O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Quando as peneiras não ganham jogos... abre os olhos Jota!

. 75 comentários
Não sei quem disse ao miúdo que era um jogador já feito. Quem lhe disse mentiu-lhe...

Tanta peneira junta só pode dar num Mundial muito pobre do Jota, culminado com uma eliminação e um penalty falhado em que era evidente a pouca concentração.

Há semanas comentava-se que o Jota, ou o pai, não queria renovar para subir a cláusula porque assim a sua transferência seria mais acessível para um clube de topo.

Pois meu caro Jota, a jogar assim, por metade da cláusula (15M) já era um grande negócio.

Ou perdes as manias, ou serás mais um flop que podia ter sido um grande jogador
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

75 comentários

  1. Nunca me caiu no goto, peneiras e manias a mais e pelo que vi em campo durante esta época futebol a menos. Tomara que alguém lhe pegue pelos 15 milhões.

    ResponderEliminar
  2. Flic Flac Açores31/5/19 21:29

    AMEN! Não tem estrutura mental para aguentar que outros são melhores do que ele. A famosa "estrutura" não se apercebeu da evidência? Basta ver os jogos da B e os minutos que lhe deram na principal. É mais um Litos (os mais velhos percebem) mas sem o talento deste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou 100% de acordo com o post.
      Mas o que queres que a "estrutura" faça? Que o feche num quarto escuro e o castigue durante uma semana a pão e água? ? Educas assim os teus filhos?

      Eliminar
    2. Click FLAC Açores1/6/19 12:30

      Há jogadores que têm talento para jogar em clubes grandes, mas falta-lhes capacidade mental para aguentar essa pressão. Parece-me ser o caso, sobretudo depois da explosão de Félix. Compete a um clube com estrutura profissionais de elevada qualidade avaliar os jogadores em todos os parâmetros, trabalhar os aspectos negativos, se necessanec, ou descartar os jogadores, a incapacidade. O Benfica não e uma creche. Esclarecido?

      Eliminar
    3. Anónimo1/6/19 14:26

      O Fábio Coentrao não foi para o Porto de menino pelo estrato social e familiar...

      Eliminar
  3. E pela primeira vez, 100% de acordo com o GB. Mais uma grande exibição da famosa seleção dos meninos do seixal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecido31/5/19 22:08

      Ó desgraçado, os meninos do Seixal são campeões nacionais a jogar na equipa de seniores. Percebes ou queres que faça um desenho? E, por acaso, sabes que já é o 37º?

      Eliminar
    2. Águia Preocupada31/5/19 22:09

      Também por lá andaram meninos de Alcochete!... Ou uma equipa são só os que gostamos? A verdade é que nenhum se aproveitou e sabes porquê? Porque são muito novinhos e precisam aprender que para se obter êxito é preciso trabalhar, lutar, ter ambição!

      Eliminar
    3. Os piores foram os de Alcochete. Miguel Luis, o pior de todos, Leão, um flop com mais peneiras mas pior jogador que o Jota e o Trincão, que ainda devia estar a jogar nos juvenis. Os melhores ou os menos maus foram o Florentino e o Virgínia, que saiu do Seixal.

      Eliminar
    4. Anónimo1/6/19 14:24

      Joga muito este Leão basta ver no Lille so não é titular porque o avançado é crack.. Nem na selecção deixas os clubites de lado...

      Eliminar
    5. Anónimo1/6/19 15:12

      Nunca gostei do Leão como jogador, que até rima com Lanzão. Não tem nada a ver com clubismos.

      Eliminar
  4. Ai cartilheiro até que enfim te vejo a escrever uma verdade.. Só espero que não fosse o Vieira a mandar te escrever... Mas há mais não é só o Jota...

    ResponderEliminar
  5. João Azevedo31/5/19 21:31

    Eu sou muito crítico sobre as muitas posições anti-Benfica aqui tomadas ao ponto de muitos dos meus comentários serem censurados. Mas, desta vez, estou perfeitamente de acordo. Este jogador tem sido uma nulidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 19 anos. 19 anos.
      E toda a gente já exige que seja um jogador feito.

      Com 19 anos, a esmagadora maioria dos jogadores nunca tinha tido um segundo que fosse na equipa principal de um clube como o Benfica.

      O miúdo tem que evoluir, tem que crescer... dêem-lhe tempo.

      Eliminar
  6. Ui, tem calma rapaz. Sempre com prognóstico fácil depois dos jogos. Nunca falhas. Aposto que sabes de que cor é o cavalo branco do Napoleão.

    Mais que jogadores, é perceber que não é com Vitórias ou Tralhões, ou Helderes, q se pode espantar a Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Félix?
      Novidades sobre mais uma filha da mãe de mentira pregada pelo querido líder? Está mais que visto que o Félix já está vendido. Veremos em que moldes será o negócio. Manter o jogador por 3 ou 4 temporadas? Está quieto. Oh pa, estou farto desta merda. Seremos sempre o clube dos Pizzis, Samaris, e Salvios, Cabrão de presidente, sem ambição. Estou farto, desta merda.

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/19 14:22

      60 milhões a pronto 60 por objectivos 10 milhões fáceis os outros 50 impossíveis.. À Renato Sanchez 80 milhões que foram 35 reais e vem visto foi bem vendido...

      Eliminar
    3. Vocês estão bem? Precisam de ajuda?

      Está-se a falar de Jota num jogo da seleção e estão a falar do Renato SANCHES e do Felix? Treinadores? Vendas?

      Wtf

      Eliminar
  7. Na minha opinião foi o melhor jogador português contra a Argentina. E hoje gostava de saber qual foi o jogador português que escapou à mediocridade...
    É óbvio, contundo, que Jota ainda não é um jogador feito... nem isso seria expectável.

    ResponderEliminar
  8. Não foi só jota. Florentino e gedson também provaram que não são jogadores (ainda) para jogar na primeira equipa. Deviam ser emprestados a equipas da primeira liga onde possam jogar e ganhar experiência competitiva. Não é com estas pérolas que o benfica vai fazer alguma coisa na europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Florentino??? Ahahaha isso dava-te jeito n era?

      Eliminar
  9. Águia Preocupada31/5/19 21:39

    Isto foi mau de mais para ser verdade! Não foi só o Jota. Todos os jogadores estiveram desconcentrados, sem entusiasmo, sem vontade!
    Começam muito novinhos a sofrer da bulimia que tem afectado as selecções portuguesas. Parece que o lema dos jogadores é; "Fia-te na virgem, não corras"!
    Será que ninguém lhes diz que só o talento não ganha? É preciso trabalho, sacrifício, luta!
    Ou mudam o ship ou não vão a lado nenhum!
    Desta vez, tiveram o que mereceram!

    ResponderEliminar
  10. É deixá-los ir! Desenrasquem-se. Não jogaram um boi.

    ResponderEliminar
  11. Benfica by gb q comentario mais triste que fizes-te ! A culpa é do jota! Hoje falhou um penalty, e nos outros jogos em que foi sempre o que mais desiquilibrou! Tem vergonha! É um miudo de 18 anos fez uma excelente época na equipa v e chegou a fazer alguns jogos pela equipa A e agora vens deitar um miudo abaixo só porque falhou um penalty! Chamares manias a um miudo que para a idade que tem é um jogador muito acima da média tem tudo para ser um fora de serie e depois aparecem parasitas como tu a criticar o miudo! Daqui por uns meses ja dizes que é o maior! Isto é como o presidente, andas-te anos a fios a defende-lo e agora és do que o mais criticas ( de certeza que nao tives-te direito a tacho e mudas-te de opiniao!

    Tem vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada31/5/19 23:18

      Podias dedicar umas horitas a aprender os verbos...
      Que tal: "fizeste; andaste; tiveste" As formas que escreves, não existem!

      Eliminar
    2. Estava a trabalhar e foi escrito á pressa!mas fico feliz por ver que sabes ler e percebes-te o que estava la escrito!

      Eliminar
    3. Com Benfiquistas destes prefiro os sportinguistas esses ainda os aturo pois esfregam as maos por um campeonato.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada1/6/19 17:39

      Continuas no mesmo erro, Filipe! É "percebeste" A tua forma não existe!

      Eliminar
    5. Filipe, é muito erro junto. E é de rir que ainda respondes com mais erros quando os mesmos são corrigidos um comentário acima.

      Eliminar
  12. Alerta Vermelho31/5/19 22:25

    Confesso que nunca me convenceu. Não passa de um produto da propaganda Vieirista, e da ânsia de produzir jogadores, como quem produz pastéis de nata. Vieira, como nada entende de futebol, nunca perceberá que para produzir jogadores, não basta juntar água. Este até pode ir para os sapos, ou para os porcos, que eu não me importo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vieira?

      Mas o Vieira falou sobre este jogador? Foi ele o responsável do scouting que o levou para as escolas? Foi ele o treinador que o pôs a jogar? Foi ele o treinador que o chamou aos A’s?

      Foi o Vieira que o convocou para a seleção?

      Que doença este blog

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho, o ódio a LFV tolda-te o raciocínio e faz-te escrever disparates como esse.

      Eliminar
  13. Vejam a imagem do Jota aquando da marcação do penalti....olhem como sacode os ombros e abana o capacete....lolll...vi logo que ia falhar! Tem tiques de vedetismo. Vendam-no já por 30M senqo arriscam a ninguém pegar nele. Começo a acreditar nas notícias que saíram à uns tempos atrás em que se dizia que ele tinha ciúmes do João Félix

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada31/5/19 23:21

      "notícias que saíram há uns tempos"

      Eliminar
  14. Meus Deus a sério que estão falar assim deste miúdo o é alguma dica para ele ser vendido??

    Vamos lembrar esta gente pequena este puto simplesmente foi o melhor em sub 17 e sub 19 e agora falho uma penalty e Portugal cai fora e ele por ser o melhor de todos é crucificado pelos os sr que de bola entende bola.. Mas só para lembrar o que foi escrito aqui sobre este miúdo?? Mil maravilhas e de repente o rapaz decide não prolongar o contrato e é o pior do mundo l quando se anda a mando de alguém é assim.. Este puto é crack precisa ir descansar que é coisa que não tem tido e depois vir em força... É já agora ele jogou sozinho?? Onde andava Gedson?? O Florentino?? O Nuno Santos? Mas sabes 9 que estranho que deu passa para única vitória? O problema aqui querem mandar alguém embora saio a fava a este

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal é precisamente esse, achou que o facto de ser o melhor da "aldeia dele" com 16 e 18 anos que já é um jogador feito.
      Não faltam jogadores que foram as maiores estrelas antes dos 20 e uns "merdas" depois disto. Tens uma lista infindável de jogadores. Ele que aprenda a ser humilde, que meta a mania no "cu" porque ele ainda não é nada no futebol.

      Eliminar
    2. Coitado do Cr7 ele tbm é mais crucificado a anos que não ia seleção temos que ser sérios quem dizer que este puto tem muito valor não percebe rigorosamente nada de futebol..

      Eliminar
    3. Anónimo1/6/19 14:18

      Fábio Paim talento puro melhor que CR7...

      Eliminar
  15. Mau! Não me digas que não temos outro Messi...

    ResponderEliminar
  16. Personalizar este insucesso no Jota é muito injusto.

    ResponderEliminar
  17. Não foi so culpa do Jota (o mais talentoso da seleção de longe)Todos estiveram mal incluindo o treinador o h sousa que foi o principal responsqvel pela miseria!Foi mau de mais para ser verdade!

    Carrega Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
  18. Não era preciso este mundial pra perceber que Jota e Gedson são fraquinhos fraquinhos e que Félix e Florentino São bons jogadores, tal como o renato sanches não era preciso ele ter saído e não ter dado nada pra se perceber o fraco jogador que ele já era mesmo quando estava no benfica... há jogadores que se pode tentar esperar porque têm perfume mas falta lhes algo e há os jotas e gedsons e sanches desta vida que também se pode esperar que alguém venha ao engano como o bayern.

    ResponderEliminar
  19. Não era preciso este mundial pra perceber que Jota e Gedson são fraquinhos fraquinhos e que Félix e Florentino São bons jogadores, tal como o renato sanches não era preciso ele ter saído e não ter dado nada pra se perceber o fraco jogador que ele já era mesmo quando estava no benfica... há jogadores que se pode tentar esperar porque têm perfume mas falta lhes algo e há os jotas e gedsons e sanches desta vida que também se pode esperar que alguém venha ao engano como o bayern.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Zé Diogo1/6/19 11:30

      Não era preciso teres repetido o comentário porque os mais atentos já perceberam ao que vens!
      "Benfiquinhas" com o teu perfil já temos que sobrem!
      De partilhares a candidatura ao Prémio do maior ignorante de 2019 com o jornalista da Fox, já não te safas...

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/19 14:17

      Zé Azeiteiro vens sempre meter o bedelho cada um pode ter a opinião que quiser e tu azeiteiro como és tens de respeitar ouviste??? A ver se tens que levar duas putas nas orelhas...

      Eliminar
  20. Anónimo1/6/19 00:12

    Com os "Seixalenses" na Champions para o ano, até tapo a cara para não ver....

    ResponderEliminar
  21. mas eu já anteriormente tinha dito que foi um erro a sua subida a meio da época não demonstrou estar ainda preparado e para piorar a coisa pouco ou nada jogou nesta segunda parte da época.

    mas a malta também acha que todos dão e que é só meter na equipa principal que já esta.
    a quantidade de génios que nunca o chegam a ser é absurdamente enorme.

    e será sempre um erro entupir a equipa principal de jogadores jovens é que depois nem sequer é para eles que para a equipa isso não é de certeza.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo1/6/19 01:29

    Caro,
    100% de acordo.
    Peneirento e individualista... assim vai longe, vai.

    ResponderEliminar
  23. Eu apenas lamento pelos jogadores do SLB presentes na competição que, naturalmente, pretendiam fazer melhor e ir mais longe. Enquanto Benfiquista, a eliminação da seleção só tem vantagens. Os nossos jogadores vão de férias, descansar e preparar mais uma época de conquistas. Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/19 14:14

      Por essa ordem de ideias nem vale à pena irem a selecção.. A por pensarem assim que nunca ganhamos nada na Europa e no mundo férias vão ter a partir dos 35 anos e com reformas douradas....

      Eliminar
  24. benfiquista do coração1/6/19 02:02

    Assino por baixo

    Foi triste ver esta selecção de vedetinhas
    que se ""borrifaram"" para o Mundial

    Pareceramum bando de excursionistas
    a pensarem mais nas ferias do que nos jogos

    O treinador...coitadinho

    ResponderEliminar
  25. Anónimo1/6/19 02:49

    Se o Hélio serve para dançar quando ganha também deverá assumir este falhanço total. Agora colocar o ónus da responsabilidade nos miúdos escalados, e sobretudo no 11 e no Jota . ..isso não está certo. Em primeiro lugar não joga sozinho e, se ele falha - mesmo sendo o melhor jogador ofensivo- o que dizer de Leão e Trincão?? Sobretudo do "Mbappé" português. Jota assistiu para o golo da vitória no 1° jogo; foi o mais esclarecido dentro daquela anarquia ofensiva no 2°, e no terceiro falhou um penalty. E agora, pergunto eu? A selecção não tinha lá mais jogadores de qualidade (nos convocados) para resolver? Ou o Hélio vai fiar-se sempre no talento individual (do Jota)? É que isso nem sempre funciona, como vimos. Mas maldizer é fácil. Poucos falam da estupidez de jogador que está Dalot, ou que Vinagre não tem sentido posicional nenhum e apenas "desenrasca". Ou de M. Luís, que passou ao lado da competição, assim como Gedson que se estava a marimbar - e isto pode ser problemåtico para o SLB - para os jogos, tendo Florentino andado a fazer de "Kanté" na reocupação de espaços do trio do MC, e com isso desgastando-se. Concordo que Jota terá muito a trabalhar se não quiser ser mais um tecnicista de "rotundas" que nem Brahimi ; porém tudo depende dele. Quanto a mim, e seja por não-necessidade ou estratégia comercial, o SLB e o Lage fizeram muito bem em reduzir o seu tempo de jogo pelos AA, quanto mais não seja pela cláusula baixíssims - olhando aos valores pagos, ao dia de hoje, por "potêncial". O SLB que renove enquanto está assim para, pelo menos 50M. Quanto ao Jota, que trabalhe. Os colegas dele chegaram aos AA; ele também pode afirmar-se.
    Cumprimentos
    JF Silva

    ResponderEliminar
  26. Anónimo1/6/19 06:44

    Ainda não perceberam que quem não quer renovar é o empresário Mendes & Vieira , , estão a espera que o Mendes venda o Félix por 120 milhões para levar de oferta o Jota por 15 milhões desconto da casa , pagas um levas dois , eu já ando a topar isso desde que o Jota se juntou a equipa A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois amigo agora dizes te tudo

      Eliminar
    2. Anónimo1/6/19 12:23

      A culpa do Jota falhar o penalty foi do Vieira. Estava escrito na cara dele.

      Eliminar
  27. A Culpa começa na FPF onde esta organizou um estagio de apenas uma semana, onde inclusive houve jogadores a chegar já com a competição em andamento..Depois tivemos jogadores todos rotos devido a época desgastante como foi o caso do Leão e do Florentino..

    O Treinador deu também uma ajuda ao fazer saber que se ia embora após este Mundial, conclusão, uma vez mais a FPF fez merda mas é a parte mais frágil quem vai pagar as marradas, ou seja os miúdos..

    Deixem de bater nos atletas quando fomos para um Mundial sem planificação nenhuma,até as Selecções Africanas tiveram mais tempo de estagio para recuperar atletas do que a nossa Selecção, a FPF só pensa na Taça das Nações e deixou os miúdos sem uma preparação adequada ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/19 12:26

      Estou de acordo. O facto de não levarem o Félix, o nosso melhor jogador, passou a mensagem que não levavam a competição a sério. Que foi muito mal preparada não só a nível de escolha de jogadores como de tempo de preparação.
      O treinador também nunca foi grande espingarda. Os campeonatos do mundo não são os campeonato da Europa. O nível de intensidade física e de competição não tem nada a ver. Mas parece que ainda não aprendemos isso.

      Eliminar
  28. Viva,

    Tens tanta coisa boa para comentar sobre a formação deste ano, mas tudo bem é um artigo valido como qualquer outro.

    No meu entender, e sou muito pouco entendido, o que mata o Jota foi travarem a sua evolução, isto é puxaram-no para o plantel principal e...deixou de jogar com regularidade, se te lembrares na equipa B estava constantemente a ser considerado o melhor jogador da 2ª divisão, estava a jogar e bem, depois acabou por quebrarem a sua evolução.

    É um bom jogador que obviamente tem que se lhe corrigir algumas lacunas, confio que Bruno Lage o faça, apenas isso.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plenamente de acordo. O Jota deve ser incorporado durante a semana na equipa principal, mas convinha ir fazendo uns joguitos aos fins de semana na equipa B ou na revelação...para não desaprender a coçar os ditos no banco ou na bancada.

      Eliminar
  29. Anónimo1/6/19 09:10

    Are que enfim que alguém teve coragem de escrever aquilo que o Jota é

    Faz-me lembrar Hugo Leal e tantos outros....

    Se não muda a mentalidade o rumo dele está traçado

    ResponderEliminar
  30. Anónimo1/6/19 11:23

    Da formação, André Ferreira, Daniel Azevedo, Dias, Ferro, Kalaica, Nuno Tavares, Tino, Gedson, Félix, David Tavares, Nuno Santos, Dantas e Willock.

    Guarda-redes, Defesa Direito, Central e Avançado.

    ResponderEliminar
  31. Quem escreveu o post deve estar satisfeito com os comentários.

    ResponderEliminar
  32. Helder Silva1/6/19 12:14

    Não acompanhei a competição nem faço ideia quem foi convocado ou quem deixou de ser. Estas competições valem o que valem e mesmo o facto de ser campeão do mundo não é sinônimo de se ter uma grande carreira nos séniores. Vale o post como aviso, não só ao Jota, mas a todos aqueles que pelo facto de serem os melhores nos escalões de formação, já pensam que não têm nada para mostrar. Puro engano.

    ResponderEliminar
  33. Abre os olhos e aprende, Jota! Tanta ansiedade, tanta necessidade de mostrar o quê? Dá tempo ao tempo, rapaz! E sê humilde, que é a grande qualidade dos vencedores.
    És ainda um projeto de jogador. Apenas.
    Quando te vi a hesitar, disse para mim: «Vai falhar». Acontece na maior parte das vezes em que hesitam.
    É claro que não és o único culpado da eliminação. Há muito vedetismo na equipa. E o treinador, ontem, não soube dar a volta.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo1/6/19 13:05

    Ele e os seus representantes são donos da vida deles, entenda-se. Ele não deve nada ao clube nem o contrário. Se sair por 30 (por iniciativa dele) é absolutamente respeitável. Ele tem potencial e os eu potencial (se jogasse) cresceria mais facilmente no clube, acredito que uma clausula de 60 fosse justa. Vejo-o um Roben.

    ResponderEliminar
  35. Ate acho que o gedson este pior nos 3 jogos, muitos passes talhados!

    Acho que é pena toque está seleção tem muito talento mas teve pouco empenho..

    O Nuno Santos estava a ser dos melhores e ele foi logo substituído

    ResponderEliminar
  36. Espero que tenha aprendido uma lição de simplicidade.
    Força Jota, ainda há muito futuro pela frente

    ResponderEliminar
  37. Por falhar um pênalti já não presta.. Essa está boa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/6/19 20:36

      amigo não é o jota é uma equipa de meninos vaidosos que conduzem ferraris . esta canalha a ainda não vale a ponta de cêntimo. não é o jota são todos.

      Eliminar
  38. Anónimo1/6/19 20:34

    lidos os vossos prezados posts talvez se possa concluir 2 simples premissas; está miudagem ganha muito dinheiro para aquilo que joga, nos mundiais de 89 e 91 quanto ganhavam mês rui Costa , figo etc e onde jogavam e? esta canalha tem que refletir.... 2 premissa é basica andam os empresários e clubes a promover estes miúdos e 99% deles não tem estaleca sequer de uma 2 liga e já lhes dizem k valem 20 milhões refiro me a todos eles....esta miudagem exceto 1 ou 2 nunca jogará em grandes clubes jamais . talvez começar por ir a Fafe fazer um estágio de humildade.abraço

    ResponderEliminar
  39. Anónimo2/6/19 08:54

    O miúdo precisa de foco e gestão da ansiedade.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo2/6/19 14:42

    Parabéns pelo opinião expressa no post!

    E como este blog é um "espaço de opinião individual, alheia a quaisquer interesses individuais ou colectivos", fica a matar.

    Nada como arrasar um jogador de 20 anos, depois do fracasso de uma equipa.

    Melhor, só pedindo para que Jota fosse levado ao pelourinho de Lisboa. Para ser exposto ao escárnio de lagartos, andrades e "verdadeiros benfiquistas" como o GB.

    Antes da execução sumária, obviamente.

    JVP

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking