O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 8 de junho de 2019

Falemos de jogadores: Porquê Adel e não Ziv ou Krovi?

. 29 comentários

Krovinovic chegou discreto e entusiasmou num 4-3-3 que já não existe... lesionou-se e virou "festeiro"...

... Zivkovic sempre foi "pouco amigo de trabalhar" porque ele o feitío dele e o do pai (que o digam os dirigentes do Partizan) não deixam o jogador perceber que para materializar todo o potencial tem que trabalhar.

Taraabt é um jogador que parece que apenas aos 29 anos percebeu que é um craque e que tem que se comportar como tal porque já ninguém o queria como "atleta perdido".

Três casos de jogadores que, tal como Jovic, são três talentos que escolheram o caminho de não trabalhar e ter uma vida pouco profissional fora dos relvados. Mas há uma coisa que distingue o Adel Taarabt e o Jovic dos outros dois jovens: decidiram inverter um percurso (um mais longe que outro) de pouco profissionalismo para tentar ainda dar um rumo à carreira.

É muito facil dizer que o SLBenfica foi incompetente com Jovic, que sendo um clube de formação não soubemos formar o Jovic, mas o que nos esquecemos é que "são precisos dois para o tango" e o Jovic ASSUMIU que não quis ser um profissional dedicado no SLBenfica e, pior que isso, repetiu no primeiro ano no Eintracht - até que foi avisado que ia ser "devolvido" e ká resolveu começar a atinar a desde o final da primeira temporada para poder extrair todo o seu potencial.

Dos três casos anteriores, penso que o único que poderia pensar em seguir o caminho do Jovic é o Zivkovic, porque tem qualidade para isso... o Krovi é um jogador que não se adapta a qualquer modelo de jogo e o Adel já tem 29 anos.

Mas infelizmente o Zivkovic tarda em querer reconhecer que tem que trabalhar muito e mais que os demais para poder crescer e evoluir. Considera-se um jogador "feito" e que os treinadores é que estão errados em não apostar nele... 

Penso que o Bruno Lage merece o nosso reconhecimento também no que toca à gestão destes casos. O Bruno Lage é o mesmo que apostou/recuperou o Samaris, que geriu com distinção casos como Jardel, Fejsa ou Jonas e que soube "não apostar" no maniento do Jota enquanto ele não perder as manias.

Se o treinador do SLBenfica continua a não apostar no Zivkovic e no Krovinovic, temos que reconhecer que o treinador não sabe o que faz só quando estamos de acordo... sabe sempre (ou nunca sabe, para os que discordam).

Se me perguntarem se gostaria de manter os dois jogadores no plantel, a minha resposta tem duas dimensões: Pela qualidade - sim; Pelo profissionalismo - não.

Penso que não é vergonha nenhuma deixar sair um jogador quando um jogador num contexto como o do SLBenfica, onde tudo lhe é proporcionado e acompanhado, "decide" não ser profissional ... e não nos devemos sentir envergonhados se ele render noutro contexto... porque o mais importante para o rendimento de um jogador... é ele querer.

E há os que têm (qualidade) e não querem (trabalhar)... como parece ser o caso do Krovi, Ziv e Jota.

Depois há a outra face da moeda o motivo pelo qual o Adel mereceu (merecerá?) uma oportunidade: Nunca é tarde para assumir os erros, pedir desculpa, baixar a cabeça e assumir que trabalhará mesmo que a oportunidade não surja... porque só assim pode surgir. Foi isso que fez o Adel e foi isso que fez o Samaris.

O Adel Taarabt tem uma qualidade imensa. Quem o conhece bem sempre disse que se ele quisesse (na cabeça) era um jogador do melhor que há... foi pena ele só querer aos 29 anos, já não será do melhor que há, mas seguramente pode ser do melhor que necessitamos ter.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Bom post. So uma ressalva. Com 29 anos, o Taarabt ainda consegue 2/3 épocas ao mais alto nível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/6/19 15:41

      Em 3 meses todos passaram a ser incríveis, ainda assim acho que não dá para levar menos de três do Basileia

      Eliminar
  2. Concordo ninguém tem o lugar garantido!

    Temos de confiar nos profissionais que temos e que escolhem os jogadores.

    Só não percebo e porque se fala de falta de profissionalismo do krovinovic, nem tão pouco vi notícias sobre isso. A verdade é que mesmo sendo profissional e com qualidade será ele com 22/21 anos melhor que samaris? Gabriel? Pizzi?

    Taraabt convenceu large na B ao ponto de ele lhe dar uma oportunidade, isso não e de louvar? Queixámo-nos que ele ganhava muito, ao menos agora conta para o totobola

    ResponderEliminar
  3. Tu andas um pouco perdido começas no Zivko passas pelo Jota onde foste buscar essa ideia que o puto não trabalha lol metes o Samaris no mesmo saco que o Taraabt??? Lol quando se quer ver alguém pelas costas tudo serve como teu caso és apenas um lol no ano passado perdemos o campeonato por causa da lesão do Krovi dito por ti esta ano é mau profissional??? Alguém te entende?? O Taraabt é muito bom jogador mas quando falta ao respeito ao emblema nada serve de desculpa e ninguém tem mérito de nada nem para exemplo serve ponto isto é tu queres mandar areia para oss olhos do pessoal eu não perdoou só tenho uma palavra mas isso no Benfica atual é coisa que não existe mas isso é outra conversa..

    Diz me uma coisa o Zivko com chouriço a medio c'è Teo não jogou bem?? É de repente vem um alfa pomba 4 opção lol qual é tua vontade??? Vem um gaijo fala mal joga o puto calado bancada lol

    Qual é teu real problema com Jota??? Não presta o puto???

    É fraco?? Treina mal??? Onde foste buscar ideia do pouco profissional??? Qual diferença entre o pai dele o do Félix??? Este ponto a ti está atrevesado na garganta por isso essa má língua ne???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Azevedo9/6/19 10:48

      "Diz me uma coisa o Zivko com chouriço a medio c'è Teo não jogou bem?? É de repente vem um alfa pomba 4 opção lol qual é tua vontade??? Vem um gaijo fala mal joga o puto calado bancada lol"

      Pagava para que me explicassem o que está escrito neste parágrafo. Até o RGS consegue ser mais claro!

      Eliminar
    2. Anónimo9/6/19 11:05

      Agora tenta em Português, por favor.

      Eliminar
    3. Anónimo9/6/19 11:22

      Custa a lidar com as verdades? É lidar. E depois também temos medicina para a azia. Troll!!!

      Eliminar
    4. De Azevedo não precisas pagar para to e de borla aqui vai:, Medio centro o pomba era pimba e vira quarta opção peço desculpa mas o meu tlf muda estas cenas percebes agora

      Eliminar
    5. Olha o Azevedo pelo nome não é nada de bom mas ok olha eu não faço publicidade ao RGS e tendes mas uma coisa te garanto que ele 100% Benfiquista é já tu e o orelhas não sei entendes o Azedo

      Eliminar
  4. alem dessas possíveis questões de não profissionalismos temos ainda outra qualquer treinador tem favoritos.
    favoritos quer no aspecto técnico ou táctico, por exemplo o rui era adepto de um jogador rompedor como o gedson e o lage prevelegia o passe e logo o gedson não encaixa naquilo que ele pretende para a posição.
    quer favoritos no aspecto relacional e de feitio e nesse aspecto ele sempre preferiu o taarabat ao zivkovic e ao krovinovic.

    todos os treinadores tem a panca por alguns jogadores e lage tem a panca pelo taarabt.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/6/19 11:22

      E tu tens a panca pelo disparate. Há panca para tudo.

      Eliminar
    2. O Gerson tem mais dificuldade neste sistema porque o Lage jogo com dois médios centro com capacidade para recuperar bolas e passe, o Gedson é médio atacante, a sua posição é mais à frente no terreno de jogo e tem pouca leitura de jogo. O mesmo se passa com o Fejsa por ex, é um médio defensivo, muito bom a recuperar bolas mas não tem leitura de jogo. Por isso são jogadores com dificuldade no sistema de jogo do Lage, jogam em posições que ele não usa. Na minha opinião, o Gedson tem que evoluir a sua leitura de jogo e passe longo para poder fazer o mm papel do mal amado Pizzi (jogador fulcral na tática do Lage)

      Eliminar
    3. Opa o pizzi só joga no Benfica fora disso nem calça porque será que ninguém vem buscar???

      Eliminar
    4. Da Fonseca... O Pizzi foi só considerado o MVP da liga por parte dos correspondentes da UEFA. Foi o médio com mais assistências na Europa mas é mau. Ok, faz sentido... ou não. Para se ver a importância dele basta ver o Benfica de Lage com e sem Pizzi, a diferença é grande, a qualidade de jogo decai automaticamente, só não vê quem não quer ver.

      Eliminar
    5. @asnonimo
      e a tua é por não ter cérebro, as outras ainda podem ter resolução a tua já não.

      @slb_rod
      a posição do gedson é precisamente a do gabriel e do samaris como tal não é por isso.
      é mais por características do jogador como as que digo e a leitura de jogo que apontas.
      já quanto ao fejsa já não concordo tanto, pois ele foi opção antes de se lesionar e mesmo depois da recuperação e o florentino que também jogou no fim tem as mesmas características do fejsa.

      Eliminar
  5. Ainda estou para entender essa do maniento. Nunca vi nada no Jota além de talento e humildade. Sempre.

    Chegou a A com Vitória, desceu, voltou a jogar tranquilo e nunca se queixou de nada. Há até quem diga que tem mais talento que o Félix..

    Oxalá o Jota fique muitos anos no Benfica, porque pelos vistos o Vieira já vendeu o Félix.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada jogador do Benfica seu Messi.

      Há lá um que há quem diga que é melhor que Messi e Cristiano juntos...

      Eliminar
    2. Anónimo9/6/19 11:32

      As manias do Jota notam-se cada vez mais. Nota-se alguma desmotivação, mas não se sabe a razão. Apenas se suspeita e podemos especular. Pode ter a ver com o facto de não querer renovar. Pode ter recebido oferta milionária, o mais provável, vejam a oferta de 6M líquidos para o Félix, e por isso ele estará com a cabeça mais fora do que dentro.
      Quando a ambição se torna desmedida e sobe à cabeça e está mal aconselhado seja pela família seja pelos empresários demasiado ambiciosos, não há nada a fazer. É pena porque é um jogador e pessoa muito inteligente, está há 10 anos no Benfica e já devia ter assentado.
      O risco é grande que se possa perder como jogador. O mais provável já que ainda está cru, não está totalmente "cozido" por dentro.


      Eliminar
  6. Anónimo9/6/19 09:57

    Mails não provam polvo do BenficaSentença refere que as conversações não são claras e têm interpretações diferentes.

    Ana Isabel Fonseca e Tânia Laranjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " as conversações não são claras e têm interpretações diferentes."

      Faz lembrar o apito dourado, no qual o juiz nunca conseguiu encontrar relação nas coisas. Gerente de caixa, deusas, etc.

      Até nisto o crime é parecido...

      Eliminar
  7. Krovonovic é um jogador sem grandes rasgos, limita-se a fazer passes curtos, faz-me lembrar um jogador de futsal. Zivkovic (jogador sérvio se acha craque antes mesmo de mostrar em campo, são vários exemplos de jogadores sérvios que se afundam nesse vedetismo) tem um talento natural, mas em alta competição isso não basta, há que ter humildade e trabalhar para ser opção. Jota, tem talento, mas enquanto não entender que futebol é coletivo não passará de um Quaresma versão dois. Adel é um jogador que será útil neste sistema de jogo de Lage, e como tem trabalhado merece estar na próxima época. O melhor seria emprestar ou mesmo vender os dois primeiros e dar uma oportunidade ao jota. Despachar Jonas, Salvio e Jardel.

    ResponderEliminar
  8. Bom post para o Shadows / Rgs verem... Taraabt mereceu, pois fez pela vida!!! Quem luta, com Lage, é recompensado!!

    ResponderEliminar
  9. Adel é craque e dos poucos minutos que jogou teve sempre intervenções lúcidas e de valor técnico elevado, intensidade máxima e compromisso com a equipa, a mim pouco me importa o que ele foi, interessa o que ele é.

    Krovi é muito esclarecido, acredito que possa jogar em vários modelos, eu emprestaria o jogador a um bom clube que lhe "desse a titularidade".

    Zivkovic emprestaria a um clube estrangeiro com guita e com valor de venda de 25 milhões.

    ResponderEliminar
  10. O meu plantel
    Guarda-redes, Vlacho, André Ferreira / Almeida, Ebuehi, Dias, Ferro, Jardel, Conti/Álvaro, Grimaldo (Mário Rui), Nuno Tavares; Florentino, Samaris, Gedson, Gabriel, Taarabt; Salvio, Pizzi, Rafa, Chiquinho, Jota, David Tavares; Seferovic, Cádiz, Raúl de Tomás, Jonas/Nuno Santos/Willock, Heri (???) - 26 jogadores

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/6/19 12:52

    O Vieira anunciou a contratação de cracks.. Mas para jogar na segunda liga??? Acho que os cepos que estão lá deve chegar...

    ResponderEliminar
  12. Post certíssimo. A única coisa que discordo um pouco é na análise ao Jota. Não me parece que o miúdo tenha manias de grandeza, parece-me mais que tal como o Gedson, por ex, tem dificuldades no esquema do Lage por ser um extremo puro com pouca disponibilidade para tarefas defensivas e depois teve à sua frente um super Rafa que fez tudo naquela ala esquerda (basta lembrarmo-nos das correrias dele até à defesa para recuperar bolas). Com a mais que possível saída do Felix fico curioso de o Jota não poderia ser trabalhado para ocupar aquele lugar.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9/6/19 18:35

    Só o treinador poderá explicar o porque da aposta neste ou naquele jogador. O caso do Adel, penso que pode servir de exemplo dentro do clube: o jogador foi mau profissional e acabou excluído pelo próprio presidente do clube!! Mudou de atitude, começou a trabalhar, jogou pela equipa B, subiu à equipa A, jogou pela equipa A e acabou campeão! Há aqui exemplos para muito miúdo do Seixal.

    ResponderEliminar
  14. benfiquista a serio10/6/19 05:10

    nunca percebi a idolatração e a êxtase, feita neste blog, ao Zivkovic.
    eu, o Rui Vitoria e agora o Bruno Lage nunca viram tamanhas virtudes e qualidades vistas aqui, no NGB, no zivkovic.
    por mim, por 10 milhões era vende-lo logo.
    EU SOU DO BENFICA, NÃO SOU DO ZIVKOVIC F.C. NEM DO KROVINOVIC F.C.
    mais o TAARABT É MUITO MELHOR QUE ESSES DOIS JUNTOS.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking