lhe permitiria encarar qualquer adversário mais cotado.

    A implicância com o JJ por ter mencionado um seu amigo é descabida. Gratidão, lealdade e solidariedade são valores que estão acima de tudo. E a amizade é algo que todos devemos valorizar.
    O meio-campo é que precisa de um jogador que encha o campo, que rompa linhas e que dê mais verticalidade à equipa. E que haja mais dinâmica e eficiência nos jogadores da frente (é importante rematarem de fora da área também).

    O Pizzi é útil se jogar livre atrás dos avançados e distribuindo jogo. Mais do que isso é exigir-lhe o que não tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/8/21 02:37

      Exigir-lhe o que não tem?

      Se não tem não pode ser titular.
      Além de não acrescentar nada de decisivo à equipa, está ainha a impsdir que outros tenham oportunidade de mostrar que podem fazer melhor.
      Acreditem: estar actualmente tapado pelo Pizzi deve ser uma frustração bem traumatizante!

      Eliminar
    2. Boas,
      Infelizmente não é só isso.
      A preponderância do Pizzi na equipa faz-se notar nefastamente em situações muito mais conjunturais. Sendo um bajulador nato, controla mansamente o balneário, e até os treinadores. Em termos colectivos, quando em campo, não só a equipa tende a querer "encontra-lo" como farol organizativo, responsabilidade da qual ele próprio tem receio (veja-se como muitas vezes se esconde, ou simplesmente re-passa a bola ao companheiro que acabou de lha passar (tende a ser um sinal para este voltar a passar para um colega mais atrasado e assim iniciar tudo de novo), como tem total incapacidade para executar um dos movimentos do futebol moderno, que é o de receber de costas e rodar 180º o mais rápido possivel (pode e deve ser feito quase sem parar avelocidade da bola passada) para então prosseguir os metros possiveis ou executar passes verticais para colegas em aceleração. è um lataralizar e passa-pa-trás alucinante como se a bola queimasse!
      Contudo o que o torna "demolidor" para a equipa são os seus "mind games" semanais que trazem a equipa do manto sagrado para dentro de campo com niveis de auto-confiança baixissimos (como os dele,Capitão, que tenta encobrir, muitas vezes até colando-se como uma lapa ao colega que esteja a passar momento mais fulgurante EX: Rafa,Weigl,Darwin..), com uma incapacidade assustadora (que, juro, não vejo em mais nehuma equipa) de usar o corpo, em acções defensivas, para recuperar a bola; os jogadores simplesmente não pressionam, marcam posição e esperam o erro do passe adversario! É confrangedor! No entanto (a meus olhos) real.
      Iremos reparar nos próximos tempos á ascenção de João Mário na equipa, além de excelente jogador (achava-o lento mas ao lado de Pizzi...) é um rapaz com já bastante experiência internacional e parece, esclarecido. Reparem se seguem o Glorioso diariamente, na forma como o actual capitão vai tentar "roubar" não só a capacidade de JM sobresair em campo, como tentará subtrair dividendos do brilho alheio (Veja-se os comportamentos, por exemplo, nos festejos de golo).
      Cereja em cima do bolo: Pizzi não só é apaparicado pela M daCS, relatadores (reparem quantas vezes dizem "Pizzi" durante o jogo, é inacreditavel!), comentadores, como goza da espécie de um brilho-ofuscante que deriva exclusivamente do seu nome; "Pizzi"..."Pizzi"..."Pizzi", que faz com que não só pareça (a benfiquistas) heretico critica-lo como sequer vislumbrar as sucessivas cagadas que faz dentro do campo; fica da exibição de Pizzi, o golo encantador, o passe a 30 metros,a tabela á entrada da área (unico movimento erxcecional que possui) os três penaltis marcados...e o resto? (os cantos do SLB são simplesmente risiveis) o resto, quando é referência para 85% dos passes dos seus colegas quando pensam "organizar ataque"? "Pizzi"..."Pizzi"...
      É aterrador e os jogos do Glorioso tornam-se...uma seca.
      Atenção, é que não sendo titular, será uma pessoa nostalgica e desmotivadora no balneário..até voltar a entrar, marcar um golinho, e ...bater cheio de raiva com a mão no glorioso emblema que traz ao peito! (Espéculo? talvez...mas tendo a aceitar)
      São estas as razões por que creio que tenho de criticar Pizzi desta forma, um jogador contra o qual, obviamente, como pessoa não tenho nada, mas nada contra, contudo faz tão mal ao meu Benfica...
      E porquê? Porque é que este jovem Homem mostra tanto control sobre a nossa grande instituição? Simplesmente porque ele de burro não tem nada, é o mais cínico e bajulador, entre a multidão de bajuladores, cínicos e mansos que por ali gravitam.
      Força Benfica!

      Eliminar
    3. Anónimo6/8/21 07:47

      O Pizzi não é defesa nem guarda-redes queres exigir-lhe que defenda penalties ou marque pontas de lança
      É um bom jogador…nunca foi 8…é médio ofensivo
      Para estes comentadeiros especialistas em futebol os jogadores do Benfica teem todos de ter 1,90 correr como o bolt saltar como o pitchardo marcar como o Ronaldo defender como o VERIISIMO (mete está saco)

      Eliminar
    4. "Além de não acrescentar nada de decisivo à equipa"

      92 golos. 92 assistências.
      Aquela altura do século em que estar envolvido directamente em 184 golos da equipa é "não acrescentar nada".
      Noção precisa-se.

      Eliminar
    5. Anónimo6/8/21 09:55

      Não disse que o Pizzi devia ser titular. Só aproveitar o melhor que tem e não acho que haja melhor no plantel pra aquela função.
      Sugestões?
      Ah, o Messi era o ideal e está livre. Pode ser que o RC o convença a vir gozar a reforma dourada em Portugal.

      Eliminar
    6. Anónimo6/8/21 11:12

      Pizzi nao da para jogar no meio, nem mais atras, nem mais a frente. Mesmo livre de tarefas defensivas, fica curto. Da para os jogos ca do burgo, mas nao mais do que isso.

      Pizzi nao tem rapidez de excecucao suficiente, porque nao anticipa e nao tem visao periferica. Recebe e pensa, em vez de fazer o contrario. Nao gosta de ser pressionado, mas nao solta a bola suficientemente rapido para evitar a pressao. Tambem tem dificuldade em receber de costas e rodar. No meio ha pouco espaco e tem de se pensar rapido. Para jogar atras os avancados tem de se jogar rapido e inteligente. Dai ser o numero 10 o artista maior do futebol.

      Para mim Pizzi so da para jogar da direita para o meio, porque na ala tem mais tempo para pensar. Parte de frente para o jogo e para o adversario, tirando partida da sua boa capacidade para aparecer na area e fazer tabelas. A desvantagem e que se perde capacidade para atacar a cabeceira e cruzar, o que um jogador como Yaremchuk "pede".

      Eliminar
    7. Anónimo6/8/21 15:35

      Eu também tenho as minhas críticas quanto a Pizzi e acho-o muito incompetente em vários aspetos do jogo.
      Embora também o considere muito competente noutros: 92 golos e 92 assistências não são obra do acaso.
      Também acho que não tem perfil para capitão. Mas quando a braçadeira passou para aquele que tem, foi o que se ouviu por aqui…

      Não obstante, daí a fazer este “roast”… não. Menos, muito menos. Pizzi um bajulador nato? Pizzi fora dos festejos? Pizzi a fazer a folha aos colegas? O meu caro está a inventar fantasmas e a ir atrás de muita aldrabice por aí plantada, por gentalha que só quer o mal do nosso Clube.

      Por mim, espero que Pizzi saia do onze base e, felizmente, vejo isso a acontecer naturalmente, com a inclusão de Everton nos titulares. Por outro lado, espero que Pizzi continue no plantel e que possa vir a jogar várias vezes e a entrar outras quantas.


      Cuidado, neste aspeto, com uma nova narrativa que anda por aí a ser criada, em especial pela CS pro-lagarta: que o plantel do Benfica tem demasiadas opções para titular e que isso é mau para a motivação dos jogadores.
      Porque Amorim terá dito o seu contrário - que só tinha Paulinho e Tiago Tomás, por exemplo, porque não queria desmotivar quem ficasse para ser uma 3a opção - esta parece agora ser a nova Bíblia.
      Vou aguardar, com calma, a época. Não querendo o mal de ninguém, não deixaria de ser interessante ver o que será a alternativa, caso Paulinho ou Tiago ou Palhinha… ou Matheus… ou Pote… se lesionem.

      Eliminar
  18. Finalmente um posto do shadows.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo5/8/21 21:07

    O Benfica para marcar um golo tem que falhar 50 dentro da pequena área! A falta de qualidade na finalização é gritante!

    De resto não tenho grandes esperanças para esta época porque quando vejo as alternativas no banco dá vontade de chorar! As primeiras 3 alterações no jogo de ontem demonstram a quantidade de cepos que temos no plantel! Ou seja, entraram o Gonçalo Ramos, Gilberto e Taraabt.... QUE TRAGÉDIA! É só isso que o banco do Benfica tem para oferecer.

    O plantel é muito mau e o treinador é pior ainda! Só num clube sequestrado pelo Vieirismo é que o Jorge da Reboleira ainda tem emprego!

    Enfim... o Benfica provavelmente vai perder com o PSV e no resto da época o Benfica não vai ganhar um jogo de alto grau de dificuldade que seja.

    Vamos perder ou empatar com o Porto;

    Se ganharmos um jogo ao Sporting já será muito este ano;

    De certeza que vamos perder todos os jogos para o Braga.... sim vamos.... todos nós sabemos que o Jorge Jesus tem traumas com o Braga.

    No ano passado perdemos os 3 jogos para o Braga e fomos eliminados da Taça da Liga e Taça de Portugal.

    PS: As vacas sagradas ainda estão todas lá.... Os PIzzis e Grimaldos desta vida!

    Enquanto esta gente estiver lá juntamente com a direcção Vieirista e Jorge Jesus, o Benfica não vai a lado nenhum.


    Ramiro



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/8/21 07:49

      Durante anos o Benfica teve um jogador que para muitos adeptos e aqui no blog era velho manco…chamava-se JONAS
      Depois de muitos títulos que nos deu com os seus golos engoliram um sapo enorme

      Eliminar
    2. Anónimo6/8/21 15:38

      Infelizmente, não engoliram nada. E isso prova muito sobre a forma de estar dos escribas aqui do sítio.
      Jonas teve números assombrosos, passeou classe nos relvados e alegrou Milhões de Benfiquistas com o seu futebol.
      Mas nunca chegou, para Shadows. Que foi mudando os postes, as críticas e a perspetiva, para dar razão ao seu pré-juizo.
      Nunca deu a mão à palmatória.

      Mas enfim, que esperar de quem também passou o tempo todo a criticar Ruben Dias…

      Eliminar
  20. Concordo que Pizzi por vezes seja um a menos....ontem por exemplo foi um desses dias, mas se repararmos nas substituições iremos ver que Pizzi só ,joga se o Everton não estiver em condições

    ResponderEliminar
  21. Anónimo5/8/21 22:34

    Shadows, não concordo nada consigo quando diz que jogar com 3 centrais enfraquece o meio campo. Penso até o contrário. Lembra-se de Co Adriaanse no fc P? O que eu via sempre era uma equipa (fc P) a jogar ao ataque!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto jogava num 3-5-2 ou num 3-3-2-1, mas sofria Golos para xuxu.
      Ainda hoje o Nuno Gomes se pergunta como marcou 2 golos em pleno Dragão.

      Eliminar
    2. Anónimo6/8/21 11:53

      Sim, todos sabemos isso há anos, mas o fc P marcava mais e o espectáculo cativava. O César Brito (não sei se se lembra) também marcou 2 no último jogo do campeonato nas antas (0-2) e ganhámos o campeonato justamente. Treinador; um Sr. chamado Sven Goran Erickssen. Portanto, com 3 centrais, 2 ou 2 e líbero podemos sempre ganhar! Haja qualidade, confiança e gestão exemplar a todos os níveis!!! Saudações Gloriosas e um Grande Triplo Olímpico!!!

      Eliminar
    3. O Nuno Gomes marcou 2 golos nas Antas com o Porto a jogar com 4 defesas. Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves, César Peixoto.

      Qual é o teu argumento, afinal?

      Eliminar
  22. O típico discurso dragarto: quando o Benfica ganha e joga bem a culpa é sempre do adversário ser fraquinho...
    Devias dobrar a língua quando falas do JJ: ele tem uma coisa que um anónimo com segundas intenções como tu nunca terá: lealdade e gratidão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/8/21 06:57

      Lealdade e gratidão?
      Só se for àquele que o trouxe infelizmente de volta ao Benfica para auferir um alto salário.
      Na época passada ganhou bola e nesta vamos ver!
      Lealdade e gratidão?
      LFV e Jorge Jesus são pessoas reles que estão a mais no futebol.

      Eliminar
    2. Gratidão tenho aos meus pais, que me deram de comer, mudaram-me as fraldas e puseram-me na faculdade.

      A mentalidade de alguns sócios é tóxica para o futuro do Clube.

      Eliminar
  23. Ja tinha comentado no outro post sobre este jogo,e mantenho a mesma opiniao,bom jogo no geral,mas esta equipa do spartak está ainda muito verde para o nosso BENFICA.Claro que uma equipa so joga o que a outra deixa jogar,e para mim esse foi o merito de JJ que preparou bem a parte tactica para anular o adversario,que nunca soube como sair da teia em que estava metido.Mas tb nao sou cego, ao ponto de achar que o SPARTAK e uma grande equipa,na verdade nao é.Q BENFICA disso nao tem culpa e fez o seu trabalho.Se passar como espero, entao vamos ter um adversario de maior grau de dificuldade,e pelo que vi de jogos deles,nao sao pera doce nao...ainda temos tempo até esse jogo para subir o nosso nivel para que a equipa fique melhor,porque na minha opiniao, o nivel deles neste momento e muito superior ao nosso,tanto colectivo como individual.Mantenho a esperança de chegar na liga dos campioes,mas sem grandes ilusoes,porque acho que ainda falta muita coisa a esta equipa,para nos batermos de igual com adversarios mais fortes.VIVA O BENFICA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  24. só que os adeptos e os sócios não o aguentaram, ou aguentam, no lugar já o iluminado.

    ele insiste nos tres centrais porque são dos melhores jogadores que temos em mais nenhuma posição tens tanta e tão boa qualidade.
    isto para não falar que ele pode utilizar todas as tácticas possíveis menos jogar com tres medios porque é teimoso e orgulhoso, e porque se calhar não sabe.

    já agora fantástica a lealdade e a gratidão que o bazofias teve para com o clube, e já agora o seu grande amigo, quando saiu do nosso clube para outros lados para existe sempre um iu que essa parte não viu tinha o olho ocupado.

    ResponderEliminar
  25. Já agora gostava que me explicassem como é que na tática 3-4-3 ontem utilizada que facilmente passa para um 5-3-2 defensivo ou para um 3-5-2 o meio campo fica desguarnecido.....queres ver que o Benfica tem de jogar com 5 medios centro???

    Para o jogo de ontem o duplo pivot defensivo do meio campo utilizado funcionou bem e em norma contra equipas que joguem numa estratégia identica ou num 4-4-2 este esquema tem mais vantagens que desvantagens, porque permite amplitude de jogo evitando o desequilíbrio defensivo, contra um 4-3-3 ou contra um 4-2-3-1 é que já se precisa de se analisar bem o adversário para ver se vale a pena correr o risco...porque e sempre uma questão de analise.
    O Spartak esta longe de ser uma equipa incapaz, bem como longe de ser um golias, tem bons jogadores muitos internacionais e muita qualidade de jogo, o problema....a defesa é lenta e descoordenada, o lateral esquerda é rápido para xuxu mas não sabia o que fazer quando em pressão e o meio campo defensivo estava ao cargo de um miudo muito inexperiente que ainda assim fez um jogo brilhante e não foi por ele que o Spartak perdeu...agora aqueles 2 centrais e os 2 laterais demasiado desatentos do jogo, ora abriam em demasia ora fechavam..--Rui Vitória não vai conseguir fazer milagres se aqueles jogadores não quiserem aprender, mas por exemplo aquela frente de ataque com Larsen Sobolev e Bakaev e muito boa jogam muito e depois atras tem Zobnin e Hendrix tb muito bons jogadores com qualidade e alguma experiencia, estamos a falar de 5 jogadores internacionais com jogos e minutos nos cotos nas suas seleções, não são toscos......então porque pareciam ontem?

    Porque o Benfica jogou com a defesa praticamente encostado a dupla de medios para reduzir o espaço e os 2 extremos iam por dentro para deixar o overlap por fora ao lateral, o que fazia que o benfica em pressão alta a meio campo tinha sempre 5 jogadores a defender a toda a largura com 2 jogadores na frente prontos para a saida, em qualquer zona do terreno o Benfica esteve sempre em vantagem numerica porque a equipa estava posicionada para isso.

    Uma palavra para os mal amados Weigl Grimaldo e Gilberto:

    No cantinho lá do Coluna d'águias já andam a traçar no alemão e no espanhol e completamente atoa, Weigl ontem fez talvez o seu melhor jogo com a camisola do Benfica, correu que nem um louco meteu o pé foi de cabeça levou porrada e nunca se encolheu, é claramente um dos jogadores que mais beneficiou não apenas a inclusão de João Mário bem como da estratégia de 3 centrais com a defesa encostada ao meio campo, perdi conta às vezes que fez variação de flanco completa para permitir a equipa bascular, outro que se vê a subir de rendimento é Grimaldo que como tem neste momento um meio campo que sabe pensar o jogo ve se mais descansado porque sabe que não há perdas de bola ali...porque isso é importante , o meio campo não pode perder 20 vezes a bola num jogo ou estar constantemente a fazer passes de 20 metros para o extremo ir buscar na frente isto causa demasiado desgaste e deixa a descoberta as eventuais lacunas de um ou outro jogador.

    Gilberto não passou a ser o melhor do mundo mas é um bom lateral, tem garra e vontade, o que lhe falta em jeito mete em raça as vezes até demais, mas não tivemos lá um quase 10 anos assim(Maxi Pereira)???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falar de futebol, neste blog? Caíste cá de paraquedas, foi? :)

      Eliminar
    2. Anónimo6/8/21 11:56

      Excelente análise do jogo. Um bem haja
      Manu

      Eliminar
    3. Não tenho a certeza sobre o 3-4-3...segundo o Jesus foi um 4-3-4 e assim se percebe como ganhámos este jogo, com mais um é sempre mais fácil! Quando se vence vê-se sempre qualidades nos sistemas táticos e nos jogadores que rapidamente desaparecem...esperemos por jogos mais complicados com adversários de qualidade Champions para confirmarmos, mas duvido muito que de repente Weigl, Grimaldo e Gilberto subissem para o nível que se exige no Benfica.

      Eliminar
    4. Anónimo6/8/21 14:55

      Obrigado Pedro pela excelente análise
      Faltam pessoas compatíveis aqui
      90% dos que passam por aqui só escrevem ódios pessoais contra este é aquele
      50% nem benfiquistas são
      Pensam que neste ou noutros blogs podem influenciar os benfiquistas
      As últimas eleições mostraram que não é assim
      Mais uma vez obrigado por escrever sobre futebol
      Um raro momento neste blog

      Eliminar
    5. " O que significa é que prevejo, o que é bem diferente e não é nada difícil de prever vendo o que a equipa joga e os jogadores e treinador que tem! Abre os olhos e deixa de ser carneiro!"

      O sabujo ataca de novo!

      O BENFICA precisa tanto de ti como os cães de sarna...

      Uma vez sabujo, sabujo para sempre!

      Se uma vez te vir cair ao rio, atiro-te uma corda com as pontas e tudo!

      Eliminar
    6. Alberto João o Grimaldo já fez melhor bem melhor é só te lembrares dos 2 últimos títulos, só que weigl e Grimaldo tem o mesmo problema não lhes podem que defendam a profundidade quando foram habituados desde a escolinha a jogar ao ataque, tanto weigl como o Grimaldo vem de escolas semelhantes 3-4-3 3-5-2 respetivamente, só que weigl no sistema em que ele está habituado não existe pressão alta nem baixa existe sim ocupar o espaço e fechar linhas de passe e esperar o erro, Grimaldo já sabe pressionar alto mas o seu estilo de jogo depende muito do médio defensivo, se o médio não estiver confortável e falhar aqui e ali obriga a Grimaldo dobro de atenção a defender na profundidade, algo que ele não sabe.

      Com João Mário e weigl como duplo o Benfica passa a ter 2 jogadores que pensam com bola no chão que sabem colocar a bola no local certo e acima de tudo não existe falha de passes, logo o Grimaldo já apenas se pode preocupar em não ser ele a perder a bola, o que a um jogador como Grimaldo e como lhe dar oxigénio.

      Gilberto e isto da o que tem e o que não tem, não e um titular....mas sim uma muleta

      Eliminar
  26. Quando se lê alguns comentários a desvalorizar sempre o Benfica ou as suas vitórias é porque os adversários do Benfica são sempre mais fracos. Penso logo nos cartilheiros dos outros clubes e no Rascord , sempre a deitarem abaixo o Benfica. E isso é muito mau para quem é benfiquista e se diz benfiquista, seja sócio, adepto, accionista ou que quer que se lhe chame. Factualmente a equipa mostra as mesmas lacunas que o ano passado e apenas João Mário veio dar alguma tranquilidade a um sector que não segurava uma bola durante 5 segundos e aa entregava sempre ao adversário. De resto, acho que tudo continua mais ou menos na mesma, com falta de intensidade e sobretudo muito pouco eficácia na hora da decisão, com muitos passes falhados e a tal limpeza que o balneário precisa e que não se faz. Claro para já não falar nas alas em que a falta de físico continua a imperar porque nada se faz para a resolverem. Quanto ao JJ igual a si mesmo...como treinador é fraco e sempre foi. Quanto ao dedicar ao seu amigo a vitória é a sua amizade pelo LFV a falar e não o Benfica....querem democracia e depois querem amordaçar as pessoas....mas afinal onde está a democracia aqui tão propalada tantas vezes? Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  27. Anónimo6/8/21 10:53

    1°- Vamos concordar que todos nós aqui estávamos bastante pessimistas quanto ao sorteio e o valor do adversário. Eram os jornaleiros deste país, os paineleiros antis todos sorridentes, etc.. O Spartak era só goleadas, jogadores da seleção Russa, um treinador português com grande conhecimento da nossa equipa, enfim.
    Jesus deu mais uma vez um banho tático ao RV, porque este, na minha opinião e apesar de ter sido campeão no Glorioso,sempre foi fraco. Ganhamos em Alvalade 1-0, sim senhor, mas com um chouriço do caraças! Ainda me lembro do falhanço do Ruiz... Dos 0-3 na Luz.
    Resumindo, temos que dar mérito aos jogadores e ao nosso treinador, porque simplesmente não deixamos jogar o Spartak e soubemos anular os jogadores mais criativos.
    Agora não nos deixemos afetar pelo síndrome anti-Benfica, que consiste em desvalorizar sempre as nossas vitórias. O Spartak de Moscovo era equipa de champion, mas agora não passa de um Tondela. Alerta: A eliminatória ainda não acabou mas está nas nossas mãos.
    2°- Para alguns iluminados, passando os "Tondelas" desta vida, agora é que vão ser elas, vêm aí o PSV! Seguindo a lógica do parágrafo anterior, também é só goleadas.
    Pessoalmente, respeito o PSV e o estilo de futebol holandês, mas se me perguntassem no 1°sorteio, PSV ou Spartak, escolheria o PSV, com um futebol mais aberto, onde poderemos ter eventualmente mais espaço para jogar e tirar partido da maior valia individual dos nossos jogadores. Yaremchuk e +10, Vamos ver...

    Manu

    ResponderEliminar
  28. Escreveste "dedicar a vitória a sócios e adeptos", certo? Vieira é sócio e aadepto.
    Queres que o treinador dedique a vitória só a quem tu achas que deve dedicar? Só a quem é politicamente correcto dedicar? Isso não é dedicar, isso é obrigar. Não precisamos disso para nada.
    Sobre o jogo, achaste que foi uma vitória sobre uma equipa fraca. É só meia verdade. Podias ter referido há quantos jogos em ambiente Champions League o Benfica não obtem uma vitória e quem foram os treinadores.
    Sobre a tátia dos três centrais, temos treinador no banco, é ele que tem de decidir. Se ganhou com essa tática é porque ele foi adequada. O resto são gostos. Tu tens o teu, eu o meu, mas ambos irrelevantes dentro de um clube profissional.

    ResponderEliminar
  29. Infelizmente o PSV não é o Spartak...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo6/8/21 16:04

    De futebol percebes pouco

    ResponderEliminar
  31. O Spartak era fraco, sim senhor, era fraco. Mas o PAOK era forte? Portanto, vamos à leitura que importa: ganhámos porque fomos melhores e mais nada. Agora há que mudar muita coisa, sendo que o essencial só poderá ser feito na próxima época com a contratação de um treinador (o peixeiro que vá viver com o amigo); por ora, precisamos de um bulldog para o meio campo (será o tipo que. Woo do Milan? Espero que sim), dois laterais e um guarda-redes capaz.

    ResponderEliminar
  32. O treinador do Benfica escolhe a equipa de acordo com os jogadores que estão em melhor forma, ou disponíveis. Como quando jogávamos o CM. Tem 3 centrais de qualidade, jogam os 3. Compreendo e aceito. Só não compreendo e aceito que não se aproveite o Vinicius. Mas que raio é que mal é que o rapaz fez ao Benfica??... Só querem é vender os melhores e fazer negociatas com contratações. Já com o Jiménez foi a mesma coisa.. Estou farto desta visão mercantilista para o Benfica. Os clubes de futebol mudaram. Não foi para melhor. E o Benfica não é excepção. Recuso-me a ser sócio do Benfica enquanto for gerido desta maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vinícius serve para equipas que apenas precisem de um pinheiro lá na frente....o Benfica precisa de jogadores mais mexidos daí o yaremchuk, que apesar da altura e extremamente móvel.
      O Cardoso era pesadão mas tinha técnica não só de remate e era um jogador que se dava ao jogo procurava as alas e jogava em tabelas curtas....o Vinícius e pena mas não tem essa qualidade nem a técnica que o Cardoso tinha

      Eliminar
    2. Anónimo7/8/21 13:42

      O Cardozo era um senhor ponta-de-lança e o "pesadão" só o favorecia na luta com centrais "pesadões". Teve um momento mau, mas foram momentos de muita tensão! A sorte que o Benfica teve foi "encontrar" logo de seguida o Mitroglou e parece que pouco ou nada se fez para que ele, Mitroglou, continuasse por mais uns tempos!

      Eliminar
    3. Tenho pena de o Benfica ter libertado o mitroglou para mim foi a decisão mais disparatada dos últimos 30 anos.....nunca mais vou ver no Benfica um avançado que conseguia roer (no bom sentido da palavra) os calcanhares do boateng e senta-lo como se fosse um juvenil...rei mitrogolo para mim ainda antes de vir para o Benfica era um enorme avançado depois de o ver em plena luz ..... Fiquei fã....era um Cardoso mas com requinte....

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking