O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Rui Gomes da Silva diz tudo.

. 27 comentários
A crónica de Rui Gomes da Silva é um resumo perfeito do que se passa por estes dias no futebol português e do que podemos esperar nos próximos dias. 

Com a frontalidade que se lhe conhece, esta crónica causou certamente muitas dores de alma a quem tem a consciência bem pesada...não importa a cor clubística.

Obrigado ao "Indefectível" pela passagem do texto para a net.

Reza a crónica:

"Estou farto destes pseudo intelectuais do futebol que debitam, a cada semana, um ódio e uma vontade de perseguição ao Benfica!

Com o aproximar do fim do campeonato, as estratégias (indirectas e directas) para tentar afastar o Benfica do tetra (ou do 36... tanto faz, embora a eles lhe faça mais mossa o tetra) têm passado os limites da vergonha, da decência e, até, da tolerância exigida a quem é do Benfica. 

Há resmas de penalties não assinalados a favor de uns e paletes de penalties não marcados contra o Benfica! Há ameaças nos túneis (numa espécie de fetiche de quem joga contra nós)... só divulgadas muitas horas ou dias depois dos jogos acabarem. Há jogadores nossos que deviam ser - no entender desses analistas imparciais - castigados em cada contacto e jogadores deles - também para esses mesmo especialistas que nunca jogaram, apitaram, treinaram ou leram alguma coisa, mas antes veem e escrevem há menos tempo do que cada um de nós sobre futebol - que são duros... porque o jogo é dado a momentos de alguma virilidade.

Estou farto destes pseudointlectuais do futebol, que debitam, a cada semana, um ódio e uma vontade de perseguição ao Benfica!
A inveja, essa razão permanente... escondida na alma lusa... que justifica tanta coisa... Pois, ainda assim - 'e como isso lhes dói...' - o Benfica continua a ganhar! Mas vamos aos 'casos concretos'...

1. ... As ligas 'reais' ou 'da verdade' foram criadas pelos... comentadores?
O jornalismo desportivo 'anti Benfica' descobriu que há ruído a mais no futebol. E descobriu esse crime lesa pátria - por curiosa coincidência - no ano em que o Benfica está perto (mas ainda muito longe, digo eu) do tetra!
Mas será que esta luta pela verdade desportiva só é para ser levada a sério se os seus autores... não forem do Benfica?
Eu poderia passar anos a fio a defender outra classificação que não a real... mas estou impedido do o fazer... por ser do Benfica?
Ou será moralmente admissível a quem incendiou - há tanto tempo - o futebol português (orgulhando-se disso mesmo) vir agora defender a contenção... por ter quem lhe responda com as mesmas armas?

2. ... As notícias de fragilização dos adversários do Porto são da responsabilidade dos... comentadores?
Na semana passada o Porto jogava contra o Chaves. Durante a semana, a notícia foi que o treinador do Chaves estava de saída e que poderia vir a ser substituído por... Jorge Simão!

Esta semana o Porto vai jogar contra o Marítimo.
Pois a notícia que já vimos é que o treinador do Marítimo estará de saída e que poderá vir a ser substituído por... Jorge Simão!
Estranho, não é?
Mas a culpa só pode ser... dos comentadores.

3. ... O Porto apresenta como testemunhas para o caso Brahimi o médico e o treinador adjunto... por causa dos comentadores?
O CD da FPF decidiu aplicar dois jogos de 'castigo' a Brahimi. Ora, o Porto pediu que o castigo fosse anulado indicando como testemunhas... o treinador adjunto e o médico.

Duas personagens do clube conhecidas pelas suas posições equilibradas e por - quer como jogador, quer como médico com lugar no banco desde há anos - serem das pessoas menos conflituosas que o futebol português tem visto.

A punição manteve-se, o que levou o clube deles a desenvolver mais alguns ataques a quem assim decidiu, numa prova de que continua bem vivo - lá para aqueles lados - o princípio de que 'quem não é por mim, é contra mim' (o Dr. Salazar não os larga)!
A culpa - essa - é, por certo, dos... comentadores.

4. ... O Sporting quer que os clubes percam pontos... por causa dos comentadores?
Durante meses enquanto ia à frente, o seu líder repetia as fanfarronices a que nos habituou. 'Olhem bem para nós que não vamos sair do 1.º lugar'... ou 'é importante dar mais luta'... ou 'a medida do meu sucesso? Ser campeão'... ou 'no final do campeonato haveremos de estar a comemorar muitas coisas', foram algumas dessas pérolas, que não devemos deixar cair no esquecimento.

Pois, perdido tudo o que havia para perder, vai de propor que os clubes possam perder pontos por causa da opinião de adeptos.
O ridículo de confundir liberdade de opinião com a vontade de ver o clube dele campeão... tem limites!
Ou será que, também aqui, a culpa é dos... comentadores?

5. ... E o Porto empatou em casa com o Setúbal e com o Feirense... por culpa dos comentadores?
Sabemos, das previsões a cada jornada, que os adversários do Benfica são sempre mais difíceis que os do Porto (ou do Sporting se a luta for com ele).

Antes de cada fim de semana tentam lançar a ideia que o Benfica tem um jogo de dificuldade máxima e que o Porto (ou o Sporting, porque a 'coisa' vai variando) tem a vitória quase garantida!

Ir a Paços de Ferreira é um grande desafio, mas - sabemos agora - tal não se compara com a dificuldade de jogar em casa com o Vitória de Setúbal!
Ou que ir a Alvalade é - sabemos, também agora - bem mais fácil ou pelo menos tão difícil como jogar em casa com o Feirense.
Ora a culpa deste 8 ou 80, desta falência de todas as previsões, está bem de ver, só pode ser... dos comentadores!

6. ... E a designação acintosa, provocadora e falsa da liga 16/17 como Liga Salazar é culpa dos... comentadores?
O recurso à mentira e aos 'chavões' é a arma dos pobres de espírito que perderam tudo, incluindo a razão!
Ou quase tudo, porque a vergonha, essa, nunca perdem!

Já não falo das voltas na tumba que darão muitos dos dirigentes do Estado Novo que ajudaram o Porto ou dos adeptos que, por razões de 'geografia política', eram mais próximos dessas cores!
Ou do que pensariam muitos dos ex-presidentes que poderiam ter tido essas ideias!

Nas pontas esquerda e direita: ex-presidente(esquerda) e presidente(direita) do FC Porto
Nem sequer sou um purista dessa invocação, mas não fico indiferente à desfaçatez, à falta de memória propositada, à falta de cultura manipuladora, ao revanchismo provinciano, à estupidez falaciosa que tenta induzir em erro quem poderá vir a acreditar numa mentira, transformada em verdade, por ser repetida indefinidamente!

Por mim, podem chamar-lhe 'Salazar'... embora ache estranho que a Liga, tão preocupada noutros casos, com a defesa dos interesses dos patrocinadores, não mexa uma palha para os defender.

Ou que a NOS, tão diligente em achar que a participação de dirigentes num programa televisivo poderia prejudicar a imagem do patrocínio, não se incomode com o facto de um clube que compete nessa mesma liga NOS, e que é patrocinado pela empresa, adultere a designação oficial da mesma...
Só não quero que lhe chamem 'Quinhentinhos', ... ou 'Apito Dourado', ... 'Conselhos matrimoniais nas vésperas de um jogo', ... ou 'Fruta', ... ou 'Calor da Noite'!
Antes Salazar (com culpa... dos comentadores)!

7. ... Ganhar em Vila do Conde
Já agora, o importante será ganhar em Vila do Conde onde - se o resultado da Madeira, no dia anterior, for a derrota do clube visitado - vai valer tudo, mesmo tudo!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Anónimo5/5/17 21:15

    o Rui Gomes da Silva disse tudo. Mas o importante é ganhar domingo contra tudo e contra todos. O fcp vai fazer um all in neste jogo. O benfica que se prepare mentalmente e já agora fisicamente. O povoas não fica longe de vila do conde

    ResponderEliminar
  2. Não concordando com RGS em tudo o que nomeadamente na análise de alguns lances è o único que diz o que pensa e sem filtros, só espero que nunca lhe falte a voz para que não sejamos comidos de cebolada.
    Tal como RGS também sou do norte inclusive alguns colegas do sd e grande parte dos meus amigos são portistas e sei de algumas coisas que por lá se passam e consigo compreender o que diz muitas das vezes!
    Sinceramente desejo que um dia volte ao Benfica

    ResponderEliminar
  3. Para o bem do Benfica, não nos devemos colar a este tipo de paineleiros. São incendiários pela sua natureza. Só servem para entretenimento. Hoje por hoje, o silêncio deve perdurar para bem do futebol PT.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala por ti, ok?
      Paineleiro onde? Esta soberba prosa está na A BOLA de hoje. Nem no painel da SICN no Dia seguinte, deixavam RGS falar tanto tempo!!!
      Além disso, tem uma página bem afreguesada no facebook.

      O silêncio não ganha títulos. Não há campeonatos de mudos...que eu saiba!

      Eliminar
    2. Eu disse que estava a falar por ti? Dou a opinião como tu estás a dar e o Shadows sem verdades absolutas do que é melhor para o que quer que seja, que isto ainda não é matemática. Clima de guerra constante a mim não me diz nada. Gosto de ver a bola rolar. Sou muito apaixonado pelo futebol para me perder nestas trivialidades do futebol PT. Mas o povo português gosta é de palhaçadas. Gosta é de bagunçada. Para o ano, espero muito que isto acabe.

      Eliminar
    3. Não me revejo no estilo do Pedro Guerra ou Rui Gomes da Silva mas estes são extremamente necessários. Longe vão os tempos onde os poncios, serroes e outros porcos cagavam no Benfica e os "nossos" comentadores éticos limitavam se a sorrir, a dar de ombros e a fazer piadinhas e anuindo com os ataques.
      enquanto houverem programas deste tipo, temos que ser alguns pitbulls para nos defender senão reverte-se a realidade, por exemplo:

      - No jogo do Moreirense:Luisão entra à bola e acerta no jogador primeiro - "Expulsão por assinalar a jogador do SLB" e a cotovelada ao Semedo aos 5 minutos? E a entrada sem bola, por tras, ao Rafa, aos 13, ambos antes do lance do Luisão?? Se o luisão era expulso o Cauet e def. direito do Moreirense teriam que ser expulsos antes, a jogar contra 9 e com um arbitro pouco leniente, dúvido que o Luisão entrasse daquela forma, enfim....
      ENTRE MUITOS OUTROS CASOS semelhantes como nos jogos com Setubal, Maritimo, Boavista e seriamos campeões em Fevereiro, tranquilamente. Mas o que se ouve são os 300 lances de penalti sobre o mergulhão...

      Sobre tirar pontos por declarações dos comentadores... é tão ridículo, mas tão ridículo... Só se a partir de agora todos esses programas tivessem um comentador por cada clube (pagava-se ao comentador do Tondela com uma sande de courato). Mas aí, haveriam insinuações que outros clubes terceiros pagariam aos comentadores para criticar e perder pontos... Ia ser o circo. Só na cabeça de um lunático.

      Agora, o que seria sério é: se num programa desportivo, ou qualquer programa, se um comentador, que é alguém pago pelo canal emissor, denegrir, insultar, ameaçar ou delatar sem provas o canal teria que ser MULTADO de forma célere e bastante forte. Acabava logo aí essas palhaçadas de dolbeth ou serroes.

      Eliminar
    4. Anónimo6/5/17 01:18

      Paineleiro és tu que gostas de andar a laurear a pevide por blogues lagartos e a paineleirar com eles.
      Volta para o Artista lagarto que eles é que gostam de ti.

      Eliminar
    5. Litmanen, sei que são necessários, mas o Benfica oficialmente não deve nunca associar-se a estas personagens. Vivem de rumores e suposições.

      Eliminar
    6. Anónimo6/5/17 06:16

      "Agora, o que seria sério é: se num programa desportivo, ou qualquer programa, se um comentador, que é alguém pago pelo canal emissor, denegrir, insultar, ameaçar ou delatar sem provas o canal teria que ser MULTADO de forma célere e bastante forte."

      Concordo. A começar nos canais dos próprios clubes heheh

      Eliminar
  4. Águia Preocupada5/5/17 22:18

    Não é pessoa do meu agrado! Tudo o que diz pode ser muito verdade, mas a forma como o diz, não é a que mais aprecio!
    As ideias, teorias ou argumentações, tem que ser expostas com um grau de inteligência que deixe os interlocutores sem resposta, intimidados! E isso é coisa que RGS não sabe fazer. É pena, porque ele sabe muito e poderia ser muito "útil" ao clube. Mas a sua fleuma patética leva-o a cometer erros que em vez de defender o clube, provoca o efeito contrário!
    Quanto ao texto, acho-o bom. Diria mesmo que é do melhor que tem produzido. Realmente, está lá tudo!

    ResponderEliminar
  5. Os comentadores do Benfica existem desde quando? 1994? DOnos da bola na SIC? Vieira está no Benfica desde 2001, a "cartilha" existe desde 2009... fica mais que provado que a culpa do cheiro a trampa que chegou ao futebol por volta de 2013 é dos comentadores do Benfica, do Vieira e da "cartilha".

    :):):)

    ResponderEliminar
  6. Vencer em Vila do Conde, passar pelo Tetra, rumo ao Penta.

    ResponderEliminar
  7. Assino por baixo! SLB!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/5/17 00:23

    RGS só falhou ao referir um patrocínio da NOS quando este não existe, a MEO é que os patrocina. Até porque se a LIGA MEO existisse PC nunca referia Salazar.
    Ainda assim é um brilhante texto, com bons argumentos e todos os temperos permitidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei nisso, mas sabes que o Sporting também fala em liga Salazar...

      Eliminar
    2. http://m.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=98399

      O campeonato é patrocinado pela Nos, rgs não se referia ao patrocínio do porto.

      Eliminar
  9. Devemos apoiar TODOS os que defendem o Sport Lisboa e Benfica! Bem ou mal, são eles que dão a cara pela defesa das nossas cores. Não estamos no espaço público dos media. Eles sim.

    ResponderEliminar
  10. esta Diana pivot da cmtv não vale nada e a mim não me engana é mais uma fingida sem coluna vertebral . além de fiNgir não saber controlar o tempo e de não impor regras ao Octávio ainda lhe lhe faz mais perguntas depois deste ter falado quase 30 min seguidos , quando é ao Calado todos tentam interromper e ainda o avisa muito ofendidinha quando ele tenta alertar para o que se passa e ja não é a primeira vez. depois quando é assunto do Benfica incendeia logo com perguntas para criar discórdia e até sabe refutar o Calado até sendo por vezes agressiva como por exemplo no tema final sobre o Benfica querer penas mais duras para quem critica os árbitros, mas quando é os outros Como o tema do Bruno Carvalho querer a lei da rolha , até passa ao lado não a vejo a ser da mesma forma. depois já enjoa a cartilha criticaram tanto a cartilha do Benfica ficaram tão eacandalizados por a cartilha do Benfica incendiar por chamar delinquentes e criminosos as claques dos super dragões, mas agora o Sr OTávio Lopes falou dessa forma das claques para milhares de espectadores já não é grave , logo ele que tanto se insurgiu por a cartilha usar essas palavras , então onde está a moral e a coerência? cambada de invertebrados e de falsos moralistas hipocritas.desculpem o desabafo mas eu quero que isto se espalhe e se ataque esta forma de estar que é tudo menos inocente.

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho um texto que gostava publicar .. não sou dotado em gramática nem em português, Mas queria que chegasse a todos que são do Benfica e comentadores afectos ao mesmo .. dei lhe o nome de a cartilha , havia possibilidade de vocês meterem esse texto como post??? Ando enjoado de tudo a tentar arrastar o Benfica para a lama que os outros andam emitidos jornalistas hipócritas incluídos.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/5/17 08:08

    Este Homem é que deveria ser o presidente do Benfica. Muito activo a defender os interesses do clube, não permitindo achincalhamentos em praça pública. E sim, ainda me lembro do tempo de Poncio e outros que tais que inquinavam a opinião pública.
    Com o RGS, não teríamos que nos preocupar com o Fontelas, nem teria havido apoio ao FG na FPF. Apoio que existiu e NUNCA entendi.
    Grande Benfiquista!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/5/17 08:51

    Este devia ser Presidente, com RGS não tínhamos chouriços no banco.
    Chouriço no banco, árbitro ladrão, Sálvio a encher pneus, vai ser bonito vai... Domingo até vai ser pra chorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/5/17 18:59

      Vê lá se não começas já hoje a chorar.

      Eliminar
    2. Anónimo7/5/17 03:40

      Como eu previ..hoje estás cá com uns cornos seu cabeçudo. Só acertaste numa coisa..amanhã, domingo, até vais chorar.

      Eliminar
  14. Anónimo6/5/17 09:07

    Li na comunicação social que a queixa dos nada éreas sobre o túnel de Alvalade contra o Benfica incluía som. Não me lembro do mesmo ter sido feito no caso da cuspidela. Será que houve colocação de Microsoft para fazer escuta ao Benfica? Foi tramóia? Foi só no túnel ou fizeram também escuta nas ca. Inês? Era importante clarificar isso sobretudo se os lagartos fazem espionagem aos adversários. Para quem já fez contratos com firmas de detectives privados para espionar a vida de jogadores e , ao que se disse também árbitros, não seria de espantar.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/5/17 12:34

    Off-topic mas como vejo a blogo-esfera Benfiquista toda amorfa.

    Então o Braga perde ontem com aquele duplo amarelo ridiculo nem com 30 minutos de jogo, inclinando o campo a favor do Moreirense que vai jogar o último jogo do Campeonato contra o FCP, que jeitasso não é!?

    Mas ao mesmo tempo dirã vós e eu o Maritimo se ganha-se hoje ao FCP ficava a 3 do Braga que está em quinto que dá cesso directo a 2ª fase da liga Europa sem play-off ao contrário do 5 e sexto lugar, até um empate reduziria a diferença para três do Braga.

    Mas isto ainda fica mais interessante quando o Rio Ave apenas se encontra a 2 pontos do Maritimo portanto, o mesmo não se pode dar ao luxo de perder com o FCP com o Rio Ave que está ali a perna e que o pode ultrapassar nesta ou na próxima jornada.

    Agora questiono eu porque é que ninguém fala nisto na comunicação social!?

    Vender o negocio futebol pelos bons motivos não lhes dá audiencias!?

    Só lhes interessa a escoria de falar de arbitragem e colocar idoneidade de tudo e todos, isto porque o Benfica vai a frente, ao contrário andavam calados que nem ratos!

    Tenho mts saudades quando as últimas 3 jornadas eram realizadas ao mesmo tempo dando as partidas e ao negocio futebol/ adepto uma motivação extra, mas eles não querem saber do espectáculo, apenas querem enriquecer a nossa conta adeptos de futebol.

    Querem ter a possibilidade de fazer todas e quais queres artimanhas para se poder decidir quem desce quem sobe, quem vai as competições Europeias e por fim o Campeão Nacional!

    A olivedesportos, a SPORT TV e todos outros que mais só vieram estragar o futebol, não sejám parvos, mais vale ser Inácio e termos o futebol a sério de volta!!

    Sejam adeptos a sério e tomem atitudes a sério que mexa no bolso de quem vive a vossa conta!

    Uma atitude de cada adepto não tendo SPORT TV, não assistindo a programas que não falam do jogo em si mas apenas daquilo que o estraga, é uma medida em prol do desporto que todos adoram mediante a sua cor clubistica!!

    Ass: Maluko Ká do Sitio

    ResponderEliminar
  16. Ah, grande RGS! Os comentadores do Benfica têm de responder na mesma moeda que os inimigos utilizam para nos atacarem. Os dirigentes não responderem a tudo o que se diz, não se expondo, reservando-se para momentos certos da época e quando tiver mesmo que ser, é uma coisa. A liberdade dos comentadores é outra.
    Só falta uma coisa no artigo: uma foto (e são tão bastas) com dirigentes do sperding lado a lado com altas personalidades salazaristas-marcelistas. É que dá nojo ouvi-los (frutas e sperdings) insistir que o Benfica era o clube do regime. Fazem-no para ver se cola, mas eles é que o foram, efetivamente. É como a história do Calabote.

    ResponderEliminar
  17. Pois diz shadows.. mas o interesse do vieira foi em arrumar com ele da direcao.. e dos poucos q andava no benfica para servir o benfica e nao para se servir dele.. nao tem medo de dizer aquilo q pensa!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking