O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 21 de julho de 2017

Pedro Pereira: Não será o primeiro a quem a camisola do Benfica pesa mais do que as outras

Avatar
 ●  + 17 comentários  ● 
Quando um jogador como Pedro Pereira, que apesar dos seus curtos 19 anos ingressou no Benfica depois de já cá ter estado e de conhecer os cantos à casa e, principalmente, depois de já ter feito 21 jogos com a camisola da Sampdoria, demonstra em campo o nervosismo e a falta de confiança que este jovem tem demonstrado nesta pré-época, percebemos todos que a camisola do Benfica não é para todos e que pesa mais do que as outras realmente.

Não é caso virgem. No Benfica há inúmeros casos de jogadores, até com algum talento, mas que, fruto da pressão a que um jogador do Benfica está sujeito, nunca vingaram com a camisola da águia.

Abel Xavier será, se calhar, um dos mais flagrantes. A sério que não me lembro de um jogador tão mal amado na Luz como ele, alguém que assim que tocava na bola era logo brindado com um coro de assobios.

O que é certo é que este Abel Xavier, depois de ter saído da Luz pela porta pequena, fez ainda carreira em clubes como Roma, Liverpool, Everton ou PSV, pelo que, eventualmente, não era tão mau assim.

E depois, confesso também que tenho especial admiração por jogadores com nervos à prova de bala, daqueles que podem ter um estádio inteiro a insultá-lo, e que não estão nem aí...

Se calhar por isso, ainda hoje, o jogador que mais apreciei ver com a camisola do Benfica foi Isaías, alguém que podia ter o terceiro anel inteiro a rir-se depois de o ver chutar a bola 4 vezes para fora do estádio, mas que à quinta tentativa rematava na mesma nem que fosse do meio campo, e volta e meia resolvia jogos importantes com golos de levantar o estádio.

Era Isaías o melhor jogador do Benfica? Provavelmente não! Mas em dia sim, de Isaías podia sempre vir qualquer coisa de especial. Por alguma razão Bobby Robson dizia que sempre que jogava contra o Benfica, o Isaías era quem o assustava, se calhar por ser o mais imprevisível, o mais anárquico dentro do sistema de jogo.

Estes são também os jogadores que nos jogos a doer não sofrem cá de complexos de inferioridade, cerram normalmente os dentes, olham os adversários nos olhos e transcendem-se, estando sempre na linha da frente e contagiando os colegas no ataque à muralha adversária.

Mas voltando ao Pedro Pereira, este nem assobiado foi ainda... Por enquanto são apenas jogos a brincar contra adversários de terceira e que nem sequer são jogados no Estádio da Luz, e esperava-se mais confiança...

A qualidade, ok, às vezes joga-se bem e em outras mal mas, a confiança é fulcral em quem quer jogar no Benfica, e tem de estar lá mesmo quando se joga mal.

Hermes no flanco oposto é um caso desses... Já fez coisas boas e coisas más, mas de certeza que Rui Vitória já sabe quem Hermes é... Porque o Hermes pede a bola e quer a bola e tenta estar sempre em jogo... Quando não faz melhor não é porque a cabeça não deixa, é porque não sabe.

Ao contrário do Pedro Pereira que, não quer a bola, que passa imediatamente a bola, e que sempre que a tem no pé hesita no que fazer... E alguém a quem se calhar Rui Vitória ainda não conhece realmente, sabendo apenas que tem de ser forçosamente melhor do que aquilo que todos temos visto.


Mas repito, o moço tem 19 anos, e estes são os jogadores que embora seja óbvio que não estão ainda preparados para jogar com a camisola do Benfica, convém mantê-los no radar, dar-lhes jogos em clubes menores, porque um dia as coisas começam a sair melhor, a confiança instala-se, e podem tornar-se num caso sério.

17 comentários blogger

  1. Concordo, mesmo o Buta ontem demonstrou essa coragem que a ele parece faltar, reforço, parece.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo. Este jogador está completamente amarrado pela falta de confiança. É que nem dá para ver se é bom ou não porque joga com medo de ter a bola. É uma questão mental que não será fácil de ultrapassar. Empréstimo e ver como evolui.
    Sérgio

    ResponderEliminar
  3. tudo dito! Estás a melhorar, nem parece escrito pela mesma pessoa que achava Joe Hart a melhor opção para a baliza...
    Precisamos de ir ao mercado buscar um lateral direito que não engane e dar tempo a este Pedro Pereira, ainda não é a hora dele... e vamos ver se algum dia será...
    Apesar de gostar imenso do André Almeida espero que não seja o nosso titular!!!
    Mas algo me diz que vamos começar a época sem ter esta posição definida... e atenção ao nosso inicio de época!!! É muito importante ganhar logo os primeiros jogos onde temos 2 saídas complicadas...

    ResponderEliminar
  4. O Buta a primeira vez que teve a bola nos pés, fez um passe sem nexo, chutou para a frente apenas para se livrar da bola. Mas depois acalmou, libertou-se e jogou bem. O Pedro Pereira nunca chega à fase do acalmar e libertar-se e o BEnfica não pode esperar por ele.

    ResponderEliminar
  5. Humm. .., muito lento! Ñ é nervoso é mesmo a qualidade, ao contrário de Hermes que ataca bem mas ñ sabe defender, é lento,mas, bom tecnicamente, tabela e avança no terreno etc. ..o Pedro Pereira ñ faz um centro, não tabela, ñ sabe defender, se fosse brasileiro o que n seria.
    Até o Buta fez melhor é rápido sem bola compensando a ausência no ataque e ñ defende nada mal, acho que pode dar certo.Caso bicudo eu n gostei e por mim saía. ..

    ResponderEliminar
  6. 1000 % de acordo. Eu não vou queimar o puto até pode ser bom jogador, Mas nota se que joga a medo , reparem que até nos lançamentos laterais demora um ano para decidir a quem passar a bola e normalmente manda sempre a bola para algum jogador adversário cortar. Emprestem , jogue na b eu acredito q precisa de confiança.

    ResponderEliminar
  7. Não discordando em substância mas acho que é por isso que temos treinador, equipa técnica, estrutura de futebol... para melhorar os jogadores e potenciar o seu crescimento.

    Olhar na ótica do ainda não está preparado implica que simplesmente se assuma que se quer jogadores para uma época (estilo Jesus). Se correr bem és fantástico porque ganhaste mesmo que no ano seguinte não tenhas novamente qualquer base de trabalho. Se perderes és uma besta que não conseguiste fazer nada com jogadores feitos e ainda por cima deixas um buraco desportivo e financeiro para quem vier a seguir.

    Acredito (mesmo não concordando sempre pelo meu lugar de adepto) que o Benfica sabe hoje o que quer ser amanhã e isso implica que qualquer ação hoje seja pensada também com os olhos no dia seguinte, nessa lógica acredito que apostas como a aqui falada fazem mais sentido, pois procuram acrescentar algo não apenas no imediato mas também para o futuro.

    Se a questão se coloca na confiança será enviando para o rio ave ou Setúbal que se consegue criar confiança para vestir o manto sagrado? Apenas conheço uma forma de fazer crescer profissionais é largando-os aos lobos e ir apenas corrigindo aqui e ali para que sobrevivam! Os que sobrevivem tornam-se mais fortes os que não não vale a pena investir. O Pedro precisa de jogar e ser exposto ou já ninguém se lembra das vezes que lindelof meteu água ou das vezes que o Nelson era apanhado fora do posicionamento... faz parte e nós devíamos apoiar mais o clube nisto pois é importante o penta como é importante desenvolver o clube para lutar na Europa como é o seu lugar

    ResponderEliminar
  8. Como dizes e bem o moço só ainda tem 19 anos e provavelmente está-lhe a pesar a manto sagrado como tanto pesou a tantos outros que já o vestiram em outras alturas e épocas; alguns já como jogadores maduros, consagrados e com provas dadas em outras paragens.

    Agora é bom não esquecer que o jogador foi observado e acompanhado durante anos pelo departamento de futebol do Benfica; 1 º nos anos em que ele jogava nos escalões de formação do clube e mais recentemente quando ele jogou no exigente futebol Italiano, em especial ao nível táctico, onde acabou por se destacar positivamente e demonstrou que tem capacidades e potencialidades para se tornar um jogador de eleição. Observação essa que se estendeu estes últimos meses em que ingressou no Benfica, já com observação directa por Rui Vitória.

    Em conclusão se alguém sabe o que vale e pode valer o jovem jogador é precisamente Rui Vitória e é também o melhor colocado para saber o que está a passar com o jogador, de modo a ele por agora não estar a corresponder ás suas expectativas e como o ajudar a que ele as alcance ou até as supere... isto se tal está realmente acontecer, pois o próprio nunca se pronunciou sobre tal, já que as únicas expectativas que estão realmente aqui em causa são as dos adeptos.

    "...embora seja óbvio que não estão ainda preparados para jogar com a camisola do Benfica, convém mantê-los no radar, dar-lhes jogos em clubes menores, porque um dia as coisas começam a sair melhor, a confiança instala-se, e podem tornar-se num caso sério"

    Se calhar o que pode acontecer é que Rui Vitória acredita pelo o que já viu esse dia está tão próximo que não faz sentido ele ser emprestado nem que seja até ao mercado de inverno.

    Como sempre faço, acredito que aquilo que Rui Vitória decidir em conjunto com a estrutura, visa alcançar o que é melhor para o Benfica e jogador.

    ResponderEliminar
  9. Boa leitura, sim senhor. Isaías.. Sempre recordado da melhor maneira. Coloquem o Salvio a lateral direito! Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  10. O Abel n saiu mal amado, conquistou os adeptos, e não é de longe o odiozinho de estimação dos adeptos, basta recordares michael Thomas, provavelmente o maior flop de sempre.

    ResponderEliminar
  11. Concordo totalmente com a apreciação que faz dos dois jogadores, sem ser preciso tirar ou acrescentar nada.

    CUMPS

    ResponderEliminar
  12. Pedro Pereira craque do Youtube, confiança rapido impetuoso e bons cruzamentos (SAMPDORIA).
    A integraçao em Janeiro com minutos na B teriam dado a confiança necessaria ou percebiamos de imediato o erro na contratação.
    Na minha opiniao 2 reparos:
    1- Trata se de um jogador que nao renovou connosco e volta agora com um super ordenado sem nada provar (Danilo Pereira tambem o fez e a porta fechou se para ele);
    2-Bruno Gaspar era uma contratação bem menos arriscada mas quem sou eu....

    ResponderEliminar
  13. Bem, Redmoon. Tem a ver com o controlo emocional. Há jogadores que um empréstimo poderá fazer maravilhas. Este é um deles.

    ResponderEliminar
  14. Bruno Gaspar estava pronto, não havia dúvida.
    Mas calma. O Pedro vai ultrapassar esta fase.
    Quanto ao Buta, temos defesa direito. Não tenham dúvidas. É com jogo que os dois vão lá. precisamos de apoiá-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bruno não era, é, ou será jogador para o SLB. Nem sequer para a Fiorentina. Daqui a um ano estará a jogar no Setúbal ou belem...

      Eliminar
  15. Não se esqueçam que o Buta é mais velho que o Pedro.

    ResponderEliminar
  16. Tudo certo, Red Moon.

    Mas se um puto de 19 anos não lesse nada na Net ou, lendo, não se deixasse afectar pela maior crucificação pública de um lateral direito do Benfica desde o Abel Xavier, é que seria estranho...

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.

recentes

ranking

Em Defesa do Benfica