O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 24 de dezembro de 2017

A categoria do treinador está muito além de qualquer Troféu FIFA ou Rui Santos

. 81 comentários
Pegando no texto escrito pelo BenficaByGB, A FIFA não percebe nada de bola, para sustentar uma série de ideias suas, eu não iria tão longe ao ponto de dizer o oposto e que a FIFA não percebe nada de bola, mas diria, no mínimo, que é preciso entender a subjetividade de certos prémios.

A FIFA não faz scouting. Esta é uma ideia que tem de se perceber desde logo. A FIFA não anda a descobrir talentos, nem de treinadores nem de jogadores em nenhum clube mediano, para lhes dar o prémio merecido e os trazer para a ribalta.

O que a FIFA faz é olhar para os clubes ou seleções que mais ganharam nesse ano, e atribuir o prémio à maior figura... E daí vêm os Ronaldos, os Messis, os Zidanes, até os Del Bosques...  

Irmos pelo caminho de que os que ganham são SEMPRE os melhores, é fazer-nos perguntar porque é que por exemplo treinadores como Fernando Santos, Ivic, Jesualdo Ferreira ou Artur Jorge, ganharam o que ganharam no Porto, quando no Benfica ganharam bola.

O problema de Rui Vitória no Benfica a nível de reputação é de facto a realidade indesmentível de que no Benfica, desde que chegou ter mudado muito pouco. Ainda hoje, três anos depois de ter chegado, apenas três jogadores dos seus mais utilizados não estavam no Benfica com Jorge Jesus. E do contentor que Rui Vitória contratou, aprovetou-se muito pouco.

Em suma, mudou muito pouco, pelo que é lógico que as pessoas possam pensar que, não que ganhou por mérito exclusivo do ex treinador mas, no mínimo, aproveitando MUITO do que ele deixou. Aliás, está à vista, que este ano, sendo aquele em que Rui Vitória teve (ou tentou) mudar mais coisas, tem sido o ano de menor rendimento.

Zidane, a mesma coisa... Aproveitou o Formula 1 que Rafa Benitez (ou melhor, o Real Madrid) já tinha, motivou as tropas e acrescentou-lhe a formula Casemiro que realmente deu equilíbrio à equipa MAS...

Dizer-se que quer Zidane quer Rui Vitória já provaram o que tinham a provar quanto à sua competência como treinadores de primeira linha é um passo gigantesco e desprovido de realidade...

Até na Formula 1, pilotos medianos já foram campeões do mundo quando lhes cai na mão um carro que por volta anda 2 segundos mais rápido do que o do rival...

E mesmo em equipas de topo, é diferente um Guardiola que chega ao City e muda os jogadores, a forma de jogar, em suma quase tudo, porque sabe exatamente o que quer, para onde vai, e o que precisa para por as suas ideias em prática, ou um Di Mateo a quem lhes dão um Ferrari para as mãos, que por obra do destino até conseguiram ser Campeões Europeus sem jogar nadinha, e tão pouco tempo depois ninguém sabe onde para Di Mateo...

Jorge Jesus também, goste-se ou não do estilo (e isso já não discuto porque aceito e compreendo os que não gostam), quando chega a um clube, mal ou bem, ganhando ou perdendo, muda quase tudo e todos sabemos que aquela é uma equipa do Jorge Jesus MAS...

Não sendo este o primeiro texto que escrevo neste blogue em que dou ênfase a muita da subjetividade com que se avalia o papel dos treinadores, estou em crer que, no fim de contas, a melhor forma de se avaliar o nível dos treinadores, e se calhar até a mais objetiva, não está de facto nos prémios FIFA ou Rui Santos, mas naquilo que se segue na carreira de cada treinador após o fim do seu trabalho em cada clube, ou até, e como diz Jorge Jesus, naquilo que diz sobre si cada jogador.

E de facto, e neste aspeto, não me lembro de ter ouvido nenhum jogador de Zidane, ou Rui Vitória, ou Di Mateo ou Del Bosque, elogiar por aí além alguma vez o trabalho técnico ou tático destes treinadores, e estou em crer também que no dia em que Rui Vitória sair do Benfica não irá para nenhum clube igual ou melhor do que o Benfica nem sequer irá ser assediado por nenhum outro Grande português com um cheque maior do que já tinha...

...E de Zidane o mesmo, sairá um dia do Real Madrid ainda com muitas dúvidas em seu redor, e provavelmente não irá diretamente do Real Madrid para nenhum outro clube europeu de primeira linha.

Meus amigos, até Fernando Santos esteve nos três finalistas para treinador da FIFA! Fim de história!


P.S. Outra ideia errada é aquela que surge sempre nestes momentos negativos, o ah e tal que o Mourinho também perdeu com o Bristol, e que o Zidane também vai a 14 pontos do primeiro, que o Leonardo Jardim também está a ter uma época abaixo das expetativas. Se é para comparar, compare-mo-nos também nos dias de sucesso desses treinadores, porque senão, a comparar-nos sempre aos que perdem nos seus dias maus ignorando os bons, hoje compara-mo-nos ao Mourinho, amanhã ao Zidane e depois ao Pellegrini, e para nós perder estará sempre bem e justificado. Leonardo Jardim está a ter uma época má sim, mas no ano passado bateram o PSG em França, chegaram à meia final da Liga dos Campeões, e venderam 400 milhões em "mercadoria" no final de época. Se o objetivo é comparar para justificar o insucesso, compare-mo-nos sempre, e também aos bons exemplos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

81 comentários

  1. Era dares ao Guardiola a equipa do SLB e ao RV o orçamento e jogadores do City, aliás, bastou passar para lá um GR que a maneira de jogar das duas equipas foi influenciada enormemente. A mim bastava que dessem ao RV a equipa que levou 3 em Tel Aviv para verem o valor de RV.

    Aí a cartilha era outra, "ah e tal, a qualidade dos jogadores faz a diferença"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guachada,

      Comparar o Guardiola ao RV é o cumulo de uma estupidez muito própria de que só vocês são donos. Para os mais desatentos, no blog desta matilha chamava-se Rui Chouriço ao Rui Vitória, hoje o seguidismo cego manda-os defender o dono com todos os dentes.

      Não vale a pena argumentar com desmiolados. O Redmoon rebateu e bem tudo o que se podia dizer sobre o post do GB. O orçamento do City é semelhante ao do United. É ver onde estão as duas equipas.

      joao silva

      Eliminar
    2. Então e quando jogámos com as reservas do Moreirense a qualidade dos jogadores fez a diferença?
      O plantel do Benfica nas mãos do Guardiola não era com certeza a pior equipa da fase de grupos na Champions. Arriscava-se a ficar em 1° lugar.

      Eliminar
    3. Volto à carga:

      o Benfica precisa de um T R E I N A D O R e mandar embora este "treinador"!!!

      Eliminar
    4. JOão silva..e quem chamava jorjum ao jj?

      E quem lhe chamou de pateta?

      E quem andou meses a fio a gritar que era uma vergonha haver um tyrainador a recebr 4M e agora pagar-lhe o dobro?

      E quem andou a dizer que o jj era um insulto à língua portuguesa?

      Não tens vergonha na cara?

      Eliminar
  2. Lapidar, meu caro Redmi on!! Touché!! Rui Vitória lembra-me o bicampeão Vítor Pereira. Assim, que sair do Benfica fará uma carreira semelhante ao grande Vitó.
    Hoje anda esquecido pelo Médio Oriente depois de uma época fantástica no futebol alemão

    PdC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te faltou diuzewr que o vitor pereira "ganhou" com ajuda de corrupção e o RV ganhou o que ganhou contra TUDO e contra TODOS. Até contra "benfiquistos" como tu.

      Cuidado com o salpicão nas nalgas em maio.

      Eliminar
    2. Guarda o para ti, vais precisar...

      PdC

      Eliminar
  3. Muito bom post.
    Só te faltou dizer quem é que entregou de bandeja a equipa que viria a ganhar a Champions ao DiMateo.
    Foi o mesmo que vos espetou 5 no Dragão, ANDRÉ VILLAS BOAS.
    BOM NATAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qyualquer resultrado do clube das putas é mentira, uma fraude, uma corrupção autêntica.

      Só te faltou dizer que no ano do libras boas op teu clube de putas nas primeiras 10 jornadas foi levado ao colo de uma maneira escandalosa. Resuyltados para perder que saiam de lá com a vitória.

      Prejudicaram o Benfica de tal maneira a ficar a mais de 10 pts antes do natal..o esquema do costume quando querem fazer brilharetes na europa.

      Mesmo assim o velho pedófilo foi apnhado a jantar com os árbitros em restaurantes em matosinhos.

      A história e palmarés do clube das putas é uma autêntica FRAUDE e devia ser apresentado como cadastro.

      Eliminar
    2. Outro que anda na alta roda. Dakkar?

      Eliminar
    3. Ahahah como é que esse se chama mesmo? O que é que ele fez depois de ter estado no teu clube? Espera e ele saiu do Chelsea para ir para o Real Madrid certo? Não foi despedido com certeza... Se entregou uma equipa que foi campeã europeia e impossível que tenha sido despedido. Deixa de comer merda as colheradas pah!

      Eliminar
  4. Bom dia,

    Desde já referir que tenho presente ser algo ingénuo e sem muita capacidade de analise, ainda assim como benfiquista tento deixar de forma educada a minha opinião.

    Já várias vezes o referi e volto a dizer temos que perceber o que está por trás da contratação de cada treinador para se perceber se está a fazer um trabalho válido ou não. O SLB na altura que se tornou bicampeão tinha um treinador que dava títulos e praticava bom futebol, mas e a meu ver, por necessidades financeiras decidiu mudar de projeto.

    Um dos caminhos escolhidos foi contratar Rui Vitória e tentar explorar algo que tinha nascido à cerca de 12 anos atrás (Caixa Futebol Campos) que nasceu, cresceu, desenvolveu-se e onde foram investidos alguns milhões, normal que se pretenda retorno, logo fe-lo quando era bi-campeão, acho legitimo.

    Mais que chamar a RV o pai do Tetra para mim a palavra que mais ligo a R. Vitória é formação / aposta em jovens descobertos via scoutinng a preços acessíveis. Se formos a ver o SLB nunca foi um clube formador, embora jovens como Rui Costa, Paulo Sousa, Hugo Leal, Maniche e por ai fora tenham chegado ao plantel principal, mas nos dias de hoje penso que trabalhamos claramente para explorar de forma diferente as nossas camadas jovens (uma pena ver talentos como Helder Costa, Cavalaeiro, Cancelo, Bernardo Silva, André Gomes nunca terem dado grande contributo desportivo, mas olhar em frete) e ele provou que fazia sentido este caminho, pode ter sido por este ou aquele acaso que os jogadores se afirmaram mas eles estavam lá a ser preparados e afirmaram-se.

    Bem sei que virão com argumentos das lesões e outras que tal, esquecendo o trabalho que está a ser feito, não sei se Parks algum dia se afirmará mas ele já jogou minutos na taça, no campeonato, um dia se se tornar titular indiscutível, nunca será pelo que se tem feito mas pela infelicidade deste ou aquele, alias o Ruben Dias só existe porque Jardel se lesionou não é verdade ? Nada tem a ver por se ter a coragem de o integrar, por ter a coragem de o lançar a titular, mas sim pela lesão do Jardel e por Lisandro não ter pegado o cavalo até...Eu digo que este ano ou no próximo Ruben Dias será titular indiscutível.

    Sei que o tema não tem a ver com formação, mas pela minha maneira de ver repito, foi muito neste sentido que Rui Vitória foi contratado e ele está a fazer um trabalho muito válido, o clube rentabilizou desportivamente do potenciar desses jovens como tirou rendimentos financeiros dessas apostas.

    Mas fez mais que isso como é sabido, seja como for Rui Vitória será sempre o treinador que deu inicio a uma nova fase no clube, aposta nas suas camadas jovens e que provou ser um caminho válido, mesmo sendo um caminho dificil, de risco e quem nem sempre correrá bem.

    Há quem defenda (autor do artigo é um deles) que estamos a queimar alguns jogadores atualmente pois os jogadores são muito jovens e deviam rodar num clube antes de serem integrados, concordo com a ideia, apenas não concordo por ser um argumento para dizer mal de RV pois se formos a ver bem Semedo, Lindelof, Renato e Guedes vieram diretamente da equipa B, ainda assim o clube tem vários jogadores emprestado, Buta, Y. Ribeiro, Pêpê, João Carvalho e Bruno Varela passaram por isso.

    E vi vários comentários de jogadores a agradecer a Rui Vitória o que fizerem com eles, Semedo, Ederson entre muitos outros, Jonas continua cada vez melhor, mas pronto isto são prespetivas e esta é até ao momento a minha, mais que ser Tetra associou RV ao treinador que deu inicio à formação de forma mais profissional no clube.....não vai ser fácil, os adeptos não tem paciência, se aumentarmos passivo em 100M e com isso formos campeões ninguem se vai chatear ;)

    Fica a minha opinião, boas festas a todos e que o clube aprenda e evolua com os erros cometidos até ao momento na presente época.

    Abraço

    Targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião é que RV nunca valorizou ninguém.
      Os jovens vieram da equipa B, por deficiências do plantel e impuseram-se pelo seu valor e força mental. Passados uns meses e quando saíram, até estavam a render menos.
      Jovens desprezados pelo professor de ginástica vêm a revelar-se depois de sair.

      Eliminar
    2. Concordo com muito do que escreves. Mas engoles muito gelados.

      Mas isto, "bicampeão tinha um treinador que dava títulos e praticava bom futebol, mas e a meu ver, por necessidades financeiras decidiu mudar de projeto."

      Pelo amor de Deus. A teu ver? Quem por necessidades financeiras quis mudar de projecto? O Benfica?? Deves estar a brincar!!

      Vai ler os jornais da época. Foi o Benfica que se quis ver livre do mestre da táctica!!! Porque não apostava nos jovens! E vê os resultados!!!! É preciso dizer mais?



      Eliminar
    3. Apoio esse desejo de levar este treinador adiante, estarei aqui a observar. Repara mesmo para quem tem como trabalho apoiar o trabalho da Direcção, se o Benfica perder, ao apoiar algo que nos conduz à derrota está a prejudicar aquele que quer ajudar. Qualquer apoio deve obedecer à inteligência do observador , porque a inteligência é a âncora do sucesso.

      Eliminar
    4. José,

      Como bem tentei dizer o trabalho de RV nunca é valorizada é pena que assim pensem

      Anonimo,

      Dezoito foram oa laterais esquerdos que JJ teve com a passagem pelo SLB, no miolo e só mesmo como mais um exemplo teve Aimar, Matic, Wistsel, Jaxi Garcia, Raminez, Enzo, Olah John, Djuricic, Sálvio Gaitan....Quem tem tido Rui Vitória ? O Refugo de JJ Fejsa, Pizzi e Samaris, todos eles caros não esquecer e RV deram-lhe F. Augusto e já tentou Renato, André Horta, anda agora a experimentar J. Carvalho, Parks, Diogo Gonçalves, Krovinovic....As coisas são diferentes se não queres ver....JJ não aceitou ter que trabalhar com pouco, temos pena ;)

      Moleculas como referi anteriormente as condições que estão a dar a RV nada tem a ver com as que derão a JJ e RV tem feito bom trabalho.

      Targarien

      Eliminar
  5. RV não é um grande treinador. Ponto. Fora de discussão. Mas a tua leitura dos factos é deturpação pura. E já foi desmontada mil vezes.

    Apenas 3 dos mais utilizados não estavam cá. Ok. E porquê? Porque os que não estavam com jj foram vendidos! Ou seja o facto tem uma explicação que não é a que queres fazer parecer. Ah e tal foi por obrigação... Como todos os treinadores. O jj lançou quem sem ser por obrigação? O gelson quando jogaria se o carrillo tivesse ficado? Nunca! Mas com rv os miúdos fazem parte do plantel e podem tentar lutar por um lugar... Com jj... Nem basta ver que já está a pedir prendas de natal!

    Aproveitou o que jj deixou. Se fosse verdade, e tendo em conta que o que foi deixado de perderá com o tempo... Não tinhas perdido na supertaça e levado 3 na luz... Na tua imaginação deve ter sido um processo de deterioração inversa!

    Zidane igual. Não é treinador ao nível do clube que treina... Mas dizer que alguém herda algo do benitez?! O Zidane quando sair do real não terá interesse em treinar mais ninguém a não ser a sua selecção. Ou depois de chegar ao Real há algo superior?

    Há treinadores com competências diferentes e dependendo do contexto fazem mais sentido as competências de uns ou de outros.

    PS. O jj saiu do Benfica para um super clube! Lol. Ah... Mas foi ganhar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz me UMA CONTRATAÇAO das MUITAS de Rui Vitoria que este tenha valorizado. ZERO. P.S Guarda redes nao contam

      Eliminar
    2. Boas,

      Mitroglou por exemplo, Grimaldo, quando não se quer ver....ai ai RedMoon

      Eliminar
    3. Fez melhor que isso dragarto moon. Pegou em putos desconhecidos e meteu-os nas melhores ligas do mundo.

      O resto é conversa. O jorjum fez o mesmo com jogadores que j+a custaram milhões, tipo Di Marias e afins.


      Se fosse o jorjum a levar com a campanha que o RV tem sido alvo de há 3 anos para cá..coitadinho..mijava-se constantemente nas pernas.

      O labreo jum acusa a pressãop por menor que seja. Um fraco de espírito.

      O RV pode não ser o melhor técnico do mundo..mas é um guerreiro emocionalmente.

      O resto é conversa.

      É o jorjum que paga para que aparecam carpideiras viúvas?

      PArece..

      Eliminar
    4. Nuno Martins,

      Eu estou completamente em desacordo consigo, o Prof Rui (como o apelida o inefável Pedro Guerra), é um dos maiores talentos na Europa do treino, e nas suas vertentes técnico-tácticas, e respectivas valências e competências. Dizer que Rui Vitória é o melhor treinador português porque ganhou os últimos dois campeonatos, não é como dizer que Roberto Di Matteo é dos dez melhores treinadores da Europa porque foi dos últimos dez a ganhar a Champions, porque faz todo o sentido!

      Nuno Martins, só acrescentaria a retórica brilhante do Prof Rui nas Conferencias de Imprensa, aliás, brevemente irá golear o boçal JJ, na CI que antecede o derbi de 3 de janeiro, vou mais longe, não encontro em Portugal Treinador mais eloquente, com um discurso mais fluído e escorreito, nessa vertente o Prof Rui também é notável, se acrescentarmos a também notável ideia de jogo do Prof Rui, com uma organização colectiva brilhante, atrevo-me a afirmar que o Prof Rui aproxima-se a passos largos de Mourinho.

      Nuno Martins, infelizmente, não sei quantas mais temporadas o Benfica conseguirá segurar e manter o eloquente Prof Rui, porque a sua clausula de 15 M€, é mta curta, para tanto talento!

      Janela_Opaca

      P.S. Para a próxima semana, o Benfica by GB, irá provavelmente desenvolver um post com o comparativo Prof Rui/Di Matteo!

      Eliminar
    5. Redmoon diz me tu uma contratação de Jesus no Sporting que tenha valorizado. E até podes pôr guarda redes.

      Eliminar
    6. Lindelof, Nelson Semedo, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Ederson (os guarda redes contam porque fazem parte da equipa), Mitroglou, Pizzi, Ruben Dias, Grimaldo, André Almeida, Krovinovic (estão todos a jogar melhor, até Luisão) mais os que virão a seguir.

      Ah! já estavam feitos e formados, ele apenas os colocou a jogar porque a isso foi obrigado por causa das lesões.
      Os argumentos dos falhados!

      Eliminar
    7. Mitroglu

      Eliminar
    8. Grimaldo

      Eliminar
    9. O que se lê aqui.
      Mitroglou valorizado por RV? Um ponta de lança com épocas de champions valorizado por RV.
      Patético.

      joao silva

      Eliminar
    10. O que fez o mitroglou antes e depois do Benfica?

      Eliminar
    11. 71460_5/8 não vale a pena . João Silva teve um lapso de memória, o mitroglou em Inglaterra e agora no Marselha é uma máquina de fazer golos. Cá é q n fez nada d jeito apenas deu praticamente dois títulos ao Benfica. Coisa pouca nem fui ver o número fraquinho de golos que marcou com a camisola do Benfica.

      Eliminar
  6. Já agora... Quem seria um treinador desses que melhora o desempenho dos jogadores e do clube e que garante resultados (tipo Guardiola) que está disponível para uma equipa pt?

    Pois... É tudo muito bonito... Na Internet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é assim que se assine um contrato vitalício com RV. Até dói a alma ver um treinador com Sérgio Conceição por o Marega a marcar golos e ver o RV a queimar o Rafa, Zivkovic, Jimenez...

      A profundidade de um plantel é o treinador que a faz, RV é fraco na preparação do modelo de jogo e este ano revelou-se fraquissimo na gestão do plantel. Este treinador está a queimar jogadores, uns atrás dos outros.

      joao silva

      Eliminar
    2. É uma falácia os treinadores milagrosos, mete o Guardiola e treinar o Fátima e vais ver os resultados, o principal factor é a qualidade dos jogadores, e a qualidade paga-se. Hoje fala-se de Paulo Fonseca, quando estava no FCP já era um bom treinador, Marco Silva pelo SCP fez um óptimo trabalho, ganhou uma taça ao Braga (se bem me lembro, o Braga perdeu-a) o resto foi quase tudo limpo pelo actual tetra campeão.

      Tinhamos um treinador fantástico, sim, que conseguiu perder uma final para o Sevilha e uma semi final para o Braga (liga europa), impressionante que o treinador que ganhou dois campeonatos seguidos não presta, mas o treinador que deixou o trabalho feito foi ganhar bola para os lados da segunda circular, então não é só a qualidade do treinador?

      Estou farto de dizer, isto não é desporto individual nem são atletas, não podemos comparar treinadores que têm massa humana diferente á disposição, em campeonatos diferentes, e mesmo que houvesse a hipótese de ter as mesmas condições (mesmos jogadores, tempo de treino, humidade, árbitros...) nem sempre ganha o melhor clube ou a equipa que joga melhor (Benfica 1 - 0 Borussia).

      Rui Vitória é um excelente treinador, já vimos o Benfica jogar bem, vão rever as expressões faciais dos jogadores do Bayern depois do jogo na alemanha com o glorioso. Marco Silva, JJ, Fonseca, Vitor Pereira, também o são, e eu aqui escrevi que gostaria de Vitor Pereira na Luz quando o JJ saiu, mas o treinador do SLB é RV, e conseguiu nunca perder um campeonato estando á frente de um grande, não há muitos treinadores com esse currículo, ao mesmo tempo 2 passagens aos oitavos da champions em 3 tentativas, mais que o Mestre em 8 anos.

      Eliminar
    3. O Paulo Fonseca, Marco Silva ou Leonardo Jardim.

      Eliminar
  7. Texto pacífico. Impressiona mais pela necessidade da publicação aqui no sítio.

    ResponderEliminar
  8. "Em 2015, quando o Benfica anunciou Rui Vitória como treinador, o meu mundo ruiu. Rui Vitória era o último treinador que eu queria na Luz. O seu Vitória tinha ganho uma Taça, mas o futebol era horrível, aos repelões, de pontapé para a frente. O discurso e o tom eram básicos. O ar “humilde” e a boa imprensa faziam-me detestá-lo há muito. A vinda dele para a Luz parecia-me um ataque pessoal e temi o pior. O que, felizmente, não se confirmou. O Benfica ganhou dois campeonatos, o primeiro dos quais talvez o mais saboroso dos últimos anos. A lição, para um observador mais frio, é que, de facto, o treinador não conta tudo.
    Dizer que Rui Vitória é o melhor treinador português porque ganhou os últimos dois campeonatos é como dizer que Roberto Di Matteo é dos dez melhores treinadores da Europa porque foi dos últimos dez a ganhar a Champions: não faz sentido. Já não me lembro quem foi o jogador inglês que disse – e bem – que se todas as equipas da Premier fossem treinadas por gatos, um ia ser campeão e as pessoas iam elogiá-lo. Foi o que aconteceu com Rui Vitória, com a agravante do próprio se ter convencido disso.

    Rui Vitória trouxe, além dos seus processos de treinos de equipa de inter-turmas da Escola Joaquim Magalhães e de várias frases que fazem com que seja mais provável vir a ser o próximo Gustavo Santos do que o próximo Guardiola, a sua sorte absurda. A mesma, unida aos espectaculares plantéis do Benfica (para quem não se lembra, Jonas passou 2015/2016 a lutar pela Bota de Ouro), foram uma combinação avassaladora. Nunca, na minha vida, vi o Benfica ter tanta sorte. Pegando no final de 2015/2016, é inacreditável que em tantos jogos tenha havido tantos lances capitais a cair para o nosso lado: o golo de Jonas no Bessa, o golo às 25 tabelas em Vila do Conde, o falhanço de Arnold do V Setubal isolado seguido do remate do meio-campo ao lado sem ninguém na baliza (o Benfica com que eu cresci levava essa bola à trave, batia no Lindelof e entrava), André Almeida a tirar duas bolas na linha de baliza com o Vitória e, claro, o falhanço de Bryan Ruiz. A certa altura, Rui Vitória parecia bom treinador porque parecia um misto de Iemanjá com a nossa senhora de Fátima, abençoadas pelo Nhaga. No ano pós-JJ, com a rivalidade com o Sporting nos píncaros, era impossível explicar a alguém que o Benfica tinha sido campeão apesar de Rui Vitória. E provavelmente continua a ser, mas – como vos disse no início – isto roça o pessoal.

    Em 2016/2017, já com a equipa há um ano sem treinador, o Benfica sofre uma descida brusca na sua qualidade de jogo. É quase difícil encontrar uma boa exibição do Benfica na época passada até aos 5-0 do título. Mas Rui Vitória volta a vencer e desta vez muito por inépcia dos rivais: JJ perde o balneário após a derrota em Madrid e o FC Porto consegue encontrar o único treinador português ao nível de RV. Mais, mesmo no azar, RV tem sempre estrelinha. O treinador que “aposta na formação” só coloca Ederson a titular depois de uma lesão de Júlio César na véspera de ir a Alvalade e nem assim começa 16/17 com ele. Descobre Gonçalo Guedes – numa forma impossível – porque se lesiona o nosso melhor jogador. Descobre Lindelof porque se lesionam todos os centrais. É como se Rui Vitória andasse em casa a deixar cair taças e saíssem de lá sempre bilhetes premiados do Euromilhões. Rui nem sequer tem de escolher a chave..."

    (na temporada 2016/17, não se deve omitir aquele Benfica 1 B Dortmund 0, e ainda no terço final do campeonato, o Porto 1 V Setubal 1, o Moreirense 0 Benfica 1, Porto 0 Feirense 0, Benfica 2 Estoril 1, e novamente o Estoril na 2ª mão da T Portugal, o Rio Ave 0 Benfica 1, é impressionante a sorte persegue do Prof Gastão...)

    Manuel Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo, sorte e tudo e mesmo assim já levas quatro anos a chuchar no dedo.

      Eliminar
    2. Ora aqui está! Tudo dito. Se eu tentasse resumir tudo o que venho escrevendo do Mister Fezadas desde Junho de 2015, este comentário do Manuel Neves seria o resumo perfeito.

      Eliminar
    3. Só falta dizer que é ilegal ter sorte e premiar quem usou putas e envelopes com 500 contos.

      Santa paciência

      De qualquer das formas, antes um sortido do que um pé frio como o jorjum ou peseiro.

      Eliminar
  9. Boas Red Moon, um santo e feliz Natal para todos antes de mais.

    Bom post para voltar a bater, debater e rebater um ponto já bastante bem batido.

    Ou seja, todos, literalmente todos nós temos a noção que Rui Vitória dificilmente deixará uma marca similar à de Jesus.

    Mas alguns dos argumentos apresentados não são assim tão lineares.

    A questão dos elogios de ex-jogadores tem muito a ver com a idade, estilo, experiência, etc. dos dois, se dermos tempo ao Rui Vitória, (mais uns 5/6 anos), iremos com certeza ouvi-los.

    Outro ponto é o próprio futebol do Benfica, de facto com o Jesus tínhamos aquele futebol vertiginoso e sôfrego não é facilmente repetível... mas se subtrairmos Jesus dos últimos 25/30 anos, provavelmente o Rui Vitória seria considerado como o treinador que voltou a pôr o Benfica a jogar como antigamente, as goleadas, as vitórias importantes, os troféus, etc.

    Resumindo, Rui Vitória dificilmente será para nós uma figura tão carismática como Jesus, nem que por exemplo, (e queira Deus), voltemos a ser campeões esta época, nem assim.

    Saudações benfiquistas e natalícias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ou seja, todos, literalmente todos nós temos a noção que Rui Vitória dificilmente deixará uma marca similar à de Jesus."

      Ai é? lol

      O jorjum foi bi campeão ao fim de 6 anos, deixou o Benfica uyma lástima financeiramente devido aos 10 ou 15 joghadores que comprava sempre que o mercado abria.


      O RV foi bi campeão em 2 anos, vendeu tanto ou mais que o jorjum mas apenas jogadores vindos da formação e não jogadores que custaram entre 6 a 15M.


      Os orçamentos para transferências antes do jj no Benfica nem chegavam a 10M Quando foi treinar o Benfica aumentaram para 30M

      Ou vamos fingir quew não sabemos isto?

      O jj fez o que fez, como quis e da melhor maneira que soube ou quis. É PASSADO!!

      É tão bom tão bom que só o clube que mais falou mal dele o quis lol

      Eliminar
    2. Jimenez 22 milhões
      Rafa 16 milhões
      Zivko 6 milhões
      Cervi 6 milhões
      Isto é apenas uns milhões

      Eliminar
  10. ...treinadores como Fernando Santos, Ivic, Jesualdo Ferreira ou Artur Jorge, ganharam o que ganharam no Porto, quando no Benfica ganharam bola…

    Não há vergonha? Como se pode dizer uma coisa assim quando se sabe a forma como esses treinadores ganharam, com putas e doping. È PÚBLICO, carago!!!!! Hipocrisia quando se ignoram factos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justifica a taça dos campeões europeus ganha pelo Artur Jorge. E o Jesualdo? Foi tri quando o Vieira já era há muito presidente do Benfica. Não me digas que o Vieira sabia de esquemas de corrupção e nada disse?

      Pacovios.

      joao silva

      Eliminar
    2. "Não há vergonha? Como se pode dizer uma coisa assim quando se sabe a forma como esses treinadores ganharam, com putas e doping. È PÚBLICO, carago!!!!! Hipocrisia quando se ignoram factos!!"

      Subscrevo, e deixo factos irrefutaveis:

      Artur Jorge ganhou uma Taça dos Campeões Europeus no FC Porto ao Bayern Munique!

      Ivic ganhou uma Supertaça Europeia, e juntou ainda uma Taça Intercontinental na mm temporada no FC Porto!

      Jesualdo num quadriénio no FC Porto, superou sempre a fase de Grupos da Champions em 4 edições consecutivas Champions (o Benfica para igualar esse registo de Jesualdo no FC Porto, teve de participar em 11 edições Champions neste século). Jesualdo, é o unico Treinador Português Tri Campeão, isto em 83 campeonatos disputados em Portugal!

      Publicamente, sem hipocrisias, e com o factual, sobretudo confirma-se que a inveja, é a primeira a descobrir todos os méritos dos adversários!

      Janela_Opaca

      Eliminar
    3. Ganharam isso com doping. Repito, com doping!! Público e há muitos testemunhos e toda a gente bem informada sabe disso. Dopados!!!! Hoje não ganhavam!!

      Eliminar
    4. Na Alemanha depois desse jogononvlube das putas foi logo acusados de doping.

      Roubavam no campeonato português para estarem a mais de 20pts no natal para puderem apostar tudo na champions.

      O artur jorge nunca mais ganhou nada fora dali, como quase todos.

      Já lá tinham o dr. póvoas que uma vez explicou tudo à sic - "O doping por si só não chega, os árbitros precisam dar uma ajuda"


      Estes putanheiros não sabem que é público que tinham agentes a avisar dos controles?
      Na final contra o Mónaco (antes de ser rico) foi no ano que o apinto foi apanhado a jantar com o árbitro antes do jogo.

      A final contra o braga foi uma das maiores FRAUDES do desporto a nível mundial. Contra o choramingos que passa 90m a olhar para o chão contra o clube do calor da noite

      O "palmares" do kengas fã devia ser apresentado como cadastro.

      Eliminar
    5. Gostava era de ver o canelas ter ganho isso tudo sem putas, doping, tiros na nuca ou no joelho.

      Bola!!

      Eliminar
    6. Andamos a brincar??

      Na ressaca da noite de Viena, começou a levantar-se entre os jornalistas, uma onda de boatos sobre a anormal (excelente) condição física dos portistas. Começou por ser o que parecia uma desculpa esfarrapada dos nossos colegas alemães rapidamente se tornou um alvo de investigação que acabou em conclusivas certezas.

      Agosto de 1987, deparados com essa suspeita por parte de colegas estrangeiros, eu e mais três jornalistas portugueses decidimos averiguar se havia algo de verdadeiro nas suspeitas levantadas. Por isso reunimos um dia num café na baixa portuense com o intuito de elaborarmos um plano de pesquisa que, no limite, nos permitisse chegar próximo de alguma informação, caso se verificassem como verdadeiras as suspeitas que os colegas estrangeiros haviam levantado.

      O plano era este: contactar vários antigos jogadores que teriam passado pelas mãos do médico do clube na altura, o Dr. Domingos Gomes; informarmo-nos de forma substancial sobre a capacidade efectiva de poder haver uma "mezinha" que realmente melhorasse a performance desportiva (lembro que há 24 anos as questões do doping eram pouco esclarecedoras) e procurarmos, junto de pessoas ligadas aos vários jogadores que compunham o plantel portista dessa época, de uma forma natural (sem levantar suspeitas), saber que tipo de atletas eram esses mesmos jogadores 2, 3, 5 anos antes.

      A matéria de investigação surtiu alguns efeitos interessantes - entre os quais termos descoberto que, de facto, houve, em sintonia com um tal (Fernando) Póvoas (que, na época, não passava de um sujeito com reputação bastante duvidosa, envolvido em trafulhices relacionadas com propaganda médica), um conjunto de atletas que melhoraram substancialmente o seu desempenho atlético, alguns de forma quase sobrenatural, para aquelas que eram as suas características naturais. Como é óbvio, isto não chegava para fazermos um diagnóstico totalmente efectivo e muito menos para avançarmos a informação para o exterior.

      Decidimos deixar um de nós, que vivia em Gaia, mais virado para esse assunto, enquanto os outros, que vivíamos em Lisboa, íamos acompanhando de longe a investigação. Entretanto esse meu colega continuava o seu normal trabalho de jornalista, acompanhando várias vezes o Porto no Estádio das Antas.

      Numa delas, num Porto-Portimonense, já no final da partida, após a reportagem para uma rádio nacional, o meu colega, que estava no relvado junto à saída (o famoso túnel), foi interceptado por 3 indivíduos que faziam parte do chamado "Corpo de Segurança Privado", que mais não era do que um grupo de jagunços comandados pelo famoso Guarda Abel, e forçado a largar o seu material de trabalho, para que tivessem uma "conversinha". A conversinha foi, em termos básicos, darem-lhe uma chapada e obrigarem-no a nunca mais fazer perguntas a familiares e amigos dos jogadores, sob pena de poder vir a "acabar mal". O meu colega deu conta deste episódio à sua entidade patronal (que lhe respondeu, clara e simplesmente, que abdicasse do assunto), persistiu ainda uns tempos na investigação até que viu uma das filhas agredidas numa escola em Gaia onde era estudante, avisada a dizer ao Pai que da próxima ia parar ao cemitério.
      Como é evidente, a partir desse dia dedicou-se a outras investigações mais, digamos, singelas.

      É também assim, pela ameaça, pela violência, pela falta de escrúpulos, que o sistema sobrevive e evita que haja uma real investigação jornalística neste país. É também por isto, mas por muitas outras coisas, que nunca se criaram condições para que a verdade viesse ao de cima. O clima intimidatório, bélico e ameaçador, juntamente com a indiferença/submissão das autoridades locais foi e é uma das formas que o polvo encontrou para se perpetuar impunemente”.

      Eliminar
  11. Há uns dias atrás num programa "desportivo" voltavam a falar que o mau momento do Benfica acontecia porque, mais ou menos na senda deste text, apanhou um comboio de Jorge Jesus... Pois claro.. Quando na primeira época, no início da mesma, Rui Vitória ia a 7 pontos do Sporting era porque não tinha capacidade / competência.. Depois quando o Benfica passou para a frente já era porque continuavam lá as ideias do antigo treinador. O Benfica é campeão e vem logo a conversa que para se provar que Rui Vitória até tem qualidade / capacidade para treinar um grande tem que ganhar o tetra e assim sendo o seu segundo ano seguido como campeão. E assim o fez. Mas continuam os pedidos de cabeça porque o Benfica tem tido uma época miserável e continua a não convencer com o seu futebol. Pois bem, lembro me dos anos que Jorge Jesus esteve no Benfica e do que se ganhou. Lembro me dos jogos que havia futebol de classe e bonito (também por qualidade individual dos jogadores) e a equipa perdia. Hoje prefiro ver a equipa jogar um futebol medíocre e fazer história. A equipa está com menos três pontos que os rivais diretos... Tudo pode acontecer.. E vejamos, Rui Vitória é tão mau treinador mas, quer queiram ou não, impôs o seu esquema táctica e adaptou um dos jogadores mais importantes a esse esquema... O Jonas. Estivessem outros em forma e a conversa seria outra... Ou a mesma, mas com um futebol mais vistoso.

    Venham com a conversa de os jogadores serem praticamente os mesmos que há uns anos, mas quantos destes de agora eram titulares?!

    Tanto se fala que não fosse a capacidade individual dos jogadores e Rui Vitória nada ganhava... Pois gostaria de ver Rui Vitória a ter em mãos uma equipa com Garay, com Luisao mais novo, com matic, witsel, gaitan... Etcetc
    E gostaria de ver um Guardiola a pegar numa equipa mediana e ver o que fazia.... É que contratando os melhores é mais fácil...

    Isto tudo só para dizer que em Maio se formos campeões o Rui Vitória continuará a ser criticado... Mas a malta vai festejar e esquecesse praticamente dos desaires da época.

    Estamos a três pontos... É preciso acreditar e dar moral aos jogadores!!!

    ResponderEliminar
  12. Impressionante como ao fim de 2 linhas ja sabia quem tinha escrito o post e qual o objectivo: elogiar o seu herói jj. Começa a ser ridículo o que o redmoon por aqui escreve: o nível de um treinador é quantificado pelos elogios dos seus jogadores? Vamos entao perguntar ao alan ruiz e ao Bernardo silva o que acham do jj. Ou só contam as opiniões positivas? Um treinador não pode ser avaliado so pelo plano tático ou só pelo plano motivacional. Há uns melhores que outros nesses vários campos e há jogadores que lidam melhor com uma ou outra personalidade de líder. É assim em todas as profissões. Há quem goste de ser chicoteado, há quem goste de cenourinhas à frente do nariz, ha quem goste de ser elogiado etc e só no final se pode dizer se a estratégia seguida pelo líder resultou ou não. Até agora tem resultado. Escrevem posts com os exemplos dos roubos ao Benfica e das ajudas aos dragartos. Pois bem, sem esses erros e sem essas ajudas estaríamos à frente do cAmpeonato destacadissimos. Será que ai o rv já era bom? Falam da vergonha dos 5-0 em Basileia. E os 5-0 no estádio do ladrão? Tb era o rv o treinador? Tirem as palas e vamos defender as soluções actuais do Benfica e atacar e desmascarar a vergonha que é a nossa comunicação social e a teia que está montada para salvar a dragartagem. Feliz Natal. Henrique Machado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos jogadores ou treinadores já tentaram bater no RV?

      Ou só contam as coisas boas?

      Eliminar
  13. Que tremenda injustiça dizeres que não se ouvi falar de Rui vitoria entre os jogadores... eu podia dar vários exemplos mas a capa do Record chega :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois chega. Não soubessemos nós que os jogadores dizem o que lhes mandam dizer.
      Eu queria ver era o Gaitán (ou outro já fora do Benfica) a dizer algo como, "RV foi muito importante em termos técnico ou tácticos".
      Tens algum exemplo?

      O Samaris disse há uns anos "É preciso treinar mais".

      joao silva

      Eliminar
    2. Capa do Record? Do cervi?! Menos GB, eu quero ex jogadores, que ja nao tenham de elogiar o Mestre e estejam a remar ainda dentro do mesmo barco. :) Por exemplo de um Ruben Amorim, que diz o que diz de quem diz, por acaso ate alguem com quem aparentemente teve atritos varios. Mas quanto à competencia, nao tem como atacar.

      Eliminar
    3. Um jogador que pertence ao mesmo clube do treinador... Era só que faltava a este Benfica, um jogador elogiar um treinador adversário e desprezar o seu próprio treinador...
      Ainda não chegámos a esse ponto mas estamos no bom caminho!!!

      PdC

      Eliminar
    4. Quando o jj estava no Benfica, a cartilha dragarta batia sempre na mesma tecla, era uma vergonha nacional haver um treinador em PT que recebia 4M por ano lol

      Agora recebe 8M e ganha vitrines vazias ahahah


      Depois do ajoelhanço, teve que levar um banho de marketing, e os próprios jogadores eram incentivados a elogiar o treinador, até pelo próprio!! Ou não sabem disso? A própria direcção estava constantemente a elogiá-lo, porque a cartilha azul e verde chamavam-lhe de pateta analfabeto.

      Vocês parece que falam para crianças ou dementes. Que idade têm? Não sabem olhar para o óbvio? Andam aí Às voltas a tentrar meter o RV no esgoto e o joelhinhos no pódio. Que ridículo.

      O que eu sei é que nenhum jogador tentou bater em RV, nem o tratou mal e nunca me envergonhou com atitudes estúpidas, como gritar aos ouvidos de alguém ou andar feito varina maluca de cabelços em pés e mão a abanar.

      O RV não sendo o melhor técnico do mundo, quando tiver a idade do jj certamente que terá um palmarés muitoooooos uperiror. Já não está longe e ainda nem treina o Benfica há 3 anos.


      NUNCA foi despedido de NENHUM clube onde passou.

      Daí a campanha para o meter fora.


      Cuidado com o salpicão xxl!!

      Eliminar
    5. Red aceito a tua argumentação na primeira época a segunda não tem alicerces na tua análise. Por isso é falha. Mas bater em mortos é fácil, nem que se tenha de esperar uns anitos para ter razão.
      Como é fácil ser blogueiro neste espaço é fantástico!!é cada um a dar a sua razão,mesmo que estupida, sem palavras para te descrever...

      Eliminar
    6. GB REPARA BEM, Apoio esse TEU desejo de levar este treinador adiante, estarei aqui a observar. Repara mesmo para quem tem como trabalho apoiar o trabalho da Direcção, se o Benfica perder, ao apoiar algo que nos conduz à derrota está a prejudicar aquele que quer ajudar. Qualquer apoio deve obedecer à inteligência do observador , porque a inteligência é a âncora do sucesso.

      Eliminar
  14. Manuel José mostrou-se muito crítico em relação ao estado do futebol português. Numa referência clara ao caso dos emails, o técnico afirmou que "alguns dirigentes só dão maus exemplos" e "querem conseguir objetivos a qualquer preço", frisando que o que está a acontecer no futebol português contrasta com "os jogadores, que são sérios". Sem nunca referir nenhum nome, Manuel José, de 71 anos, acusou alguns dirigentes de "não serem intelectualmente sérios" e de seguirem a máxima de que "vale tudo para ganhar".

    Numa crítica ao FC Porto, Manuel José explicou que "quando alguns perdem consecutivamente, vale tudo para voltar a ganhar". Além disso, lamentou que em Portugal "os casos se arrastem pelo tempo", prevendo que o campeonato chegue ao fim sem que haja alguma decisão sobre o caso dos emails. "Já disse que esta época iria valer tudo para ser campeão e esperem para ver que no último terço do campeonato vão zangar-se as comadres e descobrir-se as verdades", rematou.

    Manuel José foi uma das figuras que participaram num jogo de futebol solidário organizado pela Cáritas Diocesana do Porto, com o objetivo de angariar alimentos. Em Felgueiras, associaram-se à iniciativa Vasco Seabra, Jorge Andrade, Pedro Mendes, Paulo Machado, Abel Ferreira, Bertino Miranda, entre outros. PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA. Valer tudo para ganhar obviamente referia-se ao corrupto Mor e as zangas futuras serão Entre os namorados de agora: os dragartos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele já o ano passado tinha avisado de que este ano iria valer tudo. Se há alguém que topa e conhece o Mugabe é o Manuel José. Jurou que nunca trabalhava com ele, porque é corrupto e mafioso.
      Já são muitos anos a virar frangos e ele sabe e conhece as tramóias que aconteceram a vários níveis. Como esta dos emails que não passa de mais uma tramóia própria de criminosos e de mafiosos, de uma intentona e de uma conspiração com alvos e formas bem definidos.

      Eliminar
    2. O Manuel José parece ser boa pessoa e perceber muito do mundo do futebol mas passou o ano passado todo a criticar as escolhas e decisões de Rui Vitória no programa onde palrava na RTP 3, RV acabou o ano a conquistar tudo internamente menos a taça da liga.

      Ainda desculpava comentadeiros e ex jogadores, agora um suposto treinador que, este sim, tem ponto de comparação pois treinou o glorioso e ganhou BOLA, e ainda conseguiu ser despedido por justa causa por incompetência. Teve que ir para as arábias para ser o maior, aqui tinha ganho uma taça de portugal com o boavista e a supertaça. Vamos comparar currículos e ver quem precebe da poda.

      Eliminar
  15. Saudações,

    Treinadores e tal...
    Agora o que eu gostava de ver apreciado era o tema da condição física da maioria dos jogadores do Benfica. A falta de intensidade e de pulmão é gritante desde o inicio desta época. Não estou a falar de lesões nem nada disso... estou a falar da falta de pedalada da esmagadora maioria.
    Isso existe ou não?
    Existindo, isso é do treinador e equipe tecnica?
    Existindo, isso é do scouting?
    Existindo, isso é das noitadas?
    Existindo, isso é do Vieira?
    Existindo, isso é do Jesus?
    Eu não sei do que é, mas a ganhar 1-0 e depois dos +/- 20 minutos deixar de conseguir correr, são imensos jogos este ano.
    Gostava de ouvir outras opiniões sobre isso.
    Lopo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é verdade. A equipa do Benfica foi a que correu mais na Champions. Não terá sido por falta de frescura física ou o mundo estará de pernas para o ar.

      Eliminar
  16. Tu e tua mania de que o jj é o melhor do mundo e arredores!!

    ResponderEliminar
  17. RV e a pessoa certa no lugar certo para trabalhar com LFV!!
    É um yes men, como lfv gosta, tem um discurso hipocrita sempre que as coisas n correm bem ou qdo n lhe interessa, e por fim vive bem com o trabalho sujo que terceiros fazem para ele ter sucesso!! Is perfect!!!

    ResponderEliminar
  18. Posso pedir um favor natalício? destaque a esta entrevista por favor. Simplesmente brutal. Que o Vieira dia 2 tenha o mesmo tom.

    https://sol.sapo.pt/artigo/593582/-pinto-da-costa-sempre-defendeu-a-verdade-desportiva-joao-correia-advogado-do-benfica


    Bom Natal a todos.

    ResponderEliminar
  19. Cansa ainda ouvir/ler falar do JJ, aquele treinador que praticava bom futebol contra os pequenos e em que nos jogos mais exigentes já sabiamos que iamos ser anulados, neutralizados e levar banho de bola.

    Mesmo assim acho que o tempo de RV chegou ao fim, nao consegue motivar a equipa. O grupo é demasiado grande e não está junto.
    É necessário reduzir o plantel a 23/24 jogadores. Vender/emprestar os que não se enquadram, os que são demasiado fracos e os que possam desvalorizar. E ir buscar 3 ou 4 que sejam válidos no imediato como Ricardo Ferreira, Lucas Evangelista ou Nicola Vukcevic e um jogador que segure a bola no ataque como o Kleber ou Hassan.

    O Carvalhal acho que tinha potencial para agarrar na equipa mesmo a meio do ano, ficando com clausula de renovação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carvalhal? Nem para a equipa B? Irra!! Deus nos livre!

      Eliminar
  20. Realmente, deixei de ler quando lá no fundo vem o elogio ao JJ. O treinador mais supervalorizado de sempre do futebol português.

    Apenas 1 em 6 vezes fez algo na champions, goleadas no Porto, na Grécia, 3 anos a apanhar bonés, plantéis fantásticos, perde uma taça ridiculamente, aliás perdeu quase todas as grandes finais que participou, nunca ganhou nada fora do Glorioso, sem falar naquela coisa ridícula que fez ao Shéu em Londres. Tudo bem que fez e ganhou coisas, mas daí a mudar-se "contra-ataque" para "contra-golpe" como fazem jornalistas desportivos absurdamente ridículos já me parece completamente diferente.

    Esta ideia que o JJ é tudo e mudou tudo (outro mito) faz lembrar os anos 60 quando os dirigentes do Benfica cometeram o erro gravíssimo de pensar que o Guttmann era tudo.... resultado, disparates atrás de disparates porque não ganhavam a champions... depois foram buscá-lo e não deu nada, é claro. Isto é, em vez da continuidade foram buscar um D. Sebastião, julgando que é sempre um treinador em "especial" que faz uma equipa ou uma estrutura.

    Mal comparado, foi EXACTAMENTE esse erro que levou à despedida de Toni em 1994. Queriam a champions, mas era preciso um nome "especial". O resultado foi o que foi.

    Continuo sem perceber este endeusamento do JJ. Não percebo, não vale a pena.

    Por assim dizer, também o JJ quando foi para o scp também não aproveitou nada do anterior treinador. Foi parvo...

    A ideia que um treinador não aproveita nada e faz tudo do zero parece-me completamente cliché e não quer dizer grande coisa. Pelo contrário, um treinador que destrói tudo para reconstruir do zero é que me parece burro! Como se manter as ligações e os conhecimentos entre os jogadores não fosse importante.

    Estou mesmo a ver o Zé Augusto a falar para o Coluna e o Simões depois do regresso do Guttmann: "é pá, então, já não nos falávamos a 3 anos e tal, como tão as coisas aí nesse lado? tinha saudades vossas, depois do treino vamos almoçar..."

    É a mesma coisa que dizer que Camões inventou tudo sozinho por genial inspiração nocturna.





    ResponderEliminar
  21. Para onde vocês vão é melhor contratarem o vitor oliveira porque ele é um "expert" da II liga!

    SL

    ResponderEliminar
  22. O Pessoal pró-Vieira está-se a borrifar se ele é bom ou mau, quer é dizer que o Vieira sabe o que faz, e pronto feliz natal para todos.

    ResponderEliminar
  23. Só uma pergunta ,mas afinal quem contrata os jogadores é o treinador ou o presidente? queando fizer esses posts,tente explicar melhor porque eu já estou um pouco esclerosado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha humilde opinião o clube deveria fazer isso, o scouting fazia uma shortlist para o modelo de jogo e enquadrado na política desportiva e de contratações, passaria pelo director desportivo, da shortlist o treinador escolheria os nomes que queria e a direção depois dava o aval.

      O que na realidade acontece entre presidentes, treinadores e agentes não sei.

      O que sei é que treinadores com muito poder dá caca, (Jesus, Lopetegui...), estoiram financeiramente um clube pois pedir é facil e aparecem sempre Ola Johns, jogadores escolhidos pelos presidentes e agentes também pois são o link que menos percebe de bola.

      Eliminar
  24. cronica de muto baixo nivel. Nós temos um grande treinador que em sete ou oito ou nove PROVAS ganhou 70 ou 80%.É mau. Bom foi o jorge jesus que lhe deixou a equipa. Este ano praticamente os jogadores continuam a maioria a ser do JJ e não se ganha nada . Em que é que ficamos? Jogadores como Nelson Semedo, renato Sanches, gonçalo guedes, lindelof, grimaldo,bruno varela,diogo gonçalves, joãocarvalho, krovinovic, quem é que os lançou. ATENÇÃO, HAJA O QUE HOUVER NEM NUM DEDO DE RUI VITÓRIA SE DEVE TOCAR. UM GRANDE HOMEM E UM GRANDE TREINADOR. MAIS NADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo! Para mim o melhor em Portugal, por mais que ladrem!

      Eliminar
  25. A classificação actual é uma fraude. Se os pênaltis e as expulsões do caceteiro FILIPE tivessem sido assinaladas o SLB era líder do campeonato. E sem doping estavam a meio da tabela

    ResponderEliminar
  26. Então pelo o que percebi os treinadores só são campeões prk tiveram grandes treinadores antes volta Quique Flores o JJ só foi campeão pela equipa que ele deixou....a dois anos que estou a espera de ver jogadores a vir por 5M-10M como Salvio Witsel Matic Ramirez Gaitan etc e não negociatas tipo Pizzi,Gimenez e Rafa e jogadores a custo zero.....

    ResponderEliminar
  27. Finalmente está explicado o problema do Filipe
    Assim como eu, julgo que grande parte das pessoas (e se estamos a falar de pessoas estamos a excluir de imediato a escumalha dragarta) pensavam que o problema do Filipe em ser tão porco-da-bola, em ser tão mau colega de profissão, em ser tão carroceiro, seria a sua incapacidade de conseguir jogar limpo, a sua falta de qualidade individual para conseguir desarmar um adversário sem o agredir, a sua pequenez que o faz ter a necessidade se armar em mauzão, desde que tenha a conivência dos árbitros portugueses.
    Mas afinal não!
    “”SOU DURO MAS NA BOLA”” disse ele
    Pois é, meus caros. O problema deste pequeno animal é a sua visão. Ele só pode estar praticamente cego! Só isso justifica que ele confunda uma bola com as pernas (e não só) dos adversários.
    Olhem aqui exemplos dessa mesma confusão provocado pela sua vista curta:
    Agressão a Jonas
    Agressão a um pacense
    Agressão a bruno lamas
    Agressão a um tondelense
    Agressão a um setubalense
    Agressão a um avense
    Tudo sem bola e só nesta temporada
    Ou seja, estamos perante um caso de saúde pública: o Filipe vê mal e pensa que está a bater na bola mas afinal está a bater nos adversários, e os árbitros sofrem de uma espécie de cegueira selectiva, que os faz não cumprir a regras para assim poderem beneficiar o clubeco regional de andrades corruptos. Gostava era de os ver em primeiro lugar sem estes "casos clínicos"...

    PS:- Não queria que passasse esta época natalícia sem referir mais esta banalidade:
    PINTO DA COSTA FOI AO BALNEÁRIO DE JORGE SOUSA
    (SÓ PARA LEMBRAR ANTES JÁ LORPATEGO E ANTERO TINHAM INVADIDO CABINA DO ÁRBITRO DO FCP X SLB)
    Agora foi o presidente. Antes tinha ido um treinador e um dirigente. Quando naquela casa ninguém for à cabine do árbitro, aí sim, temos notícia.
    Até isto é um não-assunto:

    "O encontro consta do relatório de Jorge de Sousa, que refere abordagens bem menos simpáticas de outros dirigentes portistas. Por exemplo, segundo o Record, Luís Gonçalves, diretor geral de futebol do clube, que foi expulso no final do jogo, terá gritado à porta da cabine dos árbitros: "isto é um roubo, isto é uma vergonha". Gesto semelhante ao de Fernando Saul, Oficial de Ligação aos Adeptos dos dragões, que gritou: "estamos fartos de ser roubados"."

    Sim senhor, o director geral de um clube à porta da cabine do árbitro (?) a gritar que isto é um roubo. É deixá-lo continuar a andar no futebol... E depois como é que é? Qual é mesmo o cargo do outro que lá foi? "oficial de ligação aos adeptos dos dragões"?!? Não sei bem quais as responsabilidades inerentes a um cargo desses, mas também dá para gritar "roubados" naquele local sem ser detido nem identificado??
    Acho que mesmo assim no tempo do Apito Dourado eram mais discretos...


    ResponderEliminar
  28. Jorge Rocha25/12/17 17:01

    Percebe mais Arnaldo Teixeira de bola do que o professor de ginástica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fossem os professores de ginástica e nunca terias um treinador melhor do mundo, outro que já levou 4 seleções a campeonatos do mundo e treinou equipas pequenas tipo MU's e real Madrid ou conquistado um campeonato do mundo sub20 por Portugal, outro que ganhou 3 campeonatos seguidos no FCP ou um que foi Bi no SLB acabando por dar o tetra ao clube.

      É por idiotas como tu que temos um secretário de estado do desporto que nunca esteve ligado ao desporto nem pela via lectiva nem de competição e o orçamento do governo da república para o todo o desporto não é muito superior ao orçamento da FPF.

      Já o filósofo pré-Socrático Thales tinha a noção da importãncia de um corpo são para uma mente sã, alguém achar em 2017 que professor de ginástica é um insulto para um treinador de futebol é não ter noção do corpo de conhecimento necessário para tirar um curso superior de educação física, deve achar que aquilo é andar lá a jogar á bola e rodar os braços, pior ainda é não ter a noção da importancia do exercício físico na saúde.

      https://www.youtube.com/watch?v=1Ntt_PsZSv4

      https://www.youtube.com/watch?v=QMZjjulDqpU

      https://www.youtube.com/watch?v=J8GqGbuAPQ0

      https://www.youtube.com/watch?v=nQjpl1wyac8











      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking