O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Bagão Félix anuncia Voto em João Noronha Lopes

. 35 comentários
Dever de Gratidão e Desejo de Renovação 

1. Estamos a pouco mais de duas semanas das eleições para os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica. Por isso, escrevo sobre este importante momento associativo. Faço-o livremente, sem dependências ou favores, sejam de que natureza forem. Sou, tão-só, com 72 anos de idade, o sócio nº 6102. 

 Escrevo sem qualquer carácter proselitista. Opino sem qualquer sentido divisionista. Analiso sem qualquer maniqueísmo redutor. Decido sem qualquer pretensão de infalibilidade. Apenas como expressão do meu dever de associado. Neste caso, optar é o exercício livre de uma escolha entre candidatos que, em boa hora, tiveram a coragem de se apresentar ao universo benfiquista. 

Em tese, uma candidatura abarca um líder, uma equipa, um ideário, uma ética, um contexto, um programa. Vou-me deter apenas no candidato incumbente, Luis Filipe Vieira e no candidato João Noronha Lopes. Não desconsidero a candidatura de Rui Gomes da Silva, mas reside naqueles a derradeira triagem que fiz. 

2. Como sócio, estou muitíssimo grato a Luis Filipe Vieira pelos seus 17 anos de presidência do SLB. Foi, em primeiro lugar, o principal (embora não único) rosto da salvação do clube que, no princípio do século, estava desportiva, financeira e institucionalmente em acelerado risco de colapso. 

Com ele, e nos últimos 10 anos, voltámos à normalidade dos sucessos desportivos, enquanto código genético deste grande clube, seja no futebol, seja nas modalidades que muito significam para o benfiquismo ecléctico. Com ele, o clube passou a ser solvente e patrimonialmente valorizado. Com ele, o clube passou a ter o melhor estádio e das melhores estruturas mundiais de apoio às actividades desportivas e de acompanhamento dos atletas. Com ele, relançou-se a formação, com notórios resultados desportivos e financeiros. Com ele, potenciaram-se receitas sustentadas de merchandising e aumentou a atractividade do nome do clube (agora diz-se “marca” bem sei, mas não gosto da expressão, tal qual detesto uma outra, a de “cliente”). Com ele, lançaram-se e revitalizaram-se parcerias estratégicas nacionais e internacionais. Com ele, foi criada uma estrutura funcional muito profissionalizada, longe do modo artesanal em que o SLB se enredava. Com ele, o clube deixou de ficar hiper-dependente ou mesmo refém do sistema bancário. Com ele, conquistámos o tão desejado tetra no futebol (ainda que, para o penta, a sobranceria tenha sido fatal). Com ele, alcançámos duas finais na Europa (o que já não acontecia desde 1990) e três na Youth League (em apenas 7 edições). Com ele, o desporto feminino foi generalizado e valorizado. Com ele, foi lançada com sucesso a BTV. Com ele, se respeitaram a memória e a história do clube através de um incomparável Museu. Com ele, se espraiaram, por todo o país e na diáspora, Casas do Benfica, assim se reforçando o associativismo além da sede. Com ele, a Fundação Benfica é uma forma de olhar solidário para quem mais precisa do Benfica. 

“Votarei em Noronha Lopes porque as eleições, tendo embora presente a força do passado, dizem respeito aos desafios do futuro” 

Apreciei o seu discurso de anúncio da candidatura. Foi sensato, foi humilde, reconhecendo erros, alguns que se revelaram nocivos, foi desafiante para os próximos tempos, foi sonhador sem que tenha sido fantasioso. Curiosamente, neste seu discurso L. F. Vieira foi o que, algumas vezes, não conseguiu ser nestes quase vinte anos, em que se deixou seduzir por uma certa soberba para dentro e para fora, em que teve dificuldades em assumir erros que fazem parte da vida de qualquer decisor por mais competente que seja, e em que, por vezes, o seu entusiasmo se perdeu em ziguezagues inconsequentes, caprichos e utopias irrealistas. Mas que fique claro: a minha gratidão de benfiquista afasta-me da visão cínica de ver o copo meio-vazio, ainda por cima depois da miséria encontrada de um copo sem água. 

Vieira disse também que este será ou seria o seu último mandato de quatro anos. Disse-o e repetiu-o de um modo tão peremptório, que eu não quero sequer duvidar da sua genuinidade e propósito. Aplaudo este seu anúncio. Nada tem de negativo, antes é uma sensata constatação de que os cargos são sempre temporários e não se devem eternizar, quaisquer que sejam as áreas e contextos. É quase sempre mais difícil sair do que entrar. Sair no tempo certo é um acto de lucidez e sabedoria. 

3. Ora aqui chegado, passo para a candidatura de João Noronha Lopes. Trata-se de um benfiquista integral e íntegro, foi vice-presidente de M. Vilarinho e creio que contemporâneo de Vieira no futebol, tem uma intensa experiência de gestão em ambiente global da economia, é uma pessoa eticamente respeitável e está na idade certa para conjugar maturidade, experiência, iniciativa e vitalidade. É, pois, um candidato, não para ter uns momentos fugazes de glória mediática, não guiado por um qualquer aventureirismo de ocasião, mas para poder ser vencedor agora, ou no próximo futuro. Li que Vieira e Noronha se encontraram e que o actual presidente terá convidado o agora seu concorrente para fazer parte da sua lista como putativo sucessor. Sabemos como, ao longo dos anos, Vieira tem sido um hábil negociador de expectativas, o que explica a incorporação nas suas equipas de sucessivos e, em alguns casos, incisivos ex-opositores. Entre outros, José Eduardo Moniz, João Fernandes Varandas, Fernando Tavares. Não vejo mal nisso, desde que não seja uma forma de unanimismo maquilhado, mas antes potencie uma mais sã convergência através da diferença. 

4. Li, com atenção, todos os programas apresentados. Analise-os à luz de aspectos que considero essenciais para o Benfica do futuro e que, aqui, apenas exemplifico: alteração estatutária que limite, com razoabilidade, os mandatos, que imponha exigências de natureza deontológica ao seu exercício e que impeça quaisquer conflitos de interesses directos ou indirectos; garantia de uma segura transparência e escrutínio na gestão e fiscalização do clube; estabilidade da estrutura accionista da SAD, garantindo sempre a maioria do capital e evitando aventureirismos incompatíveis com os interesses superiores do SLB; estabelecimento de regras que limitem actos de gestão que envolvam importantes consequências para além do mandato sufragado (por exemplo, receitas antecipadas); solidez financeira e patrimonial que, com racionalidade estratégica, imunize o mais possível o risco de eventos negativos; política desportiva que optimize o binómio investimento na formação/sucesso desportivo (por outras palavras, que não faça da formação um dogma acima de tudo o resto, ou que, ao invés, a secundarize em favor de planteis de compra-e-venda); compatibilização de presidencialismo e de colegialidade, isto é, nem um presidencialismo excessivo e castrador, nem uma excessiva colegialidade inibidora da decisão no momento e modo certos, numa actividade em que o tempo é uma variável decisiva; racionalização e emagrecimento da estrutura operacional, baseada na meritocracia e sem amiguismos; política de comunicação social e externa que seja estável, rigorosa, pedagógica e exemplar; e uma BTV ao serviço dos sócios e não de dirigentes de cada momento. 

5. Tenho bons amigos nas diferentes listas. Amigos a quem louvo a coragem e o modo como servem ou desejam servir abnegadamente o SLB, e que me dão garantias de excelentes desempenhos. Gostaria de votar juntando o dever de gratidão e o desejo de renovação. Sendo que tal não é possível, votarei em Noronha Lopes porque as eleições, tendo embora presente a força do passado, dizem respeito aos desafios do futuro. 

Para esta minha opção, não nego que também tenho presente os danos reputacionais com que o meu clube se tem deparado por situações do foro judicial, ainda que não fazendo qualquer juízo sobre a sua justiça ou injustiça. Mas, espero, com sinceridade e amizade, que o actual presidente saia incólume das pendências (bem como o clube). 

6. Por fim, há um ponto que também me influenciou. Pode parecer um pormenor, mas, enquanto sócio e pagante da BTV, acho insuportável a sua ausência na cobertura das eleições. Como acho que o actual presidente deveria dar-se ao debate de ideias, em vez de monólogos em canais externos. Não caio na ingenuidade de conceber esta orientação como alheia aos actuais dirigentes. Chegou-se ao inenarrável ponto de só vermos a apresentação de candidaturas em outros canais, enquanto a BTV, à mesma hora, reproduz um qualquer joguinho de infantis numa qualquer modalidade. O interesse superior do clube mandaria que o seu canal desse a conhecer, em condições de igualdade, os propósitos dos protagonistas do mais importante acto estatutário. Até porque sendo o actual presidente candidato, é sempre inevitável que o candidato que é presidente continue a ser notícia na BTV. Lamentável é, ainda, que, embora não havendo cobertura eleitoral, tenha havido uns (felizmente poucos) comentadores residentes que não se coibiram de fazer indirectamente campanha pelo candidato que lhes vem pagando as avenças e os honorários. 

António Bagão Félix 

O CONTADOR DA LUZ, 13 Outubro 2020
in A Bola
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Prontos mais um soco no estômago dos Benfiquistas ímpios, que o Bagão é que era, o Bagão era um homem integro para liderar o Benfica, demasiado honesto para ser presidente do Benfica neste mundo sujo que é o futebol, e não é que o senhor Mete o Vieira nos píncaros e escolhe o Abílio dos Hamburgueres.. Este apoio vai fazer mossa no blogue e nos apoiantes do RGS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se este ou algum apoio fizesse moça no blog, não seria publicado!
      Quero ver se tens tomates para assumir que o blog não dá apenas voz a apoios à candidatura A ou B... simplesmente nao damos é voz a campanhas de demagogia seja de que candidato for.

      Eliminar
    2. Amigo se calhar não me expressei bem. Quando digo neste blogue, digo as gentes que aqui comentam, e variadas vezes vi aqui a pedirem para o sr. Bagão se chegar a frente para ganhar ao Vieira, seria uma candidatura forte, agora quem tu ou o Shadows, o Scaramanga o Redmoon apoia isso é problema vosso.

      Eliminar
    3. GB : para fazer moça é preciso haver sexo , serem férteis e não se precaverem...

      Eliminar
    4. MOSSA ....porra !

      By the way, excelente comentário do meu "imaginário" PRESIDENTE para o Glorioso !

      Que pena ele preferir os ares puros de Sousel e as árvores despidas no seu Monte das Flores em detrimento dos ares poluídos do futebol, mas diga-se em abono da verdade que fez uma excelente escolha !

      Eliminar
  2. Tenho muito respeito pelo senhor Bagão Félix, mas será mais benfiquista que o José Augusto, para ter direto a um post?
    Ah já me esquecia, o Grande José Augusto apoia o Vieira.

    Fábio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada13/10/20 20:57

      Não digas? Que grande admiração!

      Eliminar
  3. Respeito a decisão de Bagão Félix. Benfiquismo inatacável e seguido por muitos sócios.

    Gostaria era que tivesse colocado este ponto dentro dos items para alteração estatutária "estabilidade da estrutura accionista da SAD, garantindo sempre a maioria do capital e evitando aventureirismos incompatíveis com os interesses superiores do SLB".

    Se estiver enganado corrijam-me, mas o programa de JNL apenas se refere à alteração estatutária para a alteração do emblema, nada diz quanto a compra ou venda de capital da SAD ou transferência de activos entre Clube e empresas participadas. Esse que é claramente um dos pontos que mais me agradam no programa de RGS, que garante discussão prévia e necessidade de aprovação por parte dos sócios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem me lembro tu eras um dos que queria Bagão é candidato, ele deu te uma morraca em cheio no estômago..

      Eliminar
    2. Águia Preocupada13/10/20 21:16

      Gus! Lê melhor o ponto 4 em que fala da alteração estatutária!

      Eliminar
  4. "estou muitíssimo grato a Luis Filipe Vieira pelos seus 17 anos de presidência do SLB"

    Quanto a carácter, estamos falados. Este bagao Félix foi dos que me conseguiu enganar. Até hoje, depois de escrever isto.

    "Com ele, e nos últimos 10 anos, voltámos à normalidade dos sucessos desportivos"

    Não contente, ainda fala em volta á normalidade de sucessos desportivos quando o porto deu baile em títulos no reinado de vieira.

    O resto já nem li...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo farinha do mesmo saco, políticos, advogados, banqueiros, charmains é tudo a mesma merda interessa é o El Guito..

      Eliminar
    2. Contra escumalha13/10/20 22:32

      Lixo humano a falar do excelso e integro Bagão Félix. Um pessoa como tu devia ser presa por falar de gente de bem e de uma hombridade e moral intocável.

      Quanto ao baile reza a história que nos últimos 7 anos o Benfica te deu 5 no traseiro.

      Eliminar
    3. E nos 3 últimos anos, o intervencionado e falido ganhou 2.

      Eliminar
  5. Anónimo 16:52:
    E abandonar o «conforto» (para não dizer outra coisa bem mais negativa) do comentário sob anonimato? Hem?

    ResponderEliminar
  6. Enquanto benfiquista,e respeitando a opinião do sócio Bagão Félix,totalmente de acordo com os pontos 1 e 2!!!Mas a minha escolha é diferente precisamente por isso!!!Não quero ver o SLB transformado numa mega-hamburgueria, ainda por cima de muito má qualidade!!!!!Carrega BENFICA!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Agora foi Francisco Benitez e o Movimento Servir o Benfica a juntar-se à candidatura de João Noronha Lopes.

    Depois de todos os apelos (e bem!) para que houvesse uma união entre os candidatos descontentes com a gestão de LFV, se Rui Gomes da Silva não fizer o mesmo, prova que põe os seus interesses pessoais e a sua agenda à frente dos superiores interesses do Sport Lisboa e Benfica!

    Tem a palavra Rui Gomes da Silva... Quer ficar no lado bom ou do lado mau da história?

    Ass:Benfica acima de tudo e de todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xico esperto que tu és. O primeiro a avançar com a candidatura foi RGS, enquanto JNL foi empurrado pelo lóbi ligado a Seara Cardoso e Joaquim Oliveira.
      Tem juízo.

      Eliminar
  8. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/francisco-benitez-desiste-da-candidatura-a-presidencia-do-benfica-para-apoiar-noronha-lopes?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais

    ResponderEliminar
  9. Só quem elogia Vieira pode admitir Noronha Lopes como sucessor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passar ali pelo blog Benfica Livre... é de ficar enojado e os autores devem estar a guardar munições.

      Eliminar
  10. Não Existem Insubstituíveis

    Nem mais, não existem insubstituíveis, não será o fim quando o que lá está sair, não terá que ter um sucessor, pois na estamos numa monarquia, nem ele é rei de nada. Se ele de facto fez alguma coisa pelo BENFICA , como muitas vezes afirma, seria também bom que dissesse que o BENFICA fez muito por ele, e se deixasse de chantagens emocionais, que prejudicou a familia, os amigos, a si próprio, pois está lá por sua vontade, e pelos vistos tem gostado, pois nunca ninguém o obrigou a candidatar-se !!! Compreendo a opção de BF, apesar de não ser a minha e não desconsiderar o candidato pelo qual optou, tem um requisito importante é BENFIQUISTA. Considero RGS, melhor preparado para o cargo nesta fase de transição, mas nisso cada tem as suas perspetivas, e depois de muitos de TRICOLOR, com ausência de mística, paixão e negociatas inexplicáveis não estou preparado para mais do mesmo, mas isso cabe a todos nós a 31 Outubro sócios anónimos, que somos muitos , que personificamos a grandeza do GLORIOSO, votarmos e elegermos quem considerarmos que tem os requisitos e valores indispensáveis para ser o NOSSO REPRESENTANTE.

    ResponderEliminar
  11. Muito bom ver Benfiquistas respeitados e com valores solidos assumirem a mudanca, o futuro.
    Espero que possa ter uma influencia positiva em muitos dos que ainda, talvez por medo da mudanca, hesitam em votar numa das candidaturas de oposicao a Vieira.
    A mim transmite-me a esperanca de que LFV nao conseguiu nem alguma vez conseguira matar a alma do centenario e Glorioso SLB.

    ResponderEliminar
  12. Com tantos agradecimentos a Vieira admira-me não votar nele outra vez. Quem está grato por 17 anos não custa votar em mais 4.

    ResponderEliminar
  13. Benítez integrar a lista de JNL é um apoio decisivo a lista da oposição a LFV. Esperança que RGS se junte em nome do futuro do Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada13/10/20 22:10

      Não tenho essa esperança. Não podemos esquecer toda a envolvência e quiçá influência dos poderes instalados nesta candidatura. Ou os almoços, jantaradas, encontros e sabe-se lá que combinações e promessas, não contam para nada?
      Não estou por dentro das candidaturas, mas com certeza que RGS sabe e não quererá juntar-se a mais do mesmo... Isto sou eu a pensar, a conjecturar...

      Eliminar
    2. Preocupado... a insinuar, portanto.

      Ora então... Rui Gomes da Silva terá razões para não se juntar a Noronha Lopes. Quais? Não interessa. Razões! Certamente boas.

      Já o contrário, é uma vergonha.


      Ora então, todas as listas, movimentos e desejados candidatos alternativos a Vieira apoiam Noronha Lopes... exceto Rui Gomes da Silva.
      Conclusão do Preocupado: vão todos ao tacho, são todos escroques.

      As voltas que se dá ao cérebro para encontrar razões... quando a razão não impera.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada14/10/20 00:48

      Bebeste o quê ao jantar? Merda? Só pode! Escroque é o que pensas que és. E sendo assim, é porque és mesmo!

      Eliminar
    4. E partimos para a ofensa e injúria.
      Estou elucidado.

      Conte lá como é que você e o Da Fonseca conseguiram ter “livre trânsito” para chamar nomes a quem bem apetece, sem nunca serem censurados?

      É que eu, n vezes quero apenas discutir, sem ofender... e em cada 5 comentários meus, passa 1.

      Estranho blog, este.

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Águia Preocupada13/10/20 20:45

    Caro consócio Bagão Félix!
    Muito aprecio as suas apreciações e a sua escrita deveras eloquente e envolvente.
    As razões apresentadas para o seu voto, são tão válidas como as razões contrárias à do estimado consócio!
    Contudo, não pode deixar de me doer a leveza com que aborda os factos (e tantos são!) negativos de que enferma o actual presidente.
    Faz-me lembrar aquelas mulheres que são tão maltratadas pelos maridos, mas que quando eles se finam dizem: "Ele foi muito mau, mas tive bons momentos com ele!" O caro consócio, sendo um homem culto e respeitado que eu jamais me atreveria a criticar, deixa-me com bastante apreensão quanto ao futuro do nosso clube! Porque pela sua argumentação, o seu voto não vai ser pelo futuro nem pelo passado... Antes vai ser pela manutenção da situação lamentável e caótica que o clube vive. E pior, a ausência de limpeza do nome do clube e extermínio de gente que tem sido tão nefasta ao Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nazis também quiseram exterminar um povo que consideravam nefasto à Alemanha.

      Eliminar
  16. mais importante do que este apoios era a união, ou desistência a favor da outra, das duas listas mais importante sem isso nada feito.

    ao contrario do que os apoiantes de rgs vieram a terreiro logo dizer foi rgs que abandonou a reunião de fusão, tanto que as outras duas ficaram e chegaram a um entendimento.
    mas o vieram acusar os outros daquilo que fizeram, onde é que eu já vi esta táctica.

    pelos vistos afinal cada vez parece que o abilio afinal é outro.

    off topic- tres dias terríveis mais um nosso antigo jogador que nos deixa, os sentimentos à família.

    ResponderEliminar
  17. Para os arautos da desgraça um acordo de 5 anos
    A DAZN e a Sky Italia adquiriram, esta segunda-feira, os direitos televisivos da Serie A por 4,5 mil milhões de euros.

    ResponderEliminar
  18. Viva Benfica campeão tu tens ganhar adoro te Rui Costa presidente do Benfica eu respeito ao Benfica eu quero rafa António Silva grimaldo otamendi trubin João Neves João feliz neres tu és campeão eu gosto muito de ti abraço grande gostámos muito de mim Tiago Cruz de Brito cazeiro luta

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking