O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 9 de outubro de 2016

Será isto transparência?

. 31 comentários
No post que escrevi esta tarde fiz um teste. Confesso, e desculpem se não foi uma atitude correta, mas serviu para tentar demonstrar o que quero escrever neste post.

Sei bem o que são contas consolidadas, e quais são os 3 diferentes métodos de o fazer (integral, proporcional e equivalência patrimonial).

Sei bem a diferença entre a consolidação do Grupo Benfica e a consolidação da SAD.

Sei bem que a Benfica SAD consolidou em 2015 os resultados pelo método de  consolidação integral Benfica Estádio e Benfica TV e pelo o método de equivalência patrimonial a Clínica do SLB. Basta consultar o Relatório e Contas da SAD.

O problema disto tudo é que o sócio, ou o adepto comum não tem que o saber. O Relatório e Contas é direcionado para os Investidores. O sócio e o adepto comum pode ou não entender do que é divulgado. O sócio ou o adepto comum não deve ser esclarecido por mim, pelo Benfica Eagle, ou pela imprensa (e muito menos pelos rivais). O problema disto tudo, e o motivo da minha experiência é a má comunicação do Benfica. A falta de transparência.

O problema disto tudo é que o tal sócio e adepto comum, que sempre levou com a conversa de que as contas estão equilibradas, vê-se agora confrontado com capitais próprios consolidados bem negativos, mas que afinal sempre existiram e que só não são publicos porque, citando o artigo do Expresso:
"O clube diz que age com “total transparência”, que sempre teve contas consolidadas, e que só as forneceu agora porque nunca antes nenhum jornal as tinha pedido."

Isto devia ser assim? É mesmo necessário ser um jornal a solicitar informação ao clube para esclarecer acusações feitas pelo presidente do Sporting? É mesmo necessário ser a blogosfera a dissecar as finanças dos clubes? É isto a transparência que queremos do Clube e SAD, e que LFV apregoa?

É que, apesar de saber que o local correto para discutir estas coisas é nas Assembleias Gerais, há a questão da imagem que fica nos adeptos que, todos inchados enxovalham os rivais e falam de boca cheia que têm as finanças em ordem. Mas... afinal não é bem assim.

Mais uma vez, peço desculpa pelo "teste" do último post, mas foi só para demonstrar a confusão e as dúvidas que vão pela cabeça dos benfiquistas. Quanto aos outros, que olhem para dentro da sua casa. Eu não quero é estar preocupado com a nossa.


PS: E nem sequer falei de contabilidade criativa... isso fica para outras núpcias...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. O Benfica publica as contas, alguns sócios ignorantes não percebem o que lêem, mas a culpa é do Benfica. Por falta de transparência??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica (clube) publica as contas. A SAD também. Mas a consolidação do Grupo Benfica, para os adeptos e publico em geral, é feita pelo Expresso... A consolidação é feita pelo Grupo, mas parece que só quem vai às AGs, os investidores e os jornais interessados é que têm direito a toda a informação. Aposto que o sócio que mora em Bragança ou em Faro vai mesmo a uma AG para se inteirar das contas do Grupo.

      Eliminar
    2. Essa informacao nao esta disponivel no site do benfica na area reservada a socios? Tinha a impressao que tal poderia ser acedido digitalmente.

      Luis

      Eliminar
    3. Economist9/10/16 22:08

      Well, eu sou sócio há muitos anos, leio e percebo todos os r&c enviados à Cmvm. Só tomei conhecimento das contas consolidadas do grupo quando as li no Expresso, mas ESTOU-ME NAS TINTAS!!!
      Porquê? Porque as percebo e porque confio 100% em quem dirige o clube! Estão perfeitas!
      Porquê? Porque são pessoas inteligentes e muito COMPETENTES! Não há melhor dentro do Benfica!
      Porquê? Porque o Benfica rege-se há muitos anos através de algo que se chama, DEMOCRACIA REPRESENTATIVA!!!!
      E depois? Porque não estou de má fé à procura de erros para poder criticar. Como fazem os nossos inimigos! Detesto os nossos inimigos, mas detesto-os mesmo, por isso não quero copiá-los!
      Capice?


      Eliminar
    4. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

      Vc pode ser muito entendido em R&C mas tb é muito entendido em tentar lançar confusão na cabeça das pessoas. Mas acaba por demonstrar que afinal quem anda com confusão na cabeça é vc e não os outros.Vc é o supra sumo e todos os outros são burrinhos.

      "É que, apesar de saber que o local correto para discutir estas coisas é nas Assembleias Gerais, há a questão da imagem que fica nos adeptos que, todos inchados enxovalham os rivais e falam de boca cheia que têm as finanças em ordem. Mas... afinal não é bem assim"

      O seu problema está aqui "adeptos que, todos inchados enxovalham os rivais" e pelo que escreve parece que vc está nos RIVAIS.

      O SLB informou que só forneceu *A IMPRENSA agora pq só agora a mesma o solicitou. O SLB publica nos seus Orgãos de Informação os R&C todos. Quem estiver interessado(leia-se SOCIOS/ACIONISTAS, o que parece que vc não é) é só os solicitar ao SLB sejam eles quais forem os métodos utilizados. Dirige-se à Secretaria e solicita-os.NÃO HÁ NADA ESCONDIDO.
      As finanças estão em ordem pq estão controladas e quem faz a Gestão do Grupo SLB sabe o que anda a fazer.

      Vire-se para outros lados pq por lá é que parece haver algum descontrole. Há quem esteja a passar um mau bocado tentando tapar buracos num lado mas fazendo aparecer outro noutro lugar.

      E há os que andam pelo mundo a mendigar verbas de joelhos escondendo os problemas de tesouraria que está a ter.O Sobrinho não parece continuar a abrir os cordões à bolsa e há que ir a terras do Tio Sam ver se se descobre algum benfeitor. Felizmente que no SLB não há benfeitores mas sim gestores. E quem gere só tem que ter tudo controlado como é o caso no SLB.O tempo dos mecenas acabou

      Eliminar
    5. Mecenas? Veira?

      Eliminar
  2. "mas foi só para demonstrar a confusão e as dúvidas que vão pela cabeça dos benfiquistas"

    Nesse sentido repito o comentário:

    Primeiro,

    Uma coisa é a SAD outra coisa é o clube. As contas que são comunicadas publicamente, aquelas que toda a gente fala são as da SAD. As do clube são apresentadas APENAS nas assembleias gerais dos respectivos clubes aos sócios. Sempre foi assim, sempre será assim.

    Continuando,

    Um clube tem várias SAD's não tem só uma, o que o Benfica faz é apresentar o passivo das varias SAD's, é assim desde 2010, em que passou a apresentar 380 milhões de passivo, quando em 2009 tinha só 178 milhões. O que o Sporting e o Porto continuam a fazer em 2016 é apresentar APENAS o passivo da SAD Futebol, todas as outras ficam de lado. Prova? Uma imagem vale 1000 palavras:

    Benfica:
    http://imgur.com/a/GmCSR

    . Todas as sociedades com contas prestadas a 30.06.2016, com passivo individual de cada uma. Não só o Benfica apresenta o passivo consolidado de todo o grupo SAD, como o passivo individual de cada sociedade, Futebol SAD, Parque Do Benfica, SGPS, Benfica Multimédia, Clínica, Seguros, ficou de fora SLB Rugby.

    Sporting:
    http://imgur.com/a/sbZQr

    . Sociedades com contas prestadas a 30.06.2016, é uma a Futebol SAD, APENAS, as outras 11 ficaram "esquecidas". O passivo delas? Ninguém sabe.

    O Benfica apresenta contas CONSOLIDADAS no relatório da SAD, o Sporting e Porto NÃO!

    E o clube? É como o Domingos Soares Oliveira disse, contas consolidadas do grupo, com o Clube INCLUÍDO, só em assembleia Geral. Ora nem o Sporting, nem o Porto apresentam contas publicas consolidadas da SAD quanto mais do grupo! O Sporting apresentou uma vez, quando fez a auditoria, parabéns! Alguem dê aos cachopos do Sporting um biscoito!

    O que o Benfica fez agora, foi tornar publicas as contas consolidadas do Grupo, SAD + clube, APENAS repito APENAS, para forçar o Sporting que anda de cantar de galo sem cheta no bolso, a apresentar as contas consolidadas do grupo, que são HORRÍVEIS, repito HORRÍVEIS, porque contam não só com o passivo daquelas 11 SAD's que foram postas de lado, mas também com o passivo do CLUBE.

    O Expresso há uma semana tinha deixado um pequeno aperitivo:

    ""Sporting garantiu ainda não ter as contas consolidadas de 2015/16 fechadas, tendo enviado ao semanário as de 2014/15 que "revelam um capital próprio negativo, num valor que é quase o dobro do do Benfica: 163 milhões de euros, resultantes de muitos anos de prejuízos anteriores".""

    Capitais próprios negativos em 2014/2015, de 163 milhões de euros, é só somar mais 32 milhões de prejuízo de 2015\2016 e percebe-se que vão apresentar MAIS DO DOBRO de capitais negativos do que o Benfica, MAIS DO DOBRO! FORA AS VMOCS!! O Expresso hoje diz que serão quase 190 milhoes! lol

    Continuamos há espera das contas consolidadas do Sporting, as semanas passam e nada, o que é curioso porque andaram a gabar-se de ser os únicos... Está confuso? É o Bê-á-bá dos charlatões, confundir as pessoas, acenar com uma mão (Benfica) quando com a outra...

    Espero ter ajudado. É um tema que precisa ser clarificado, os benfiquistas de UMA VEZ POR TODAS tem que perceber que o covil do lumiar é um esgoto a céu aberto de onde só sai mentiras e manipulação. Não se deixem enganar como as carneirettes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadeu, eu percebo o que escreveu, mas o princípio mantém-se. A opacidade na divulgação de informação financeira dá sempre aso a suspeitas...

      Eliminar
    2. Economist9/10/16 22:09

      Qual opacidade? Não entendo. Não vejo qualquer opacidade. Pelo contrário.

      Eliminar
    3. Riccardo não foi uma resposta direta ao tópico, é só mesmo um ligeiro off topic, que não é assim tanto, para tentar clarificar um bocado a matéria.

      Em relação ao tópico, as contas do clube hoje são tão publicas como eram antes da criação das SAD's, com as SAD's foi a propria comunicação social que desinteressou-se das contas dos clubes, pq o sumo está nas SADs.

      Eliminar
    4. Qual opacidade? As da SAD são entregues na CMVM publicamente como manda a lei, e as do clube na AG de sócios onde tem que ser, não é informação secreta, não é caso nenhum.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não me pareceu teste nenhum pareceu-me mais ignorância.

      Eliminar
  4. Fez figura de urso no post anterior, agora vem dizer que foi propositado?
    Pois, pois...

    ResponderEliminar
  5. Também há aqueles professores que quando se enganam dizem sempre aos alunos:"era só para ver se estavam atentos"... Lol

    ResponderEliminar
  6. 2 questões:
    - o Benfica é responsável pela "ignorância financeira" do sócios? não deveriam estes ter a iniciativa de se informarem?
    - as contas consolidadas do clube não estão acessiveis aos sócios na página do clube?
    A terceira:
    - até quando as SADs são obrigadas a apresentar os R&C (tinha a ideia que era até final de Setembro, mas devo estar enganado)? acho estranho o Porto ainda nada ter apresentado.

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente, não entendo. Os relatórios de contas de qualquer empresa são feitos para os investidores. Os investidores são os sócios. Portanto, está certo.

    ResponderEliminar
  8. Só há falta de transparência de quem não quer ver...

    Pode dar trabalho encontrar a informação mas nada está escondido ao contrário de outros lados que dizem uma coisa é fazem o oposto.

    ResponderEliminar
  9. Entendo o teu engodo, e onde queria chegar. Não é os jornais, o eagle, quem quer que seja, a explicar as contas tem de ser o Benfica aos seus sócios (e não só os que estão na ag geral). Tem varias formas de o fazer, jornal do clube, ou btv.

    ResponderEliminar
  10. Riccardo<Zhora,<legitimas duvidas, mas porque partir do principio que ha algo dubio?
    É como numa relaçao, ha que existir confiança. Se és benfiquista claro, que claramente és. Não ha motivos para suspeitar, então não vamos suspeitar. Parece redutir mas é tao simples quanto isto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. "Eu fiz um teste"....

    Ainda bem para ti pah... se isso te fez feliz...

    O problema é tiveste uma valente negativa no teste, porque não foi preciso muito tempo para aparecer diversas respostas diferentes, e praticamente todas a explicarem mais ou menos a mesma coisa.... que as contas consolidadas do grupo não são o mesmo que as contas consolidadas da SAD.

    O que indicia que afinal não existe assim tanta falta de informação, nem de problemas de interpretação da informação existente. E quem não sabe, se estiver suficientemente interessado, arranja forma de saber. Basta até perguntar num blog benfiquista e aparece sempre pessoas para ajudar.

    A SAD faz aquilo que é normal. E o clube faz aquilo que é normal. E de forma suficientemente transparente.
    Pode não ser da forma mais transparente do mundo, com a papinha toda feita, um manual de interpretação de contas contabilísticas para tótós a acompanhar, e um site oficial próprio concebido só para dissecar contas do Benfica, com FAQ's e linha de apoio para duvidas, mas é bem mais do que suficiente.

    Julgo que se percebe facilmente, por mera e simples dedução, que o clube, neste momento, sentiu necessidade de informar e esclarecer através dos meios de comunicação, sobretudo porque outros andaram a plantar desinformação através dos mesmos meios!
    Se tal não tivesse acontecido, provavelmente teria continuado tudo na mesma. Contas do clube nas Assembleias, e contas da SAD publicadas como é obrigatório. E mais nada para além disso. E não teria vindo nenhum mal ao mundo.
    O clube continuava com o seu passivo, a SAD com o seu passivo, e os responsáveis continuariam a dizer que as contas estão equilibradas. Porque parece que eles pensam de facto que estão equilibradas. Entre os sócios e adeptos há uns que concordam e outros que discordam. Mas se as contas estão ou não equilibradas é uma questão de opinião. Não é algo que se possa provar cientificamente qual o estado em que está, de forma definitiva, sem deixar nenhuma margem para discordância. Dizer que as contas estão equilibradas não é propriamente o mesmo que dizer que se tem um saldo zero entre o passivo e o activo, ou entre as receitas e os custos num determinado período. Eles só disseram que estão equilibradas, e não se pode dizer que seja propriamente uma mentira.

    Nem sequer percebo a razão para duvidas, para espanto, ou para tão grande discordância em relação ao que aconteceu.

    Muito menos encontro razões para se fazer testes, que saiem furados, e depois aparecer todo pimpão a chegar à conclusão à qual queria chegar quando lançou o tente, mas à qual afinal o resultado do teste não permitiu chegar.

    Isto é, o que parece é que fosse qual fosse o resultado do teste, chegarias sempre à mesma conclusão. E para isso, basicamente... não era preciso teste nenhum.
    Davas a tua opinião e pronto.




    ResponderEliminar
  12. Não concordo com a crítica da má comunicação.

    Este tema das contas do Benfica é um assunto que requer alguma literacia contabilística que o comum do adepto raramente o tem.

    Por mais, que se comunique com as pessoas, elas vêem um número negativo e pumba. Não vão querer saber que o valor é resultante da dívida de A ou B, ou do investimento em C ou D, cujo retorno só se verá daqui a X anos. Quando terminas de dizer isso o mais normal é perguntarem o que A tem a ver com X. E é normal fazerem-no, porque há aqui conceitos que requerem a maturação das pessoas. Então em estruturas empresariais como a do Benfica ainda mais.

    Depois, tens do outro lado da 2ª circular um tipo que sabe aproveitar muito bem esta iliteracia das pessoas para lançar umas quantas granadas, que muitas vezes mais não servem para desviar as atenções do que passa no clube dele e que ele não quer que os seus sócios e adeptos se apercebam.

    E vou mais longe, porque não entendo a crítica à comunicação. Porquê? Porque o Benfica é normalmente o primeiro clube a apresentar as suas contas e com uma transparência ímpar no futebol nacional e até diria na Europa.

    Porque não criticam as granadas do Bruno de Carvalho para fugir ao problema que tem em mãos, no qual apresenta resultados negativos?

    ResponderEliminar
  13. Damn. Parecias o Shadows agora.

    Contradizes-te no ponto fundamental do teu post.

    A tua primeira declaração a negrito diz: "O problema disto tudo é que o sócio, ou o adepto comum não tem que o saber."

    Mas depois queixas-te de transparência por o clube nunca ter informado o sócio ou adepto.

    Pior, contradizes-te novamente nisso. Falas que o local correcto para discutir isto é a Assembleia Geral do Clube, mas estás constantemente a dizer que não há transparência porque foi preciso um jornal pedir para divulgarem as contas?

    Confesso que quanto mais leio o post mais confuso fico.

    1º - O Grupo Benfica apresenta as suas contas consolidadas em Assembleia Geral como é obrigado, logo apresenta aos sócios as suas contas.

    2º - A SAD apresenta as contas consolidadas para os investidores no R&C, como é obrigada.

    Onde está a falta de transparência? Há muita falta de transparência em muitos negócios no futebol. Nestas contas apresentadas? No Benfica não me parece.

    Se me disseres: "Os adeptos são enganados e levados pela clubite devido a não serem capazes de assimilar e de entender as diversas contas que vão sendo lançadas... ou as diversas informações que o Sporting vai lançando para tentar esconder as suas próprias contas".

    Concordo. Mas isso não é culpa do clube ou da SAD. Isso é apenas culpa das pessoas que são por definição ignorantes. Em muita coisa.
    Tem faltado a capacidade ao Benfica de informar melhor? É complicado falar seriamente quando existe tanto barulho ao redor...tanta gente aos berros, para tentar ocultar outras coisas. Sinceramente não sou um mestre em finanças ou economia, mas tenho para mim que a capacidade financeira do Benfica está estável. E que há muita gente incomodada com o facto do Benfica em pouco mais de 10 anos ter conseguido equilibrar-se da forma como o fez. A marca Benfica é das mais prestigiadas do país. O passivo é grande mas a capacidade de gerar receitas é grande também. Nenhuma empresa do mundo tem 0 no passivo.

    ResponderEliminar
  14. Pessoalmente suspeito que a situação do Benfica seja gravíssima, só assim se entende que após vendas milionárias dos últimos anos a situação actual seja de capitais próprios negativos e suspeito que o activo que é passes de jogadores seja bem elevado, sabendo nós que essa situação - valor de um jogador, é do mais volátil que existe no actual contexto de um... Deutsche Bank em pré-falência,... é... é fazer as contas!!,... o facto de LFV ter mentido recorrentemente quer em aspectos de estratégia geral quer em aspectos de contas, "já não precisamos de vender, afinal vendemos, etc etc etc", leva a crer que a realidade é muito muito grave, mais grave do que as contas possam aparentar, é um feeling... como já referi tenho um amigo/familiar que é TOC e diz-me que a que contabilidade "criativa" é algo necessário muitas vezes para não afastar investidores e coiso e tal...
    Vieira é Grande e pessoalmente confio muito nele, e seria belo que a verdade das contas do Benfica pudesse ser exposta publicamente, antes do colapso, ouve-se uma coisa aqui outra ali, e um tipo começa a ficar ansioso, onde antes eram especulações, existem rumores, enfim... apoiemos.

    ResponderEliminar
  15. "No post que escrevi esta tarde fiz um teste. Confesso, e desculpem se não foi uma atitude correta, mas serviu para tentar demonstrar o que quero escrever neste post."

    É preferível reconhecer ignorância, que o levou a escrever o post anterior, do que reconhecer uma atitude incorrecta.
    Sei, sei, sei,... Agora. Há pouco não sabia.
    Mas não faz mal não saber, não é nenhum crime. A atitude a tomar é reconhecer a ignorância, pedir desculpa e informar-se. Na próxima já vai saber.

    Quanto ao que verdadeiramente importa, a informação sobre as contas consolidadas de todo grupo Benfica.
    Será legítimo os responsáveis dizerem que nunca as tinham antes tornado públicas porque "nunca antes nenhum jornal as tinha pedido"? Quanto a mim, não é legítimo.
    A informação deveria ser pública mesmo que não obrigatória. Os sócios que não vão à assembleia geral de apresentação das contas também têm direito à informação. E os adeptos também deveriam ter direito. Tanto como "os jornais". É uma questão de respeito e transparência.
    E tal como o Tadeu disse no seu comentário isso foi feito com um propósito específico: obrigar o Sporting a apresentar as suas contas consolidadas. O Expresso já anunciou que cá estará para as analisar.
    Sem esta guerra não seria ainda agora que teríamos acesso às contas consolidadas do grupo...

    Cumprimentos,
    José Carvalho

    ResponderEliminar
  16. Deixem-se de tretas com contas consolidadas e afins quem esta bem de saude financeira sao os nossos rivais,acabaram de aumentar o judas com um ordenado chorudo ganha sozinho como os restantes treinadores da liga portuguesa o zbording vive no top of the world mas a crise esta e no Benfica o Benfica sozinho gera tanto dinheiro como os restantes clubes da liga e quem esta com a corda na garganta somos nos eles vivem a rica e a francesa mas e o nosso passivo que aumenta amigo Eagle por andas tu va sai la com um post para por agua fria na fervura de alguns benfiquistas.

    ResponderEliminar
  17. isto nem é falta de transparência e quer deliberadamente não divulgar os números e esperar que ninguém se lembre dos pedir.
    e isto arrasta outra questão o porque de agora as assembleia do clube serem à porta fechada elas que sempre foram abertas para divulgar o clube e as suas decisões aos sócios e adeptos por todo esse mundo agora para uma reunião de sociedade secreta.
    agora até o podíamos fazer apenas pelos canais do clube nem precisávamos de envolver outros.

    ResponderEliminar
  18. Paulo Geraldo10/10/16 03:00

    Para se escrever neste blogue, é obrigatório dizer mal porque sim?

    ResponderEliminar
  19. Conseguiste provar, conseguiste. Conseguiste provar que não consegues ver um boi à frente dos olhos quando se trata de finanças.

    Temos o relatório de contas do clube. Temos o relatório de contas da SAD. Somamos 1+1 e temos as contas do grupo.
    Depois há quem não saiba somar 1+1, e acha que isto não é ignorãncia. É falta de transparência.
    Eu acho é que é excesso de transparência... dos teus neurónios.

    Lê o que escreve o Benfica Eagle e ve lá se consegues aprender qualquer coisita antes de vir para aqui escrever barbaridades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena repetir. Tudo dito.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking