O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de março de 2017

Quem afinal escolhe o árbitro do SLB-FCP?

. 23 comentários

Parece que Soares Dias, mesmo depois de se disponibilizar para apitar o clássico, é afastado sob o pretexto de uma regra inventada por Fontelas Gomes e que não consta na lei, para ser depois o escolhido para o Derby.

Jorge Sousa parece resistir a ser utilizado sob o pretexto de uma "lesão" de última hora, que num dia é impeditiva noutro recuperável.

Quem sobra? Xistra? Fábio Veríssimo? 

O que parece claro é que Fontelas Gomes está a ceder às pressões para colocar um árbitro não alinhado com a direcção da APAF que está em rota de colisão com o próprio Fontelas Gomes.

De facto, com a fragilidade do responsável do Conselho de Arbitragem e com as cedências de Fontelas Gomes a Paulo Costa, indicado pelo FC Porto, são várias as clivagens com alguns árbitros no activo.

Por outro lado, Tiago Craveiro parece também estar muito próximo de Fontelas Gomes nos últimos tempos.

O que concluo? Este Conselho de Arbitragem não apresenta condições de independência suficientes para garantir uma escolha isenta para o Clássico e para a fase final deste campeonato. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Sobra o Luís apito dourado Ferreira, o xistrema ou o Fábio Verdíssimo.

    ResponderEliminar
  2. Olhando para as contas do porto, é fácil perceber que estão desesperados por ganhar este campeonato. Bem sei que o 2º lugar também dá acesso directo, mas a valorização de jogadores é diferente e o porto tem de fazer um mercado de verão muito forte. Se o porto não fizer vendas consideráveis e conseguir manter o nivel orçamental na próxima época tem, OBRIGATORIAMENTE, de ser investigada a proveniência dos fundos que "patrocinam" a época 2017/2018. É que há muita gente com muito dinheiro para lavar, e os lá de cima já venderam a alma ao diabo há muito tempo, e não olham a meios para atingir os fins.

    Craveiro é o veiculo de influência, e essa maior proximidade, que afirmas com toda a razão, é a jogada final.

    ResponderEliminar
  3. Tavam ha espera de que? Ao tempo q ja ando a dizer q iamos ser comidos de cebolada e è o q vai acontecer.. a posicao q o benfica tomou agora ja devia ter sido tomada ha muito tempo, agora q so temos um ponto de vantagem e q anda tudo preocupado.. o corrupto do norte tem a arbitragem bem controlada e nòs vamos ter q jogar e correr o dobro deles para ganhar e mesmo assim nao vai ser facil.. e secalhar sem fejsa, jimenez tbm nao joga lindelof e uma incognita,eliseu tbm esta em duvida e pra alem do mono do salvio q nem sequer pra fazer numero em campo serve.. ja nao bastava estas duvidas todas e ainda vamos jogar contra 14!

    ResponderEliminar
  4. No sábado somos goleados! Grimaldo sem ritmo, Sálvio a fazer número árbitro encomendado... tá bonito tá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois temos "adeptos" (???) idiotas como tu! Tá bonito tá!

      Eliminar
  5. Eu faço uma leitura bem distinta desta, e facilmente concluimos que neste momento em Portugal, só há dois árbitros de nível superior para apitar clássicos e derbys, o ASD e o Jorge Sousa!

    Há três anos atras, lembram-se das soluções que havia? Proença e Olegário, ambos árbitros elite da UEFA, Marco Ferreira (que apitou alguns derbys), mas foi despromovido, e ainda com muita experiencia e também Internacionais Duarte Gomes e João Ferreira e os já referidos ASD e o Sousa. Há três anos atras, havia cerca de 7 arbitros com capacidade para apitar derbys e clássicos, hoje, as escolhas quase se resumem a dois, e a culpa é do Fontelas?

    E eu pergunto, de quem é a responsabilidade pela escassa qualidade de arbitros em Portugal?

    Quem foi o responsavel por este adormecimento, ou quem não soube fazer atempadamente essa renovação da arbitragem?

    Quem promoveu à pressão 4 jovens Internacionais, isto quando todos esses jovens ainda nem tinham apitado partidas na I Liga?

    Essas promoções obdeceram não a um critério de competencia, mas sim ao factor idade, como também questões académicas. Hoje nos escalões secundários haverá com certeza árbitros mais experientes, mais capazes, contudo, foram bloqueados pelo factor idade, entre outras questões!

    Entre esses 4 jovens Internacionais (Veríssimo, Tiago Martins, Pinheiro, e Godinho), apenas dois revelam qualidade, todavia, ainda terão de crescer e maturar. O Tiago Martins, semana sim, semana não, está sempre na berlinda, terá o Tiago valencias e competencias para ser arbitro Internacional? Não me parece, é francamente mau, e veremos a sua classificação, no final desta temporada!

    Concluo, que responsabilidade terá o Fontelas, depois de herdar este penoso quadro de árbitros, isto quando nem há um ano exerce funções? O Vítor Pereira sairá ilibado por este lastimoso estado da arbitragem?

    José Ferreira Nunes (Coimbra)

    ResponderEliminar
  6. "Pelo que se ouve dizer, se têm sido marcados os 485 penálties que reclama só nesta temporada, por esta altura, o Porto liderava o campeonato nacional e seria favorito a vencer a Champions. Mas como penálties por marcar há para todos os gostos e todas as repetições televisivas, talvez valha a pena fazer outro exercício: olhar para os penálties efectivamente marcados.
    Os números, de facto, impressionam.
    Nos últimos quatro anos, o Sporting teve 36 penálties a favor; o Porto 32 e o Benfica 26. Será que este indicador nos diz alguma coisa? Se pensarmos que o Benfica foi a equipa que mais venceu e também a mais atacante nos últimos anos (288 golos marcados contra 256 do Porto e 249 do Sporting), é estranho que esta dinâmica atacante resulte num número inferior de grandes penalidades.
    Tão relevante como o número de penálties é, como é sabido, o momento em que são assinalados. E aqui, de novo, uma série longa causa estranheza: dos 36 penálties de que o Sporting beneficiou, 14 foram assinalados com o jogo empatado; no caso do Porto, o rácio é ainda mais favorável, 17 em 32 (isto é, mais de metade); já o Benfica, em 26 penalidades, apenas seis foram marcadas com o marcador empatado.
    Projectemos agora o exercício à actual temporada. Enquanto o Porto teve seis penálties a favor, cinco deles foram assinalados com o resultado empatado; já o Benfica beneficiou de quatro penálties, mas apenas um com o jogo empatado. É estaticamente curioso que a equipa que mais atacou nos últimos anos seja aquela que tem menos penálties, e ainda mais curioso que estes sejam menos decisivos para a marcha do marcador.
    Querem mesmo continuar a falar de penálties?"

    Pedro Adão e Silva, in record

    BS: Está tudo dito, as estatísticas não enganam, a maior parte dos junta letras e pés de microfone é que as ignoram propositadamente, á cas para dizer, na mouche.

    ResponderEliminar
  7. concordo em absoluto
    A pergunta é exactamente essa

    e eu vou dar a resposta

    a resposta é: SÃO OS CORRUPTOS

    tal como fez na primeira volta onde
    tambem escolheu o apitador

    QUE NINGUÉM TENHA DÚVIDAS
    ELES TUDO FARÃO PARA GANHAR O JOGO
    E QUANDO DIGO TUDO, É MESMO TUDO
    VALERÁ TUDO

    E POR ISSO FONTELAS SÓ TEM DOIS CAMINHOS
    -OU SAI PELO SEU PÉ,
    -OU VAI À PJ FALAR COM ELES

    COMO ESTÁ É QUE NÃO PODE CONTINUAR

    COM VERDADE DESPORTIVA JÁ ESTAVAM ARRUMADOS
    NESTE CAMPEONATO

    E ATENÇÃO QUE ISTO ESTÁ TUDO COMBINADO
    UM PRÓS CORRUPTOS
    OUTRO PARA OS CALIMEROS, POIS SÓ ASSIM
    É QUE UM BARDAMERDAS PODE GARANTIR PELO MENOS
    DOIS CAMPEONATOS

    QUE GARANTIAS TEM ELE PARA CAGAR
    ESSAS POSTAS DE PESCADA

    FONTELAS+PORTOENÇA+JUSTICEIRO
    ESTÃO A MAIS NA BOLA PORTUGUESA

    ResponderEliminar
  8. estamos todos preocupados com o árbitro principal, mas estamos a esquecer os auxiliares...se meterem aquele auxiliar que nos tramou com o Boavista...já fomos

    ResponderEliminar
  9. Mono do Salvio?
    Vai brincar com a tua pilinha, pá!

    ResponderEliminar
  10. O BENFICA
    SEMPRE O BENFICA
    NA ALTA RODA DO FUTEBOL

    ""Capello deixa aviso a Benfica, Barcelona e Real Madrid
    12:06 - 30-03-2017
    A- A A+

    Por ser um ‘outsider’, o Salzburgo é, para Fabio Capello, a equipa mais perigosa nas meias-finais da UEFA Youth League,

    a Liga dos Campeões dos juniores.

    «O Salzburgo pode parecer um pouco deslocado
    ao lado de Real Madrid, Barcelona e Benfica,
    mas não deve ser subestimado pelos adversários.

    Assumindo que gostaria de treinar uma equipa a Youth League,
    Capello não perdeu a oportunidade
    para deixar um conselho aos mais novos:

    - Se julgam que é possível evoluir sem fazer sacrifícios vão pelo caminho errado, mesmo que sejam muito talentosos. É preciso sofrer para chegarmos onde queremos.

    As meias-finais estão marcadas para 21 de abril.
    Arrancam às 13 horas com o Barcelona-Salzburgo,
    fecham às 17 com o Real Madrid-Benfica.""

    JÁ FORAM A MAIS FINAIS
    MEIAS FINAIS
    E QUARTOS DE FINAL

    OS JOVENS DO BENFICA
    EM POUQUINHOS ANOS
    DO QUE OS SENIORES DA MAIOR IMPOTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL
    EM MAIS DE CEM ANOS

    SÃO FACTOS

    ResponderEliminar
  11. Tiago MArtins. Hugo Miguel depois do que ele fez no Porto Sporting era descaramento a mais.

    ResponderEliminar
  12. PARA MEDITAR BEM
    ISTO É COMO O ALGODÃO
    NÃO ENGANA

    "Pelo que se ouve dizer,
    se têm sido marcados os 485 penálties
    que reclama só nesta temporada,
    por esta altura,
    o Porto liderava o campeonato nacional
    e seria favorito a vencer a Champions.
    Mas como penálties por marcar
    há para todos os gostos
    e todas as repetições televisivas,
    talvez valha a pena fazer outro exercício:

    olhar para os penáltis efectivamente marcados.

    Os números, de facto, impressionam.

    Nos últimos quatro anos,
    o Sporting
    teve 36 penálties a favor;
    o Porto 32
    e o Benfica 26.

    Será que este indicador
    nos diz alguma coisa?
    Se pensarmos que o Benfica foi
    a equipa que mais venceu
    e também a mais atacante
    nos últimos anos
    (288 golos marcados contra 256 do Porto e 249 do Sporting),
    é estranho que esta dinâmica atacante
    resulte num número inferior
    de grandes penalidades.

    Tão relevante como o número de penálties é,
    como é sabido,
    o momento em que são assinalados.
    E aqui, de novo,
    uma série longa
    causa estranheza:

    dos 36 penáltis de que o Sporting beneficiou,
    14 foram assinalados com o jogo empatado;

    no caso do Porto, o rácio é ainda mais favorável,
    17 em 32 (isto é, mais de metade);

    já o Benfica, em 26 penalidades,
    apenas seis foram marcadas
    com o marcador empatado.

    Projectemos agora o exercício à actual temporada.

    Enquanto o Porto
    teve seis penáltis a favor,
    cinco deles foram assinalados
    com o resultado empatado;

    já o Benfica beneficiou de quatro penálties,
    mas apenas um com o jogo empatado.

    É estatisticamente curioso
    que a equipa que mais atacou
    nos últimos anos

    seja aquela que tem menos penáltis,

    e ainda mais curioso
    que estes
    sejam menos decisivos
    para a marcha do marcador.

    Querem mesmo continuar a falar de penáltis?"

    Pedro Adão e Silva, in record

    BS: Está tudo dito,

    as estatísticas não enganam,

    a maior parte dos junta letras
    e pés de microfone
    é que as ignoram propositadamente,

    é caso para dizer, na mouche.""

    ResponderEliminar
  13. lol só hoje é que descobri esta pérola:
    http://hugogil.pt/bernardino-mente-em-direto-na-tvi24/

    Ora depois de tudo o que foi publico em termos de pressão, coação, ameaças a arbitros por parte da escumalha corrupta do Porto, fica por saber o que não foi tornado publico, este paspalho vem dizer com todo os desplante do mundo que um arbitro ameaçado e carro riscado em dia de jogo do Porto, foram benfiquistas!

    lol

    Um gajo tem que se rir, é que não pode fazer outra coisa, é tudo culpa do benfica, os assobios e lenços brancos eram benfiquistas convidados das empresas parceiras, as pinturas rupestres no coração do corrupção foram benfiquistas, afinal foram benfiquistas que estavam a frente com 7 pontos de vantagem que foram á Maia ameaçar os arbitros, foram os benfiquistas os culpados por cantigos anti benfica de uma claque da seleção, é tudo culpa do Benfica!

    OS corruptos estão a ter um esgotamento nervoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó TADEU,
      No Benfica também há Pedro Guerra a fazer-se passar por Fernando Santos...e vice-versa.
      ....e tu sabes do que estou a falar...

      Eliminar
    2. O guerra não mentiu no nome. Ele chama-se Pedro Fernando Santos Guerra. E as chamadas que ele fez foi para a BTV e não para canais ou meios supostamente isentos. Pode não ter assumido quem era de facto, mas não mentiu totalmente, nem ligou para lado nenhum para além da Benfica Tv.

      Eliminar
  14. COPIADO
    ""Bacelar Gouveia denuncia "métodos pidescos" de dirigentes brunistas

    Ricardo Leão, em 30.03.17

    O ex-presidente do Conselho fiscal e Disciplinar do Sporting, Jorge Bacelar Gouveia,
    não poupa quem rodeia Azevedo de Carvalho
    na entrevista que deu ao Diário de Notícias.
    Ora vejamos:

    " Essa "ligação estreita" (Nota nossa, a André Ventura, paineleiro afecto ao clube de Carnide),
    como diz, foi objecto de intervenções que não me agradaram porque, a partir de certa altura,
    ia recebendo comentários e inquirições
    de dirigentes intermédios do Sporting
    questionando o grau de proximidade que tinha com esse comentador, ao que eu respondia sempre
    com a verdade das coisas,
    mas sentia que essas perguntas tinham,
    na sua essência, uma suspeita inadmissível quanto à minha lealdade e ao meu sportinguismo.
    E, a partir desse momento, comecei a encarar
    a minha continuidade no CFD de outra maneira. (...)

    (...) Isso começou a partir de Setembro, Outubro, em que várias pessoas, num ambiente "pidesco"
    desagradável, me questionaram...(...)

    (...) Estou a falar de dirigentes intermédios, que me perguntavam, em tom "pidesco",
    o que é que eu tinha com esse comentador.
    Até logo me recordei, a esse propósito,
    que o presidente da Assembleia Geral
    é amigo de Luís Filipe Vieira.
    Costuma jantar ou almoçar com ele... bem,
    talvez agora já não possa...
    Aqui tem de haver bom senso e o mínimo de respeito.
    Uma coisa são as nossas relações académicas,
    profissionais e privadas,
    outra coisa são as nossas relações institucionais e de lealdade.
    Portanto, a partir do momento em que essas pessoas,
    agindo por conta própria ou não...(...)

    (...) Esse ambiente foi muito desagradável
    e eu não podia tolerar isso.
    Não podia continuar com a minha lealdade sob suspeita.(...)

    Mas disse mais à pergunta do jornalista do DN "Houve mais episódios de desconforto?"

    ResponderEliminar

  15. Houve sim.
    O primeiro foi logo ao princípio quando o Dr. Bruno de Carvalho desejou apresentar aos sócios as contas consolidadas do clube.
    E ele pediu aos membros do CFD
    um termo de confidencialidade
    para terem acesso às contas da SAD
    no âmbito da reestruturação financeira.
    Houve alguns membros do CFD que não assinaram
    e eu achava que não tinha de assinar porque,
    tendo sido eleito,
    a minha legitimidade democrática directa
    dispensaria qualquer tipo de assinatura.
    E eu estou à vontade nestes procedimentos
    porque já fiscalizei segredos bem mais importantes
    - quando fui eleito pela Assembleia da República
    presidente do Conselho de Fiscalização
    do Sistema de Informação
    da República Portuguesa
    - e nunca assinei qualquer documento de confidencialidade para ter acesso a segredos de Estado.
    Não era no Sporting que ia assinar...

    Então, não assinou?

    Acabei por assinar
    porque considerei que se não o fizesse
    iria gerar uma perturbação muito grande
    e estávamos no início do mandato.
    Por uma questão de paz interna,
    pensei que devia assinar e assinei.
    Já mais tarde, outro episódio que não correu muito bem
    foi uma tentativa
    - felizmente frustrada - de fazer uma alteração
    estatutária (e da qual o CFD só teve conhecimento pela leitura das atas)
    que tinha como uma das medidas
    o absurdo de retirar o poder disciplinar
    ao Conselho Fiscal e transferi-lo
    para o Conselho Directivo.
    Isso, além de ilegal e inconstitucional,
    seria gravíssimo porque violaria a separação de poderes.
    A entidade que administra um clube
    não pode ser a entidade que pune os seus associados.
    Se essa medida tivesse ido para a frente,
    o Conselho Fiscal teria ficado sem o poder disciplinar.
    E, na altura, houve mesmo alguns membros do CFD
    que puseram em cima da mesa
    a sua demissão imediata.
    Ainda bem que foi algo que se resolveu rapidamente
    e tornou-se uma medida esquecida e espero que esquecida se mantenha para sempre.

    E como geriu essa situação com Bruno de Carvalho, já que não houve uma comunicação entre órgãos?

    O CFD e eu próprio ficámos preocupados
    porque nos disseram que o CD tinha aprovado essa proposta de alteração estatutária.
    Foi assim que soubemos e a partir desse momento
    pedimos acesso às atas para saber o que lá estava
    porque ninguém me tinha dito nada.
    E ficámos muito espantados com essa alteração estatutária a ser proposta em Assembleia Geral
    e na qual o Conselho Fiscal deixaria de ser "Disciplinar"."

    Mais palavras para quê?""

    ResponderEliminar
  16. Mesmo assim, já lá vão os tempos do Martins dos Santos, Coroado e outros pilantras. Se bem que o Hugo Miguel e sd Jorge Sousa fazem lembrar esses mesmos tempos já idos, e que deixam saudades a muita gente que teve que habituar-se a lutar em campo, já sem essa mãozinha.. Negra. Benfica tem de provar que merece ser campeão, mesmo apesar dos assaltos e roubos de que tem sido alvo sistematicamente ao longo da época. Pelo menos 5 pontos habilmente suprimidos. Mesmo assim, vamos ganhar!.. com mais ou menos dificuldade.

    ResponderEliminar
  17. Acertei! Xistra.

    ResponderEliminar
  18. Oh shadows, e o Benfica? Vai apresentar futebol em condições e atitude de grande clube campeão ou vai voltar a presentear a malta​ com a fraldinha borrada e medo do corrupto e com as habituais desculpas de arbitragem para mascarar a incompetencia? Para mim, o importante é isto...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking