O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O que é um "jogador à Benfica"?

. 61 comentários

"Uma das questões aqui afloradas e que eu também já observei muitas vezes - não por ser um visionário, mas porque se trata de ver o óbvio - é aquela que está relacionada com o poder fisico da equipa. 

De facto, como costumo dizer, o Benfica é hoje uma equipa recheada de anões. Veja-se o exemplo da ala esquerda preferida de Rui Vitória - Grimaldo e Cervi (!!!). Eu, pessoalmente, acho isto uma anedota. Os jogadores em questão são habilidosos, não há dúvida, mas não servem para uma equipa minimamente competitiva que se queira bater com outros adversários que não as equipas do meio da tabela do nosso campeonato. 

Ter um defesa com a capacidade física de Grimaldo é para mim uma coisa inconcebível. E há muitos outros exemplos. Compare-se o Benfica com o Porto - acham mesmo que as forças estão minimamente equilibradas quando do outro lado há jogadores como Aboubakar, Marega, Brahimi, Danilo, Filipe e Marcano? Isto é não ter noção da realidade...mesmo o nosso amado Fejsa ao pé do Danilo não tem grandes hipóteses. E se analisarmos o Sporting, a comparação também nos é altamente desfavorável.

Que me lembre, houve apenas um exemplo bem sucedido de uma equipa de pigmeus que ganhou títulos a nível mundial - o Barcelona de Guardiola (e mesmo assim, tinham Busquets, Puyol e Piquet), mas nesse caso a sua qualidade técnica era tanta que não deixam o adversário pura e simplesmente tocar na bola, pelo que não se tinham que desgastar em duelos físicos para recuperá-la.
E quem define a política desportiva e de contratações do Benfica não pensa nestas coisas?" 

- Comentário deixado no último post do Redmoon.

Este comentário aborda um dos muitos erros que se vêm a acentuar nas últimas temporadas e que explicam parte do desastre desta temporada: o perfil do jogador "Benfica".

É com jogadores fracos fisicamente que se consegue disputar um jogo de Champions League ou um jogo com os adversários que disputam o título português?

Não é também por aí que temos tido cada vez mais dificuldades?

Eu, que estou à vontade pois sabem o que acho de Jorge Jesus, reconheço que nisso ele era inteligente e sabia que não era com anões ou jogadores com pouca envergadura física que se disputam jogos com os melhores.

Quer dizer isto que não há espaço para um ou outro jogador de menor estatura/físico que seja um "artista"? Claro que não. Um artista tem sempre lugar. Vejam o caso do bombado Messi, de Maradona, de Simão ou indo mais atrás, de Hassler por exemplo.

Mas na defesa há lugar para jogadores de perna curta ou fraca compleição física?

E que dizer de jogadores com mentalidade/atitude "sem sal", sem agressividade q.b. e que demonstrem SEMPRE a mesma postura aguerrida e de luta em todos os jogos?

Como define você o "perfil do jogador à Benfica"? 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

61 comentários

  1. Depende do treinador e do seu modelo de jogo. Por exemplo como sabes o Paulo Fonseca tem um modelo de posse de bola, com ele este plantel teria pernas para andar, porque ele evita o confronto físico. O "estilo de jogo de RV" não privilegia esse modelo, logo o plantel é um mar de equívocos.
    No entanto mesmo com equívocos a intensidade dos atletas tem que ser 3 vezes superior. Pessoalmente acho importante perceber-se que treinador temos, que modelo de jogo temos, um plantel não é o mesmo para o Mourinho ou para o Sarri. Por exemplo o Nápoles tem bastantes jogadores baixos, mas lá está a posse de bola deles é "arrasadora".
    Num 4.4.2 os dois do meio têm que ter envergadura física e capacidade técnica irrepreensível, e os alas têm que ter pulmão porque são chamados fortemente a tarefas defensivas, oS defesas laterais têm que ter o mesmo perfil e os 2 avançados são chamados a um pressing forte logo à saída da bola. Num 4.3.3, temos que ter um Pinheiro com capacidade técnica, 3 gajos no meio campo com nível integrado: William, Adrien, Rúben Neves, Danilo, Fejsa.

    Isto não é colocar lá "os melhores" é ter um plantel de acordo com o que queremos. Num 4.3.3 é admissível um Zivkovic e Cervi nas alas, se tivermos laterais com estatura física e pulmão.
    Ou seja isto obedece a critérios MUITO RIGOROSOS.

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então fica a pergunta: este plantel foi ou não muito mal construído? E não foi um erro ainda maior o critério de vender como o SL Benfica tem feito?

      Eliminar
    2. Sabes qual é a minha resposta. E sabes que considero que RV e LFV são os responsáveis por este "estado de coisas", o trabalho desenvolvido não obedeceu a rigor e competência, foram-se comprando uns jogadores e vendendo os melhores e depois logo se via. Isto é muito claro.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada6/12/17 20:42

      Absolutamente de acordo!
      E não é Vitória o culpado. O verdadeiro e grande e único culpado é LFV!
      Quem foi que vendeu meia equipa? Pois!
      Andou a brincar aos milhões... E agora já não há guito nem para jogadores medianos!
      Continuem a defender o negociante, o salvador e vão ver onde isto vai parar!

      Eliminar
    4. mas o problema nem é com a bola nos pés é na recuperação de bola ou ocupas os espaços numa excelência ou então tens de usar o físico.

      Eliminar
  2. Shadows concordo com a tua opiniao e ao mesmo nao,deixo-te dois exemplos o nosso Simoes,Chalana,Joao Alves e o falecido Bento, que grandes jogadores e todos de pequena estatura o Benfica arrasava com eles,mas com isto nao deixo de reconhecer que o Benfica tem demasiado jogadores pequenos eu prefiro por exemplo a força do Eliseu do que a tecnica do Grimaldo e do Cervi,tambem noto as equipas ditas pequenas que vem a luz quando desfilam tem jogadores muito mais fortes fisicamente que os nossos eu noto isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frank, é mesmo esse o ponto: quantos jogadores desses pode uma equipa de topo ter? E em que posições no campo?

      Não tem o Glorioso tido imensas dificuldades também por dificuldades em combater o físico dos adversários? Não se nota que F Augusto ou Pizzi são um desastre no meio campo porque basta uma corrente de ar para se desiquilibrarem?

      Ao invés, não é(ou deveria ser) o Samaris uma opção óbvia, não a 6, mas a 8 devido ao seu físico e características?

      E mesmo com mais físico o Eliseu ontem deu umas casas...não chega olharem só para uma das vertentes. Temos que ter qualidade e físico. É isso que o futebol moderno pede.

      Eliminar
    2. O Filipe Augusto cair com uma corrente de ar... ehehehehe Concordo absoluta e plenamente contigo em relação ao Samaris... Como 8, fazendo 3/4 jogos consecutivos e o homem parte aquele meio campo todo, ainda por cima tendo o Fejsa atrás de si ou ao seu lado. vão rever o golo que fez com o Guimarães e aproveitem para ver os movimento que Jonas também deve fazer mais vezes... Aí já poderíamos alternar o 3.º médio, ora Pizzi, ora Krovinovic... Para dar mais qualidade na decisão com bola, Pizzi ou Zivko numa das alas seria vital. O ponta de lança até pode ser o Jonas perfeitamente... O problema é que se montou uma equipa para o 4x4x2 e o sistema faliu pq os principios de jogo de JJ ja´eram e JJ simplesmente não consegue trabalhar o 4x4x2, por isso iniciou o 4x3x3 ou 4x2x3x1 que sabe melhor prepará-lo.Acontece é que está a fazer esta mudança durante a época quando a deveria ter feito nos últimos 2 anos na sombra do 4x4x2 para agora estar afinada e alterar definitivamente sem dramas...

      Eliminar
  3. Shadows,

    Escreve antes um post sobre o que é um "adepto à Benfica"...

    É tipo tu, que só escreves post's de enfiada quando o Benfica tem maus resultados?

    É tipo o LFV que sempre que tem deslocações mais dificeis (Moscovo, Dragão) não fica na bancada?

    É tipo o RV que sempre que existe um mau resultado, coloca esse jogo no arquivo e imediatamente foca atenções no próximo jogo?

    É tipo a maioria do pessoal que enche o Marquês, em que se estão a borrifar para o futebol durante o ano inteiro e lembram-se que afinal até são do Benfica quando o Benfica ganha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eu escrevo todos os dias, as vezes que me apetecer e sobre o que me apetecer. Como tu és livre de vir cá ou não.

      Se queres comentar o tema e dar a tua opinião, fantástico. Se afinal o problema são os adeptos...então estamos conversados.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada6/12/17 20:52

      Olha, eu nunca fui ao Marquês! E não falta um jogo! E até tenho lugar Fundador! Sabes o que isto é? Mas na tua óptica não serei benfiquista!
      Sabes o que é um adepto à Benfica?
      - É preocupar-se com o que se passa!
      - É exigir respeito pelos sócios!
      - É exigir respeito por quem paga os bilhetes!
      - É exigir respeito pela memória dos fundadores!
      - É exigir honestidade, verdade, lealdade!
      - É criticar quem e quando está mal!
      - É enaltecer quem e quando age bem!

      Ou o sócio/adepto é bom quando deixa andar, aceita tudo o que se faz no clube e lambe as botas ao salvador do mundo e arredores?
      Bardamerda pá com essa argumentação da treta!

      Eliminar
    3. Calma... Ninguém estava a atacar ninguém. Não é preciso virem com esse discurso em 4-5-1 :)
      Só acho curioso a diferente cadência de post's neste blog nas vitórias e nas derrotas. Só isso...

      Quanto ao tema deste post, o anónimo das 21h58 acertou na mouche "O problema do Benfica começa a ser as constantes saídas de jogadores.... não há lugar para a criação de ídolos, logo não pode haver jogadores à Benfica... poucos deles conhecem o clube, e querem apenas o salto para ordenados mais elevados".

      Os jogadores à Benfica mais recentes são mesmo o Renato e o Ruben Dias! Até baterem a cláusula...

      Eliminar
  4. É uma teoria que poderá ser justificada em alguns casos.
    A confirmar-se, o treinador melhor do que ninguém saberá quem são os jogadores que de uma forma ou de outra possam estar a sabotar o seu trabalho, se é o caso tem de cortar a eito sem olhar a nomes ou acabará por ser ele a pagar a factura.
    O RV procura quase sempre o caminho da conciliação que também acho ser o mais correcto, mas por vezes tal não é possível.
    Aliás, com o afastamento das competições europeias e abertura de mercado, surge uma oportunidade para cortar gorduras despachar os insatisfeitos e desestabilizadores (nenhum jogador é maior que o SLB), e ficar com os de maior qualidade e que estejam efectivamente comprometidos com os objetivos da equipa, em vez de estarem preocupados se vão ao mundial ou não.
    Neste momento com todas as críticas que têm vindo a ser feitas à equipa, algumas justas, estamos bem dentro na luta pelo título.
    Temos de aproveitar a reabertura do mercado para corrigir alguns erros de casting que foram cometidos no verão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Temos de aproveitar a reabertura do mercado para corrigir alguns erros de casting que foram cometidos no verão."

      De acordo.

      Eliminar
  5. Bombado Messi?!?? Epa, ó Shadows, isso fica-te tão mal... Parece que o gajo agora pesa 90kgs e mede 1,80.

    O Hassler não é ir mais atrás que o Maradona, são contemporâneos, disputaram a final do Itália'90.

    Xavi, iniesta, messi, alba, rakitic, david villa, todos gigantes. Já parece o antigamente que só queriam talochas para as camadas jovens (perdemos alguns craques por causa dessa estupidez).

    Vais-me desculpar mas isso não faz qualquer sentido, senão os bolas de ouro eram o Fernando Aguiar, o Peter Crouch ou o Martin Pringle. Desde quando a estaleca física define se és craque ou não ??? O melhor do mundo é um anão, o Cruijff, Maradona, Di Stefano, Pelé, Romário, Ronaldinho, tudo portentos físicos, certo ?

    A Espanha ganhou tudo com anões, consecutivamente!

    Achas mesmo que em 2017 alguém define a categoria de um jogador pela estampa?? Neymar, Dembele, Mbappe, Ericsen e tantos outros craques do presente e futuro.

    Um jogador à Benfica, para mim, tem que lutar com galhardia e respeito até ao último segundo. Não pode nunca baixar os braços e tem que querer sempre mais um golo esteja 0-0 ou 7-0. Um jogador à Benfica vence porque é melhor, não porque é mais duro, mais alto ou mais forte.

    Mas mais importante, um jogador à Benfica não pode nunca perder a fome de títulos e recordes, golos e boas exibições. Um jogador à Benfica, não humilha, respeita querendo ganhar por mais e mais.

    Cumprimentos, JVP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JVP,

      Quem acompanha o NGB sabe a minha opinião sobre a situação do "bombado". Nem vou por aí.

      Meteres na discussão jogadores como Pringle, o F Aguiar ou até mesmo o Crouch é não quereres discutir o tema. Eu não estou a defender que tem certa altura ou peso e serve.

      Eu abordo a questão física aliada à questão de mentalidade e postura. E quanto à parte física, é cada vez mais essencial com o avolumar de competições e jogos. Quem anda sempre no chão porque não tem poder de choque mais depressa se desgasta que outro mais forte que não vai ao chão tão facilmente.

      E quantos jogadores desses mais fragéis fisicamente pode uma equipa ter? Quantos defesas podes ter como o Grimaldo?

      Eliminar
    2. Eh pah vou dar vos exemplos de alguns laterais, Alba, Marcelo, lahm, bellerin, nao vejo grande diferença fisica para o grimaldo... O futebol e fisico apenas na componente de esforço fisico,nao de confronto fisico, existe muito menos confronto físico do que ha 15 ou 20 anos... e para correr 90m é preciso pulmão pouco interessa a compleição física... um jogador mete respeito pelo que joga não pelo que aparenta.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada6/12/17 20:58

      Nesta última frase não concordo nada com o Shadows. Jogadores pequenos e fracos na defesa, parece-me que só temos um... O Grimaldo! A questão está na qualidade dos outros. Se forem bons, aguentam-se... Se não forem, não se aguentam... É simples!

      Eliminar
    4. Gonçalo, concordo contigo. Creio que o problema é o medo de haver recaídas no que toca a lesões. E aí sim parece-me que o Grimaldo se sente mais apertado.

      Eliminar
  6. Com excepção do cruijft todos os grandes jogadores são pequenos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque aliam uma técnica acima da média com um centro de gravidade mais baixo.

      Eliminar
    2. E até mesmo esse era ligeiramente alto. E o Ibrahimovic?

      Eliminar
    3. Cr7, Ronaldo fenómeno, Zidane, figo... Tudo anões.

      Eliminar
    4. Mas para mim a questão não é física, é mental. Não é preciso ser alto ou forte para ser raçudo. Tem que ter capacidade de sacrifício, não ter medo do choque, não ser feito de vidro. "Antes quebrar do que torcer". Enzo, coentrão ou Ramires não eram nenhum gigantes no entanto, poucos lances perdiam na disputa. Em contrapartida o Cardozo era um gigante mas poucas bolas divididas ganhava.

      Eliminar
  7. Sombras, simplesmente não. O teu argumento cai por terra se nos lembrarmos de equipas como Barça, PSG, Nápoles, city. Todos maus não é?

    O problema não está nos jogadores, está no treinador e no fraco modelo de jogo que implementou(?)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aponto esta questão como UM dos erros. E parece óbvio que RV não está a jogar com os jogadores certos para o tipo de estratégia em que aposta.

      Eliminar
  8. André S.6/12/17 18:35

    Comentário importante do Redmoon e questões pertinentes, Shadows.

    Tal como comentei algures, o Cervi passa a vida no chão. Não aguenta um toque/encosto, seja quando ele tem a bola ou quando não a tem. Notou-se particularmente no jogo a norte.

    Já Grimaldo, apesar de não cair tanto, acaba por perder imensaa bolas pela pressão de jogadores com maior poderio físico. Até considerava o Grimaldo um jogador relativamente rápido, mas a sua postura em campo acaba por deitar a perder a sua velocidade.

    Mais uma achega: Jonas, apesar de não ser propriamente baixo, também não tem estampa física para jogar sozinho na frente. Sofre do mesmo mal dos outros dois referidos: sofre encosto, perde a bola ou tenta ganhar falta (nem sempre com sucesso). O Jonas precisa de alguém ao seu lado, na frente de ataque, que aguente com a carga dos centrais. Mais uma vez, notou-se bem esta fragilidade no jogo a norte.

    Estas 3 referidos são maus jogadores? Não, de todo. No entanto, tem de haver jogo táctico do treinador para tirar proveito das capacidades deles, coisa que não tem acontecido.
    O Benfica entrou muito bem no jogo a norte, a pressionar. Passados 15/20 minutos, deixaram de haver ideias de jogo, a bola chegava ao meio campo e daí para a frente era um mar sem ondas.

    Última achega, ao BenficaByGB: RV não é um excelente treinador. É simplesmente um bom treinador. Mas sim, perdeu completamente o balneário. Os jogadores não se esforçam, não suam a camisola, não orgulham o clube e os adeptos, desmotivam facilmente. É preciso mais e melhor neste Benfica: mais do treinador e dos jogadores, mas também uma ou outra contratação que venha acrescentar mais à equipa. E também é preciso correr com quem está claramente a mais: Douglas, Gabigol (oi?), para não falar de outros.

    ResponderEliminar
  9. Mais uns visionários armados em Souness ou Jesualdo... tb estes péssimos treinadores pensaram que a chave para o sucesso era ter jogadores altos e fortes...

    O que não faltam é exemplos de grandes jogadores franzinos, mas alguns iluminados insistem em ter memória seletiva...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto há uns "iluminados" outros há com a lâmpada fundida. O teu caso. Nada foi dito contra jogadores "franzinos". O que foi dito é que uma grande equipa não poder ter SÓ este tipo de jogadores.
      Na média de altura dos titulares do Porto-Benfica havia uma diferença de 3 cm (na média !). Com vantagem para os portistas. E isso notou-se bem com o decorrer do jogo. Um jogador franzino aguenta menos o choque e assim rebenta mais depressa que os outros.
      Há um grave deficit de potência e altura no Benfica.

      Eliminar
  10. Desde que continue a haver dinheiro para obras no Seixal está tudo bem.
    Jogadores à Benfica são os que o mendes manda para cá, o RV nem tem opinião.
    Aquela do Gabriel ser escolha do RV é treta, se assim fosse o gajo jogava muito mais que isto.

    Sinceramente contratava já outro treinador para começar a ver o que é preciso colmatar em Janeiro.
    Nem tudo está mal, alguns jogadores só preciam de ter atitude.

    ResponderEliminar
  11. Jogador à Benfica? Não dá para definir um tipo, tanto pode ser um jogador rápido, como pode ser um "tanque", pode também ser um tecnicista, mas mais que o físico tem de ter garra. Já tivemos jogadores que não eram tanques mas nunca desistiam de uma bola, já tivemos jogadores que não eram muito bons no drible ou em velocidade mas posicionavam-se bem ou passavam a quem fintava melhor.

    Acima de tudo o que nos tem faltado é intensidade. E este problema já vem de trás, o Benfica desde que temos o Rui Vitória como treinador é uma equipa que descansa durante os jogos, pode ser uma boa estratégia para grande parte dos jogos da nossa Liga e mesmo para poupar o desgaste ao longo da época, mas quando enfrentamos adversários que lutan por cada palmo de terreno e não abrandam enquanto não se cansarem passamos sempre por dificuldades.

    ResponderEliminar
  12. Basta ver o impacto que deu a entrada do Renato Sanches no ano do tri. Só o nosso departamento de futebol é que não vê isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impressionante a lavagem feita pela comunicação e blogues e não se fale da importancia do Pizzi na direita nessa época, parece que o Renato ganhou o tri sozinho a correr atrás da bola por estar quase sempre mal posicionado e perder passes.

      Eliminar
  13. Um jogador à Benfica é um jogador como tantos outros em clubes de topo mundial e a meu são só precisas duas coisas, ambição e profissionalismo.
    Veja-se o Ronaldo, mais do que qualquer outra coisa quais são as características essenciais para chegar onde ele chegou? Ambição e profissionalismo, uma vontade inabalável de ser e fazer melhor que no dia anterior e o profissionalismo que lhe permite ter ética de trabalho e focar-se no seu rendimento dentro e fora dos relvados.

    ResponderEliminar
  14. Muitos equívocos em equipa mal armada, sem ideia de jogo, com jogadores habilidosos mas pouco competitivos e outros com potencial mas não do gosto do RV! É óbvio que isto não é só uma questão de treinador, tem muito de estrutural e de gestão!

    ResponderEliminar
  15. benfiquista de gaia6/12/17 19:20

    E qual a vossa opiniao a um jogador: franzinho .pequeno .e vesgo??? meu deus so no BENFICA/vieira..chamar aquilo um jogador de futebol e crime...NOTA.para mim esta aqui o problema do balneario ...que existe mesmo...o RUI VITORIA tem medo de tirar pizzi...porque tem logo a perna ......vieira/mendes...nao se esqueçam do que aconteceu no jogo do porto aquando a sua substituiçao...parece que nao se passou nada...o que pensam os colegas????

    ResponderEliminar
  16. Eu discutiria antes UM TREINADOR Á BENFICA. Estamos lembrados dos jogadores ingleses que passaram pelo Benfica?

    ResponderEliminar
  17. Ate acho esta reflexao sobre o "jogador a Benfica" bem util e interessante. O futebol tem mudado muito e tornou-se mais exigente. As vertentes fisica e atletica teem-se tornado extremamente importantes e cruciais. Como em qualquer profissao ha maus, bons, medios e excelentes treinadores, tanto a nivel senior como na formacao. E e na formacao que quem la estiver a trabalhar tem obrigacao de ter ideias claras tambem sobre o que e "ser um jogador a Benfica". E na primeira equipa se calhar ainda mais.
    Os ultimos jogadores vendidos por LFV e que tinham subido da formacao foram, salvo erro, Renato Sanches, Nelson Semedo e Goncalo Guedes. Todos eles aliavam tecnica, velocidade, intensidade, competividade, capacidade atletica e amor ao clube. Nunca mais me esqueco do Renato a ganhar duelos ao Hulk, ou do golo do Goncalo ao Atletico em Madrid, e do golo do Nelson ao Besiktas com o pe esquerdo. O Cardoso nao era um portento de habilidade mas tinha uma potencia e tecnica de remate fantasticas. Se recuarmos muito mais no tempo lembro-me de Carlos Manuel, um poco de forca, tecnica e combatividade, e capacidade de remate. Magnusson e Maniche (o dinamarques, nao o porco), como seriam bem vindos neste plantel. Ja para nao falar de um sueco fantastico no meio campo, Jonas Thern. Todos eles sao/eram jogadores a Benfica, que tinham ou desenvolveram amor e orgulho pelo nosso clube e um grande respeito pelos adeptos. Todos eles jogariam agora de caras na actual equipa. Dos que jogam na actual equipa poucos ou nenhuns calcariam na equipa desses tempos.
    Onde e que estou a querer chegar? Nesses tempos recuados quem escolheu esses jogadores sabia de futebol e o que queria para o Benfica. Presumindo que os actuais dirigentes tambem sabem de futebol entao as escolhas recentes reflectiram o que querem para o Benfica. E o que querem, baseado nesta premissa, esta ai a vista nos resultados, principalmente no que a Champions diz respeito. (E que se pode resumir na "famosa" tirada, que convida ao entorpecimento, a sportinguizacao, e que ja ouvi repetida muitas vezes depois de RV, "ha vida para alem da Champions"). Ou entao nao sabem de futebol e deveriam dar lugar a quem sabe.
    A conclusao parece ser a de que a definicao dos jogadores a Benfica estara sempre muitissimo dependente de quem dirige, da sua competencia e Benfiquismo. Incluindo na formacao. Parece-me que actualmente o criterio de escolha de jogadores a Benfica anda um bocado por baixo, nublado, distorcido por derivas "empresariais".

    ResponderEliminar
  18. Shadows tu vês Futebol o american footbal? Olha que a diferenças!
    Olha o lateral esquerdo do Barça é enorme tem dois metros o Modric tem 1.95 m olha o Kante chealsea 5 m da maneira que joga e Mbape 3 m olha O Kun Aguero também gigante e podia estar aqui toda noite. Quando não se tem argumentos tudo serve.
    Olha e já agora quando o post sobre o trio maravilha RV,HC E JT?

    ResponderEliminar
  19. Concordo com o post. Talvez sejam minorcas a mais que pomos a jogar.
    Antes do Benfica começar a ganhar os quatro campeonatos seguidos que leva ganhos, um colunista do jornal «O Benfica» cujos textos aprecio, o Luís Fialho, insistia muito no défice físico que era regra nos plantéis do Glorioso. Defendia, ele, frequentemente, nos seus artigos, que o poder físico era decisivo no futebol atual, e que o Glorioso deveria ter esse aspeto em conta na constituição de futuros plantéis. E falava da envergadura física dos jogadores do clube das quengas, como um fator importante nos seus êxitos recentes e continuados.
    O certo é que, quando o aumento de centímetros e de quilos no nosso plantel disparou, os resultados continuados começaram a aparecer.

    ResponderEliminar
  20. Caro Shadows,
    Agradeço o facto de teres achado o meu comentário suficientemente interessante a ponto de o utilizar para lançar esta pertinente discussão.
    Para não variar, também concordo com a grande maioria das tuas considerações.
    Acrescento mais um ponto: não é óbvia a perda de capacidade de combate junto das defesas adversárias após a venda do Mitroglou?

    ResponderEliminar
  21. Viva o Benfica do Quique!
    Viva o regresso das vergonhas europeias!
    Não tarda nada e com este treinador, estamos de regresso ao pote 4.
    O Sporting de JJ já começa a subir no ranking tal como, aconteceu quando estava no Benfica...

    Este treinador tem um discurso que não motiva ninguém!! Estas conferências de imprensa têm sido confrangedoras. Não se podem aceitar, nem permitir este tipo de declarações de um treinador do Benfica.
    Quanto aos jogadores, desde a pré-época, que venho alertando para o facto deste plantel ter sido pessimamente planeado. Retorquiram que o Benfica não podia entrar em loucuras, que eram sinais de mudança de política e que não haveria nada que fizesse demover, desviar da política traçada e eis que passado 4 meses, já há dinheiro para investir em novos jogadores.
    Tudo o que foi dito de repente, foi esquecido e já se começa a apostar tudo no mercado inverno quando já o deveríamos ter feito anteriormente.
    Temos que aguentar com este manso até ao final da época e depois, deverá receber o guia de marcha sob a pena do Benfica começar a perder a tão propalada dimensão europeia...
    Cheio deste Vitor Pereira v2.0...

    PdC

    ResponderEliminar
  22. Viva,

    Boa questão, concordo que falte jogadores com "músculo" no nosso plantel principal em especial na zona do meio campo, felizmente temos tido Fejsa nestes anos que muito nos tem ajudado nas batalhas do meio campo mas é curto, ainda assim na defesa e tirando Grimaldo, que ainda vamos ter pena da sua saida, temos jogadores com envergadura e mesmo Ruben Dias tem porte para ser central.

    Targarien

    ResponderEliminar
  23. Atente-se ao tipo fe jogador comprado por Mourinho para o seu United...

    ResponderEliminar
  24. o Maxi era enorme querem ver , ou o Aimar ou o Saviola , ou o Gaitan , santa paciencia , voces querem bater e nem sabem como , ridiculo , o Lahm é grandissimo , ou o Mascherano , Joao Pereira , e o Simão Ui que grande era , santa paciencia , tomara o Grimaldo nao andar a vida lsionado , e dos melhores def Esquerdos do mundo em forma.
    Voces chegam ao ponto de irem em proprias contradiçoes

    o Rafa era grande? o zivkovic? no entanto grandes jogadores que eram , jogadores pequenos é o quenao falta , Ribery , Iniesta , Messi ,Bernardo silva , Xavi , Alba , Carvajal , Modric , Marcelo , podia estar aqui o dia todo , o problema do Benfica sao 3:

    Falta de qualidade nos reforços , falta de frescura fisica e a 3ª o ritmo alucinante de lesões que faz com que os jogaodres nunca estejam no seu máximo e quando estão é quando se lesionam.

    Nao entender isto e querer meter culpas no treinador ,quando a direcçao nao quis comprar ninguem para o lugar do Ederson , Semedo , Lindelof , Mitroglou e Guedes quando o ano passado ja levávamos no lombo d Napoles , Besiktas e Dortmund , é brincar ao futebol.

    Agora se é para abater passivo drasticamente , esperemospara ver , o Presidente disse e eu nao esqueço que iamos ver o passivo abater drasticamente , quero ver isso!!
    mas para quem acha que o Benfica não é só betao é limitado ..
    o Futebol do Eusebio acabou , hoje em dia qualquer colosso ~comprava um Eusebio , o Benfica tem que fazer do Benfica nao so um clube mas um clube sustentado para o futuro eacredito que isso tudo tenha o seu preço , e por isso nao entender nada disto é ser limitado , bem limitado , eu quero ganhar e muito , mas se tiver que abdicar uma epoca para investimento que no futuro da garantias ao Benfica de crescer de forma sustentada , nao se ganha sempre , nem o Barça é Penta , e o Porto so foi na altura do apito dourado , se voces acham que isto é o suficiente para se irritarem com o Benfica , mudem todos para o Olympiakos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tomara o Grimaldo nao andar a vida lsionado , e dos melhores def Esquerdos do mundo em forma.
      -------------------------------------------------------------------------------------

      hãn!...

      ahahahahah que cena esta pá deves de andar com as pálas empenadas.

      Não vás ao médico não para as te desempenar.

      Só curtos de vista nesta vida xiiiii.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada6/12/17 23:09

      Claro! Depois ficamos com estruturas XPTO e sem equipa para as usar... Boa malha! Boa argumentação! Este Vieira só percebe de betão! Ups! De betão e comissões...

      Eliminar
    3. Não presta o grimaldo ? O ano passado não fosse a lesão já ia a caminho do city .. daí a contratação do Hermes. Queres um desenho eu faço- lindelof - kalaica , Pedro Pereira- Semedo, Hermes - Grimaldo.
      Vocês para empreendedores valem 0 em termos de visão.. águia preocupada.
      Se o Benfica cumprir o q que acredito que vai cumprir , quanto vai ganhar com a rádio Benfica por exemplo?.
      Se fizer um hotel quanto vai ganhar com os lucros ?
      Se o Benfica tiver mais campos de futebol e mais quartos e mais escolas, quantos mais miúdos como Ronaldos , Gelsons , Simãos , Bernardos , Guedes , Rui Costas , Semedos , Cancelos poderia formar ? Onde é que a maioria dos putos iam querer ter uma carreira ? A probabilidade não aumentava de ter mais e melhor qualidade ? Acordem para a vida .. nem tudo foi bom esta época, claro que não, mas não esta negro como pintam. Somos tetra e estamos a 3 pontos . Prefiro ficar com 0 pontos do que nem ir a Champions. Como certos clubes... é bom ? Claro que não mas a verdade é que com o todo poderoso JJ e cheio de reforcos passamos quantas vezes ??? Fomos para a liga Europa uau. Com o todo JJ ganhamos quantas vezes no Dragão ? E É melhor levar lá 5 ou andar ajoelhar.. com uma equipa de sonho. .. Rui Vitória é o meu treinador e fique la por muitos anos , é só que tenho a dizer. Este plantel na mais do Jesus, Velho, sem qualidade como no caso de Eliseu, F Augusto e sem defesa direito e com jogadores como pizzi em baixo d forma .. ter que refazer toda uma defesa de um ano para outro é obra.
      Muito Rui Vitória faz .. a juntar isto a preparação física da equipa que é uma anedota... criticar Rui Vitória é simplesmente anedotico

      Tiago live

      Eliminar
  25. Fantástico! O Benfica foi a única equipa da Champions a ficar com 0 pontos. Ultimo lugar em 32 equipas. Parabéns LFV e RV. Voces são o orgulho do Glorioso.

    Mário Santos

    ResponderEliminar
  26. Os moribundos e falidos deram uma tareia no Mónaco. O clube da saúde financeira e do professor que põe a equipe a jogar como nunca ficou a zeros num grupo extremamente acessível.

    Até quando?

    Até o Paulo Fonseca mete equipas a ganhar aos colossos...

    ResponderEliminar
  27. O problema do Benfica começa a ser as constantes saídas de jogadores.... não há lugar para a criação de ídolos, logo não pode haver jogadores à Benfica... poucos deles conhecem o clube, e querem apenas o salto para ordenados mais elevados.

    Quantos jogadores campeões dos últimos 5 campeonatos vão ficar verdadeiramente na história do clube?

    poucos... sem contar com o Luisão e o Nuno Gomes... muito poucos. Talvez o Cardozo, o Gaitán, o Rúben Amorim talvez, o Jonas.... o Fábio Coentrão, o Maxi Pereira são para rir. De resto, o Aimar, Saviola, o Enzo, o Matic, e outros, podem dizer-se benfiquistas mas não é a mesma coisa. Não têm um benfiquismo de Valdo, Schwarz ou Magnusson. Até o Miccoli tinha aquela garra à Benfica, e mais um exemplo de que a altura vale o que vale. Depende das características de cada jogador.
    O Mitroglou tinha TODO o potencial de se tornar um ídolo, uma referência, mas nada feito. Duas épocas e xau.

    Jogador portentoso fisicamente é o Renato Sanches... que chegou a dar cheirinho a Coluna... até no remate... e com Rui Vitória. Saiu, para mim um dos maiores disparates desportivos do clube de sempre, mas enfim...

    Se os jogadores actuais não conhecem o Benfica, para eles é igual se ganham ou não. Acho que o problema do Benfica é esse... falta de mentalidade. Não percebem o clube. E ainda piora com estes Guerras e os emails a porem em causa o nome do Glorioso.

    O mais estranho disto tudo não é Rui Vitória, é Luís Filipe Vieira.

    ResponderEliminar
  28. Atendendo a que temos este treinador, e observando o que aqui li, podemos resumir que necessitamos de pelo menos (no imediato) um lateral esquerdo e direitos com dimensão física e técnica, e mais "2 médios centro" com dimensão física e técnica: William, Witsel, Adrien, Enzo (tem muita força), Cuadrado ou Danilo são esse tipo morfológico de jogador. Samaris (péssimo com a bola) e Filipe Augusto (um bom rapaz) não são esses jogadores. Para mim Samaris é solução para central caso não haja carcanhol.

    ResponderEliminar
  29. Depois de uns bons ultimos posts tinha que vir o Shadows dizer asneiras. Só precisei de ler um paragrafo, não fazes a minima do que estás a falar.

    ResponderEliminar
  30. Mais do que perguntar o que é um jogador à Benfica tem de se questionar onde
    é que estão os adeptos à Benfica.

    Um treinador que faz o que Rui Vitória fez nesta edição da UCL jamais poderia continuar a treinar, mesmo com a teimosia e INTERESSE PESSOAL do Presidente. O adepto do Benfica à Benfica jamais permitiria que um treinador que perde 6 jogos seguidos numa competição, fica em último num rol de 32 equipas e, pior ainda, antes dos jogos promete futebol e vitórias e depois joga mal e porcamente e vem para a TV dizer que vai melhorar e há muito pra ganhar e o que noutras épocas correu bem e é natural que nesta tenha corrido mal é também o mesmo treinador que se perder o campeonato vai dizer que ganhou os ultimos 2, etc etc, jamias o adepto à benfica, dizia eu, consentiria que esse nabo voltasse a sentar o cu no banco de suplentes. E não me venham com a promessa de que no fim ele vai ser campeão. Ser Campeão é também sentir orgulho na nossa equipa às segundas feiras e após jogos internacionais, Ser campeão é também sentir que os nossos jogadores correram mais do que os outros. E isso tem um responsável imediato e a curto prazo: o treinador. Quanto ao Presidente, essa responsabilidade tem de lhe ser obviamente imputada e para isso é que se fazem eleições. Mas o Presi é avaliado pelos títulos e pelas obras que faz ou não faz. O treinador é avaliado apenas e só pelo futebol que faz a equipa jogar. E um adepto à Benfica não pode admitir este estado miserável a que o nosso clube chegou, ainda para mais sendo tetracampeão nacional.

    ResponderEliminar
  31. Então como ficamos quanto ao Zivkovic e Diogo Gonçalves?

    Segundo essa teoria RV tem razão em os deixar de fora por serem pequenos

    Quanto mais escrevem mais confuso fica

    Só contradições

    ResponderEliminar
  32. mas isso da falta de estatura já eu digo desde o ano passado.

    mas o mal não é ter um ou outro jogador baixo e fraco fisicamente e ter tantos ao mesmo tempo.
    o ano passado ano passado contratamos rafa e zivkovic quando já tinhas grimaldo e cervi e este ano ainda juntamos o joão carvalho e o diogo que são fisicamente débeis.
    isto é que não se percebe porque um plantel tem de ser equilibrado.

    mas o "perfil do jogador à Benfica" nunca foi um perfil físico mas antes um perfil mental, enzo era um desses jogadores mas pela raça pela motivação e não pelo físico.

    ResponderEliminar
  33. Shadows o nosso amado Fejsa nao tem hipotese como Danilo? Mas quem é o Danilo, o que já fez, já provou? É um tamanco comduas tabuas nos pés, mas o Danilo é algum jogador de categoria? Temos o Fejsa cá porque ele é atrito a lesões, senão nao estava como o Aimar nunca tinha jogado no Benfica, falas no Danilo oh Shadows meus queridos Matic, Javi e Enzo e Fejsa que é melhor que Danilo e William, só para citar os ultimos, isso é como o William outro fenomeno do entroncamento, bom era o Adrien, esse é bom jogador

    ResponderEliminar
  34. A questão está na intensidade de jogo e capacidade física. Quantas segundas bolas o Basileia ganhou?

    ResponderEliminar
  35. Isto às vezes vale a pena ver as coisas de outra perspetiva...e a minha contribuição vem a propósito das "muitas quedas do jogadores" e "que não aguentam um encosto"...Vem-me agora à memória um daqueles jogos em que o árbitro apitava a cada 10 segundos por causa das "faltas" que os jogadores do Benfica cometiam sobre os adversários...Foi um dos jogos iniciais desta época e penso que empatámos ou ganhámos por 1 golo...Ora bem, agora falta saber se houve ali anti-jogo, encomenda vinda dos adversários ou então os nossos jogadores entravam à bruta, atropelando os adversários uns atrás dos outros...Por isso caros amigos, ou comentem construtivamente e com base em dois dedos de testa ou então continuem a olhar para "os outros" como se a galinha deles fosse sempre melhor que a nossa...é que às vezes enjoa...prestação miserável na Champions? Ok, concordo, mas agora vamos ver como corre o resto, ou têm medo de voltar ao Marquês? Também podem dizer que nestas condições não dá para o penta...certo, mas já estivermos pior no campeonato...no fundo o que eu quero dizer é que se tudo estivesse mal, então mandava-se o RV dar uma volta, mas para já ninguém reúne os argumentos todos para elogiar nem criticar a prestação da equipa no conjunto das competições!

    ResponderEliminar
  36. Portanto, segundo o que se pode ler, bom bom era ter uma equipa com 11 Fernandos Aguiar ? Vá, com uns Binyas à mistura ? Não faz qualquer sentido, ainda para mais depois do jogo das Antas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo! O "grande" Mónaco com aquele génio de treinador foi àsjantas mamar 5, o Dortmund despediu-se da Champions com somente 2 pontos...eh pá, parem de empranhar pelos ouvidos! Se os outros falam mal é para nos dividir, ainda não perceberam?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking