O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Vitória não esconde as lacunas de Rui Vitória e da equipa.

. 52 comentários


Foi um bom resultado frente a uns alemães que foram traídos pela sua sobranceria e por mais uma exibição soberba de Ederson. Muito inteligente na defesa do penalty.

Quem tem Ederson na baliza e tem um homem de área como Mitroglou tem muitas possibilidades de ser feliz. As dificuldades estão no espaço entre os 2 craques.

Rui Vitória repetiu um erro que não custou o jogo logo na primeira metade por felicidade e qualidade de Ederson: ir com um meio campo apenas com Fejsa e Pizzi. Quantas vezes já não se concluiu que frente a equipas fortes na Champions não podemos jogar com um miolo tão fraco? É que apenas Fejsa sabe defender mas não pode estar em todo o lado. Resta Pizzi que é uma nulidade a defender por não ter poder de choque, teve perdas de bola que não comprometeram por grande felicidade nossa e mesmo a atacar é facilmente anulado como aconteceu. Um jogador banal que nestes jogos é facilmente metido no bolso.

No restante 11, a inclusão de Salvio tem virtudes como o seu poder de choque frente a uma marcação mais apertada mas deixa Semedo sozinho pois não defende e a este nível temos que ter alguém mais disponível fisicamente como esteve Carrillo no lado esquerdo, claramente a apoiar Eliseu mas do lado errado do campo pois joga do lado direito.

Rafa continua a ser um flop, não justificando minimamente o valor pago por si. Preferia ter visto outro jogador a entrar em vez de Rafa.

A segunda parte trouxe mais equilíbrio embora as oportunidades para o Dortmund tenham acontecido até ao final do jogo.

Rui Vitória entregou o domínio de jogo no Estádio da Luz e isso não me agradou. A equipa pode fazer mais. Será que RV também pode?

Uma nota para Luisão que merece os parabéns não tanto pela exibição mas pela marca de 500 jogos pelo Benfica. 

Uma nota também para Mitroglou: não é fácil para um jogador ser o ponta de lança mais produtivo do plantel, marcar golos a todas as equipas não importa a sua valia, e ainda assim ser sempre o sacrificado nas substituições. A sua atitude perante as substituições é de elogiar. Um pouco mais de coragem não lhe fica mal, caro Rui Vitória.

Na segunda mão o Benfica tem que corrigir o que não funcionou neste jogo para conseguir eliminar os alemães e seguir em frente. 

Terá coragem de jogar só com Mitroglou na frente e com um meio campo mais combativo ou cederá às vacas sagradas?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

52 comentários

  1. "o caso rafa".
    Não é nenhum título de Livro policial mas sim um case study do nosso futebol. Rafa tem sido uma nulidade quase total. Alguém me explica o q está a acontecer com rafa? Aparentemente a culpa era Sá posição em que jogava já q no apoio ao ponta de lança dentro de área não parece ser adequado sobretudo em situações de ataque continuado em q tem toda a defesa pela frente dentro de área acrescendo que rafa não é um finalizador. Acaba por por atropelar o Jonas.
    Mas ontem, em que o Benfica joga recuado e há espaço para correr. Ontem em que também jogou do lado direito. Por que é que não fez nadica de nada?
    É só crise de confiança e falta de auto motivação?
    Ou será que não é jogador para equipas grandes? Já na selecção nas raras ocasiões em q joga também rende muito pouco....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de facto dá que pensar, gosto muito do rafa mas ontem era jogo para ele, e não provocou um único desiquilíbrio

      Eliminar
  2. O Benfica contra equipes grandes e sobretudo na liga de campeões tem de adoptar um esquema de jogo diferente. Arrisco a propor o 3 5 2 como joa o chelsea e a juventus.
    Claro que esquema só não chega. É preciso treinar a dinâmica e escolheros jogadores adequados.
    Para estes jogos muito intensos , com muita pressão e jogados a ritmo elevado o pizzi, o Carrilho, o Jonas e o rafa não parecem ter o perfil e temperamento futebolístico adequado. O Benfica tem de ter meio campo mais povoado capaz de fazer pressão alta e ter posse de bola quando pressionado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o que queres dizer é que o BENFICA contra equipes grandes, tem que jogar muito bem e, perder.

      Eliminar
    2. 3 dos jogadores do plantel que melhor decidem não devem jogar nos jogos grandes? se calhar tira-se o Ziv e o Nelson tambem...

      Feirense

      Eliminar
  3. Mais a frio a exibição do Benfica resume-se a Pizzi e Fesja não há com esconder, Fesja já toda a gente conhece as limitações de construção dele, Pizzi ouve pormenores.

    Equipas que fazem pressão alta tem um problema, se a pressão alta é batida, aquilo é buracos por todo o lado, e nos primeiros minutos viu-se isso, o Benfica bateu a pressão alta e teve lances perigosos de igualdade numerica no ataque.

    O problema é que o Pizzi perde uma bola que ia dando golo, o problema é que o Pizzi passado uns minutos perde outra bola, queimado até entrou a matar para a tentar recuperar mas mesmo assim não consegue e ia dando outra vez golo... e o Pizzi acabou ali, morreu, ficou todo borrado. A função dele é acima de tudo criar linhas de passe, é pendular no meio campo em posição de receber a bola e ele a partir daquela segunda perca de bola, fez o contrario, andou a pendular a fugir da bola... não foi só ele, raras foram as vezes que um jogador do Benfica tinha a bola e alguem ia ajudar a dar-lhe uma linha de passe, mas principalmente ele.

    Ora contra uma equipa que joga em pressão alta, não haver linhas de passe é a morte do artista. E não há, disso ninguem tenha duvidas, não há melhor equipa a fazer pressão alta que o Borussia.

    Sim o Pizzi não tem poder de choque nem recuperação de bola para jogar a 8, mas ontem o problema foi acima de tudo psicologico, ficou borrado, ele aos 88 ou 89 minutos tenta consciente ou inconscientemente dar um pontape num jogador do Borussia a 1 metro do arbitro, para levar o amarelo e ficar de fora na segunda mão, tal era o estado emocional dele.


    Segunda mão é obvio o que tem que ser feito, 3 medios centrais e extremos a jogar por dentro em vez de encostados a linha como é habito, a prioridade tem que ser EM TODOS OS MOMENTOS haver linha de passe, o Benfica de Rui Vitoria é um Benfica de futebol directo, que não dá prioridade há posse de bola, mas na segunda mão vai ter que mudar a cassete.


    Tirando os iludidos toda a gente sabe que para uma equipa do Benfica passar nesta fase da champions é preciso a sorte do lado dela, já teve, montanhas, agora na segunda mão vai ser preciso competencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter Jonas vai ajudar. Ter Zivkovic vai ajudar. O Dortmund joga quase como as equipas de Guardiola, muita bola, muita posse, muita gente a atacar e pressão alta. Não esquecer que esta equipa ganhou 2 jogos contra FC Porto e Sporting CP no último ano. Com Zivkovic e Jonas vamos ter um pouco mais de bola e soluções no banco para a segunda parte. Eu jogava com a mesma táctica, Jonas fará diferença e segurará muito mais a bola. Meter só Jimenez na frente ou Mitro, não é solução.

      Eliminar
    2. Eu jogava com Jonas e Jimenez e sacrificava um ala para meter o medio, o Jimenez é rapaz para andar a fechar uma ala defensivamente e ainda ir tentar molhar o bico na area, alias ele naturalmente já gosta de descair para as alas. Mas ainda falta muito tempo.

      Eliminar
    3. Não gosto da dupla Jonas-Jimenez. Provavelmente jogaria com:

      Ederson, Nelson, Luisão, Lindelof, Eliseu, Fejsa, Pizzi, Zivkovic, Salvio, Jonas e Mitroglu. Em ultimo recurso metia o Pizzi na esquerda e o Filipe Augusto no meio.

      Eliminar
  4. Errar todos erramos algumas vezes; repetir alguns erros também é algo relativamente comum, toda a gente já o fez; agora insistir no mesmo tipo de erros constantemente revela ou alguma casmurrice, ou talvez algum receio de mudar, ou ainda excesso de confiança numa estratégia que não tem resultado.

    Muito sinceramente parece-me que o estatuto de treinador principal do Sport Lisboa e Benfica exige excelência, e nos jogos mais "a doer" ainda não vimos essa excelência. E não nos esqueçamos que esta equipa técnica já leva mais de um ano e meio de trabalho.

    ResponderEliminar
  5. É evidente que o Benfica tem lacunas como aliás qualquer outra equipa. O velho problema do meio-campo subsiste de há vários anos a esta parte (RV 'apenas' o não solucionou) e deve-se fundamentalmente às características dos outros médios incluindo os ala.
    Isso ficou bem patente na 2.ª parte com a entrada de um médio com mais capacidade de choque.
    Todos fizeram o que souberam (e os deixaram fazer) pelo que discordo da 'crucificação' pública de alguns elementos. Oh, Shadows, então o Luisão não fez boa exibição?
    O Borussia globalmente é mais equipa, ponto final.
    Mas é preciso notar que a este nível os 'rodriguinhos' são dispensáveis porque podem gerar (como geraram), oportunidades aos adversários que pressionam de imediato, e os árbitros nos jogos internacionais de um modo geral não assinalam faltas que por cá são marcadas por sistema.
    Posto isto, nesta altura da prova em condições normais, as equipas de topo nacionais incluindo o Benfica têm muitas dificuldades competitivas contra este tipo de equipas.
    Mas, estando a falar de futebol, tudo é possível.
    Não foi assim que o Benfica venceu 2 Taças dos Campeões contra adversários de outra galáxia?
    Manuel Guerreiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A análise mais certeira.
      Incluindo as dos bloggers.
      CP

      Eliminar
  6. Vitória do Benfica a uma das melhores equipas do panorama europeu e que neste momento joga tudo na Champions, qual será o conteúdo da publicação do Shadows? Mais críticas à equipa.

    Realce para as críticas a Salvio, que foi só o melhor jogador do Benfica em campo e para o não admitir que Luisão fez um jogo monstruoso, contra jogadores muito rápidos e fenomenais tecnicamente.

    A questão do Pizzi é o normal. Esquecem-se que estava a jogar contra uma equipa de topo, e que o Benfica começou o jogo com 5 jogadores de apetências atacantes. Pizzi não pode estar em todo o lado. Pizzi e Salvio foram só os jogadores que mais correram em todo o jogo.

    ResponderEliminar
  7. shad, não entendes ou não queres.
    Não sabes ler o jogo, não entendes e já é dificil explicar que estas muito enganado!
    1- O borussia D., não é uma equipa qualquer, onde apostam tudo na champions
    2- Lá não podem jogar como jogaram cá
    3- Com jonas o benfica segura melhor o jogo, aguarda a chegada dos médios
    4- Nem mitro nem rafa, seguraram a bola, para a entrada de quem quer que seja
    4- Pizzi estava sozinho
    5-Ontem com outro treinador tinhas jogado com samaris fesja e felipe augusto a meio campo e jardel e almeida na defesa, levavas 4 baratas e eras o mrlhor do mundi!!!

    Estamos lá, resto são visões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levavas 4 batatas?
      Essa contrafactual é realmente muito bom. E um contrafactual para ser decente tem que se basear em factos reais e não em ilusões.
      Da proxima tenta nao fazer contrafactual ou então aprende a fazer!

      Eliminar
    2. Isso do contrafactual é algo que se coma?
      Se tivesses escrito hipoteses especulativas, era bem mais inteligivel,e escusavas de armar-te em intelectual de latrina !
      E a propósito, o anonimo sabe ler futebol...e tu?

      Eliminar
  8. Resultado brutal frente a uns alemães que dominaram o jogo todo a seu bel-prazer e que, numa noite um pouco mais inspirada, poderiam ter massacrado o Benfica em termos de placard. Só de cabeça, um penalty falhado e duas ocasiões de baliza aberto (todas por Aubameyang). A exibição de Ederson é soberba e acredito que no fim da época venha a render muito dinheiro aos do costume, menos ao Benfica (e acredito que custará muito mais do que os 15M fetiche que os adeptos todos têm na cabeça, provando que Oblak foi um crime lesa-património desportivo, uma delapidação aos activos do clube).

    Shadows, no texto dizes tudo do que foi o jogo e começas também a destapar o alerta que eu venho fazendo há ano e meio: RV é um treinador fraquíssimo e isso reflecte-se em campo, com um Benfica sem qualquer qualidade no jogo jogado e nas ideias, baqueando face a qualquer equipa com valia média.

    Na segunda mão o Benfica não vai conseguir corrigir o que não funcionou neste jogo porque, sobretudo, não tem treinador. Como tal, o anormal será o Benfica passar a eliminatória.

    Estou também em crer, face ao que a realidade nos tem vindo a demonstrar que este fim de semana cairemos para segundo lugar. Não seja Bruno de Carvalho a vir cometer os mesmos erros do ano passado e o Benfica está condenado a não ganhar. E a culpa não vai ser dos adeptos que, coitados, continuam a comer qualquer coisa que se lhes meta no prato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem treinador fazemos o que o teu melhor do mundo e arredores nao conseguiu. Devem ser as bruxas...

      Eliminar
    2. "começas também a destapar o alerta que eu venho fazendo há ano e meio: RV é um treinador fraquíssimo"

      Ganhou campeonato, Taça da liga, chegou aos quartos da champions no primeiro ano, este ano ganhou a primeira mão dos oitavos, vai à frente do campeonato e supertaça, até agora apenas perdeu as meias da taça da liga, tudo isto com metade da equipa no estaleiro, vai à Russia sem defesas centrais, perde Jonas para mais de metade dos jogos importantes (Bayern em casa and so on) vai ao Dragão sem Grimaldo e Fejsa, e é FRAQUISSÍMO o PROFESSOR DE GINASTICA.

      O SCP jogou um futebol fantástico contra este Dortmund, ficou quanto?

      Eliminar
  9. Quando criticas Luisão que foi só, simplesmente, o patrão da nossa defesa, diz tudo....
    Ou seja para ti, ontem, tiravas Salvio porque não defende... tiravas o segundo ponta de lança, neste caso Rafa, para reforçar o meio campo e acabavas o jogo a levar 4 como levou o Barcelona... LOL! impressionante como nunca estão satisfeitos... Enfim... só me resta a dizer: só espero que em Dortmund o RV monte a equipa à maneira dele, que o Benfica não jogue nada, mas que passe..... CARREGA S.L.Benfica!!!!

    ResponderEliminar
  10. Suponho que uma outra equipa técnica com outra filosofia (metodologia de treino?) conseguisse melhorar em mais de 50% o jogo da equipa, mas é uma mera hipótese, ou talvez não, sei lá. Por outro lado Pizzi e Fejsa não têm alternativas no plantel e isso é surpreendente. Bruno Fernandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez moleculas... quem sabe.. o que é certo é que esta equipa técnica está dois anos seguidos nos oitavos de final da champions... tendo chegado o ano passado até aos quartos e tendo obtido este ano um resultado da primeira mão, dos oitavos, que nos permite sonhar.. ou melhor só a alguns, porque para outros não vamos a lado nenhum....

      Eliminar
    2. Surprendente?? Pizzi e Fejsa não terem alternativas lol lol Eu chamo a isso uma tremenda incompetência.

      O problema do meio-campo do Benfica é de anos.A falta de opções para a zona central do meio-campo é de anos.

      Só que lfv pensa que uma equipa de futebol pode jogar sem médios e dá nisto.

      O ano passado tivemos a sorte de surgir Renato mas isso não acontece todos os anos.

      Desde a saída de Enzo que estamos completamente descalços na posição 8 o vulgo Box to Box

      Mas no Benfica do presimente ilegítimo aka vieirinha deve existir por lá uma clasusita ou 1 adenda nos estatutos desconhecido dos sócios em que é proibido comprar médios Box to Box.

      lfv e a suposta estrutura inexistente a mostrar a sua total incompetência.

      Para o campeonato nacional que é fraquinho vai dando para esconder a falta de qualidade da equipa agora na Champions só ainda não levamos umas mãos cheias de golos estilo Vigo por mero acaso.

      Depois juntas a isso uma falta de processos colectivos de bradar aos céus.A equipa anda perdida em campo e vive de fogachos individuais.Não consegues fazer 3 passes seguidos certos.

      Esta equipa faz treinos??

      Eliminar
  11. O jogo do Benfica apresenta lacunas PONTO!
    Isso já todos sabemos PONTO!
    O Dortmund explorou essa lacunas PONTO! Viram quantos jogadores tinha junto à nossa defesa? QUATRO!!
    Se temos lacunas, reconhecemos essas lacunas, Rui Vitória reconheceu o problema... então significa que o resultado é bom.

    Dificilmente passaremos, mas acredito que o Benfica na segunda mão tente outra abordagem ao jogo.

    ResponderEliminar
  12. Em vez de criticarem a nossa equipa, porque não um Post sobre os comentários nojentos e inadmissíveis dos comentadores da RTP, esses sim merecem ser criticados!!

    ResponderEliminar
  13. notas soltas:
    - Luisão fez um bom jogo.
    - Mitroglou é um excelente ponta de lança, mas com menos capacidades defensiva e de sacrifício (correr desalmadamente atrás da bola). O jogo de ontem pediu muito esforço de todos os jogadores a defender.
    - O problema não se encontrou no Pizzi, que se encontra em visível baixa de forma, mas sim no volume de unidade nos sectores. O Dortmund coloca um volume atípico no processo ofensivo (último 2 terços do campo), provocando superioridade numérica no meio campo. O RV percebeu isso, colocando o Filipe Augusto ao intervalo, reforçando o miolo e baixando linhas, diminuindo assim o campo e a profundidade do jogo do Dortmund.
    - Rafa é um bom jogador, consegue-se ver cada vez que participa no jogo. No entanto, necessita de confiança de se afirmar num clube na dimensão do Benfica. Tem que se afirmar, em primeiro lugar, no campeonato nacional para depois assumir os grandes palcos.

    ResponderEliminar
  14. Um Presidente limitado e que gosta é de negócios esquisitos e andar como um caixeiro viajante com o catalogo da tv shop a tentar vender tudo o que mexa no Benfica.Um treinador que até parece um tipo porreiro mas é limitado e um yes man.Dá isto:Uma equipa fraquinha que tenta jogar futebol mas que é sofrível.

    Com lfv vamos ser sempre uma equipa pequena na Europa.A sua competência não dá para mais.

    ResponderEliminar
  15. Fomos estropeados. Num dia normal, teria sido um Celta de Vigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Masterpiece15/2/17 18:58

      Para termos sido ESTROPIADOS era exigível que os avançados do B.Dortmund tivessem o sangue frio e a rapidez de execução do Mitrogolo, como não tiveram...azar dos boches !

      Eliminar
    2. Tem calma. É do espanhol.

      Eliminar
  16. Assistimos a um milagre de proporções bíblicas!! O Dortmund é muito superior ao Benfica e só mesmo com muita sorte à mistura é que podemos passar!!
    Estou contente mas o facto é que o nosso meio campo é uma verdadeira passadeira, aliás, não tenho palavras para descrever tamanha fragilidade no corredor central.
    O nosso PROFESSOR DE GINÁSTICA continua a jogar sempre da mesma maneira e não fomos cilindrados porque os deuses do futebol queriam dar uma prenda ao Luisão pelos 500 jogos.

    Caros benfiquistas, estamos todos muito contentes mas as fragilidades desta equipa são por demais evidentes e se o Benfica jogar como jogou ontem em 4x4x2, vamos ser dizimados!!

    Rui Vitória é simplesmente suicida!! Não tem noção do perigo! Tivemos muita sorte e esta irá acabar para breve!! Assistimos a um milagre!!!

    ResponderEliminar
  17. Não concordo com o conteúdo deste Post.
    Por exemplo diz-se que os alemãs:"foram traídos pela sua sobranceria e por mais uma exibição soberba de Ederson". "sobranceria"? Onde? Só vi declarações de grande respeito em relação ao Benfica, à equipa, ao seu estádio,... A atitude do Dortmund em campo foi de grande combatividade desde o primeiro minuto. Ter azar nalguns lances não é sobranceria. Francamente não consegui encontrar uma só atitude de sobranceria.
    Depois há contradições. Diz-se que o Benfica jogou, Mitroglou (um só avançado), que até foi substituído. Depois diz-se "Um pouco mais de coragem não lhe fica mal, caro Rui Vitória" a propósito de ter substituído o Mitroglou pelo Jimenez. e conclui-se com uma questão: "Terá coragem de jogar só com Mitroglou na frente e com um meio campo mais combativo ou cederá às vacas sagradas?". E francamente não entendi quem eram estas "vacas sagradas". Nem entendi onde estava a suposta falta de coragem.
    O pessoal entra em depressão por ganhar um jogo com sorte? O Benfica, 8º no ranking da UEFA venceu com muita dificuldade e sorte o Dortmund, 7º no ranking da UEFA. dos 12 primeiros do ranking da UEFA, só o Chelsea, 10º do ranking, não está nesta eliminatória. Este ano, a competição é particularmente difícil. Como normalmente, não haverá campeão sem sorte. Isto é futebol.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  18. Concordo com quase tudo - excepto o ritual de lo habitual com Pizzi...Pizzi é um 10 que faz muito bem de 8 na maioria dos jogos do nosso campeonato...não lhe peçam é para, sozinho com Fejsa, fazer frente a 5 (!) médios de uma das melhores equipas do mundo...

    Fiquei positivamente surpreendido com a nossa entrada no jogo - autoritária e personalizada, com posse de bola. Mas o Tuchel rapidamente mandou subir as linhas de pressão e ficámos aos papéis, sem saber como sair na 1a fase de construção - aliás, já é um padrão ficarmos aos papéis com pressão tão alta como aquela.

    Ao intervalo, o nosso treinador esteve muito bem a ler o jogo: a mudança para o 4x3x3, que a defender era um claro 4x1x4x1, foi decisiva para reequilibrarmos o jogo. No fundo, veio dar razão aqui ao BP - nestes jogos, temos que ter um terceiro médio centro...o Filipe Augusto é uma excelente opção, voltou a entrar bem ontem. O Horta, quando voltar, também.

    Mas definitivamente, o RV é o anti-Peseiro: limitadinho em termos técnicos e tácticos, mas pé mais quente que o dele não deve haver no futebol actual! E ainda bem - diz que assim também vale...agora que eu gostava de ver um futebol à Benfica, pelo menos na Luz, gostava...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O NES não lhe fica muito atrás, com um futebol pior que o nosso está só a 1 ponto. OK, também pode agradecer às últimas arbitragens.

      Eliminar
    2. Pois...como eu só descanso com o hexa de 2019, faço votos para que NES fique no Fruta Corrupção Pancadaria até 2019! ;)

      Eliminar
  19. A tua leitura é correcta. Mas, só para chatear, o canto é marcado pelo Pizzi e a assistência de cabeça é do Luisão (que não deslumbrou, mas também não comprometeu). Aquele meio-campo é um ai-Jesus.. Neste caso, um ai-Vitória. Eh pá, já preferia ter o Samaris e/ ou o Filipe Augusto (já agora, que joguem) a segurar o meio campo com o Fejsa. Se é pra jogar à retranca e no erro do adversário, pelo menos segurem o meio-campo, sim! Libertem os criativos da frente. O Samaris tem bom passe longo, por exemplo, e boa visão de jogo. Se este meio-campo, como teimosamente está agora, vai desfilar a sua angustiante incapacidade em Dortmund, e dificilmente teremos mais protecção divina na próxima noite europeia. O Ederson não é o super-homem.

    ResponderEliminar
  20. Esse erro da composição do meio-campo já foi tantas vezes repetido que para mim o Rui Vitória está definido mais como psicólogo do que como treinador.

    ResponderEliminar
  21. O maior problema do Benfica é o seu treinador.

    Nao haja medo de dizer as coisas.


    Daniel M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema chama-se lfv.Esse sim é o grande problema do Benfica.

      Eliminar
  22. Para os esquecidos (quiçá propositadamente) o Benfica jogo no fim de semana contra umas das equipas que melhor tem estado esta época no campeonato Português, a mesma equipa que contra o Benfica joga de ódio, a mesma equipa que sempre que joga contra o Benfica é garante de casos "arbitrais" que ficam por resolver para ambas as partes....

    Posto isto, faz algum sentido o Benfica atacar a 1ª mão de uma eliminatória da Champions como se não houvesse amanhã sujeito a levar 3 ou 4 batatas como em nápoles e isso fizesse os indices animicos da equipa baixarem??

    Claro que não......isto é a Champions, são 2 jogos, 2 jogos contra uma das equipas que castiga duramente quem lhes ousa fazer frente olhos nos olhos, até o Real teme o Dortmund, porque é que havia de ser o Benfica o unico clube que tinha à força de dominar completamente o jogo sabendo que outras equipas muito melhor apetrechadas estão se simplesmente "cagando" para o dominio.
    Rui Vitória montou a equipa como podia, sem Grimaldo sem Zivkovic sem Jonas, jogou inteligentemente com aquilo que são as chamadas "opções directas" para cada posição, Carrillo foi titular com Rafa, um na esquerda o outro no meio, porque Vitória quiz aproveitar as diagonais de Carrillo para o meio e com isso ter Rafa a dar largura na esquerda, o problema é que tudo isto na teoria é porreiro, o problema é mesmo a prática, e ai.....o Rui Vitória teve azar, o Rafa ainda está muito preso de movimentos, e esta equipa não tem um esquema que seja fácil interpretar de um dia para o outro, Carrillo esteve incrivelmente bem, contra um adversário de enorme peso qualitativo e que procura sempre a pressão alta, vi o Carrillo ser jogador de equipa a dar o litro e a correr, Sálvio entrou bem e podia ter dado o mote à equipa mas falhou um lance que normalmente não falha e isso fez com que ficasse um pouco nervoso ainda assim correu que nem um louco para tapar quer o ala esquerdo quer o médio interior que lhe caiam em cima, e se Semedo esteve bem no jogo, em parte pode agradecer tb ao Sálvio.
    Pizzi e Fejsa estiveram menos em jogo é verdade porque tinham sempre 2 homens à vez em seu redor, e sem um jogador que saiba jogar entre linhas obriga que tanto Pizzi como Fejsa ficassem sozinhos na construção, e como o Pizzi já anda no limite do cansaço começa a errar demasiado quando se vê em apuros..
    No meio disto tudo vi ontem o jogo com o Benfica a ser pragmático, a aceitar que o seu adversário tem maior poder ofensivo, e tem um esquema que não encaixa muito bem com o seu tipico 4-4-2, assim que o Vitória percebe que a coisa iria ficar mais perigosa...que faz ele....mete um 3 médio na equipa, isto na teoria, na prática o Benfica passou a defender com 5 homens, Luisão a funcionar como libero Fejsa e Lindelof um de cada lado sendo que Eliseu e Semedo fechavam os flancos..... depois para atacar o Benfica tinha em Filipe Augusto o ponto de partida para a saida em construção apoiada e em Pizzi para a transição rápida, só que a equipa já se encontrava demasiado encostada, e qualquer passe mal efectuado podia significar um golo sofrido.... o Benfica jogou no seguro....e teve sorte....soube sofrer e teve no seu guarda redes o homem da noite.....

    Em Dortmund aposto numa equipa diferente, numa equipa bem mais matreira, com talvez Jimenez sozinho no ataque com Zivkovic na ala esquerda e ´Sálvio ou Carrillo na direita, Jonas ou Pizzi a pautar o jogo e talvez Filipe Augusto e Fejsa no meio campo, uma equipa com a linha defensiva bem mais subida e com a pressão alta a meio campo obrigando a que o Dortmund solte rapidamente a bola, e cquanto mais depressa a bola rola, mas iminente fica a possivel perda da mesma, como tal com Carrillo Zivkovic e Jimenez a profundidade será explorada até ao tutano obrigando assim que o Dortmund abra um fosso entre o meio campo e a defesa e é nesse espaço que o Benfica vai ter que saber jogar...

    Tenho fé num excelente resultado em Dortmund

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa análise, mas aqui não se fala de futebol. Aqui bate-se no professor de ginástica, no Pizzi, no Jonas e no lfv por não termos uma equipa a dominar o futebol mundial. Quem lê este blog de relance parece que acabámos de perder com o Hapoel Tel Aviv e não ganhar a uma equipa que não à muito tempo eliminou o Real nas meias. As vitórias são sorte e as derrotas culpa do lfv e Rui Vitória

      Eliminar
    2. Não tinha visto as coisas por aí Pedro, mas de facto o jogo de Braga vai ser muito provavelmente mais um daqueles jogos que já sabemos, muita confusão e pouco futebol, o típico.

      Eliminar
    3. Finalmente alguém que diz a verdade e fala bem de futebol. Atenção que elogiar Salvio irrita alguns meninos aqui no recreio...

      Paulo Duarte, também subscrevo o teu comentário.

      Eliminar
  23. O que dizes e bem de Pizzi....digo desde a época passada....esta época, a 8, só está a provar o valor banalissimo que tem.....NUNCA joga bem contra grandes equipas....por vezes sobressai contra Todelas, Aroucas e afins!!!!

    ResponderEliminar
  24. : Bürki; Piszczek, Sokratis, Bartra, Schmelzer; Weigl, Castro, Raphaël Guerreiro, Dembelé, Reus; Aubameyang.
    Não presta, e é uma equipa qualquer,agora é rui vitoria, pizzi, pois eu não tenho dúvidas !!! O melhor do mundo esteve em alvalade fez dois remates, pois é não sabem!!!

    ResponderEliminar
  25. Pra perceber o posicionamento da outra equipa é preciso olha com olhos de ver.

    Ja sabemos como se comporta o meio campo do Benfica contra equipas com 3 medios.

    Olhando pro BD vemos q jogam sem avançado fixo, a equipa ataca e defende em bloco, e vao aparecendo jogadores desmarcando-se nas costas dos defesas adversarios.

    O mesmo sera dizer q qd nao estao em posse de bola, estao 4 jogadores do BD no meio campo contra 2 do Benfica.

    Mas obviamente, é mais facil falar mal do Pizzi, nem é preciso raciocinar, é so pegar num jogo qualquer e bla bla bla o Pizzi.......

    Mario Antunes

    ResponderEliminar
  26. Na primeira parte os alemães não fizeram um remate à baliza e por isso o Ederson não foi responsável por nada...

    As defesas do Ederson foram na segunda com o meio campo reforçado...

    ResponderEliminar
  27. "Resta Pizzi que é uma nulidade a defender por não ter poder de choque, teve perdas de bola que não comprometeram por grande felicidade nossa e mesmo a atacar é facilmente anulado como aconteceu. Um jogador banal que nestes jogos é facilmente metido no bolso."
    .../...
    "Rafa continua a ser um flop, não justificando minimamente o valor pago por si. Preferia ter visto outro jogador a entrar em vez de Rafa."


    Poderia ter sido eu a escrever tal, apenas acrescento que a loucura fétiche de Vitória por Pizzi vai ao rubro com as bolas paradas onde o referido consegue uma em dez, digo, em dias bons,...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que chatice ter sido o Pizzi a marcar o canto que deu golo.... O Shadows pede para ser o Zivkovic a marcar as bolas paradas. Num dos últimos jogos marcou um livre que bateu na barriga do primeiro defesa...

      Eliminar
  28. Fico alarmado, se isto são benfiquistas falar, acho que o Meu Benfica não merece ser campeão, nem estar na liga dos campeões e vieira, fecha as portas pq os benfiquistas"muitos" querem ser do sporting!!! Pizzi??!! então e Dembelé, Reus e Aubameyang, na ideia dos benfiquistas "muitos" não valem nada, tanto se fala no porto e sporting, mas somos iguais, não merecemos nada de bom que nos aconteça, está tudo sempre mal
    mas o Benfica é melhor que dortmund, onde?!!!! tivemos sorte, azar!!

    ResponderEliminar
  29. Boas, caro Shadows e restantes Benfiquistas!
    Espero a tua aceitação para "colar aqui" o que comentei n'OBelovoardaáguia:
    ...
    Vitória muito importante, +1,5 M€, reforço do prestígio e da pontuação no ranking da UEFA (SLB e Portugal) e, espero bem, UMA ÓPTIMA INJECÇÃO DE ALMA BENFIQUISTA na equipa, para domº irmos ganhar a Braga.

    PARABÉNS muito especiais a Ederson (simplesmente fabuloso), notas positivas às exibições de Luisão (parabéns pelos 500), de Semedo e, evidentemente, AO MÉRITO DO ESFORÇO DA EQUIPA EM DEFENDER O 1-0.

    Nota de realce, GANHÁMOS ESTE JOGO pela n/ eficácia máxima e absoluta!
    Durante a partida, lembrei-me muitas vezes do... SLB-fcp da época passada, onde DEVERÍAMOS TER GOLEADO POR 4-5-6 bolas e... PERDEMOS INCRIVELMENTE!
    O Dortmund ontem "provou desse veneno"! É esta também, a magia do Futebol!

    No entanto, E PORQUE ADORO GANHAR, VALORIZANDO MUITO "ATITUDE À BENFICA", desculpem-me a sinceridade e a frontalidade, mas em abono da verdade, CUSTOU-ME MUITO VER O N/ BENFICA SOFRER TANTO E JOGAR QUASE SEMPRE TÃO MAL, (excepção aos 5-6 minutos iniciais de cada parte).
    Resumindo A VERDADE DO JOGO, levámos uma "monumental lição de futebol" e se o Dortmund concretizasse METADE dos seus lances de golo, SIM, METADE (!!!), mesmo assim teríamos sido... GOLEADOS!!!

    Com todo o respeito à grande equipa do Dortmund e à sua "quase excelente exibição", fomos demasiado MEDROSOS, APÁTICOS e "muito pequeninos" na qualidade de jogo, resultantes de táctica errada e atitude submissa.

    Provou-se claramente e pela enésima vez que, CONTRA EQUIPAS DE QUALIDADE, NESTE MOMENTO, O N/ EIXO DO MEIO-CAMPO COM FEJSA E PIZZI NÃO FUNCIONA, DEFENDE MAL E ATACA LENTO E QUASE SEMPRE MAL, visto que Fejsa NÃO SABE ATACAR e Pizzi NÃO TEM DINÂMICA DE Nº8 (tipo Renato), NEM CLASSE PARA O LUGAR DE PIVOT DE ATAQUE (como Aimar ou Witsel, por exº).

    Continuo convicto que, DE MOMENTO, em jogos de maior exigência como este, deveríamos jogar com Fejsa e Samaris (Filipe Augusto), duplo pivot defensivo, com Zivkovic solto na criação do n/ ataque (ou Pizzi, SE EM FORMA!). Nas alas, Sálvio e Cervi (Carrillo), em apoio ao Jonas (Mitroglou). Rafa, DE MOMENTO, só pode ser suplente.

    Na 2ª mão vai ser complicado, mas acredito no n/ BENFICA, desde que... JOGUEMOS À BENFICA, COM GARRA, QUERER E AMBIÇÃO, assumindo o jogo "olhos nos olhos", tal como o ano passado jogámos E MUITO BEM os 2 jogos com o Bayern de Munique.

    Next, domº VAMOS GANHAR a Braga. Mai nada!
    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  30. PS:
    As minhas desculpas ao Mitroglou, um golo "a valer oiro", na exibição possível de pta.lança numa equipa que... pura e simplesmente, QUASE NÃO ATACOU! Aliàs, QUASE NEM O TENTOU! Incrível e lamentável, mas VERDADE... na Luz!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking