O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Porque o Seixal nunca será um projeto desportivo... Mesmo que LFV quisesse

. 68 comentários

Há uma realidade indesmentível: Uma boa Academia de jogadores, uma que forma Bernardos, Cancelos ou Félixes, uma que chega a finais da Youth League, seja ela qual for, tem muito clube de nomeada a seguir os seus miúdos, em tenra idade diga-se, antes até de atingirem a idade de se tornarem profissionais.

Muitos destes jogadores de 16, 17, 18 anos já têm empresários a receberem propostas de transferência, o que diga-se, nem é caso virgem do Benfica, onde poderia lembrar por exemplo a saída precoce dos jovens promissores Ronny Lopes e Fábio Silva, onde a vontade do jogador/empresário prevaleceu e o clube nada pôde fazer.

Como é que se seguram estes miúdos de 16/17 anos que se preparam para iniciar o seu caminho profissional? Desde logo com um contrato profissional e uma cláusula de rescisão de 35 ou 40 milhões de euros. Poderia ser uma cláusula de 80 ou 100 para estarmos mais precavidos? Poderia mas é impraticável, já que o Benfica não pode pagar a todos os miúdos ainda tão verdes um ordenado compatível com o valor dessa cláusula de rescisão. Nem os empresários aceitariam uma tão grande limitação dos seus direitos.

Vejamos o caso de João Félix: Muita gente se queixou da venda por 120 milhões de euros mas, há que dizer: o Benfica muito pouco poderia fazer para impedir esta transferência, MESMO QUE QUISESSE. Porque se o empresário QUISESSE, João Félix nem tinha renovado com o Benfica há um ano atrás subindo essa cláusula de 45 para 120 milhões . Já nessa altura Félix tinha mercado.

E aqui o vendedor de melões Jorge diz: “Ó Luís , tu até podes ser o dono da quinta mas quem manda aqui sou eu. Se queres subir a cláusula para 120 milhões, eu quero 5% ou 10% dessa venda, e comprometes-te a vender se surgir essa proposta. Senão vendo o melão já hoje por 45 milhões e é tudo o que te entra na conta.”

Esta é a realidade meus caros. E por isso entendo que neste contexto, num contexto em que os empresários são os INIMIGOS dos clubes haja a necessidade de tornar o inimigo numa espécie de PARCEIRO ESTRATÉGICO, onde os interesses de clubes e empresários possam andar (mais ou menos) lado a lado.

E por isso até entendo que um clube prefira trabalhar só com um empresário como faz o Benfica, que os jogadores da Academia sofram pressões para assinar por esse empresário se querem jogar e ser valorizados, porque se os empresários são e serão sempre o inimigo, é muito mais fácil “regulamentar” essa parceria estratégica com UM empresário apenas do que com vários ao mesmo tempo. É mais fácil que através dessa “regulamentação” da relação clube-empresário, os interesses do clube sejam mais bem defendidos, mesmo que os do empresário prevaleçam quase sempre.

Se o Benfica tivesse de lidar com 15 empresários ao mesmo tempo, seria muito mais difícil definir estratégias avulso e caso a caso, porque a urgência do empresário vender o único melão que tem da quinta é bem maior. A vantagem do Benfica ao lidar maioritariamente com um empresário apenas, é que a sua capacidade negocial é bem maior ao oferecer ao empresário toda a plantação da quinta, em vez de andar a negociar com vários empresários na base de um melão apenas.

Vamos agora relembrar e analisar duas ou três frases proferidas por LFV ao longo dos últimos dois anos para percebermos melhor o contexto que se vive:

Em Novembro de 2017 a promover o Seixal: “Estes miúdos sentem o Benfica de forma diferente.

Também  em Novembro de 2017: “O Benfica deve isso (a equipa A do Benfica) aos pais dos miúdos que acompanham os seus filhos na sua caminhada no Benfica desde os 9 aos 18 anos!

Mas já este ano LFV viu finalmente a luz (há luzes que lhe chegam tarde mas chegam), adaptando a primeira frase acima a algo bem mais verdadeiro: “Estes miúdos gostam do Benfica mas também gostam de dinheiro.

Tardou mas LFV chegou lá. Aliás, eu diria mais: Diria que estes miúdos gostam muito de dinheiro mas também gostam do Benfica. Sim, o dinheiro em primeiro lugar, aliás como qualquer brasileiro ou argentino.

Bom, vamos então juntar isto tudo e colocar-nos agora na pele dos miúdos: jogadores que aos 17 anos já têm propostas para sair. O que é que impede estes miúdos de 17 anos de saírem do Benfica? Duas coisas apenas:

a)  Conseguirem um contrato profissional com o Benfica (mas este factor não é assim tão decisivo já que muitos destes jogadores já são observados e conhecidos no estrangeiro e poderiam ter um contrato profissional com um clube europeu qualquer.

b)  A perspetiva de jogarem na equipa A do Benfica, de terem minutos de jogo, de crescerem lá dentro e saírem um dia mais bem preparados.

E este ponto B meus amigos, é a chave de tudo e a razão pela qual à medida que o Benfica Made in Seixal cresce, o projeto desportivo do Benfica definha:

É que para estes miúdos quererem ficar no Benfica, para estes miúdos aceitarem renovar pelo Benfica quando de lá de fora já os chamam, têm de ter perspetiva de encontrar espaço na equipa A. E para encontrarem espaço na equipa A, não podemos ter um Benfica muito forte cheio de internacionais a barrar-lhes o caminho.

Se o caminho do Benfica A estiver tapado, muitos destes jogadores preferem sair ainda mais cedo, porque se é para não jogarem mais vale já estarem lá fora num clube europeu a ganhar dinheiro que se veja.

Vejam Renato Sanches, não foi muito melhor para ele revelar-se um flop já com um contrato milionário de longa duração com o Bayern do que ter-se revelado um flop tendo ficado no Benfica?!

Mais, e se é para não jogarem, também o empresário prefere vender logo para garantir a sua primeira grande comissão desde logo de um melão que não tem mais de 15 anos de vida útil, já que não se sabe se esse melão ainda verde algum dia será maduro como se espera.

Resumindo isto tudo, chegamos pois a um ponto em que temos 125 jogadores com contrato profissional com o Benfica, muitos deles miúdos com tudo por provar, e onde sabemos que muitos desses miúdos nunca corresponderão àquilo que se espera deles.

Este ano por exemplo, três miúdos Tavares subiram à equipa A. Agora pergunto: Quantos destes 3 Tavares vocês acham que estarão no Benfica no próximo ano? Arrisco dizer: Provavelmente nenhum. Porque estes miúdos têm de agarrar o lugar logo à chegada para valerem logo muito dinheiro.

E se não agarrarem o lugar, e se continuar a existir dúvida quanto ao que valem no final desta época, têm de ser vendidos por 15 milhões cada um para dar lugar a outros miúdos que também sonham e vêm logo atrás: Repito, os que vêm atrás também precisam de encontrar espaço senão o ciclo quebra-se, logo alguns têm sempre de sair, e esses são os Diogos Gonçalves e os Joões Carvalhos que tiveram um ano para se mostrar e mostraram muito pouco.

E aí está a explicação do porquê dos 15 milhões por melão, que LFV disse que todos iriam perceber um dia... 15 milhões é o preço médio por melão para a quinta ter rentabilidade... É o preço (alto, diga-se), que se cobra pelos melões dispensados que não são ainda doces nem amargos e que queremos que sejam os outros clubes a abrir. Não importa se o Bernardo sai por 15 e amanhã vale 80, porque também há muitos que saíram por 15 e amanhã nem 5 valem... No fim, o preço médio tem é de dar lucro ao produtor de melões e seus amigos, sendo irrelevante se o lucro maior veio do melão A ou melão B...

Mas percebem a realidade meus amigos, a razão pela qual o Benfica Made in Seixal implica sempre ter um Benfica fraco?! É que sem espaço na equipa A, todo o projeto cai por terra, não há forma de convencer os miúdos a ficar no Benfica se lá de fora já há clubes a chamá-los... Mas para haver espaço na equipa A para eles todos sabemos que o nível não pode ser muito alto...

E agora pergunto: LFV quer ainda mais campos relvados, mais Universidades, mais cimento, mais miúdos a ser formados... Para onde irão esses miúdos?! Para o Benfica A também?! Vão começar a ser quantos a subir todos os anos? 10/12 por ano?! Vamos passar para 180/200/300 jogadores contratados?! Onde é que isto acaba?

Chegará a altura em que andaremos a formar para clubes rivais aproveitarem, porque de facto não há capacidade para escoar e dar palco a todos os jogadores que criamos, e o palco é a chave de tudo, o único cenário que pode demover jogadores e empresários de procurarem (ainda) mais cedo a única coisa que realmente lhes interessa no meio deste circo todo: Dinheiro e vidas boas...

Dinheiro e vidas boas... Dinheiro e vidas boas... O Seixal é um projeto financeiro, nunca foi um projeto desportivo... É o que sempre disse.... e mantenho.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

68 comentários

  1. Todos os que cá andamos há algum tempo, sabemos que o que tem estragado inúmeros tipos com habilidade e jeito (técnica é outra coisa) é a profissionalização precoce.
    Pôr um contrato de profissional à frente de um cachopo com 15 ou 16 anos, é um crime. Embora seja o sonho de muitos papás e mamãs.

    O problema até nem é os miúdos quererem ser Cristianos Ronaldos. O seu maior azar é as mamãs sonharem ser dolores aveiro.

    Com essas idades, devem é estudar, fazer-se homenzinho e deixar o futebol para segundas núpcias, até porque muito poucos vingam.
    Quem tiver memória, diga-me sff quantos das gerações douradas de Riade e Lisboa venceram e chegaram ao estrelato.
    É naquela idade charneira dos 19 anos para o profissionalismo que muitos se perdem.
    Ainda há dias o insuspeito Pep Guardiola, afirmou que o dinheiro com fartura chegar às contas de rapazolas é um problema, por vezes insolucionável.
    É o deslumbramento, a alienação e por fim, o espalhanço fatal.

    ResponderEliminar
  2. Analise interessante e honesta. Concordo com grande parte do que aqui se analisa pelo RedMoon.
    O segredo estará em conseguir encontrar o equilíbrio neste processo, não aumentando o Seixal para não pressionar tanto a equipa A, penso que aqui se pode encaixar a estratégia de um clube satélite no estrangeiro para valorização financeira e eventual aproveitamento para a nossa equipa principal, em parte é o que faz o nosso adversário da Champions ligado á RedBull.
    Saudações Benfiquistas rumo ao 38

    ResponderEliminar
  3. O Renato é o exemplo paradigmático da falta de maturidade, para não dizer cabeça.
    Até publicou uma foto sua nas redes sociais agarrado a não sei quantos maços de notas.
    Ter maturidade e a cabeça no lugar, não é para todos. Suspeito mesmo que não seja para nenhum.
    E...e...quanto a mim, a influência dos empresários/agentes, até nem é a mais negativa.
    A pior de todas é a dos pais dos miúdos que querem que eles comecem a ganhar bom dinheiro quanto antes.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem identificada a questão da vertente financeira vs vertente desportiva. Mas uma SAD não é "business"?
    Gostaria que desse o seu ponto de vista sobre como conjugar ambas as vertentes. Ou dever-se-á abortar o projecto de formação tal como está, actualmente, delineado?
    Ab

    Ed Bap

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abortar a ampliação do projecto é o que está em causa. Porque é que os vieiristas acham que os talibans querem fechar o Seixal e acabar com a formação? Temos o melhor centro de formação e 125 jogadores sob contrato. Queremos ter 500? e equipa C, D, etc ou queremos aproveitar os melhores e deixar de ser uma fábrica para os outros. Depois da fornada a 15M€ (Cavaleiro, Helder Costa, Bernardo, etc) quantos vendemos por esse montante (tirando os casos excepcionais do Félix e do Renato)?
      Porquê investir dezenas de milhões em mais campos, universidades, etc quando o que temos é de excelência? Aumentar ainda mais ´so vai fazer com que alguns dos melhores escolham outros locais onde será mais fácil sobressair.

      Eliminar
    2. Ed Bap, esse será o tema do meu próximo post

      Eliminar
    3. 1 dos ultimos foi o João Carvalho...

      Eliminar
  5. Na mouche.
    Basta ver que quando a pressão aumentou e era imperativo ganhar quantos made in seixal jogaram na alemanha? apenas 1 e foi o que enterrou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ser concordante com o post sem ter de ser aldrabão.
      Jogaram 2 (Ruben e Ferro) e quem enterrou foi o Caio Lucas e o Lage.

      QUalquer pessoa que diz que o Ruben enterrou é porque não percebe de futebol...

      Eliminar
    2. Sim o Ruben Dias enterrou ao fazer aquele penalty ridiculo, mas também essa substituição do Pizzi pelo inutil do Caio Lucas fez com que o Lage enterrasse a seguir e logo depois o Caio

      Eliminar
  6. Primeiro comentário: eu gostava muito de conhecer a realidade em que vivem aqueles que pensam que um projecto desportivo, cientifico, educativo, hortícola, you-name-it, sobrevive do ar sem recurso financeiro (dinheiro)?

    Falando agora de um projecto de formação desportiva que pretende ser de excelência mundial, como é que sobrevive sem dinheiro? obviamente precisa de dinheiro. e não é pouco! preciso de muito dinheiro. basta pensar no numero de pessoas envolvidas no projecto entre staff desportivo, jogadores, tratadores de relva, segurança, limpeza, tudo, tudo! vivem do ar? fazem voluntariado?

    sobre o Jorge Mendes, confesso que a única questão pertinente para mim é esta: como é que ele faz? quem não queria estar no lugar dele e porque motivo não há mais empresários (em Portugal) com o sucesso que ele tem?

    ResponderEliminar
  7. Boa análise. De acordo com a tese aqui defendida

    António

    ResponderEliminar
  8. É muito bom ver-te por aqui, lúcido e inteligente, acrescentas sempre. É isso tudo. E é por estarmos "subjugados a este contexto" que a tomada de decisão tem que ser estupidamente inteligente. O clube precisa de ter um dossier de cada atleta e uma negociação em continuum com o jogador e seus representantes. É necessário "saber" quais são os que são para ficar e quais os que ficarão para se ir comprar o que nos falta, tudo atempadamente e assim termos sempre um plantel de qualidade em todas as posições. O Benfica precisa de ter 16 ou 17 jogadores de qualidade e experiência indesmentíveis e 6 ou 7 jovens da cantera de qualidade e personalidade absolutamente inquestionáveis. Os tais 16 ou 17 alguns "são jovens que cresceram", um Dias, Ferro, Svilar, Florentino, Gedson, etc etc etc. Numa perspectiva de médio prazo com uma gestão de topo em 6 anos temos um plantel maioritariamente made in Seixal e isso dá-nos paixão, qualidade e conhecimento do jogo, porque os nossos técnicos são de qualidade elevada.
    O Benfica durante 3 ou 4 anos foca-se na vertente desportiva e na selecção criteriosa de atletas vindos de fora que possuem experiência, qualidade e carácter.

    ResponderEliminar
  9. Viva,

    Penso que os jovens da formação tem ajudado e muito o clube, recordo que Renato Sanches numa primeira fase e em janeiro Ederson e Lindelfo foram determinantes ou importantes digamos para a conquista do tri e à passagem à fase seguinte da Champions já agora que está na moda recordar que estamos mal e concordo. Na época seguinte Renato parte, mas Lindelof, Edrson, Nelson Semedo e Gonçalo Guedes são determinantes ou importantes para a conquista do inédito Tetra. No ataque ao Penta e como aqui muito badalado foi por se ter vendido os jovens da formação que ficamos muito mais fragilizados (Ederson, Semedo, Lindelof, Guedes e ainda Mitroglou), ainda assim o SLB nessa época lança Ruben Dias. Posteriormente e na época passada Ruben Dias, Felix, Ferro e mesmo Florentino foram importantes para a reconquista (bolas tanto falo em títulos falando de formação afinal...). Não falei e nem vou comentar a importância para o clube na parte financeira da venda destes jovens, alias o benfica Eagle tem colocado ai artigos excelentes.

    A meu ver a questão é simples e está amplamente comentada tem o SLB que reter talento e até tiro daqui Felix que pelo exposto era praticamente impossivel de segurar, verifico e é factual que Ruben Dias vai na 3ª época e o clube quer aumentar cláusula, tem vários jovens seguros e acima de tudo e aqui é que é a questão comrpar de forma assertiva (Matic, Ramirez, Jaxi Garcia, Witsel, Aimar, Saviola, Perez, Pizzi, Samaris, Fejsa, Di Maria, Sálvio, Gaitan -apenas falo no miolo, alguns exemplos).

    Por isso penso que o SLB está a fazer um grande trabalho na formação, que é uma aposta recente e que nos tem dado titulos nacionais como comentei, e que sendo tão recente é normal que se cometam erros. A meu ver todos os Tavares deviam estar a jogar com regularidade na equipa B, jovens como Heriberto ou mesmo o Diogo Gonçalves, podem estar preparados para serem agora sim integrados no plantel principal, mas isto faz parte do nosso crescimento.

    Já agora o Seixal permite-nos treinar em algo que é nosso, seria melhor no campo do Massamá com a mala às costas ?

    Não sou Vieirista mas nem tudo é mau como se tenta diariamente fazer ver, não estou contente com as nossas campanhas na Europa, se na época passada entendi que Lage se foca-se apenas no campeonato com tantos pontos de atraso que teve que recuperar e ainda assim tenha conseguido passar duas eliminatórias com muitos dos nossos meninos na Liga Europa, este ano discordo totalmente da forma como se abordou a prova, espero que se aprenda com os erros.

    Amanha o SLB passa a fase de grupos, é campeão, com isso voltar à Champions arrecadando uns trocos e lá voltará o Pizzi à baila (até marcou dois golos nas provas europeias, na época anterior foi importante nos jogos com o FCP em assistencias, mas isso agora não interessa) e muitas outras coisas.

    E por fim sugiro, mais uma vez que se faça contas ao Seixal, fazendo contas tipo merceiro o Seixal tem cerca de 14 anos penso.

    Na manutenção do Seixal o custo são cerca de 5M época 8algo que não acontecia no incio mas pronto) o que dá 14 anos x 5M = 70M.

    Coloquemos então 100M para compra de terrenos e betão (exagerado mas pronto)

    Temos um total de custos de cerca de 170M mas coloquemos 200M até hoje. Nem vamos deduzir a CGD vamos apenas contabilizar a venda de jogadores, como Renato, Lindelof, Semedo, Guedes, Felix, João Carvalho e por ai fora, não vale a pena ires ao Helder Costa, Cavaleiro, Bernardo, Cancelo, André Gomes, está assim tão mal essas contas ?

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. É óbvio que é um projeto financeiro. No entanto, o dono disto tudo esquece-se que uma equipa mediana levará à perda de títulos e, consequentemente, por muitos esquemas que tenha, à perda da cadeira do poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossível perder a cadeira do poder, tem toda uma máquina de propaganda a funcionar para ele, Benfica TV,TVI,jornais,etc, votos das casas do Benfica, como muitos já disseram aqui só sai de duas formas.
      O Pinto da Costa também permitiu o tetra do Benfica e continua lá, com o clube falido, são dois casos iguais.

      Eliminar
    2. Caro adextera, acha óbvio? já alguma vez visitou a Academia do Benfica? tem alguma noção do que o dia a dia daquele espaço? posso-lhe garantir que há 10 anos atrás ninguém no Benfica esperava vir a vender jogadores da formação sem passar pelo plantel principal, como entretanto aconteceu. o objectivo do centro de estágios era captar, desenvolver e reter talento. ninguém exigia (nem esperava) que o centro de estágios se pagasse sozinho tão rapidamente.

      projecto financeiro? pois.... depois do trabalho feito, é facil vir dizer que até dá dinheiro (como se isso fosse mau para o clube).

      Eliminar
    3. Com o clube falido ... lol , os homens tem 5 avançados , tem 7 médios de qualidade , 3 bons extremos , 4 centrais , 2 bons guarda redes um bom defesa esquerdo e uns miúdos a crescer na B com muito potencial , perdeu o tetra para o benfica mas na Europa fez para cima de 50 pontos na champions ... a propaganda da tv como referiste é de facto um trunfo enorme , vê lá só pinto de elegerem o Pizzi como jogador do campeonato quando bruno Fernandes é infinitamente melhor ... com esta CS subjugada ao vieira , até o sporting com o liça e o toze marreco era campeão

      Eliminar
  11. Se percebi o que li, o melhor mesmo é fechar o Seixal porque nunca iremos tirar proveito desportivo dele. O que não é verdade como é facilmente provado.
    O proveito financeiro não interessa porque isso é dinheiro deitado do Tejo que está apreciar de limpeza, porque não pode ser utilizado para comprar melões.

    Mas a verdade é que isso é tudo mentira. Para começar, o Mendes poucos jogadores tem na formação do Benfica. Contam-se pelos dedos de uma só mão e quem não acreditar pode sempre colocar aqui o nome dos miúdos que são hoje representados pelo Mendes. O Mendes entra apenas quando eles entram na equipa A, mas nem todos, como se comprova hoje, não está para perder tempo com promessas.

    O Vieira já disse que o Mendes não tem quase ninguém na formação. Isso não quer dizer que ele não entre numa fase tardia da negociação como aconteceu com o Félix, mas isso é algo entre os empresários, os jogadores e a família, porque o Benfica não tem nada nem tem de ter algo a ver com isso.

    O Félix não era representado pelo Mendes e ainda não é. O seu irmão, Hugo Félix, também não. E podia continuar. O Camará, o Tiago Dantas, o Umaro, o Samuel Soares, também não. Nenhum dos Tavares é representado pelo Mendes. O
    O Ruben e o Ferro também não, assim como o Grimaldo, o Sefe, o Pizzi, o Vinicius (?), o Vlachodimos, o Taarabt, o Chiquinho, o Rafa, o Jardel, o André Almeida, o Conti, o Gabriel, o Raul de Tomas, o Zoblin, o Caio, o Svilar, o Zivcovic, o Gedson, o Samaris, o Cervi, etc. Nenhum é do Mendes. Afinal quais são os jogadores do Benfica representados pelo Mendes?

    Quanto a não se conseguir manter os miúdos, também não é verdade. Lembro que o Tiago Dantas, que até já esteve em Manchester, o Camará, os Tavares, o Umaro, já todos foram aliciados por clubes estrangeiros mas todos renovaram.
    Simplificando, qual é o jogador da formação que foi aliciado e saiu? Nenhum!!

    Os indicados Rony Lopes, Fábio Silva e seu irmão assim como aquele que foi para a Alemanha, saíram porque os pais decidiram assim, não teve nada a ver com empresários.
    O Porto pagou ao pai dos Silvas para os levar de volta ao Porto. Tentou com o Félix mas levou com os pés.
    Do mesmo modo, o Félix saiu porque o pai dele, que é quem realmente gere a sua carreira, assim o quis.
    O empresário aproveitou, naturalmente, mas a decisão final foi do pai que se quisesse ele tinha continuado no Benfica.

    Depois esquece-se que a formação do Benfica e o Seixal, tem uma componente de marketing, de publicidade e de imagem para o clube que nenhum anuncio ou campanha de marketing paga.
    Lembro que a Emirates veio para o clube por causa da formação.

    Por isso, o post não faz grande sentido quando quase tudo não tem correspondência com a realidade. Todos os jogadores têm hoje contratos com o Benfica até 2023-24 e têm recusado todas as ofertas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vvia,

      Concordo com o que dizes e até me esclarece em algumas questões :)

      "Por isso, o post não faz grande sentido quando quase tudo não tem correspondência com a realidade. Todos os jogadores têm hoje contratos com o Benfica até 2023-24 e têm recusado todas as ofertas."

      isso não interessa referir nem nunca será mencionado ;)

      Eliminar
    2. Pois ele não tem nenhum da formação mas quando for para vê der pumba ka está homem estranho ne?? O A. Horta que o diga

      Eliminar
    3. "O Vieira já disse que o Mendes não tem quase ninguém na formação."

      Quando ouço essas coisas, o presi_mente já disse, ou o Pedro Guerra também disse, se ambos o afirmaram, merecem-nos toda a credibilidade, não é?

      O que eu já disse, e reafirmo, é que dá um certo jeito ter um presidente que goste de futebol, entenda o jogo, e que tenha sensibilidade para o futebol, será o caso do actual presi_mente? Gosta mesmo de futebol, ou o Benfica é apenas um trampolim social e económico?

      O exemplo paradigmático deste presi_mente, sócio durante 24 anos do Porto, ofereceu-lhes o Deco, sócio do Sporting, era fã do Yazalde, só pergunto, o presi_mente é Benfiquista, sportinguista ou portista? Provavelmente é apenas um oportunista pato bravo, mas curiosamente tem enganado milhões de Benfiquistas, até quando? Até a justiça o permitir, ou quando chegar a carrinha celular para o levar? Se já tivemos um ex primeiro ministro preso, daí que brevemente teremos notícias.

      Eliminar
    4. Comentário relevante e com sumo, mas que tenta levar o tema principal do texto para outro campo:

      O objetivo não é culpar o Mendes... É irrelevante quem é o empresário ou fazeres uma lista de quem pertence a quem...

      É irrelevante dizeres que o Benfica tem os miúdos com contratos de longo prazo... mas alguém disse que não tinha? E vai continuar a ter enquanto os miúdos sentirem que chegarem ao Benfica A é uma realidade, tenha-se qualidade ou não... O cenário atual é o ideal para os miúdos e para os empresários... Até o Svillar tem direito a estreia como profissional contra o United na Liga dos Campeões!!! Mas tudo isso há custa de quê? Á custa das figuras que fazemos depois na Europa!

      Tens de dizer é que como é que uma estratégia maioritariamente made in seixal é compatível com um Benfica forte quando os bons do Seixal saem ao fim de 6 meses e ficam os medianos...

      Ou explicar como é que os do Seixal encontram o seu espaço na A se tivermos o Benfica forte que todos ambicionamos...

      Esse é que é o tema PRINCIPAL do texto... Sem esquecer que por cada João Félix que sai do Seixal há 10 Joões Carvalhos lá metidos no meio...

      Também dizes: Depois esquece-se que a formação do Benfica e o Seixal, tem uma componente de marketing, de publicidade e de imagem para o clube que nenhum anuncio ou campanha de marketing paga.
      Lembro que a Emirates veio para o clube por causa da formação."

      Lá está, o marketing, os relatórios de contas, o projeto empresarial, aquilo de que falo... E o projeto desportivo entra onde no meio disso tudo?

      Eliminar
    5. E também gostava já agora que me dissesses qual foi a venda milionária recente do Benfica que não foi feita pelo Mendes... Ah e tal que ninguém é do Mendes, mas nas vendas aparece em todas...

      Todos sabem que na formação é que está o ouro... Não é nos Pizzis nem nos Seferovics... Aliás podias dizer também qual foi o último jogador CONTRATADO nos últimos anos que tenhamos vendido depois por muito dinheiro...

      Eliminar
    6. Essa é facil Red: jimenez, talisca, jovic...
      Socio SLB n 218219

      Eliminar
    7. O projeto desportivo paira por cima de tudo. Se não houvesse projecto desportivo não fazia sentido a existência do Seixal. Daí a existência do Seixal.

      Mas a parte financeira é indispensável para uma empresa sobreviver. Quando leio ou oiço criticar o interesse financeiro, quando a sobrevivência de uma empresa ou organização depende disso, como qualquer ser humano depende da comida e da água que ingere, não ligo, melhor, desligo.

      Para se obter receitas é necessário marketing, publicidade, uma boa imagem, assim como um bom produto, por isso pergunto, porque razão o Benfica anda há anos a ser atacado pelos inimigos, assim lhes chamo, na tentativa de destruirem a sua boa imagem com falsos casos na Justiça?
      A campanha que continua há anos, com vários protagonistas, acontece por alguma razão.

      Um bom produto (desportivo) leva a melhores e maiores receitas.
      Que o produto é bom, prova-se pelo facto do número de sócios aumentar anualmente, já tocamos nos 250.000, ao contrário dos nossos inimigos. As assistências no Estádio assim como os Red Passes têm aumentado anualmente, os números não mentem nem podem ser desmentidos. Por isso agora até se fala em aumentar a lotação do Estádio.

      O sucesso do marketing e do valor da marca prova-se pelo aumento anual de 15% do número de parceiros, que já ultrapassa os 500, que procuram o Benfica como veiculo de divulgação das suas marcas, ao contrário dos nossos inimigos. Porque acham que isso acontece? E volto de novo à tentativa de destruirem a boa imagem do Benfica.

      Afirmar que não conseguimos manter os miúdos 6 meses é mentira grosseira. Qual foi o miúdo que saiu ao fim de 6 meses? E depois só sai se tiver qualidade. Ninguém compra material deteriorado, a não ser aos lagartos.

      Um produto só é procurado se tiver qualidade. Se os miúdos do Benfica são procurados é razão para orgulho porque têm qualidade desportiva. A culpa é do Seixal e da estratégia?

      É relevante falar na renovação dos miúdos porque isso faz parte da estratégia e só foi possível porque se conseguiu um desafogo financeiro que o ano passado não existia.
      Manter os miúdos na equipa A hoje é tão possível que já todos os jogadores, sem excepção, renovaram os contratos, porque as condições económicas hoje já o permitem.
      Amortizámos o passivo e temos agora uma reserva de meios que nos permite sobreviver 1-2 anos sem receitas adicionais. Isto é, até 2021.

      Nunca se pode dissociar o marketing de um projecto empresarial, nem o R&C da empresa, porque estamos a falar de uma empresa que presta serviços na área do entretenimento, não estamos a falar se uma Associação de Caridade que vive das ofertas das pessoas.
      Assim como não podemos dissociar a cabeça das pernas nem a boca do estômago. Faz tudo parte da mesma unidade.

      O projeto desportivo paira por cima de tudo. Afirmar que a estratégia é "made in Seixal", é redutor e obtuso, porque o Seixal não é apenas um mercado onde vamos buscar atletas, com uma parte desportiva e financeira, mas tem também uma componente social, local e partícular, e educativa em que ninguém fala.

      O facto de utilizarmos o valor que é criado no Seixal é uma medida inteligente e lógica, que toda a gente admira e elogia, em todo o mundo, que já deu resultados não apenas financeiros mas, acima de tudo, desportivos.
      O tetra e a entrada na Champions têm a marca do Seixal e não refiro apenas os jogadores.
      Os mercados nacionais e estrangeiros são mais caros e com muito maior rácio preço/qualidade.

      O sucesso desportivo e o encaixe financeiro estão interligados. Um são a consequência do outro e vice versa. O sucesso financeiro é um subproduto do sucesso desportivo e consequência directa da estratégia de aposta no Seixal e no scouting.

      Pessoalmente não me importava de ter todos os jogadores da equipa A jogadores do Seixal. Isso é uma impossibilidade, mas se acontecesse, é possível mas apenas na teoria, seria um grande orgulho!

      Criticar é fácil, fazer é mais difícil.

      Eliminar
    8. "Essa é facil Red: jimenez, talisca, jovic...
      Socio SLB n 218219"

      Só arranjaste esses?! Jimenez saiu emprestado e dispensado... Para ser vendido teve de se valorizar lá fora... Talisca e Jovic, idem aspas aspas

      Repito, há quantos anos não contratas um "gajo" por 6 milhões que sejamos nós a valorizar cá dentro e vendamos depois por 30 ou 40 milhões?

      Eliminar
    9. Anónimo, como disse não concordo com muito do que dizes (concordo com algumas coisas) mas acrescentas um ponto de vista relevante à discussão, o que é sempre de louvar.

      A minha resposta seria longa, mas o meu próximo post vai responder a muitas destas questões.

      Eliminar
    10. Ninguém do Benfica foi vendido ao fim de 6 meses?! Renato e Félix saíram ao fim de quantos?!

      Ao Renato nem deram tempo de jogar o europeu... Foi logo antes que o europeu corresse mal.

      Eliminar
    11. RednMoon,

      Se Renato começa a jogar apartir de novembro e sai em junho a mim dá-me oito meses e Felix nem tem discussão entrou logo no inicio da época, é tão simples.

      Grande resposta do Anonimo, adorei :)

      Eliminar
    12. Jimenez, contratado por 22M vendido com quase 100% de lucro.
      Jovic, foi contratado por 6M e vendido com mais de 100% de lucro.
      Carrillo custou 4M e vendido por 9M.
      Talisca comprado por 4M e vendido por 29M.
      Mitroglou. vendidos 50% por 15M (comprado por 7M).
      Cristante vendido por 8M.
      João Carvalho vendido por 15M.
      etc.

      Renato Sanches jogou 10 anos no Benfica. Foi vendido porque ofereceram 35M mais 45M. O miúdo quis sair, foi opção do próprio. É ler as entrevistas que deu.
      A mesma coisa com o Félix, jogou 5 anos na formação e na equipa B, saiu porque ofereceram os 120M da clausula e porque quis sair. O pai decidiu. É ler as entrevistas.

      E se quisermos voltar atrás no tempo, podemos colocar aqui mais algumas vendas interessantes:

      Witsel: 40M€ (comprado por cerca de 6M€)
      DiMaria: 37M€ (comprado, por 7M€)
      Rodrigo 30M€+ 10M€ (comprado por 6M€)
      Coentrão: 30M€ (comprado por 1M€)
      Enzo Perez: 25M€+5M€ (comprado por 5,5M€)
      Matic: 25M€ (comprado por 5M€)
      Javi Garcia: 20M€ (comprado por 6M€)
      Ramires: 22M€ (comprado por 7,5M€)
      Markovic: 25M€ (comprado por 6M€ por 50% do passe)
      David Luiz: 25M€ (comprado por 0,5M€)
      Manuel Fernandes: 18M€ (formação)
      Simão: 18M€ (comprado por 12M€)
      Garay: 14M€ (comprado por 5M€ por 50%)
      André Gomes: 15M€+5M (formação)
      Bernardo Silva: 15,75M+1,8M (formação)
      Gonçalo Guedes: 30M+3M (formação)
      Helder Costa: 16M (formação)
      Lindelof: 35M+ 5M (formação)
      Ederson: 40M (50%) (formação).
      Nelson Semedo: 35M+5M (formação)
      Mitroglou. 15M por 50% (comprado por 7M).
      Oblak: 20M (formação). Com 4M para o próprio. Forçou a saída.

      Eliminar
    13. Anónimo 29 Novembro, 2019 12:35 E o capuchinho vermelho "comeu" a avozinha. Não anda a ver muitos filmes tipo, sozinho em casa??? Todos os Jogadores que nomeou nenhum é da «estante» do Jorge Mendes??? O Dono do Benfica já ele faz parte do caderno do J.M. mas não será para o transferir é mais para o "proteger" no caso de algum embaraço que o tempo por si só não resolva. Boa noite

      Eliminar
  12. Excelente poste RedMoon, bastante certeiro na minha opinião, e praticamente sem juízos de valor ou julgamentos de intenções.

    Sem se fazer um ataque e explícito à política do Benfica, colocam-se aqui alguns pontos interessantes para a discussão, e para mim perfeitamente verosímeis.

    Mas acima de tudo e mais importante do que as discussões que tenhamos aqui, será alguém da Direcção dar uma vista de olhos no que aqui foi escrito e talvez (re)pensar a sua estratégia.

    ResponderEliminar
  13. Tu não podes ter qualidade e quantidade não existe em lado nenhum em primeiro lugar no ano passado o Benfica jogou nos sub 23 com 58 jogadores?? Será esta forma certa de trabalhar? Não não é no fim do ano estes puto pouco nada fizeram.
    2. Quando se cria uma academia tem que ter uma filosofia de futebol se gente vir os juniores a jogar jogam de uma maneira os sub 23 de outra a equipa b idem e os A de outra isto não filosofia de futebol ao e nada isto cada treinador faz a sua vontade e basta ver as opções que são tomadas tu tens 3 centrais Kalaica, Conti e agora Morato qual destes três é o melhor??

    3. Bernardo, Cancelo pouco o nada dizem aos Benfiquista porque nunca jogaram pela equipa a o Renato, Gonçalo e Félix a mesma coisa em meio ano não dá para ver nada pior ainda alguém achar que estes putos estão preparados por exemplo o Félix no ano passado não jogou na Champions como e possível este miúdo ficar a frente do Sajo do Dortmund?

    Esta prática obrigar os putos mudar de empresário não é de agora e aposto tido o que quiseres desde que Carlos Janela Co e ou trabalhar para Benfica virou a moda porque ele fazia mesma coisa no Sporting e só ver o caso do Poejo.

    Eu digo sempre a jogadores no Campeonato nacional melhores que alguns que jogam na primeira divisão mas estes não tem dinheiro para pagar empresários o Veloso que o diga ele sabe bem daquilo que estou falar.

    ResponderEliminar
  14. Sempre duvidei e continuo a duvidar da qualidade e abrangência do trabalho que se faz na academia do Seixal.
    O que o Seixal tem produzido, são defesas (apenas para algumas posições) e um ou outro médio, por norma defensivo.

    Há quanto tempo não sai do Seixal um 8 (box to box como agora se diz) ?
    Há quanto tempo não sai um ala (já só pedia 1) com qualidade inquestionável ?
    Há quanto tempo não sai um avançado centro (9) com qualidade e rendimento inquestionável ? Podia ser mais móvel ou fixo, mas ter qualidade e produção convincente.

    O Seixal é...o Seixal.
    Passou a ser sinónimo de milhões e mendilhões. Mas não vejo que a qualidade da equipa A beneficie muito do trabalho que dizem dali sair.

    Agora é um facto que saem de lá todos com um carimbo na testa "made in Seixal" que tem rendido bom dinheiro.

    Mas se formos a ver bem, por ano, não sairão de lá mais de um ou outro com potencial para ser promovido à equipa principal.

    O Lage por exemplo, antes de ser promovido a treinador da equipa principal, deu uma entrevista na qual disse que o pontapé para a frente está proibido desde os escalões da mais tenra formação. Treina-se bastante a saída apoiada, com a bola no pé e sem saltar etapas na fase da construção.

    Pois bem, ou não acredita naquilo que disse trabalhar ou mudou o paradigma de jogo do Benfica.
    Em Leipzig o que eu vi, foram sucessivos e continuados chutões para a frente, a partir da defesa, em busca de um desamparado Vinicius que com meia hora de jogo já não podia com uma gata pelo rabo.

    Esta treta da formação, é mais um grito de guerra sem nenhum reflexo naquilo que é (ou devia ser) a qualidade de jogo do Benfica.

    Continua, quanto a mim, a trabalhar-se mal e sobre o joelho.
    Interessa é encher a carroça do Vieira desses tais melões, para ele os levar ao intermediários que os vende, como se tivessem sementes de ouro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. N8 Gedson. Extremo Jota. Av Felix

      Eliminar
    2. O Renato Sanches e o João Félix jogavam a guarda redes. Os prémios Golden Boy foram um erro que os eleitores cometeram.
      O teu clube é que forma defesas, alas, atacantes, treinadores, tratadores da relva, médicos, you name it. Uma beleza.

      Eliminar
    3. Coitado do Gedson, o penteado é muito bonito. Joga é pouco.
      Quem é o Jota ? Aquele rapazito da popa ? Daria um excelente empregado de escritório.
      O Félix, está em Madrid vai para seis meses 5 dos quais lesionado e a entrar aos poucos quando está bem.
      O Renato Sanches, coitado, passou de golden boy a suplente no Lille.
      Tretas, ilusões e sonhos vendidos por um vendedor da banha da cobra.

      Eliminar
  15. Vidas boas não. Boas vidas.
    Vidas boas são outra coisa.
    Conheço imensa gente que tem boas vidas, mas não tem vidas boas.
    Viver com muito, não é sinónimo de viver melhor.

    Continuo a pensar que é essencial formar bem os miúdos em termos escolares.
    A imensa qualidade da NBA resulta do facto da esmagadora maioria daqueles tipos serem universitários.
    Só a habilidade e a intuição não chegam. É CR7 quem já o disse vezes sem conta.
    Se a inteligência não estiver trabalhada e oleada, os espectáculos são medíocres, porque os jogadores são burros ou limitados.

    Aliás ainda não há muito tempo, quando o Ângelo, o Biri, o Zé Henrique e outros eram treinadores dos escalões de formação, o aproveitamento escolar dos rapazes era factor decisivo para poderem sonhar em jogar no Benfica.
    O futebol, na melhor das hipóteses, dura 15 anos.
    E depois ?
    Os canais de televisão não podem absorver assim tantos asnos que mal sabem falar e verbalizar uma ideia por mais simples que seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se compreendi bem o comentário, mas fica a minha contribuição: o Benfica tem responsabilidades não só pelo número de sócios e simpatizantes que tem, mas pelo facto de ser entidade de utilidade pública. é certo que o Benfica precisa de encontrar, potenciar e valorizar talento no futebol, mas também está a formar a próximas geração de protagonistas do desporto-rei em Portugal. E isso não se faz sem dinheiro.

      Eliminar
  16. Rua lage..volta JJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ? ... no dia em que o Benfica jogar no campeonato brasileiro...

      Eliminar
  17. Tudo dito, RedMoon. O resto é conversa.

    ResponderEliminar
  18. Qual prestígio, foi uma vergonha, dominados o jogo todo com sorte empatámos.
    Fizemos melhor figura na Champions 98-99 com o Vale e Azevedo contra o campeão alemão Kaiserslautern,até lhes ganhámos um jogo,ficámos em 2º mas só passavam os melhores segundos.
    Pelo menos tínhamos o João Pinto o Poborsky e o Nuno Gomes ainda bom.Este ano o 11 inicial é pior que esse, um lixo autêntico, fazer de Pizzi, Almeida, Jardel,RDT,Sef e outros mancos jogadores de futebol deixa-me chocado,com especial destaque para os 2 portugueses. Péssimos.

    ResponderEliminar
  19. Muitas verdades e no entanto no futebol dos dias de hoje, que é muito diferente do do tempo do grande Nené, grande entrevista e muita saudade, não existe projecto desportivo que não seja ao mesmo tempo financeiro... O segredo é o equilibrio e julgo que a simultaneadade da venda de atletas jovens, mesmo que não tendo chegado a equipa principal é mais util para que tenhamos ao mesmo tempo uma 1a equipa forte...Desde que esses atletas não sejam os identificados com o maior potencial. No passado apenas se falhou com Bernardo Silva e eventualmente Cancelo...todos os restantes, e muitos têm vingado em Inglaterra por exemplo, foram cedidos por um valor correcto e satisfatório para o SLB...o que não pode acontecer é a subida prematura à 1a equipa como este ano ficou demonstrado com Tomas Tavares, sem fazer 1 jogo na equipa B...A existência de parcerias fora de portas e do rectangulo, com a colocaçào de jogadores e tecnicos é outra forma de expandir o recrutamento sem diminuir a qualidade da 1a equipa... o processo é o que têm que ser seguido, fazendo correcções constantes de pormenor. Como se costuma dizer o caminho faz-se caminhando...Força Benfica Rumo ao 38.
    Socio SLB n 218219

    ResponderEliminar
  20. Concordo a 100%"com o post, só uma correcção o João Félix foi formado a Norte, os melões do Seixal por norma são melhores dos que do resto do país. Os de Alcochete já foram, bons os de norte sem campo de melões lá foram campeões da youth league. A tudo questão de lavrar bem a terra..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Félix não foi formado a Norte. Isso querias tu porque o teu clube não teve nada a ver com a formação do miúdo.
      Foi formado em casa dos pais em Viseu.
      Em termos desportivos, foi formado no Benfica que lhe deu a devida exposição internacional e desenvolveu o seu talento inato.

      Eliminar
    2. Azeiteiro a seu, seu dono. A indemnização de 1.2000 pagos ao Porto foram das azeitonas queres ver... A com cada cagalhão...

      Eliminar
    3. o felix tem mais anos na formação dos corruptos que na nossa e depois não é da formação deles.
      mas depois estes andam à boca cheia a dizer que o nelson semedo é da nossa formação quando não fez um único ano em nenhum escalão de formação.

      Eliminar
  21. MAIS UM PRÉMIO PARA O MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS DA ATUALIDADE: BERNARDO SILVA NO 'ONZE' IDEAL DA FASE DE QUALIFICAÇÃO PARA O EURO
    UEFA 13:22
    Por Redação
    Bernardo Silva foi um dos eleito pela UEFA para o ´onze ideal´ da fase de qualificação do Europeu de 2020, anunciou o organismo através das redes sociais

    O jogador do Manchester City é o único português entre os escolhidos. A Inglaterra tem dois avançados Harry Kane e Raheem Sterling, a Holanda está representada com o médio Georginio Wijnaldum e o avançado Memphis Depay. Destaca-se a escolha do turco Demiral que esteve no Sporting e representa . PARABÉNS BERNARDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Newsletter Benfica??? Até pareces...

      Eliminar
    2. Nada do que diz atenua o problema que o Benfica atravessa. O que diz é parecido com o que dizem os lagartixas. Todos os prémios que o Cristiano vença também eles vencem. Bernardo Silva já foi do Benfica hoje já não é, portanto «larga o osso».

      Eliminar
  22. Muito bom RedMoon. A verdade nua e crua.

    ResponderEliminar
  23. JORNAL RECORD: “”UEFA divulga onze ideal da qualificação para o Euro'2020 com um português (e não é Ronaldo)”” MAS QUAL É A SURPRESA??? OBVIAMENTE MARCAR SETE GOLOS AOS AMADORES DA LITUÂNIA JÁ NINGUÉM LIGA. Se fossem golos aos profissionais das melhores seleções... Obviamente BERNARDO É HOJE A NOSSA MAIOR ESTRELA

    ResponderEliminar
  24. Um dos melhores textos escritos pelo RedMoon,com belos comentários destacando-se o anónimo das 12:35 é pena não ter deixado um nickname para sabermos quem realmente é eu por mim fico aguardando mais comentários da sua parte mas em termos futuros fica-se sempre na duvida se e o mesmo porque aqui escrevem tantos anônimos e alguns muito bem.
    Já tudo aqui foi dito sobre o assunto dia ou seja o Seixal,apenas quero acrescentar sobre o Fábio Silva o Benfica deve ter mais cuidado em formar jovens afectos ao fcp porque eles são muito afectos à região e ao clube e assim que surge uma oportunidade os pais não pensam duas vezes e os tiram do Benfica,João Félix foi uma exceção fizeram bom dinheiro com ele mas o fcp pelos vistos vai fazer muito mais com o Fábio e foi o Benfica que o formou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto não vai fazer grande dinheiro com o Fábio Silva porque ele não vale grande coisa. Vai por mim. Não tem 10% do talento do Félix embora a propaganda do Marques se esforce muito com notícias em canais amigos todos os dias e a colocação de uma cláusula de 125M só para parecer maior do que o Félix.
      Faz parte do complexo de inferioridade de Palermo e do desvio de atenções da antecipação de 2/3 do contrato da Altice que fez PC sair da toca e vir para a CS falar, depois de um jogo deplorável que fizeram com o gigante Young Boys. Se tivessem visto o jogo…

      Está há 2 anos no Porto, mas já não é o jogador que era no Benfica.
      Os Scouters estrangeiros não dormem.

      Eliminar
    2. O miúdo desaprendeu queres ver??? Contra a sub19 da Itália não vi isso, mas a como diz o outro no Seixal a que os melões são bons..
      O Félix foi formado no Porto, e por acaso está em grande tem sido o melhor jogador de La Liga e da Champions o Messi este ano tem rival na bola de ouro...

      Eliminar
  25. Excelente reflexao sobre o Benfica Futebol Campus.
    Espero que a teimosia e grandiosidade insana (campos e mais campos, universidades, colegios e hoteis) nao prevaleca e que haja quem, dentro da estrutura ou dos orgaos sociais do SLB, tenha a coragem de se opor a esse processo.

    ResponderEliminar
  26. Mais um camião de areia para os olhos dos tolos! Redmoon,tens noção de quanto o clube comprador tem de gastar para ativar uma cláusula de rescisão depois de impostos ou é só mais uma tentativa de lavagem cerebral? Estamos completamente salvaguardados com cláusulas de rescisão de 45 milhões nos nossos miudos! É mais uma história inventada pela direcção para justificar pagar a absurda percentagem de 10% ao amigo do costume. Todos ganham, menos o Benfica!

    ResponderEliminar
  27. Exelente texto que analisa a realidade da formação e do Seixal tanto no contexto financriro como desportivo!Concordo com a maioria e já venho tendo opinião similar sobre muito do mesmo o projecto desportivo actual passa por promover o talento vindo do Seixal como a primeira opção de reforço da equipa principal de futebol do Benfica(e bem na minha opinião pois estou TOTALMENTE DE ACORDO QUE SE FAÇA)promove se os melhores e tenta se segurar com contratos de longa duração e clausulas altas ou altissimas!O problema principal encontrado até agora tem sido primeiro os que sobem e explodem logo como o Renato ou o J Felix acabam por sair no mesmo ano por como disse o Presidente (e finalmente chegou lá)eles gostam muito do Benfica mas Gostam tanto ou mais do dinheiro.Segundo os que tem talento inegavel mas tem que crescer como são por emxemplo o R Dias Ferro Tino Jota Gedson os Tavares do actual plantel e ou os que tem que rodar ou são contratados já com alguma idade mas ainda jovens para a academia como são/foram os exemplos do Oblack Ederson Nelson Semedo etc mas estes invariavelmente seguem o mesmo caminho quando estão no ponto(ou seja quando tem capacidade para render ao mais alto nivel)acabam por sair como provavelmente acontecera ao R Dias este ano por exemplo!Obrigando a que o Benfica comece o processo de novo subindo novos jovens!Sobem novos miudos a equipa principal ganham estofo valorizão se e quando estão no ponto vendem se por grandes quantias e como diz e bem o RedMoon com a quantidade de miudos a sairem anualmente di Seixal NESTE MOMENTO este processo so tende a agilizar se ainda mais entrando e saindo jogadores formados no clube a um ritmo anual! E aqui é que esta o problema Financeiramente acaba por ser extremamente vantajoso mas desportivamente TEM custos claros elevados obviamente para o rendimento da equipa principal de futebol ao mais alto nivel!A unica forma de resolver isto é primeiro tentar reter talento (com clausulas altos e contractos de longa duração)algo que está a ser feito mas isso so vai amenizar a situação pois não impede os jodadores de sairem faz é que quando saiem fazem no deixando grandes quantias de dinheiro nos cofres do clube.Segundo e mais importante e é o passo que está a faltar é usar os proveitos das saidas( que todos sabem ser inevitaveis e que até fazem parte da estrategia actual) para reforçar (mas reforçar a SERIO com reforços que vem para jogar de caras e de qualidade superior QUE NÃO DEIXA DUVIDAS A NINGUEM)a sua equipa principal de futebol!E é este ultimo passo que a Direção ainda não deu nem parece querer dar erradamente preferindo a prepetuação da situação actual com dinheiro para tudo mais Seixal o centro de alto rendimento um hotel um lar de idosos dinheiro para a recompra das ações etc.E atenção todos estes projectos são todos muito positivos e terão um impacto estruturante e duradouro muito positivo no futuro do Benfica mas terá de ser feito de forma equilibrada tem de haver dinheiro para reforçar a equipa principal de futebol pois o Benfice é principalmente um clube de futebol!Carrega Benfica!

    Pelo Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
  28. um projecto bon para xulos...

    ResponderEliminar
  29. O mérito da renovação do Félix em Março é inteiramente do Vieira.
    É audível nos festejos do balneário em Maio ele dirigir se a ele a perguntar:
    - Jovem, vamos renovar?
    - Homem, não depende só de mim.
    A cmtv mostrou essas imagens várias vezes e ouve se bem.

    ResponderEliminar
  30. Problema não está nos jovens mas sim na falta de qualidade de muitos jogadores que compõe o plantel como os CONTIS CERVIS CAIOS e por muito que custe dizer André e Pizzi são bons jogadores internamente mas sem dimensão para estes jogos. Os dois sempre foram suplentes o André no tempo do JJ e Pizzi até foi emprestado quando JJ era treinador. O problema não é a juventude mas sim falta de qualidade. Idades dos jogadores do Leipzig da defesa para o ataque. 29,23,19,21,25,22,28,28,21,22,23 suplentes : 23,22,25 . Só analisar e ver que juventude não é problema mas sim falta de qualidade de alguns elementos do Benfica

    ResponderEliminar
  31. Às vezes ao ler estas opiniões fazem-me lembrar o que o SCP pensava que iria ser com a Academia...

    ResponderEliminar
  32. nunca será um projecto desportivo porque este presidente nunca teve nenhum projecto desportivo o que ele teve sempre foi projectos financeiros.
    começo por ter o projecto de contratar jogadores mais ou menos desconhecidos por valores acessíveis, abaixo dos dez milhões, e valorizar vendendo com muito lucro.
    isso passou a ser mais difícil porque os outros também passaram a estar atentos e os custos subiram e para ter o mesmo nível é preciso pagar o dobro ou o triplo.
    por isso ele virou para a formação para os apanhar ainda mais novos e logo mais baratos não é uma questão de projecto é de racionalidade financeira.

    sobre o empresário discordo ele só recebe os dez por cento se tu acordares com ele que ele os recebe.
    porque razão ou que beneficio é que o oliveira da figueira tinha em vender o felix pela clausula anterior dele se não recebesse o dizimo que ele cobra habitualmente, ele não era o empresário do jogador e se não lhe tivesse passado a carta para ele o vender ele recebia zero logo não recebendo não fazia negocio nenhum.
    o problema é que automaticamente que um jogador entra no clube passamos uma carta ao oliveira da figueira para poder vender o jogador logo que possível.

    claro que se os jogadores souberem que vão ter mais hipotese de jogar mais vão renovar mas não vais deixar de ter jogadores que saem mesmo sabendo que tem hipóteses de jogar como nunca foi um problema renovar e fazer contratos com jogadores de qualidade mesmo quando nenhum não subia nem tinha hipóteses de o fazer mesmo que tivesse qualidade para ser dos melhores do mundo.
    agora também não interessa aos jogadores estarem a jogar numa equipa só de jovens e que não vai a lado nenhum eles não se valorizam não dão nas vistas mesmo que tenham muitas oportunidades.
    o problema é que isto não pode ser o oito do tempo do mestre da porcalhota nem o oitenta de agora em sobem mesmo os que ainda não tem qualidade.

    ResponderEliminar
  33. Excelente Post. Muito pertinente.

    É pena o Shadows vir logo colocar 3 posts populistas e não deixar dar relevo a este. Bom texto.

    ResponderEliminar
  34. Comentários proveitosos e alguns Inteligentes e perspicazes mas nenhum que nos mostre o caminho certo !!!! Mal ou bem o Benfica precisa do Seixal como de pão prá boca e o resto é conversa o caminho faz-se caminhando , os erros vão-se corrigindo e o tempo faz o resto e a mim depois de todos estes comentários é me fácil perceber que nem todos estão de acordo e que cada um no poder fazia diferente do outro dai que é imperativo deixar trabalhar quem está ao Leme pois esses é que sabem e vivem os problemas na sua vertente Real e não espéculativa e não se esquecem o que o Homem do Leme disse é Verdade estamos 10 anos há frente dos nossos Rivais !!! Não é por acaso os ataques Suezes , espéculativos , Criminozos que levaram a Escumalha a arriscar tais comportamentos e o desespero fez o resto , completamente Falidos e se fossem empresas já nem existiam e tudo isto porque o Benfica é uma realidade dura de engolir , como dizia o Le Equipe o Benfica é um Clube que renasce das Cinzas como o Fénix ,e eu digo acordaram o Monstro agora tem de se haver com ele , VIVA O BENFICA .

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking