O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 29 de junho de 2017

"COMO DEVEMOS SAIR ONDE PREFEREM TER COMENTADORES DO PORTO E DO SPORTING A INSULTAR OS BENFIQUISTAS DO QUE PESSOAS DO BENFICA A … DEFENDER O BENFICA." - Por Rui Gomes da Silva

. 62 comentários
Artigo final de Rui Gomes da Silva como colunista de opinião no jornal "A Bola":

"N – 1

(OU COMO DEVEMOS SAIR ONDE PREFEREM TER COMENTADORES DO PORTO E DO SPORTING A INSULTAR OS BENFIQUISTAS DO QUE PESSOAS DO BENFICA A … DEFENDER O BENFICA)

N – 1
No princípio de 1995, Aníbal Cavaco Silva, então Primeiro Ministro de Portugal, quase a completar 10 anos nessas funções (ele que … “nunca foi politico” e que passou os 10 anos seguintes a condicionar tudo e todos para poder ser Presidente da República, onde esteve mais 10 anos … embora – repita-se – … “nunca tenha sido político”), anunciou a sua saída de Presidente do PSD, não se recandidatando a essas funções, no Congresso que estava já convocado para o mês seguinte.

E, deixando o PSD como deixou, nos dias seguintes à sua decisão explicou, “urbi et orbe” as motivações da sua saída.

De entre todas as explicações, houve uma que me tocou – a mim, Deputado da então maioria, desde 1987, cargo esse que … apoiando o Governo, sendo Ministro de um deles ou na oposição … haveria de exercer até 2009 – de forma especial.

Poucos se lembrarão, até porque essa parte de uma entrevista a Cavaco Silva é pouco (ou muito pouco) recordada, mas ele explicou que a razão principal da sua saída foi ter percebido que, se nas eleições que se realizariam em outubro, ainda tinha condições para ganhar, … já não as teria no ato eleitoral seguinte.

E, assim, teria decidido sair no momento anterior àquele em que seria obrigado a fazê-lo.

Era o que designou da teoria N – 1.

Ouvi e – para além de muitas coisas em que me identifiquei com Cavaco … e com algumas em que me sentia nos antípodas do que ele pensava e fazia – não deixei de concordar com esse princípio de vida em democracia.

Devemos sempre deixar os sítios (ou os cargos) de onde seremos obrigados a sair (não interessam agora as causas nem as razões, porque isso é … outra conversa) no momento anterior em que obrigatoriamente o teríamos de fazer.

Claro que as razões dessas saída poderão ir desde acharmos que não ganhamos as eleições a seguir às próximas (como seria este o caso), de sermos obrigados a sair porque no mandato seguinte deixaremos de ter condições para, em consciência, desempenharmos o cargo para que seriamos eleitos sem violentarmos os nossos valores e os nossos princípios, até à avaliação que fizermos de, se lá continuarmos, a vida se poder encarregar de não deixar que se lembrem de nós como vencedores mas, antes, como vencidos!

Ou seja, N – 1.

Confesso que devo muito – como todos os portugueses – a Cavaco Silva.

Mesmo os que, depois, se desiludiram com ele (e, por maioria de razão, os que nunca se entusiasmaram com a sua liderança).

Mas devo-lhe a teorização deste princípio universal que sempre tive como certo: sair dos sítios antes de nos fazerem sentir a mais!

N – 1 … NA BOLA

Este é – se for publicado – o meu artigo 99 em “A Bola”.

Como – anteriormente, nos anos 90 – já havia escrito em “O Jogo” e no “Record”.

O 99º, desde o dia 13 de agosto de 2015.

Fazendo, dessa forma, o pleno dos jornais desportivos (embora, com toda a franqueza, não sei se daqui a 20 anos … os jornais serão tão relevantes … ou existam, mesmo, como há … 20 anos).

Mas isso são previsões para outros momentos, que não os de despedida.

Em 13 de agosto, era o Benfica bicampeão nacional!

Em 28 de junho – hoje, portanto – o Benfica é tetracampeão nacional.

Com todas as condições para ser … penta!

Por mim, chegou o momento N – 1, em “A Bola”.

Com um agradecimento público, sincero e muito sentido, a 4 pessoas que gostaria de nomear.

Ao Vitor Serpa, pela responsabilidade formal do convite e pela simpatia com que sempre me tratou, a mim, simples “opinador”, ele, um velho monstro sagrado do jornalismo desportivo, … apesar de não ser … do Benfica!

Ao Paulo Cardoso, administrador da empresa proprietária do jornal, velho novo (ou novo velho??) amigo, com quem me cruzo … muitas vezes, nos almoços, no … “Sinal Vermelho”!

O mesmo “Sinal Vermelho” onde me cruzo com o Dr. Arga e Lima, proprietário de “A Bola” e legítimo portador das bandeiras de quem fundou e imaginou o jornal como grande referência da imprensa desportiva nacional, “herdeiro” não só da propriedade, mas, também da superioridade moral e intelectual de quem sabe que há coisas que … se têm ou nunca se terão (e ele tem)!

E, por último, ao José Manuel Delgado, grande amigo dos tempos da Faculdade, em que discutíamos tanto futebol que … passamos a ser amigos para a vida.

Para a vida, independentemente de tudo.

E o tudo significa nunca termos deixado de perceber o papel que cada um desempenhava, o que cada um podia contar, ou, mesmo, o que cada um poderia contar … depois de ter ouvido … muito mais do que que poderia ser contado.

É assim a vida!

Como em tudo, … também na Bola, … N – 1.

E se há “lugares” de onde saímos, por causa do N- 1, para voltarmos, … há outros de onde saimos porque já não queremos lá estar!

Com a perceção certa do eu, no tempo e no espaço, … onde deveremos estar!

É isso a vida!

Conhecendo o nosso mundo (onde somos atores e guionistas) e … as nossas convicções.

Porque, mais do que nós e as nossas circunstâncias, … devemos ser nós e os nosos valores!

Para que, com isso, o tempo volte a ser (todo) nosso!

N – 1 … ANTES DO 100

N – 1 … antes do 100, antes do penta, antes de …

Obrigado aos meus (em termos deste jornal, obviamente) … 4 cavaleiros do Apocalipse (no bom sentido, claro)!

Obrigado a todos os que me … criticaram e – também – a todos os que me … ajudaram!

Mas o maior obrigado, claro, para todos os que … leram!

Obrigado a “A Bola”!

Até … sempre!"
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

62 comentários

  1. Aliás, eu até iria mais longe, acho que o Benfica deveria sair das competições onde os outros clubes não estendessem a passadeira ao maior que portugal. Era hora de mostrarem respeito e mostrarem respeito ao seu ganha pão.
    O Benfica tem de ganhar em tudo nem que seja com golos com a mão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Leitão29/6/17 16:00

      Um sapo será sempre um sapo.

      Eliminar
    2. Se há sitio onde tu não irias nem irás é mais longe. Dás para isto e mal. Fica pelo teu lugar no mundo.
      Milhares de anos a evoluir para chegarmos a espécimes destes. Resta-nos esperar para que um qualquer evento da selecção natural ocorra.

      João Silva

      Eliminar
    3. Um leitão será sempre um leitão.

      Eliminar
    4. O que passou-se?!

      Imbestiguem.

      Cumpes

      A. Lopes

      Eliminar
    5. Quando se é um frustrado na vida tem de se agarrar a alguma coisa, nem que seja a ganhar com batota. Felicidades para a sua triste vidinha.

      Eliminar
    6. Jorge Leitão29/6/17 18:37

      Um anónimo será sempre um reles e cobarde sapo.

      Eliminar
    7. Oh "Inzébiu" eu até acho que devrias colocar mais vaselina nessas assaduras que o tetra e os 16 anos de fomita ainda te causam muita aflição...caso necessites até podemos enviar o Reinaldo para te consolar

      Eliminar
    8. Os atrasados mentais do clube azul e verde se há coisa que percebem é de passadseiras.

      Perguntem ao macaco que ele percebe de passadeiras e clubes que oferecem os 6pts a trocco de..

      Olha mais uma passadeira...

      http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/jardel-medico-do-fc-porto-sabia-que-consumia-cocaina-892497.html

      Eliminar
  2. Eu nem sei como é que os comentadores afectos ao Benfica ainda vão a programas de tv.As linhas editoriais de todos eles,é arrasar com o Benfica.Basta repararem na ajuda que os moderadores dão aos comentadores do sportem e porco.Não existe condições para se fazer a defesa do nosso GLORIOSO BENFICA nas TVs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ja mete nojo assistir a isso

      Eliminar
    2. mas falarem no doping do liedson, está quieto
      falarem no jorge gonçalves que pagou a arbitros
      para favorecerem os corruptos calimeros,nem pensar
      falarem nos depósitos na madeira, está quieto bissaia
      falarem no apintador que foi com o fato dos corruptos calimeros
      à àsia está bem abelha
      falarem no manaca no tonel
      e no gois mota de pistola na cabine dos árbitros
      nada. nadinha

      heheheheheheheheh

      Eliminar
    3. O sacana do dinheiro é que lixa tudo.... alguns dos que lá vão "defender" o Glorioso, fazem-no porque precisam - ou dá jeito - do cache patrocinado pelas tv's. A coisa devia ser encarada como uma missão: todo e qualquer benfiquista que se preze, recusava participar naqueles programas autenticas lavagens cerebrais. Depois, não percebo, é que não percebo mesmo, que se ventile aos quatro ventos, que o Benfica manda em tudo e até tem uma imprensa amiga. Com amigos destes, quem precisa de inimigos??

      Eliminar
    4. Nem mais! Não há respeito e deviam colocar quem defenda o Benfica de forma acérrima! Por exemplo, há dias, na TVI24, para comentar a polémica dos emails, chamaram TRÊS comentadores da BTV! TRÊS!! Que falta de respeito, toda a gente sabe que é preciso pelo menos meia dúzia de comentadores benfiquistas para fazer barulho como deve ser!

      Eliminar
    5. É pá, seja honesto porra! Como é possível ser cego. Você acredita mesmo no que está a dizer? Então mas vc vê alguém em qualquer um dos canais a atacar o Benfica ou o seu presidente? Presidente esse que como um chefe da mafia ainda nem abriu o bico? Em que mundo vive esta gente, a que chegou a cegueira. Nem consigo discutir qualquer assunto com alguém desta estirpe. É pá joguem sozinhos, parecem os putos na rua donos da bola. Isso é desporto? Se no futebol é assim deve ir longe na vida. Enfim...

      Eliminar
    6. Quem eram os três comentadores da BTV , seu mentiroso de merda
      Que nojo de gente...

      Eliminar
    7. Galinha de Carnide29/6/17 18:44

      Ó burrónimo das 17:30, nós sabemos que o meio neurónio não dá para mais, mas vamos lá:
      - Otávio Lopes
      - Rui Santos
      - Baladeiro Vedder
      - Fernando Mendes
      - Freitas e Banha Lda.
      - Careca casado com a Gallo
      - Paulo Andrade
      - Manuel Queiroz e Mello Lda
      - Jorge Amaral
      - O 'afilhado' do David Mourão-Ferreira
      Já chega, não? Não quero queimar o seu meio neurónio com informação que o sobrecarregue.

      O dono da bola foi o peido da costa e agora tenta ser o bruno-put@-da-gala, o tal que impede o Pereira de ir para a UEFA, que elege o Proença desdentado para a Liga e o Montanelas para a arbitragem.

      Para se discutir um assunto com alguém, é necessário ter capacidade para tal. Por exemplo, distinguir argumento e exemplo de falácia e, dentro destas, os diferentes tipos. Como tal não abunda por aí e o anonimato não chega... PUM!

      Eliminar
    8. Seria interessante um boicote total de eventuais comentadores do Benfica, a pedido da Direcção e da Nação benfiquista!
      VAMOS A ISSO? PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    9. Isso é uma guerra perdida. O Benfica não pode impedir ninguém de comentar nas tv's como adepto do Maior. Com tantos milhões, haverá sempre alguém disposto a isso. Eu até acho que se devia fazer o contrário. O Benfica tentar arranjar um painel de comentadores devidamente treinado e cartilhado, sim, cartilhado, para impingir às televisões. Só um idiota acha que a cartilha é obra do demo. De certeza os embaixadores da Microsoft espalhados pelo mundo são instruídos e cartilhados segundo as linhas mestras da empresa para falarem em nome dela.

      Eliminar
    10. Que lata ... é mesmo atirar areia para os ceguinhos ... A Bola (aquele jornal que não publicou nem uma linha sobre os caso dos e-mails nos 2 primeiros dias) O Record (q só deu uma atenção minima) as TVs generalistas (q passaram todas ao lado) ... Só a partir do momento em q o caso tomou proporções tais q já n podia ser abafado é q começaram a dar-lhe atenção ... Técnicas NAZIS de manipulação da informação ... é isto o SLB atual ... agora até a bruxos pagam ...

      Eliminar
    11. Lata tens tu em vir como anónimo despejar aqui as tuas frustrações. Qual caso tomou proporções tais? As visitas dos SD às famílias de árbitros? As arbitragens de Luís Ferreira, advogado do apito dourado? O suicídio de Mesquita Alves, que antes de morrer ainda teve tempo de esconder a arma?

      Eliminar
  3. Acho que existe uma solução e repito o que já disse, os comentadores afectos ao Benfica têm de deixar de participar nesses pseudo programas, deixá-los a falar sózinhos e a partir daí, a dita comunicação social isenta, que se amanhe depois com as audiências ou a falta delas. Se a galinha dos ovos de ouro sair de cena, outro galo cantará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso nunca vai acontecer, sempre vai haver um gajo que vê com bons olhos o avultado cheque.

      A única forma de combater isto é os Benfiquistas deixarem de ver estes programas, destruir-lhes as audiências.

      Eliminar
  4. Lindo mesmo seria todos os comentadores afectos ao Benfica abandonarem os programas onde estão e, fantástico, mas utópico, os benfiquistas deixarem de ver os programas de lavar roupa suja do futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a querer dizer q o Benfica neste momento não tem defesa possível e então o melhor é fugir? ... melhor seria por nas TVs mais comentadores "independentes" como o Carlos Janela, o Antonio Rola, o Rui Pedro Bras, o Luis Aguilar, etc etc ... Fizeram merda, agora vão ter de viver com ela, é a vida

      Eliminar
    2. Anónimo das 00:17, pelo cheiro a merda deves ser o da lata anterior... Vade retro, Belzebu!

      Eliminar
  5. A defesa no Benfica faz-se no trabalho e em campo, não na indústria de entretenimento que é este circo onde SCP e FCP ganham títulos. Bruxo da Guiné, lolada

    ResponderEliminar
  6. Pedro Nuno mais noção por favor. Este benfiquismos cego vai acabar com o bom nome do benfica

    ResponderEliminar
  7. Hoje A Bola, amanhã a SIC NOTÍCIAS

    Infelizmente um dos poucos que defende seriamente o Benfica com unhas e dentes contra ataques raivosos dos seus oponentes corruptos (sporting e Porto) e contra os pseudo moderadores como paulo Garcia e outros que de isentos pouco tem, com uma agenda bem desenhada e alinhada com os corruptos Sapos e Fruteiros

    continua a lutar RGS...estamos contigo

    Luis Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, o facto do contrato assinado com o general guineense ter vindo a público nada tem haver com esta saída de cena pois não?

      Eliminar
    2. Galinha de Carnide29/6/17 21:42

      Ter haver?

      Volta para a escola, puto!

      Eliminar
    3. Qual contrato assinado, idiota? Vista algum contra assinado? Viste um grunho a dizer que havia um contrato assinado.

      Eliminar
  8. vocês vivem na twilight zone só pode. Enquanto não se soube da cartilha do janela era tudo vosso nos programas! Como dizia o guerra e o primo do escritor, nem interessava se era verdade ou mentira mas sim passar a mensagem! E a escrita....deste....gajo!É...uma dor de ......cabeça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está calado atrasado mental, passa uma lixa nessa cara medonha!

      Eliminar
    2. Galinha de Carnide29/6/17 18:48

      Tiago, e isso acontece só com os comentadores afetos ao Benfica?

      Com exceção do sujeito que está na SIC-Notícias a dar voz ao Sporting e do Guilherme Aguiar, todos os outros estão encartilhados. Foi por isso que deixei de ver esses programas.

      O Pina, esse asco miserável que antes era crítico do bruno-a-put@-da-gala e depois, quando lhe ofereceram tacho, se tornou o maior bruneco à face da Terra, recebe informação em direto no seu PC.

      Eliminar
    3. Uma cartilha é o quê atrasado mental?

      É oferecer almoços a 16 (DEZASSEIS) jornalistas e estar 3H a convênce-los do que escrever e não escrever?

      É isso uma cartilha ó atrasado mental?

      OU é o que o pôncio monteiro já fazia há mais de 30 anos?

      Estes atrasados mentais têm a merda de clube que têm por culpa PRÓPRIA!!

      Como adepto NÂO VALES NADA!!

      Larga o desporto e vê novelas que é mais a tua praia.

      Eliminar
    4. O Guilherme Aguiar? O GA não recebe cartilha porque é ele a cartilha! Não deves conhecer o Guilherme Aguiar!!!

      Eliminar
    5. eishhh que agressividade! Calma feras :D

      Eliminar
  9. MENSAGEM PARA A NAÇÃO BENFIQUISTA

    http://m.abola.pt/noticia.aspx?id=680140

    sãos estes que devemos ver e ouvir...

    É com estes que ganhamos campeonatos

    Tudo o resto é de ignorar

    Luis Gomes

    ResponderEliminar
  10. Rui Gomes da Silva, deixa aqui um comentário ao Shadows, que é o teu fã número um. Anda lá. Eu sei que lês os comentários. Idolatra-te como poucos.

    ResponderEliminar
  11. Pretendo que apaguem o PORCO CANAL E A LAGARTO TV do meu pacote...

    Alguém sabe como se faz sem custos adicionais

    Será que podemos fazer uma perdição coletiva à NOS, VODAFONE E MEO para que o cliente escolha ter ou não estes canais?

    Obg
    João Cesar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes bloquear os canais na box, nas definições.

      Eliminar
    2. LOL manda caixas de rennies contra a box, deves ter muitas!

      Eliminar
    3. QI de galinha :D
      dou-te uma pista - fa vo ri tos!

      Eliminar
  12. Teria sido esse o verdadeiro motivo pelo qual RGS vai abandonar A Bola? Ou foi antes por um seu artigo ter sido censurado e não o quererem publicar?
    Shadows, tu que sabes umas coisas, não te chegou nada aos ouvidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há coisas que chegaram aos ouvidos ;)

      RGS bateu com a porta pelo mesmo tipo de motivos que os gatos fedorentos também sairam do Jornal ABola.
      Há pessoas que gostam pouco de "condicionamentos", e ainda bem que assim é ;)

      Eliminar
    2. O Eduardo Barroso deixou no ar exatamente o mesmo, curioso...

      Eliminar
  13. Não sei porque razão os "cumentadeiros" do ceportem e fcp levavam ou ainda levam (não sei porque já não vejo esses programas há cerca de um ano)computadores e Ipeds para os debates televisivos. Se não era para seguirem a cartilha e receber informações de última hora sobe os assuntos em debate, é para quê?


    ALM.

    ResponderEliminar
  14. O RGS anda por aqui a ler os comentários, só pode. O excesso de reticências neste texto de certeza que foi para me causar irritação!

    ResponderEliminar
  15. Ainda agora, na CMTV, o mestre Alves explicou tudo....
    na página do facebook do João Gobern, em resposta a um amigo que lhe pede para investigar a ida ontem à Academia de alguns militares, ele deixa uma pergunta no ar sobre o FJM... alguém sabe a resposta?

    ResponderEliminar
  16. Quando a bola expulsou o Diogo Quintela e o RAP por acréscimo eu nunca mais comprei o jornal... nem outro desportivo porque os outros já não os comprava!

    ResponderEliminar
  17. Shadows porque não convidar o RGS para publicar aqui mesmo um artigo todas as semanas porque aqui não será condicionado e está no meio de Benfiquistas.
    Acho que era um boa ideia é claro acrescentava algo ao blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso estraguem mais o espaço!

      Eliminar
    2. Vé la s não é ele o Judas a q Viera, quando teve um lapsus linguae, se referiu no discurso com os deputados ... "n tenham JUVIDAS ...

      Eliminar
    3. É verdade que RGS não é consensual entre todos os Benfiquistas mas daí até estragar este espaço vai muito, eu nem sempre concordo com todo o que diz mas se temos "comentador" que defende o Benfica é ele.
      1904

      Eliminar
    4. Não gostando do estilo tenho que admitir que foi o único que nunca de subjugou aos Oliveiras, e disse sempre o que pensava mesmo discordando dele muitas vezes, esteve bem em relação ao Jesus quando o criticou estando o JJ em alta e mal quando falou na burguesia da direcção quando Rui Vitoria entrou a perder. Por isso acho que seria uma mais valia para o blogue

      Eliminar
  18. "Este é – se for publicado – o meu artigo 99 em “A Bola”."

    Nem é preciso saber ler as estrelinhas. Esta frase diz tudo.

    ResponderEliminar
  19. O Gomes da Silva tem de explicar o contrato que assinou com o bruxo da guiné caso contrário passara a ter de ser visto como um idiota e a sad do Benfica como um conjunto de irresponsáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual contrato? Sabes se a assinatura é dele lá por ter o seu nome? Eu também sei fazer assinaturas do primeiro ministro ou do Marcelo.

      E aquilo não é contrato nenhum, é uma proposta apenas. Mesmo que fosse a assinatura do RGS este não vincula o Benfica. É só idiotas e infiltrados por aqui.

      Ele já não é vice presidente desde o verão passado. Como pode a proposta ser feita para este ano?
      E só gente burra! Irra!

      Eliminar
  20. A COMUNICAÇÃO SOCIAL PODRE

    Os jornaleiros e paineleiros, directores de jornais, rádios e TV e ainda os donos e diretores de certos grupos como a IMPRENSA e GLOBAL MÉDIA na sua maioria incentivados por dinheiro sujo que anda a ser lavado no SCP E FCP estão a contribuir de forma definitiva para a descredibilizacao da comunicação social.

    Neste momento já atingiu o ponto sem retorno, pelo que quando tudo passar, as cabeças vão rolar e os Benfiquistas não podemos ficar impávidos à espera, teremos de lá estar com a mão na alavanca da guilhotina para todos eles.

    Se não pararem com isto, o mesmo vai acontecer à indústria do fubebol em Portugal.

    Os Benfiquistas não querem saber de notícias vindas desses lados, não veem, não ouvem, não leem informação falsa, manipulada e com o objectivo concreto de sujar o nome do Benfica. Refugiam-se em blogs como este.

    E por isso temos visto cada vez mais comentários nos blogs. De Benfiquistas e também de gente reles da cartilha do Saraiva e do J. Marques que nos perseguem para tentar minar as nossas ideias

    Conheço verdadeiros Sportinguistas e Portistas, alguns ex-atletas que não se revêem no que está a acontecer...dois deles estão neste momento a trabalhar arduamente para liderarem um destes 2 clubes que tanto tem atacado o Benfica quando tudo isto se resolver. Sabem que esta tática de terra queimada vai deixar muitos estragos no seu clube mas como desportistas e amantes do seu clube estão prontos para assumir as redeas

    Até lá pede-se a todos os Benfiquistas calma, confiança e total apoio ao nosso Presidente, dirigentes, atletas e restantes colaboradores.

    RUMO AO PENTA

    João Sereno

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking