O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Alfa Semedo

. 108 comentários



Não está em causa o possível valor desportivo do jogador, mas o que diríamos se isto se tivesse passado com o FCP? 

Um jogador vendido por 25 mil euros a 07/07/2017, portanto considerado pelo SL Benfica, por Vieira e por Rui Vitória sem valor para ficar, e um ano depois o SL Benfica paga por ele 80 vezes o valor pelo qual o vendeu.

O SL Benfica é um excelente negócio para todos, menos para o próprio SLB.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

108 comentários

  1. Anónimo4/7/18 23:10

    Shadows qual mesmo a solução, na tua opinião, para casos destes? O Benfica não pode ficar c todos os jogadores que forma, portanto qual a solução?
    Já compraste jogadores hoje que 6 meses depois valiam 10 ou 20 vezes mais...
    Já o disse mais que uma vez em relação a ti. Críticas absolutamente tudo o que mexe e acabas por perder credibilidade qd fazes posts c sentido...

    André Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, a credibilidade de quem faz negócios destes é que fica em causa. São milhões e milhões gastos em negócios deste género.

      O que o SLB não pode é contratar centenas de jogadores como o faz. E esses números serão públicos um dia destes.

      Estou a inventar alguma coisa? Não são numeros indesmentíveis? A credibilidade do NGB e dos seus escribas não é motivo de preocupação, meu caro. Nenhum de nós precisa do SLB para nada a não ser vê-lo ganhar. Não encontras um único anúncio pago no NGB. Não gastamos 1 cêntimo com promoção do blogue ou de artigos.

      O que não vamos deixar é que transformem o SL Benfica num FCP ou um SCP à BdC. A conversa do pensamento único e da união e dos que fazem o "jogo do adversário" é cartilha desses senhores.

      O SLB é clube de liberdade, discussão apaixonada e não propriedade de ninguém.

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/18 01:04

      Para mim a credibilidade da pessoa com quem discuto bola vale muito. Só dei a minha opinião em relação aos teus multiplos posts todos a deitar a baixo ou a tentar. Muitos deles, como ja disse, são muito pertinentes, mas por vezes exageras e depois qd trazes coisas verdadeiramente improtantes levas sempre por ser o tipo que só diz mal. Mais uma vez, nao tens de concordar, é apenas a minha opinião.

      Qd criticamos algo somos muito mais valorizados se dermos uma solução, boa ou má não interessa. Mas nao pode ser só "bota a baixo"...

      Abraço
      Andre Jesus

      Eliminar
    3. Meu caro SHADOWS... o bichinho pela critica rói tanto por dentro que até desvia tuas atenções e te faz falar por falar...

      Antes demais podes verificar que 25k € é reverente ao valor de mercado atribuído pelo site Transfermarkt que por si só vale o que vale!!!

      Na realidade, não sendo de nosso conhecimento (nem do teu) o Benfica deve ter desvinculado o jogador dos quadros salvaguardando uma cláusula de recompra no caso do jogador se evidenciar e se tornar transferível para outro clube, situação idêntica aconteceu com o Rebocho, Benfica recomprou o passe e realizou a venda por um valor superior...

      Estas operações se chamam de estratégica, de certeza absoluta que Alfa Semedo mesmo que não vingue no plantel principal esta época será um ativo de novo transferível por um valor acima dos 2M pagos por ele.

      Vamos deixar de pensar que só os clubes grandes são os dominadores de tudo e de todos tratando mal e desvalorizando o trabalho de desenvolvimento dos restantes clubes, neste caso parabéns ao Moreirense por ter rentabilizado um ativo.

      Esta politica é uma prática normal em Espanha, mas como é realizada por Real Madrid e Barcelona já está tudo bem...

      Chega de negativismo meu caro benfiquista... faz um esforço e foca tuas matérias criticas de forma construtiva... tu fazes lembrar aquela ideologia de esquerda radical que é contra tudo porque tem que ser contra não importa o motivo... nem que se passe uma vida a morrer de fome, mas o importante é ser contra quem tem a responsabilidade de fazer acontecer...

      Apelo à tua consciência para também partilhares conosco algumas matérias de assuntos positivos que acontecem no dia a dia do nosso clube, que são muitos também.

      Um dia que saias do anonimato e tenhas a coragem de te identificar saindo detrás de um nickname, com tanta sabedoria e infalível em estratégica e tomada de decisões certamente serás o futuro presidente nas próximas eleições...

      Eliminar
    4. Boa André... Devagarinho vais percebendo que quem não concorda com o Shadows não é porque seja vieirista... Apenas é impossível estar de acordo com quem está sempre contra.
      Alfa foi recomprado... Esta Contra.
      Pele foi vendido ficando com parte da futura venda... Esta contra.

      Eliminar
    5. Shadows estas tramado eu ficou admirado como o super agente não consegue vender o tarrabt nem Olá John andamos a pagar mundos e fundos para nada e agora vou dizer que o ordenado é pago pelos clubes emprestados quando nos sabemos que mentira so os que vão para estrangeiro os que ficam paga o Benfica mas enfim. .
      Agora perguntou eu o alfa teve um ano no Benfica o super técnico Hélder não viu que ele era bom? O so tinha olha para Dalcios desta vida e outros tantos que andam perdidos por aí? Já com Rui foi mesma coisa tivemos lá Pedro Pereira 6 meses e nada agora pergunto eu são todos vistos com os mesmos olhos o é para amigos do mister?

      Eliminar
    6. Nuno tb há uns quantos shadows ao co tratou. Ou seja, defendem TUDO o que a direção às. Deves conhecer alguns...

      André Jesus

      Eliminar
    7. Alerta Vermelho5/7/18 18:29

      Amigo Shadows, os cães de guarda, concertaram-se todos para vir tentar desvalorizar a tua muito pertinente observação. Para eles vale tudo, para que a direcção continue ad eternum. Por vontade deles, transformava-se o blog, num lugar de adoração á direcção, e assim já poderia ser. De facto, quem nasceu para ser lambe botas, sê-lo-à sempre, e a troco de remunerações pornográficas, até tenta convencer toda a gente de que os cangurus, também levantam voo.
      Que horror meu Deus critícas! Imaginemos que toda a humanidade não tivesse capacidade critíca! Imaginemos que todos, desde os primórdios eram conformistas, e não tentavam alterar as coisas desde que nasceram, provavelmente ainda estaríamos no tempo da pedra lascada, a embater com uma pedra noutra para fazer fogo, e a dormir em cavernas! No entanto, para o bem estar dos tachistas que vivem à pala do BENFICA, o ideal seria que todos os adeptos fossem assim. Aliás, se eles pudessem, até fariam uma lobotomia a todos!

      Eliminar
    8. Amigo da Onça5/7/18 19:47

      A cloaca do NGB em grande forma!
      Doravante passas a ser conhecido pelo linguinha d'ouro!!!

      Eliminar
  2. Já o tinha dito no teu post anterior...apostava -se em Alfa em detrimento do Pepê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu frisei que não está em causa o valor desportivo por isso esse tema que falas não faz sentido.
      Se o foram buscar agora é porque afinal deveria ter ficado. O Moreirense recebe 80 vezes o que investiu. Bom para eles, trágico para o SLB.

      Eliminar
    2. Se.... precisamente!!!
      Quanto tempo se reteu jogadores como Miguel Rosa que todos exigiam no plantel principal e saiu do Benfica e foi um flop.
      Alfa Semedo nunca se destacou no Benfica,a sua saida foi natural.
      Isto é a história do copo meio cheio e meio vazio,se o Benfica não compra os 50% do passe,iria receber 2.5 milhões de euros,pois havia uma proposta pelo jogador por parte do Brugges de 5 milhões...o que é excelente para um jogador que não contava...

      Eliminar
    3. O mundo do futebol está cheio de exemplos de miudos de 19 anos dispensados de um clube (porque não tinham lugar) que jogando noutro clube evoluíram e foram recomprados ou foram para clubes superiores. Exemplos? Morata.. Casemiro... De bruine... Etc.

      Eliminar
    4. O Shadows está a ficar maluco com tanta crítica.

      Fdx, o Man Utd não fez uma cena bem pior com o Pogba?!
      Mais vale isto, do que ser o FCP ou o SCP a comprar o puto, e nós vermos os rivais a retirar dividendos financeiros e desportivos de um miúdo formado pelo Benfica.

      Epah, respira um pouco. O Ricardo Rosa ontem escreveu algo muito interessante, que foi algo do género de criticares apenas para criares ruído (tendo ou não razaão). Será que te estás a tornar um mini BdC?!?

      Epah, espero bem que não. Até porque me deves uma bifana (do Paços vs FCP), e, se o teu caminho for o de BdC, já estou a ver que não pagas a dívida... :)

      Eliminar
    5. Anónimo5/7/18 13:52

      O negócio, pela forma como foi feito, com um retorno de 8000%, já é, por si só, muito suspeito. Ainda por cima vamos ter de levar com as suspeitas da dragartagem (e nós fariamos igual se fosse ao contrário) por o Alfa ter facilitado naquele lance com o Benfica.
      Mas pronto, segundo A Bola, temos um departamento de futebol em que nenhum pormenor é descurado, o Vieira é um estratega nato, o Vieira é um estadista, o Vieira é uma especie de Rei Midas, o Vieira é tudo e mais alguma coisa. Falta saber quem e quanto pagam A Bola para fazer esta publicidade ao Vieirismo

      Eliminar
    6. O Matic por exemplo.

      Eliminar
  3. Zé Diogo4/7/18 23:16

    "O SL Benfica é um excelente negócio para todos, menos para o próprio SLB."

    Alex Witsel comprado ao Standard Liége em Julho de 2011 por 9 milhões de euros, vendido ao Zenit de Moscovo em Setembro de 2012 por 40 milhões de euros !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres mesmo falar desse negócio, que foi anunciado como "pagamento da clausula" mas afinal não foi? Sabes quanto o SLB realmente encaixou desses 40 milhões? Não vás por aí...

      Eliminar
    2. Zé Diogo4/7/18 23:51

      " «A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que alienou a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Axel Witsel ao Football Club Zenit, pelo montante líquido de € 40.000.000 (quarenta milhões de euros), valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo que vigorava entre o referido jogador e esta sociedade» "

      Quero mesmo falar desse negócio sim, e sei quanto o SLB realmente encaixou sim, e vou por ai sim ou achas que és só tu que tem bons contactos?

      Apresenta-me provas que o negócio teve outros contornos e eu serei o primeiro a reconhecer o erro e " dar a mão à palmatória " !

      Presunção e água benta cada qual toma a que quer !

      Eliminar
    3. "..valor da clausula" e não "pelo pagamento" da clausula. Vai lá dar aos dedos, procurar as contas e perceber o que te disse acima. Ou queres que faça o trabalhinho todo por ti?

      Eliminar
    4. Zé Diogo5/7/18 00:08

      Alienar a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos pelo montante líquido de € 40.000.000 (quarenta milhões de euros), valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo, significa para ti exactamente o quê ?

      Estás a querer dar uma de Camelo Lourenço é isso ?

      Eliminar
    5. Anónimo5/7/18 08:42

      Ai esta a demonstraçao de um fugir ao tema pra ter razao.

      Witsel adquirido por 9 e vendido por 40, nem q seja em 120 suaves prestaçoes, sao 40 dele !

      AVP

      Eliminar
    6. Essa equipa Zenit de Moscovo é nova?

      Eliminar
    7. Zé Diogo5/7/18 15:00

      Tens razão Tiago é mesmo S.Petersburgo...coisas da idade,é que quando lá estive em 1989 ainda chama-se Leninegrado; mas a propósito, a tua graçola tem alguma coisa a ver com o assunto que está em discussão?

      Eliminar
    8. Zé Diogo05 julho, 2018 15:00

      Nao tem ver nem e uma piada e so uma chamada de atenção nada demais

      Eliminar
    9. E nao fales do David Luiz que tambem foi um negocio ruinoso para o SLB :)

      Eliminar
  4. Anónimo4/7/18 23:18

    A valorização de um jogador num clube tem de ser elogiada. Afinal é o que o Benfica faz. Contrata barato e depois de os valorizar vende por dezenas de milhões.

    Não temos autoridade moral para criticar outros clubes que façam o mesmo.
    O Benfica não pode manter todos jogadores no clube, seria criminoso, nem os jogadores ou os seus empresários o permitiriam, porque não teriam oportunidade para se desenvolverem. Saem, o Benfica fica com uma parte do passe e na melhor das hipóteses, resgata-os se vê neles qualidade.

    Até agora, e infelizmente, isso tem sido a exceção já que mais de 90% dos jogadores não voltam. A culpa não é do Benfica, garanto eu!

    Quantos jogadores o Benfica emprestou e vendeu e nunca voltaram? Voltou o Alfa e o Yuri Ribeiro, 2 exemplos de sucesso da estratégia. Assim como o guarda redes André Ferreira.
    A jogar no clube, podemos lucrar com eles no futuro muitas dezenas de milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não respondes, como nenhum outro respondeu antes: se fosse o FCP a fazer este negócio o que se diria?

      Eliminar
    2. Anónimo4/7/18 23:52

      o que se diria Shadows? Esclarece aí malta sff.

      Eliminar
    3. Anónimo5/7/18 00:10

      Os corruptos fazem isso e muito mais. Pouco me interessa até porque não é ilegal!

      Mas isto não tem nada de especial. É ilegal?? Não! É oético e imoral? Não! É boa gestão? Excelente! Para o Benfica e para o jogador!!

      O Benfica apenas resgatou um jogador que é seu, que se valorizou noutros clubes, em barrigas de aluguer, que resgatou por uma ninharia. Onde está o problema?

      Foi um excelente exemplo de boa gestão, não apenas o acto de ter resgatado o jogador mas também de o ter deixado ir há 2 anos para que ele tivesse oportunidade de jogar, de se revelar e valorizar noutros ambientes.
      Aconteceu o mesmo com o Rui Costa. E com o Yuri!

      Quem nos dera a nós que isso acontecesse com todos os jogadores que o Benfica empresta ou deixa ir, ficando com uma percentagem do passe. Infelizmente são excepções!

      Eliminar
    4. Rui Costa? Não me digas que pagamos dois milhões para ele voltar do Fafe?

      Eliminar
    5. Rodrigues5/7/18 16:30

      O Porto transferiu para a conta bancária do Estoril quase 800k euros no intervalo de 37 dias do jogo Estoril - Porto, quando estava a perder. E depois a segunda parte foi o que todos vimos (o coitado do treinador do Estoril até veio desabafar indignado com a atitude dos seus jogadores!...). E o que é que se disse? NADA!

      Eliminar
  5. Anónimo4/7/18 23:36

    E o que se diria se esse hipotético jogador do Porto tivesse tido o extremo azar de meter uma mão na bola dentro da área (absolutamente desnecessária) e com isso tivesse permitido que o clube vendedor por 25 e recomprador por 2 milhões, tivesse ganho e ido à Champions por via desse resultado?
    O Alfa entre a venda e a recompra valorizou 80 vezes! É um caso único de valorização que vai dar muito que falar. Todos os Benfiquistas devem decorar bem este nome "o Alfa". É um jogador extraordinário, o Alfa. Vai falar-se dele por muito tempo. Acredito que o futuro próximo do Benfica vai estar muito ligado a este jogador, o Alfa. A valorizar a 80x/ano e se não meter mais a mão onde não deve, o Alfa deixa de ser o "Pogba da Guiné" e o outro é que passa a ser conhecido pelo " o Alfa de Manchester". Ass. Omega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 09:09

      Toma lá o Alfa:

      https://streamable.com/3ldju

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/18 09:15

      Dir-se-ia o mesmo quando o Paços abriu as pernas em 2013.

      Não vás por aí.....és adepto do Belenenses, do Aves, do Feirense? Não és certo? Então está calado.

      Nota: o Benfica não dependia de si mesmo na última jornada. O facto de ganhar não garantia o 2º lugar.

      Gus

      Eliminar
    3. Anónimo5/7/18 14:42

      Sobre o lance do penalti que o Semedo fez no jogo do Benfica...

      "Meteu a mão à bola absolutamente desnecessária" é algo que só pode ser dito por alguém muito desonesto.

      Já agora o que diz das bolas que os defesas ofereceram a avançados do Porto? E das exibições extraordinárias do Cássio, Vagner, Renan, sempre que defrontam o Porto? É apenas azar não é?

      Eliminar
  6. Zé Diogo4/7/18 23:38

    É necessário repetir o meu comentário sobre a tua frase " O SL Benfica é um excelente negócio para todos, menos para o próprio SLB.",ou preferes ignorar, ou em última análise censurares um simples lembrete ?

    ResponderEliminar
  7. O problema não é ficar apenas com 50 por cento dos passes; o problema é se não fica com opção de compra dos restantes 50 por cento. Como aconteceu com o Ederson.

    Nestes moldes é muito bem feito pelo Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais uma vez deves andar confuso, nunca emprestamos ou vendemos o ederson a ninguem muito menos ao rio ave.

      Eliminar
  8. Atenção que ali onde diz 25 mil € é o campo do "Valor de Mercado" (VM), não do valor da transferência (esse está ao lado). Ele foi para o Moreirense a custo zero, e custou-nos agora 2M.
    Absurdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 00:14

      Não é absurdo. Foi a valorização que ele adquiriu, graças ao seu esforço e talento, nos clubes onde jogou. O Benfica faz o mesmo. Absurdo é achar que isto é absurdo!

      Eliminar
    2. Já o viram jogar para perceber se foi mau negócio? 2M pode ter sido caro ou dado, depende do rendimento desportivo. Mandar postas de pescada só porque sim, pensei que o BdC tivesse acabado com os populismos na bola

      Eliminar
    3. Anónimo5/7/18 01:41

      Não não é; Para começar isto vale o que vale tirado do Transfermarkt. Depois o ponto de interrogação na rubrica valor de transferência pressupõe obviamente que não foi divulgado esse mesmo valor.

      Batigol

      Eliminar
  9. O Pogba saiu do Man. United de graça e voltou por 100 milhões! O Alfa custou 2 milhões pq havia uma proposta de 4 milhões do celta e do marselha e o benfica era obrigado a igualar a melhor proposta para recuperar o jogador. Tinha duas opções ou recebia 2 milhões dos 50 por cento do passe ou comprava como aconteceu e teve que pagar os 2 milhões ao moreirense! Esperemos que valha a pena... caso contrário penso que facilmente recupera ou até dobra este valor no final da época pq o jogador tem mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 11:04

      Este é um jogador que vai continuar a ser muito útil ao Benfica mesmo que nunca jogue de vermelho. O Alfa é um espectáculo.

      Eliminar
  10. O problema não está em "dispensar" o atleta por baixo valor mantendo 50% do passe. Até porque o clube não pode ficar com eles todos.
    Em casos destes, sempre que o Benfica deixa sair alguém da formação o que tem a fazer é incluir uma clausula de compra, como fez por exemplo com o Varela, além de manter os 50% do passe.

    Metendo essas clausulas de salvaguarda o clube só sai beneficiado. Deixa os atletas seguirem as suas carreiras mas se eles singrarem e o clube acharem que eles devem voltar acciona as respectivas clausulas. Era tão simples resolver isto... mas parece que os dirigentes preferem sempre o caminho "escuro".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os dirigentes dos outros clubes querem outra coisa...

      Eliminar
    2. quer dizer o jogador vai sem custos para o outro clube e eles ainda colocam condições, e depois o presidente é que é um negociador implacável.

      Eliminar
    3. Claro que colocam condições... Se apostam num completo desconhecido podem apostar noutro qualquer. Já sabem que contam com a vontade do jogador em jogar na 1 liga. Para o Benfica é mais fácil ter vantagem quando o jogador já é de certa forma conhecido. Nestes casos os jogadores são contratados para serem reforços e não apostas de risco e até costumam ter mais do que um pretendente.

      Eliminar
    4. como é óbvio esses clubes tem jogadores aos montes que querem ir para lá, até parece que eles é que nos fazem um favor em aceitar os jogadores que são completos desconhecidos.
      até parece que este e outros não passam a vida á portas dos grandes à espera das sobras dos completos desconhecidos.

      Eliminar
  11. 1. ninguém sabe o que o Moreirense pagou ou deixou de pagar!

    2. tinha um valor de mercado tão baixo porque todos e até o Benfica não lhe reconheceram o devido potencial

    3. Como acontece com muitos outros, há jogadores que despontam mais tarde

    4. Como houve várias propostas do estrangeiro pelo jogador e quem detinha o passe era o Moreirense é perfeitamente normal que não quisessem ficar a perder

    5. Quem não quer que o clube tenha muitos jogadores emprestados devia ser o último a criticar este negócio!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 11:13

      Quem vos ouve falar do rapaz e do potencial despertado, pensará que falam de um crack, de um extraordinário jogador e não de mais um jogador do moreirense que só se destacou porque fez um penalty tonto que deu uma vitória decisiva ao Benfica. Obviamente que o rapaz não meteu a mão de propósito. Mas que foi fundamental para o Benfica, lá isso foi.

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/18 17:39

      Por falar em jogadores fundamenteis. Toma lá grunho corrupto - https://streamable.com/3ldju

      Quantos pontos conseguiu o calor da noite com estas ofertas? É fazer as contas..

      Eliminar
  12. O argumento que o Vieira e Vitória não viam valor nele é ridículo, então porque ficaram com 50% dos direitos económicos?
    O argumento de que 2 milhões é muito dinheiro é mais uma vez ridículo, a informação é que o jogador ia ser vendido e o Benfica conseguiria uns 2 milhões dos seus 50%, ou seja, o Benfica comprou um jogador que valia 4 milhões por 2 milhões, se o quiser vender terá o retorno teoricamente assegurado.

    Claro que são dois milhões que nunca deveriam ter sido gastos meu caro Doutor Óbvio...

    Nem o Nhaga acerta sempre... quanto mais a direcção do Benfica.

    Mas certamente o Doutor Shadows pode reproduzir aqui evidências de que toda a gente via no Alfa Semedo o próximo Pogba.... deve haver resma de comentários, opiniões jornalísticas, posts em blogs a falar do futuro Pogba... fica o desafio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha mas o Nhaga não trabalha para o Benfica?

      Eliminar
    2. Vá lá, alguém com certeza tem aí uns links para me mostrar errado! Eu aguardo pacientemente...

      Eliminar
    3. Por curiosidade eis o post do user darkwolf do serbenfiquista em 02JUN2016:



      "o Alfa é bem melhor que muitos naquela equipa de juniores. Acho que dará um bom trinco"

      Eliminar
  13. Anónimo5/7/18 01:01

    Boa noite.

    Shadows, apesar de ser a favor da critica, benéfica, não posso deixar de estar em desacordo contigo nesta questão.

    Os jogadores não podem vingar todos no clube e nesse sentido, estou de acordo que façamos negócios como o de Alfa Semedo.

    O Alfa teve uma evolução brutal desde a sua saída do nosso clube, passando por Vilafranquense e Moreirense, clubes a quem tem de ser dado mérito por todo esse trabalho.

    É mais que justo compensarmos, neste caso, o Moreirense, pelo excelente trabalho com o jogador, que acabou por ser um dos destaques da liga na época passada.

    E ainda digo mais, não me importava que fizessemos o mesmo com Pedro Rebocho depois da bela época em França.

    Infelizmente nem todos os jogadores podem singrar no nosso clube, o que não quer dizer que um dia não venham a evoluir ao ponto de chegarem a um patamar muito superior aquele que estava previsto.

    Cabe-nos estar atentos e salvaguardar estas situações de modo a podermos reaver o atleta.

    Não foi o primeiro caso nem certamente será o último.

    O que me faz mais confusão sinceramente é saber que vamos aturar mais uma época da tática do pam pam pam e dos discursos de salmos do evangelho do atual treinador e a sua equipa técnica.

    É saber que não aprendemos com a última época e vamos apostar numa icógnita na baliza, ao contrario dos rivais.

    É saber que vamos continuar sem uma opção de qualidade indiscutivel para o lado direito da defesa.

    É saber que Luisão vai continuar com um ordenado principesco, mesmo com Ruben, Jardel, Conti, Lema, à sua frente, sem contar com os jovens Ferro e Kalaica. Ordenado que podia ser canalizado para a contratação de um jogador que fizesse realmente a diferença.

    É saber que iremos voltar a apostar em Salvio quando temos um jogador como Carrillo, que em 3 jogos no mundial, foi MVP em 2 e um dos melhores no outro.

    É saber que mais uma vez LFV nos colocou uma vez mais no centro de uma polémica que nem era nossa, com os jogadores que rescindiram com o rival.

    É saber que temos jogadores livres no mercado que seriam claramente mais valias e nem sequer os tentamos, como são os casos de Max Mayer, Bernard, Wilshere, Nasri, Srinic, Hakimi, Tim Krul, Pau Lopez ou Michel Macedo.

    É saber que ainda estamos a ponderar a continuidade de 3 treinadores incompetentes nas nossas modalidades como, José Ricardo, Joel Rocha e Pedro Nunes.

    É saber que iremos continuar com o incompetente do DAL nas modalidades. Ainda estou à espera de saber a verdadeira razão da saída de Hugo Santos do nosso clube...apenas o melhor hoquista do mundo na sua idade.
    As modalidades precisam de sangue novo na liderança, como Tiago Pinto que fez um excelente trabalho ou até Ricardo Solnado que quanto a mim, seria uma excelente opção.

    É saber que vamos continuar sem defesa do clube na praça publica, numa politica de comunicação miserável liderada por Luis Bernardo. João Gabriel nunca deveria ter saído!!!

    Estas são só algumas das questões que me preocupam...

    JB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago Pinto O tal que no futebol foi um zero? Ok

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/18 23:20

      Exato. Um zero no futebol mas com um excelente trabalho nas suas anteriores funções, daí a minha sugestão.

      JB

      Eliminar
  14. Anónimo5/7/18 02:25

    Nestes negocios e EU defendo que se continued a fazer Desde e so nestes moldes o Benfica ficar com uma opcao de recompra tipo negocio Varela (que pode ser de alguns centos de milhares de euros ate 500 mil consoante a potential qualidade do jogadores emprestado) desta forma todos os interesses sao salvaguardados do clube que recebe o jogador do empresario do proprio jogador ( doutra forma os clubes nao aceitavam pois ha sempre alguma senao muita valorizacao do ativo jogador)MA's repito Estes negocios 50 % e recompra future tem de incluir uma clausula de recompra por um valor baixo defendendo assim s superiores intresses do Benfica negocios Como os do Ederson Pele Alfa S em que ficamos com opcao de compra MAS pelo valor da proposta Mais alta do mercado nao podem voltar a acontecer pois sao altamente lesivos dos superiores interestes do Benfica

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
  15. benfiquista a serio5/7/18 05:52

    por este andar, só falta ser anunciada a recompra do filipe augusto. para isso, basta o record ou a bola anunciar que um clube tailandes ou indiano estão interessados nele.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/7/18 07:25

    ALFA MILHÕES!

    Ora aqui está a fórmula perfeita de prejudicar o Benfica com jogadores formados no Benfica. São estes os bons negócios que LFV tem implementado com a sua extraordinária visão 10 anos à frente dos outros. O homem não enxerga a ponta de um corno à frente dos olhos em matéria de negócios e só tem habilidade para esbanjar o dinheiro que é do clube. Ao menos que faça como aquele indivíduo que tinha um negócio de pombos-correio, que os vendia de manhã e à tarde tinha-os de volta. Mas nem essa esperteza LFV herdou para a sua cabeça.
    Valha-te, Santo António!

    José Reis

    ResponderEliminar
  17. Eu faco ainda outra pergunta: que se diria se fosse o Porto a ir compra lo por 2M? Que o Benfica fazia tudo mal e deixava os jogadores da formacao voar! Pode haver marosca, comissoes, subornos, sei eu la, mas dizer que se cede um jogador e depois se vai buscar pagando nao tem nada de mais. Casemiro no Porto pode ser um bom exemplo disso.

    Se o Benfica o tivesse mantido nos quadros, tambem era criticado, portanto, sera uma situacao do "preso por ter cao"

    ResponderEliminar
  18. Eu não diria nada. O jogador jogou e evoluiu o que não aconteceria se tivesse ficado a ver outros jogar... Valorizou se porque jogou. Qual é a dúvida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 09:27

      ta bem martinholas....tenta mandar areia que nos acreditamos...

      nao ha almocos gratis e tu sabes mt bem ne?
      os pontos tao caros meu amigo...

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/18 17:41

      Claro que são caros. O clube das frutas pagou 780mil só por 3 pts, mais os maços de notas ao kléber.

      https://streamable.com/3ldju - e aqui está o resto, é só fazer as contas. O mundo inteiro pode ver as ofertas ao clube das frutas. O clube mais criminoso e batoteiro do planeta.

      Eliminar
  19. João Reis5/7/18 08:42

    O Benfica dispensou um jogador porque achava que não tinha condições para o plantel principal. Arranjou um clube que impôs as suas condições. Ao tentar resgata-lo grave era se fosse de graça ou camuflando com outros jogadores. O Rio Ave neste momento e um clube independente e bem financeiramente. O Pogba foi dispensado do Manchester United e resgatado por 100 milhões. Os dois milhões não são chocantes... mas sim os milhões que se dão por jogadores de outros países que nunca jogaram na liga portuguesa. Não sei o valor real do jogador em questão, mas sou da opinião que para apostar que se aposte na prata da casa. Será o alfa inferior ao Filipe Augusto? Este nem era titular do rio ave enquanto o primeiro parece ter sido durante grande parte da época. Os jogadores não crescem nem aprecem todos ao mesmo ritmo. Flops e vedetas precoces e o que mais há no futebol português. Resta aguardar e esperar que tenha sido uma pechincha. Imaginem que o jogador resulta e o rio ave fica com 50% do passe...

    João Reis

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/7/18 08:53

    Começas o texto a dizer: “.. não está em causa o valor do jogador...” e isso inquina todo o teu raciocínio! O que está em causa é justamente o valor do jogador porque se ele provar que tem qualidade 1,5M€ não é nada!
    Se o que queres dizer é que, por detrás desse negócio, houve mais uma falcatrua do Vieira então di-lo! Vai directo ao assunto é de preferência apresenta provas, já que és o homem que tem smpre informação privilegiada!

    Avante Plo SLB

    ResponderEliminar
  21. Mais uma vez Shadows, não te vi preocupado quando ele saiu para o Moreirense. Vens agora mandar a boca como se tivesses uma bola de cristal.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Amorubroaomáximo5/7/18 09:24

    Sou um fortíssimo contestatário de LFV, FORTÍSSIMO!!!, mas acho que este negócio até é dos mais transparentes, o puto revela um potencial do camandro, rápido, jogo aéreo excelente, joga fácil, sabe usar o corpo, quando o vi no campus há 3 anos (a avançado), era um desengonçado, que eu disse para mim, "what tha hell", enganei-me. Está ali um "Danilo", parece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só não viste é que o jogador é demasiado impetuoso para alem de que se destacou a defesa central e vem para jogar a trinco.

      Eliminar
  23. Anónimo5/7/18 09:25

    Este não é o artista que fez o penalty a favor do Benfica no ultimo jogo que deu acesso à liga dos Campeoes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 15:34

      Viste o lance ou estás só a ser papagaio? Se viste o lance também deves ter visto que foi completamente involuntário.

      Avante plo SLB

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/18 17:42

      Podes ver aqui - https://streamable.com/3ldju

      Eliminar
  24. Anónimo5/7/18 09:38

    que conversa de m...... querem ver que o Benfica é o primeiro clube a dispensar um jogador (não tem lugar para todos, só jogam 11).. e que depois ele evolui positivamente e volta a interessar?

    ResponderEliminar
  25. Este tipo de negócios não pode ser muito diferente. Se tiver cláusulas de recompra ao preço da uva mijona, cheira a empréstimo. A minha esperança é que com a equipa B e sub-23 estes casos diminuam. Estes ex-jogadores da formação, concordo com os respectivos regressos (caso haja qualidade e expectativa de poderem chegar à equipa A). O problema são os Veras, os Arangos, e outros de qualidade duvidosa que servem para pagar favores, para usar protocolos com outros clubes, para pagar a empresários, etc. Já os Agras, os Candeias, João Amaral e outros que sirvam para pagar favores, também não fazem qualquer sentido. E para além de se saber que nunca vertirão o manto sagrado, servem só para levantar suspeitas.
    Resumindo: agora há condições para se apostar na formação até aos 23 anos, que se aposte. E que se compre só jogadores de inegável qualidade para a equipa A, ou então jovens para evoluirem nos sub-19, equipa B e sub-23.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguma vez o campeonato sub 23 pode dar a evolução que se tem a jogar na 1 liga??

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/18 15:57

      Deixa ver se percebo. Se o jogador não serve, não tiver qualidade então é um negócio para pagar favores, para pagar a empresários. Negociatas.
      Mas se forem bons jogadores e tiverem lugar na equipa então é um bom negócio e façam-se mais.
      A síntese do adepto que não sabe refletir nem pensar.

      Eliminar
  26. É mais do mesmo negociatas á vieira !e aposto que dos 2M que o Benfica pagou nem um terço deve ter entrado nos cofres do moreirense!
    Shadows e ja agora o Pedro Rodruigues foi por emprestimo ou em defenitivo?
    É que andamos a por jogadores numa equipa que antes de comecar o campeonato o porto ja garantiu 6 ponto! Ou acham que o luis castro foi metido la pra que? E agora o andre andre e mais os q ainda vao chegar! Ja comecam o campeonato com 12 pontos que sao os do portimonense e os do guimaraes! E o Vieira ainda manda apra la jogadores ! Tristeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 15:57

      O que tem o Benfica a ver se o dinheiro entrou ou não nos cofres do Moreirense?

      Eliminar
  27. Anónimo5/7/18 11:08

    Shadows criticar por criticar não vale a pena, não lhe vi aqui por exemplo a elogiar a contratação do David Luiz na altura onde o Benfica pagou na altura um valor irrisório por ele e depois foi vendida por largos milhões de euros... vamos com calma que isto do futebol é muito complexo e por vezes o que parece não é... Como é do seu conhecimento há jogadores que explodem mais tarde que outros, veja-se o caso do João Carvalho por exemplo, nos escalões de formação todos lhe perspetivaram um futuro risonho e brilhante, mas parece que nesta altura estagnou, vamos ver como corre a experiencia na Inglaterra, contudo já se ouviu um eco de lá onde se diz: "não é por custar 15M que vá jogar sempre", espero que O João se imponha e que consiga mostrar o seu talento e valor, à semelhança de Jota, Neves, Cavaleiro, etc... Relativamente ao tópico em questão ninguém adivinha ou consegue prever a evolução de um jogador a um determinado nível, agora meu caro, podemos constatar que no caso do ALFA o miúdo em dois 2 anos teve uma evolução significativa, é um "bicho" autentico e caso continue a evoluir e a limar os seus aspetos menos fortes, poderemos ter ali o futuro 6 do Benfica, nesta altura custo 2M é um fato, mas se o seu desenvolvimento for aquilo que todos esperamos e sair daqui a 2 ou 3 anos por 30 ou 40M aposto que não virá aqui elogiar a aposta do Benfica ao resgatar o jogador, é o normal!! da mesma maneira que se o Pizzi se impuser como há 2 anos e ter a mesma influência, virá aqui sempre arranjar algum passe errado que o jogador fez ou um jogo menos conseguido, mas lá está candidate-se à lista de RGS e apresentam novos projetos e novas ideias para o SLB, depois deixem os benfiquistas decidir nem "César" agradou a todos meu caro!!

    Gonçalo Nascimento

    ResponderEliminar
  28. Shadows,

    A tua informação não esta correcta. E analisas-te a informação incorrectamente.

    Na altura que o jogador foi para o Moreirense tinha um valor de mercado de 25 mil euros (Não foi vendido por 25 mil euros!). Tinha um valor de mercado de 25 mil euros.

    Entretanto valorizou-se e tem agora um valor de mercado de 1.5 Milhões de Euros. O Benfica comprou (Segundo o Transfermarket) por 2 Milhões de Euros (Não sei se essa informação esta correcta ou não)

    a) O Benfica devia dar mais informação, uma vez que essa informação não existe.
    b) Para evitar este tipo de situações, o Benfica quando vende um jogador com uma cláusula de recompra e/ou com 50% do passe deve também incluir o valor da cláusula de recompra para evitar estas situações.

    O Benfica não disse sobre isso e por isso esta mal. Devia dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilhas o nome com o grunho da SICN mas as semelhanças terminam aí. Muito bem visto e bem haja por conseguires manter alguma sanidade no meio de tanta sandice "ensombrada".

      Eliminar
    2. A informação em falta é simples, o Benfica comprou pelo valor de 2 M€ e vai emprestar 2 jogadores pelo valor de 1M€ /cada. Fica fácil de entender

      Eliminar
    3. João Lebreiro, não tenho certeza se essa informação estiver correcta uma vez que o Benfica nada informou (Esta mal). Se assim for, não me parece mal.

      Vamos esperar pelo relatório de contas.

      Sendo que já vi coisas no relatório de contas que depois não são bem assim.

      Seja como for esta solução de comprar o Alfa Semedo parece-me bem. Assim evitam-se situações como o Danilo.

      Eliminar
  29. Se ele daqui a 1 ano ou 2 for vendido por 20 milhões depois vens dizer que já foi um excelente negócio ou vai dizer mal porque se vendeu? :D

    ResponderEliminar
  30. Anónimo5/7/18 12:50

    "Surpresa" por denúncia sobre alegadas relações suspeitas com o FC Porto
    Rodiney Sampaio alega desconhecimento
    A denúncia anónima, apresentada no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), sobre alegadas relações suspeitas entre a SAD do Portimonense e do FC Porto, apanhou Rodiney Sampaio, líder dos algarvios, "de surpresa". Contactado por Record, o dirigente manifestou o seu desconhecimento pelos factos que constam da denúncia. "É uma surpresa. Não sei quais os motivos desta denúncia anónima mas quem a fez não sabe o que se passa na SAD do Portimonense", reconheceu Rodiney Sampaio.
    Na denúncia, a que o nosso jornal teve acesso, estão descritos vários negócios suspeitos entre os dragões e os algarvios. As transferências de Danilo Pereira, Paulinho, Galeno, Fede Varela, Rafa Soares, e mais recentemente, Ewerton e as ligações do investidor Theodoro Fonseca com a SAD portista estão na base desta denúncia, que será investigada pelo DCIAP. "Estou totalmente tranquilo. A SAD está ‘fora’, não devemos nada a ninguém e, até hoje, não houve nada de incorreto na SAD. Que façam prova", desafiou o dirigente.
    COMENTÁRIOS:
    os próprios algarvios acham estranho, só os dirigentes como tu é esse tal Teodoro é que vê tudo normal...o Algarve há muito sol...enquanto a cidade Porto está sempre nublada...por isso não vês nada de anormal... ehehee
    supresa ??? para quem anda no futebol de olhos abertos tudo isto é demais evidente...só não vê quem não quer...NAO CONVEM
    Há denuncias contra o Benfica e a judiciária( do porto) actua de imediato e sabe-se logo que está no Benfica.Há denuncias sobre o clube da fruta e actuação da judiciária (do porto) zero, e isto passa-se sistemáticamente, alguma coisa deve estar errada.
    Muito curioso. Denúncias anónimas contra o Benfica, é tudo verdade, nem é preciso investigar. Se o "santo" FCP é envolvido, são absurdas acusações sem relação com a realidade. Devem pensar que somos todos parvos. Pedia-lhes para serem sérios, mas isso é impossível aos adeptos de tal clube corruto e mafioso.
    SURPRESA ???? ehehehe basta ver os 2 JOGOS do ano passado entre estas EQUIPAS !!! É damasiado evidente.... !!! NUNCA NA VIDA vi um CLUBE PEQUENO emprestar um jogador a um CLUBE GRANDE !! Aqui há MAROSCA !!!
    É ver os jogos do Portimonese com o Porto o ano passado e tentar n rir. Só faltou o guarda redes fazer o mesmo que o Vagner. (GOSTEI DESTE EHEHEHEHEHEH)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 13:51

      COM ESTA DO ALFA SEMEDO TALVEZ O BENFICA SEJA SUSPEITO DOS JOGOS COM MOREIRENSE E TALVEZ O MOREREIRENSE TIVESSE EMPATADO COM SPORTING SABE sE LA COMO.... QUEM COM FERROS MATA COM FERROS MORRE. AFINAL O BENFICA É IGUAL SOS OUTROS .ESTA SO SEMEDO DÁ PA RIR..... TALVEZ TU SEJAS MTO INCAUTO OU INEPTO.

      Eliminar
  31. Anónimo5/7/18 13:48

    o shadows nao tem é palas..... e isso eu admiro.... criticamos vidé andre ventura os negocios porto com portimonense e este nao criticamos? mau.... isto vai ser investigado nao me venham com valorizações de jogador isto é PURO BRANQUEAMENTO DE DINHEIRO. NINGUEM NUMA empresa faz um negocio destes.ninguem. ha por aqui uns padres que aceitam tudo e acham que isto é normal e depois criticam os portos os sportings . temos k ter vergonha ok?e eu tenho vergonha na cara .... É uma ladroagem esta Sad e direcção rouba diante dos meus olhos nao me venham cum pogbas.... nao sejam guerras pah.... acordem . esta gente o que geriu na vida foi falencia... infiltrado citius

    ResponderEliminar
  32. Anónimo5/7/18 13:56

    O Moreirense recebeu uma proposta de 4M pelo Alfa. O Benfica como tem 50%do jogador iria receber 2M. O RV queria este jogador e por isso o SLB teve de pagar os 2M. Caso semelhante é o do Pelé, só que nesse caso o SLB não exerceu a opção pelo jogador e assim recebe os 50%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 19:57

      recebeu proposta de 4 milhoes? gostava de ver.... Não sejas vieira . guerra e ventura homem.. ACORDA Vida.. infiltrado citius

      Eliminar
    2. Este anónimo é mesmo o um ás!

      Eliminar
  33. Este Shadows devia ser Presidente diretor desportivo e treinador do Benfica, é melhor que eles todos.... Só que não.... Não és oposição és mesmo é lança confusão.... Se quiseres posso dar te alguns exemplos dos melhores clubes europeus que gerem os seus ativos da mesma maneira... Real Madrid (tricampeão europeu), informa te antes de falar ou postar...

    ResponderEliminar
  34. Então e o penalty na Luz?

    ResponderEliminar
  35. Como resumo e para não bater mais no ceguinho, conclui-se que se o clube mantém com contrato 100 gajos, tá mal. Se os deixa sair, não se aproveita. Se se contratam estranjas, não se aproveita o Seixal. Se se contrata em PT, "o Porto fazendo isso dava escândalo". Se deixamos os jogadores irem embora e não os vamos buscar, somos cegos - se vamos buscar estamos em negociatas. Se deixamos sair e ficamos com parte do passe, devíamos ter deixado na equipa - se não ficamos com parte, são milhões à rua. Se vamos buscar de volta por um ninharia é porque há perninhas abertas e se vamos buscar de volta por milhões, é de novo desperdício.

    ResponderEliminar
  36. Vejam só como os grandes clubes erram, ou então o futebol não é uma ciência exacta:
    - Real Madrid não valorizou
    . Rodrigo por 6M€ e o Benfica passados 2 anos vendeu-o por 30M€
    . Javi Garcia por 6 M€ e o Benfica passados 3 anos vendeu-o por 20M€
    . não valorizou
    - o Milan não valorizou Cristante vendendo-o ao Benfica por 6 M€ e agora vale 30M€
    - O Barcelona não valorizou
    . Jordi Alba e depois comprou-o por 14M€
    . Fabrigas e depois comprou-o por 40ME para no ano a seguir o vender por 33M€
    - O Manchester United não valorizou
    . Pogba e a seguir comprou-o por 105 M€

    Estes são apenas alguns exemplos de como o futebol tem muitas incertezas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/7/18 19:58

      ACORDA PARA VIDA .... NAO SEJAS GUERRA BEM VIEIRA NEN VENTURA HOMEM. .....................

      Eliminar
    2. Anónimo,
      Podia ser objectivo e dizer algo!
      Mesmo que seja acordado!

      Eliminar
    3. benfiquista a serio6/7/18 05:40

      isto é a prova que os dirigentes e treinadores ou são demasiados burros ou fazem-se de burros para movimentarem muitos e muitos milhões para seu proveito. e nós adeptos e socios também somos burros ao alimentar estes camaleões dos milhões.

      está mais que visto que os nós, adeptos e sócios, somos apenas uns fantoches nas mãos dos ditos profissionais da bola que só lhes interessam os milhões.

      Eliminar
  37. João Oliveira5/7/18 18:23

    Pique, Jordi Alba e Fabregas. Já ouviste falar? Vai espreitar o percurso deles. Pelo teu ponto de vista também foram negociatas do Barcelona.

    E isto vai acontecer muito mais vezes. Existem jogadores que se pensa que vão dar e não dão e outros que se pensa que não vão dar e acabam por dar. Existem uns que explodem cedo e perdem a "chama" e outros que explodem mais tarde. E ainda existem situações onde para uma determinada posição não existe espaço para os jogadores que vêm da formação.

    Já agora. Quando o Marçal veio a custo 0 do Nacional e o vendeu por 5M sem sequer jogar foi um excelente negócio para todos excepto para o Benfica? E quando Wass veio por 0 e foi vendido por 2M sem jogar também no Benfica? Foi mais um negócio ruinoso para o Benfica? Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Oliveira05 julho, 2018 18:23

      quianto entrou no Benfica destes 5 o 2 milhoes? e quanto foi pago o jogador o axas mesmo que eles de borla? lol

      Eliminar
    2. Amigo da Onça6/7/18 15:03

      Se tens PROVAS que o SLB não recebeu os valores das vendas comunicados à CMVM, só tens que mostrá-las!

      Se não tens cala-te e remete-te à tua ignorância !

      Eliminar
  38. So me fizeste lembrar do matic...

    ResponderEliminar
  39. Anónimo5/7/18 23:26

    Claro que está em causa o valor desportivo. O futuro dirá da qualidade do negócio. Estes casos são comuns e conhecidos.

    ResponderEliminar
  40. Se o Futebol é uma industria de milhões, como é possível avançar para uma nova época sem se fechar o que se passou na anterior e saber as regras do jogo da seguinte! É tudo uma cambada de interesseiros para manter os seus lugarzinhos!

    Nesta época, 2017/2018, o Benfica abriu o flanco, foi frouxo, desinteressou-se e os organismos que mandam aproveitaram de espevitar o rival...e como diz a música "Vieira - Penta Xau"!

    Se querem comprar jogadores para fazer uma verdadeira equipa, à BENFICA, comprem mas é jogadores com andamento de campeões; porque para formar, ensinar, ganhar massa muscular, etc, já temos nós muitos, e bons, nos escalões inferiores !

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking